You are on page 1of 12

1

nmero
ano II
Entrega do Diploma aos Alunos do Quadro de Mrito Pgina 3

outubro
GEPE

2011

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage

"Faz"Faz-te ao estudo!" com a EPIS Pgina 2

Em foco:
Arte Urbana Pgina 5

Dia Mundial da Alimentao Pgina 4

Em foco:
Ms Internacional da Biblioteca Escolar Pginas 7 e 8

Em foco:
Dirio Grfico

Regresso s aulas

Os Pequenos Jornalistas Volvido um ano de publicao do jornal escolar do nosso Agrupamento, aqui estamos novamente, com as edies deste ano letivo. Estas edies contaro com uma maior participao dos nossos alunos dos vrios graus de ensino. Para tal, sero criados nas escolas do 1 Ciclo do Ensino Bsico, grupos de trabalho, Os Pequenos Jornalistas, constitudos por um aluno de cada turma da escola, incluindo os alunos do ensino Pr- Escolar e respetivos professores bibliotecrios. Com esta dinmica de trabalho pretendemos abranger um maior nmero de alunos participantes, uma vez que estes grupos de trabalho sero renovados nos trs perodos escolares.

No incio deste ano letivo,


Pgina 6 Jardim de Infncia dos Arcos Salas 1e2 Pgina 5

tivemos o prazer de receber muitas caras novas nas vrias escolas do nosso agrupamento. sempre um momento marcante, tanto para aqueles que acolhem, como para os que entram, pela primeira vez,

Halloween Pgina 10

num determinado estabelecimento de ensino: a ansiedade muita e sentimo-nos, adultos e crianas, um pouco inseguros perante o desconhecido.
pg 2

Em foco:
Acordo Ortogrfico

Pgina 2

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage

Associao de Pais e Encarregados de Educao dos Alunos da Escola EB 2/3 de Bocage (APEE)
No passado dia 14 de Outubro de 2011, aps reunio de pais e encarregados de educao dos alunos que frequentam a Escola Bsica do 2 e 3 ciclo de Bocage, foi eleita a nova lista para os rgos da Associao. A APEE tem como objetivo principal representar os Pais e Encarregados de Educao (PEE) junto dos rgos e instituies que tutelam a Escola e assim contribuir para a melhoria das condies de aprendizagem dos nossos filhos e educandos. Acreditamos que, para um bom desenvolvimento dos nossos filhos, a escola dever dispor de condies fsicas adequadas, de pais e encarregados de educao interessados e participativos, e de contedos que estimulem o gosto pela aprendizagem e contribuam para os formar como seres humanos ativos, responsveis e interessados pelo mundo que os rodeia. So ainda objetivos da Associao: 1 Monitorizar o funcionamento da escola e intervir para a resoluo dos problemas detetados; 2 Contribuir para o aumento do sucesso escolar e para a diminuio da indisciplina; 3 Aumentar de forma significativa a participao dos PEE na vida da Escola. O endereo eletrnico da Associao apee.eb23debocage@gmail.com, para todas as questes que acharem por bem fazer chegar APEE. Contamos com o importante apoio de todos, sem o qual no far sentido a existncia da associao de pais. Alguns pais j nos fizeram chegar as suas preocupaes e sugestes, que agradecemos.

muito importante que todos os Pais e Encarregados de Educao nos falem das suas preocupaes. Podem contactar-nos por carta, entregando na portaria, ao cuidado da associao, e pelo endereo eletrnico. Existe ainda um placar, no lado de fora da portaria da escola, onde colocamos as notcias. A sua contribuio, ser uma mais-valia para o seu educando! Regresso s aulas

Pensamos, no entanto, que as atividades que realizmos no dia da receo ajudaram a combater receios e a proporcionar uma boa integrao aos que vieram trabalhar connosco. Desejamos a todos um bom ano letivo.

