You are on page 1of 19

O CURSO DE LINGSTICA GERAL:

AS DICOTOMIAS SAUSSURIANAS I

aula

META
Expor as principais dicotomias sistematizadas por Saussure.

OBJETIVOS
Ao final da aula, o aluno dever: diferenciar e caracterizar lngua e fala de acordo com a concepo saussuriana; diferenciar sincronia e diacronia; e exemplificar estudos sincrnicos e diacrnicos.

PR-REQUISITO
Conhecimento sobre a Lingstica como cincia e domnio dos conceitos de linguagem, lngua e fala.

(Fonte: http://www.vanderbilt.edu).

Lingstica

s aulas anteriores serviram de preparao ou motivao para que voc entrasse em contato realmente com os conceitos sistematizados pelo pai da Lingstica. No incio do sculo XX, com a divulgao dos trabalhos do professor Ferdinand de Saussure, da Universidade de Genebra, a investigao sobre a linINTRODUO guagem a Lingstica passa a ser reconhecida como estudo cientfico (aula 1). A Lingstica no era autnoma, submetia-se s exigncias de outros estudos, como a Lgica, a Filosofia, a Retrica (aula 1), entre outros. O sculo XX operou uma mudana central e total dessa atitude, que se expressa no carter cientfico dos novos estudos lingsticos, que estaro centrados na observao dos fatos de linguagem (PETER, 2004, p. 13). Acompanhemos as contribuies que influenciaram na mudana central no estudo da linguagem. Dividiremos essas contribuies em duas aulas.

68

As dicotomias saussureanas I

esta aula, abordaremos duas dicotomias traadas por Saussure: lngua e fala; sincronia e diacronia. Convido voc a acompanh-las!

5 aula

LNGUA

LNGUA E FALA

O professor Saussure introduziu o termo lngua no curso de 1908 - 1909 e, assim, leva-nos primeira das suas dicotomias: lngua (langue) e fala (parole). Essa dicotomia baseia-se na diferena que se estabelece entre sistema (lngua) e a realizao do sistema (fala).
Mas o que lngua? Para ns, ela no se confunde com a linguagem; somente uma parte determinada, essencial dela indubitavelmente. , ao mesmo tempo, um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto de convenes necessrias, adotadas pelo corpo social para permitir o exerccio dessa faculdade nos indivduos (SAUSSURE, 1997, p. 17).

Caracterizando-a: - um cdigo, isto , h correspondncia entre imagem e conceitos; - passiva, ou seja, a sua aquisio necessita unicamente das faculdades receptoras do esprito, sobretudo a memria; - um fenmeno social; - a parte essencial da linguagem; - no criada, nem modificada pelo indivduo; - um cdigo comum ao conjunto de indivduos. Podemos identificar na obra de Saussure uma viso trplice da lngua: 1a - Lngua como acervo lingstico - a lngua uma espcie de bem comum que pertence a todos os indivduos. uma gramtica ou um dicionrio que existe virtualmente na memria do falante.

69

Lingstica

2a - Lngua como instituio social - um produto social, pertence coletividade. O corpo social adota um conjunto de convenes para permitir o exerccio da linguagem. 3a - Lngua como realidade sistemtica e funcional - a lngua um conjunto de signos com normas de combinao direcionadas para uma finalidade, por isso, ela sistemtica e funcional. Destacaremos a seguir um comentrio de Corra:
Centrando-me no papel de Saussure, ele mesmo um lingista que se formou nos estudos histricos sobre a lngua, interessa-me ressaltar a idia de totalidade atribuda lngua como objeto de estudo da Lingstica. Essa totalidade sistmica, como produto da ordem atribuda aos fatos da lngua, per mitiu imaginar um objeto autnomo e homogneo, fato que foi determinante no s para a existncia da Lingstica como cincia no sculo XX, mas tambm no caso de alguns dos seguidores de Saussure para a sua presumida independncia como disciplina cientfica (CORRA, 2002, p. 24)

Em suma, para o pai da Lingstica, a lngua um sistema de signos, ou seja, um conjunto de elementos que se relacionam organizadamente dentro de um todo. a parte social da linguagem, por isso exterior ao indivduo; no pode ser modificada pelo falante e obedece s leis do contrato social estabelecido pelos membros da comunidade (PETER, 2004, p. 14)

