You are on page 1of 6

1. PORQUE SE TORNAR UM PROFESSOR REFLEXIVO?

1.1 Tipos de compreenso da formao inicial A primeira viso estabelecia que, a formao docente se concentra na formao inicial e que o acumulo de conhecimentos tericos prvios favorece o exerccio posterior da pratica. Enquanto a viso atual estabelece que, tornar-se professor um processo de desenvolvimento ao longo da vida.

1.2 Aprendizagem na docncia Ocorre ao longo do tempo em lugar de se dar em momentos isolados e a aprendizagem ativa, exige o estabelecimento de relaes entre conhecimentos prvios e novas compreenses da parte desse profissional.

1.3 Para auxiliar no processo de reflexo, os professores devem ser capazes de: Conhecer diferentes contedos especficos assim como contedos pedaggicos; responder adequadamente s demandas de seus alunos; selecionar contedos a serem ensinados e as melhores maneiras de ensinlos; avaliar seus alunos,suas prprias aes e seus resultados; interagir com os diferentes membros da comunidades escolar; lidar e compreender as diferentes experincias e contextos que caracterizam o ensino e a aprendizagem; lidar com as demandas administrativas das escolas; pesquisar e buscar apoio na literatura relevante de sua rea de atuao, como tambm saber lanar mo de suas intuies e sabedorias advindas da prtica; situar-se e tambm o seu trabalho nos contextos histricos, sociais, polticos tendo em vista a s foras sociais locais, regionais e nacionais. 1.4 A aprendizagem na docncia se inicia Inicia-se desde os tempos em que ingressamos numa sala de aula e continua ao longo de nossas vivncias como alunos.

Ensinar e ser professor: processos independentes ou inter-relacionados? 2.1 O ensinar implica

O desenvolvimento de compreenses sobre si prprio, dos alunos, da matria, do currculo, das estratgias de ensino e da avaliao relacionadas com a facilitao da aprendizagem dos alunos. Implica, no geral, transformar o contedo a ser ensinado e contedo aprendido pelos alunos. 2.2 Ser professor ....e inclui.... mais amplo j que a atuao na docncia no est limitada s atividades realizadas dentro de uma sala de aula. Inclui as responsabilidades sociais e polticas que o seu papel profissional implica a participao desse profissional numa escola, numa comunidade e em outros espaos. Abrange as caractersticas do ensinar, mas vai alm, pois envolve ainda sua participao na instituio escolar, numa comunidade profissional com caractersticas, normas e culturas prprias. 2.3 A base de conhecimento da docncia agrega Uma grande diversidade de objetos, de questes, de problemas que esto todos relacionados com seu trabalho. Alm disso, no correspondem, ou pelo menos muito pouco, aos conhecimentos tericos obtidos na universidade e produzidos pela pesquisa na rea da Educao: para os professores de profisso, a experincia de trabalho parece ser a fonte privilegiada de seu saber ensinar (TARDIF & RAYMOND, 200, p. 213). O que significa ensinar e ser professor nos dias atuais? 3.1 Ser professor ... Viver na complexidade, no desafio permanente da melhoria, na multidimensional idade do agir e pensar, na interrogao constante que a sociedade do conhecimento lhe coloca (PCHECO, 2004, P. 1). 3.2 Configurao das sociedades atuais Notamos que, no geral, esto envoltos num complexo processo de transformao em diversos aspectos: tecnolgicos, cientficos, sociais, etc. que tem provocado efeitos visveis na escola tendo em vista sua funo de educar. 3.3 Como e como no deve ser vista a educao? A educao no pode mais ser vista como capaz de dotar as pessoas de uma bagagem fixa de conhecimentos que podem ser dispostos ao longo da vida. Torna-se necessria uma educao de base,voltada para o favorecimento da flexibilidade e adaptao exigidas. 3.4 Caractersticas que tem afetado a escola e sua funo social. O declnio das famlias nucleares que tem provocado o aparecimento de uma variedade de configuraes familiares (monoparentais, filhos de diferentes

casamentos) e de famlias nas quais todos os membros trabalham. O crescimento de uma gerao Nintendo que tem competncia no uso das tecnologias e com uma presena ativa no mercado consumidor.

3.5 Aluno aprovado, mas fracassado O aluno aprovado pode ser considerado fracassado porque se acomodou, porque no pensa a partir de elaboraes prprias, no se autoriza a falar o prprio pensamento, porque no consegue escrever, apenas registra e copia o pensamento dos outros (DANI & ISAAS, 1997, P. 1). 3.6 A formao docente e o fenmeno do fracasso escolar Mesmo com novas vestimentas compe uma problemtica complexa, multifacetada e multideterminada.No se pode negar, no entanto, que dentre as suas inmeras causas, a formao de professores possa ser destacada. Embora a literatura no aponte de forma conclusiva a influencia da qualificao dos professores sobre o desempenho dos alunos, acredita-se fortemente na relao entre uma boa formao profissional e uma atuao competente.