"FAZ"FAZ-TE AO ESTUDO!" COM A EPIS


A sala de audiovisuais da BE/CRE recebeu, durante o ms de Outubro, as turmas do 7 e 8 ano da EB2,3 Barbosa du Bocage e seus Diretores de Turma para assistirem a uma apresentao dinamizada pela mediadora do Projeto EPIS (Empresrios Pela Incluso Social - Novos Bons Alunos), Margarida Brando. Esta teve como objetivo ajudar os alunos ao nvel da organizao e mtodos de estudo com vista melhoria dos seus resultados escolares. As turmas do 7 ano contaram ainda com uma pequena introduo pela Diretora do Agrupamento, a prof. Lgia Figueiredo, que apelou ao seu sentido de responsabilidade, lembrando que o sucesso comea logo na sala de aula (assiduidade, pontualidade, postura, participao). Os alunos e Diretores de Turma presentes mostraram-se bastante recetivos e por vezes surpreendidos com dicas simples que podem fazer toda a diferena no final do ano letivo.

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage

Pgina 3

Entrega do Diploma aos Alunos do Quadro de Mrito

resultados escolares excelentes ou aes que, pelo seu assinalvel mrito, possam ser consideradas exemplares junto da comunidade escolar. No dia 29 de setembro, no auditrio da Escola Bsica de 2 e 3 Ciclos Barbosa du Bocage, realizou-se, pela primeira vez, a cerimnia de entrega de menes honrosas e diplomas aos alunos que integraram o Quadro de Mrito deste Agrupamento, referente ao ano letivo de 2010/2011. A criao do Quadro de Mrito, criado pelo Artigo 49 do Regulamento Interno deste Agrupamento, pretende estimular a aprendizagem e o envolvimento dos(as) alunos (as) na superao de objetivos previamente definidos, premiar a dedicao e o esforo demonstrados, reconhecer e dar visibilidade publicamente aos alunos(as) ou grupos de alunos(as) que apresentem Muitos elementos da comunidade escolar estiveram presentes nesse momento de alegria e de reconhecimento aos alunos distinguidos. A cerimnia revestiu-se de grande significado para os alunos que viram reconhecido o seu esforo, dedicao e sucesso no ano letivo transato. A Diretora, a Presidente do Conselho Geral e a Coordenadora dos Diretores de Turma do Agrupamento dirigiram palavras de estima e incentivo aos alunos homenageados, s suas famlias e aos professores, salientando o empenho e a disponibilidade de todos no sucesso obtido. Em particular, foram ainda dirigidas palavras encorajando os alunos a desenvolver e a consolidar um percurso de mrito.

School Leaders as Actors for Improvement


do Projeto EPIS "Novos Bons Alunos" e papel do Mediador na escola. Assim, foram apresentados dois exemplos de "Boas prticas" EPIS na escola - Seminrio para Pais/EE "Chegar a Uma Nova Escola - O Papel dos Pais na Adaptao Transio entre Escolas" e a Apresentao para Turmas "Faz-te ao Estudo! - Como Promover o Sucesso Escolar" os quais foram largamente debatidos pelos No dia 24 de Outubro esteve na EB2,3 Bocage um grupo de Diretores de Escola oriundo de diversos pases (Itlia, Grcia, Chipre, Alemanha, Holanda, entre outros) no mbito de uma iniciativa da DRELVT - "School Leaders as Actors for Improvement" - onde o Projeto EPIS "Escolas de Futuro", teve um papel de destaque. Nesta apresentao, dinamizada pela Diretora do Agrupamento, prof Lgia Figueiredo, foi feita uma breve descrio do mesmo (escolas, nmero de alunos, projetos existentes) seguida da descrio presentes e pela Mediadora EPIS, Margarida Brando.