FALA
Fala um ato de vontade e inteligncia do indivduo. o uso que cada indivduo faz de sua lngua. Podemos distinguir: 1 as combinaes pelas quais o falante realiza o cdigo da lngua, no propsito de exprimir o seu pensamento pessoal; 2 o mecanismo psicofsico que lhe permite exteriorizar essas combinaes (SAUSSURE, 1997, p. 22).
70

As dicotomias saussureanas I

Caracterizando-a: - utilizao da lngua (cdigo) pelo indivduo; - todas as atividades, no domnio da linguagem, pertencem fala: signos organizados em frases; combinao dos significados para o sentido geral da frase; - um ato individual; - parte secundria da linguagem; - ato de vontade; - carter criador (liberdade individual); - maneira pessoal de utilizar o cdigo. Baylon e Fabre (1990, p. 60) apresentam algumas observaes interessantes sobre a dicotomia abordada acima. Essa dicotomia discutvel, pois pode nos conduzir a pensar que a fala tem uma organizao independente da lngua. Afirmam que a sociedade constitui totalmente o cdigo lingstico dos indivduos. Os mecanismos de interpretao das frases so ou idnticos para todos os indivduos de uma mesma coletividade lingstica, ou estranhos lngua. Na verdade, h uma grande variabilidade na interpretao de uma frase complexa dada por indivduos diferentes. Sustentam que a fala uma atividade individual; nega-se, com esta postura, que a atividade lingstica tenha normas sociais e que as condies de emprego da linguagem e o seu efeito sobre a situao dos falantes possam ser regidos por hbitos e por convenes. H quase tantas formas de falar quantas comunidades diferentes que utilizam uma lngua X ou mesmo quantos indivduos que a empregam. Essa dicotomia didtica porque uma investigao emprica s se torna cincia quando se decide a construir o seu objeto.

5 aula

71

Lingstica

Saussure distingue a matria da Lingstica, isto , a fala ou o conjunto dos fenmenos ligados utilizao da linguagem; e o objeto da lingstica, ou seja, o aspecto destes fenmenos pelo qual o lingista deve interessar-se. Este tpico sobre o qual discorreremos a seguir tem por base Corra (2002, p. 22); logo, o que se encontra entre aspas so palavras literais da mesma referncia.

A VISO SAUSSURIANA: LINGUAGEM, LNGUA E FALA


Proposio
Expresso de um ou mais pensamentos por meio de palavras.

Caudatria
Adepta, sectria, partidria.

Idiossincrasias
Caractersticas peculiares.

O termo linguagem, sob o ponto de vista do que representa para ns, designa a faculdade, prpria do ser humano de produzir sentido, tendo, portanto, uma abrangncia universal. De acordo com Saussure, a linguagem verbal apresenta a caracterstica especfica de ser articulada, tendo em vista que as formas lingsticas podem ser desmembradas em unidades significativas menores. Devemos perceber que o conceito de lngua, para Saussure, no se confunde com o termo lngua que designa idioma histrico. Com lngua, Saussure no quer referir-se ao portugus, ao francs, ao japons etc., mas ao produto da capacidade humana de produzir signos e arranj-los em sistemas. Lngua uma particularizao da capacidade dos seres humanos para o campo da produo social. Assim, ao lado de uma abrangncia que envolve o trabalho semitico, prprio de um grupo mbito da lngua teramos, como contraparte, a execuo solitria desse projeto coletivo de significao do mundo, ou seja, teramos a fala, conceito que se restringe ao mbito do falante e de suas capacidade e idiossincrasias. Sumarizando, Saussure, ao restringir o objeto da Lingstica, prope trs graus de abrangncia dos fenmenos lingsticos: - o da generalidade mxima, - a linguagem; - o da particularidade, a lngua; - e o da individualidade, a fala.

72

As dicotomias saussureanas I

O quadro apresentado a seguir foi extrado de Corra (2002, p. 25-26) e representa escolhas e excluses tericas na definio de lngua como objeto de estudo da lingstica com base numa leitura crtica de Saussure.

