You are on page 1of 119

HORTA ORGNICA

FAMILIAR OU ESCOLAR

Patrocnio:

POR QU PRODUZIR HORTALIAS?

AGRICULTURA ORGNICA OU CONVENCIONAL ???

PORQUE A AGRICULTURA CONVENCIONAL NO SUSTENTVEL

DEGRADAO DO SOLO DESPERDCIO E USO EXAGERADO DA GUA POLUIO DO AMBIENTE DEPENDNCIA DE INSUMOS EXTERNOS PERDA DA DIVERSIDADE GENTICA SADE DO HOMEM

Nmeros do PARA (Programa de Anlise de Resduos de Agrotxicos em Alimentos)

COMO PRODUZIR?

BASES PARA A PRODUO ORGNICA

A PRODUO ORGNICA DE HORTALIAS DEVE SER FEITA SEGUINDO UM CONJUNTO DE ORIENTAES : 1- TRABALHAR A TERRA COMO UM ORGANISMO VIVO. 2- PROMOVER A DIVERSIFICAO DE PLANTAS. 3- CONVIVER COM OS INSETOS (PRAGAS) E MANCHAS (DOENAS).

COMO PRODUZIR?

CONSIDERAES IMPORTANTES NA ESCOLHA DO LOCAL DA HORTA


1 O local escolhido deve receber a luz direta do sol por no mnimo 5 horas dirias. 2 - Os canteiros devem ser feitos na direo norte-sul, ou voltados para o norte para aproveitar melhor o sol. 3 A face SUL da HORTA deve estar protegida, pois nessa face os ventos frios prejudicam ou at impedem o desenvolvimento de hortalias em geral.
Proteo com quebra vento, que pode ser com o plantio de uma cerca viva de arbustos ou mesmo com a construo de uma mureta ou de uma cerca bem fechada.

SUGESTO DE LAY-OUT PARA 25m2

SUGESTO DE LAY-OUT PARA 25m2

SUGESTO DE LAY-OUT PARA 10m2

CONSIDERAES IMPORTANTES NA ESCOLHA DO LOCAL DA HORTA


4 O local escolhido no pode estar sujeito a encharcamentos ou alagamentos, nesse caso voc dever elevar os canteiros. 5 D preferncia a um local que tenha uma fonte de gua potvel prxima e aonde possa ser construdo um abrigo para os equipamentos e materiais. 6 - As dimenses de um canteiro podem variar. A largura deve possibilitar o trabalho no canteiro de um s lado- onde alcance o brao- at 1 metro a 1,20 metros. O comprimento no deve ultrapassar os 10m para facilitar a circulao dentro da horta.
Dica importante: A melhor gua para a rega da sua HORTA a gua de CHUVA. Aproveite a gua de chuva colhendo-a atravs da calha de seu telhado armazenando-a em um tambor ou em uma caixa dgua.

SOLO

Definio de Solo (Edafologia)

Cobertura da rocha particulada que junto com a matria orgnica contm os minerais e nutrientes necessrios para suportar o crescimento das plantas

O SOLO COMO UM MEIO DE CRESCIMENTO VEGETAL

Nesta camada que as razes das plantas se desenvolvem e obtm os nutrientes SOLO AGRICULTVEL

SISTEMA TRIFSICO Todo solo formado por uma parte slida (minerais e matria orgnica), uma lquida (gua) e uma gasosa ( ar )

COMPOSIO IDEAL

Solo est formado por fraes:


Inorgnica/ mineral Areia (0.05-2mm) Limo (0.002-0.05mm) Argila (menor de 0.002mm) Orgnica
Material orgnico em distintos estados de decomposio

Textura Textura

Estrutura

Frao inorgnica do solo

Frao orgnica

As plantas no consomem MATRIA ORGNICA, e sim os minerais produzidos a partir da transformao desse material em hmus. A matria orgnica um dos componentes de um solo e atua como agente de estruturao,possibilitando a existncia de vida microbiana e fauna especifica, alm de adicionar nutrientes soluo do solo. As Plantas apenas absorvem os nutrientes MINERALIZADOS (transformados em elementos minerais). A vida no solo de suma importncia para que as reaes de transformao possam acontecer. A camada superficial Horizontes 0 e A repleta de material orgnico em constante processo de humificao.

