You are on page 1of 57

MARGARIDA PAIVA

UP

UNIVERSIDADE PORTUCALENSE
EDUCAO ESPECIAL

MARGARIDA PAIVA

MARGARIDA PAIVA

UP

Converter a Fala em Escrita


A linguagem concretiza-se geralmente atravs da fala. No entanto a fala no a nica via de expresso lingustica. A escrita outra via da linguagem, uma via que assumiu um papel indispensvel nas sociedades modernas. As imagens seguintes apresentam diversas formas de expresso, desde a expresso figurativa de objectos escrita silbica e alfabtica.

Representao em que as formas dispostas no papel reconstituem as formas originais da realidade a que se referem. um exemplo de representao figurativa de objectos e de acontecimentos. Um sinal grfico com estas caractersticas um pictograma. A representao figurativa no uma escrita. O que distingue a escrita das outras formas de representao grfica a ligao linguagem. A escrita caracteriza-se por usar sinais grficos convencionais para representar formas lingusticas.

MARGARIDA PAIVA

UP

A representao figurativa dos objectos sofreu alteraes em dois sentidos: Foi simplificada, de modo a ser mais fcil de executar atravs de um utenslio prprio; Foi-se tornando cada vez mais convencional. Desta forma, desenvolvem-se os sinais convencionais para representar os conceitos, os ideogramas. A pictografia evoluiu pois para a semasiografia, ou seja, as formas grficas passam a ser usadas para representar conceitos, ideias ou acontecimentos. Nem sempre os caracteres utilizados correspondem a palavras. De acordo com o contexto, o sinal para sol , por exemplo, pode estar em lugar de sol, ou de dia, de luz, de claridade e portanto o mesmo caracter pode ser interpretado como palavras diferentes.

Um outro exemplo conhecido da histria da escrita o hierglifo. Estes combinam pictogramas diferentes para formar palavras.

MARGARIDA PAIVA

UP

As primeiras escritas usaram uma combinao em grau varivel do princpio semasiogrfico com o princpio fonogrfico, do modo a constituir sinais grficos correspondentes s palavras. Esses sinais so os lologramas, em que um caracter (um lolograma) corresponde a uma palavra. Uma escrita deste tipo conhecida por lolografia, escrita lologrfica ou escrita de palavras.

ESCRITA FENICIA

ESCRITA HITITA

MARGARIDA PAIVA

UP

ESCRITA ETRUSCA

ESCRITA CIRIACA

ESCRITA ARAMAICA

ESCRITA HEBRAICA

O lxico ortogrfico vai-se constituindo atravs do contacto com as formas escritas da lngua. Comea por ser uma espcie de lxico visual, em que esto armazenadas as formas visuais que a criana sabe relacionar com determinadas palavras ou ideias. Por exemplo, os pictogramas dos lugares pblicos, ou os logotipos de marcas conhecidas.

MARGARIDA PAIVA

UP

Com o passar do tempo, as representaes lexicais passam a ser ortogrficas, em vez de puramente Com o passar do tempo, as representaes lexicais passam a ser ortogrficas, em vez de puramente visuais: deixam de ser formas apenas, para passarem a constituir configuraes de letras.

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Os sons da voz, a linguagem, so uma capacidade exclusivamente humana. S se pode falar de linguagem relativamente aos seres humanos. A capacidade de falar atribuda especificamente ao ser humano, de tal forma que se identifica a linguagem e a inteligncia como caractersticas que distinguem as pessoas relativamente aos animais. Mas nem a inteligncia exclusiva do ser humano (alguns macacos tm uma certa inteligncia) nem a linguagem e a inteligncia andam sempre juntas, uma vez que h um tipo de inteligncia nas crianas que anterior linguagem. Esta constitui um suporte importante e imprescindvel para o pensamento, sobretudo para o abstracto, fundamental na inteligncia adulta. As investigaes actuais salientaram a importncia do perodo sensrio-motor dos primeiros anos de vida, relativamente linguagem. Os peritos entendem que as actividades sensrio-motrizes pr-lingusticas constituem uma condio indispensvel para o aparecimento e o desenvolvimento da linguagem. Quando a criana comea a falar, sempre capaz de fazer mais coisas do que as que consegue expressar e antes de as expressar comea por faz-las.

MARGARIDA PAIVA

UP

A criana emite os primeiros sons e as palavras articuladas iniciais sem que essas tenham o mesmo sentido que tm para o adulto. Deve ir aprendendo o seu significado. A criana, por exemplo, pode chamar pap ao seu pai, mas tambm a um senhor que tenha um bigode semelhante. Com o tempo ir dirigir-se com este termo apenas ao seu pai. A criana identificar gradualmente uma palavra com o seu significado real, mas isto ir depender sempre da sua estrutura mental, de que esta tenha atingido um desenvolvimento adequado na etapa em que a sua inteligncia se manifesta pelo crescente domnio do corpo e dos sentidos. A partir dos 3 ou 4 meses, as crianas comeam a produzir sons sob a forma de balbucios, nos quais, curiosamente, consegue distinguir-se uma sequncia muito semelhante em todas as lnguas. Parece indicar que se trata de uma capacidade inata, programada geneticamente e que no definida pelas influncias ambientais. A criana brinca no seu bero com a emisso destes sons durante longos perodos de tempo e vai desta forma treinando a produo de palavras. Neste processo so de grande importncia o ambiente e os adultos, uma vez que a criana tentar imitar aquilo que a rodeia. Os bebs repetem as expresses que escutam, simplificando-as de acordo com as suas possibilidades e completando-as pouco a pouco. PRIMEIROS SONS A criana tenta estabelecer comunicao com os pais desde que nasce. Inicialmente, manifesta-se atravs de choros e gritos para chamar a ateno para alguma necessidade que sinta, mas cedo comea a estabelecer outras formas de comunicao mais refinadas, com sorrisos e sons guturais que devemos interpretar como uma forma primitiva de comunicao. Atravs desta actividade ele prepara-se para a actividade lingustica posterior. Quando as crianas comeam a pronunciar e utilizar palavras, estas no tm para eles o mesmo valor que os adultos lhes atribuem; at atingirem esse estdio, tero de percorrer um longo processo.

MARGARIDA PAIVA

UP

No incio, a criana utiliza a palavra que conseguiu pronunciar com um significado que ela mesma lhe d. Se, por exemplo, sempre que v lua cheia no cu algum lhe disser que isso se chama lua, pode perceber que esse o conceito de redondo, que foi o que lhe chamou a ateno. E com essa palavra designar as bolachas ou outros objectos de forma redonda que encontrar. Est, desta forma, a generalizar o significado de uma palavra, se bem que tambm o possa restringir, dependendo da interpretao que lhe tenha dado quando a aprendeu. Pode, por exemplo, chamar flores s s que esto no jarro, mas no s que crescem no jardim. Durante a primeira etapa da formao da linguagem, a criana identifica o objecto com a palavra que o designa, de tal forma que, se lhe for pedido que diga uma palavra comprida, pode tranquilamente dizer corda. As primeiras frases na aprendizagem da linguagem Quando a aprendizagem da linguagem tem incio, o processo acelerado e a criana rapidamente precisa de mais alguma coisa do que simples palavras; por isso, comea a relacion-las e a expressar-se por meio de vocbulos emparelhados, entre os quais estabelece uma relao, mas que no sabe expressar de outra forma: pap cantar, carro armrio, no leite, onde boneca?. A aprendizagem real da criana manifesta-se quando se serve dos termos que foi aprendendo para criar frases novas que nunca antes tinha escutado. Isto revela o carcter criativo da actividade lingustica e a sua relao recproca com a capacidade intelectual. O uso das regras prprias como actividade inteligente No devemos esquecer-nos que a aprendizagem da linguagem da criana guiada pela imitao dos adultos que esto perto. Por esse motivo conseguem assimilar a correco com que aqueles se expressam, mas tambm podem adquirir os defeitos. Uma prova evidente da inteligncia da criana na aquisio da linguagem a descoberta das regras pelas quais se rege sem que algum as ensine. 8

MARGARIDA PAIVA

UP

Compreende perfeitamente as normas para o singular e o plural, o masculino e o feminino, as conjugaes dos verbos e a ordem de disposio das palavras. Mas no aceita excepes; por isso, diz frases como no sabo isto, a mesa est ponhida e no cabo aqui que, na sua mente, o que logicamente deve dizer-se. Aprendizagem da Comunicao Quando analisamos a aprendizagem da linguagem pelas crianas, constatamos a importncia do meio imediato em todo o processo de desenvolvimento e educao. A linguagem, coisa que parece completamente espontnea ou natural, regida por uma mecnica inata, planificada perfeitamente nos genes: o beb mostra a intensa actividade do aprendiz. Durante a primeira infncia, a criana marcada pela actuao das pessoas concretas que configuram o seu mbito de influncia. A qualidade e a rapidez da aprendizagem dependero em grande medida do comportamento lingustico das pessoas adultas que rodeiam a criana. Enriquecimento do Vocabulrio Para a criana, torna-se muito interessante tudo o que estiver relacionado com a linguagem e com as palavras, circunstncia que de ter em conta para que ela se interesse pela leitura e tambm pela prtica de actividades e jogos de palavras que lhe permitiro enriquecer o vocabulrio, tornar mais fluida a linguagem e utiliz-la tambm na organizao da sua capacidade de raciocnio. FASES DA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM A criana ouve falar antes de nascer. Familiariza-se com os sons que escuta, mas no emite nada que se assemelhe. Comprova que pode emitir sons, brinca com eles e aprende a articul-los. Os adultos pensam que est a brincar, mas na verdade est a treinar. Imita os adultos que esto sua volta e copia tanto as qualidades como os defeitos. Aprende a pronunciar palavras e depois relaciona-as com pessoas e coisas. 9

MARGARIDA PAIVA

UP

Aprende a estrutura e organizao da linguagem e descobre as normas pelas quais se rege.

