You are on page 1of 13

DISPOSIO INICIAL Art.

1 - Este Regimento estabelece a composio, a competncia e o funcionamento do Tribunal Regional Eleitoral de So Paulo e regula os procedimentos jurisdicionais e administrativos que lhe so atribudos pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil e pela legislao eleitoral. TTULO I DO TRIBUNAL CAPTULO I DA ORGANIZAO DO TRIBUNAL SEO I DA COMPOSIO Art. 2 - O Tribunal Regional Eleitoral de So Paulo, com sede na Capital e jurisdio em todo o Estado, compe-se: I - mediante eleio em escrutnio secreto: a) de dois Juzes escolhidos pelo Tribunal de Justia dentre os seus Desembargadores; b)de dois Juzes escolhidos pelo Tribunal de Justia dentre os Juzes de Direito; II - de um Juiz escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 3 Regio; III - de dois Juzes, indicados em listas trplices pelo Tribunal de Justia, dentre seis Advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, que no sejam incompatveis por lei, nomeados pelo Presidente da Repblica. 1 - No podem fazer parte do Tribunal cnjuges, companheiros ou parentes consangneos ou afins, em linha reta ou colateral, at o quarto grau, excluindo-se, neste caso, o que tiver sido escolhido por ltimo. 2 - No perodo compreendido entre a homologao da conveno partidria destinada escolha de candidatos e a apurao final da eleio, no podero servir como Juzes no Tribunal o cnjuge, companheiro, parente consagneo ou afim, at o segundo grau, de candidato a cargo eletivo na circunscrio. 3 - A nomeao de que trata o inciso III no poder recair em cidado que ocupe cargo pblico de que possa ser demitido ad nutum, que seja diretor, proprietrio ou scio de empresa beneficiada com subveno, privilgio, iseno ou favor, em virtude de contrato com a administrao pblica, ou que exera mandato de carter pblico federal, estadual ou municipal. Art. 3 - Os substitutos dos Membros efetivos do Tribunal sero escolhidos pelo mesmo processo que os efetivos, em nmero igual ao de cada categoria. Pargrafo nico - Os Juzes substitutos tero os mesmos direitos, garantias, prerrogativas, deveres e impedimentos dos Juzes titulares. Art. 4 - O Tribunal eleger para sua Presidncia um dos Desembargadores do Tribunal de Justia, para servir por dois anos, contados da posse, cabendo ao outro o exerccio cumulativo da Vice-Presidncia e da Corregedoria Regional Eleitoral, sendo que presidir o pleito e lhes dar posse o Juiz mais antigo. 1 - A eleio de que trata este artigo ser por escrutnio secreto, mediante cdula oficial que contenha o nome de dois Desembargadores.

2 - Havendo empate na votao, considerar-se- eleito o Desembargador mais antigo no Tribunal de Justia e, se igual a Antigidade, o mais idoso. 3 - No ato da posse, o Presidente e o Vice-Presidente prestaro compromisso solene nos termos semelhantes aos dos Membros do Tribunal. 4 - Vagando o cargo de Presidente, assumir o Vice-Presidente, que convocar nova eleio, no prazo mximo de trinta dias.