Pgina 4

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage

Dia Mundial da Alimentao


Um vez que este ano o Dia Mundial da Alimentao um domingo, a Escola Bsica de 2 e 3 Ciclos Barbosa du Bocage antecipou a sua comemorao, para sexta-feira, dia 14 de outubro, com vrias iniciativas: - uma exposio de Provrbios e Quadras relacionadas com a Alimentao, que contou com a participao de vrias turmas de 5, 6, 7 e 8 Anos. Esta exposio estar patente at prxima 5-feira, na BE/CRE. - duas palestras alusivas s Regras da Ouro da Alimentao, que decorreram no Auditrio da escola sede, e que contaram com a participao de duas turmas de 6 Ano e uma de 7 Ano; - e, para finalizar, a realizao do concurso No Ds Sopa na Sopa, que contou com a participao de muitas turmas, desde o 5 ao 9 Ano de escolaridade. O resultado do concurso ser conhecido no dia 15 de Novembro, na BE/CRE, onde se conhecero as sopas vencedoras. A Sopa de Legumes vencedora ir ser confeccionada, no refeitrio da escola sede, no dia 23 de Maro. Relembramos que todas estas iniciativas fazem parte do Projecto Alimentao Saudvel, do Projecto de Educao para a Sade do nosso Agrupamento, que no inicio do ano lectivo foi responsvel pela reformulao das ementas escolares e que est disponvel para realizar aconselhamento alimentar a todos aqueles que dele necessitem. Fazem parte deste projeto a Nutricionista Dr Margarida Runa e a Sr Enfermeira Elisa Santos. Segundo a COSI Portugal, a epidemia da Obesidade reversvel atravs da aco abrangente na promoo de estilo de vida saudveis., nesse sentido com estas aces pretendemos sensibilizar no s os alunos mas toda a comunidade escolar para a importncia da adopo de hbitos alimentares saudveis bem como hbitos de prtica regular de actividade fsica em prol de uma melhor qualidade de vida. A todos os que direta ou indiretamente deram o seu contributo para que a realizao destas atividades fosse possvel, o nosso muito obrigado. A Equipa de Educao e Promoo da Sade

Viagens nas letras


Os alunos do 59 e respetiva diretora de turma, Anabela Gonalves, resolveram aceitar o convite feito pelo professor bibliotecrio, no sentido de participarem no projeto "Viagens nas Letras". Assim, no dia 26 de outubro, pelas 18.30h, a turma abrilhantou o espao da biblioteca com uma simulao de uma aula de Lngua Portuguesa. Alunos e alunas da turma, declamaram alguns poemas da obra O que eu quero ser... de Jos Jorge Letria. ser..., Pais e encarregados de educao aderiram quase na totalidade, mesmo com as condies atmosfricas a "convidar ficar por casa". Os alunos gostaram, os pais tambm e a professora ficou bastante satisfeita com o momento proporcionado j que, o tempo de conhecimento mtuo e preparao da atividade foi muito curto.

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage

Pgina 5

Arte Urbana
"A Arte Urbana comea pelos murais polticos do ps-25 de Abril, passa pelo graffiti influenciado pelo movimento hip-hop e chega at street-art atual. Podemos falar de uma cultura visual, dominada pela publicidade, a televiso ou a Internet, instrumentos de comunicao, a que os nossos alunos esto sujeitos desde cedo. H pois que descodificar e faz-los entender o que a arte Urbana e como surge. A rua usada como suporte, o espao por onde passam milhares de pessoas todos os dias, um pblico gigante que confrontado com todo o tipo de intervenes (graffiti, stencil, flash mob, lambe lambe). Outro trao da arte urbana o envolvimento com as comunidades, a vontade de intervir nos contextos sociais, a arte urbana aproxima-se do ativismo. A partir desta temtica os nossos alunos criaram produtos visuais que refletem as sua vivncias, e revelam uma compreenso do quotidiano que os rodeia. Materiais de desperdcio (cartes, caixas de sapatos, redes, embalagens de esferovite, revistas jornais, sapatos, botas) so reutilizados, dando-lhes um outro sentido, outra leitura

Arte Urbana

A Arte que se faz no contexto urbano margem das instituies pblicas chamada de Arte Urbana. Os alunos do 2 e 3 Ciclos do nosso Agrupamento observaram e estudaram esta forma de arte. No salo polivalente da EB 2,3 Barbosa du Bocage puderam ser vistos diversos trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de EVT, EV e ET.

Pgina 6

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage

Dirio Grfico

Pretendeu-se com este projeto, desenvolver competncias ao nvel da observao e reflexo sobre o quotidiano, atravs da expresso grfico/plstica em complementaridade com a expresso escrita. As atividades foram desenvolvidas nas disciplinas de Educao Visual e Tecnolgica, Educao Visual e Expresso Plstica, assim como autonomamente pelos alunos. Participaram no projeto turmas do 1, 2 e 3 Ciclos do Agrupamento.

