You are on page 1of 14

FACULDADE OUTUBRO, 2010

PIO

DCIMO

INTRODUO
Esse trabalho tem por objetivo mostrar o funcionamento e a constituio fsica dos disjuntores, tais como suas utilidades no campo da engenharia eltrica. O disjuntor um componente essencial na atualidade e um importante mecanismo de segurana no para as instalaes eltricas. Sempre que h uma elevao de corrente abrupta, ou um curto circuito nas instalaes, o disjuntor interrompe o circuito at que algum possa resolver o problema. Sem os disjuntores (ou, como alternativa, os fusveis), a eletricidade seria impraticvel, devido ao perigo potencial de incndios, danos resultantes de problemas na fiao eltrica ou falhas de equipamento.

DISJUNTOR
Disjuntor um sistema de segurana de um circuito eltrico, contra sobrecargas eltricas ou curtos-circuitos e tem a funo de interromper a passagem de corrente eltrica no circuito, caso a intensidade da corrente ultrapassar a intensidade limite que, normalmente, vem especificada nos prprios disjuntores. Uma boa caracterstica dos disjuntores, que, alm de proteger a corrente, ele tambm serve como dispositivo de manobra (NBR 5361). Os disjuntores de interrupo ao ar livre so os mais simples e, historicamente, foram os primeiros equipamentos a serem utilizados. Para atender ao crescimento das potencias de interrupo, e a elevao dos nveis de tenso nos sistemas eltricos, surgiram os disjuntores a leo mineral isolante. Na dcada de 30, os disjuntores a ar comprimido apareceram como a melhor tcnica de extino do arco eltrico de alta tenso, resultando do seu emprego uma melhor segurana, tendo em vista que na poca foram registrados muitos acidentes decorrentes da exploso e incndio de disjuntores a leo. Em 1953, os EUA construram o primeiro prottipo do disjuntor a SF6. Os disjuntores a vcuo foram fabricados nos inicio dos anos 70 com boa aceitao para utilizao em media tenso. Atualmente as perspectivas so de utilizao de disjuntores a semicondutores, que j esto sendo desenvolvidos em laboratrios. Pgina 1

Os

disjuntores

devem

satisfazer

as

seguintes

condies

para

um

funcionamento ideal: Abrir e fechar um circuito com um menos tempo possvel; Conduzir a corrente de carga das linhas; Deve suportar termicamente a corrente de carga do sistema; Suporta trmica e mecanicamente a corrente de curto circuito do sistema por um determinado tempo especificado; Isolar a tenso do sistema, em relao terra e entre seus plos, sobre quaisquer condies do meio ambiente (sol, chuva, em atmosferas poludas, etc); Ter adequada resistncia mecnica, no ser afetado por vibraes, ser compacto, requerer pouca manuteno e ser de fcil montagem. Atualmente existem disponveis no mercado vrias tipos de disjuntores, sendo o que caracteriza cada um deles e sua tcnica de extino do arco eltrico. As principais tcnicas so as seguintes: Sopro magntico; Disjuntores a leo,; Ar comprimido; SF6 Vcuo; Semicondutores.

DISJUNTORES SOPRO MAGNTICO


Neste tipo de disjuntor os contactos abrem-se no ar, empurrando o arco voltaico para dentro das cmaras de extino, onde ocorre a interrupo, devido a um aumento na resistncia do arco e conseqentemente na sua tenso. Este aumento na resistncia do arco conseguido atravs de: Aumento do comprimento do arco; Fragmentao do arco em vrios arcos menores, em srie, nas vrias fendas da cmara de excitao; Resfriamento do arco em contacto com as mltiplas paredes da cmara.

