You are on page 1of 35

Concurso de Residncia Mdica - 2009

Leia com ateno

Esta prova tem durao de 4 horas e constituda de 80 questes objetivas para as seguintes reas:

Cirurgia Geral Clnica Mdica Obstetrcia e Ginecologia Pediatria Medicina Preventiva e Social

Na folha de respostas dos testes, assinale apenas uma alternativa, usando lpis preto n 2 e preenchendo com cuidado o alvolo correspondente. No rasure ou amasse a folha de respostas nem a utilize para qualquer outra finalidade. Ser anulada a questo em que for assinalada mais de uma alternativa ou que estiver totalmente em branco. Utilize, para rascunhos, qualquer espao disponvel no caderno de questes. Aps o trmino da prova, devolva ao fiscal de sala todo o material que voc recebeu, devidamente identificado nos locais adequados. No ser permitido ao candidato retirar-se da sala antes de decorrida uma hora e meia do incio das provas, salvo em caso de extrema necessidade. Mantenha sua cdula de identidade sobre a carteira. Atenda s determinaes do fiscal de sala. BOA PROVA!

Cirurgia Geral Clnica Mdica Obstetrcia e Ginecologia Pediatria Medicina Preventiva e Social

COREME - UNITAU 2009

Cirurgia Geral 1.

Paciente feminina, com 35 anos, portadora de obesidade mrbida, com ndice de massa corprea (IMC) = 40 kg/m2 registrado por um perodo de dois anos, apresentou insucesso nos tratamentos conservadores realizados continuamente, por trs anos. Apresentou tambm hipertenso arterial. Dever ser submetida operao disabsortiva. Relatou dvidas em relao s diferenas entre as diversas tcnicas disabsortivas. Dentre as alternativas abaixo, assinale a incorreta.

a) As operaes disabsortivas podem ser puras e mistas. b) As puras so aquelas que derivam grande extenso do jejuno e do leo do trnsito alimentar, mantendo o estmago intacto. c) As mistas so chamadas de derivaes bileopancreticas. Alm de executar uma derivao jejunoileal em menor extenso, associam uma resseco gstrica como fator restritivo adjuvante. d) Ocorre reduo da liberao de grelina pelo estmago excluso. e) A gastrectomia distal na tcnica de Scopinaro e vertical, com preservao pilrica e do bulbo duodenal, na tcnica proposta por Hess e Marceau.

2.

Paciente com 60 anos, fumante ativo, apresenta tosse e expectorao hemptica. Procurou assistncia mdica. A radiografia de trax em PA (pstero-anterior) e perfil revelou opacidade hilar, gerando suspeita de cncer pulmonar. A realizao de tomografia computadorizada (TC) de trax e abdome superior poder fornecer, exceto:

a) detalhes sobre as caractersticas da superfcie do tumor, sua localizao em relao s estruturas de mediastino e parede torcica. b) visualizao mais perifrica da rvore traqueobrnquica e possibilidade de bipsias de leses situadas em brnquios segmentares. c) detalhes da presena de metstases em pulmes, fgado, adrenais e esqueleto sseo torcico. d) detalhes da existncia de derrames pleurais ou pericrdicos pouco volumosos. e) estudo dos linfonodos do mediastino com preciso, permitindo divisar sua localizao anatmica, sua densidade e seu tamanho.

COREME - UNITAU 2009

3.

Paciente com 70 anos, feminino, foi internada com hematmese e melena h trs dias, sem instabilidade hemodinmica, apresentando, na endoscopia digestiva alta, uma leso ulcerada em corpo gstrico, na

vertente posterior da grande curvatura. Para o diagnstico de tumor estromal gastrointestinal, assinale a afirmativa incorreta.

a) Deve ser suspeitado nos casos de tumores de clulas fusiformes, cujo exame histolgico demonstre neoplasia fusocelular. b) Para confirmao diagnstica mandatrio exame imuno-histoqumico com pesquisa do CD 117 (c-Kit). c) Apresentando positividade para c-Kit, pode ser submetido, alm do tratamento cirrgico (nos casos ressecveis), ao uso do Imatinibe (ST1-571). d) O PET scan o exame que tem que ser realizado para a confirmao diagnstica. e) Quando existe uma forte suspeita clnica de que o paciente tenha GIST e a anlise imuno-

histoqumica resulta em KIT negativo, deve-se solicitar anlise molecular do tecido tumoral, tanto para avaliar a presena de mutaes no gene do c-KIT, como para avaliar mutaes no gene do PDGFR alfa (plaquet-derived growth factor receptor alfa).

4.

Caso o portador de Doena de Crohn venha apresentando complicaes e sintomas que no esto sendo controlados pelo tratamento clnico, e necessite de tratamento cirrgico, qual situao de urgncia ou emergncia cirrgica aguda? indicao incorreta, em

a) Perfurao intestinal para peritnio livre. b) Sangramento intestinal macio. c) Fistulizao ileoclica. d) Obstruo intestinal completa. e) Colite txica ou megaclon txico.

COREME - UNITAU 2009

5.

Paciente de 50 anos vem apresentando quadro infeccioso e necrotizante em regio genital e perineal, com grave quadro toxmico h 48 horas. Assinale a alternativa incorreta.

a) A oxigenoterapia hiperbrica deve ser empregada como substituta para a teraputica cirrgica local. b) O diagnstico provvel, para esse caso, de uma fasciite necrotizante (Sndrome de Fournier). c) A infeco ativa citocinas, como interleucinas, fatores de necrose tumoral e interferon gama, ocorrendo trombose capilar com necrose da fscia, do tecido celular subcutneo e da pele. d) A abordagem cirrgica consiste em desbridamento amplo de todo o tecido desvitalizado. e) A cobertura antibitica dever atingir bactrias gram-positivas, gram-negativas, aerbias e anaerbias.

6.

A apendicite aguda a doena em que ocorre a inflamao do apndice e representa a mais freqente molstia cirrgica emergencial. Dentre as afirmaes abaixo, assinale a correta.

a) A hipertrofia do tecido linfide, ou mesmo neoplasias na vlvula ileocecal, constitui o principal fator na gnese da apendicite aguda. b) O tratamento mais realizado a apendicectomia por via convencional, com sepultamento do coto apendicular. c) Caso se opte por interveno laparoscpica, haver ocorrncia de maior taxa de infeco de ferida operatria e maior dor no perodo ps-operatrio. d) O Raio-X simples de abdome o mtodo mais valorizado para o diagnstico. e) A videolaparoscopia o mtodo diagnstico de escolha, porque possibilita a resoluo do processo inflamatrio apendicular pela prpria cirurgia videolaparoscpica, no sendo um procedimento invasivo.

COREME - UNITAU 2009

7.

Paciente de 69 anos, masculino, apresenta hematoquezia, com descompensao cardiocirculatria. Aps a estabilizao do paciente, importante a realizao de exames propeduticos na investigao diagnstica. Dentre as medidas abaixo, incorreto afirmar que:

a) a angiografia considerada um procedimento primrio nas enterorragias macias, e o sangramento deve ter um fluxo mnimo de 0,5 ml/min para ser radiologicamente demonstrvel. b) o enema opaco constitui exame de importncia para identificao de foco hemorrgico. c) na maioria dos pacientes, o diagnstico etiolgico pode ser estabelecido por colonoscopia. d) nos sangramentos de stios indefinidos, a cintilografia com Tc 99m permite a localizao com boa especificidade. e) nos portadores de enterorragia macia, o primeiro procedimento a endoscopia digestiva alta, objetivando o diagnstico diferencial de leses hemorrgicas esofagogastroduodenais.

8. Paciente dever ser submetido interveno cirrgica com necessidade de um regime de antibioticoprofilaxia.
incorreto afirmar que a antibioticoprofilaxia:

a) deve ser efetiva contra possveis microrganismos que causariam infeco. b) alcana nveis tissulares adequados. c) causa mnimo ou nenhum efeito colateral e relativamente barata. d) no causa resistncia bacteriana hospitalar. e) o uso deve ser sempre superior a 48 horas.