Dirio Grfico

Workshop sobre Dirio Grfico


No dia 22 de outubro entre as 10:00horas e as 12:00 horas decorreu na Biblioteca Escolar da EB 2 e 3 Ciclos Barbosa du Bocage um Workshop sobre Dirio grfico. Esta atividade esteva aberta a toda a comunidade. Cerca de trinta pessoas entre os dois e os setenta anos de idade passaram por este espao. Num ambiente descontrado, cada um expressou-se graficamente, atravs do desenho e pintura como lhe apeteceu, criando momentos de partilha e experincia de meios pictricos. No fim os presentes foram unnimes, em que este tipo de atividade dever continuar, pois proporcionam momentos de interao entre a escola e a famlia.

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage

Pgina 7

Ms Internacional da Biblioteca Escolar


na educao. O tema escolhido este ano foi School Libraries Empower Learners for Life. O nosso Agrupamento assinalou a efemride, levando acabo as seguintes iniciativas: - Sesses informativas de enquadramento Histria do livro (4 e 5 anos); O ms de Outubro o Ms Internacional da Biblioteca Escolar. Esta declarao foi aprovada pela International Association of School Librarianship (IASL) em Janeiro de 2008, quando o comit executivo da IASL aprovou a mudana do Dia Internacional da Biblioteca Escolar (celebrado na quarta segunda-feira de Outubro) pelo Ms Internacional da Biblioteca Escolar. O seu objetivo chamar a ateno para a importncia das bibliotecas escolares - Distribuio e explorao do Guia de Utilizador da

BE/CRE. - Distribuio do ABC da requisio (alunos do 1 ciclo).


pg 6

A Biblioteca vai sala de aula Os professores bibliotecrios tambm vo s salas de aula. Na escola de S. Gabriel, o 2 A iniciou a aprendizagem do processamento de texto, de que resultaram frases alusivas biblioteca e ao Dia Internacional da Biblioteca Escolar.
A biblioteca muito importante porque tem muitos livros giros e ns podemos pesquisar. Afonso Eu gosto da biblioteca porque ela tem muitos, muitos livros para ns nos deliciarrmos a ler. Clara Correia Roque Eusbio Eu gosto da Biblioteca porque parece uma escola de verdade. Diogo Martinho Que bom ter uma Biblioteca para ler e aprender! Quero ir sempre Biblioteca para treinar a leitura e ser um bom leitor. Duarte Brissos Dinis Ferr

Ms Internacional da Biblioteca Escolar

Hoje um dia especial porque o Dia Internacional da Biblioteca escolar. Joo A Biblioteca tem muitos livros divertidos. Ins

Hoje festejamos o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Mariana P. A Biblioteca o lugar mais sossegado do mundo e h livros que podemos ler. Rafael Na Bibliblioteca podemos ler livros divertidos. Rodrigo Lopes Ns na biblioteca ouvimos histrias e tambm podemos ler cantigas e texto bonitos. Mariana

A Biblioteca muito importante para mim porque l posso treinar a leitura e ler livros muito giros. A biblioteca tem livros para ler e so muito giros. Catarina Podemos ler livros de princesas, lendas e muitas coisas mais Pedro C.

Pgina 8

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage

Ms Internacional da Biblioteca Escolar Os livros so janelas


Sabem porque dizem que os livros so janelas? Abrir um livro como abrir janelas para uma nova fantasia, aventura, ao, descoberta e muito mais. Quando os abrimos aprendemos coisas novas, porque transmitem conhecimento que vem sendo descoberto ao longo dos anos pelos homens. Os livros tambm nos despertam imaginao e curiosidade. Existem vrios tipos de livros, que falam sobre vrios temas: desporto, corpo humano, histria, castelos, cozinha, cultura, amor, amizade, terror, guerra, paz, politica, economia e muitos outros. Chegamos ento concluso que sem os livros no teramos tantos conhecimentos. Vamos ler mais! Texto colectivo 4A EB1 Amoreiras

- Visitas guiadas Biblioteca; - Atelis de escrita criativa com a autora Margarida Fonseca Santos; - Afixao de faixas de divulgao do Ms da Biblioteca Escolar nas entradas das escolas; - Iniciativa Viagens nas Letras partilha de leituras com alunos, professores e encarregados de educao da turma 5 9; - Disponibilizao de cabaz de livros para leitura em aulas de substituio; - Lanamento da iniciativa O autor do Ms; - Encontro com (um elemento da comunidade) escolas do 1 ciclo.