As foras que impelem o arco para dentro das fendas da cmara so produzidas pelo campo magntico da prpria corrente, passando por uma ou mais bobinas (dai o nome de sopro magntico) e, eventualmente, por um sopro pneumtico auxiliar produzido pelo mecanismo de acionamento. Este sopro pneumtico muito importante no caso de interrupo de pequenas correntes, cujo campo magntico insuficiente para impelir o arco para dentro da cmara, o que ocasionaria tempos de arco muito longos. Existem vrios tipos de formatos de cmara de extino para disjuntores a sopro magntico. As placas que formam a cmara podem ser de material isolante, de ao, ou ainda, de uma combinao dos dois. Em cada uma destas alternativas encontramos ainda vrios tipos de configurao de cmara, especficos de cada fabricante.

Figura 1 Disjuntor a Sopro magntico de baixa tenso

Os circuitos magnticos de sopro tambm possuem vrias configuraes, sendo as principais as de tipo de ncleo externo (onde o campo magntico produzido pela corrente a ser interrompida circulando atravs de bobinas) ou interno (onde o campo produzido pelo prprio arco voltaico atravs de um circuito magntico formado pela prpria cmara). Uma das principais caractersticas dos disjuntores a sopro magntico a grande resistncia do arco voltaico. Isto se deve ao fato de que nestes disjuntores o arco queima no ar e impelido a se alongar consideravelmente, aumentando a sua resistncia e conseqentemente a sua tenso. Esta alta resistncia ir interagir com o circuito, modificando o ngulo de fase do mesmo, tornando-o mais resistivo e diminuindo o valor instantneo da tenso de restabelecimento aps a interrupo. Pode-se dizer, portanto, que de uma maneira geral, os disjuntores a sopro magntico no produzem grandes surtos de manobra.

Os disjuntores a sopro magntico so usados em baixa tenso e mdia tenso at 24 kV, principalmente montados em cubculos. O fato de no possurem meio extintor inflamvel como o leo, torna-os seguros e aptos para certos tipos de aplicaes especficas. O fato de queimarem o arco no ar provoca rpida oxidao nos contactos exigindo uma manuteno mais freqente. Quando operam produzem grande rudo, o que pode tambm, em certos casos, limitar o seu uso.

DISJUNTORES A LEO
Nestes equipamentos os dispositivos de interrupo so imersos em leo isolante. Nestes disjuntores, a extino do arco se d atravs da gerao de gases, principalmente hidrognio, em virtude da decomposio das molculas de leo devida s altas temperaturas desenvolvidas na regio do arco. O aumento da presso interna das cmaras de interrupo cria um fluxo de leo que ira disionar o dieltrico, resfriar e alongar o arco. So utilizados dois tipos de cmaras de extino nos disjuntores a leo: cmara de sopro transversal (cross blast) e cmara de sopro axial (axial blast). Nas cmaras de sopro transversal, os gases formados pelo arco aumentam a presso em seu interior, sendo obrigados a passar atravs de aberturas, para alivio desta sobre presso. O arco forado contra as paredes resfriadas da cmara de extino, sofrendo um alongamento. O arco extinto quando a corrente, ao passar por zero, no libera mais energia. Na cmara de sopro axial, a presso dos gases gerados com o arco provoca o fluxo mltiplo de leo ao longo de toda a circunferncia da cmara, removendo os gases ionizados da regio entre os contatos atravs de aberturas. Neste tipo de cmara, o arco mantido em uma posio axial na cmara at ser extinto. Existem duas categorias de disjuntores a leo: os disjuntores de grande volume de leo e os de pequeno volume de leo.

DISJUNTORES A GRANDE VOLUME DE LEO (GVO)


So disjuntores de alta capacidade de interrupo, compostos basicamente de um grande tanque metlico mantido no potencial de terra, cheio de leo isolante, no qual esto imersos os contatos principais, cmara de extino e parte do

mecanismo de acionamento dos contatos mveis. Os disjuntores de alta tenso possuem unidades individuais por plo, mecanicamente conectadas pelo mecanismo de acionamento dos contatos moveis responsvel pelas operaes de fechamento e abertura simultnea por trs plos. Cada plo composto por um tanque com duas buchas condensivas de sada na sua parte superior, duas cmaras de interrupo suspensas presas na parte inferior de cada bucha de sada, um elemento mvel, que faz a ligao entre as duas cmaras de interrupo e onde esto montados os contatos moveis, o mecanismo de acionamento dos contatos moveis e, se necessrio, transformadores de corrente montados na parte inferior das buchas. Os disjuntores mais recentes utilizam cmaras de sopro axial.