9.

Paciente com 35 anos, masculino, foi diagnosticado como portador da Sndrome de Lynch. afirmativas abaixo, assinale a correta.

Dentre as

a) Trata-se de um paciente com polipose adenomatosa familiar (PAF) e neoplasia extracolnica. b) Os portadores da Sndrome nascem com uma mutao germinativa em um dos alelos dos genes hMSH2, hMLH1, hPMS1 e hPMS2, que so responsveis pelo reparo do DNA. c) A doena hereditria, de transmisso autossmica recessiva.

d) A doena aparece em idade superior a 50 anos. e) A Sndrome de Lynch no pode ser diagnosticada pelo estudo de microssatlites ou de mutaes gnicas.

COREME - UNITAU 2009

10.

Em relao doena hemorroidria, incorreto afirmar que:

a) a vascularizao da regio anorretal constituda por uma rica rede de arterolas e vnulas que se comunicam diretamente, formando corpos cavernosos. b) os mamilos hemorroidrios, ditos principais, so em nmero de trs, devido ramificao da artria retal superior. c) o prolapso hemorroidrio, durante a evacuao, ocorre por deficincia de sua fixao pela musculatura longitudinal da submucosa. d) a principal queixa dos pacientes a exsudao perineal, por irritao da mucosa dos mamilos hemorroidrios internos prolabados. e) classificada em interna, externa e mista.

11.

Nos doentes com neoplasia maligna de tero mdio do esfago, quais so os exames recomendados para

o estadiamento?

a) Broncoscopia, tomografia de trax e abdmen superior. b) Endoscopia digestiva alta com bipsia e radiografia simples de trax. c) Tomografia de trax, hemograma e prova de funo pulmonar. d) Endoscopia digestiva alta com bipsia, broncoscopia e tomografia computadorizada de pescoo. e) Toracoscopia e endoscopia digestiva alta com bipsia.

12.

Em uma doente com ictercia obstrutiva secundria, a coledocolitase evolui com febre e confuso mental.

Qual conduta apresenta maior possibilidade de sucesso teraputico?

a) Antibioticoterapia isolada. b) Drenagem biliar e antibioticoterapia. c) Hidratao e antibioticoterapia. d) Antibioticoterapia e colecistograma oral. e) Ultra-sonografia de abdmen superior e antibioticoterapia.

COREME - UNITAU 2009

13.

Jovem de 23 anos vtima de acidente automobilstico de alta energia. Ficou preso nas ferragens por 40

minutos e voc recebe a informao de que ele estava sem o cinto de segurana e de que a direo do veculo estava bastante deformada. Ao chegar ao servio de emergncia, apresenta presso arterial de

70x40 mmHg, oximetria de 93 %, turgncia jugular e bulhas cardacas hipofonticas. Assinale a alternativa que representa o provvel diagnstico e a conduta mais adequada:

a) Pneumotrax simples e drenagem torcica. b) Hemotrax macio e drenagem torcica. c) Pneumotrax hipertensivo e toracocentese. d) Pneumotrax hipertensivo e drenagem torcica. e) Tamponamento cardaco e pericardiocentese.

14.

Uma mulher de 29 anos, evoluindo h 50 dias com tremores de extremidades, emagrecimento de 5kg,

palpitao, labilidade emocional e exoftalmo, fez os seguintes exames: hormnio tireoestimulante = 0,001, tiroxina livre = 4,8, anticorpo anti-receptor de TSH (TRAB) = 42 (normal at 10). O diagnstico mais provvel e a conduta inicial so:

a) doena de Plummer e radioiodoterapia. b) tireoidite de Hashimoto e reposio de levotiroxina. c) doena de Basedow-Graves e tratamento com metimazol. d) doena de Plummer e nodulectomia. e) doena de Basedow-Graves e tireoidectomia.

15.

A conduta imediata na queimadura qumica por lcali na regio ocular :

a) lavagem ocular copiosa com soluo tampo cida. b) lavagem ocular copiosa com ringer lactato e lidocana. c) curativo oclusivo e encaminhamento ao oftalmologista. d) lavagem ocular copiosa com soro fisiolgico. e) instilao de colrio anestsico e antibitico.

COREME - UNITAU 2009

16.

Sobre a ocorrncia de embolia gordurosa e de sndrome da angstia respiratria do adulto (SARA),

podemos afirmar que:

a) a incidncia est relacionada diretamente fresagem do canal medular. b) agravada pela manipulao da fratura. c) tem causas idiopticas. d) prefere-se estabilizao precoce (controle dos danos) temporria ou a definitiva, se as condies clnicas permitirem. e) o trombo gorduroso migra diretamente do osso para o vaso sangneo.

COREME - UNITAU 2009

Clnica Mdica 17.

Homem, 40 anos, portador de diabetes tipo 2 e dislipidemia mista, encaminhado pelo endocrinologista

para avaliao de risco cardiovascular. Ao exame fsico, apresenta PA: 150x110 mmHg, FC: 58 bpm. Bulhas cardacas regulares em 2 tempos sem sopros. Ausculta respiratria sem rudos adventcios. Pulsos simtricos bilaterais. Qual o estgio da PA, segundo a V Diretriz Brasileira de Hipertenso Arterial? Qual seu risco cardiovascular? Quais drogas anti-hipertensivas estariam indicadas para o tratamento?

a) Estgio 1 da hipertenso arterial; risco cardiovascular baixo; bloqueador dos canais de clcio. b) Estgio 2 da hipertenso arterial; risco cardiovascular baixo; beta-bloqueador e diurtico. c) Estgio 3 da hipertenso arterial; risco cardiovascular muito alto; inibidor da ECA e bloqueador dos canais de clcio. d) Estgio 2 da hipertenso arterial; risco cardiovascular alto; beta-bloqueador e vasodilatador direto. e) Estgio 3 da hipertenso arterial; risco cardiovascular alto; diurtico.

18.

Mulher, 66 anos, sabidamente diabtica tipo 2 h mais de 10 anos, sem controle satisfatrio, hipertensa

em uso irregular de anti-hipertensivos, tabagista 30 anos/mao, assintomtica, comparece consulta para avaliao clnica de rotina. Ao exame fsico, IMC: 40 kg/m, PA: 212x114 mmHG, FC: 99 bpm. Ausculta cardaca: Bulhas cardacas sem sopros. Ausculta respiratria: MV presente sem RA. Abdome e

extremidades sem alteraes. O eletrocardiograma revela hipertrofia ventricular esquerda. Nesse caso, quais as metas preconizadas para glicemia de jejum, HDL, LDL, triglicrides e PA?

a) <110 mg/dl; <40 mg/dl; < 160 mg/dl; < 200 mg/dl; < 160/100mm Hg. b) <130 mg/dl; >40 mg/dl; < 100 mg/dl; < 250 mg/dl; < 140/90 mm Hg. c) <100 mg/dl; >60 mg/dl; < 100 mg/dl; < 100 mg/dl; < 130/80 mm Hg. d) <100 mg/dl; >50 mg/dl; < 70 mg/dl; < 150 mg/dl; < 120/80 mm Hg. e) <110 mg/dl; <45 mg/dl; < 110 mg/dl; > 100 mg/dl; < 130/80 mm Hg.

COREME - UNITAU 2009

19.

Homem, 45 anos, tabagista 1 mao/dia desde 18 anos, dislipidmico em uso irregular de sinvastatina, foi

admitido, aps desentendimento familiar, com quadro de desconforto torcico mdio-esternal sem irradiao, acompanhado de leve sudorese fria. Como a dor persistiu nos prximos 10 minutos, foi levado ao pronto atendimento. Seu exame fsico era normal, bem como seu ECG, realizado 15 minutos aps o incio da dor. Encaminhado para sala de dor torcica, foram tomadas medidas iniciais, como Morfina, Nitrato, AAS,

Clopidogrel e Oxignio, com melhora significativa da dor. Que diagnstico seria o mais adequado, caso um novo ECG e dosagens de marcadores cardacos fossem normais?

a) Sndrome coronariana aguda sem supradesnvel do ST. b) Sndrome coronariana estvel. c) Infarto agudo do miocrdio sem supra de ST. d) Infarto agudo do miocrdio com supra de ST. e) Dor torcica atpica.

