You are on page 1of 3

Usucapio de terra devoluta

No havendo registro de propriedade do imvel, inexiste, em favor do Estado, presuno relativa de que sejam terras devolutas, cabendo a este provar a titularidade pblica do bem. Caso contrrio, o terreno pode ser usucapido. Com este entendimento, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) no atendeu a pedido da Unio e acabou mantendo a deciso de segunda instncia que reconheceu a aquisio originria de terra situada no municpio de Bag (RS) por usucapio para duas mulheres. No caso, as mulheres ajuizaram ao de usucapio. A Unio, por sua vez, pediu a extino do processo, alegando que a rea est posicionada distncia de 66 km, em linha seca, da fronteira entre Brasil e o Uruguai, faixa destinada a ser devoluta, nos termos do artigo 1 da Lei 601/50, regulamentada pelo artigo 82 do Decreto 1.318/54. O juzo da Vara Federal de Bag proveu a ao por reconhecer o preenchimento dos requisitos aquisio da terra por usucapio. A Unio apelou da sentena. O Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul (TJRS) negou a apelao ao entendimento de que o imvel, mesmo que esteja localizado na faixa de fronteira, est sujeito aos efeitos da prescrio aquisitiva. Para o TJ, as terras devolutas, integrantes do domnio pblico, por no estarem afetadas a um fim pblico, so de direito disponvel, tal qual os bens particulares. Por essa razo, podem sofrer os efeitos do usucapio. Inconformada, a Unio recorreu ao STJ sustentando ser invivel o usucapio em face de o imvel ser devoluto e pblico, envolvendo faixa de fronteira. O particular que teria de provar que a rea postulada advm de situao diversa das contidas na legislao foi desmembrada legitimamente do domnio pblico. Ao decidir, o relator, ministro Luis Felipe Salomo, destacou que, seguindo o entendimento j pacificado do STJ, o terreno localizado em faixa de fronteira, por si s, no considerado de domnio pblico. O ministro ressaltou tambm que, inexistindo presuno de propriedade em favor do Estado e no se desincumbindo este nus probatrio que lhe cabia, no se pode falar em pedido juridicamente impossvel, devendo ser mantida a deciso das instncias inferiores. NOTAS DA REDAAO A deciso em questo nos permite uma reflexo na seara dos Direitos Reais, envolvendo inclusive tema afeto ao Direito agrrio, concernente s terras devolutas. Vejamos os elementos que constituram a deciso. Terras devolutas so terrenos pblicos, ou em outras palavras, propriedades pblicas que nunca pertenceram a um particular mesmo estando ocupadas. O termo devolutas relaciona-se com a deciso de devoluo desta terra para o domnio pblico ou no, dependendo de aes ditas discriminatrias. Historicamente, envolvia a devoluo de terras que foram da coroa portuguesa, no perodo do Brasil Imprio, e que portanto, por serem pblicas, nos termos da Constituio da Repblica no poderiam ser usucapidas.