SEO II DOS BINIOS Art. 5 - Os Juzes e seus substitutos serviro obrigatoriamente por dois anos e, facultativamente, por mais um binio. 1 - O binio ser contado ininterruptamente a partir da data da posse, sem o desconto do tempo de qualquer afastamento, salvo na hiptese do 2, do art. 2 deste Regimento. 2 - Ocorrendo vaga do cargo de um dos Juzes do Tribunal, o substituto permanecer em exerccio at que seja designado e empossado o novo Juiz efetivo, salvo se ocorrer o vencimento tambm do seu binio. 3 - No caso de reconduo para o segundo binio, observar-se-o as mesmas formalidades indispensveis primeira investidura. 4 - Quando a reconduo se operar antes do trmino do primeiro binio, no haver necessidade de nova posse, bastando para formalizar a permanncia na condio de Membro do Tribunal, a simples anotao no termo da investidura inicial, contada para efeito de antigidade a data da primeira posse. 5 - Haver necessidade de nova posse quando ocorrer interregno do exerccio entre o primeiro e segundo binios, hiptese em que, porm, ser contado o perodo j exercido, para efeito de antigidade. Art. 6 - At vinte dias antes do trmino do binio de Juiz da classe de magistrados, ou imediatamente depois da vacncia do cargo por motivo diverso, o Presidente comunicar o Tribunal competente para a escolha, esclarecendo, naquele caso, se se trata de primeiro ou de segundo binio. Art. 7 - At noventa dias antes do trmino do binio de Juiz da classe de advogados, ou imediatamente depois da vacncia do cargo por motivo diverso, o Presidente comunicar o Tribunal competente para a indicao em lista trplice, esclarecendo, naquele caso, se se trata de primeiro ou de segundo binio. Pargrafo nico A lista trplice organizada pelo Tribunal de Justia do Estado ser encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral, fazendo-se acompanhar: I - da meno da categoria do cargo a ser provido; II - do nome do Juiz cujo lugar ser preenchido e da causa da vacncia; III - da informao de se tratar do trmino do primeiro ou do segundo binio, quando for o caso; IV - de dados completos a respeito da qualificao de cada candidato, bem como declarao de inocorrncia de impedimento ou incompatibilidade legal; V - em relao a candidato que exercer qualquer cargo, funo, ou emprego pblico, de informao sobre a natureza, forma de provimento ou investidura, bem como condies de exerccio;

VI - de comprovante de mais de dez anos de efetiva atividade profissional para Juiz da classe de advogados; VII - de ofcio do Tribunal de Justia do Estado, com as indicaes dos nomes dos candidatos da classe de advogados e da data da sesso em que foram escolhidos; VIII - de certido negativa de sano disciplinar da Seo da Ordem dos Advogados do Brasil OAB, em que estiver inscrito o integrante da lista trplice; IX - quando o candidato houver ocupado cargo ou funo que gere incompatibilidade temporria com a advocacia, dever, ainda, apresentar comprovao de seu pedido de licenciamento profissional OAB, nos termos do art. 12 da Lei n 8.906/94 e da publicao da exonerao do cargo ou funo; X - de comprovao do efetivo exerccio da advocacia pela inscrio na OAB, observado o disposto no art. 5 do Estatuto daquela Instituio; XI - de certides relativas a aes cveis e criminais do foro estadual e federal da comarca onde reside o integrante da lista. Art. 8 - Nenhum Juiz efetivo poder voltar a integrar o Tribunal, na mesma classe ou em classe diversa, aps servir por dois binios consecutivos, salvo se transcorridos dois anos do trmino do segundo binio. 1 - O prazo de dois anos referido neste artigo somente poder ser reduzido em caso de inexistncia de outros Juzes que preencham os requisitos legais. 2 - Para os efeitos deste artigo, consideram-se tambm consecutivos dois binios quando entre eles houver ocorrido interrupo inferior a dois anos. Art. 9 - Ao Juiz substituto, enquanto nessa categoria, aplicam-se as regras do artigo anterior, sendo-lhe permitido, entretanto, vir a integrar o Tribunal como efetivo. Art. 10 - Compete ao Tribunal a apreciao da justa causa para dispensa da funo eleitoral antes do transcurso do primeiro binio. Art. 11 - Perder automaticamente a jurisdio eleitoral o Magistrado que se aposentar na Justia Comum ou que terminar o respectivo perodo.

SEO III DA POSSE

Art. 12 - Os Juzes efetivos tomaro posse perante o Tribunal e os substitutos perante o Presidente, obrigando-se uns e outros, por compromisso formal, a bem cumprir os deveres do cargo, de conformidade com a Constituio e as leis da Repblica. Pargrafo nico - Os Juzes, efetivos e substitutos, prestaro o seguinte compromisso: Prometo desempenhar bem e fielmente os deveres do cargo em que estou sendo empossado, cumprindo e fazendo cumprir a Constituio e as leis. Art. 13 - O prazo para a posse ser de trinta dias contados da publicao oficial da nomeao, podendo ser prorrogado pelo Tribunal por, no mximo, sessenta dias, desde que assim o requeira, motivadamente, o Juiz a ser compromissado.

Art. 14 - No caso de dois Juzes, de igual classe ou no, tomarem posse na mesma data, considerar-se- mais antigo, para efeitos regimentais: I - sucessivamente, ao que couber desempenhar os cargos de Presidente e Vice-Presidente do Tribunal e o Juiz integrante do Tribunal Regional Federal da 3 Regio; II - o que tiver servido, por mais tempo, como substituto; III - no caso de igualdade no exerccio da substituio, o mais idoso; IV - persistindo o empate, decidir-se- por sorteio.