3.7 Discusso sobre a formao docente necessria a discusso sobre como os professores so formados, quais conhecimentos devem dominar, como podem aprender, como se planeja uma profisso numa sociedade do conhecimento na qual qualquer pessoa pode ter acesso s informaes e pode se converter em algum que ensina. 3.8 A formao docente e as demandas da sociedade do conhecimento Alm de dominar uma base de conhecimento (terico, pedaggico, cientifico e tcnico) adequado para o ensino, os professores assim como os alunos devem aprender a trabalhar em ambientes dinmicos que se alteram e nos quais novos conhecimentos se constroem a partir de diferentes fontes e perspectivas.

Como se aprende a ensinar e ser professor?

4.1 Aprendizagem na docncia um processo contnuo que ocorre ao longo da trajetria dos professores; que no se limita aos espaos formais e tradicionais de formao como um curso

de licenciatura, por exemplo, pois na realidade as principais fontes de aprendizagem so a prpria atividade de ensinar e a relao dialogada com outros professores. 4.2 Ocupam lugar de destaque nos processos de aprendizagem da docncia As crenas (ou valores,juzos,opinies,concepes,teorias pessoais) dos professores que, de certa maneira, definem fortemente suas praticas pedaggicas. 4.3 Base de conhecimentos Conhecimento do contedo especifico matria a ser ensinada Conhecimento de contedo pedaggico domnio de uma rea especfico-objetivos, metas,propsitos educacionais, de ensino, manejo de sala; conhecimento pedaggico do contedo, que seria um amlgama do conhecimento do contedo especfico e outros tipos de conhecimento. Este um conhecimento que permanentemente construdo e corresponde capacidade do professor de transformar um contedo aprendido pelos alunos. Outros conhecimentos Fazem ainda parte da base de conhecimento para o ensino: do currculo; dos alunos e de suas caractersticas; dos contextos educacionais, incluindo as salas de aula, escolas e comunidades; conhecimento dos fins, propsitos , valores educacionais e de seus fundamentos filosficos e histricos.

4.4 Modelo de raciocnio pedaggico constitudo de: Compreenso Os professores devem compreender criticamente o conjunto de idias a serem ensinadas incluindo as relaes entre o tpico especfico que iro tratar e outros conceitos dentro de uma rea e de reas relacionadas. Transformao Que envolve subprocessos que, conjuntamente, produzem um plano, um conjunto de estratgias para uma aula, uma unidade ou curso. Instruo Consiste no desempenho observvel do professor, envolvendo manejo de classe, formas de lidar com grupos de alunos, dosagem de contedo,

coordenao das atividades de aprendizagem, explicaes, questionamentos, discusses. Avaliao Processo que ocorre durante e aps a instruo, tanto via checagem constante e informal de compreenses e possveis dvidas e/ou equvocos dos alunos, quanto de maneiras mais formais de avaliao. Reflexo Consiste na avaliao que o professor faz de si prprio. o processo de aprender a partir da experincia. Nova compreenso Compreenso enriquecida com maior conscincia de propsitos da instruo, do conhecimento especifico e de outros conhecimentos da base de conhecimento para o ensino.

4.5 Conforme Pacheco e Flores (1999) metacognio Uma vez que os professores aprendem a partir das teorias formais, mas tambm a partir de suas vivncias prticas que resultam em anlises e ponderaes; Descontinuidade Uma vez que o aprender a ensinar e a ser professor no so processos contnuos; esses processos apresentam fases distintas, embora no necessariamente impliquem uma maior especializao ao longo do tempo. Individualizao Uma vez que as caractersticas pessoais, as crenas, as atitudes, as histrias anteriores tm uma influncia grande na constituio do professor; Socializao Pois ser professor atuar em contextos que de alguma maneira forjam os conhecimentos, a maneira pela qual analisam e atribuem significado s diferentes situaes. Os saberes dos professores Saberes pessoais dos professores; Saberes provenientes da formao escolar anterior; Saberes provenientes da formao profissional para o magistrio; Saberes provenientes dos programas e livros didticos usados no trabalho;

Saberes provenientes de sua prpria experincia na profisso na sala de aula e na escola; Em resumo, podemos afirmar que a aprendizagem da docncia resulta de: Podemos afirmar que a aprendizagem da docncia resulta de processos que ocorrem tanto no plano pessoal, ou individual, como tambm no plano coletivo, ou social, sendo derivados, portanto, da interao do professor com os outros e da atuao em contextos especficos, como a escola

4.6 Por que se tornar um professor reflexivo. Para se tornar um professor capaz de se engajar em analises criticas sobre as prprias praticas pedaggicas, sobre os contextos dessas praticas e os diversos papeis docentes levando em conta o conhecimento terico sobre os temas examinados, Comear a inquirir um dos primeiros passos para o planejamento do prprio crescimento profissional. Buscar e construir respostas s perguntas formuladas via inquirio so aes relevantes para o processo de se tornar um bom professor.

You might also like