5 aula

ESCOLHAS a) a proposio de um corte no curso da histria e conseqente privilgio de um estado de equilbrio relativo da lngua, constatvel numa sincronia;

EXCLUSES a) uma desateno ao carter dinmico da lngua e das mudanas no curso da histria, especialmente entre vrios dos seguidores de Saussure que leram, na sincronia, a impossibilidade de observar as condies estabelecidas para as mudanas lingsticas; b) a desconsiderao das variaes locais prprias dos indivduos e dos grupos, que, marcados por temporalidades e smbolos particulares muitas vezes conflitantes compem uma sociedade mais pelo conflito do que pelo acordo, opo terica que, se considerada, poderia fazer ruir a suposta homogeneidade do sistema da lngua;

b) a nfase na construo da lngua pela coletividade, fato que marcaria uma ordem prpria da lngua, caudatria do carter social da lngua e da ordem social positiva como um registro fixado igualitariamente na memria dos falantes;

c) a proposio de um sistema de signos assentado nas relaes internas que essas unidades bsicas da lngua manteriam no interior desse sistema, recurso por meio do qual os signos ganhariam um valor em funo de suas relaes internas ao sistema;

c) a desconsiderao de fatores de ordem externa, atuantes nas relaes internas dos signos, cuja ao, se considerada, poderia fazer ruir a idia de autonomia do sistema;

73

Lingstica

ESCOLHAS d) a considerao da lngua como uma instituio social entendida como um meio para se chegar a um certo fim, a saber, a lngua como meio dirigido ao fim da comunicao no interior de um grupo humano;

EXCLUSES d) a desconsiderao de uma noo de instituio social que vinculasse o funcionamento da lngua sobreposio conflitiva de prticas sociais ligadas a mecanismo de poder e sobre as quais se poderia observar, tambm, seu funcionamento, mas cuja considerao levaria ao abandono da idia de instituio como uma entidade pensada para um fim especfico, aquele da comunicao pacificamente conseguida por uma coletividade abstratamente concebida;

e) a proposio de uma Lingstica da lngua que teria como preocupao o estudo desse sistema autnomo e homogneo, tomado como produto do trabalho coletivo do homem;

e) A excluso de uma Lingstica da fala que teria como preocupao a ao do indivduo e dos grupos no interior de uma sociedade, fato que, se levado em conta, implicaria no s a conside-rao da heterogeneidade conflitiva registrada na lngua, mas tambm considerao do curso da histria, de onde esses indivduos e grupos tomam para si a sua temporalidade e seus smbolos especficos.

f) a proposio de uma disciplina cientfica uma lingstica interna , em que se poderia observar livre de qualquer injuno exterior o funcionamento interno daquele sistema;

f) a excluso de uma disciplina cientfica que se definisse como uma lingstica externa, em que fatores geogrficos, socioeconmicos e polticos interviessem de forma determinante no modo pelo qual o sistema da lngua posto em prtica.

74

As dicotomias saussureanas I

SINCRONIA E DIACRONIA
Para o estudo desta segunda dicotomia, passemos aos conceitos abaixo inseridos na aula dois e retomados aqui: Lingstica Sincrnica: uma Lingstica voltada para a anlise dos fatos da lngua de um grupo X em um tempo Y, sem fazer qualquer referncia a um tempo anterior ou posterior ao fato lingstico, objeto deste estudo. Esta anlise pode ser de um fato que ocorreu no passado ou que ocorre no presente, isto no relevante; o que determina o carter desta anlise no remeter o fenmeno a tempos passados ou futuros, da dizermos tambm que uma anlise descritiva.
Exemplo: O pronome de tratamento Voc est sendo usado mais como pronome pessoal, substituindo o Tu. Esse fato lingstico est sendo visto de maneira sincrnica, pois no explicamos por que tal fenmeno ocorreu.