Figura 2 Disjuntor a Grande Volume de leo (GVO)

Do ponto de vista de manuteno, os disjuntores a grande volume de leo requerem filtragem de leo com razovel freqncia devido a carbonizao do leo durante as interrupes de corrente.

DISJUNTORES A PEQUENO VOLUME DE OLEO (PVO)


O desenvolvimento das cmaras de interrupo nos disjuntores GVO tornou possvel a construo de disjuntores com quantidades bem menores de leo isolante. As pesquisas dos diversos fabricantes resultaram em avanos que levaram a expressivas redues nas dimenses e ao melhoramento das caractersticas eltricas e de desempenho destes disjuntores. Um disjuntor PVO de baixa e media tenso (menor ou igual a 36kV) composto de :

Trs plos constitudos de um depsito inferior e um superior, separados por um cilindro isolante no qual colocada a parte ativa no disjuntor (cmara de interrupo, contatos fixos e moveis etc). Estes plos so montados numa estrutura comum;

Um mecanismo de operao montado na outra face da estrutura e ligado aos plos atravs de uma haste isolante; Uma estrutura suporte, na qual pode ser montado um carrinho suporte ou no.

Figura 3 Parte internas de Disjuntor a Pequeno Volume de leo (PVO)

A principal vantagem dos disjuntores PVO sobre os GVO a sensvel reduo da quantidade de leo isolante utilizado. Para disjuntores de mesma classe de tenso e de mesma capacidade de interrupo, um disjuntor PVO necessita cerca de 20% do leo utilizado num disjuntor GVO. Outro ponto interessante que o isolamento para a terra no assegurado pelo leo isolante das cmaras de interrupo. Este isolamento feito por isoladores de porcelana cheios ou no de leo isolante. Os disjuntores PVO so encontrados em todas as classes de tenso e nas mais variadas condies de servio.

Alem disso, podemos comparar ainda as vantagens e desvantagens dos dois tipos de disjuntores:
TIPO GVO VANTAGEM Grande capacidade de interrupo em curto-circuito DESVANTAGEM Grande volume de leo; Pouco adaptvel para manobrar reatores e Risco de incndio; Manuteno muito dispendiosa No muito adaptado ao uso em sistemas Quando aumenta a tenso, aumenta o Pouco adaptvel para manobrar reatores e

capacitores em certas faixas de corrente

prtica PVO

Manuteno simples e

de extra-alta tenso; Maior Confiabilidade numero de pontos de corte por plo capacitores em certas faixas de corrente

DISJUNTORES A AR COMPRIMIDO
Os disjuntores a ar comprimido utilizam o ar comprimido como meio de extino do arco eltrico e na maioria das vezes, para isolamento e acionamento dos contatos moveis. H dois tipos de cmaras de extino utilizadas nos disjuntores a ar comprimido: as cmaras de sopro axial numa nica direo e as de sopro axial em duas direes. Nos disjuntores modernos, as cmaras de interrupo esto total e permanentemente pressurizadas. O sopro de ar inicia-se pela abertura das vlvulas de sopro para a atmosfera, provocando o fluxo do ar comprimido no interior das cmaras. O fluxo de ar na regio entre os contatos resfria e alonga o arco. Nos disjuntores de sopro numa nica direo, o fluxo de ar comprimido para a atmosfera se da atravs do contato mvel. Nos disjuntores de sopro em duas direes, uma vlvula de sopro principal e uma auxiliar so abertas para a atmosfera, dando origem a um fluxo de ar atravs dos contatos moveis e fixo. As boas caractersticas dieltricas do ar comprimido, e a possibilidade de aproveitamento de outras caractersticas que favorecem a interrupo dos disjuntores a ar comprimido (velocidade, intensidade do sopro) tornam estes disjuntores adequados a grande capacidade de interrupo.