SEO IV DAS FRIAS E LICENAS

Art. 15 - Os Juzes do Tribunal gozaro de frias coletivas nos perodos de 02 a 31 de janeiro e de 02 a 31 de julho de cada ano, as quais podero ser interrompidas por exigncia do servio eleitoral, nos termos do art. 66, 2 da Lei Complementar n 35. Art. 16 - O Tribunal entrar em recesso nos feriados forenses compreendidos entre os dias 20 de dezembro e 6 de janeiro, inclusive nos termos do art. 62, inciso I, da Lei n 5.010, de 30.4.1966 e Resoluo TSE n 19.763, de 17.12.1996. Art. 17 - O Presidente e o Vice-Presidente podero se revezar em plantes, por eles estabelecidos, durante o recesso e as frias coletivas, podendo convocar os Membros do Tribunal, se necessrio, para sesses extraordinrias. Art. 18 - Os Membros do Tribunal gozaro de frias e licenas nos casos e pela forma regulados em lei. Art. 19 - Os Membros do Tribunal sero licenciados: I - automaticamente e pelo mesmo prazo, em conseqncia de afastamento na Justia Comum. II - pelo Tribunal, quando se tratar de Membro da classe de magistrados afastados da Justia Comum para servir exclusivamente Justia Eleitoral. 1 - Os Juzes afastados de suas funes na Justia Comum por motivo de frias ficaro automaticamente afastados da Justia Eleitoral pelo tempo correspondente, exceto quando os perodos de frias coletivas coincidirem com a realizao e apurao de eleio. 2 - A aplicao da regra do pargrafo anterior facultada aos cargos de Presidente e Vice-Presidente, que podero optar por permanecer no exerccio de suas funes eleitorais, no implicando retribuio pecuniria ou, ainda, compensao futura. 3 - A licena para tratamento de sade independe de exame ou inspeo quando inferior a trinta (30) dias, bastando atestado mdico, a critrio do Tribunal. Art. 20 - Quando o servio eleitoral exigir o Tribunal poder solicitar o afastamento dos Juzes de seus cargos efetivos na Justia Comum, sem prejuzo dos vencimentos. Pargrafo nico - O afastamento, em todos os casos, ser por prazo certo ou enquanto subsistirem os motivos que o justifique, mediante solicitao fundamentada do Presidente do Tribunal.

Art. 21 - Nos casos de vacncia do cargo, licena, frias individuais ou afastamento ser obrigatoriamente convocado, pelo tempo que durar o motivo, o Juiz substituto da classe correspondente, na ordem de antigidade. Art. 22 - Nas ausncias ou impedimentos eventuais de Juiz efetivo, somente ser convocado Juiz substituto por exigncia de quorum legal.

CAPTULO II DA COMPETNCIA DO TRIBUNAL Art. 23 - Compete ao Tribunal: I - processar e julgar originariamente: a)o registro, a substituio e o cancelamento do registro de candidatos a Governador, a Vice-Governador, ao Congresso Nacional e Assemblia Legislativa; b)os conflitos de competncia entre os Juzes Eleitorais do Estado; c)a exceo de incompetncia; d)as excees de suspeio ou impedimento dos seus Membros, do Procurador Regional, dos Juzes, Escrives, Chefes de Cartrio e dos servidores de sua Secretaria; e)os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos Juzes Eleitorais, por Promotores Eleitorais, Deputados Estaduais, Prefeitos Municipais e demais autoridades estaduais que respondam perante o Tribunal de Justia por crime de responsabilidade; f)o habeas corpus e o mandado de segurana em matria eleitoral contra ato de autoridades que respondam perante o Tribunal de Justia por crime de responsabilidade ou, ainda, o habeas corpus quando houver perigo de se consumar violncia antes que o Juiz competente possa prover sobre a impetrao; g)o mandado de segurana em matria administrativa contra seus atos, de seu Presidente, de seus Membros, do Corregedor, dos Juzes Eleitorais e dos Membros do Ministrio Pblico Eleitoral de primeiro grau; h)os pedidos de habeas data e mandados de injuno, nos casos previstos na Constituio, quando versarem sobre matria eleitoral; i)as aes de impugnao de mandato eletivo estadual e federal, excetuado o cargo de Presidente da Repblica; j)as investigaes judiciais previstas no art. 22 da Lei Complementar n 64/90 em eleies estaduais; k)as reclamaes relativas a obrigaes impostas por lei aos partidos polticos, quanto sua contabilidade e apurao da origem de seus recursos, as prestaes de contas dos rgos regionais e as referentes aos recursos empregados na campanha eleitoral estadual; l)os pedidos de desaforamento dos feitos no decididos pelos Juzes Eleitorais em trinta (30) dias da sua concluso para julgamento, formulado por partido, candidato, Ministrio Pblico ou parte legitimamente interessada, sem prejuzo das sanes decorrentes do excesso de prazo; m)representaes e reclamaes em matria eleitoral ou administrativa relativa sua organizao ou atividade.