Por ltimo, com a nova habilidade adquirida, aprende a sua prpria panplia de frases novas que ningum lhe ensinou. A importncia de falar bem com as crianas O facto de numa famlia tanto os pais como os filhos e os netos apresentarem o mesmo defeito a falar, cicio ou outras particularidades, no tem nada a ver com elementos genticos ou hereditrios. Trata-se simplesmente de transmisso por imitao ou costume aprendido. A criana adopta as pessoas mais prximas como modelo e referncia e imita-as em tudo. A linguagem infantil ser idntica expresso dos adultos. Por isso, se a forma de falar dos pais ou outros familiares apresentar alguma irregularidade, o mais natural e quase impossvel de iludir que as crianas a reproduzam. Processo de Aperfeioamento Por volta dos 5 anos a criana j possui a maior parte das estruturas sintcticas da linguagem em que se expressa. Dois ou trs anos mais tarde o desenvolvimento da linguagem estar praticamente completo. Quando bem analisado, este processo revela-se extremamente complexo, o que coloca em relevo a enorme capacidade do crebro humano em receber informao, process-la e operar a partir dela. Prova disso a capacidade que a criana adquire de interpretar frases ambguas que tm diversos significados. Coisa que, surpreendentemente, chega a fazer.

10

MARGARIDA PAIVA

UP

Conhecimento e Aprendizagem da Linguagem pela Criana As crianas so dotadas de uma habilidade extraordinria, o que pode verificar-se pela forma como aprendem a falar. Independentemente da pessoa que as ensine a falar (se sabe ou no ensinar), a criana aprende a linguagem pouco a pouco. Mas alm disso aprende acerca da linguagem, sobre a sua estrutura e regras, o que a torna capaz de a utilizar e empregar formas pessoais. Um Mtodo Natural e Acessvel

11

MARGARIDA PAIVA

UP

Ningum ensina os pais a ajudarem as crianas a falar. Agem sempre por instinto e, normalmente, so bem sucedidos. Instintivamente dirigem-se criana com frases curtas, porque intuem que ser mais fcil para ela. Para uma criana, aprender natural e desejado. Tal como aprende a falar atravs do seu meio imediato, devemos perceber que poder aprender muitas outras coisas se for ensinada da mesma forma: fazendo com que seja natural e acessvel aquilo que queremos ensinar.

LINGUAGEM E PENSAMENTO
1. Compreenso e memria 2. Aco e experincia 3. O meio ambiente e a significao 1. Compreenso e memria Um dos aspectos fundamentais da linguagem a sua relao com as estruturas do pensamento. Expresses como por exemplo mais, menos, em cima de,

12

MARGARIDA PAIVA

UP

antes, ou depois expressam verbalmente noes de quantidade, espao e tempo que tm de estruturar-se no crebro da criana. Simultaneamente, os substantivos organizam-se na mente de forma hierrquica. A palavra e o conceito de pato esto includos na classe animais e esta, por sua vez, na de seres vivos. A aprendizagem destas palavras e do seu significado real no simultneo; no entanto, preciso garantir que ambos so verdadeiramente adquiridos. Aprender a falar A aprendizagem da linguagem pela criana revela a estreita relao que existe entre o meio em que vive, os estmulos que recebe e as possibilidades de atingir um nvel determinado de inteligncia. Atravs da linguagem, para alm de aprender a falar, a criana est a estruturar o seu crebro e a aprender a pensar. Por isso que esta aprendizagem deve ser perfeita. Compreenso e memria Ainda que os conceitos de compreenso e memria estejam directamente relacionados com a aprendizagem em idade escolar, so tambm perfeitamente aplicveis aquisio da linguagem. conveniente que o ensino se adapte o melhor possvel s circunstncias de aprendizagem da criana. Independentemente de a criana ter adquirido j o significado real das palavras que aprende, deve tentar-se, por exemplo, que a criana conhea a forma como se escreve uma palavra relacionando-a sempre com o conceito ou aco que representa. Se queremos ensinar a palavra gato devemos mostrar primeiro um gato, de preferncia real, e depois dizer o nome. Para ensinar a palavra espirrar, o melhor fingir que se espirra e depois dizer isto espirrar. Estaremos a simplificar muito as coisas para a criana se no utilizarmos palavras referentes a conceitos abstractos como sentimento ou mal-estar, que apenas sero memorizados sem saber a que se referem. 2. O Importante a aco, a experincia

13

MARGARIDA PAIVA

UP

Para trabalhar ou aperfeioar a linguagem da criana a partir dos 4 ou 5 anos, o melhor deixar que ela expresse livremente tudo o que lhe ocorrer. No decorrer dessa actividade observa-se e adverte-se para o uso correcto das suas expresses. A experincia do contacto com a realidade fundamental para a construo de conceitos a partir dos 6 anos e tambm para adquirir a capacidade de identificar os diferentes significados ou acepes de determinada palavra. Tal como acontece com outros aspectos da aprendizagem, a informao por si s no serve para a criana, a no ser que venha acompanhada de experimentao, de percepo real e de confirmao visual, tctil ou sonora daquilo do que se fala. Neste caso, mais do que em muitos outros, a simples memorizao de palavras cujo significado se ignora totalmente intil. O meio em que a criana se desenvolve pode ser muito estimulante, por um lado, mas tambm condicionante em alguns aspectos, como no que diz respeito ao sentido e significado que as palavras adquirem e aos conceitos que representam. Exemplo: Para uma criana, filha de pais liberais, um martelo serve para cravar pregos, no entanto, para o filho de um carpinteiro serve para trabalhar e ganhar dinheiro. Entre muitas outras, a escola cumpre com a funo de inter-relacionar mbitos culturais diferentes e contribuir com elementos teis na esfera intelectual que ajudam a criana a adquirir acepes de termos da linguagem para atingir uma compreenso e uma comunicao completas e fluidas. A Pr-Linguagem A linguagem tem incio por volta dos 2 anos, independentemente do pas e da cultura. So 3 as etapas diferentes neste processo. 1. Pode ir at aos 18 meses aproximadamente e denomina-se pr linguagem; 2. Termina aos 2 anos e meio ou 3 tem o nome de primeira linguagem; 3. A partir dos 3 anos pode falar-se j de linguagem propriamente dita. Os nmeros de meses e anos podem variar muito em funo do desenvolvimento sensrio-motriz e cognitivo da criana. 14

MARGARIDA PAIVA

UP

3. A evoluo dos reflexos Os recm-nascidos chegam ao mundo providos de aptides inatas chamadas reflexos, que servem para fazer frente s primeiras necessidades enquanto se adaptam ao novo ambiente. O mais importante o da suco, atravs do qual solucionam a necessidade de alimento quando se aproxima o peito ou o bibero. Os gritos e choros constituem outro tipo de reflexos, atravs dos quais alertem os pais para as suas necessidades mais elementares. A este grito espontneo sucede-se um grito emotivo, que serve para traduzir o seu estado de nimo: gritos de clera ou decepo quando se sentem privados de alguma coisa agradvel ou de reivindicao entre garfadas de alimento. Os gritos-choros so a expresso voluntria de uma proposta; e se estiverem associados a uma perturbao fisiolgica convertem-se depois em resposta s expectativas que o mundo exterior oferece criana. De simples reflexo transforma-se num acto voluntrio e cada vez mais aperfeioado. O grito de desespero da criana transforma-se em riso quando se encontra nos braos dos pais, o que revela o alto valor simblico que o grito pode adquirir. O primeiro som emitido de maneira aparentemente voluntria pela criana o de suco, que emite quando vai ser alimentada. A este seguem-se o balbucio e o gorjeio, actividade sonora que o beb produz quando est a descansar e se vai desenvolvendo medida que adquire uma melhor coordenao da respirao e dos movimentos da boca. Esta actividade permite-lhe dominar progressivamente o funcionamento da articulao da linguagem. Mais tarde, por volta dos 18 meses, evolui e converte-se na ecolalia, uma espcie de comunicao elementar que um dilogo me/pai-filho em que os balbucios infantis respondem regularmente s palavras do adulto. Um exemplo de ecollia ou repetio maquinal das palavras ouvidas seria a criana dizer casa como resposta frase agora vamos para casa, proferida pela me ou pelo pai. Processo de seleco de sons 15

MARGARIDA PAIVA

UP

A criana produz, de uma forma puramente aleatria, todos os sons que podemos imaginar. Poderia dizer-se que estaria preparada para aprender qualquer idioma. Mas, pouco a pouco, o espectro de possibilidades reduz-se, ao mesmo tempo que a emisso de sons se torna mais intencional. ao meio que se deve esta seleco final: o que o beb faz imitar as pessoas mais prximas. com elas que quer comunicar e aprender a falar. Nesta etapa evolutiva da pr-linguagem muitos dos sons da lngua dos adultos, antes reproduzidos sorte, tambm desaparecem do balbucio para dar lugar apenas a emisses voclicas e consonnticas. Normalmente, isto acontece quando a criana j completou um ano e s vezes s aos 15 ou 18 meses. O seu comportamento testemunha a sua abertura ao mundo. Estar pronta a entrar na segunda etapa do processo, em direco ao domnio da linguagem. A AQUISIO DA LINGUAGEM A capacidade de falar inata. Todas as crianas nascem com esta capacidade e comeam a desenvolv-la desde que nascem. Mas uma capacidade completamente em aberto: algumas crianas aprenderam a falar espanhol, outras alemo e outras japons. Tudo depende do ambiente em que a vida do beb se desenvolve, do meio que lhes proporciona estimulao e, mais em concreto, dos adultos que se ocupam dela. Normalmente, os pais alcanam um grande nvel de compreenso dos seus bebs. Sabem adaptar as suas conversaes s possibilidades das crianas, utilizando construes simples e elementares. Atravs destas, abrem caminho linguagem incipiente dos pequeninos. Funes da Linguagem As trs funes principais da linguagem so: A expressiva exteriorizao de emoes, necessidades, etc A cognitiva que reflecte a compreenso da realidade

16

MARGARIDA PAIVA

UP

A conectiva - atravs da qual um emissor se pe em contacto com o seu interlocutor Alm disso, existem outras funes secundrias como a meramente ldica ou jogo com as palavras. Independncia da Linguagem Nas primeiras expresses da criana, a linguagem acompanha a aco, mas imediatamente depois a linguagem torna-se independente e ganha valor em si mesma. Nesta etapa, o enunciado adquire maior complexidade e as novas palavras so utilizadas pela criana num nmero cada vez maior de expresses. medida que se aproxima dos 3 anos, a criana enriquece a sua linguagem progressivamente. Entre os 2 e os 3 anos, os agrupamentos de palavras duplicam de tamanho. Encontra-se j preparada para a etapa definitiva, a de comunicao verbal fluda.

