You are on page 1of 18

NUTRIO MINERAL DE PLANTAS

Nutrientes vegetais
As plantas so capazes de sintetizar todas as molculas orgnicas de que necessitam a partir da gua, do dixido de carbono atmosfrico e de elementos minerais, utilizando a radiao solar como fonte de energia. As plantas absorvem os elementos presentes na soluo do solo, mesmo que deles no necessitem. A cultura de plantas em soluo nutritiva permitiu identificar os elementos essenciais para as plantas, designados por nutrientes vegetais. Os nutrientes podem ser classificados de acordo com critrios fisiolgicos ou quantitativos. No primeiro caso, so divididos em quatro grupos conforme as funes desempenhadas nas plantas. Segundo o critrio quantitativo, o carbono, o oxignio, o hidrognio, o azoto, o fsforo, o potssio, o clcio, o magnsio e o enxofre so designados por macronutrientes, por serem necessrios em quantidades mais elevadas, enquanto que o ferro, o magnsio, o zinco, o cobre, o nquel, o boro, o molibdnio e o cloro so designados por micronutrientes. O sdio, o silcio e o cobalto so designados por elementos benficos porque estimulam o crescimento de algumas plantas, no sendo essenciais, ou porque so essenciais apenas para algumas espcies vegetais.

Composio do Solo

Os solos so constitudos por trs fases: slida (matriz), lquida (soluo do solo) e gasosa (atmosfera do solo). A matriz contm substncias minerais e a matria orgnica. As substncias minerais dividem-se quanto ao tamanho em elementos grosseiros e terra fina, que inclui a areia, o limo e a argila. A proporo das partculas de diferentes dimenses designada por textura do solo. A fraco argila, principal responsvel (conjuntamente com a matria orgnica) pelas propriedades qumicas do solo, principalmente constituda por minerais argilosos, pertencentes aos grupos da caulinite, esmectite, vermiculite, ilite ou clorite. So minerais com uma predominncia de cargas negativas, umas permanentes e outras dependentes do pH. Os minerais argilosos diferem quanto s cargas que transportam, superfcie especfica, capacidade de fixar ies potssio e amnio, e ainda por serem ou no expansveis. Na fraco argila existem ainda xidos e hidrxidos de ferro, alumnio e mangansio. Possuem cargas dependentes do pH, podendo apresentar predominncia de cargas positivas em solos cidos. Em regies ridas e semi-ridas, pode ocorrer acumulao no solo de carbonatos, sulfatos ou mesmo cloretos. A matria orgnica inclui uma grande variedade de seres vivos, desde bactrias, fungos e actinomicetas, at protozorios, nemtodos, caros e aneldeos. Os organismos do solo, em especial os microrganismos, vo levar a cabo a decomposio de resduos orgnicos, mas so tambm responsveis pela sntese de molculas orgnicas de elevada estabilidade as substncias hmicas que so o principal constituinte do hmus e contribuem para propriedades to importantes como a capacidade de reteno de gua e nutrientes, e o poder tampo do solo. A soluo do solo contm vrios elementos na forma de ies livres, ou de complexos e quelatos formados com ligandos minerais e orgnicos. A atmosfera do solo tem teores mais baixos de oxignio e mais altos de vapor de gua e dixido de carbono, por comparao com a atmosfera. Um bom arejamento do solo indispensvel para a respirao das razes e organismos do solo. Em solos compactados, com baixa porosidade, ou em solos alagados, geram-se condies de anaerobiose (baixo potencial redox) que so toleradas apenas por algumas plantas e organismos. A gnese do solo envolve a alterao de minerais primrios e a formao de secundrios, e origina camadas com diferentes cores e caractersticas, designadas por horizontes do solo. Os pedologistas estudam seces verticais do solo (perfis) que expem os vrios horizontes, para classificarem o solo. Existem diversas nomenclaturas do solo, mas a classificao FAO, aceite por todos os investigadores, permite dividir os solos existentes no globo em 28 unidades principais.