Como se encontram organizados as fraes minerais e orgnicas


Formam agregados

Microagregados Macroagregados

Agua Ar

microporos At 30m microagregado

At 300m macroagregado

macroporos

O que mantm unidos os diferentes componentes de um agregado?

hifas

Limo Argila Areia

ar
agua

bacterias

actinomicetes Materia orgnica

Relao da gua com os poros


Em macroporos Agua gravitacional Em microporos Agua aproveitvel pelas plantas - gua capilar Rodeando as partculas - Agua higroscpica. No se congela nunca se move em forma lquida

SOLO SATURADO

Agua capilar

Macroporo Com ar

ar Agua gravitacional

Necessario para a respirao

CARACTERSTICAS QUMICAS DO SOLO

Capacidade de Troca de Ctions

Cargas eltricas (+, -) colide

Ma

+ Mb+ (sol.)

Colide-Mb+ + Ma+

Caractersticas Qumicas Reao do solo a) b) cida (H, Al, Mn), Neutra ou Alcalina (K, Ca, Mg) Atividade do H+ em soluo

pH < 7,0: Soluo cida pH > 7,0: Soluo alcalina pH = 7,0: Soluo neutra

RS: 90% dos solos com pH < 4,5

ABSORO DE NUTRIENTES EM FUNO DO pH


4,5 Clcio Enxofre Fsforo Magnsio Nitrognio Potssio 20% 40% 30% 20% 20% 30% 5,0 40% 80% 32% 40% 50% 35% 5,5 50% 100% 40% 50% 75% 70% 6,0 67% 100% 50% 70% 100% 90% 6,5 83% 100% 100% 80% 100% 100%

CALAGEM
Para corrigir a acidez do solo necessrio acrescentar um produto que reaja com o alumnio, muito utilizado o calcrio, calctico ou dolomtico. A frmula bsica para a correo a adio de 150g de calcrio / m2 de solo para cada ponto de pHque se deseje elevar. Exemplo: pH do solo = 4 ndice que se deseja = 7, ento so necessrios 3 pontos x 150g por ponto = 450g de calcrio / m2 incorporados ao solo. Ideal fazer a anlise do solo para saber o ndice de pH correto.

CARACTERSTICAS FSICAS DO SOLO

Textura

Proporo relativa das fraes granulomtricas (areia - silte - argila) que compem a massa do solo (terra fina: < 2 mm).

Caractersticas Fsicas

Fraes Texturais:

Areia, Silte e Argila

Areia: 0,05 - 2 mm (USDA) 0,02 2 mm (Atterberg, sistema Intern.) Silte: 0,002 - 0,05 mm (ou 0,02 mm) Argila: < 0,002 mm Argila coloidal: < 0,0002 mm

Caractersticas Fsicas

IMPORTNCIA

Reteno e disponibilidade de H2O Circulao de H2O e de ar Resistncia ao crescimento radicular Resistncia mobilizao do solo

Caractersticas Fsicas

NUTRIENTES MINERAIS Macronutrientes


N (Nitrognio) crescimento da planta P (Fosfato) florao e frutificao K (Potssio) crescimento das razes e resistncia doenas Ca (Clcio) crescimento de razes e fecundao Mg (Magnsio) composio de clorofila S (Enxofre) sntese de clorofila e absoro de CO2

NUTRIENTES MINERAIS Micronutrientes


B (Boro) desenvolvimento de razes, frutos e sementes Cl (Cloro) quebra da gua Cu (Cobre) respirao e sntese de clorofila Co (Cobalto) absoro de nitrognio Fe (Ferro) respirao, sntese de clorofila, fixao de N Mn (Mangans) absoro de CO2 Mo (Molibdnio) fixao e nitrognio Zn (Zinco) formao e maturao da semente