Da palavra-slaba palavra-frase As primeiras unidades dotadas de sentido que a criana utiliza so muito limitadas mas fceis de explorar. Quando a criana est em repouso realiza exerccios intensos com sons multissilbicos, agrupando repetidamente sons de vogais e consoantes do tipo papapa, lalalala, apapapi, etc. Por volta dos 12 meses, pode ter adquirido de cinco a dez palavras s quais atribui um sentido pouco preciso e sempre global. As palavras-frase so palavras que tm o significado de uma frase. No t equivaleria expresso No est e Pop pap a Automvel do pap. Aos 2 anos, o vocabulrio da primeira linguagem pode atingir as duzentas palavras. Nesta etapa, a palavra da criana funciona como palavra-frase, uma vez que 17

MARGARIDA PAIVA

UP

quando a criana diz pop pode querer dizer isto um carro, isto o carro do pap, oio um carro ou muitas outras coisas. Aproximadamente aos 18 meses aparecem as combinaes de duas palavrasfrases. As combinaes de duas palavras-frases constituem um enunciado mais complexo e tornam visveis progressos notveis na anlise da realidade. Com a expresso pap no t a criana quer dizer o pap saiu, o pap no est!

PERTURBAES DA LINGUAGEM
EVOLUO HISTRICA Nos ltimos anos, os tipos de servios oferecidos por especialistas na rea dos distrbios de comunicao passaram por mudanas e expanses importantes. A evoluo nesta rea mostra que, nos estdios iniciais, se dava mais nfase aos problemas de articulao da fala, distrbios da voz e gaguez. Aps a II Guerra Mundial, as crianas com audio reduzida passaram, tambm, a ser consideradas como uma rea de preocupao.

18

MARGARIDA PAIVA

UP

Nas duas ltimas dcadas, o tratamento dos distrbios de linguagem tem sido includo nas responsabilidades crescentes deste campo. TITULOS DOS PROFISSIONAIS Os ttulos e a preparao dos profissionais da rea tambm tm mudado. Inicialmente, os departamentos universitrios que treinavam especialistas em distrbios da fala eram conhecidos como patologistas da fala. Quando se passou a incluir o problema da fala das pessoas deficientes auditivas, os departamentos mudaram o nome para departamentos da fala e audio Quando a reabilitao da linguagem se tornou popular, alguns departamentos mudaram os seus nomes para departamentos de distrbios da comunicao. Depois da II Guerra Mundial, quando a psicoterapia passou a predominar, o ttulo preferido tornou-se terapeuta da fala. Na dcada de 60 empregou-se preferencialmente o termo clnico da fala ou patologista da fala

DEFINIO Actualmente, os distrbios da fala e da linguagem, tornaram-se termos familiares aos tcnicos ligados Educao Especial. Muitas crianas com outras excepcionalidades, como deficincia mental, dificuldades de aprendizagem, deficincia motora e auditiva, podem ter problemas extensivos de comunicao. Definir problemas da fala inclui, assim, a percepo do observador e o carcter objectivo do problema em si. Segundo a American Speech-Language-Hearing Association, a Deficincia da Linguagem : 19

MARGARIDA PAIVA

UP

um estado em que um indivduo no demonstra conhecimento das necessidades do sistema lingustico proporcional norma esperada. Tipicamente, uma criana chamada deficiente da fala quando as suas habilidades de linguagem primria so deficientes em relao s expectativas para a sua idade cronolgica. A American Speech-Language-Hearing Association definiu distrbios de comunicao como deficincias na articulao, na linguagem, na voz ou na fluncia. A deficincia auditiva pode ser classificada como um distrbio de comunicao quando impede o desenvolvimento, desempenho ou manuteno da articulao, linguagem, voz ou fluncia. CLASSIFICAO Esses distrbios podem ser: Articulao Voz Fluncia Distrbios de Linguagem Articulao cerca de 70 a 80 por cento dos problemas de comunicao encontrados nas escolas pblicas enquadram-se nessa categoria. As crianas substituem um fonema (som da fala) por outro, ou omitem ou distorcem-no. Voz A voz humana pode variar quanto intensidade, altura e qualidade. Intensidade pode ser muito elevada ou muito baixa. Altura pode ser muito fraca ou forte. Qualidade pode variar desde a rouquido at nasalidade.

20

MARGARIDA PAIVA

UP

Fluncia nos distrbio da fala existentes, a gaguez e o distrbio mais identificado com a fluncia. um problema perturbador, tanto para a pessoa que fala como para a que ouve. Ocorre quando o fluxo da fala interrompido de modo anormal por repeties ou prolongamentos de um som ou slaba e marcado por comportamentos de evaso.

Distrbios da Linguagem distinguem-se dois distrbios principais da linguagem: afasia e atraso de linguagem.

Afasia a deficincia na compreenso ou formulao de mensagens, devido a leses ou disfunes no sistema nervoso central. Atraso de Linguagem manifesta-se em deficincias de vocabulrio ou gramaticais, que impedem que a criana se expresse to bem como os seus colegas. Uma das maiores dificuldades para a classificao dos distrbios de comunicao a sobreposio de categorias. Os problemas de articulao em que a formao, combinao e pronncia dos sons so deficientes esto muitas vezes presentes sem que haja um problema concomitante. Os problemas de articulao tambm aparecem geralmente nas crianas com fissura palatina, paralisia cerebral, deficincia mental e outras deficincias semelhantes. Os problemas de voz podem envolver distrbios de qualidade (como a rouquido), sonoridade insuficiente, intensidade incorrecta e distrbios de ressonncia. De um modo geral, os problemas da voz existem independentemente de outras deficincias, mas podem fazer parte dos sintomas das crianas com fissura palatina, paralisia cerebral e outros defeitos orgnicos. IDENTIFICAO E DIAGNSTICO O procedimento para se estabelecer um programa para os distrbios de comunicao segue trs estdios: 1) Procedimentos de triagem a fim de identificar as crianas que requerem um diagnstico mais completo. 21

MARGARIDA PAIVA

UP

2) Diagnstico das crianas seleccionadas pela triagem inicial e outros encaminhamentos. 3) Seleco das crianas que requerem um programa de interveno especial em fala e linguagem e que dele podem beneficiar. PROCEDIMENTOS DE TRIAGEM Nem todos os sistemas escolares possuem programas formais de triagem relativos aos problemas de linguagem. A instituio escolar deveria poder requerer a presena de um terapeuta da fala e linguagem para conduzir a triagem e localizar as crianas suspeitas de terem distrbios de comunicao. As crianas que mostram sinais de deficincia articulatria, vocal, rtmica ou lingustica so seleccionadas para diagnstico mais completo. Quando as crianas com estas tipologias no so identificadas pela escola ou no esto includas no programa de triagem, podem sempre ser encaminhadas ao terapeuta da fala pelos pais ou professores, sempre que se detectar ser necessrio. PROCEDIMENTOS DE DIAGNSTICO So cinco as situaes a ter em conta no diagnstico: 1) Histrico do caso 2) Avaliao intelectual 3) Avaliao auditiva 4) Avaliao do distrbio 5) Determinao dos factores causais e correlacionados 1) HISTRICO DO CASO Quando uma criana encaminhada para um exame da fala, da audio ou da linguagem, o terapeuta da fala e da linguagem pede o seu histrico (dados de anamnese) para detectar se o problema , ou foi, reconhecido por outras pessoas como por exemplo professores, pais e mdicos. O histrico d informaes sobre a histria passada do desenvolvimento da criana, tais como a idade em que ela andou, falou e outros. Estes dados recolhidos da vida da criana e do 22

MARGARIDA PAIVA

UP

seu desenvolvimento, tambm podem incluir: Um histrico mdico de doenas, Informaes a respeito de irmo e irms e outros membros da famlia com problemas semelhantes, Um histrico social A realizao escolar E outros exames administrados anteriormente.

2) AVALIAO INTELECTUAL Uma das primeiras reas a ser avaliada numa criana com problemas de fala ou de linguagem a do seu desenvolvimento intelectual. Em alguns casos so administrados testes psicolgicos de verificao das capacidades no-verbais para determinar se o atraso na fala ou linguagem pode estar relacionado a uma deficincia mental. 3) AVALIAO AUDITIVA Por ser a perda auditiva uma das causas provveis dos problemas de fala e linguagem, faz-se um cuidadoso exame audiomtrico, de forma a obter a capacidade da criana de receber o som em cada ouvido. Este exame permite determinar a perda e o ganho auditivo em cada um dos ouvidos.

4) AVALIAO DO DISTRBIO Esta avaliao feita pelo terapeuta com objectivos de obter: 1) Respostas vocais espontneas da criana atravs de resposta a figuras; 2) Repetio de certas palavras que identificaro um problema articulatrio; 3) Repetio de sons sem sentido; 4) Amostras da conversao habitual da criana. Cada um desses procedimentos fala espontnea, imitao, rotina de repetio de slabas sem sentido e conversao habitual tem o seu lugar prprio para ajudar o patologista a determinar o tipo de distrbio de fala. 23

MARGARIDA PAIVA

UP

5) DETERMINAO DE FACTORES CAUSAIS E CORRELACIONADOS Se uma criana tem linguagem atrasada ou um distrbio de articulao, voz ou ritmo, a pergunta que se faz Por qu?, Quais os factores responsveis por essa dificuldade ou associados a ela? No seu exame, o terapeuta, avalia os movimentos e a estrutura dos lbios, o alinhamento dos dentes, a estrutura e o funcionamento palatal e a adequao da faringe. Desta forma, o terapeuta, julgar qualquer desvio estrutural que pode contribuir para o distrbio da fala. Examinar os factores ambientais do lar, para ver se eles podem influenciar o problema da fala. Alguns sintomas ou problemas observados podem requerer o encaminhamento a outros especialistas como: audilogos, otorinolaringologistas, cirurgies plsticos, psiclogos ou neurologistas. Normalmente, o diagnstico sugere os procedimentos iniciais de recuperao. A avaliao um procedimento contnuo, pois muitos aspectos da dificuldade da criana surgiro durante o processo de recuperao. O principal objectivo do diagnstico avaliar os distrbios especiais que se encaminhem a um programa de recuperao.

