You are on page 1of 7

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTO QUMICO FISPQ

Nome do Produto: SULFATO DE AMNIO (NH4)2 SO4


Vale Fertilizantes S/A

FISPQ n: 27 Pgina: 1 de 7
Data da ltima reviso: 06 de maio de 2011

1.

IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Nome do produto: Sulfato de Amnio (NH4)2SO4 Cdigo interno de identificao do produto: Sulfato de Amnio (NH4)2SO4 Nome da empresa: VALE FERTILIZANTES S.A. Endereo: Av. Eng. Plnio de Queiroz s/n Jd So Marcos Cubato/SP CEP 11570-901 Telefone da empresa: (13) 3369-3100 Telefone para emergncias: (13) 3369-3100 Fax: (13) 3369-3100 E-mail: comercial@valefert.com 2 IDENTIFICAO DE PERIGOS Perigos mais importantes: Prejudicial se ingerido. Evitar contato direto com produto. Efeitos do produto: O produto tem baixa toxicidade, porm os seguintes pontos devem ser observados: - Inalao: Alta concentrao de material em suspenso pode causar irritao no nariz e trato respiratrio, com sintomas como dor de garganta e tosse. - Contatos com a pele: Contato prolongado pode causar alguma irritao. - Contato com os olhos: Pode causar irritao aps contato. - Ingesto: Pequenas quantidades raramente podem causar efeitos txicos. Grandes quantidades podem causar desordens no trato gastrointestinal. - Efeitos Ambientais: Pode contaminar cursos dgua, tornando-os imprprios para uso em qualquer finalidade. Perigos especficos: A combusto de amnio pode resultar na emisso de gases txicos de xidos de nitrognio. Principais Sintomas: A ingesto pode causar nuseas, vmitos, diarrias, gastrite hemorrgica, convulses e nefrite. Classificao de Perigo do Produto Qumico: NFPA (National Fire Protection Association) Baixa = 0, leve = 1, moderada = 2, alta = 3, extrema = 4 Sade: 2 Inflamabilidade: 0 Reatividade: 0 Risco Especfico: Nenhum Viso geral de emergncia: Durante a recuperao de qualquer produto reutilizvel, tomar cuidado para no gerar excesso de poeira. Ter cuidado com o produto, pois pode ser escorregadio quando molhado. Manter o produto longe de sistemas de drenagem e corpos dgua, pois pode ser txico para organismos aquticos. Procure conter o produto derramado, removendo-o o mais rpido possvel.

Pgina 1 de 7

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTO QUMICO FISPQ


Nome do Produto: SULFATO DE AMNIO (NH4)2 SO4
Vale Fertilizantes S/A

FISPQ n: 27 Pgina: 2 de 7
Data da ltima reviso: 06 de maio de 2011

Isole e evacue a rea em caso de derramamento. Fique com o vento soprando as suas costas, durante o atendimento emergencial. O acesso das pessoas nas reas contaminadas s deve ser permitido se estiverem usando roupas especficas e proteo adequada. Elementos apropriados da rotulagem: ELEMENTOS DO RTULO Identificao do produto e telefone de emergncia do fornecedor Composio qumica DADOS Nome comercial: Sulfato de Amnio (NH4)2SO4 Sinnimo: Sulfato Diamnio Telefone de emergncia: (13) 3369-3100 Nitrognio Total: 20,5-21,0 (Min. N. 20%) gua: 0,3% Mx.

Pictogramas de perigo Palavra de advertncia Frase de perigo CUIDADO Quando inalado pode causar sintomas alrgicos, asma ou dificuldades de respirao. Causa irritao ocular. Causa irritao moderada a pele. Perigoso para a vida aqutica Conserve fora do alcance das crianas e dos animais domsticos. Evite contato com pele e olhos. Nunca aspire poeira do produto. A Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos (FISPQ) pode ser solicitada via telefone, e-mail ou no site da empresa: www.valefertilizantes.com

Frases de precauo

Outras informaes

3.

COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES

Substncia: Sulfato de Amnio (NH4)2SO4 Nome qumico comum ou nome genrico: Sulfato de Amnio (NH4)2SO4 Sinnimo: Sulfato Diamnio Chemical Abstract Service (n CAS): 7783-20-2 Impurezas que contribuam para o perigo: Nenhuma. 4 MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Medidas de primeiros-socorros: Inalao: Remova o acidentado para rea no contaminada e arejada. Se estiver respirando com dificuldade, administre oxignio. Aplique manobras de ressuscitao em caso de parada cardiorrespiratria. Encaminhe imediatamente ao hospital mais prximo. Contato com a pele: Remova a roupa contaminada pelo produto. Lave as reas de contato com gua em abundncia. Se a irritao persistir, procure um mdico.
Pgina 2 de 7

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTO QUMICO FISPQ


Nome do Produto: SULFATO DE AMNIO (NH4)2 SO4
Vale Fertilizantes S/A

FISPQ n: 27 Pgina: 3 de 7
Data da ltima reviso: 06 de maio de 2011

Contato com os olhos: Lave imediatamente os olhos com gua corrente durante 15 minutos, levantando as plpebras para permitir a mxima remoo do produto. Ingesto: No induza vmito. Se os vmitos ocorrerem espontaneamente, a vtima dever ser deitada de lado para prevenir a aspirao pulmonar. Encaminhar ao mdico.