II - julgar os recursos interpostos: a)dos atos e das decises proferidas pelos Juzes, Juntas Eleitorais e pela Comisso Apuradora do Tribunal; b)das decises dos Juzes Eleitorais que concederem ou denegarem habeas corpus, mandado de segurana, mandado de injuno e hbeas data; c)dos atos e decises do Presidente, do Corregedor Regional e dos Relatores. III - elaborar o seu regimento interno; IV - organizar a sua Secretaria e a Corregedoria Regional, provendo lhes os cargos na forma da lei e propor ao Congresso Nacional, por intermdio do Tribunal Superior, a criao ou supresso de cargos e a fixao dos respectivos vencimentos; V - conceder aos seus Membros e aos Juzes Eleitorais licena e afastamento do exerccio dos cargos efetivos, submetendo, no caso de afastamento, a deciso aprovao do Tribunal Superior; VI - (Revogado pelo Assento Regimental n 05, de 29.09.2011); VII - constituir as Juntas Eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdio; VIII - constituir a Comisso Apuradora das eleies estaduais; IX - apurar, com os resultados parciais enviados pelas Juntas Eleitorais, os resultados finais das eleies para Governador e Vice-Governador, bem como para o Congresso Nacional e Assemblia Legislativa, proclamando os eleitos, expedindo os respectivos diplomas e remetendo, dentro de dez (10) dias aps a diplomao, cpias das atas de seus trabalhos ao Tribunal Superior, ao Congresso Nacional e Assemblia Legislativa do Estado; X - apurar as urnas das sees anuladas pelas Juntas Eleitorais que tenham sido validadas em grau de recurso; XI - responder, sobre matria eleitoral, s consultas que lhe forem feitas, em tese, por autoridade pblica ou partido poltico; XII - fixar a data das eleies para Governador e Vice-Governador, Deputados Estaduais, Prefeitos, VicePrefeitos e Vereadores, quando no determinada por disposio constitucional ou legal; XIII - dividir a respectiva circunscrio em Zonas Eleitorais, submetendo essa diviso, assim como a criao de novas zonas, aprovao do Tribunal Superior; XIV - aprovar a designao de Ofcio de Justia que deva responder pela escrivania eleitoral durante o binio; XV - requisitar a fora necessria ao cumprimento da lei e de suas decises e solicitar ao Tribunal Superior a requisio de fora federal; XVI - eleger o seu Presidente e Vice-Presidente; XVII - empossar os Membros efetivos do Tribunal, Presidente, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral; XVIII - aplicar aos Juzes Eleitorais as penas disciplinares de advertncia e censura, comunicando ao Presidente do Tribunal de Justia e ao Corregedor-Geral da Justia;

XIX - fixar dia e hora das sesses ordinrias; XX - cumprir e fazer cumprir as decises e instrues do Tribunal Superior; XXI - expedir instrues e resolues para o exato cumprimento das normas eleitorais; XXII - determinar, em caso de urgncia, providncias para a execuo da lei na circunscrio; XXIII - organizar e manter atualizado o cadastro dos eleitores do Estado; XXIV - providenciar a impresso de boletins e mapas de apurao, cujos modelos, adaptados s peculiaridades locais, tenham sido aprovados pelo Tribunal Superior; XXV - proceder ao registro dos comits que aplicaro os recursos financeiros destinados propaganda e campanha eleitoral nos pleitos de mbito estadual ; XXVI - manifestar-se sobre a regularidade de tomadas de contas quando o Presidente tenha sido o ordenador das despesas; XXVII - consultar o Tribunal Superior sobre matria de alcance nacional; XXVIII - dar publicidade, na Imprensa Oficial do Estado, de suas resolues, acrdos, editais e pautas de julgamento, bem como de determinaes, despachos, atos e avisos baixados pela Presidncia, Corregedoria ou pelos seus Juzes; XXIX - designar Juzes de Direito para as funes de Juzes Eleitorais, inclusive nos casos de substituio; XXX - designar Juzes Auxiliares do Tribunal e dos Juzos Eleitorais.