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS
PS

ENXADAS

TRANSPLANTADOR PEQUENAS FERRAMENTAS INCORPORADOR ANCINHOS

TESOURAS DE PODA

MANGUEIRAS E REGADORES

CARRINHOS SUBSTRATOS, COMPOSTOS E FERTILIZANTES

PRODUO DE MUDAS

PRODUO DE MUDAS
PROPAGACO SEXUADA
SEMENTES

PROPAGACO VEGETATIVA
ESTRUTURAS ESPECIALIZADAS ESTAQUIA

MULTIPLICAO POR SEMENTES SEMENTEIRAS


CANTEIRO SEMENTEIRAS COMERCIAIS

Mudas saudveis e produtivas so facilmente identificveis. Torres bem formados repletos de razes e folhas inteiras e viosas so fundamentais para o desenvolvimento de plantas exuberantes.

SEMENTEIRAS E PRODUO DE MUDAS


- tratamento de solo (esterilizao, adubao); - semeadura; - cobertura do canteiro (plstico, palha); - cuidado especial com irrigao; - controle de plantas daninhas; - controle fitossanitrio.

MTODOS DE PROPAGAO VEGETATIVA


PROPAGAO POR ESTRUTURAS ESPECIALIZADAS BULBOS RIZOMAS TUBRCULOS

ESTAQUIA Estaca: qualquer segmento da planta-me com pelo menos uma gema vegetativa capaz de originar uma nova planta.

BULBO TUNICADO

BULBO COMPOSTO

BULBO ESCAMOSO

BULBO SLIDO OU CHEIO

RIZOMA

ESTACA

DIVERSIFICAO DE CULTURAS

Na produo orgnica faz-se o plantio de vrias hortalias na mesma horta e no mesmo canteiro. Para criar um ambiente variado, favorecendo a vida de inimigos naturais. A variao de plantas tambm permite um melhor aproveitamento dos nutrientes do solo. Recomenda-se o plantio de faixas de plantas de tamanho mdio (milho, girassol, cana) dentro e ao redor da horta para harmonizar.

RESGATE DA AGROBIODIVERSIDADE

ESCOLHENDO O QUE PLANTAR

Um bom planejamento tem incio com a escolha das espcies a serem cultivadas, poca de plantio e ciclo de colheita.Por exemplo, h cenouras apropriadas para plantio de inverno e de vero. A escolha da melhor variedade est relacionada a: taxa de germinao, desenvolvimento da planta, resistncia a ataque de pragas e doenas, produtividade, aspecto do produto final, sabor. Cada hortalia possui caractersticas prprias quanto ao ciclo de vida, poca preferencial de plantio, necessidade de gua, exigncias nutricionais.

importante organizar o semeio de acordo com o que se pretende colher. Por exemplo: alface tem ciclo que pode variar de 35 dias no
vero a at 60 dias no inverno. Um canteiro com 5 metros de comprimento e 1,20 metros de largura pode produzir 96 plantas por canteiro. Se um canteiro for semeado em um nico dia, haver uma colheita de aproximadamente 96 ps em, no mximo, uma semana, uma vez que a alface tem ciclo curto e pode passar do ponto de colheita neste tempo.

Isto diferente para outras culturas que podem permanecer bastante tempo no canteiro com a colheita estendendo-se por mais de um ms, como a couve, berinjela, cenoura,brcolis, cebolinha, salsa entre outras. De acordo com o que se pretende colher, aconselha-se que sejam realizados plantios semanais de alface, chicria, ervilha, rcula, rabanete.

Ao planejar um canteiro, deve-se evitar o plantio sucessivo de uma mesma cultura,assim como plantas da mesma famlia. A ROTAO DE CULTURAS reduz a chance de aparecerem doenas e pragas e possibilita um melhor aproveitamento dos nutrientes disponveis. Uma boa seqncia a ser utilizada : folha, raiz, flor, fruto (exemplo: alface, cenoura,brcolis, berinjela).