Propriedades do Solo

A cor do solo influencia a sua temperatura, visto que solos escuros aquecem mais depressa do que os claros. A temperatura afecta todos os processos que ocorrem nos solos, desde o crescimento radicular actividade dos microrganismos. As coberturas do solo e a vegetao isolam o solo, evitando grandes amplitudes trmicas. Quase todas as propriedades fsicas do solo dependem do teor e tipo de argila presente. A consistncia do solo traduzida pela adesividade, plasticidade, friabilidade e dureza. Os solos arenosos so soltos, brandos e no so plsticos nem adesivos, enquanto que os solos argilosos ricos em esmectites so adesivos, plsticos, duros e firmes. Os solos arenosos so pouco compressveis, mas a maior porosidade dos solos argilosos torna-os mais susceptveis compresso.

A estrutura do solo descreve o arranjo tridimensional das partculas do solo, usualmente unidas em agregados. Solos bem agregados e ricos em matria orgnica apresentam maior porosidade e menor densidade aparente. A matriz do solo pode adsorver ies por processos fsicos e qumicos. A adsoro de caties por atraco electrosttica resulta numa capacidade de troca catinica, fenmeno de extrema importncia por reter os caties numa forma permutvel, evitando a sua perda por lixiviao e mantendo-os disponveis para as plantas. O hmus e os minerais argilosos dos grupos da vermiculite e esmectite apresentam elevada capacidade de troca catinica, enquanto que no outro extremo se situam os minerais do grupo da caulinite e os xidos e hidrxidos de ferro, alumnio e mangansio. Os caties com maior carga e menor tamanho so adsorvidos preferencialmente em relao aos outros, sobretudo nos colides com maior capacidade de troca catinica. Os minerais argilosos pertencentes aos grupos da ilite, esmectite e vermiculite contm ies potssio e amnio no hidratados adsorvidos fortemente no seu interior, dizendo-se que ocorreu a sua fixao. Estes caties no trocam com outros mas podem difundir lentamente para fora das partculas, estando em equilbrio com o nutriente em soluo. Os anies (com excepo dos ies nitrato e cloreto) so adsorvidos por troca de ligando, substituindo grupos hidroxilo na superfcie dos colides, em particular nos hidrxidos de alumnio e oxi-hidrxidos de ferro, onde ficam unidos covalentemente. Os ies fosfato podem estabelecer uma segunda ligao dando origem a um quelato. A reaco do solo avaliada atravs do pH, medido em gua ou em solues salinas. A reaco do solo condiciona o crescimento vegetal, a actividade dos microrganismos e a disponibilidade de nutrientes. Em solos cidos podem ocorrer toxicidades de alumnio e mangansio e os nveis de clcio, magnsio, fsforo e molibdnio em soluo so baixos. Nos solos alcalinos, em particular nos calcrios, surgem deficincias de fsforo e dos micronutrientes ferro, zinco, mangansio e boro. A correco da acidez feita recorrendo aplicao de calcrios, operao designada por calagem. A quantidade de calcrio a aplicar para elevar o pH, ou eliminar o alumnio de troca, corresponde necessidade em cal. Os solos halomrficos tm teores relativamente elevados de sais podendo ser salinos, quando existem muitos sais em soluo, sdicos quando o sdio domina o complexo de troca, e sdicosalinos quando tm caractersticas intermdias. A salinizao dos solos deriva frequentemente da rega com gua de m qualidade em solos sem drenagem interna adequada. O potencial de oxidao-reduo (potencial redox) dos solos mede o seu estado de oxidao. Nos solos bem arejados os microrganismos oxidam a matria orgnica e reduzem o oxignio a gua. Em solos alagados, microrganismos anaerbios decompem a matria orgnica e reduzem substncias que incluem io nitrato, compostos de mangansio e ferro, e io sulfato.