CAPTULO III DAS ATRIBUIES DO PRESIDENTE Art. 24 - Compete ao Presidente do Tribunal: I - presidir as sesses do Tribunal, propor e encaminhar as questes, registrar e apurar os votos, proclamar o resultado e subscrever a respectiva smula de julgamento; II - proferir voto nos julgamentos em que houver empate; III - assinar as atas das sesses junto com o Secretrio do Tribunal; IV - assinar as Resolues com os demais Membros e o Procurador Regional Eleitoral; V - convocar sesses extraordinrias; VI - assinar a ata de distribuio dos processos do Tribunal; VII - conhecer, em grau de recurso, das decises administrativas do Diretor-Geral da Secretaria; VIII - exercer o juzo de admissibilidade nos recursos especiais; IX - encaminhar ao Tribunal Superior os recursos especiais que admitir e os ordinrios interpostos das decises do Tribunal;

X - relatar as tomadas de contas de verba federal e estadual e os recursos administrativos; XI - decidir pedido de suspenso da execuo de liminar e de sentena em mandado de segurana, na forma do art. 4 da Lei n 4.348/64; XII - (Revogado pelo Assento Regimental n 01, de 25.07.2006)XIII - despachar, durante as frias coletivas e no recesso do Tribunal, em processos j distribudos, quando a urgncia o exigir; XIV - praticar ad referendum do Tribunal todos os atos necessrios ao bom andamento da Corte, submetendo a deciso homologao pelo Plenrio, na primeira sesso de julgamento que se realizar; XV - apresentar ao Tribunal, na ltima sesso ordinria que anteceder o trmino do mandato, relatrio circunstanciado dos trabalhos efetuados em sua gesto; XVI - expedir atos, ofcios e portarias para cumprimento das resolues do Tribunal; XVII - cumprir e fazer cumprir as deliberaes do Tribunal e as suas prprias decises; XVIII - dar posse aos Juzes substitutos do Tribunal e ao Diretor-Geral; XIX - comunicar ao Tribunal Superior o afastamento de seus Membros que estejam no exerccio dos cargos efetivos; XX - representar o Tribunal nas solenidades e atos oficiais, bem como junto s autoridades constitudas ou rgos federais, estaduais e municipais; XXI - despachar os expedientes dirigidos ao Tribunal, inclusive inquritos policiais; XXII - prestar informaes aos Tribunais Superiores e demais rgos, quando requisitadas; XXIII - abrir, rubricar e assinar os termos de abertura e encerramento dos livros no mbito de sua competncia; XXIV - supervisionar os trabalhos das eleies estaduais e municipais, inclusive expedindo instrues; XXV - designar data para a renovao de eleies; XXVI - designar, na hiptese de renovao de eleies em mais de uma seo da mesma zona, os Juzes que devero presidir as respectivas Juntas Eleitorais; XXVII - nomear os Membros das Juntas Eleitorais, depois de aprovados pelo Tribunal; XXVIII - mandar publicar, no prazo legal, listagem dos candidatos registrados, comunicando aos partidos interessados eventuais cancelamentos; XXIX - presidir a Comisso Apuradora quando se tratar de eleies gerais; XXX - mandar publicar na municipais; Imprensa Oficial os resultados finais das eleies federais, estaduais e

XXXI - assinar os diplomas dos candidatos eleitos para cargos estaduais e federais, excetuado o cargo de Presidente da Repblica; XXXII - comunicar a diplomao de militar candidato a cargo eletivo federal e estadual autoridade qual esteja aquele subordinado; XXXIII - determinar e superintender a remessa de material eleitoral aos Juzes ou a outra autoridade competente;