Ateli de escrita criativa

Com a Margarida, realizmos vrias atividades de escrita criativa: formmos palavras a partir de um determinado grupo de letras, crimos um texto (uma espcie de trava-

Ms Internacional da Biblioteca Escolar

lnguas) com essas palavras, descobrimos, a partir de textos que ela nos leu, caratersticas de personagens atravs das suas aes e comportamentos (caraterizao indireta) e tambm experimentmos descrever uma No dia 10 de outubro de 2011, na aula de Lngua Portuguesa, participmos num ateli de escrita criativa, dinamizado por Margarida Fonseca Santos. Margarida nasceu no dia 29 de novembro de 1960, em Lisboa. Tirou o curso superior de piano, no Conservatrio Nacional, e foi professora de Formao Musical no ensino vocacional. Comeou a escrever em 1993, tendo publicado, entre outros, o manual de escrita criativa, Quero ser escritor!. Foi, ainda, responsvel pela coluna Crescer a ler do suplemento de educao do Jornal de Letras (JL). Atualmente, tambm colabora com vrios grupos e companhias de teatro. personagem utilizando essa mesma tcnica. Por fim, analismos um mapa de histrias referente fbula A Lebre e a Tartaruga e contmos a histria comeando em diferentes momentos da ao. Gostei muito das atividades, principalmente do mapa de histrias e da descrio das personagens. Aprendi que escrever desta forma pode ser muito divertido.
Miguel Magrinho, com a colaborao do 6 13

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage

Pgina 9

Ateli de escrita criativa


No dia 10 de outubro, a tarde estava clara, o sol estava quente e a sala estava calma. Calma chegou quase, como de surpresa, a escritora Margarida Fonseca Santos, sem malas nem bagagens mas com a sua invisvel sacola de estratgias, para lanar a turma 3 C para situaes criativas, para a produo de enredos de onde brotaram histrias e se conceberam personagens, desenvolvendo a capacidade de associar ideias, imagens, memrias, situaes e reproduzi-las, em texto. Uma experiencia memorvel, que transformando-as EB1 n 12 de SetbalAmoreiras/ Biblioteca Escolar. partiu da histria dos gafanhotos que viajavam de caixa mgica, contada com aquela ternura de quem nos passa a mo na testa e o entusiasmo de que mostra algo pela primeira vez. Depois, no lema da crise fomos poupar letras, aquelas que no fazem tanta falta, e das restantes, ao jeito de um desafiu, surgiram frases e pequenas histrias que foram alimentar uma outra maior, que toda a turma fez crescer num enredo divertido. Fica o nosso grato agradecimento por esta ddiva to simples mas to singular.

Jardim de Infncia dos Arcos Salas 1 e 2 biblioteca. Estes saquinhos servem para proteger os livros no trajeto escola/casa e casa/escola, porque os livros, so coisas frgeis e preciosas. Os meninos das salas do jardim de infncia dos Arcos tm estado atarefados a decorar os sacos para transporte dos livros requisitados na nossa Para aprendermos as regras de funcionamento da BE/CRE e da requisio de livros para levarmos para casa, fomos todos visitar este espao. E sabiam que a nossa biblioteca no serve apenas para requisitar ou consultar livros? Esta semana fomos assistir apresentao de dois contos.

Ms Internacional da Biblioteca Escolar

Apanhados a dramatizar (ou da narrativa ao drama) As histrias na sala do 1 A no tm hora marcada. Quando a professora abre um livro saltam histrias que enchem o corao e pedem para sair pela boca de cada um, j com uma nova cor e por vezes at roupa nova. Foi o que aconteceu com A Carochinha e o Joo Rato que foram vestidos e revividos pelos alunos, numa pea improvisada onde os fui apanhar. No faltava l nada!
EB1 n 2 de Sta. M. Da Graa/Biblioteca Esc.