Transporte e Absoro de Nutrientes

Os nutrientes deslocam-se na soluo do solo em direco s razes, quer por movimento convectivo na massa de gua que est a ser absorvida pelas plantas, processo designado por fluxo de massa, quer por difuso dos locais de maior para os de menor concentrao. A velocidade de transporte depende do teor de gua no solo, da concentrao do nutriente, da velocidade com que o nutriente absorvido pela planta, da velocidade de difuso do nutriente na gua, da temperatura, e de caractersticas do solo que influenciam a tortuosidade do percurso e a adsoro dos elementos na matriz. A velocidade de transporte grande para o azoto, considerado como nutriente mvel, pequena para o fsforo, nutriente imvel no solo, e intermdia para o potssio. A absoro de gua e nutrientes est dependente da formao de um sistema radicular com um comprimento adequado espcie vegetal. O crescimento das razes depende de caractersticas genticas, mas tambm influenciado por factores ambientais como a temperatura, o arejamento, o pH, o teor de gua e nutrientes, e a compacidade do solo. O movimento radial dos nutrientes nas razes pode dar-se nos espaos intercelulares e poros das paredes celulares (apoplasto), ou no interior das clulas (simplasto). Embora as paredes celulares sejam porosas, permitindo a passagem dos ies, possuem cargas negativas que adsorvem caties por atraco electrosttica. A componente lipdica das membranas biolgicas impermevel aos ies. Protenas de transporte vo mediar a travessia das membranas, podendo ser subdivididas em bombas, transportadores e canais inicos. As bombas vo realizar um transporte activo, com gasto de energia. As mais bem caracterizadas transportam protes atravs das membranas, com consumo de ATP, e geram um gradiente elctrico entre o citosol e o apoplasto que utilizado para o transporte passivo de caties por transportadores ou canais inicos. A entrada de anies feita de modo activo, sendo acompanhados por protes, processo designado por co-transporte. A velocidade de absoro dos nutrientes depende da sua abundncia superfcie radicular, do tamanho do catio, da carga do anio, do pH, da temperatura e do arejamento do solo. O balano 2

entre caties e anies absorvidos vai influenciar o pH da rizosfera, a actividade das bombas de protes e a concentrao de cidos orgnicos nas plantas. A presena de elevada quantidade dum nutriente no solo pode inibir a absoro de outro, fenmeno designado por antagonismo inico. O transporte de gua e solutos no xilema deriva do gradiente do potencial de gua entre raiz e parte area e d-se geralmente apenas no sentido ascendente. O fluxo resulta sobretudo da transpirao; mas mesmo na sua ausncia, a parte area continua a receber nutrientes por movimento xilmico devido presso de raiz. O transporte no floema depende do carregamento de acares e outras substncias, que so acompanhadas pela entrada de gua e fluxo em direco aos locais onde se d a remoo. As folhas expandidas so o principal local de carregamento e os destinos so as razes, os pices vegetativos e os rgos reprodutores. Em algumas situaes, como deficiente absoro de nutrientes, formao de rgos reprodutores, ou poca da queda das folhas, ocorre grande remobilizao de nutrientes custa da degradao de molculas nas folhas expandidas e transporte dos nutrientes pelo floema para outros locais. Os nutrientes apresentam diferente mobilidade no floema, sendo o clcio, o mangansio e o boro os menos mveis, e os macronutrientes (com excepo do clcio) os mais mveis.