20.

Mulher, 30 anos, foi admitida com quadro de dispnia aos esforos progressiva h cerca de 10 meses,

com piora acentuada na ltima semana, apresentando dispnia aos esforos habituais associada a queixas de palpitaes persistentes acompanhadas de ortopnia, edema de membros inferiores e aumento do volume abdominal. Seu exame fsico revela FC 140 bpm, ritmo cardaco irregular, PA 126x76 mm Hg. Ausculta cardaca: B1 hiperfontica com a presena de ruflar diastlico de baixa freqncia aps estalido de abertura prximo segunda bulha em foco de pice cardaco. Ausculta pulmonar normal. Pergunta-se: Qual a provvel causa da descompensao clnica ocorrida na ltima semana?

a) Embolia pulmonar. b) Isquemia miocrdica aguda. c) Ruptura de msculo papilar. d) Fibrilao atrial. e) Miocardite aguda.

21.

Paciente do sexo feminino, 49 anos, branca, portadora de diabetes mellitus tipo 2 e hipertenso arterial

sistmica h aproximadamente 1 ano. Desde o diagnstico, a paciente controla a glicemia apenas com dieta, de forma irregular; nega atividade fsica programada. Refere tabagismo e nega alcoolismo. Nega outras

doenas. Medicao em uso: maleato de enalapril 10mg/dia. Ao exame fsico, apresentou: IMC: 28,9kg/m, circunferncia abdominal: 99cm, PA: 145x90mmHg, FC: 88bpm, demais sem alteraes. Exames laboratoriais: glicemia: 185mg/dl, glicemia ps-prandial: 236mg/dl, HbA1c: 10%, colesterol total: 248mg/dl, LDL-colesterol: 142mg/dl, HDL: 35mg/dl, triglicrides: 355mg/dl, funes heptica e renal dentro da normalidade. Assinale a alternativa correta sobre esse caso. COREME - UNITAU 2009 10

a) A paciente tem sndrome metablica de acordo com os critrios da IDF (Federao Internacional de Diabetes). b) H baixo risco de infarto agudo do miocrdio, visto que LDL est levemente aumentado. c) Apenas o controle glicmico suficiente para se obter uma reduo significativa das complicaes cardiovasculares. d) O controle da presso arterial no til na preveno de complicaes cardiovasculares. e) O uso inicial de fibratos muito importante nessa situao.

22.

Paciente do sexo feminino, 43 anos, branca, portadora de diabetes mellitus h aproximadamente 3 anos,

deu entrada no pronto socorro com quadro de polis, emagrecimento, mal estar e vmitos. Sem outros sintomas. Nega tabagismo, alcoolismo e outras doenas. Medicaes em uso: metformina XR 500mg/dia. Ao exame fsico, paciente em mal estado geral, taquipnica, desidratada, IMC: 26,3kg/m, PA: 150x90mmHg, FC: 120bpm, auscultas respiratria e cardaca sem alteraes. Exames laboratoriais: glicemia: 785mg/dl, Na: 150mEq/L, k: 5,2 mEq/L, HCO3: 21mEq/L, creatinina: 1,5mg/dl. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnstico e teraputica para esse caso.

a) Estado hiperosmolar no cettico e insulina glargina inicialmente. b) Pneumonia e antibiticos de largo espectro inicialmente. c) Cetoacidose diabtica e hidratao e insulina regular inicialmente. d) Estado hiperosmolar no cettico e hidratao e insulina regular inicialmente. e) Descompensao diabtica e aumento da dose de metformina inicialmente.

23.

Paciente do sexo feminino, 35 anos, branca, deu entrada no pronto socorro com quadro de

emagrecimento, intolerncia ao calor, palpitaes, insnia, tremores e sudorese h 4 meses. Nega patologias prvias, uso de medicaes, tabagismo e alcoolismo. Ao exame fsico, paciente em bom estado geral, exoftalmia discreta, bcio volumoso, IMC: 19,9kg/m, circunferncia abdominal: 70cm, PA: 150x60mmHg, FC: 120bpm, auscultas respiratria e cardaca sem alteraes. Exames laboratoriais: TSH: 0,01 (0,35 4,5), T4l: 6,5 (0,7 1,8), TRAb: +, Anti-TPO: +, hemograma, glicemia, eletrlitos e funo renal dentro da normalidade. Assinale a alternativa correta, quanto ao diagnstico etiolgico desse caso.

a) Hipertireoidismo primrio por doena de Plummer. b) Tireoidite de Hashimoto. c) Hipertireoidismo primrio por doena de Basedow-Graves. d) Hipotireoidismo secundrio. e) Tireoidite subaguda. COREME - UNITAU 2009 11

24.

Paciente do sexo feminino, 33 anos, branca, refere quadro de sonolncia, desnimo, ganho de peso,

edema de membros inferiores, esquecimento e queda de cabelo h 6 meses. Nega antecedentes patolgicos. Refere histria familiar de tireoideopatia (no sabendo referir qual tipo). Ao exame fsico: bom estado geral, palpao tireoideana: ndulo nico, mvel, indolor de 1cm, PA: 130x95mmHg, FC: 56bpm, restante do exame fsico sem alteraes. Exames laboratoriais: TSH: 54 (0,35-4,5), T4 livre: 0,5 (0,7 1,8), Anti-TPO: +, hemograma, glicemia, eletrlitos e funo renal dentro da normalidade. Ultra-sonografia: ndulo hipoecognico, irregular sem calcificaes, vascularizao central e perifrica. Assinale a alternativa incorreta:

a) Deve-se iniciar o uso de levotiroxina e reavaliar as dosagens de TSH e T4 livre. b) Quanto ao ndulo tireoideano, deve-se solicitar PAAF (puno aspirativa por agulha fina) guiada pelo ultra-som. c) Trata-se de um quadro de tireoidite de Hashimoto associado a ndulo tireoideano. d) As alteraes na presso arterial e na freqncia cardaca podem ser explicadas pelo hipotireoidismo. e) Trata-se de um caso de hipotireoidismo central associado doena de Plummer.

25.

Paciente de 63 anos, sexo masculino, negro, vem apresentando cansao, fraqueza aos mdios esforos

h mais ou menos 2 meses. Relata tambm tonturas e zumbido no ouvido h 1 ms e dores sseas intensas no brao direito. Refere ter ficado internado devido pneumonia h 2 semanas. Refere diminuio do volume urinrio e presena de urina espumosa. Ausculta respiratria: Ao exame fsico, o paciente encontra-se descorado ++/4+ , RHA+ e anictrico, PA= 140x90 mmHg FC=110 bpm. Ausculta cardaca: RCR2T com sopro sistlico panfocal. MV+bilateralmente com ESC bibasais. Abdmen: sem visceromegalias, normais. Extremidade: Edema ++/4+ com cacifo. Exames laboratoriais: Hemograma- Hb= 7,0 g HT=21% VCM 85u. Leuccitos= 3.500-0-0-2-60-1-0-35-2 Plaquetas=30.000/mm , Uria=90 mg/%, Creatinina=2,2 mg%

PT=7,0 alb=2,8 Globulina=5,0 (at 3,5), Bilirrubinas normais, IST=45%, Clcio= 12mg/%, Ferritina=400ug/l, VHS=120 mm e Beta 2 microglobulina aumentada. USG Renal- Rins de tamanho aumentado. Raio X de Esqueleto- Leses osteolticas em calota craniana e em fmur esquerdo.

Com referncia ao paciente acima, pergunta-se: Qual o diagnstico provvel? Qual o exame que poder comprov-lo?

a) Leucemia Mielide Crnica e rearranjo BCR/ABL. b) Leucemia Linfide Aguda e imunofenotipagem de sangue medula. c) Leucemia Mielide Aguda e estudo citogentico. d) Mieloma Mltiplo e Eletroforese de Protenas com imunofixao. e) Mieloma Mltiplo e Proteinria de Bence Jones.