5 MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Meios de extino apropriados: O produto no combustvel. Em caso de incndio chame o corpo de bombeiros. Utilize gua. Evite respirar fumaas txicas. Abra as portas e janelas do armazm para conseguir mxima ventilao. Meios de extino no recomendados: No use jatos de gua diretamente no produto. Mtodos especiais de combate a incndio: Nenhum. Proteo das pessoas envolvidas no combate a incndio: Use roupas de proteo e equipamento autnomo de proteo respiratria ou mscara de ar mandado, se necessrio. Perigos especficos da combusto do produto qumico: Vapores de amnia, xidos de nitrognio e enxofre, podem ser produzidos em caso de incndio.

6 MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Precaues pessoais: Remoo de fontes de ignio: Elimine as fontes de ignio tais como: chama aberta, fsforo/isqueiro, cigarros etc. Controle de poeira: Assegure a existncia de ventilao geral. Evite a disperso de p. Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosas e olhos: Utilize equipamentos de proteo individual adequados. Precaues ao meio ambiente: Tome cuidado para evitar a contaminao de cursos dgua e sistemas de drenagens. Informe as autoridades adequadas em caso de contaminao acidental dos cursos dgua. A substncia prontamente biodegradada. Mtodos para limpeza:. Qualquer derramamento do fertilizante deve ser limpo imediatamente e armazenado numa embalagem rotulada para disposio final adequada. Dependendo do grau e natureza de contaminao reutilizar o produto na propriedade agrcola ou d a destinao final adequada. Diferenas na ao de grandes e pequenos vazamentos: Derramamento pequeno: Use ferramentas apropriadas para por o slido derramado em um recipiente apropriado. Derramamento grande: Use p carregadeira para por o material dentro de um container apropriado. Finalize com varrio manual.

Pgina 3 de 7

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTO QUMICO FISPQ


Nome do Produto: SULFATO DE AMNIO (NH4)2 SO4
Vale Fertilizantes S/A

FISPQ n: 27 Pgina: 4 de 7
Data da ltima reviso: 06 de maio de 2011

7 MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseio: Mantenha o produto em embalagem fechada. Evite a formao excessiva de p. Evite exposio atmosfera para prevenir a absoro de umidade. Quando manipular o produto por longos perodos utilizar luvas Medidas tcnicas apropriadas: Armazenar em local fresco, seco e em rea ventilada. Isolar de materiais incompatveis. Preveno da exposio do trabalhador: Submeta todo o sistema a um controle peridico de manuteno. Mantenha a equipe permanentemente treinada. Preveno de incndio e exploso: Mantenha o produto longe do calor e de chamas. Precaues e orientao para manuseio seguro: Ventilar adequadamente a rea. Lavar a roupa contaminada antes de reutiliz-la. Evitar respirar a poeira. Utilizar proteo para os olhos, pele e trato respiratrio. Medidas de higiene apropriadas: No coma, beba ou fume no local de trabalho. Lave as mos aps manusear o produto e troque a roupa antes de entrar em local de refeio. Armazenamento: Armazene o produto em rea bem ventilada, longe do calor e de chamas. A rea de estocagem deve ser um local seco e limpo. Materiais para embalagem: O produto comercializado a granel ou embalado em big-bag com liner ou sacaria valvulada de polietileno.

8 CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL Parmetros de controle especficos Limites de exposio ocupacional: Para Sulfato de Amnio: LT=3 mg/m. Indicadores biolgicos: No encontrado. Medidas de controle de engenharia: Para reduzir a possibilidade de risco sade, faz-se necessrio o uso de um sistema de exausto local. Equipamentos de proteo apropriados Proteo olhos/face: Use culos de proteo Proteo pele/corpo: Use roupas impermeveis (botas e macaco). Proteo respiratria: Use mscara contra poeira/nvoa onde a ventilao for inadequada. Precaues especiais: Exponha-se somente o necessrio. 9 PROPRIEDADES FISICO-QUMICAS Estado fsico: Slido Forma: Grnulos ou cristais Cor: Branca. Odor: Inodoro pH: 3,5 a 5,0 (10% em gua). Ponto de fuso/congelamento: No aplicvel
Pgina 4 de 7