Macronutrientes no Solo

A disponibilidade dos nutrientes para as plantas vai depender das entradas e sadas dos elementos no solo e das transformaes que a ocorrem. A converso entre formas orgnicas e minerais, imobilizao e mineralizao, operada por organismos do solo, uma componente importante na ciclagem do azoto, fsforo, enxofre e micronutrientes. A taxa de mineralizao depende das condies de vida dos organismos em termos de caractersticas do solo (pH, arejamento, temperatura, e teor de gua) e dos resduos orgnicos (granulometria, teores de lenhina e fenis, e equilbrio entre o carbono por um lado, e o azoto, o fsforo e o enxofre por outro). A mineralizao de molculas azotadas d origem ao io amnio, que absorvido pelas plantas e organismos do solo, fixado em minerais argilosos, adsorvido no complexo de troca, perdido por volatilizao do amonaco, ou convertido a io nitrato (nitrificao). O io nitrato tambm absorvido pelas plantas e organismos do solo. facilmente perdido por lixiviao, por no ser adsorvido na matriz nem formar compostos insolveis. Em condies redutoras sofre desnitrificao, dando origem formao de azoto elementar e xido nitroso. As principais entradas de azoto no solo provm da fixao biolgica do azoto atmosfrico, da deposio a partir da atmosfera, e da aplicao de fertilizantes e gua de rega. As principais sadas resultam da remoo do nutriente nas culturas, de perdas gasosas, e de perdas por lixiviao, escoamento superficial e eroso. O fsforo encontra-se no solo como componente da matria orgnica e de argilas cristalinas e amorfas, adsorvido na matriz do solo e em soluo. Os ies fosfato so absorvidos pelas plantas e organismos do solo, adsorvidos na matriz, precipitados, e perdidos por escoamento superficial e eroso. Em solos cidos, o fsforo encontra-se precipitado com ferro, alumnio e mangansio, ou adsorvido a minerais argilosos e xidos e hidrxidos de ferro, alumnio e mangansio. Em solos calcrios, grande parte do fsforo precipitado pelo clcio ou encontra-se adsorvido superfcie das partculas de calcrio. A disponibilidade de fsforo estudada recorrendo a isotrmicas de adsoro, e traduzida pelos conceitos de intensidade (quantidade de nutriente em soluo), capacidade (quantidade de nutriente retido na matriz) e poder tampo (capacidade do solo para se opor variao da intensidade). O enxofre encontra-se em formas minerais e orgnicas. Grande parte do enxofre pode provir da deposio atmosfrica, sobretudo em regies costeiras ou perto de indstrias. As formas minerais de enxofre dependem do estado redox do solo, podendo o nutriente sofrer oxidaes ou redues realizadas por bactrias. O io sulfato absorvido pelas plantas e organismos do solo, adsorvido na matriz, precipitado, reduzido a cido sulfdrico em solos alagados, e perdido por lixiviao, escoamento superficial e eroso. O potssio encontra-se na estrutura de minerais, fixado em minerais argilosos, no complexo de troca e em soluo. A disponibilidade do potssio para as plantas depende do poder tampo do solo e do nvel do nutriente em soluo. O clcio e o magnsio encontram-se na estrutura de minerais ou da matria orgnica, adsorvidos no complexo de troca e em soluo. O io clcio normalmente o primeiro catio de troca, o magnsio o segundo e o potssio o terceiro. A proporo entre ies adsorvidos e em soluo depende sobretudo do teor de cada elemento e da capacidade de troca catinica do solo, sendo que o clcio adsorvido preferencialmente ao magnsio.

Macronutrientes na Planta

O hidrognio, o carbono e o oxignio fazem parte da estrutura de molculas orgnicas e so obtidos a partir da gua, oxignio molecular e dixido de carbono. O azoto o quarto elemento mais abundante nas plantas e aquele que mais frequentemente limita o crescimento vegetal. Faz parte da estrutura de muitas molculas orgnicas, como protenas, clorofila e cidos nucleicos. A absoro 3