COREME - UNITAU 2009

12

26.

Paciente de 75 anos, sexo masculino, procurou servio mdico por estar apresentando uma discreta

fraqueza h 6 meses, sem outras queixas. No exame fsico, apresentava-se descorado +/4+, fgado palpvel a 3 cm do RCD e bao palpvel a 13 cm do RCE sem outros achados. Exames laboratoriais: Hemograma com Hb 10,0 g/dl HT=30% VCM=87 u. Leuccitos de 3.000-0-0-3-60-2-0-33-2, Plaquetas 550.000/mm.

Funo Renal e Heptica normal. cido rico=11,0. Endoscopia Digestiva Alta dentro da normalidade. USG de Abdmem presena de esplenomegalia macia. Mielograma com medula hipocelular com dificuldade na puno. Bipsia de medula ssea: hipercelular, com proliferao megacarioctica, com fibras reticulnicas. Estudo citogentico-ausncia de translocao 9;22. O quadro clnico acima sugere Mielofibrose Idioptica.

Qual das assertivas abaixo auxiliaria no diagnstico?

a) b) c) d) e)

Presena da mutao da JAK 2. Presena do rearranjo BCR/ABL. CD55 e CD 59 diminuidos. Translocao (15;17). Inverso do cromossomo16.

27.

Paciente de 45 anos de idade, com antecedente de hepatite por vrus C, deu entrada no Pronto Socorro

Municipal com queixa de piora do estado geral, reduo do apetite, astenia, ganho de peso corporal de cerca de 5 kg, nos ltimos 10 dias, associado a edema corporal generalizado. Sua acompanhante referiu que o paciente se encontra muito sonolento e que h trs dias apresentou vmitos em borra de caf e melena, sem novos episdios. O exame fsico demonstrou paciente sonolento e respostas s solicitaes verbais de forma insatisfatria, com abalos musculares, ausculta pulmonar com murmrio diminudo em ambas as bases pulmonares, sem alteraes cardiolgicas. Ictercia 2+/4+, desidratado 2+/4+, desidratado 2+/4+, edema de membros inferiores, alm de ascite moderada, mas indolor palpao abdominal. IMC 20 kg/m. Foi solicitada a sua internao hospitalar. Exames de admisso: Hb 11,5 gr / Ht 35% / leuccitos 14200 (4 bastes / 80 neutrofilos / 0 eosinofilos ) , Na 134 mEq/L / K 5,0 mEg/l/ Uria 120 mg / creatinina 1,4 mg / glicose 66 mg / AST 150 / ALT 180 / bilirrubina direta 5,0 mg e indireta 0,3 mg / gasometria venosa pH 7,20 , HCO3 15 mEq/L, BE 8 / albumina 1,8 / Urina I (EAS): densidade 1030, pH 6,0, protena +, leuccitos 120.000, hemcias 15.000, bacteriria moderada. FeNa <1%. Radiografia de trax com derrame pleural em ambas as bases pulmonares. Indique a alternativa que apresenta afirmativas corretas.

a)

Trata-se de um cirrtico Child B, descompensado por piora da funo heptica, cuja conduta deve ser suporte clnico para doena heptica.

b)

Trata-se de um cirrtico Child C, descompensado por infeco urinria, com indicao de incio de antibioticoterapia e diurtico em altas doses devido disfuno renal.

c)

Trata-se de um cirrtico Child C, descompensado por infeco urinria, com indicao de incio de antibioticoterapia e suporte renal devido insuficincia renal aguda ps-renal secundria hipovolemia.

d)

Trata-se de um cirrtico Child B, descompensado por sangramento digestivo, com indicao de hemotransfuso imediata.

e)

Trata-se de um cirrtico Child C, descompensado por infeco urinria e sangramento digestivo, com indicao de incio de antibioticoterapia e suporte renal devido insuficincia renal aguda pr-renal secundria hipovolemia.

COREME - UNITAU 2009

13

28.

Paciente do sexo feminino, 55 anos de idade, com antecedente de diabetes mellitus e hipertenso arterial

sistmica, alm de obesidade (90 kg e altura 1,60 m) e dislipidemia, em tratamento mdico irregular, sem controle clnico adequado, foi encaminhada para o ambulatrio de especialidade para acompanhamento devido elevao das escorias nitrogenadas. Aps a avaliao inicial, foi constatada creatinina 2,5mg, uria de 95 mg, colesterol 320 mg, HDL 30 mg, triglicrides 289 mg, cido rico 8,0/ glicemia 180 mg / glicemia psprandial 215 mg / clcio 8,0 / fsforo 6,5 mg / Hb 11 gr / Ht 33% / USG com rins de tamanho e ecogenicidade dentro do normal. Fundo de olho com retinopatia proliferativa grau II. Considerou-se a paciente como

nefropata crnica secundria nefropatia diabtica e hipertensiva. Sobre a insuficincia renal crnica, correto afirmar que:

a) o melhor parmetro diagnstico a creatinina srica. b) todo nefropata crnico tem rins de dimenses diminudas. c) o controle pressrico e glicmico pode influenciar na progresso da nefropatia crnica. d) a principal causa de mortalidade no nefropata crnico so as infeces. e) a anemia megaloblstica a mais caracterstica neste grupo de pacientes.

29.

Paciente de 42 anos, sabidamente HIV positivo h 12 anos sem segmento adequado, ltima consulta

mdica h 3 anos, apresenta quadro de tosse seca, intercalada com escarro branco, acompanhada de febre no muito elevada, dispnia e canseira aos esforos. No exame fsico, paciente em REG taquidispnico FR 36 rpm FC 102 ipm, ausculta pulmonar MV rude e EC esparsos em ambos os hemitrax, RX de trax infiltrado intersticial nas regies peri hilares, Hemograma sem leucocitose ou desvio. LDH 1280 U/L. Indique a alternativa correta:

a) Provavelmente este paciente tem tuberculose pulmonar e dever ser iniciado no esquema trplice imediatamente. b) Pelo quadro clnico, h forte suspeita de pneumonia por Pneumocystis cariini (jirovecii), e deve-se iniciar tratamento especfico. c) Deve tratar-se de infeco fngica sistmica, portanto deve-se iniciar fluconazol. d) Deve ser citomegalovirus pulmonar, sendo necessrio coleta de escarro para investigao. e) Na dvida da etiologia, colher exame de escarro e s iniciar tratamento aps o resultado.

COREME - UNITAU 2009

14

30.

Paciente de 36 anos, do sexo feminino, com diagnstico de AIDS h 3 meses, quando iniciou tratamento

com biovir e efavirens, apresentou dosagem de CD4 de 118 cel mm. Refere, h 2 semanas, quadro de diarria aquosa em grande volume acompanhada de distenso, flatulncia e dor abdominal, emagrecimento de aproximadamente 3 kg. correto afirmar:

a) Devemos pensar em doena de Crohn e iniciar imediatamente tratamento com corticosterides. b) Trata-se de quadro compatvel com retocolite ulcerativa inespecfica, devendo ser indicada colonoscopia. c) Paciente deve ter Criptosporidiose ou Isospora belli, devendo ser feita investigao desses agentes nas fezes. d) Deve-se considerar fortemente a possibilidade de micobactria atpica, portanto tratar. e) Com grande possibilidade, deve ser infestao por Oxyurus vermicularis.

31.