Quanto ao tema preconiza a CR/88 em seu art. 188 que a destinao de terras pblicas e devolutas ser compatibilizada com a poltica agrcola e com o plano nacional de reforma agrria. Referida norma abala o entendimento ptrio at que advindo essa redao as terras devolutas, bem como pblicas, no poderiam ser usucapidas (arts. 183, caput; e, 191, pargrafo nico da CR/88). A lei que delimita o tema a Lei n. 601/1850, que em seu art. 3 determina: Art. 3 So terras devolutas: 1 As que no se acharem aplicadas a algum uso pblico nacional, provincial, ou municipal. 2 As que no se acharem no domnio particular por qualquer titulo legtimo, nem forem havidas por sesmarias e outras concesses do Governo Geral ou Provincial, no incursas em comisso por falta do cumprimento das condies de medio, confirmao e cultura. 3 As que no se acharem dadas por sesmarias, ou outras concesses do Governo, que, apesar de incursas em comisso, forem revalidadas por esta Lei. 4 As que no se acharem ocupadas por posses, que, apesar de no se fundarem em ttulo legal, forem legitimadas por esta Lei. Assim, conforme se pode extrair da deciso em comento, pacfico nos Tribunais Superiores que desde a CR/88 faz-se necessrio que a entidade pblica demonstre que a terra devoluta pblica. Do contrrio no ser tido por bem dominial e portanto, alienvel e passvel de usucapio. Inclusive, ensina Pontes de Miranda que se a terra no est registrada como pblica, no pode ser tida como presumidamente pblica por tratar-se de terra devoluta, mas sim, nos termos da lei civil terra de ningum e portanto, usucapvel. O registro o ttulo hbil para provar a titularidade do bem, sendo ele a prova cabal, nos termos da lei civil, da mesma forma que o registro de nascimento faz prova de determinado indivduo, seu parentesco, sua idade, etc, para fins de aes de estado por exemplo. A usucapio instituto de Direito Real consistente em forma de aquisio originria de propriedade de bem imvel, que se materializa aps decurso de prazo denominado de prescrio aquisitiva fixada em lei pelo exerccio reiterado da posse direta do bem de forma mansa e pacfica e sem vcios que o invalidem. Conforme a orientao do art. 1208 do CC/02 no induzem a posse os atos de mera permisso ou tolerncia, assim como no autorizam a sua aquisio os atos violentos, ou clandestinos, seno depois de cessar a violncia, ou a clandestinidade. em meio a este tema que se deu a demanda cujo fecho teve por deciso a que estamos comentando. A questo que exsurge diante da controvrsia submetida apreciao do judicirio simples: possvel usucapir terra devoluta?

Entretanto, a reposta pode no ser to bvia quando to somente aplicado o texto constitucional que estabelece que se bem pblico no pode ser usucapido. Em verdade, a interpretao deve considerar o ordenamento como um todo e no apenas dispositivos isolados. Ento cabe a considerao de outras regras. Ainda quanto a matria, temos que a CR/88 determina que as terras devolutas integram o patrimnio dos estados, nos termos do artigo 26, IV, pertencendo aos demais entes federativos apenas algumas faixas mencionadas, consoante art. 20, II, a saber: Art. 26: Incluem-se entre os bens dos Estados: IV - as terras devolutas no compreendidas pela Unio. Art. 20: So bens da Unio: II - as terras devolutas indispensveis defesa das fronteiras, das fortificaes e construes militares, das vias federais de comunicao e preservao ambiental, definidas em lei; A controvrsia objeto da deciso em comento trata justamente das terras devolutas situadas na fronteira Brasil/Uruguai, tratando-se portanto de bem da Unio j que supostamente indispensvel defesa da fronteira. Ocorre que o fato de ser fronteira no exclui a premissa antes apontada de que cabe ao Poder Pblico provar tratar-se o imvel em discusso de terra pblica, devendo para tanto fazer demonstrao atravs de ttulo hbil, qual seja o registro do mesmo. Ocorre que, como se depreende da decisao, a Unio no fez prova do alegado, ou seja, de que o terreno era pblico. Conforme entendimento da Corte Superior, no havendo prova, a alegao de que terra devoluta, ou de que se trata de faixa fronteiria no suficiente para que o bem seja tido por dominial e portanto no usucapvel. Ademais, orienta a Smula 83 do STJ que o fato de estar em fronteira no torna a terra automaticamente devoluta. Sendo tal instituto de legitimao da posse, uma maneira de se adquirir a propriedade, relaes diretas surgem com a legitimao de posse para o posseiro, porquanto, em ambas, o possuidor pacfico por perodo de tempo fixado em lei, poder pleitear a terra. Ante o exposto, no obstante um imvel componha o domnio de uma pessoa de direito pblico, do ponto de vista de sua destinao ou utilizao, poder ele ser dominial, podendo, pois, ser usucapido.Muito se discutiu sobre a possibilidade de usucapir-se bens pblicos, havendo muitos adeptos a tal tese. Durante algum tempo, permitiu-se a usucapio sobre os bens pblicos patrimoniais e as terras devolutas. Com a lei 6969/81, permitiu-se a usucapio rural sobre as terras devolutas, posteriormente tendo a doutrina e a jurisprudncia, ao encontro da legislao, principalmente com o advento da Constituio Federal de 1988, fechado questo sobre a impossibilidade de aquisio de bens pblicos pela usucapio.

You might also like