CARACTERSTICAS DAS CRIANAS COM DISTRBIOS DE COMUNICAO

Na rea da comunicao, assim como na de deficincia mental, de problemas comportamentais e de distrbios de aprendizagem, parece ser difcil traar-se uma linha divisria entre os problemas leves, dignos de certa ateno por parte da escola, e os suficientemente srios a ponto de justificarem gastos com grandes servios profissionais ou de educao especial. CAUSAS E TRATAMENTOS 24

MARGARIDA PAIVA

UP

Ser de abordar os campos seguintes: 1) Produo eficaz da fala 2) Distrbios de articulao 3) Gaguez 4) Fissura Palatina 5) Distrbios de voz 6) Deficincias associadas Paralisia Cerebral 7) Distrbios de Linguagem PRODUO EFICAZ DA FALA Os processos necessrios para a produo do som so: Respirao Fonao Ressonncia e Articulao Respirao A respirao oferece a fonte de energia para a produo do som. A corrente de respirao activa as cordas vocais, fazendo com que vibrem e produzam o som ou fonia. O som ento transmitido para as cavidades e ossos da cabea e pescoo onde ressoa de modo conservado e concentrado dando a qualidade caracterstica de cada voz. Finalmente, atravs do movimento das partes da boca, o som moldado em fonemas da lngua e articulado com outros sons resultando na fala. DISTRBIOS DE ARTICULAO Os distrbios de articulao so os desvios da fala que envolvem substituies, distores, omisses e adies dos sons da fala (fonemas). Essas dificuldades podem ocorrer na rea dos articuladores quando a interaco da lngua, lbios, dentes, maxilares e palato imperfeita.

25

MARGARIDA PAIVA

UP

A cavidade oral modificada pelo movimento dos maxilares, lbios e lngua, produzindo os vrios sons da fala.

Definio Quando os movimentos so incorrectos, feitos em sequncia inadequada, ou ausentes, resultam, ento, em fala imperfeita; este fenmeno conhecido como um distrbio de articulao. FACTORES Os factores orgnicos, incluindo desvios na lngua, laringe, faringe, lbios, dentes, palato duro e mole e mecanismo de respirao, podem causar dificuldades de fala. Mas, frequentemente, h m articulao sem nenhum problema estrutural aparente. Esses distrbios de origem funcional tm sido atribudos a vrias influncias, incluindo ambiente de privao, persistncia infantil, bilinguismo, problemas emocionais ou amadurecimento lento. O posicionamento da lngua e dos dentes, o controle da corrente de ar, o enrolar da lngua e a tenso muscular desempenham um papel importante na produo adequada do som. Quando se apresentam problemas da fala e da linguagem, os especialistas encarregados do diagnstico abordam o problema analisando as partes que compem a fala. Exemplo: Tente dizer sopa com a lngua entre os dentes. Onde se coloca a sua lngua quando se diz essa palavra correctamente? A colocao correcta da lngua importante para ajudar as crianas a articularem adequadamente. Embora os problemas da fala obviamente envolvam uma expresso incorrecta do som, a causa pode muito bem ser um problema de recepo

26

MARGARIDA PAIVA

UP

auditiva. Se a criana no ouve sons, no ser capaz de pronunci-los correctamente. A maior parte dos distrbios de articulao podem ser remediados, modificando directamente o problema e no eliminando a sua causa. NATUREZA DOS DISTRBIOS ARTICULATRIOS Os erros da fala mais comuns entre os distrbios articulatrios tm sido classificados como: 1)Substituies 2)Omisses 3)Distores Substituies Consiste na substituio de um som por outro, como por exemplo o [r] por [d] Peru por pedu. s vezes um som como o do [p] substitui quase todos os sons oclusivos, como por exemplo [t], [k], ou ainda o [f] fricativo. Omisses Quando extensivas, podem tornar a fala de uma criana praticamente incompreensvel. A tendncia maior a de se omitir as consoantes nos finais das palavras, embora estas possam ser omitidas no comeo ou no meio e, s vezes, nas trs posies. Ocasionalmente, h uma parada do ar (parada gltica) entre as vogais de slabas sucessivas substituindo uma consoante.

Distores Mostram uma tentativa de reproduo correcta do som. Entre as crianas mais velhas, so mais frequentes do que as omisses ou as substituies. Enquanto uma criana pequena omite ou substitui um som, a criana mais velha pode tentar imitar o som adequado, mas produzir uma distoro. Exemplo

27

MARGARIDA PAIVA

UP

A pronncia distorcida de um [s] pode provocar um som muito semelhante ao som correcto, como o [s] sibilante (assobiado), o [s] lateral (ar emitido nos lados da lngua), e o [s] dental (lngua encostada nos dentes); todas essas pronncias podem ser corrigidas pela mudana na presso e emisso do ar, e pelo posicionamento da lngua Em sentido mais amplo, as dificuldades articulatrias podem permear todos os tipos de problemas da fala. Elas existem isoladamente ou esto associadas a uma disfuno concomitante, como a gaguez. s vezes ocorrem como um entre os diversos factores da fala deficiente, como a paralisia cerebral, em que os factores vocais como compasso, intensidade e qualidade manifestam-se em defeitos articulatrios. IDENTIFICAO DOS PROBLEMAS ARTICULATRIOS Existem bastantes instrumentos elaborados para identificar problemas de articulao. Testes como Templin-Darley, Laradon e Goldman-Fristoe so os mais utilizados. Em Portugal existem poucos testes articulatrios, sendo a maior parte dos existentes aferidos de outros pases. FUNCIONAMENTO DOS TESTES Cada um destes instrumentos usa figuras de objectos comuns para encorajar a criana a articular. As figuras so escolhidas principalmente com a finalidade de oferecer vrios sons articulatrios dentre os muitos fonemas, para que se possa estabelecer um quadro completo da capacidade da criana de se comunicar com eficcia. Exemplo: A figura de um barco permitiria a avaliao do som inicial [b] e do som [r] no meio da palavra. A figura de um chapu provocaria a produo do som inicial [ch] e do som do ditongo u. 28

MARGARIDA PAIVA

UP

O exame completo identifica as consoantes e vogais que a criana articula mal, possibilitando ao terapeuta o planeamento de um programa de recuperao que se concentre nestes pontos especficos. RECUPERAO DA FALA NOS DISTRBIOS ARTICULATRIOS Estudos realizados mostram que mais de metade dos alunos manifestam desvios ou distrbios articulatrios. A m articulao particularmente comum entre as crianas pequenas e frequentemente passa despercebida, pois esperada. O pessoal da escola no se preocupa, portanto, com uma criana de prprimrio que ainda incapaz de produzir sons que no apresentam nenhuma dificuldade para muitas crianas aps os 5 anos (por exemplo os sons do [r], [s] ou [ch]). Quando uma criana se est a desenvolver de forma normal, provvel que o seu prprio amadurecimento, com uma pequena ajuda do professor ou de um pai criterioso, cuide do desenvolvimento da fala. A escolha de acompanhamento que o terapeuta far estar relacionada com o grau de gravidade da linguagem apresentada por determinada criana. Poder orientar os pais e os professores para trabalharem com a criana. A maior dificuldade que sente est na capacidade de prever desde cedo qual a criana com problemas de articulao que desenvolver uma fala adequada sem recuperao e qual a que precisar de assistncia. As crianas que necessitam de recuperao da fala participam de um programa em aulas individuais ou em grupo. Nestes casos solicita-se a cooperao do professor e dos pais nesta questo para continuar a prtica das lies individuais no lar e na sala de aula. Os mtodos utilizados pelos terapeutas podem ser de dois tipos: Individuais: Praticar o som isoladamente e depois integr-lo na conversao normal; utilizar a conversao natural como base para a recuperao.

29

MARGARIDA PAIVA

UP

Em grupo: Um grupo de desenvolvimento da fala pode oferecer a um aluno das primeiras sries a prtica de ouvir a sua prpria fala e a dos outros, a prtica de produo de sons e de palavras novas, e a prtica em interaco social pela fala.

GAGUEZ Os problemas de fluncia da fala tm sido observados desde, pelo menos, a poca de Grcia ou Roma, com relatos sobre a no-fluncia de oradores como o grego Demstenes e o imperador Cludio, cujos problemas foram revelados recentemente. Contudo, ainda no se chegou a um acordo sobre as causas da gaguez e h muitos pontos de vista divergentes a respeito dos mtodos que podem ser eficazes a longo prazo. Segundo Van Riper, (1978) a gaguez ocorre quando a corrente de ar interrompida anormalmente por repeties ou prolongamento de um som, slaba ou posio articulatria, ou por comportamentos de fuga e luta interna. Este problema cheio de paradoxos (3), sendo que a estratgia natural que as pessoas adoptam para lidar com ele acaba sendo o maior deles. Exemplo: natural que uma pessoa que encontre dificuldades numa tarefa, como mudar de lugar numa caixa pesada ou tentar desapertar um parafuso enferrujado, gaste maior energia e esforo para realiz-la. 1) Entretanto, um esforo extra para se falar bem ou fluentemente tende a agravar ainda mais o problema. medida que a criana que gagueja se esfora cada vez mais para forar o som a sair, o bloqueio torna-se frequentemente resistente a face contraise, os msculos ficam tensos, o corpo todo parece querer empurrar o som para fora, mas esse esforo resulta justamente no bloqueio que a criana est tentando evitar. 2) Outro paradoxo o de que em alguns tipos de actividades de fala a criana perfeitamente fluente. Muitas crianas que gaguejam verificam com 30