Pgina 10

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage

Halloween
O Halloween chegou novamente nossa escola, desta vez com um fantstico concurso de vassouras The Best Broomstick dinamizado pelo grupo de Ingls do 2 ciclo. Os alunos deram asas sua imaginao, elaborando magnficos trabalhos repletos de criatividade, cor e fantasia. Os premiados foram os seguintes 1 prmio: Leonor Amaro Cunha, 6 11 2 prmio: Diogo Santos e Joo Pinho, 5 8 e Toms Oliveira, 6 13 3 prmio: Ana Margarida, Catarina Pica, Maria da Maia e Carolina Ferreira, 5 2; Sofia Barbeiro, Joo Barbeiro e Diogo Martins, 6 13 A todos os participantes ser entregue um diploma.

Exposio Olhar a Arte III, organizada pela Escola Bsica Barbosa du Bocage

em Lisboa, uma exposio de trabalhos do Agrupamento da Escola Bsica Barbosa du Bocage. Nesta exposio Olhar a Arte III foram expostos trabalhos de alunos dos 2. e 3. Ciclos desta escola, realizados nas disciplinas de EVT, EV e ET, subordinados aos temas arte urbana e obra de Ana Hatherly.

Esteve patente ao pblico em geral e a toda a comunidade educativa, entre 14 de outubro e 2 de novembro, nas instalaes da DRELVT

Desafio matemtico Um relgio digital marca 19:57:33. Qual o nmero mnimo de segundos que devem passar at que se alterem todos os algarismos? Ver resoluo na pg. 12

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage

Pgina 11

Acordo Ortogrfico
O que mudou? Consoantes que no se pronunciam O que no se l, no se escreve. As letras c e p no se escrevem, quando no so pronunciadas: acionar, colecionador, lecionar,ao, correo, frao, proteo, ato, cato, diretor, noturno, afoo, conceo, receo, dececionante, adotar Nota: a letra h continua a escrever-se: haver, hera, hem?, ah!, oh! Letras maisculas e minsculas Passam a escrever-se com letra minscu-la os nomes dos meses: janeiro, fevereiro. os nomes das estaes do ano: primavera, vero, outono, inverno. Aceita-se a dupla grafia (letra maiscula ou minscula) nas seguintes situaes: - Ttulos de livros: A Casa das Bengalas ou A casa das bengalas - Formas de tratamento: Senhora Ministra ou Senhora ministra - Nomes que designam domnios do saber, cursos ou disciplinas: Lngua Portuguesa ou Lngua portuguesa Direito ou direito - Lugares pblicos, templos, edifcios ou monumentos: Ponte Vasco da Gama ou ponte Vasco da Gama - Referncias a santos: Santo Antnio ou santo Antnio Acentuao grfica Passa a haver supresso do acento circunflexo em alguns verbos, no presente do indicativo ou do conjuntivo: creem, descreem, veem, releem do acento agudo nas palavras graves com ditongo oi asteroide, oi: heroico, joia, tabloide, Troia do acento agudo ou circunflexo em palavras homgrafas: para (verbo)/ para (preposio); pelo (nome)/ pelo (contrao) Hifenizao O hfen suprime-se nas formas verbais hei de, hs de, h de, ho de. na maior parte das locues e palavras com-postas: co de guarda, cor de caf com leite, fim de semana, fogo de artifcio, vontade, dia a dia (Excees: cor-de-rosa, gua-de-colnia, mais-que-perfeito, queimaroupa, ao deus-dar, arco-da-velha, p-de-meia.) nas palavras complexas, quando o primeiro elemento termina em vogal e o segundo se inicia com a consoante r ou s: antirreligioso, extrarregular, infrassom, minissaia nas palavras complexas, quando o primeiro elemento termina em vogal e o segundo elemento comea com uma vogal diferente: extraescolar, autoestrada, autoavaliao nas palavras compostas, quando se perdeu, em certa medida, a noo de composio: paraquedas, mandachuva Emprega-se o hfen em palavras compostas sem elementos de ligao: afro-asitico, decreto-lei, guarda-notur-no, mdico-cirurgio, guarda-chuva, segunda-feira em alguns nomes de pases, regies, cidades ou localidades, que se iniciem por gro gr por uma forma verbal ou se os seus elemengro, gr, tos estiverem ligados por um artigo: Gr-Bretanha, Entre-os-Rios, Montemor-o-Novo,Trs-os-Montes nas palavras compostas que designam espcies botnicas ou zoolgicas: andorinha-do-mar, cobra-capelo, cobra-dgua, ervadoce, couve-flor nas palavras complexas com o advrbio bem bem-aventurado, bem: bem-criado, bem-estar nas palavras complexas com o advrbio mal, quando o elemento seguinte comea por vogal ou h: mal-estar, mal-educado, malagradecido nas palavras complexas com os elementos aqum alm recm e aqum, alm, sem: sem alm-mar, aqum-mar, recm-casado, sem-cerimnia, semrazo, sem-vergonha nas palavras complexas formadas com elementos como anti-, co anti- co-, contra-, extra-, pr-, sub-, super-, ultra-, eletro-, geo-, neo- e semi-, contra extra pr sub super ultra eletro geo neo semi quando o segundo elemento comea por h: anti-higinico, coherdeiro nas palavras complexas, quando o primeiro elemento termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento:antiibrico,contra-almirante,auto-observao nas palavras complexas com os prefixos circum- e pan-, quando o circum- pansegundo elemento comea por vogal, m, n ou h: circum-escolar, pg. seguinte circum-navegao,pan-africano