XXXIV - determinar, mediante despacho, as anotaes relativas aos diretrios e comisses provisrias dos partidos polticos; XXXV - aprovar e encaminhar ao Tribunal Superior a proposta oramentria e plurianual, solicitando, quando necessria, a abertura de crditos suplementares; XXXVI - aprovar o registro cadastral de habilitao de firmas, aplicando aos fornecedores ou executantes de obras e servios, quando inadimplentes, as penalidades previstas em lei; XXXVII - autorizar a realizao de licitaes para compras, obras e servios; aprov-las, revog-las ou anul-las, podendo dispens-las nos casos previstos em lei; XXXVIII - aprovar e assinar os contratos que devam ser celebrados com o Tribunal; XXXIX - ordenar o empenho de despesas e autorizar pagamentos dentro dos crditos distribudos, submetendo ao Tribunal a tomada de contas anual; XL - conceder suprimento de numerrios; XLI - delegar aos Membros do Tribunal, ao Juiz Assessor da Presidncia e ao Diretor-Geral da Secretaria, temporariamente, as atribuies que no lhe sejam exclusivas; XLII - instaurar e processar sindicncia contra Juzes Membros do Tribunal, submetendo a concluso apreciao do Plenrio; XLIII - afastar, preventivamente, ad referendum do Tribunal, o Juiz Eleitoral; XLIV - conceder frias e licena ao Diretor-Geral e designar o substituto; XLV - sustar frias dos servidores do Quadro da Secretaria, por necessidade de servio; XLVI - nomear, promover, exonerar, demitir e aposentar, nos termos da lei, os servidores do Quadro da Secretaria; XLVII - nomear e exonerar os ocupantes dos cargos em comisso, bem como designar e exonerar os detentores de funes comissionadas da Secretaria e dos cartrios eleitorais, inclusive os da Corregedoria, sendo que estes sero previamente indicados pelo Corregedor Regional; XLVIII - aplicar aos funcionrios da Secretaria penas disciplinares, inclusive a de demisso; XLIX - autorizar a realizao de concursos para provimento dos cargos da Secretaria, nomear a respectiva comisso e homologar os resultados; L - requisitar funcionrios federais, estaduais e municipais quando o exigir o acmulo ocasional ou a necessidade do servio da Secretaria e das Zonas Eleitorais e promover a respectiva dispensa; LI - conceder licenas e afastamentos aos servidores do mdica; Quadro da Secretaria, exceo de licena

LII - regulamentar a prestao de servios extraordinrios nos perodos eleitorais; LIII - conceder vantagens e benefcios aos servidores do Quadro da Secretaria, dispensando o deferimento caso a caso nas hipteses em que a matria esteja previamente regulada; LIV - conceder dirias para o Vice-Presidente e demais Membros do Tribunal, para os Juzes Eleitorais, Assessor da Presidncia e Diretor-Geral; LV - supervisionar os servios da Secretaria do Tribunal, expedindo instrues;

LVI - aprovar o regulamento de pessoal; LVII - expedir atos regulamentando matria administrativa; LVIII - desempenhar outras atribuies que lhe forem conferidas por lei e por este Regimento. Art. 25 Junto Presidncia, oficiar Juiz Assessor, designado pelo Tribunal de Justia, que ter as atribuies que lhe forem delegadas pelo Presidente, entre as que no lhe sejam exclusivas.

CAPTULO IV DAS ATRIBUIES DO VICE-PRESIDENTE Art. 26 - O Vice-Presidente exerce as suas funes cumulativamente com as de Corregedor Regional Eleitoral e de Membro do Tribunal. Art. 27 - Compete ao Vice-Presidente: I - substituir o Presidente nas frias, licenas, impedimentos e ausncias ocasionais; II - assumir a Presidncia do Tribunal, em caso de vaga, convocando nova eleio, no prazo mximo de trinta (30) dias; 1 - O Vice-Presidente, no caso do inciso I, quando no exerccio da Presidncia, no ser substitudo nos feitos em que seja Relator e ter voto nas mesmas condies que os demais, sendo que no caso de empate o feito ser adiado at o retorno do Presidente. 2 - O Vice-Presidente, no caso do inciso I, quando no exerccio da Presidncia, e por ocasio do julgamento de feitos dos demais Relatores, no ter voto, exceto em caso de empate. 3 - No impedimento ocasional, o Vice-Presidente ser substitudo pelo Juiz mais antigo. Art. 28 - No caso de frias, licenas, faltas e impedimentos do Vice-Presidente, ser convocado o respectivo substituto e, no caso de vacncia, o substituto assumir o cargo at a posse do novo titular. Art. 29 - Na ausncia do Presidente, o Vice-Presidente poder praticar ad referendum do Tribunal todos os atos necessrios ao bom andamento da Corte, submetendo a deciso homologao pelo Plenrio, na primeira sesso de julgamento que se realizar.