MARGARIDA PAIVA

UP

surpresa que conseguem cantar ou recitar poesias com bastante fluncia. Contudo, se tentarem falar a letra da cano que acabaram de cantar, encontram-se novamente com a fala bloqueada. TCNICAS USADAS Uma Srie de tcnicas podem ser usadas para criar uma fluncia rpida, mas temporria, para a criana um fenmeno do tipo falso crepsculo. As crianas que gaguejam frequentemente conseguem a fluncia fazendo algum tipo de movimento motor enquanto falam. Portanto, balanar um dos braos, bater com um dos punhos na coxa ou usar outro recurso de distraco funciona durante algum tempo. Os jovens que se utilizam dessas tcnicas descobrem espantados que, uma vez que o recurso se torna um hbito e no apenas uma distraco, ele perde o seu poder de controlar o bloqueio e a gaguez volta ao ponto inicial. 3) O paradoxo final a de que o temor que uma pessoa tem de gaguejar torna-se uma armadilha. Os temores criam uma grande tenso que, por sua vez, cria os bloqueios de fala que, consequentemente, criam novos temores. Webster e Brutten (1974) descreveram o perfil de comportamento de uma pessoa que gagueja como tendo diversas caractersticas importantes como: 1. Falta de fluncia da fala devido repetio involuntria ou ao prolongamento de sons e slabas; Grande proporo de repeties e prolongamentos nas mesmas palavras; 3. Falta de fluncia associada estimulao emocional; 4. Esforos voluntrios para enfrentar ou encobrir as ocorrncias involuntrias da gaguez, atravs de respostas verbais e no-verbais, isto , repetindo palavras e frases, mudando a velocidade e a intensidade da fala, piscando os olhos, franzindo os lbios, balanando o brao e assim por diante. Webster e Brutten explicaram que a ansiedade voluntria causa a gaguez e, por isso, motivam a pessoa que gagueja a empenhar-se num comportamento que ajude a evitar as reaces negativas dos ouvintes. Este comportamento pode implicar a substituio de vrios sons de modo que a criana no utilizar determinadas palavras, tornando-se desta forma 31

MARGARIDA PAIVA

UP

especialistas em utilizar sinnimos para substituir os sons que sabem que lhe provocam bloqueio. CAUSAS DA GAGUEZ Uma grande variedade de teorias tm sido propostas para tentar responder por que crianas e adultos gaguejam. As teorias usuais variam desde a gentica at experincia do lar e desequilbrios neuro-fisiolgicos. A gentica parece estabelecer uma predisposio que influencia a parte neurolgica que desencadeada por um certo tipo de ambiente. Bloodstein (1979) resumiu: Parece que aprendemos as mesmas lies de todas as fontes. A gaguez causada tanto pela hereditariedade quanto pelo ambiente No entanto, verdade que, enquanto ignoramos o que exactamente algumas pessoas trazem nos seus genes que aumenta as suas probabilidades de vir a gaguejar, e enquanto continuamos a discordar sobre as origens e a forma da gaguez, na verdade o que sabemos a respeito dela parecer ser comparativamente pouco. TRATAMENTO DA GAGUEZ Os diversos tratamentos para a gaguez variam tanto quanto as teorias sobre as suas causas. Numa abordagem popular, a pessoa que gagueja aprende um modo rtmico de gaguejar. Usando essa forma de terapia, o terapeuta consegue eliminar um dos temores mais srios do gago o bloqueio de um determinado som e a incapacidade de escapar ao bloqueio. Ao invs de se preocupar com as suas reaces, os gagos recebem a tarefa de observar como as outras pessoas reagem sua fala. Eles do telefonemas, vo a lojas, pedem informaes a estranhos, qualquer coisa que os force a enfrentar o seu problema, ao invs de fugirem dele.

32

MARGARIDA PAIVA

UP

medida que a pessoa que gagueja fica mais vontade com o seu problema e mais capaz de fugir ao seu bloqueio, ela comea a melhorar com apenas poucas reincidncias. Os outros tipos de tratamento enquadram-se no termo geral de terapias do comportamento, em que programas sistematicamente elaborados so planeados para moldar uma fala fluente que se aproxime do normal. Essa fala ento transferida para a vida diria e estabilizada para se tornar permanente. Utiliza-se a dessensibilizao, fazendo com que o aluno relaxe fisicamente na presena da situao temida (ex: ter que falar em pblico). Tal relaxamento pode reduzir o comportamento temido e o bom desempenho pode ser reconhecido como uma recompensa positiva. Os especialistas preocupam-se de modo especial com a criana pequena que parece revelar muitas no-fluncias verbais, mas que ainda no mostrou tenso, piscar de olhos, contores e outras caractersticas da pessoa que confirmadamente gagueja. A orientao aos pais consiste geralmente em fazer com que sejam bons modelos de fala e que no chamem a ateno da criana para a sua fala dizendo Devagar, ou Calma ou Fale mais devagar. Reduzir a presso sobre a criana e fazer com que ela se sinta calma e saudvel tambm a ajudar a desenvolver a comunicao normal. Conselhos adicionais consistem em chamar a ateno dos pais para o reforo que do involuntariamente para a gaguez da criana. Exemplo: Mam, onde ponho isto? Nenhuma resposta. Mam, no consigo fazer este trabalho. Nenhuma resposta. No d certo! A frustrao de Joo acumula-se e a sua me continua preocupada com outra coisa. M-m-mam! Vem aqui! Agora a me atende. Ma-mam, no est dando certo. A me ajoelha-se ao lado de Joo e d-lhe total ateno. Intencionalmente ou no, a mo de Joo respondeu selectivamente sua gaguez.

33

MARGARIDA PAIVA

UP

O procedimento correcto deveria ser a resposta da me para a criana quando ela estava falando fluentemente; A me deveria dizer: Deixe-me ver como podemos fazer isso juntos; E deveria ignorar a falta de fluncia da criana. O ritmo irregular do tratamento e a tendncia reincidncia tornam a avaliao dos diferentes tratamentos uma tarefa difcil. A fluncia verbal duradoura o objectivo final do terapeuta.

DISTRBIOS DE VOZ
A criana cujo tom de voz muito alto, cuja voz rouca a ponto de irritar o ouvinte, ou to baixa, a ponto de o ouvinte precisar fazer esforos para ouvi-la, tem problemas sociais e de comunicao. Embora relativamente raro (cerca de duas entre mil crianas), os distrbios de voz criam grandes problemas de ajustamento, e o terapeuta da fala e da linguagem tem um papel fundamental aqui. So trs os componentes bsicos dos distrbios da voz: Qualidade

Intensidade Sonoridade A voz a produo do som na laringe e a transmisso selectiva do som incluindo a sua ressonncia e sonoridade. A voz produzida pela corrente de ar que sai, passando entre as cordas vocais e a laringe. Da laringe, o som viaja para cima atravs de vrias cavidades do trato vocal, como a garganta, boca e nariz. A voz normal deveria produzir um tom claro (fonao), emitido a partir da vibrao das cordas vocais, e esse tom deve ser adequado quanto intensidade (nem muito alta, nem muito baixa). A voz deve ser ouvida com facilidade, e uma pessoa deve ser capaz de aumentar a altura sem forar demasiadamente os rgos. 34

MARGARIDA PAIVA

UP

Qualidade da voz Os defeitos mais comuns na qualidade da voz so: Fonao, ou produo de sons e Ressonncia, ou direco do som na colocao da voz. A FONAO A fonao, que se origina na laringe, revela s vezes falta de ar, rouquido. Podem ser causadas por aberraes estruturais que resultam da incapacidade das cordas vocais em se aproximarem adequadamente para produzirem as vibraes correctas no fluxo de ar. Quando a vocalizao est impedida pela paralisia das cordas vocais, estas no conseguem aproximar-se para permitir a formao da presso adequada do ar por baixo delas. O resultado a falta de ar ou rouquido. Exemplo: Em todas as escolas, aps um jogo excitante de basquete ou de futebol, com a gritaria e tenso que o acompanha, muitos estudantes ficam com vozes roucas e speras; s vezes sussurram (qualidade de som aspirado), s vezes ficam completamente sem voz, devido inflamao do tecido da laringe e das cordas 35

MARGARIDA PAIVA

UP

vocais. Se o aluno continuar abusando da sua voz ou a reflectir tenses nos msculos que controlam as concavidades vocais, notam-se mudanas anormais na qualidade da voz. O abuso da voz pode levar a ndulos vocais ou a tumores nas cordas vocais. Embora os ndulos pequenos desapaream completamente com uma terapia de voz, os grandes devero ser removidos por cirurgia, que deve ser acompanhada por terapia de voz para evitar a reincidncia. Este um problema comum nos professores devido ao esforo feito nas aulas. A RESSONNCIA A ressonncia depende do equilbrio da amplificao nas vrias cavidades utilizadas para esse fim cavidade oral, cavidade nasal, cavidade da faringe (parte de trs da garganta) e cavidade da laringe (rea de fonao). Este equilbrio da ressonncia afectado pelo tamanho das cavidades e pela capacidade que a pessoa tem de dirigir a corrente de som do ar como quiser. So comuns dois tipos de dificuldades: Fala Hipernasal Os sons que deveriam ser emitidos atravs da boca so, ao contrrio, emitidos pela cavidade nasal fazendo com que as consoantes (menos o /m/, /n/, e /nh/) e as vogais tenham uma ressonncia nasal. Fala anasal a ausncia ou inadequao da ressonncia nasal. A voz de algumas crianas soa como se estas tivessem resfriados crnicos ou adenides crescidas, ou ainda como se estivessem apertando o nariz para falar. INTENSIDADE DA VOZ Um dos problemas mais comuns de intensidade ocorre na poca da adolescncia e afecta principalmente os meninos.

36

MARGARIDA PAIVA

UP

Alguns adolescentes manifestam uma voz de falsete, que geralmente acompanha o crescimento rpido da laringe durante a puberdade, ao invs de uma mudana para uma intensidade mais baixa. Na fase de transio para a adolescncia, a voz pode desafinar vrias vezes, encabulando o rapaz, que no est consciente de que estas falhas so uma manifestao normal de uma mudana fsica. Os problemas sociais revelam-se principalmente para os que continuam a falar numa intensidade elevada. Os distrbios de intensidade podem ser corrigidos quando a criana mais velha. H casos de distrbios que vo alm da voz de falsete ou dos desafinamentos e que podem estimular um comportamento de retraimento e de embarao, podendo ser sintomas de problemas fsicos mais srios. Essas razes levam a que por vezes seja necessrio um exame mdico da voz, como rotina. Nas meninas as manifestaes de intensidade muito baixa podem apresentar problemas semelhantes de ajustamento e deve-se dar ateno a elas no sentido de se levar a intensidade de volta ao normal ou a um limite aceitvel. A ALTURA DA VOZ A fala persistentemente alta pode ser uma manifestao de perda auditiva ou de um problema de personalidade e requer um diagnstico cuidadoso do problema. O problema mais frequente o das crianas que no falam alto o suficiente, sendo que a afonia, perda completa de voz, a sua forma mais sria. O fracasso em produzir presso adequada de respirao para produzir a fala geralmente considerado como um problema psicolgico e no fsico.

