You are on page 1of 2

Cincias Naturais

Transmisso da vida

9.a

Fecundao, mtodos contracetivos e doenas sexualmente transmissveis


Mtodos contracetivos
Mtodos contracetivos mais comuns
Grau de segurana Observaes

Mtodos

Descrio
Baseia-se no clculo do perodo frtil atravs da avaliao da temperatura corporal da mulher. A temperatura retal sobe alguns dcimos de grau no perodo frtil, imediatamente a seguir ovulao, e mantm-se nesse patamar durante a evoluo do corpo amarelo.

Modo de ao

Mtodo da temperatura

Ausncia de relaes no perodo frtil, evitando assim a fecundao.

Pouco seguro

Podem existir variaes de temperatura que no estejam relacionadas com a ovulao. No uma forma de proteo contra as doenas sexualmente transmissveis.

Naturais

Mtodo de Ogino-Knauss

Baseia-se no clculo da ovulao para determinar os dias frteis, que vo do 10. ao 16. dias do ciclo, desde o incio do perodo menstrual.

Ausncia de relaes no perodo frtil, evitando assim a fecundao.

Pouco seguro

Podem existir oscilaes da data de ovulao pois o ciclo menstrual de muitas mulheres irregular. No uma forma de proteo contra as doenas sexualmente transmissveis.

Mtodo de Billings

Baseia-se na anlise das Ausncia de propriedades do muco cervical, relaes no que se torna transparente, perodo frtil, elstico e escorregadio no evitando assim a perodo frtil. fecundao.

Pouco seguro

No uma forma de proteo contra as doenas sexualmente transmissveis.

Preservativo masculino

Impede que os Manga de ltex muito fina que espermatozoides colocada sobre o pnis ereto. entrem na vagina.

Seguro

uma forma de proteo contra as doenas sexualmente transmissveis. necessrio ter alguns cuidados especiais com os preservativos. (1)

No naturais

Preservativo feminino

Invlucro de borracha que se coloca no interior da vagina.

Mecnicos

Impede que os espermatozoides possam chegar s trompas de Falpio.

Seguro

uma forma de proteo contra as doenas sexualmente transmissveis.

Diafragma

Cpula de borracha fina que introduzida sobre o colo do tero.

Impede que os espermatozoides atinjam o vulo

Seguro

No uma forma de proteo para a maioria das doenas sexualmente transmissveis, inclusive a SIDA. Desaconselhado s adolescentes pelo risco de infees que podem provocar infertilidade. No uma forma de proteo contra as doenas sexualmente transmissveis.

Dispositivo intrauterino (DIU)

Pequeno objeto em forma de T que colocado no interior do tero.

Impede a nidao

Seguro

www.escolavirtual.pt

Escola Virtual

1/2

Mtodos contracetivos mais comuns (continuao)


Grau de segurana Observaes

Mtodos

Descrio

Modo de ao

Espermicidas

No naturais

Qumicos

Cremes ou espumas utilizados antes das relaes sexuais

Matam os espermatozoides.

Pouco seguro

No so uma forma de proteo contra as doenas sexualmente transmissveis.

Plula

Comprimidos de hormonas sintticas (estrognios e progesterona).

Impedem a ovulao.

Muito seguro

No uma forma de proteo contra as doenas sexualmente transmissveis. Para a contraceo de emergncia recorre-se plula do dia seguinte. (2)

(1) Cuidados a ter com o preservativo verificar se o preservativo se encontra dentro do prazo de validade; no guardar os preservativos em locais sujeitos a variaes de temperaturas (por exemplo, o porta-luvas do carro); ao manusear e colocar os preservativos deve ter-se cuidado com as unhas e objetos cortantes, para no haver rutura da borracha; o preservativo deve revestir completamente o pnis, para impedir qualquer contacto com o esperma. (2) Plula do dia seguinte Se no foi usada proteo durante uma relao sexual ou se esta no foi eficaz, pode recorrer-se contraceo de emergncia: a plula do dia seguinte, constituda por dois comprimidos, que devem ser tomados nas 72 h que se seguem ao ato sexual. Esta plula no tem efeito abortivo. Consoante a altura do ciclo em que for tomada pode impedir ou atrasar a ovulao, retardar ou inibir a fecundao do vulo ou ocito ou impedir a nidao. Pelos seus efeitos secundrios graves no deve ser usada com frequncia.

Outros mtodos contracetivos Existem mtodos contracetivos que so menos usados, tais como: a miniplula comprimidos semelhantes s plulas comuns mas com uma dosagem muito baixa de progesterona e sem estrognios, que tornam o muco cervical mais espesso dificultando a passagem dos espermatozoides e impedindo a ovulao. Estas plulas so recomendadas para as mulheres que esto a amamentar; as injees hormonais injees que contm hormonas sintticas (tal como a plula) e cujo perodo de atuao varia entre as 8 e as 12 semanas; o coito interrompido mtodo em que, segundos antes de ejacular, o homem tira o pnis da vagina da mulher. Trata-se de um mtodo pouco eficiente, j que o fluido da prejaculao pode conter espermatozoides vivos, existindo, assim, o risco de se engravidar; a laqueao das trompas procedimento cirrgico definitivo que consiste em fazer um bloqueio ou fecho das trompas de Falpio que impede os espermatozoides de entrarem na zona uterina onde se d o encontro com os vulos; a vasectomia masculina procedimento cirrgico definitivo que consiste em fazer um corte no canal deferente, que a via que transporta os espermatozoides. Assim, o smen emitido na ejaculao no contm espermatozoides.

You might also like