You are on page 1of 6

Por Luciano Ventura

AGOSTINHO E A CIDADE DE DEUS Moacyr Novaes Fichamento de palestra pertencente ao programa Humanidades veiculada pela Tv Cultura

No entendimento do palestrante, Agostinho um clssico porque teve a capacidade de transformar aquilo que recebeu da Filosofia Antiga.
AGOSTINHO E O NEOPLATONISMO: O CORPO NO SERIA O CRCERE DA ALMA

Moacyr Novaes inicia sua explanao pontuando a anlise feita por Agostinho acerca da condio da alma no ps-morte. Ele explica que objetivando exercer uma crtica sobre o Neoplatonismo, o clrigo se posiciona para alm da simples aceitao ou negao de um Regresso da Alma, termo que nomeia a obra escrita por Porfrio (232 304), discpulo de Plotino (205 - 270). Na concepo neoplatnica implcita no referido texto, o corpo seria um crcere do qual a alma almejaria o retorno a outra dimenso. O palestrante afirma que Agostinho (354 - 431) no participaria desta idia, era contrrio a esta condenao da natureza corprea, no acreditando que a incessante busca pela verdade passasse pela purificao da alma com base em sua relao com o corpo. Novaes credita o desejo de Agostinho em fazer a crtica ao Neoplatonismo ao fato de que o Bispo de Hipona acreditaria que esta doutrina filosfica seria a mais propcia a servir de base para a fundamentao do Cristianismo como a verdade por excelncia, a nica e verdadeira filosofia.
AGOSTINHO E O PLATONISMO: DISCORDNCIA DO MANIQUESMO

Ao apresentar paralelamente os pensamentos agostiniano e platnico, o palestrante detecta uma aproximao e a aponta citando pontos de concordncia entre

ambos e de diferenciao, destes, com relao ao Maniquesmo. Tanto Agostinho como os Neoplatnicos acreditariam ser til a manuteno de um certo distanciamento, uma justa negao, do mundo material no qual vivemos para que, com isto, pudssemos atingir o mundo inteligvel, do qual este seria somente uma sombra, um mero ponto de partida. Moacyr tambm constata na crtica ao Maniquesmo outro indcio de proximidade entre as duas escolas de pensamento. Elas, ao contrrio dos maniquestas, que veriam nas coisas inferiores um plo de atrao da vontade, substancialmente mal, que deveria ser negado em favor das coisas superiores, valorizariam o conhecimento das coisas mundanas, desde que ele servisse a uma percepo do que lhe fosse superior. Sob este aspecto, ele conclui, a diferena entre Agostinho e o Platonismo fica apenas por conta do modo como conceberiam o trajeto que leva das coisas inferiores s superiores .
AGOSTINHO E PLATONISMO: RELAO CORPO X ALMA

Moacyr analisa como se d a relao entre corpo e alma dentro do Platonismo e do pensamento agostiniano. Alega que, em Agostinho, teramos uma pregao da restaurao da unidade do homem por meio da integrao das partes que o compe: corpo e alma. J o Platonismo entenderia por bem, na busca pela verdade, o afastamento destas duas dimenses, com a valorizao da alma em detrimento do corpo. Em Agostinho, explica Novaes, haveria uma opresso do corpo sobre a alma, mas tal conflito no seria de ordem natural, no seria inerente natureza das partes envolvidas, pois, se assim o fosse, o mal seria externo conscincia humana, vontade humana. Se esta oposio fosse natural, o homem seria portador de duas naturezas, o bem e o mal, e isto negado pelo pensamento agostiniano. O conflito entre corpo e alma seria, para Agostinho, uma desordem da natureza, ocorrendo quando o primeiro tende a imperar sobre a ltima. Neste momento, far-se-ia necessrio o restabelecimento da correta relao entre corpo e alma, onde esta se imporia sobre aquele. A predominncia do corpo sobre a alma no seria entendida por Agostinho como a causa do mal, mas como sintoma do mesmo.

O BEM E O MAL COMO PRINCPIOS

Dentro do Maniquesmo, seu dualismo concebia o Mal como um princpio que se contrapunha ao outro, o do Bem. Esta naturalizao do Mal combatida por Agostinho quando este faz a crtica ao Maniquesmo. Segundo ele, a origem do Mal no externa vontade humana; o Mal no seria intrnseco matria. Ao se condenar todas as paixes corpreas, estar-se-ia, ento, naturalizando o Mal. Para no incorrer em tal erro, Agostinho tenta demonstrar que as paixes corpreas no so intrinsecamente boas ou ms, portanto, devem ser vistas como neutras. Elas seriam formas diferenciadas de vontade, no havendo distino qualitativa entre elas. Portanto, no precisamos recusar as paixes corpreas, uma vez que nenhuma delas ser boa ou m por sim mesma.
AS PAIXES COMO VONTADE

Esta vontade seria, para Agostinho, o lugar da alternativa entre o Bem e o Mal. Na busca por uma redefinio do vnculo entre o Mal e as paixes (vontades), ele no concebe uma sistemtica capaz de determinar uma qualidade positiva ou negativa a uma certa paixo. O valor da vontade no estaria associado sua espcie, as paixes seriam neutras qualitativamente, uma vez que no as poderamos caracterizar como boas ou ms. Tal valorao est ligada quilo que eleito pelas paixes: caso elas elejam coisas boas, assim podem ser classificadas, e vice-versa. Existe, assim, uma crtica agostiniana purificao da alma por meio da eliminao das paixes, como apregoa o Platonismo. Seriam as paixes sintomas da condio decada do homem frente tranqilidade divina.
CONFLITO NO SER HUMANO: RELAO ALMA X ALMA