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTO QUMICO FISPQ


Nome do Produto: SULFATO DE AMNIO (NH4)2 SO4
Vale Fertilizantes S/A

FISPQ n: 27 Pgina: 5 de 7
Data da ltima reviso: 06 de maio de 2011

Ponto de ebulio: No aplicvel. Ponto de fulgor: No aplicvel Taxa de evaporao: No aplicvel. Inflamabilidade: No inflamvel. Limites superior/inferior de explosividade ou inflamabilidade: No aplicvel. Presso de vapor: No aplicvel. Densidade de vapor: No aplicvel. Densidade livre: - 945 a 1138 Kg/m3 (20 C) Solubilidade em gua: 76,9 g/100ml de gua a 25C Solubilidade em outros solventes: 72 g/1000 ml (30 C). Coeficiente de partio octanol/gua: No aplicvel. Temperatura de auto-ignio: No aplicvel. Temperatura de decomposio: > 235C Viscosidade: No Disponvel. Outras informaes Peso molecular: 132,14 g/mol 10 ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade qumica: estvel sobre condies normais de estocagem e manuseio. Reatividade: No reage. Possibilidade de reaes perigosas: No reage. Materiais ou substncias incompatveis: lcalis, cidos fortes, cobre e suas misturas. Produtos perigosos da decomposio: Pode emitir Amnia e xidos Sulforosos 11 IMFORMAES TOXICOLOGICAS Informaes de acordo com as diferentes vias de exposio Toxicidade aguda: Efeitos agudos potenciais sade: Pele causa irritao na pele. Olhos causa irritao nos olhos. Inalao causa irritao ao trato respiratrio, nariz, garganta, pode provocar tosse e espirro. DL50 (oral para ratos): 58 mg/kg. Toxicidade crnica: No h efeitos deletrios

12 INFORMAES ECOLGICAS Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto: Ecotoxicidade: LC50 para peixes (96 h): > 10 mg/l; EC50 para Daphnia (48 h): >10 mg/l; EC50 para algas: > 10 mg/l.
Pgina 5 de 7

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTO QUMICO FISPQ


Nome do Produto: SULFATO DE AMNIO (NH4)2 SO4
Vale Fertilizantes S/A

FISPQ n: 27 Pgina: 6 de 7
Data da ltima reviso: 06 de maio de 2011

Persistncia e degradabilidade: O produto substancialmente biodegradvel em gua. Bioacumulao: Nenhum potencial. Mobilidade: Solvel em gua. No absorvido pelo solo. Impacto ambiental: Pode contaminar cursos dgua, tornando-os imprprios para uso em qualquer finalidade. Outros efeitos adversos: Nenhuma. 13 CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO Mtodos recomendados para tratamento e disposio aplicados ao: Produto: No aplicvel. Restos de produtos: Recolha e armazene adequadamente o produto derramado para posterior reutilizao ou disposio final. Consulte o rgo de controle ambiental local. Embalagem usada: Recomenda-se que esta embalagem seja reciclada, aps o consumo do produto, ou disposta de maneira ambientalmente adequada, atendendo aos requisitos da legislao aplicvel. 14 INFORMAES SOBRE TRANSPORTE Regulamentaes nacionais e internacionais: Terrestre: No regulamentada. Fluvial: No regulamentada. Martimo: No regulamentada. Areo: No regulamentada. Para produto classificado como perigoso para o transporte Nmero ONU: No regulamentada. Nome apropriado para embarque: No regulamentada. Classe/subclasse de risco principal e subsidirio: No regulamentada. Nmero de risco: No regulamentada. Grupo de embalagem: No regulamentada.

15 REGULAMENTAES Regulamentaes: No regulamentada pelo transporte rodovirio de produtos perigosos. Informaes sobre riscos e segurana conforme escritas no rtulo: Vide informaes anteriores relativas segurana e manuseio do produto. 16. OUTRAS INFORMAES Referncias bibliogrficas:

- Guidance for Compilation of Safety Data Sheets for Fertilizer Materials. European Fertilizer Manufacturers Association (EFMA), 1996.
Pgina 6 de 7

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTO QUMICO FISPQ


Nome do Produto: SULFATO DE AMNIO (NH4)2 SO4
Vale Fertilizantes S/A

FISPQ n: 27 Pgina: 7 de 7
Data da ltima reviso: 06 de maio de 2011

- Portaria N 3.214, do Ministrio do Trabalho. - http://www.jtbaker.com/msds/englishhtml/a6192.htm

MSDS amonium sulphate fertilizer - DSM (de: 01/07/1997 verso 02). http://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/produtos/ficha_completa1.asp?consulta=SULFATO DE AMNIO

Legenda: LT: Limite de Tolerncia EC: Meio Eficaz de Concentrao Mxima LC: Concentrao Letal DL: Dose Letal

Pgina 7 de 7

You might also like