Paciente de 28 anos, sexo masculino, usurio de drogas ilcitas endovenosas e inalatrias desde os 14

anos de idade, tendo abandonado h 6 meses, apresenta quadro de cefalia de incio h 5 dias, que se acompanha de hemiparesia de hemicorpo direito e desvio de rima bucal para a esquerda. Refere, ainda, febre baixa no aferida. Na HPP informa sobre um exame para HIV positivo h 4 anos, sem confirmao. Ao exame, confirmamos a hemiparesia, sinais menngeos negativos sem outras alteraes, exceto adenomegalia cervical. Indique a alternativa correta:

a) A melhor conduta para o caso seria coleta de lquor por puno lombar. b) Provavelmente a cefalia e o quadro neurolgico nada tm a ver com o HIV; a melhor HD seria de AVC isqumico. c) Solicitar nova sorologia para HIV e introduzir corticosterides para tratar o edema cerebral. d) Iniciar imediatamente tratamento para tuberculose de SNC. e) Solicitar sorologia para HIV, dosagem de clula CD4, bem como tomografia de crnio com contraste para diagnstico.

COREME - UNITAU 2009

15

32.

Paciente de 26 anos procura o servio de sade com queixas de febre, dor torcica, tipo pleurtica

direita, acompanhada de tosse inicialmente seca e posteriormente com escarro amarelado. Exame fsico revela propedutica de condensao e derrame pleural na base do hemitrax direito. RX de trax mostra imagem de derrame pleural. Hemograma com grande leucocitose e desvio esquerda. Lquido obtido por puno revela aspecto purulento com PH de 6,2, glicose 30 mg/DL. Qual o melhor procedimento?

a) Iniciar tratamento com antimicrobianos e diurticos. b) Alm da utilizao de antimicrobianos, est indicada a drenagem de trax e, se possvel, tomografia computadorizada. c) A melhor orientao solicitar bipsia pleural e pesquisa de ADA no lquido pleural. d) Solicitar pesquisa de clula neoplsica e tomografia computadorizada de trax. e) Solicitar parecer da cirurgia torcica para bipsia a cu aberto.

COREME - UNITAU 2009

16

Obstetrcia e Ginecologia 33.

Qual nomenclatura obsttrica a figura ao lado representa?

a) OEA b) BEP c) ODA d) BEA e) OP

34.

A figura ao lado corresponde a:

a) insinuao. b) flexo. c) rotao interna. d) assinclitismo anterior. e) rotao externa.

35.

Parturiente de 38 semanas avaliada no pronto-atendimento da G.O. pelo acadmico de medicina do 5

ano, que anota, no pronturio da paciente, as seguintes informaes: O feto encontra-se com seu maior eixo concordante com o maior eixo uterino (1) e com sua cabea prxima da bacia materna (2). Ao toque vaginal, trata-se de uma OEA (3), estando o pice do plo ceflico no plano zero de DeLee (4). As frases sublinhadas permitem definir, respectivamente: a) Situao, apresentao, posio e variedade de posio. b) Atitude, apresentao, situao e encaixado. c) Apresentao, atitude, situao e insinuao. d) Situao, apresentao, variedade de posio, insinuao. e) Apresentao, situao, variedade de posio e posio.

COREME - UNITAU 2009

17

36.

Gestante de 37 anos, com data da ltima menstruao em 28 de julho de 2008 chega ao consultrio para

primeira consulta pr-natal, no dia 30 de outubro de 2008, referindo ter dois filhos nascidos por parto normal e ter realizado uma curetagem por abortamento. Refere que o primeiro filho nasceu pesando 2400 gramas com 39 semanas de gestao. O segundo pesou, ao nascer, com 33 semanas de gestao, 2100 gramas, aps duas semanas internada com a bolsa rota e sem contraes. Com base no texto, escolha a alternativa que aponte respectivamente: data provvel do parto e idade

gestacional na ocasio da consulta.

a) 04/05/2009; 13 semanas e 3 dias. b) 04/04/2009; 13 semanas. c) 31/05/2009; 13 semanas. d) 31/04/2009; 13 semanas e 5 dias. e) 05/05/2009; 13 semanas e 2 dias.

37.

Tambm em relao ao texto da questo 36, escolha a alternativa que refira, respectivamente, nmero de

gestaes e paridade:

a) 4 e 2. b) 3 e 3. c) 3 e 2. d) 4 e 3. e) 2 e 4.

38.

Ainda em relao ao mesmo texto (questo 36): Qual o acometimento fetal na primeira gestao e o

diagnstico patolgico durante a segunda gestao?

a) Restrio de crescimento fetal e amniorrexe prematura. b) Feto pequeno constitucional e prematuridade. c) No h acometimento fetal e amniorrexe prematura. d) Feto pequeno constitucional e amniorrexe precoce. e) Restrio de crescimento fetal e prematuridade.

COREME - UNITAU 2009

18

39.

O sulfato de magnsio a droga de escolha para o controle das crises convulsivas ocorridas na

eclmpsia. Assinale a alternativa correta em relao a essa droga.

a) Apesar de no produzir depresso do sistema nervoso central materno, ultrapassa rapidamente a barreira placentria, causando depresso fetal. b) Sua excreo primordialmente heptica e, sndrome HELLP. c) A verificao do reflexo patelar bom parmetro clnico para impedir o efeito txico dessa droga, orientando, na sua abolio, a reduo na velocidade de infuso da mesma. d) Seu efeito adverso mais temido o aumento da contratilidade uterina, descolamento prematuro de placenta. e) A diminuio da diurese materna, observada nos casos de eclampsia, fatores, da hemoconcentrao no interfere na sua utilizao clnica. decorrente, dentre outros ocasionando casos de portanto, no poder ser utilizada nos casos da

40.

Analise a cardiotocografia abaixo apresentada. Qual das alternativas no representa a condio fetal

expressa neste registro?

a) A taquicardia mantida. b) O surgimento de desaceleraes precoces. c) A perda da variabilidade da freqncia cardaca fetal. d) A repetio de desaceleraes tardias. e) A ausncia de aceleraes transitrias.

COREME - UNITAU 2009

19

41.

Paciente com 20 anos de idade procura o pronto-atendimento de Ginecologia e Obstetrcia com queixa de

dor em baixo ventre h uma semana, com piora sbita nas ltimas 24 horas. Refere ciclos regulares e utiliza contraceptivo hormonal (plula combinada de etinilestradiol e levonorgestrel) por perodo ininterrupto de 2 anos. So diagnsticos provveis, exceto:

a) Doena inflamatria plvica. b) Apendicite. c) Cisto funcional hemorrgico roto. d) Tumor anexial torcido. e) Infeco urinria.

42.

Adolescente de 14 anos, acompanhada de sua me, procurou o Servio de Ginecologia do Hospital com quadro de hemorragia transvaginal. Histria anterior de menorragias. Nega

Universitrio de Taubat,

vida sexual ou atraso menstrual. Ao exame fsico, apresentava-se hipocorada e hemodinamicamente estvel, hmen ntegro e sangramento transvaginal moderado. Entre as opes abaixo, assinale a menos adequada:

a) Reposio volmica. b) Solicitar hemograma e coagulograma. c) Solicitar ultra-sonografia plvica. d) Prescrever anti-hemorrgicos hormonais e no hormonais. e) Curetagem semitica e teraputica.

43.

Durante realizao de exame ultra-sonogrfico transvaginal de rotina em mulher jovem, R1 de radiologia a imagem cstica que est apresentada abaixo, com trabeculado para

identifica, em regio anexial direita,

grosseiro e maior dimetro de 3,0 cm. Encaminha-a prontamente ao Servio de Ginecologia,

atendimento imediato. A conduta a ser assumida pelo R1 de Ginecologia que realiza a avaliao da paciente dever ser:

COREME - UNITAU 2009

20

a) Correlacionar a imagem apresentada com a datao do ciclo menstrual da paciente e tranqilizar o colega radiologista. b) Informar a paciente da gravidade do caso e encaminh-la ao ambulatrio de oncoginecologia. c) Indicar esvaziamento do cisto por puno transvaginal guiada por visualizao direta de ultra-som, com auxlio do R1 de radiologia. d) Indicar o uso imediato de anticoncepcional hormonal e antiinflamatrios. e) Justificar a indicao de laparotomia exploradora pelo risco de rotura ou toro da imagem cstica.

44.