RECUPERAO DOS DISTRBIOS DA VOZ

37

MARGARIDA PAIVA

UP

Como a causa de um distrbio de voz pode variar desde um problema srio de sade at dificuldades psicolgicas importantes e abuso temporrio da voz, a importncia do diagnstico diferencial antes de se comear a terapia da fala no pode ser subestimado. Este diagnstico requer um conjunto diversificado de habilidades profissionais o que implica a consulta a vrios profissionais e a recolha de informaes diversificadas. Para o tratamento adequado dos distrbios da voz, a criana envolvida precisa estar ciente e convencida de que a sua voz precisa ser mudada. Depois, pode-se estimular uma conscientizao mais geral do problema, gravando-se a fala da criana para que ela mesma possa ouvir o seu problema. Alguns patologistas da fala e da linguagem usa a tcnica do reforo de forma a tornar consciente aquilo que se est a tentar eliminar. Como muitos problemas so causados pelo abuso da voz, a criana pode ser afastada de ambientes ou situaes que causam o abuso at que o conjunto vocal esteja curado. Tornar a criana consciente do problema e das suas causas a maior arma do terapeuta. FENDA PALATINA O distrbio de comunicao que surge nas crianas com fenda ou fissura palatina e/ou labial deve-se, no a uma disfuno cerebral, mas a deficincias estruturais causadas pela impossibilidade de fuso do osso com o tecido do palato. Todos os bebs, antes de nascerem e por volta dos trs meses de gestao, possuem uma fenda palatina. medida que o embrio se desenvolve naturalmente, os tecidos unem-se para formar o palato duro e o palato mole, que depois formam uma barreira para o ar que entrar atravs da abertura. Se o desenvolvimento interrompido de modo a que no ocorra a fuso, a criana nascer com uma fenda no cu da boca e s vezes no lbio.

38

MARGARIDA PAIVA

UP

A razo da nasalidade na fala de muitas pessoas com fenda palatina que a abertura no pode ser completamente fechada e o ar passa atravs das cordas vocais e do nariz, bem como da boca. Os jovens com fendas palatinas e fissuras labiais so um exemplo claro de como os distrbios fsicos e congnitos causam problemas para as dimenses educacionais e psicolgicas da criana em desenvolvimento. Como Bzoch e williams (1979) definiram: Fenda palatina uma m formao congnita da fala e dos mecanismos da audio, que frequentemente leva a formas graves e complexas de distrbios de comunicao. A ocorrncia da fenda palatina parece ser causada por um conjunto de condies: uma predisposio gentica combinando-se com alguns problemas ambientais durante a gravidez da me radiao privao de oxignio na fase inicial da gravidez. H duas possibilidades de fechar com eficcia a fenda ou abertura. Uma delas a cirurgia para unir os tecidos e a outra a utilizao de um obturador ou palato falso, que encaixado no espao vazio. O nico objectivo da cirurgia ou do uso do obturador fechar o fluxo de ar para a passagem nasal, a fim de que se produza uma voz com qualidade mais normal. Qualquer um desses procedimentos para se fechar a fissura deve ser acompanhado de um programa consistente de recuperao da fala para que se aproveite ao mximo as tcnicas correctivas. So quatro os estdios no programa de recuperao para crianas que tiveram fenda palatina: Os pais oferecem estimulao para a fala pr-lingustica, desde o nascimento at 18 meses; A partir dos 18 meses at aos 3 anos de idade, a me auxilia um terapeuta no desenvolvimento e recuperao da fala e linguagem;

39

MARGARIDA PAIVA

UP

Entre os 3 e os 5 anos de idade, a nfase do programa de recuperao passa a ser na correco ou minimizao da fala aberrante; A partir dos 5 anos, continua o programa de correco e de acompanhamento.

A criana com fenda palatina geralmente continuar a fazer uma terapia da fala que enfatize a contraco velar e da faringe, os ritmos respiratrios da fala e os exerccios de articulao, durante o tempo que for necessrio para conseguir uma fala inteligvel e que no seja irritante. DISTRBIOS DE COMUNICAO Deficincias associadas paralisia cerebral A paralisia cerebral um distrbio do funcionamento motor devido disfuno cerebral, na maioria dos casos presente na poca do nascimento ou prxima desse perodo. Como a fala uma funo motora, as crianas com paralisia cerebral com muita frequncia requerem ateno slida do terapeuta da fala e da linguagem. H trs tipos de paralisia cerebral; cada um deles provoca uma espcie de problema de comunicao. P.C. de carcter espstico; P. C. de carcter atetoide; P. C. de carcter atxica. P.C. de carcter espstico uma condio marcada por uma tenso excessiva dos msculos, movimentos descoordenados lentos, e pelo andar ao estilo tesoura. Quando anda ou tenta falar, a criana ou o adulto sente que faz um grande esforo para desempenhar uma simples aco motora que a maioria das pessoas faz automticamente. A fala da criana espstica

40

MARGARIDA PAIVA

UP

A fala da criana espstica mostrar maiores desvios de articulao do que a fala das crianas com outros tipos de paralisia cerebral. Ser trabalhosa e indistinta, e os sons sero omitidos, mal pronunciados ou distorcidos, especialmente a combinao de consoantes como /sh/ ou /sk/. As mudanas de intensidade sero incontrolveis e abruptas, ao invs de serem gradativas e contnuas. A qualidade da voz pode ser rouca, gutural e tensa, e a criana pode mostrar hiper nasalidade das vogais. P.C. de carcter atetide: uma condio marcada por tremores constantes, movimentos involuntrios retorcidos e lentos, semelhantes ao de vermes e lesmas. A fala da criana atetide A fala da criana atetide, geralmente, inconstante quanto ao ritmo, mudando constantemente de intensidade, inflexo, esforo e nfase, semelhana do seu equilbrio postural. Os sons so distorcidos incoerentemente, devido aos movimentos involuntrios contnuos. A voz pode no ter fora, devido ocorrncia de distrbios respiratrios e movimentos excessivos. Pode ser ininteligvel, devido aos movimentos irregulares aos quais est sujeita a musculatura da fala. Se houver um esforo no sentido de controle voluntrio desses movimentos do msculo, a coordenao resultante muito semelhante da criana espstica da o termo tenso atetide. P.C. de carcter atxica: A criana atxica caracterizada por uma falta de equilbrio na coordenao dos msculos. Geralmente deve-se a uma leso no cerebelo. So comuns os erros de julgamento de fora ou de direco dos seus movimentos. A fala da criana atxica: A fala atxica marcada por uma falta de preciso geral da articulao, em que os erros tendem a ser inconstantes e imprevisveis. Ao invs de distores especficas ou substituies de sons, h uma extrema falta de preciso. A RECUPERAO

41

MARGARIDA PAIVA

UP

A recuperao para os distrbios da fala da criana com paralisia cerebral no muito diferente daquela das outras crianas. Podemos referir seis reas principais e que merecem ateno: Super proteco Controle da baba e lngua de fora Utilizao cuidada do espelho Controle da actividade motora Motivao Controle de movimentos

DISTRBIOS DE LINGUAGEM Uma criana que se desenvolve sem linguagem privada de um dos instrumentos fundamentais necessrios para atingir a maturidade completa como ser humano. Segundo Bloom e Leahy (1978) a linguagem envolve a interaco do contedo, da forma e do uso. Contedo: refere-se s ideias a respeito de objectos e acontecimentos do ambiente. Forma: refere-se ao sistema convencional de regras de combinao de sons e palavras para formar frases e sentenas. Uso: refere-se ao modo pelo qual a linguagem utilizada e a funo para qual dirigida. Segundo estes autores o desenvolvimento normal da linguagem uma interaco bem sucedida de contedo, forma e uso. Um distrbio da linguagem identificado como qualquer problema em qualquer um desses componentes ou na interaco deles. A formao de conceitos pela criana atravs da experincia precede o uso dos smbolos verbais para representar esses conceitos. A compreenso da linguagem precede a fala significativa:

42

MARGARIDA PAIVA

UP

A criana aprende a associar certos sons a objectos ou situaes especficas. A criana aprende a descodificar os smbolos dos sons, ou seja, a compreender os sons do ambiente que ocorrem coerentemente em conjunto com outras coisas que conhece ou das quais tem conscincia. A criana de 8 a 10 meses j aprendeu a dar significado aos muitos sons ambientais, tanto aos naturais quanto aos da palavra falada. Exemplos: Uma batida na porta significa que algum vai entrar; balanar as chaves do carro faz com que se lembre de um passeio de carro; um no-no firme significa parar e desistir. Rapidamente a criana se habitua aos sons da preparao do seu alimento (bater da colher no prato) e esse som poder levar ao choro de fome. Os Distrbios da Linguagem tm sido classificados, de maneira geral, em duas categorias correlacionadas: 1. Atraso de desenvolvimento da linguagem 2. Afasia do desenvolvimento ou afasia congnita 1. Atraso de desenvolvimento da linguagem As crianas com dificuldades para compreender ou falar o cdigo da linguagem de seus colegas da mesma idade podem ter dificuldades numa ou mais funes. Bangs (1968) definiu o desenvolvimento atraso de linguagem como um desenvolvimento organizado que progride num ritmo mais lento do que o normal e significativamente inferior ao desempenho adequado da linguagem para a idade cronolgica da criana. Causas do Atraso de Desenvolvimento da Linguagem: perda auditiva, deficincia mental, problemas do comportamento e

43

MARGARIDA PAIVA

UP

privao ambiental. Interveno no Atraso de Desenvolvimento da Linguagem Para se indicar com exactido a causa do atraso da fala e linguagem so necessrios s vezes servios de diagnstico de uma srie de profissionais, alm do do terapeuta da fala. Neurologista dados que indiquem disfuno cerebral; Psiclogo eliminar a possibilidade de deficincia mental; Audilogo determinao das anormalidades de audio e do nvel de acudade; Assistente social, psiquiatra ou psiclogo exploram os factores do lar ou do ambiente para tentar descobrir os possveis factores emocionais que podem ter provocado em parte os problemas de fala ou de linguagem. Em algumas crianas, o desenvolvimento atrasado da linguagem tende a esconder outros problemas. Interveno no Atraso de Desenvolvimento da Linguagem outros problemas A criana deficiente mental obtm um domnio tardio dos smbolos devido sua incapacidade de pensar e de se recordar; A criana deficiente auditiva no desenvolve a linguagem devido sua incapacidade de ouvir, mas pode ter linguagem simblica no-verbal. A criana com distrbios emocionais pode no responder linguagem ou no us-la, mas na realidade pode ter domnio sobre ela, embora no tenha vontade para o fazer. 2. Afasia do desenvolvimento ou afasia congnita O termo afasia tem sido utilizado para descrever a perda da fala e da linguagem em adultos e crianas mais velhas devido a uma leso ou trauma cerebral. Tambm tem sido utilizado para descrever as crianas que no conseguem aprender a linguagem, possivelmente devido a uma condio congnita da o termo afasia de desenvolvimento ou congnita (s vezes chamada de afasia da infncia). 44