5 aula

Lingstica Diacrnica: A preocupao desta Lingstica com o carter evolutivo das lnguas, isto , estudar quais as alteraes sofridas por uma lngua X, seja no sistema fontico, morfolgico, sinttico ou semntico ao longo de sua histria. O que direciona a Lingstica Histrica, Evolutiva ou Diacrnica o fato de fazer um estudo evolutivo dos estgios por que passou a lngua, traando sua prpria histria.
Exemplo: acompanhar os vrios estgios histricos da passagem de Vossa merc a voc e at mesmo o uso de c na oralidade.

Anteriormente, os lingistas preocupavam-se com o estudo das transformaes por que passavam as lnguas; fazia-se, na poca,
75

Lingstica

uma Lingstica histrica ou diacrnica (sc XIX). Como vimos, posteriormente (sc XX), Saussure introduziu um novo ponto de vista no estudo das lnguas, o ponto de vista sincrnico, segundo o qual as lnguas eram analisadas sob a forma em que se encontravam num determinado momento histrico, num ponto do tempo (PETER, 2004, p. 18). Embora Saussure fosse um defensor dos estudos sincrnicos, reconhecia a importncia e a complementaridade das duas abordagens: a sincrnica e a diacrnica (PETER, 2004, p. 18). Portanto, os fenmenos lingsticos podem ser estudados sob dois aspectos: esttico e dinmico. Observe os dois eixos ilustrativos: C A B

A B - o eixo da sincronia, em que trata os fatos da lngua estaticamente. C D - o eixo da diacronia, em que trata os fatos lingsticos dinamicamente. O mtodo sincrnico procura estudar os fenmenos lingsticos num determinado momento da existncia do sistema, abstraindo a ao do tempo sobre ele. o eixo da simultaneidade, ou da sincronia. Eles (os fatos de uma lngua) se apresentam num conjunto de correlaes e oposies que constitui um ESTADO LINGUSTICO, onde apreensvel uma estrutura (CMARA JUNIOR, 1998, p. 220-221). Confirme alguns exemplos de estudos sincrnicos de acordo com Hecker e Back (1988, p. 63): Fonologia - Observa a pronncia das palavras, v como as letras se apresentam e que fonemas simbolizam;
76

As dicotomias saussureanas I

Morfologia - Observa os morfemas, alomorfes e suas combinaes no estudo da palavra; Sintaxe - Observa as colocaes, concordncia e regncia dos termos ou das oraes na frase; Semntica - Observa os significados das palavras e estruturas. O mtodo diacrnico procura expor a evoluo do fenmeno lingstico. O estudo diacrnico nada mais que a histria da lngua. Procura explicar fatos do sistema, bem como suas relaes com os estgios anteriores e posteriores da lngua. Esse estudo pressupe a presena de diversos estgios sobrepostos em uma lngua. Nas palavras de Dubois: todo estudo diacrnico uma explicao histrica do sistema sincrnico e os fatos diacrnicos so as mudanas sofridas pela lngua (DUBOIS, 1978, p.181). Acompanhe alguns exemplos de estudos diacrnicos (CMARA JUNIOR, 1998, p. 94): Estudo histrico da lngua portuguesa, do latim at nossos dias: 1a fase: latim vulgar imperial (at sc IV); 2a fase: romano lusitnico (sc. IV sc. IX); 3a fase: protoportugus (sc. X sc XI); 4a fase: portugus arcaico (sc. XII sc. XV); 5a fase: portugus moderno (sc. XVI em diante). Outros exemplos de estudos diacrnicos, segundo Heckler e Back (1988, p. 63-66). Fontica:
O i latino passou a e no portugus: cito>cedo/sitim>sede; O sr latino passou a ss no portugus: persona>pessoa/ persicu>pssego; O d intervoclico latino desapareceu: videre>ver/pede>p; O t intervoclico transformou-se em d: rota>roda/ metu>medo; Em algum momento da histria da Lngua Portuguesa surgiu o nh, inexistente no latim, onde era n + e ou i. nh: vinea>vinia> vinya>vinha.

5 aula
Alomorfes Diferentes formas fnicas que um morfema pode sofrer a depender do contexto lingstico (exemplo: nobreza/ nobilssimo).

77

Lingstica

Morfossintaxe:
No latim cantabamus - no portugus cantvamos; Comedere (com, prefixo / ed, raiz e ere terminao) originou em portugus comer. A raiz latina desapareceu, o prefixo tornou-se raiz.