Mulher jovem procura o ambulatrio de ginecologia com queixa de dor na barriga h 3 anos. Histria de

dispareunia e dismenorria progressiva. Refere ciclos menstruais regulares. Faz uso de plula. Nuligesta. ltima menstruao h 15 dias. Refere que os mdicos so incompetentes porque dizem que ela no tem nada. Ao exame fsico especfico, apresenta fibrose dolorosa em frnice vaginal posterior, tero levemente doloroso mobilizao e anexos aparentemente normais. Tem exames laboratoriais (sangue e urina) e de imagem (ultra-sonografia abdominal e transvaginal, e tomografia) normais. Qual a afirmativa mais adequada ao caso?

a) provavelmente um quadro psicossomtico. b) Uma laparotomia exploradora estaria bem indicada. c) Os exames de imagem afastaram ginecopatias. d) A histerectomia boa indicao, caso ela tenha prole constituda. e) A propedutica est incompleta para considerar ausncia de doena orgnica.

45.

Qual o diagnstico provvel para corrimentos vaginais com odor ftido e sangramento persistentes,

refratrios ao tratamento clnico, em crianas pr-pberes?

a) Vulvovaginite especfica. b) Neoplasia de colo uterino. c) Neoplasia de endomtrio. d) Doena inflamatria plvica. e) Corpo estranho.

COREME - UNITAU 2009

21

46.

Mulher sexagenria queixa-se de bola na vagina e urina solta. Relata que perde urina quando faz

fora, tem que ir correndo ao banheiro quando tem vontade de urinar e, s vezes, no consegue segurar o desejo miccional. Urina toda hora e acorda vrias vezes durante a noite para esvaziar a bexiga. So afirmativas adequadas ao caso, exceto:

a) Tem provvel distopia genital. b) Quadro compatvel com incontinncia urinria mista. c) Tem indicao de estudo urodinmico. d) O tratamento cirrgico independe do resultado urodinmico devido provvel distopia. e) O tratamento clnico dever fazer parte da abordagem teraputica.

47.

No diagnstico citolgico de ASC-H (clulas escamosas atpicas, no se pode afastar leso de alto grau),

conforme normatizao do Ministrio da Sade e INCA, recomenda-se:

a) Repetir citologia em seis meses. b) Tratamento clnico e repetir citologia. c) Bipsia do colo. d) Colposcopia. e) CAF (cirurgia de alta freqncia).

48.

As microcalcificaes pleomrficas, como as demonstradas abaixo, devem classificar a mamografia em

qual das categorias da padronizao de laudos BI-RADS?

a) 3 b) 4a c) 4b d) 5 e) 6

COREME - UNITAU 2009

22

Pediatria 49.

Sobre amebase intestinal, podemos afirmar que :

a) freqentemente encontramos quadro de febre alta e diarria profusa. b) o acometimento pela Entamoeba coli. c) o tipo mais comum de infestao a eliminao assintomtica de cistos. d) o local acometido de preferncia o duodeno. e) o local mais acometido o estmago.

50.

Qual o melhor exame para

diagnstico, prognstico e tratamento da doena do refluxo

gastroesofageano?

a) Realizao da pH-metria intra-esofgica com monitorizaco contnua de 24 horas. b) Endoscopia alta com mltiplas bipsias do duodeno, estmago e esfago. c) Seriografia esfago-gastro-duodenal (SEEG). d) Cintilografia esofgica com tecncio 99, gstrico e aspiraes pulmonares. e) Deglutograma com brio. para avaliar motilidade esofgica, fluxo, esvaziamento

51.

Escolar de seis anos com histria de nusea ocasionalmente acompanhada de dor abdominal, seguida de

cefalia bitemporal, de carter pulstil, episdica, associada fotofobia e fonofobia, com exame neurolgico normal. A primeira hiptese diagnstica :

a) Processo expansivo do sistema nervoso central. b) Infeco do sistema nervoso central. c) Ruptura de aneurisma cerebral. d) Enxaqueca. e) Tumor cerebral.

COREME - UNITAU 2009

23

52.

O diagnstico de baixa estatura significa que a estatura da criana se situa, para seu sexo e idade, na

curva de percentis:

a) abaixo do percentil 2,5 b) abaixo do percentil 50 c) entre o percentil 10 e 25 d) entre o percentil 2,5 e 10 e) entre o percentil 25 e 50

53.

Crianas entre 6 meses e 5 anos com sinais de desnutrio protica-energtica apresentam o permetro

torcico na seguinte relao:

a) igual ao ceflico b) o dobro do ceflico c) menor que o ceflico d) maior que o ceflico e) no h relao entre a causa e o efeito.

54.

No tratamento da larva migrans em crianas, indica-se o seguinte medicamento tpico :

a) metronidazol. b) tiabendazol. c) tianfenicol. d) itraconazol. e) mebendazol.

COREME - UNITAU 2009

24

55.

A principal protena do leite materno : a) casena. b) beta lactoalbumina. c) beta lactoglobulina. d) alfa lactoalbumina. e) gama lactoalbumina.

56.

O uso prolongado de vitamina A pode levar ao aparecimento de : a) glaucoma. b) maculopatia. c) edema de papila (sndrome de pseudotumor cerebral). d) degenerao de crnea. e) polifagia.

57.

A principal causa de obesidade em criana : a) sndrome de cusching-ps corticoterapia. b) hipotireoidismo. c) insuficincia respiratria aguda. d) erro alimentar. e) diabetes tipo 1.

58.

Na doena celaca, o padro ouro para seu diagnstico a bipsia intestinal que demonstra atrofia limitando a absoro de nutrientes. Na orientao nutricional especfica,

vilositria da mucosa jejuno-ileal, preconiza-se:

a) eliminao definitiva do glten. b) aumento de triglicerdeo de cadeia mdia. c) dieta com mnimo de residico. d) reduo de cidos graxos saturados. e) reduo de protenas.

COREME - UNITAU 2009

25

59.

H 2 meses, um casal perdeu um filho de 1 ano e meio vtima de meningite meningocccica fulminante.

Outro filho, de 4 anos, desenvolveu meningite 5 dias depois. Est vivo, mas apresenta seqelas. O mdico est sendo processado por negligncia, pois os pais no receberam orientaes acerca da profilaxia de contactantes, que deveria ter sido recomendada por 2 dias, com:

a) cefalosporina de terceira gerao, para os contactantes domiciliares com menos de 12 anos. b) rifampicina, para todos os contactantes domiciliares. c) amoxacilina, para contactantes domiciliares com menos de 12 anos. d) rifampicina, para contactantes domiciliares com menos de 12 anos. e) amoxacilina, para todos os contactantes.

60.

Criana com 3 anos, previamente hgida, com incio insidioso de edema generalizado, hipoatividade e

diminuio do apetite. Urina mais escura e diminuda nos ltimos dias. Me refere que ele est com 3kg acima do peso habitual. PA: 90/60mmHg. Exame inicial: Urina I com DU 1020, pH 6, corpos cetnicos +, protenas +++, leuccitos 5.000, hemcias 40.000, cilindros hialinos. Sua principal HD :

a) Glomerulonefrite aguda. b) Acidose tubular renal. c) Primeira descompensao de diabetes mellitus tipo I. d) Desnutrio tipo kwashiorkor. e) Sndrome nefrtica.

61.

Interprete os resultados da anlise do LCR abaixo, de uma criana de 3 anos com suspeita de meningite: Aspecto: Turvo; prot: 200 mg/dL; glicorraquia: 20 mg/dL; leuccitos: 510/mm3 (80% seg. e 10% linf) bacterioscopia: diplococos gram positivo. O provvel diagnstico :

a) Meningite bacteriana provavelmente meningocccica. b) Meningite bacteriana provavelmente pneumocccica. c) Meningite bacteriana provavelmente por Haemophilus influenzae. d) Meningite viral. e) Meningite tuberculosa.

COREME - UNITAU 2009

26

62.