CAPTULO V DAS ATRIBUIES DO CORREGEDOR REGIONAL ELEITORAL

Art. 30 - O Corregedor ter jurisdio em todo o Estado, incumbindolhe as seguintes atribuies: I - cumprir e fazer cumprir as determinaes do Tribunal Regional Eleitoral e do Tribunal Superior Eleitoral; II - velar pela fiel execuo das leis e instrues, bem como pela boa ordem e celeridade dos servios eleitorais;

III - expedir provimentos, portarias, ofcios, avisos, memorandos, telegramas, fac-smiles, ou seja, as ordens necessrias ao bom e regular funcionamento dos servios eleitorais, sob sua correio; IV - realizar ou determinar correio ordinria anual nos cartrios eleitorais; V - determinar a realizao de inspees nos cartrios eleitorais; VI - supervisionar, orientar, treinar e fiscalizar os atos cartorrios; VII - orientar os Juzes Eleitorais, relativamente execuo e regularidade dos servios; VIII - verificar se so observados, nos processos e atos eleitorais, os prazos legais; se h ordem e regularidade nos papis, fichrios e livros, devidamente escriturados os ltimos e conservados de modo a preserv-los de perda, extravio ou qualquer dano e se os Juzes, Escrives e Chefes de Cartrio mantm perfeita exao no cumprimento de seus deveres; IX - verificar se h erros, abusos ou irregularidades que devam ser corrigidos, evitados ou sanados, determinando, por provimento ou circular, a providncia a ser tomada ou a corrigenda a fazer-se; X - exigir, quando em correio na zona eleitoral, que o oficial de registro civil informe quais os bitos de pessoas alistveis ocorridos nos dois meses anteriores sua fiscalizao, a fim de apurar se est sendo observada a legislao em vigor; XI - proceder, nos autos que lhe forem afetos ou nas reclamaes, correio que se impuser e determinar as providncias cabveis; XII - comunicar ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral a sua ausncia, quando se locomover, em correio, para qualquer Zona fora da Capital; XIII - comunicar ao Tribunal Regional, atravs do Presidente, a falta grave ou procedimento que no couber, na sua atribuio, corrigir; XIV - conhecer, processar e relatar reclamaes e representaes contra Juzes Eleitorais, encaminhandoas ao Tribunal para julgamento; XV - sem prejuzo da competncia do Juiz Eleitoral, processar reclamaes e representaes contra Escrives, Chefes e funcionrios dos cartrios eleitorais, bem como presidir sindicncias, nos termos da Resoluo TSE n 7.651/65, observado o rito da Lei n 8.112/90, e decidir ou delegar a atribuio ao Juiz Eleitoral competente, para instruo e julgamento; XVI - determinar a apurao de notcia de crime eleitoral e verificar se as denncias j oferecidas tm curso normal; XVII - aplicar aos Escrives, Chefes e funcionrios de cartrio a pena disciplinar de advertncia ou suspenso at trinta (30) dias, conforme a gravidade da falta, remetidos os autos com relatrio ao Tribunal para julgamento, se entender necessrio o afastamento do servidor de suas funes eleitorais; XVIII - avocar reclamaes e representaes instauradas perante Juzos Eleitorais, bem como julgar os recursos interpostos contra decises que impuserem penalidades;XIX - convocar, sua presena, o Juiz Eleitoral que deva, pessoalmente, prestar informaes de interesse para a Justia Eleitoral ou indispensveis soluo de caso concreto; XX - presidir sindicncias contra Juzes Eleitorais, nas quais obrigatria a presena do Procurador Regional Eleitoral; XXI - conhecer, processar e relatar investigao judicial prevista na Lei Complementar n 64/90, nas eleies estaduais;