PLANTAS COMPANHEIRAS. As plantas da famlia COMPANHEIRAS das solanceas ( tomate, batata, pimento, entre outras) e as da famlia das compostas (Cichoriaceae), como alfaces e chicrias combinam bem entre si. Estas famlias, por sua vez, tambm combinam com umbelferas (Apiaceae) como cenoura, salsa, aipo, erva-doce, batata-salsa e com Liliceas como o alho e a cebola.

CONSTRUINDO A HORTA MODELOS DE CANTEIROS

CANTEIROS DE ALVENARIA

CANTEIRO REBAIXADO eliminar ervas invasoras

CANTEIRO ELEVADO COM PONTALETES DE EUCALIPTO

PLSTICO NA AGRICULTURA

FORRAO

TNEIS

PROTETORES DE FRUTAS

CANAIS

ESTUFAS- Ambiente Protegido

CONSTRUINDO A HORTA Preparo do solo

PLANTANDO Plantio Direto nos Sulcos

Algumas plantas necessitam de covas para o plantio direto, como o caso da abbora, do pepino, da vagem entre outras. Logo aps o plantio faa uma rega generosa. Nos primeiros generosa 5 dias necessrio que se regue duas vezes ao dia, pela manh e no final da tarde.

PLANTANDO Plantio indireto mudas produzidas

TRATOS CULTURAIS

Manejo e Tratos Culturais


Cuidados com o solo Rega Manejo bsicos de conduo Adubos e Adubaes Identificao e controle de pragas e doenas

CUIDADOS COM O SOLO


INCORPORE AO SOLO DA SUA HORTA, a cada 3 meses, de 5 a 10 litros de COMPOSTO ORGNICO por m2. Aproveite para fazer a reposio aps a colheita, quando os canteiros estaro vazios, espalhe o composto sobre o solo e incorpore-o com uma enxada.

Uma prtica muito til para proteger o solo contra a chuva e o sol fazer uma cobertura com material vegetal morto. morto Nos solos argilosos evita formao de crostas duras na superfcie. Em solos arenosos aumenta a reteno de gua no solo. Tambm evita a presena de ervas invasoras. Pode ser feita com palha, capim cortado, casca de arroz ou outro material disponvel.

REGA

A irrigao deve ser realizada, sempre, nas horas mais frescas do dia.

Manejos bsicos de conduo

Estaqueamento -suporte para plantas trepadeiras; usado para ervilha, feijo vagem, tomate,pepino. Pode tambm utilizar a cerca ou o alambrado da horta. Normalmente utilizase varetas de bambu para esse fim. Amontoa Para plantas de ciclo mdio e longo (acima dos 60 dias) ou perenes deve-se juntar terra ou substrato no p das plantas a cada 30 ou 40 dias, dessa forma as razes nunca ficaro expostas e o rendimento ser melhor. Algumas que necessitam de amontoa: couve, brcolis, beterraba, tomate...

ADUBAO
Fertilizantes Orgnicos So classificados como FERTILIZANTES ORGNICOS as misturas que no contm em sua FORMULAO materiais sintticos ou qumicos. Combinados ou puros tm o poder de mineralizar Macro e Micronutrientes atravs de reaes qumicas que ocorrem no solo. As misturas utilizam de resduos vegetais e animais (estercos) que diferem em suas composies, disponibilizando Macro e Micronutrientes em diferentes concentraes.

DICAS IMPORTANTES
Os solos arenosos e aqueles que se regam muito necessitam mais Potssio. Para a brotao e o crescimento, as plantas necessitam mais gua e mais Nitrognio (N). Adube bem as plantas com fertilizante rico em nitrognio antes da brotao. Assim que as plantas comecem a desenvolver-se com maior vigor (primavera), comece a fertiliz-las. As plantas, durante o crescimento, necessitam de mais gua e mais nutrientes. Plantas em florao no crescem e portanto deve-se reduzir a adubao durante essa fase. A florao deve ser estimulada com adubos ricos em Potssio (K) e Fsforo (P) As plantas com flores, rvores frutferas e ornamentais necessitam adubos ricos em Potssio (K) e Fsforo (P)

Como aplicar os adubos


A aplicao pode ser no solo (adubos e composto):
Incorporando o produto ao solo Espalhando o produto prximo a planta Fazendo furos ao redor da planta e preenchendo com o produto.