Escolar de 12 anos inicia com quadro de mal-estar, tosse seca, dor de garganta, cefalia e febre. Duas

semanas aps, procura o mdico por agravamento da tosse que persistente, muito intensa, em paroxismos, com escarro mucide. Ao exame fsico, auscultam-se alguns roncos nas bases. O exame radiolgico de trax mostra broncopneumonia intersticial. O agente mais provvel para esse quadro :

a) Staphylococcus aureus. b) Haemophilus influenzae. c) Mycoplasma pneumoniae. d) Pseudomonas aeruginosa. e) Streptococcus pneumoniae.

63.

Uma escolar de 9 anos apresenta cefalia intensa, tonturas e urina escura h 24 horas. No exame clnico,

so significativos os seguintes achados: freqncia cardaca de 110 bpm; PA 175/110mmHg e T: 36,9C. O diagnstico mais provvel para esse quadro clnico :

a) Enxaqueca. b) Hepatite viral aguda. c) Sinusite. d) Glomerulonefrite aguda. e) Hipertenso maligna.

64.

Pais de um lactente de 2 meses procuram o servio mdico, afirmando que a criana apresenta quadro

de vmitos repetidos ps-alimentares h 1 ms, negando febre ou outros sintomas. Ao exame fsico, o lactente encontra-se hipoativo, com desidratao moderada e possvel perceber pequena tumorao palpao abdominal do epigstrio. Diante desse quadro, a hiptese mais provvel para o diagnstico, o exame complementar mais adequado e o tratamento so, respectivamente:

a) Estenose hipertrfica de piloro; endoscopia; jejum e descompresso gstrica. b) Pncreas anular, colangiopancreatografia; jejum e descompresso gstrica. c) Estenose hipertrfica de piloro; ultrassonografia de abdome; tratamento cirrgico. d) Estenose hipertrfica de piloro; seriografia esfago-estmago-duodeno; jejum e descompresso gstrica. e) Pncreas anular; pHmetria e tratamento cirrgico.

COREME - UNITAU 2009

27

Medicina Preventiva e Social 65.

Em relao aos desenhos de pesquisa, assinale a alternativa falsa:

a) Os estudos de coorte so indicados para investigar causalidade, e os do tipo caso-controle, para investigar doenas raras. b) No estudo de coorte, a exposio medida antes do desenvolvimento da doena. c) O estudo de coorte do tipo experimental, e o estudo caso-controle do tipo observacional. d) O estudo caso-controle produz medidas diretas de risco e de incidncia de doenas. e) O estudo de coorte menos suscetvel a vieses, em comparao aos estudos casos-controle.

66.

O baixo peso ao nascer um fator de risco independente para a mortalidade infantil. A prematuridade

um de seus principais determinantes e tem sido avaliada em estudos de mbito local e nacional. Um estudo publicado no ano de 2008 estimou, a partir de dados secundrios obtidos do Sistema Nacional de Informaes de Nascidos Vivos (SINASC), para todos os nascidos vivos do ano de 2005, a prevalncia de prematuridade no Estado de Santa Catarina, e identificou os fatores de risco para esse evento. Foram aplicados os testes qui-quadrado e os de tendncia linear de Wald entre a varivel dependente (prematuridade) e as independentes. Para verificar a associao dos fatores estudados prematuridade, realizou-se a anlise de regresso logstica mltipla. Em 2005, a prevalncia de prematuridade foi igual a 6,1% (IC95%: 5,9-6,2). Alguns resultados esto na tabela abaixo.
Variveis Idade da me (anos) <20 21-29 30-39 40-51 Escolaridade Nenhuma 1-3 4-8 9-11 11-12 Tipo de parto Vaginal Cesrea Nmero de consultas pr-natal Nenhuma 1-3 4-6 7 ou mais 7,3 4,0 2,2 1,0 6,0-8,9 3,6-4,4 2,0-2,4 <0,001 <0,001 <0,001 8,6 4,8 2,4 1,0 7,0-10,6 4,6-5,3 2,2-2,6 1,0 1,2 1,7-1,3 <0,001 1,0 1,5 1,4-1,6 1,5 1,1 1,0 1,1 1,0 1,0-2,0 1,0-1,3 1,0-1,2 1,0-1,2 0,012 0,095 0,042 0,011 1,0 0,9 0,9 1,0 1,0 0,7-1,4 0,7-1,0 0,8-1,0 0,9-1,1 1,2 1,0 1,1 1,6 1,01,2 1,4-1,9 0,0054 <0,001 1,11,3 <0,001 1,1 1,0 1,1 1,6 1,01,2 1,3-1,9 1,01,2 OR bruta IC95% p OR ajustada IC95%

COREME - UNITAU 2009

28

Sobre este estudo no se pode afirmar:

a) um estudo analtico transversal. b) destitudo de valor epidemiolgico, por trabalhar com associaes conhecidas. c) O sub-registro de baixo peso nas declaraes de nascido vivo um fator de vis. d) Os achados so condizentes com estudos semelhantes realizados em outros Estados do pas. e) Corrobora a importncia da ateno materno-infantil como uma das linhas prioritrias do Pacto pela Vida.

67.

Em relao aos resultados encontrados no caso da questo 66, pode ser inferido que: a) a cesariana claramente uma causa da prematuridade. b) descartar a escolaridade como fator de risco para a prematuridade, quando na verdade a associao existe, um erro denominado tipo I, ou, alfa. c) em relao ao tipo de parto, a chance de nascimento prematuro foi maior em partos por cesariana, sendo esta aumentada na anlise mltipla. d) a anlise ajustada manteve inalterada a significncia estatstica das variveis em estudo. e) a idade materna aumenta a probabilidade de um nascimento prematuro apenas se associada a outros fatores como cesariana.

68.

O Cncer de mama a principal causa de morte por neoplasias entre adultas brasileiras. A mamografia

o instrumento mais efetivo para diagnstico precoce desse tumor. Entretanto, h controvrsias relativas idade de corte recomendada para o uso da mamografia como parte do exame rotineiro de sade. As recomendaes da periodicidade e idade de incio do rastreamento no so consenso, e variam entre os pases e as instituies. Observando a tabela abaixo, que representa os resultados de mamografia em mulheres residentes no Estado da Califrnia, nos Estados Unidos, pode-se afirmar, sobre a mamografia, que: Resultado da mamografia por faixa etria em anos Sim 35-39 Positivo Negativo Total 50-59 Positivo Negativo Total COREME - UNITAU 2009 90 10 100 900 30.000 30.900 990 30.010 31.000 29 75 25 100 2.500 50.000 52.500 2.575 50.025 52.600 No Cncer de mama

Total

a) o valor preditivo positivo maior na faixa etria de 35 a 39 anos. b) a sensibilidade maior na faixa etria de 50 a 59 anos. c) a especificidade tem diferena acentuada nas duas faixas etrias. d) os exames falso-positivos no so mais freqentes na faixa etria dos 35 a 39 anos. e) a sensibilidade maior na faixa etria de 35 a 39 anos.

69.

Com base nos dados da questo 68, pode-se afirmar que:

a) a mamografia est mais indicada como exame de rastreamento na faixa etria a partir de 35 anos. b) o valor preditivo positivo maior que 9% para mulheres com 36 anos e histria familiar de cncer de mama. c) o valor preditivo pode ser vlido para o Brasil, e a prevalncia deve ser considerada na anlise. d) o valor preditivo negativo maior que 9% para mulheres com 36 anos. e) a mamografia est mais indicada como exame de rastreamento na faixa etria a partir de 50 anos.

70.

A deciso sobre a realizao de um exame diagnstico est diretamente ligada s hipteses diagnsticas

para um determinado paciente: sintomas, sinais e fatores de risco especficos aumentam ou diminuem a probabilidade de identificar uma doena ou agravo. Dessa maneira, pode-se afirmar que:

a) um exame de check-up em um homem de 35 anos, assintomtico e sem fator de risco para doena cardaca com um infra-desnivelamento de ST de 1mm, deve ser seguido de investigao invasiva. b) um exame de esforo negativo em um homem de 65 anos, tabagista com angina, exclui a hiptese de doena coronariana. c) um paciente de 60 anos, com dor torcica atpica e desvio de 2,5mm no ECG de esforo,

altamente preditivo para doena coronariana. d) o teste de esforo tem valor preditivo menor, se for realizado em uma mulher tabagista e hipertensa, em comparao a uma mulher da mesma idade, sem fator de risco para doena coronariana. e) um paciente de 60 anos, com dor torcica atpica e desvio de 2,5 mm no ECG de esforo, no altamente preditivo para doena coronareana.

