You are on page 1of 9

APLICAO DA LEI PROCESSUAL NO TEMPO

EFICCIA IMEDIATA CONFLITOS


A lei processual possui eficcia imediata, razo pela qual atinge, obviamente, os processos futuros e os em curso. S no sofrem a incidncia da nova norma processual os processos j extintos quando do inicio da vigncia da lei.

O princpio da irretroatividade das leis, portanto, se estende ao campo de processo. O Prof. Moacyr Amaral Santos critica a noo de leis processuais de natureza retroativa. Explica o mestre que as leis processuais novas atingem o processo em curso no ponto em que se encontrar, resguardando a inteira eficcia dos atos processuais at ento praticados.

Sistemas processuais
Teoria da Unidade Processual sendo o processo um todo, constitudo por um conjunto de atos indissociveis, seria regulado por uma s lei processual, a velha ou a nova. Admitida a aplicao da lei nova para todos os atos do processo, poder-se-ia poder-sefalar em lei processual retroativa.

Teoria das Fases Processuais a lei nova s incidiria sobre fase processual em curso ou a se iniciar. Analisadas as fases autnomas do processo (postulatria, instrutria, decisria, recursal e executria), a lei nova no atingiria aquelas j encerradas.

Teoria do Isolamento a lei nova s teria eficcia quanto aos atos processuais futuros, respeitada a eficcia dos atos j praticados na vigncia da lei velha. A doutrina consagrou a teoria do isolamento, alis, adotada para a vigncia do prprio CPC (art. 1211)

Tanto a teoria do isolamento dos atos processuais quanto a das fases processuais, a partir de critrios distintos, procuram respeitar aquilo que os Professores Galeno Lacerda e Cndido Dinamarco denominam direito processual adquirido, adquirido, que significa, substancialmente, levar em conta as situaes processuais consumadas, sem que sintam os efeitos da lei nova.

Algumas dificuldades
O cabimento e processamento de recursos suprimidos ou com a sistemtica alterada pela lei nova talvez seja a mais preocupante das situaes jurdicas advindas com a supervenincia de inovao legislativa

Cruz e Tucci, com apoio em Galeno Lacerda, afirma que no se pode confundir lei processual procedimental, de vigncia imediata, com a regra que fixa qual o recurso cabvel. O recurso, ao ver de Galeno Lacerda, Lacerda, ser aquele existente poca em que publicada a deciso

A lei da poca da deciso (lato sensu), no tocante ao (lato sensu), cabimento dos recursos, foi o critrio definido pela doutrina. Quanto ao processamento, ao contrrio, incide a lei nova, salvo os atos e prazos j exauridos na vigncia da lei velha. A possibilidade do Tribunal ingressar, desde logo, no exame do mrito, apreciando a lide posta em Juzo, nas hipteses do par. 3o, acrescentado ao art. 515 pela reforma do CPC trata, portanto, do processamento do recurso e, por tal motivo, sujeito eficcia da lei nova. Desta forma, os recursos ainda pendentes de julgamento, que se enquadram no tipo legal acima transcrito, podero ter a lide resolvida, desde logo, pelo Tribunal.

You might also like