XXII - relatar as representaes relativas aos pedidos de veiculao dos programas poltico-partidrios, na modalidade de inseres estaduais; XXIII - conhecer, processar e relatar as representaes relativas a irregularidades na propaganda polticopartidria, na modalidade de inseres; XXIV - conhecer, processar e relatar as representaes relativas reviso e correio do eleitorado; XXV - delegar atribuies, mediante carta de ordem, aos Juzes Eleitorais, para as diligncias necessrias; XXVI - encaminhar s demais Corregedorias Regionais, periodicamente, relao de falecidos e condenados que no forem eleitores deste Estado; XXVII - manter, na devida ordem, a Secretaria da Corregedoria e exercer a fiscalizao de seus servios; XXVIII - indicar ao Presidente os nomes dos servidores que exercero ou sero exonerados de funo comissionada pertencente Corregedoria; XXIX - oficiar todos os anos, at o quinto (5) dia do ms de dezembro, ao Congresso Nacional, Assemblia Legislativa e Cmara Municipal, a fim de solicitar informaes sobre eventual rejeio de contas relativas aos exerccios de cargos ou funes pblicas, nos termos da letra g, inciso I, art. 1, da Lei Complementar n 64/90, comunicando, em caso positivo, o fato s respectivas Zonas Eleitorais; XXX - apresentar no ms de dezembro de cada ano Relatrio Anual das Atividades da Corregedoria para o Tribunal Regional e Corregedoria Geral da Justia Eleitoral, acompanhado de elementos elucidativos e oferecendo sugestes que devam ser examinadas no interesse da Justia Eleitoral. Art. 31 - No desempenho de suas atribuies, o Corregedor se locomover para as Zonas Eleitorais: I - por determinao do Tribunal Superior ou deliberao do Tribunal Regional; II - a pedido dos Juzes Eleitorais; III - a requerimento de partido poltico, deferido pelo Tribunal; IV - sempre que entender necessrio. Art. 32 - Ao Corregedor Regional compete elaborar o Regimento Interno da Corregedoria, submetendo-o apreciao do Tribunal.

CAPTULO VI DO PROCURADOR REGIONAL ELEITORALA

Art. 33 - Funcionar junto ao Tribunal, como Procurador Regional Eleitoral, o Membro do Ministrio Pblico Federal designado pelo Procurador-Geral da Repblica. 1 - Nas faltas, frias, licenas ou impedimentos ocasionais do Procurador Regional Eleitoral, funcionar o seu substituto legal. 2 - Solicitar a designao de Membros do Ministrio Pblico do Estado, para auxili-lo, sem prejuzo das respectivas funes, que no tero assento nas sesses do Tribunal.

Art. 34 - Compete ao Procurador Regional Eleitoral, sem prejuzo de outras atribuies que lhe forem conferidas por lei: I - assistir s sesses do Tribunal e participar das discusses, bem como assinar as resolues; II - exercer a ao pblica e promov-la at final, em todos os feitos de competncia originria do Tribunal; III - oficiar em todos os recursos e conflitos de competncia submetidos ao Tribunal; IV - manifestar-se, por escrito ou oralmente, em todos os demais assuntos submetidos deliberao do Tribunal, quando solicitada sua audincia por qualquer dos Juzes, ou por iniciativa prpria, se entender necessrio; V - representar ao Tribunal visando assegurar a fiel observncia das leis eleitorais, especialmente quanto sua aplicao uniforme em toda a circunscrio; VI - requisitar diligncias, certides e esclarecimentos necessrios ao desempenho de suas atribuies; VII - requerer o arquivamento dos inquritos policiais quando entender no seja caso de oferecer denncia; VIII - acompanhar, obrigatoriamente, por si ou por delegado seu, os inquritos em que sejam indiciados Juzes Eleitorais, bem como, quando solicitado, o Corregedor, nas diligncias que realizar; IX - acompanhar, como parte ou como fiscal da lei, a realizao de audincias nos processos de investigao judicial, no mbito da competncia deste Tribunal; X - expedir instrues aos Promotores Eleitorais; XI - funcionar junto Comisso Apuradora de Eleies, constituda pelo Tribunal; XII - tomar a providncia a que alude o art. 224, 1, do Cdigo Eleitoral; XIII - promover, junto ao Procurador-Geral da Justia do Estado, a designao dos Membros do Ministrio Pblico Estadual para exercerem as funes de Promotor Eleitoral junto aos Juzes e Juntas Eleitorais.

You might also like