Pgina 12

Editorial Um pouco atrasados, certo, mas c estamos de novo para acompanhar o trabalho desenvolvido no nosso agrupamento, contribuindo, em simultneo, para uma comunicao mais eficaz entre todos os intervenientes na nossa comunidade educativa. Destacamos, neste nmero do nosso jornal, o artigo da Associao de Pais e Encarregados de Educao da escola-sede, a cerimnia de entrega dos diplomas aos alunos do Quadro de Mrito, o encontro School Leaders as Actors for Improvement e vrias experincias pedaggicas, letivas e extraletivas, que foram levadas a cabo nas escolas do nosso agrupamento. Parece-nos que estamos no bom caminho e, para melhorar, continuamos a considerar imprescindvel a colaborao de todos: enviem-nos as vossas reflexes sobre temas relacionados com a educao das nossas crianas e jovens, partilhem o vosso trabalho. Por vezes, temos receio de divulgar o que fazemos, sentimo-nos inseguros (O que que os outros vo pensar?), mas o que importa verdadeiramente o dilogo, a vontade em trocar pontos de vista e experincias. S assim ensinaremos e aprenderemos melhor. Queremos fomentar as boas prticas e melhorar o desempenho do nosso agrupamento. um trabalho rduo, que tem que ser realizado com muito empenho e rigor, mas, no fim, vai valer a pena. Por ltimo, gostaramos de, no presente ano letivo, contar com a colaborao dos alunos na equipa do jornal. No primeiro ciclo, tal vai ser uma realidade. Ficamos espera da participao dos alunos do segundo e do terceiro ciclos. Todos os interessados devem deixar a sua identificao e o seu contacto na biblioteca da escola-sede. Um excelente ano letivo, com muita vontade em progredir e alcanar bons resultados educativos.

Acordo Ortogrfico
nas palavras complexas,com os prefixos hiper-, inter e super quando combinados com hiper- inter- super,, elementos iniciados por r: hiper-requintado,inter-regional,super-realista nas palavras com os prefixos pr-, pr e ps-: pr-escolar, pr-natal, pr-africano, prpr- pr- pseuropeu

O grupo disciplinar de Lngua Portuguesa est disponvel para dinamizar uma sesso presencial sobre o novo acordo ortogrfico, destinada a todos os elementos da comunidade educativa interessados no assunto. Contactem-nos.

Desafio matemticoresoluo. Os algarismos estaro todos alterados, pela primeira vez, quando o relgio marcar 20:00:00, ou seja, quando se passarem 147 segundos.

You might also like