Semntica: O significado das formas pode variar conforme a poca. As causas podem ser por semelhana (metforas), contigidade (metonmia), eufemismos, lei do menor esforo etc. Por exemplo: brao (parte do corpo humano / ramo da rvore / parte lateral da poltrona); beber um porto (vinho do Porto); roubar (desviar verbas). Nas palavras de Peter:
Muitos lingistas tomam a separao sincronia/diacronia como um rigoroso princpio metodolgico: ou se investiga um estado de lngua ou se investiga a histria da lngua. Temos, ento, dois ramos da Lingstica: a sincrnica e a histrica. Modernamente, a Lingstica sincrnica vem sendo denominada Lingstica terica, preocupada mais com a construo de modelos tericos do que com a descrio de estados de lngua (PETER, 2004, p. 18-19).

Sincronia e diacronia no so mtodos que mutuamente se excluam. Na realidade, ambos se completam, ainda que os tipos de estudos tenham fins diferentes e, geralmente, utilizem tcnicas diversas.

78

As dicotomias saussureanas I

s dicotomias sistematizadas por Saussure foram elementos primordiais para a definio da Lingstica como cincia. Com a dicotomia lngua e fala define a lngua como objeto da Lingstica e, mais tarde, com a Sociolingstica, a fala ser tomada como CONCLUSO seu objeto. J a dicotomia sincronia e diacronia define o novo rumo dos estudos lingsticos, afastando-se da Gramtica Histrica.

5 aula

(Fonte: http://www.spitbooks.com).

ATIVIDADES
1. Segundo Saussure, diferencie lngua e fala. 2. Comparativamente, preencha o quadro com quatro caractersticas de lngua e fala e tea comentrios sobre as caractersticas comparadas: LNGUA FALA COMENTRIOS

79

Lingstica

3. Aborde a trplice viso que Saussure tem de lngua: a) Lngua como acervo lingstico. b) Lngua como instituio social. c) Lngua como realidade sistemtica e funcional. 4. Resuma as justificativas dadas por Baylon e Fabre para argumentar por que a dicotomia lngua e fala discutvel. 5. Diferencie o eixo sincrnico do eixo diacrnico no estudo dos fenmenos lingsticos. 6. Identifique se os estudos exemplificados abaixo so sincrnicos ou diacrnicos. Explique.
a) A IRONIA NA TEORIA POLIFNICA - Ana Sabrina de Oliveira Leme Domingues (UFS); Ivana Maria Dias Oliveira (UFS); Cleide Emilia Faye Pedrosa (UFS). Este trabalho tem por objetivo apresentar as influncias da ironia na teoria polifnica. Estudo este observado na literatura corrente e no interesse estratgico que influencia a atitude irnica utilizada pelo enunciador, locutor e enunciadores de um discurso. O tema ser desenvolvido atravs da verificao de marcas caracterizadas em primeira pessoa, utilizadas nos enunciados imputveis a diferentes sujeitos, que assumem ou ocultam a responsabilidade sobre a enunciao. Partindo de estudos realizados por Maingueneau, Focault e demais autores, desenvolveremos a anlise de fragmentos de artigos miditicos, transcritos em edies da Revista Veja, entre os anos de 2005 e 2006, desenvolvidos pelo escritor Millr Fernandes. Em tais artigos, sero enfatizados marcadores que registram a presena da polifonia e que compem o sujeito no processo de uma enunciao irnica. Para alcanar tal objetivo, fundamentamos nossa pesquisa nas propostas da Anlise do Discurso de linha francesa no que concernem as diferentes vozes que se fazem anunciar em um texto, especificamente o

Millr Fernandes
Desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro. Um dos fundadores do jornal O Pasquim. Escreveu peas de teatro, textos de humor e poesia, alm de traduzir, do ingls e do francs, vrias obras, principalmente peas de teatro.