Figura 4 Disjuntor a Ar Comprimido em formao T

Os plos dos disjuntores a ar comprimido so individuais e de construo modular. A combinao de idnticas unidades de cmara de interrupo permite sua utilizao em diferentes classes de tenso, com diferentes capacidades de interrupo, com base no principio de mltipla interrupo com controle de distribuio da tenso, nas varias cmaras de interrupo do plo. Este arranjo depende do numero de cabeas de interrupo suportadas por uma coluna isolante: formao T, no caso da coluna isolante suportar uma cabea de interrupo com duas cmaras de extino; ou formao Y, no caso da coluna isolante suportar duas cabeas de interrupo com duas cmaras de extino, cada uma delas. Algumas vantagens da construo modular; Menor nmero de isoladores de porcelana, uma vez que uma coluna suporta duas ou quatro cmaras de extino; Peas sobressalentes idnticas para todos os disjuntores; Facilidade de montagem; Possibilidade de modificaes para aumento da capacidade de interrupo ou da corrente nominal. Os disjuntores a ar comprimido exigem uma superviso permanente da presso no interior do disjuntor, para assegurar que os mesmos s operem com segurana. Uma eventual queda de presso nominal acionar chaves de presso (pressostatos) de superviso conectadas ao circuito pneumtico do disjuntor, que acionaro os bloqueios, alarmes e comandos inerentes a esses pressostatos (acionamento da eletrovlvula de reenchimento, bloqueio de abertura, abertura automtica, bloqueio de fechamento, abertura dos seccionadores isoladores,

fechamento automtico de emergncia). Um disjuntor somente poder fechar, caso possa abrir imediatamente aps a operao de fechamento, estando assegurada sua capacidade nominal de interrupo. Outro ponto a se considerar a grande capacidade de permanncia de um valor mnimo de presso de ar comprimido, com rigidez dieltrica suficiente para impedir reaparecimento do arco eltrico, mesmo em caso de ocorrncia de um acidente grave, onde no seja mais possvel impedir a queda da presso interna do disjuntor e conseqentemente, o vazamento do ar comprimido. O suprimento de ar comprimido para o disjuntor deve proporcionar um desempenho confivel durante toda sua vida. O ar deve ser altamente seco e sem contaminao. Uma armazenagem individual deve garantir a realizao do ciclo de operaes que foi especificado.

DISJUNTORES A SF6
O SF6 um gs incolor, inodoro e no combustvel. Em condies normais, quimicamente estvel e inerte. No seu estado puro, absolutamente no txico e no causa corroso. As principais razes que determinam sua utilizao em equipamentos de alta tenso so: Ser um excelente meio isolante; Possuir caractersticas favorveis a interrupo da corrente eltrica.

A molcula do gs SF6 tem uma estrutura simtrica, sendo, por isso, muito estvel. A distribuio do potencial interno e as propriedades de absoro de energia resultam da natureza eletronegativa da molcula de SF 6 que capta os eltrons livres e retarda o fenmeno de avalanche que inicia a disrupo. A rigidez dieltrica do SF6 cerca de 2,5 vezes a do ar a 1 atm de presso e em um campo eltrico homogneo. Essa relao aumenta com o aumento da presso. A grande capacidade de transferncia de calor e a baixa temperatura de ionizao do ao SF6 excelentes propriedades para extino de arcos eltricos. Comparados com o ar, possui uma eficincia para suprimir arcos cerca de 10 vezes maior. O tempo em que um arco extinto no SF6 100 vezes menor que no ar, sob condies similares. Apresenta ainda as caractersticas de ser auto-regenervel e de no formar depsitos de material condutor, aps a extino do arco.