A aplicao pode ser foliar (adubos solveis em gua):


Pulverizando caules e folhas das plantas

A aplicao pode ser na rega (adubos solveis em gua)


Regando a planta com o produto dissolvido na gua.

PRAGAS E DOENCAS Identificao e Controle

Pulges
DANO / IDENTIFICAO: Suga a seiva da planta deformando a planta. Identifica-se pelas folhas enrugadas. So pequenos insetos de cor cinza esverdeado que formam colnias na parte interna das folhas ou junto aos caules e talos que sugam constantemente a planta podendo lev-la morte. So muito comuns em todos os tipos de couves. CONTROLE: Aplicao de CALDA FUMO. Quando identificado o ataque no incio retire a ou as folhas infectadas e queime-as.

Lagartas
DANO / IDENTIFICAO: Folhas e ou brotos furados ou derrubados. facilmente encontrada nas plantas. CONTROLE: Aplicao de CALDA DE FUMO E LEO DE NEEN. Em caso de pequenas quantidades faa a catao manual e elimine-as. IMPORTANTE: Para fazer a catao utilize luvas, algumas lagartas podem provocar irritaes na pele.

Cochonilhas
DANO / IDENTIFICAO: Suga a seiva da planta, fora de controle leva a planta morte. Formam colnias na parte interior das folhas e nos caules, tem forma de pequenas escamas arredondadas de cor marrom ou de flocos brancos (plumagem) e pegajosos. CONTROLE: Aplicao de CALDA DE FUMO. DICA: A aplicao apenas de gua com sabo tambm pode surtir efeito, pois o sabo asfixia o inseto.

caros
DANO / IDENTIFICAO: Minsculos aracndeos que se alojam na parte interior das folhas formando colnias que a olho nu parecem um p preto. Sugadores vorazes enfraquecem a planta e desviam nutrientes, provocando deformaes como: superbrotaes, galhas e diminuio da florao. CONTROLE: Aplicao de CALDA DE FUMO. Em caso de pequenas quantidades retire as folhas atacadas e elimine-as.

Percevejos e Vaquinhas
DANO / IDENTIFICAO: Bonitos e coloridos que parecem besourinhos. Picam as plantas para a suco da seiva e injetam substncias infectantes, deixando nos locais perfurados manchas escuras. CONTROLE: Aplicao de LEO DE NEEN

DOENAS

DANO / IDENTIFICAO: Mofos e manchas sobre as folhas ou outras partes da planta,causando o apodrecimento.Atacam as plantas em todas as suas partes, podendo causar a morte. A disseminao dos fungos feita pelo ar, ferramentas e pelas suas mos, portanto quando uma planta for atacada erradique-a ou cure-a imediatamente.

CONTROLE: A nica indicao orgnica para o controle e o combate s doenas fngicas a CALDA BORDALESA , produzida com sulfato de cobre e possui baixa toxidade, entretanto deve-se ter cautela em sua aplicao -

Sintoma - mancha Cercosporiose do caupi (Cercospora cannescens

Sintoma - mancha Alternariose da couve-chinesa (Alternaria brassicicola) Sintoma - verrugose Verrugose do maracuj (Cladosporium herbarum)

Granulose Melanose dos citros (Phomopsis citri)

Plasmlise Podrido mole da batata (Pectobacterium spp.)

Plasmlise Podrido mole da alface (Pectobacterium spp.)