COREME - UNITAU 2009

30

71.

Uma das associaes mais claras em epidemiologia a relao causal entre tabagismo e cncer de

pulmo - o risco relativo de desenvolvimento de cncer de pulmo em um tabagista de 20 vezes maior. A estimativa de incidncia para o ano de 2008 de neoplasias de traquia, brnquios e pulmo, no Brasil, de 17.810 homens, a uma taxa bruta de 18,86 a cada 100.000, e 9460 mulheres, a uma taxa bruta de

9,72/100.000. a segunda neoplasia mais comum em homens e a quarta em mulheres. Com base nesses dados, pode-se afirmar que:

a) de cada 100 pessoas que fumam, 20 desenvolvero cncer de pulmo. b) os dados referem-se ao nmero total de pessoas com cncer de pulmo no ano de 2008, no pas, e a medida do coeficiente avalia o risco de adoecer de cncer, por sexo. c) esses dados justificam o controle do tabagismo como uma poltica pblica, por seu impacto na morbidade, na mortalidade e no custo da assistncia. d) de cada 100 pessoas que fumam, 50 desenvolvero cncer de pulmo. e) esses dados no suficientes para justificar o controle do tabagismo como uma poltica pblica.

72.

Na transio epidemiolgica por que passa o pas, as causas externas apresentam impacto cada vez

maior sobre a morbidade e mortalidade da populao. Sobre esses agravos, correto afirmar que:

a) suas causas, no pas, so sempre as mesmas, relacionadas violncia das grandes metrpoles. b) a sade no tem responsabilidade sobre esse agravo, que um problema de outras secretarias e instituies. c) sua magnitude na populao a mesma, independentemente de faixa etria, sexo ou condio social e econmica. d) seu combate exige aes intersetoriais, que envolvem, desde a legislao at as medidas de carter social e educativo. e) a sade pblica, no pas, tem outras prioridades, como as doenas infecciosas no Norte e Nordeste e as doenas crnicas no Sul e Sudeste.

COREME - UNITAU 2009

31

73.

Em 2007, o pas vivenciou duas situaes epidmicas: a Febre Amarela, na regio Centro Oeste, e a

Dengue, na cidade do Rio de Janeiro. O Boletim Epidemiolgico da Secretaria de Vigilncia em Sade, de abril de 2008, apresentava os seguintes dados sobre as duas doenas, relativos ao perodo de janeiro a maro de 2008:

Febre Amarela: 70 casos suspeitos notificados, 40 confirmados, entre os quais, 21 bitos. Ocorrncia em reas silvestres da regio Centro-Oeste (38) e Paran (02).

Dengue: 120.413 casos de dengue clssica notificados e 647 casos de dengue hemorrgica, com 48 bitos. Casos distribudos nacionalmente, com altas taxas de incidncia nos Estados do Mato Grosso do Sul, Par e Rio de Janeiro.

Sobre esses eventos, correto afirmar:

a) Os principais fatores explicativos da epidemia de febre amarela relacionam-se ao ambiente e ao hospedeiro; quanto dengue o cenrio social e a estrutura do sistema de sade so igualmente importantes. b) A identificao dos surtos foi possvel pela interveno da mdia. c) A dengue hemorrgica, pelos dados apresentados, a condio de maior letalidade. d) As duas condies so transmitidas pelo mesmo vetor e, portanto, possuem os mesmos mecanismos de controle e preveno. e) As doenas transmissveis, embora ainda prevalentes no pas em localidades especficas, sero erradicadas com a mudana do perfil demogrfico e o desenvolvimento tecnolgico do pas.

74.

O Ministrio da Sade, este ano, promoveu uma campanha de vacinao contra a rubola, para adultos

jovens. Assinale a afirmativa incorreta:

a) O Servio Nacional de Vigilncia tem detectado, desde o ano 2000, surtos de rubola em adultos jovens, incluindo gestantes. b) O aumento de incidncia da rubola em jovens ocorre em locais de trabalho e Universidades, dada a via de transmisso dessa doena e a aglomerao de suscetveis. c) Todas as pessoas de 15 a 29 anos de idade devem ser vacinadas contra a rubola, mesmo quem j teve a doena ou j foi vacinado. d) A baixa eficcia da vacina contra a rubola causou o atual aumento de casos da doena e a necessidade de mudana de faixa etria a ser vacinada. e) Um dos principais objetivos da campanha de vacinao eliminar a Sndrome da Rubola Congnita.

COREME - UNITAU 2009

32

75.

A Programao em Sade uma das principais estratgias do SUS para aliar a clnica aos preceitos e

normas administrativas, assegurando tanto a efetividade, quanto a eficincia da assistncia prestada. Sobre essa forma de organizar o trabalho no SUS, correto afirmar que:

a) historicamente, teve origem em servios privados de sade. b) pode ser aplicada em servios de urgncia e emergncia. c) no aplicvel ateno bsica de sade. d) baseia-se em princpios de normatizao de condutas e padronizao de procedimentos diagnsticos, teraputicos e de seguimento da clientela. e) no se aplica assistncia prestada aos pacientes com HIV/Aids.

76.

O Programa de Sade da Famlia no :

a) uma estratgia de orientao das aes bsicas de sade. b) um modelo tcnico assistencial que deve ser integrado aos nveis de maior complexidade do Sistema Local de Sade. c) uma estratgia multiprofissional de assistncia sade. d) um programa baseado em adscrio de clientela. e) um programa centrado em aes de sade de alta e mdia complexidade.

77.

O programa de humanizao do SUS pressupe:

a) restringir e desestimular a presena de acompanhantes dos usurios em internaes hospitalares, com vistas a reduzir as taxas de infeco hospitalar. b) fortalecer a responsabilizao e o vnculo da Equipe de Sade com os usurios dos servios ambulatoriais e de internao. c) combater o uso de tecnologias mdicas no hospital, para reduo de custos. d) desarticular modelos participativos em gesto de sade, para fortalecer o comando nico do sistema. e) no realizar a triagem de pacientes que no foram agendados previamente para evitar a demora do atendimento mdico.

COREME - UNITAU 2009

33

78.

Qual o princpio que no rege a organizao do Sistema nico de Sade SUS?

a) Igualdade. b) Centralizao. c) Universalidade. d) Eqidade. e) Integralidade.

79.

O sistema de financiamento dos servios de sade do SUS aos municpios determina que:

a) o Conselho Nacional de Sade seja responsvel pela distribuio direta dos recursos federais aos prestadores pblicos e privados. b) o repasse federal de recursos aos municpios seja proporcional aos gastos com procedimentos de alto custo. c) o repasse de verbas seja proporcional ao perfil demogrfico e epidemiolgico e aos servios executados. d) os prestadores de servio contratados pelo SUS sejam ressarcidos diretamente pelo Ministrio da Sade. e) o repasse de recursos aos municpios seja proporcional ao de unidades de sade existentes.

80.

De acordo com a NOB/96, os trs grandes campos de ateno sade so:

a) Tcnicas avanadas de diagnsticos, ampliao da rede de hospitais para atender a populao, uso precoce de antibiticos. b) Assistncia mdica nos nveis municipal, estadual e federal. c) Financiamento, recursos humanos e gerncia. d) Assistncia individual e coletiva, intervenes ambientais, poltica externas ao setor sade que interferem nos determinantes sociais do processo sade-doena. e) Assistncia primria, secundria e terciria.

COREME - UNITAU 2009

34

Concurso de Residncia Mdica - 2009

GABARITO-RASCUNHO
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Identificao obrigatria
Nome do candidato: ___________________________________________

COREME - UNITAU 2009

35

You might also like