MARGARIDA PAIVA

UP

Em 1971/2, Eisenson enfatizou a diferena entre afasia congnita e atraso de linguagem. Ele definiu uma criana com atraso de linguagem como aquela cuja competncia (compreenso e/ou desempenho) est significativamente abaixo do que esperamos na sua idade, sexo e inteligncia. Definiu criana com afasia congnita ou de desenvolvimento como aquela que apresenta uma sndrome identificvel que precisa ser considerada parte, entre as causas orgnicas do atraso da linguagem. Insistiu em dados definitivos de desenvolvimento cerebral atpico de base congnita, antes de se fazer um diagnstico de afasia. Ao longo dos tempos, os pesquisadores tm-se preocupado com o diagnstico diferencial da fala atrasada e da afasia do desenvolvimento, pois acredita-se que a recuperao e o prognstico nessas reas so ligeiramente diferentes. Para cada problemtica exige-se uma interveno especfica e diferente de caso para caso. Recuperao dos distrbios de linguagem So vrios os exerccios que permitem a recuperao das deficincias especiais da linguagem. Quando o diagnstico ou a reviso dos pontos fortes e fracos da criana revela dificuldades especiais numa determinada rea, o terapeuta da fala e da linguagem pode planear aulas para melhorar o desempenho nas reas fracas ou de desenvolvimento atrasado. Exemplos: Ligar smbolos realidade O que faz sentido: A sopa quente est no congelador. A varanda est dentro de casa. O tapete est no cho.

45

MARGARIDA PAIVA

UP

Regras de linguagem Aqui est um lpis, aqui esto dois ---------. Ontem no almoo, eu ------------ esparguete. Amanh eu ---------- um hamburguer. Exemplos: Percepo auditiva Qual a palavra que rima com gato? saco mato roda Memria visual Usando imagens recortadas em carto e colocadas fora da ordem, a criana ordena-as contando a histria com sentido. Memria Auditiva Dizer uma frase para a criana memorizar e repetir correctamente (Uma criana est doente. Chega o mdico e recomenda aspirina, sumo de laranja e gelado.)

AFASIA A afasia um distrbio da linguagem que ocorre com frequncia nas doenas vasculares cerebrais, principalmente no acidente vascular do tipo isqumico (AVCI). A linguagem a forma de expresso das pessoas e d-se atravs da fala, da escrita e dos gestos. O crebro possui uma determinada capacidade que formada ao longo da vida e que por meio de complexos mecanismos traduz as palavras em todas as formas de expresso. A compreenso faz parte evidentemente, deste processo. A linguagem processada no hemisfrio cerebral esquerdo das pessoas destras em determinados locais bem conhecidos pelos neurofisiologistas. Distrbios ocorridos nestas regies produzem a afasia ou a disfasia que se caracteriza pela dificuldade em falar. Dependendo do local afectado, a fala pode permanecer conservada mas torna-se absolutamente incoerente e sem sentido. 46

MARGARIDA PAIVA

UP

Outras vezes ocorre completa falta de compreenso estando a fala preservada, fluente, mas desconexa. Tais distrbios ocorrem principalmente nos acidentes vasculares cerebrais podendo ser transitrios. Tumores cerebrais tambm podem produzir afasia. Pode ocorrer tambm situao em que h prejuzo de ambas, da fala e da compreenso. Frequentemente h tambm prejuzo da linguagem escrita. Cada tipo de distrbio significa uma determinada localizao da leso cerebral. A afasia raramente est isolada sendo frequentemente acompanhada de outros sintomas neurolgicos como paralisias ou alteraes visuais. O distrbio pode ser transitrio, que ocorre no acidente vascular cerebral transitrio, durando horas ou dias e que regride espontaneamente. Outras vezes definitivo, necessitando de cuidados especiais (exerccios fonitricos). A correco destes distrbios feita atravs de exerccios especializados sob a orientao de profissional especializado. Afasia de Broca uma Afasia na qual o paciente, embora sabendo o que deseja falar ou expressar, se v impossibilitado de faz-lo devido leso dos centros neurolgicos necessrios coordenao dos movimentos responsveis pela emisso daqueles sons adequados para esta comunicao. APRAXIA Algumas vezes ocorre uma dificuldade ou incapacidade de executar movimentos anteriormente aprendidos (como o gesto de bater continncia ou de fazer o nome do padre) apesar de no haver qualquer paralisia. Este distrbio denomina-se apraxia. DISFASIA A Disfasia a perda parcial da fala devida a uma leso cortical nas reas especficas da linguagem. A criana pode ter dificuldade a nvel da expresso (disfasia expressiva) ou compreenso (disfasia compreensiva). 47

MARGARIDA PAIVA

UP

H disfuno do lobo frontal na primeira (rea de Broca) e do lobo temporal na segunda (rea de Wernick). Clinicamente o comprometimento importante: so crianas que no elaboram frases, expressam as partes finais das palavras (eta por borboleta, ao por palhao) com 3 ou 4 anos de idade. O atendimento fonoaudiolgico deve ser precoce, nesta idade ou at antes. O risco desta criana apresentar dislexia ou disortografia na idade escolar muito grande. Deve-se considerar que as Disfasias so quadros preocupantes e graves diferentes do atraso simples da linguagem em que ocorrem trocas simples e evoluem para melhora rapidamente com atendimento de terapia da fala e que esto relacionados com falta de maturidade e factos ambientais. ETIOLOGIA No muito conhecida. Agranowitz, encontra alteraes difusas no hemisfrio esquerdo associadas a quadros como: Prematuridade Incompatibilidades sanguneas Complicaes no parto Epilepsia Desordens glandulares SINTOMATOLOGIA Aparecem alteraes de comportamento como: Hiperactividade Baixa capacidade de ateno Agressividade Pobreza de raciocnio Incontinncia afectiva Impulsividade

48

MARGARIDA PAIVA

UP

Tambm surgem dificuldades de aprendizagem; no raro encontrar confuso no conhecimento do esquema corporal, na distino de figura-fundo e das partes sobre o todo, uma pobre coordenao visuomotora, perturbaes da lateralidade, dificuldades nas noes de tempo e espao. De forma global, h dificuldades para formar conceitos na aquisio de conceitos abstractos, na altura da puberdade. As alteraes de linguagem so do tipo agnosia auditivo-verbal, sintomas aprxicos relacionados com a fala, pobreza de associaes verbais, falta de habilidade para a aquisio da linguagem simblica (leitura e escrita) e atraso na aquisio da linguagem nas frases compreensivas e/ou expressivas. O desenvolvimento psicomotor desarmnico e de difcil avaliao global. O QI pode ser baixo, embora no seja uma caracterstica determinante, j que se encontram casos de crianas com problemas afsicos com altos coeficientes intelectuais. TIPOS Forma motora ou expressiva caracteriza-se pela inteligncia, audio e compreenso da linguagem dentro dos limites normais, incapacidade para imitar palavras, incapacidade ou capacidade limitada para imitar fonemas e pela pobreza de linguagem espontnea. Forma sensorial ou receptiva tambm conhecida como surdez verbal. Os doentes tm QI normal ou com um ligeiro atraso, audio normal ou ligeiramente defeituosa, incapacidade para nomear objectos, pobreza nas associaes verbais, capacidade limitada em imitar a palavra, pobreza na evocao de objectos e incapacidade para interpretar a linguagem ambiental. Forma mista - Com sintomas motores e sensoriais DIAGNSTICO DIFERENCIAL determinativa a explorao Neurolgica e Otolgica. TRATAMENTO 49

MARGARIDA PAIVA

UP

Apoio de correco de tipo Pedaggico. DISPRAXIA VERBAL DO DESENVOLVIMENTO Caracteriza-se por um dfice no automatismo da linguagem expressiva, com produo extremamente reduzida e dfices severos na fonologia e fluncia. Corresponde a uma incapacidade neurolgica de organizar e efectuar apropriadamente os movimentos coordenados dos msculos respiratrios, larngeos e orais necessrios articulao da fala, na ausncia de uma afeco neuromuscular identificada. A criana poder apresentar uma histria de problemas alimentares por dificuldades na mastigao e deglutio assim como atraso na aquisio das etapas motoras. O inicio da fala tardio e o discurso quando existente, laborioso. Esta alterao no atribuda a fraqueza muscular ou paralisia. DFICE DA PRODUO FONOLGICA caracterizado por uma perturbao fonolgica e sintctica que compromete a inteligibilidade do discurso com preservao da fluncia. Esta situao compatvel com um vocabulrio bem desenvolvido e pragmtica adequada. A compreenso normal e sublimiar. DFICES RECEPTIVOS A capacidade expressiva est em regra melhor desenvolvida que a linguagem receptiva. A criana pode parecer verborreica, mas a compreenso e pragmtica esto muito afectadas, particularmente no discurso. Apresenta dificuldade em iniciar e manter o tpico da conversao, assim como o comportamento social adequado ao longo desta (saudao, ateno, monitorizao de emoes). So aparentes dfices na escolha e recordao das palavras apropriadas, perdemse aspectos subtis da linguagem como o sarcasmo, e o uso do gesto ou pistas no verbais restrito, podendo transmitir insensibilidade ou indelicadeza ao interlocutor. As alteraes da pragmtica sugerem a possibilidade dum distrbio invasivo do desenvolvimento do espectro autista.