Mancha Cercosporiose do pimento (Cercospora capsici)

Mancha Alternariose da couve-chinesa (Alternaria brassicicola) Mancha Sigatoka-amarela da bananeira (Pseudocercospora musae)

Podrido Podrido azul da laranja (Penicillium italicum) Podrido Podrido radicular do feijoeiro (Fusarium solani f.sp. phaseoli

Podrido Podrido azeda da cenoura (Geotrichum candidum)

Calda de Sabo

Exemplos representativos de manejo alternativo de pragas, baseados em interaes do sistema

Praga problema
Danos ao brcolis pelo coleptero Phyllotreta cruciferae Danos s folhas de videira pelo gafanhoto da uva Erythroneura elegantula Danos s folhas de canade-aucar pelo pulgo do milho Rhopalosiphum maidis

Prtica alternativa Mecanismo(s) de de manejo ao


Consorciar com mostarda Planta armadilha atrai a silvestre (Brassica spp) praga para longe da cultura Plantio de amoras pretas Aumenta a abundncia de silvestres (Rubus spp.) em hospedeiros alternativos bordadura para a vespa parastica Anagrus epos Plantio de gramneas agressivas em bordadura As gramneas deslocam outras plantas que hospedam o pulgo

Exemplos representativos de manejo alternativo de pragas, baseados em interaes do sistema

Praga problema
Danos ao gergelim por Antigrosta sp. Dano em pomares de maa pela traca Cydia pomonella Danos ao repolho pela traa das crucferas Plutella xylostella

Prtica alternativa Mecanismo(s) de de manejo ao


Consorciar com milho ou sorgo Cultrua de cobertura com espcies de plantas especficas Consorciar com tomates Sombreamento pela planta companheira mais alta repele a praga Fornece alimento e habitat adicional para inimigos naturais da traa Repele quimicamente a mariposa, ou mascara a presena do repolho

Deficincia de

Cultura
Videira Tomate Tomateiro Morango Feijoeiro Videira Trigo Girassol Couve-flor Milho Batata Melancia Batata doce

Doena ou Inseto que aparece


Cochonilhas Podrido apical Virose vira-cabea Podrido Mosca Branca Vrus dourado Mldio Ferrugem Mldio Mldio Lagarta do cartucho Podrido seca da espiga Sarna Odio Sarna

CLCIO

BORO

Deficincia de

Cultura
Arroz Trigo Cafeeiro Tomateiro Accia Aveia Trigo Algodoeiro

Doena ou Inseto que aparece


Brusone Ferrugem Ferrugem Infeces bacterianas Besouro serrador Infeces bacteriana Ferrugem Lagarta rosa

COBRE MAGNSIO MANGANS MOLIBDNIO + FSFORO

(Ana Primavesi Cursos de solos/1989 e Manejo Ecolgico de Pragas e Doenas)

PLANTAS INDICADORAS NOME


AZEDINHA

ESPCIE
Oxalis oxyptera

O QUE INDICAM
Solo argiloso, pH baixo, falta de clcio e/ou molibdnio

AMENDOIM BRABO

BELDROEGA

Euphorbia heterophylla Desequilbio de nitrognio com cobre, ausncia de molibdnio Portulaca oleracea Solo bem estruturado, com umidade e matria orgnica Carex ssp. Solo muito exausto, com nvel de clcio extremamente baixo

CABELO DE PORCO

NOME
CARQUEJA

ESPCIE
Baccharis sp.

O QUE INDICAM
Solos que retm gua estagnada na estao chuvosa, pobres em molibdnio Solos cultivados com nitrognio suficiente, faltando cobre ou outros micronutrientes Solos muito contaminados Excesso de nitrognio livre, terra fresca

PICO BRANCO

Galinsoga parviflora

GUANXUMA LNGUA DE VACA

Sida spp. Rumex spp

NOME
MARIA MOLE

ESPCIE
Senecio brasiliensis

O QUE INDICAM
Camada estagnante em 40 a 50 cm de profundidade, falta de potssio Solos carente em boro e mangans Solos de mdia fertilidade Excesso de aluminio txico Solos cidos, adensados, mal drenados e possivel deficincia de Excesso de nitrognio magnsio livre, carncia de cobre

NABO BRAVO PICO PRETO SAMAMBAIA TIRIRICA

Raphanusn raphanistrum Bidens pilosa Pteridium aquilinum Cyperus rotundus

URTIGA

Urtiga urens

Adaptado de Ana Primavesi, in Agricultura Sustentvel, Nobel: So Paulo - 1992

Obrigado pela ateno

Patrocnio:

You might also like