80

As dicotomias saussureanas I

texto irnico. Com essa investigao, julgamos contribuir para fomentar a viso discursiva aos estudos da ironia. (O resumo de trabalho, em 2006) B) A PALAVRA E A CARGA SEMNTICA AO LONGO DE SEU USO - Cristina Brito (FGS). Para Sapir, a linguagem um inventrio de idias, interesses e ocupaes que mobilizam a ateno da comunidade. Paralelamente, fato em diversas situaes de uso que palavra atribuda carga semntica diferenciada em funo de diversas influncias as quais podem interferir em seu sentido, assumindo, muitas vezes, semanticamente uma carga positiva ou negativa, no escapando de sofrer influncias externas em funo do contexto e da situao em que so usadas. O presente trabalho estar preocupado em identificar fatores interferentes na construo dos significados de palavras freqentes no uso da lngua. (O resumo de trabalho, em 2006) C) ANTENOR NASCENTES E A PERIODIZAO DOS ESTUDOS GRAMATICAIS NO BRASIL - Leonor Lopes Fvero (PUCSP e USP). Neste trabalho, um recorte do apresentado na obra As concepes lingsticas no Sculo XIX A Gramtica no Brasil, fazemos uma anlise da proposta de periodizao de nossos estudos gramaticais sugerida por Antenor Nascentes, em 1939. Devemos nos lembrar que, antes dele, somente Maximino Maciel havia encetado esforos nesse sentido, mas o estudo de Nascentes foi o que frutificou, haja vista que, depois do dele, muitos outros surgiram, como o de Elia (1975), Guimares (1996), Azevedo Filho (2000) e, o mais recente, de Cavalieri (2002). Embora de especial relevncia, devemos nos lembrar que, como fruto do conhecimento humano, o saber no estanque e facilmente delimitado, ou seja, as transformaes no ocorrem abruptamente, h os momentos de transio (FVERO & MOLINA, 2006, p. 195). A importncia do trabalho de

5 aula

Edward Sapir
Antroplogo e lingista alemo (1884-1939) . Foi um dos primeiros a explorar as relaes entre os estudos lingusticos e a Antropologia.

Antenor Nascentes
Fillogo, etimlogo, dialectlogo e lexicgrafo brasileiro (1886-1972). Autor de bases para a elaborao do Atlas Lingstico do Brasil, alm de uma extensa proposta de localidades para a rede de pontos, e tambm da primeira proposta de diviso dos falares brasileiros.

81

Lingstica

Nascentes reside especialmente no fato de ter sido o alicerce, a fonte para os demais que lhe sucederam. (O resumo de trabalho, em 2006)

D) A HISTRIA DO PARTICPIO PRESENTE (Jaciara Ornlia Nogueira de Oliveira (UNEB e UCSAL) A partir do estudo comparado das formas de particpio presente, constantes nos sermes In laudibus Virginis Matris com a respectiva traduo para a lngua portuguesa busca-se traar a histria da conservao e mudana dessas formas ao longo do tempo, enfatizando-se o seu uso na contemporaneidade. Utiliza-se como corpus para a pesquisa os sermes In laudibus Virginis Matris, tambm conhecidos por Super Missus, escritos em latim por Bernardo de Claraval e datados do sculo XII, justamente no perodo que antecede a formao das lnguas romnicas e, para o estudo comparativo, a respectiva traduo em portugus contemporneo feita por Ary Pintarelli, editada por Vozes em 1999. Alm dos exemplos colhidos no corpus especfico, recorre-se a outros do perodo arcaico, presentes em gramticas histricas, e, ainda, exemplos usados corriqueiramente tanto na modalidade oral quanto na escrita do portugus contemporneo. Faz-se meno conservao e mudana do particpio presente em outras lnguas romnicas, especialmente o francs e o espanhol. Conclui-se que ao longo da trajetria do latim ao portugus contemporneo, muitas formas de particpio presente foram gramaticalizadas em nomes (substantivos e adjetivos), preposies, oraes adjetivas e adverbiais ou, ainda, em gerndios, outras, porm, se conservam como particpios presentes propriamente ditos, ou seja, guardando o seu valor verbal, conforme a etimologia. (O resumo de trabalho, em 2006) E) CONSTRUO DO HUMOR NAS CHARGES ANIMADAS Ludimilla Rupf Beninc (UFES)

Bernardo de Claraval
Santo e doutor da Igreja (1090-1153). Foi um monge cisterciense e grande propagador da Ordem e defensor do Cristianismo. Uma das personalidades mais influentes do sculo XII.