50

MARGARIDA PAIVA

UP

DISARTRIA Define um efeito articulatrio ligado funo alterada dos rgos fonadores. Distingue-se das alteraes funcionais da fala, em que no possvel demonstrar alteraes anatmicas ou neurolgicas. Na sua forma mais severa pode verificar-se uma anartria. Na paralisia cerebral existem graus variveis de disartria. Pode coexistir com: disfasia dfice auditivo dfice visual dfice cognitivo que acentuam as dificuldades de comunicao. A espasticidade da musculatura fonadora associa-se a um discurso lento, sincopado e laborioso, com um padro de entoao normal. ALTERAES ESTRUTURAIS O lbio leporino, fenda palatina, incompetncia do vu palatino, hipertrofia das amgdalas e adenides, isoladas ou em associao, so responsveis por alteraes da articulao e ressonncia, particularmente dos sons n, m e nh. As formas sindrmicas podem coexistir com outras alteraes da linguagem e a melhoria da articulao pode no ser acompanhada por aumento das competncias lingusticas. DISFLUNCIA Designa uma falta de coordenao entre as funes respiratria e articulatria causando prolongamento dos sons ou palavras, interrupo do discurso, fraccionamento e repeties. comum em cerca de 3% das crianas entre os 2 e os 4 anos, constituindo a gaguez fisiolgica. Em 1% dos casos persiste na idade escolar, sem relao com qualquer doena neurolgica ou funcional.

51

MARGARIDA PAIVA

UP

ADAPTAES EDUCACIONAIS PARA CRIANAS COM DISTRBIOS DE COMUNICAO Prioridades de tratamento: o sistema escolar deve oferecer servios adequados para todos os alunos que precisam receber servios especiais e onde eles sero oferecidos. Prioridades a serem observadas dentro do programa educacional: 1. Distrbios de comunicao 2. Desvios de comunicao 3. Desenvolvimento da comunicao Distrbios de comunicao Problemas graves de articulao, fluncia da voz ou de linguagem requerem interveno intensiva. Esses distrbios interferem com frequncia no desempenho acadmico e no ajustamento social e, por vezes, podem ser necessrios para planear um programa de tratamento. Gaguez grave, paralisia cerebral e fenda palatina so exemplos de distrbios de comunicao. Desvios de comunicao Essas crianas tm problemas de articulao ou de voz leves ou moderadas que podem causar dificuldades adicionais para a adaptao escolar. Desenvolvimento da comunicao Refere-se aos esforos por parte do terapeuta da fala e da linguagem no sentido de facilitar o aperfeioamento das primeiras habilidades lingusticas das crianas. O objectivo evitar o desenvolvimento de problemas leves de fala. Implicaes para o Professor da classe regular 52

MARGARIDA PAIVA

UP

O trabalho de recuperao executado com crianas com problemas de fala nunca deve ser separado da classe regular onde a mesma se insere. Os professores devero ser implicados nestes tratamentos e se possvel aplicar tcnicas dirigidas recuperao das crianas com problemas de fala e linguagem. Essas tcnicas implicam: Livros de exerccios que so guardados nas carteiras ou nos armrios das crianas para reviso regular pelos professores; Reunies semanais ou quinzenais com os terapeutas para tratar dos objectivos especficos da fala; Recursos e instrumentos usados para fazer com que a criana se lembre de usar o seu padro corrigido da fala. Papel do Terapeuta da fala e da linguagem Devido variedade de situaes e opes de assistncia s crianas com problemas de linguagem, fala e audio, obvio que o terapeuta precisa ser capaz de servir em mais do que uma especialidade problemas de articulao, de voz, gaguez, distrbios de linguagem bem como lidar com problemas encontrados nas crianas com deficincias auditivas, fenda palatina e deficincia mental. Obrigaes do Terapeuta da fala e da linguagem 1. Superviso e administrao dos programas para crianas com distrbios de comunicao. 2. Identificao e diagnstico 3. Consultoria 4. Servios directos 5. Registo e relatrios ORIENTAO, INTERVENO E PROGNSTICO ORIENTAO

53

MARGARIDA PAIVA

UP

O atraso da linguagem ou da fala constitui um dos principais motivos de envio a consultas de medicina e de desenvolvimento. A preocupao dos pais acerca da aquisio normal da linguagem pelos seus filhos, deve ser sempre tomada em considerao de forma sria e motivar uma avaliao adequada do seu nvel funcional. Quando uma criana evidencia atraso significativo na aquisio da linguagem, muito importante para o esclarecimento do diagnstico e orientao, tentar responder s seguintes questes: Como o desenvolvimento da criana nas restantes reas? Existe alguma suspeita, por parte da me ou dos outros prestadores de cuidados, relativa audio da criana? A criana no fala mas parece compreender o que lhe dizem de acordo com a sua idade? A criana no fala mas ou no comunicativa? Tem tendncia a isolar-se ou a evitar o contacto com outras crianas? Existe um padro de aquisio tardia da fala nalgum familiar? A resposta a estas questes pode fornecer pistas importantes para o diagnstico diferencial. Na maioria das situaes, o atraso da fala no mais do que uma faceta de um atraso global do desenvolvimento: resulta da a importncia da avaliao do desenvolvimento em todas as crianas com atraso da fala. O dfice auditivo, apesar da incidncia relativamente baixa, a causa de suspeita mais frequente no atraso da aquisio da linguagem. Esta preocupao adequada pois a interveno otorrinolaringolgica ou, se indicando, prteses auditivas, podem ser de beneficio teraputico significativo. A dvida da me sobre a audio da criana, o principal sinal de alarme e deve levar obrigatoriamente pesquisa de surdez. Outros factores de risco incluem: Histria familiar de dfice auditivo Infeces pr-natais (rubola, toxoplasmose, sfilis) Peso de nascimento (-1500g) Asfixia pr-natal 54

MARGARIDA PAIVA

UP

Meningite bacteriana Otite crnica / otite sero-mucosa de repetio Nas disfasias do desenvolvimento a criana apresenta um nvel intelectual e uma audio que no justificam o atraso na aquisio da linguagem. Reflectem disfuno nos sistemas cerebrais necessrios para a compreenso, elaborao e produo da linguagem (disfasias receptivas, expressivas e mistas). Nos designados distrbios invasivos do desenvolvimento que incluem o autismo, o atraso da fala associa-se a um dfice significativo na comunicao verbal e no verbal e na capacidade de interaco social, apresentando-se a criana com um comportamento francamente alterado e pouco comunicativo. Outras situaes que podem justificar o atraso na fala incluem a disartria e as anomalias estruturais do tracto respiratrio superior, podendo ser suspeitadas pela histria e observao clnica. No entanto, poder manter-se com alguma segurana uma atitude expectante, nos atrasos da fala em crianas com menos de trs anos, que apresentem inequivocamente um bom desenvolvimento psicomotor, uma boa compreenso verbal, boas capacidades comunicativas e uma histria familiar de aquisio tardia da fala. Devem ser referenciados a um centro especializado as crianas que apresentam os seguintes sinais de alarme: Ausncia de respostas a vozes prximas ou sons correntes, s 18 semanas; Ausncia de vocalizaes repetidas, aos 10 meses; Ausncia de qualquer palavra simples, aos 18 meses; Ausncia de qualquer frase, aos 24 meses; Linguagem incompreensvel por estranhos, aos 3 anos; Uso no comunicativo da linguagem ou ecollia; Defeitos na articulao das palavras, aos 6 anos. INTERVENO 55

MARGARIDA PAIVA

UP

A interveno no atraso da linguagem essencialmente educacional, visando reforar a interaco social e intuito comunicativo na criana afectada e sendo individualizado de acordo com as suas necessidades especficas. A interveno consiste em dotar a criana dum reportrio lingustico que possa ser utilizado para comunicar de forma socialmente adequada no seu contexto habitual e adaptar esse contexto de modo a estimular e facilitar o desenvolvimento global da linguagem. Uma aproximao funcional reconhece a necessidade de orientar a interveno na linguagem de forma a incluir familiares e professores, como facilitadores da comunicao e utilizar situaes da vida diria para encorajar uma comunicao funcional, num contexto de experincias significativas e com um padro mais prximo do das crianas sem problemas de linguagem, visando a generalizao das aprendizagens. Na interveno funcional, de acordo com estes aspectos interactivos e integrativos, o papel do terapeuta transforma-se no de um consultor para os facilitadores da linguagem que interagem com mais frequncia com a criana. Se a comunicao oral eficaz no puder ser esperada a curto prazo, devero ser providenciadas formas alternativas tendo em considerao o nvel cognitivo, sensorial e motor da criana. Habitualmente utiliza-se a linguagem gestual, cdigos de imagens e pictogramas, podendo tambm iniciar-se a leitura. Apesar da preocupao dos pais em relao ao uso da linguagem gestual, na ausncia de dfice auditivo importante, no se verifica atraso adicional na aquisio da fala. Ao contrrio, a manuteno do contacto social e reduo do nvel de frustrao facilita essa mesma aquisio. Para as situaes mais graves e persistentes, existem quadros de comunicao de complexidade varivel, associando figuras, letras e palavras que a criana combina. Alm destes, existem sistemas computadorizados com teclado ou painel de contacto e com possibilidade de utilizao de dispositivos de voz. 56

MARGARIDA PAIVA

UP

PROGNSTICO O prognstico a longo prazo em crianas com problemas da linguagem varivel. Apesar de um tero resolver completamente, na maioria persistem algumas alteraes e mais frequente a associao com dfices cognitivos especficos, dificuldades de aprendizagem e perturbaes do comportamento. Nos casos de atraso da linguagem associado a atraso de desenvolvimento, a linguagem pode melhorar com apoio de terapia da fala, no entanto, no de esperar que supere o nvel cognitivo no verbal. No autismo, se a linguagem verbal no se estabeleceu pelos 6 anos, pouco provvel que venha a funcionar no futuro. Os problemas isolados da articulao resolvem-se habitualmente nos primeiros anos de escolaridade, sob terapia adequada. As alteraes especficas da linguagem tm um prognstico mais varivel. Apesar da maioria melhorar substancialmente, com frequncia mantm-se perturbaes subtis da linguagem que persistem at vida adulta, em particular nas crianas com alteraes da linguagem receptiva. Estas apresentam um risco mais elevado de perturbaes da aquisio da leitura que as portadoras de alteraes expressivas isoladas. Devido linguagem e leitura serem to importantes nos processos de aprendizagem, muitos dos indivduos apresentam um rendimento escolar inferior ao esperado em funo das suas capacidades cognitivas. A associao com problemas de comportamento (agressividade, hiperactividade e dfice de ateno) verifica-se em cerca de 30% dos casos, predominando igualmente nas perturbaes da linguagem que envolvem a compreenso.

57

You might also like