O homem visto como um peregrino exilado. O cristo vive neste mundo mas no o tem como sua terra natal. O confronto do corpo com a alma no seria o de maior importncia porque retrataria como sintoma o conflito mais importante: o da alma com ela mesma. Para Agostinho, a queda do homem da condio admica no seria resultado do influxo do corpo na alma, mas, sim, conseqncia de uma deciso infeliz gerada na vontade. Novaes afirma a cincia de Agostinho sobre os conflitos e dramas morais do

homem, mas que este os creditava antes alma do que ao corpo. O conflito no ser humano surgiria no momento em que a alma, acostumada a comandar o corpo e ser por ele obedecida, tenta ordenar-se a si prpria. Na relao corpo x alma, para Agostinho, aquele no seria o crcere desta, mas classificado por ele como tirnico devido ao fato de exercer um poder contrrio natureza. A alma soberana, mas a partir do momento em que entra em conflito consigo mesma, promoveria a sublevao do seu sdito, o corpo. Porm, com base em tal diagnstico, Agostinho no recomendaria o divrcio entre estas duas dimenses do ser humano, antes disso, afirma a necessidade de uma perfeita e saudvel integrao entre ambas, que viria a promover a restaurao da natureza humana em sua integridade.
NECESSIDADE DE NO SE NEGAR O LIVRE ARBTRIO

Os conflitos da carne no seriam ignorados por Agostinho, mas ele os situava como decorrentes de uma dinmica moral e no do movimento corpreo. Um programa filosfico que promovesse a purificao da alma por meio da negao das paixes poderia estar em sentido contrrio ao do livre arbtrio, negando-o e imputando corporeidade a maldade existente no homem. Dentro de tal filosofia, caberia ao homem ser conhecedor de sua condio decada, da tirania do corpo e, fundamentalmente, de sua prpria alma racional. A alma racional estaria divida em relao a si mesma, o que justificaria a necessidade de nos autoconhecermos. O palestrante percebe nestas premissas a renovao do pensamento socrtico dentro do qual devemos conhecer a ns mesmos.
ANLISE DO ATO CRIADOR DE DEUS EM DOIS GESTOS

Deus haveria promovido a criao por uma dupla maneira: a criao tendo como caracterstica externa a Ele diferente Dele -, e possuidora de componente que Lhe interno similar a Ele. Nesta decomposio da estrutura do ato criador, o extrnseco a Deus seria inerente matria, enquanto o que Lhe semelhante estaria ligado forma. Cada coisa criada matria pelo fato de no ser Deus, de Lhe ser externo; pelo fato de possuir semelhana a Ele, forma. No ato da criao, por ter sido criada por Deus, cada coisa no seria o supremo Bem, mas seria um Bem, no seria a suprema

Verdade, mas seria uma Verdade, assim como cada coisa criada no seria o supremo Ser, mas seria um Ser. Para Agostinho, a alma dual por possuir matria e forma, assim como tambm o corpo as possui. No corpo a matria ficaria expressa no ser-criatura e a forma na beleza, simetria e outros atributos deste gnero que ele traz em si. A alma racional seria matria por ser criatura, porque, perante Deus, outro, Lhe externo, sendo forma por na percepo de sua similitude a Deus no que respeita vontade, ao raciocnio etc. Nesta anlise que decompe o ato criador de Deus, alm de ser possvel entender no pensamento agostiniano a criatura como portadora de matria e forma, Moacyr Novaes percebe tambm a presena de dualidade com relao ao gesto criador: o primeiro gesto, lana a criatura para fora de Deus, gerando a idia de outro; o segundo, convoca-a novamente para perto Dele por meio da semelhana que ela carrega em si com o criador. Teria sido o Universo criado semelhana de Deus, diferenciando-se, o homem, por ter sido criado, alm de semelhante a Ele, tambm com Sua imagem. O homem poderia, ento, voltar a Deus por possuir a liberdade para faz-lo. Tal liberdade, aliada imagem e semelhana, seria o imperativo da volta que o homem receberia j no prprio ato criador.
O REGRESSO DA ALMA COMO SOMATRIA DE DUAS CONDIES

Agostinho entende dois motivos para o regresso da alma ao criador: a condio de criatura, que tenderia a voltar para o criador; e a histrica carncia da condio de peregrino num mundo que no seria sua terra natal e que, portanto, tende a retornar. A anlise da condio humana deve ser construda por meio da integrao destes dois aspectos. A regresso da alma no pensamento agostiniano seria a histria da salvao como recuperao da alma em sua totalidade. Este regresso da alma seria por ela comandada, mas no com a finalidade de libertar-se do corpo. Agostinho procura deixar claro e evitar o uso errneo dos conceitos, assim sendo, alma no o mesmo que forma, como corpo no o mesmo que matria. Apesar da relao entre estes quatro elementos, no devemos fazer uma assimilao imprpria. Como j foi visto, tanto alma quanto corpo so possuidores de forma (o que seja semelhante ao criador) e matria (o

que seja externo ao criador). Devido caracterstica da escolha inerente a alma, esta tem maior proximidade com a dinmica da forma, a dinmica do retorno ao criador. As caractersticas da obedincia a alma e da alteridade com relao ao criador fazem com que o corpo tenha como dimenso mais prxima de si a matria. Estas relaes, contudo, no devem implicar numa identificao entre alma e forma, corpo e matria.

You might also like