82

As dicotomias saussureanas I

Focalizaremos neste trabalho as estratgias de construo de humor em charges animadas veiculadas na Internet. Adotando perspectivas da Pragmtica das mximas conversacionais no Princpio da Cooperao proposto por Grice (1975) e da elaborao de faces e estratgias de polidez, a partir de Brown e Levinson (1987), analisaremos algumas charges animadas de Maurcio Ricardo. Buscaremos inferir como os recursos utilizados em sua construo levam o leitor/ ouvinte a fazer reflexes crticas atravs do humor, o que bastante recorrente nesse gnero textual, bem como as implicaturas que o levam a isso. Dessa forma, poderemos demonstrar como se podem exprimir contedos srios, conforme afirmado por Emerson (1969) e Sacks (1978), atravs do humor, promovendo crtica social. Partiremos, ento, das intenes dos indivduos envolvidos (autor e personagens), propagadas como objeto de estudo da Pragmtica, ultrapassando, assim, o significado formal das palavras e chegando ao significado do falante. (o resumo de trabalho, em 2006).

5 aula

Maurcio Ricardo
Baixista e jornalista, criador do site Charges.com.br. Alm de desenhar (com uma prancheta digital) e animar, ele dubla (geralmente fazendo todas as vozes) e toca as msicas de fundo de suas charges animadas.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


s questes 1 5, voc tem condies de responder recorrendo ao texto da aula. Para responder questo 6, voc deve atentar para o ttulo do trabalho, seu objetivo, sua metodologia; s assim voc conseguir pistas para identificar o tipo de estudo e explic-los (observe a expresso longo do seu uso na questo 6 b; ou a frase em 6 c -fruto do conhecimento humano, o saber no estanque e facilmente delimitado).

83

Lingstica

RESUMO
Voc teve a oportunidade de acompanhar as primeiras famosas dicotomias saussurianas. No h compndio de introduo aos estudos lingsticos que no as aborde: lngua e fala o social e o individual da linguagem; sincronia e diacronia aspectos estticos e dinmicos de se analisar os fatos da lngua. Lngua, para o pai da Lingstica, no se confunde com a linguagem, pois apenas uma parte essencial dela; enquanto a fala a outra face dessa moeda. Os lingistas, como vimos nesta aula, preocupavam-se com o estudo das transformaes por que passavam as lnguas (Lingstica histrica ou diacrnica). Posteriormente, Saussure introduziu o ponto de vista sincrnico - as lnguas eram analisadas sob a forma em que se encontravam num determinado momento histrico. Embora Saussure fosse um defensor dos estudos sincrnicos, no negava a importncia e mesmo a complementaridade dessas duas abordagens: a sincrnica e a diacrnica.

AUTO-AVALIAO
Aps a leitura desta aula, consegui realmente entender as dicotomias saussurianas apresentadas? Tive dificuldades para responder ao exerccio ? Quantas questes ficaram sem resposta?

84

As dicotomias saussureanas I

REFERNCIAS
BAYLON, Christian, FABRE, Paul. Iniciao lingstica. Coimbra: Livraria Almeida, 1990. CMARA JUNIOR., J. Mattoso. Dicionrio de lingstica e gramtica. 19 ed. Petroplis: Vozes, 1998. CORRA, Manoel Luiz Gonalves. Linguagem e comunicao social: vises da lingstica moderna. So Paulo: Parbola, 2002. DUBOIS, Jean et alli. Dicionrio de Lingstica. So Paulo: Cultrix, 1978. HECKLER, Evaldo, BACK, Sebald. Curso de lingstica. Vol 1. So Leopoldo: UNISINOS, 1988. PETER, Margarida. Linguagem, lngua e lingstica. In: FIORIN, Jos Luiz (org.). Introduo Lingstica I: objetos tericos. 3 ed. So Paulo: Contexto, 2004. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingstica geral. So Paulo: Cultrix, 1997.

5 aula

85

You might also like