O SF6 um gs extremamente estvel em temperaturas normais. Nas temperaturas superiores a 1500K, tais como as geradas por arco nas interrupes de correntes ou de descargas parciais, ele se dissocia rapidamente, formando fluoretos de enxofre, tais como SF5, SF4 etc, e flor livre. A estabilidade do SF6 pode ser perturbada quando a quantidade de umidade no gs estiver acima de determinado nvel. O decrscimo da tenso suportvel ao longo da superfcie dos materiais isolantes no gs, e a formao de produtos que atacam os materiais usados nos disjuntores, so fenmenos que devem ser considerados. As excelentes qualidades de isolamento e de extino do arco do SF 6 permitiram um significativo avano na construo de disjuntores. Os dois tipos de disjuntores a SF6 so extremamente simples. So eles: disjuntores de dupla presso e disjuntores de nica presso ou puffer type. Ambos so selados para a atmosfera, a fim de evitar a perda do SF6.

DISJUNTORES DE DUPLA PRESSO


So caracterizados por sua alta potencia de ruptura e curto tempo de interrupo. Seu projeto mecanicamente complexo, por possuir mais peas moveis que os disjuntores de simples presso. Possui um compressor de gs responsvel pela manuteno de um volume de gs SF6 a alta presso, armazenando num reservatrio interno ao disjuntor. Numa interrupo, no instante em que os contatos separam-se e h a formao do arco, o gs do reservatrio de alta presso soprado, durante determinado tempo, diretamente na regio entre contatos, no sistema de baixa presso. Aps cessar o fluxo de gs, a presso do sistema de alta presso reposta pela transferncia do gs do sistema de baixa para o sistema de alta presso, atravs do compressor de gs. Estes disjuntores tambm possuem resistores de aquecimento em seus reservatrios de alta presso, a fim de se reduzir riscos de liquefao do SF6 em baixas temperaturas ambientes.

Figura 5 Disjuntor SF6 de Dupla Presso

DISJUNTORES DE NICA PRESSO


Possuem um projeto mais recente e, por terem apenas uma presso, dispensam a utilizao do compressor de gs. A presso requerida para o sopro, e conseqentemente extino do arco, produzida durante a operao de abertura do disjuntor por meio de um pisto solidrio a haste de contato mvel que, ao movimentar-se, comprime o gs dentro de uma cmara. Outra vantagem que, utilizando-se o gs a um baixo valor de presso, torna-se possvel utilizar os disjuntores a SF6 em temperaturas ambientes de at -20C sem ser necessrio um sistema auxiliar para aquecimento do gs. Alem destas caractersticas, a disjuntores a simples presso apresenta: Alta capacidade de interrupo com mecanismo de operao de relativa baixa energia; Curto tempo de interrupo (2 a 3 ciclos); Interrupo de corrente capacitiva sem reacendimento do arco, devido s propriedades de extino do SF6; As caractersticas eltricas dos disjuntores a SF6 dependem da densidade do SF6, isto , da quantidade de molculas de gs existente num determinado volume. Com temperatura e volume constantes, um acrscimo de densidade significa um aumento de presso do gs. Num compartimento, desde que a densidade seja mantida constante, a presso varia de acordo com a variao da temperatura ambiente. Essa variao de presso, contudo, no implica em alterao nas caractersticas eltricas do gs, j que no houve acrscimo ou decrscimo da quantidade de gs. Sendo difcil monitorar-se diretamente a densidade do gs, este controle feito por chaves de presso em que as variaes de temperatura so

automaticamente compensadas. Estas chaves de presso so conhecidas por monitores de densidade de gs. Os disjuntores a SF6 deste tipo tm como caracterstica requerer menor freqncia de manuteno do que os disjuntores a leo e a ar comprimido.

DISJUNTORES A VCUO
A tcnica de interrupo da corrente no vcuo consiste na separao de um contato mvel de um contato fixo, dentro de um recipiente com vcuo da ordem de 0,00001 Torr (0,01133N/m2). O objetivo do processo de interrupo como nos demais tipos de disjuntores, extinguir o arco na passagem da corrente por zero. O arco ser extinto se a energia do sistema for menor que a dissipada no processo de desionizao, e assim permanecer se o estabelecimento da suportabilidade dieltrica entre os contatos for suficientemente rpido para suportar a tenso de restabelecimento transitria. Nos disjuntores a vcuo a ionizao do dieltrico caracterizada por um vapor metlico proveniente dos contatos. A eficincia do processo de interrupo determinada pela rapidez da condensao deste vapor metlico nas superfcies dos contatos e barreiras de proteo. Os disjuntores a vcuo so constitudos por um corpo cilndrico isolante, normalmente cermico, onde num dos lados, montado um fole de expanso responsvel pela estanqueidade do vcuo da parte interna das cmaras para o ambiente.

