You are on page 1of 2

LER : tica em Philip Kotler (Scribd) tica e Marketing: Discurso utilitarista Marketing Socialmente Responsvel Utilitarismo : sistema tico

a tico segundo o qual a melhor ao aquela que gera maior utilidade para o maior nmero de pessoas. Verificando as reais prticas e a totalidade dos discursos de autores como Philip Kotler verificamos uma tica utilitarista? Entre o maquiavelismo e o utilitarismo Alguns exemplos de casos reais.

Marketing socialmente responsvel aquele que gera valor pros acionistas tomando responsabilidade por problemas ambientais (consciente com questes sociais e trabalha para melhor-las) gerando utilidade para o meio ambiente Conceito de utilidade econmico, significado prximo ao de felicidade Conceito de tica dimenso da filosofia preocupada com a reflexo da ao humana Diferena entre discurso tico e tica praticada nas suas aes Kotler utilitarista apenas no captulo destinado tica. Na filosofia, a perspectiva tica de que agir bem agir de forma que voc cresa e se d bem aumentar o prprio poder(maquiavelismo) Maquiavel inteno de todos : aumentar o prprio poder (age bem quem atinge esse crescimento falando de empresas) referencial egosta Utilitarismo uma tica consequncialista (tem que haver ao) Exemplos : ndice da revista Fortune que determina as 500 maiores empresas do mundo (nenhuma delas sustentvel ou est perto de ser). Interface pioneira na questo de sustentabilidade e pensam em introduzir produtos sustentveis apenas em 2020.. Categoria que mais gera lucro para a Novartis : remdios para oncologia. Quem tem a doena paga o que for pelos remdios, e eles cobram o que quiserem. Faturamento de 5000%.

Decises nas empresas so feitos visando lucro e crescimento das empresas. Filme The Corporation : Monsanto (empresa de transgnicos). Produo de hormnio bovino para que a vaca produzisse mais leite. EUA foi o nico pas a aceitar o produto.

Ser humano um bicho que se engana naturalmente em diversos instantes da nossa vida (Mecanismos de proteo mental). O modelo tico no qual a nossa sociedade est firmada aquele que se baseia na economia do consumo. Hoje em dia consumir definidor de identidade, diretriz primria da vida das pessoas o consumo. Instituies na antiguidade eram muito slidas (modernidade sculos XIX e XX). Laos se tornaram mais frgeis e a velocidade muito mais rpida. Baumann : modernidade lquida (frgeis e de fcil mudana) reflexo de uma economia de consumo (incentivo da mudana melhora o consumo) Amor lquido relacionamentos como bolsa de valores Forte sensao de que estamos sempre perdendo alguma coisa, economia do consumo trabalha o desejo. Dinmica de Plato: voc s deseja quando sente falta ( promessa de satisfao pode ser de insatisfao ex: Ipad) Ideais causados pela sociedade faz com que as pessoas modifiquem suas personalidades para please o outro . Ideais no existem.

You might also like