Figura 6 Disjuntor a Vacuo

Como vantagem, os DV apresentam curto tempo de arco para qualquer capacidade de interrupo, so capazes de executar rpidos religamentos, no apresentam qualquer risco de incndio e sofrem um mnimo desgaste dos contatos principais. ;e possvel associar-se varias cmaras de interrupo em serie, para utilizao em maiores classes de tenso tal como se faz com os disjuntores a pequeno volume de leo a SF6 e a ar comprimido. Possuem como caracterstica uma longa vida til, com uma mnima necessidade de manuteno.

DISJUNTORES A SEMICONDUTORES
O panorama das tcnicas de interrupo da corrente eltrica no estaria completo, caso no fosse mencionada a utilizao dos semicondutores, a nica alternativa tecnicamente vivel a se contrapor aos atuais processos de interrupo do arco eltrico. A tcnica de interrupo a semicondutores permite desempenhos prximos daqueles teoricamente atribudos ao disjuntor ideal, muito mais que os das outras tcnicas de interrupo do arco eltrico, isto ocorre principalmente pela ausncia de manifestaes externas. A resistncia dos semicondutores tem como caracterstica passar rapidamente de um valor muito baixo, para um valor considervel, quando a corrente eltrica passa pelo valor zero, como acontece no arco eltrico. Porem, neste caso, o fenmeno ocorre em temperatura ambiente. Infelizmente os semicondutores possuem, por sua natureza, uma inrcia trmica extremamente baixa, o que caracteriza sua conhecida incapacidade de suportar grandes sobrecargas, n=mesmo durante curtos intervalos de tempo. Apesar do fato dos semicondutores se encontrarem melhor situados na escala de energia requerida para interrupo, um pouco acima de um utpico disjuntor ideal (energia de interrupo igual a zero), os disjuntores a semicondutores no apresentam uma correspondente reduo de custo, no sendo, no momento, economicamente utilizveis em substituio s atuais tcnicas de interrupo do arco eltrico. Entretanto, o desenvolvimento de dispositivos de sincronizao suficientemente precisos poder torn-los competitivos, ao permitir reduzir as solicitaes trmicas a que so submetidos.

Devemos tambm considerar outras vantagens significativas do emprego de semicondutores na tcnica de interrupo de correntes, tais como: Obteno de condies ideais de interrupo, sem provocar sobretenses de manobras; Ausncia de desgastes e manuteno (de contatos, de partes mecnicas); Possibilidade equipamentos. So significativas as vantagens que as tcnicas de interrupo por elemento esttico poder trazer aos futuros disjuntores, sendo possvel garantir, sem grande risco de erro, que os disjuntores a semicondutores sero comumente empregados num futuro prximo. de determinar previamente o desempenho dos

CONCLUSO
Por meio da pesquisa realizada sobre disjuntores, concluiu-se que setor de engenharia eltrica vem desenvolvendo vrias tcnicas para melhorar o desempenho destes equipamentos eltricos, buscando obter dispositivos que atendam os requisitos de segurana e rapidez na de interrupo dos circuitos no momento de um arco eltrico devido aos curtos circuitos. Vale destacar tambm que busca-se obter tambm equipamentos que necessitem o mnimo possvel de manuteno e que com peas relativamente baratas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Mamede, Joo. Instalaes eltricas industriais, 6ed., LTC, Rio de Janeiro, RJ, 2002 Carvalho, Antonio Carlos Cavalcanti de [et al]. Chaves e Disjuntores, EDUFF, Niteroi, RJ, 1995

You might also like