do io nitrato seguida pela sua reduo a io amnio pelas enzimas nitrato-redutase e nitritoredutase. Este, por sua vez, assimilado pela enzima glutamina-sintetase, dando origem ao aminocido glutamina. A deficincia de azoto traduz-se por crescimento e produo reduzidos e aparecimento de clorose nas folhas mais velhas. O excesso de azoto conduz a menor teor de glcidos estruturais e de reserva, maior risco de acama nos cereais, maior susceptibilidade a geadas e doenas, e acumulao de io nitrato e compostos azotados de baixa massa molar nos tecidos vegetais. O azoto atmosfrico fixado por alguns microrganismos procariticos que possuem a enzima nitrogenase e o convertem a amonaco. Alguns dos microrganismos tm vida livre no solo, outros estabelecem simbiose e associaes da rizosfera. O rizbio em simbiose com leguminosas, e os actinomicetas do gnero Frankia em simbiose com vrias espcies florestais, so capazes de fixar grandes quantidades de azoto. O fsforo o segundo elemento que mais frequentemente limita o crescimento vegetal. Faz parte da estrutura de molculas orgnicas como os nucletidos, os cidos nucleicos e os fosfolpidos, e activa muitas molculas, sendo importante nas transferncias de energia. A deficincia de fsforo est associada a menor crescimento e baixo teor de glcidos de reserva. As folhas mais velhas ficam verde-escuro ou avermelhadas, devido acumulao de antocianinas. A formao de micorrizas importante para a aquisio de fsforo. Os fungos micorrzicos aumentam o volume de solo explorado pela planta, fornecendo gua e nutrientes ao hospedeiro. O enxofre faz parte da estrutura das protenas, do glutatio, dalgumas vitaminas e coenzimas, e de produtos do metabolismo secundrio. A deficincia de enxofre afecta a fotossntese e a sntese de protenas, resultando em menor crescimento das plantas. O enxofre absorvido pelas razes na forma de io sulfato. A assimilao do io envolve quase sempre uma reduo, que tem lugar em vrias etapas catalisadas por enzimas, e origina o aminocido cistena. Algumas molculas contm grupos sulfato unidos por ligaes ster. O potssio o terceiro elemento que mais frequentemente limita o crescimento vegetal. o catio mais abundante nas plantas e no incorporado em molculas orgnicas. Determina em grande medida o potencial osmtico das clulas e neutraliza os anies. Regula a abertura e fecho dos estomas e a expanso celular. necessrio para a sntese de protenas. Aumenta a tolerncia ao frio, geada e doenas. Confere resistncia acama nos cereais. As plantas carentes em potssio apresentam manchas clorticas nas margens das folhas mais velhas, que mais tarde necrosam. O clcio est associado s paredes e membranas celulares, estabilizando-as. O nvel de clcio no citosol muito baixo. Flutuaes na concentrao de clcio nas clulas funcionam como sinal que liga estmulos como a luz, gravidade e nvel de fitohormonas, s respostas do metabolismo. Os sintomas da deficincia de clcio surgem nas regies mais jovens da planta, com a morte do pice vegetativo e necroses dos frutos. O magnsio faz parte da estrutura da clorofila e estabelece uma ponte entre enzimas e as molculas de ATP. O elemento permanece em grande medida na forma inica, neutralizando anies e regulando o pH e a actividade de enzimas. Estimula a fotossntese, mantm a conformao dos cidos nucleicos e agrega os ribossomas, preparando-os para a sntese de protenas. A deficincia de magnsio caracteriza-se por menor crescimento, baixo teor de glcidos e aparecimento de cloroses entre as nervuras das folhas mais velhas.

Micronutrientes

A disponibilidade dos micronutrientes caties (ferro, mangansio, zinco, cobre e nquel) depende do pH, do potencial redox e do teor de matria orgnica dos solos. As deficincias de ferro, mangansio e zinco so vulgares em solos calcrios, enquanto que a toxicidade de mangansio frequente em solos cidos ou alagados. Os micronutrientes caties fazem parte da estrutura de vrias enzimas e so importantes para vrios processos metablicos, como a fotossntese, a respirao celular, a lenhificao dos tecidos e a frutificao. A deficincia de ferro em solos calcrios a clorose frrica desencadeia mecanismos de resposta nas plantas designados por estratgia I (dicotiledneas e monocotiledneas no gramneas) ou estratgia II (gramneas). As plantas eficientes conseguem mobilizar o ferro do solo, enquanto que as ineficientes apresentam menor crescimento e clorose entre as nervuras das folhas mais jovens. Os micronutrientes caties podem ser fornecidos ao solo ou s plantas, por aplicao foliar, na forma de sais minerais ou de quelatos. Os micronutrientes anies incluem o boro, o molibdnio e o cloro. O boro normalmente absorvido na forma de cido brico e reage com grupos hidroxilo presentes em molculas orgnicas. Influencia o metabolismo e transporte dos glcidos, metabolismo dos cidos nucleicos e a lenhificao das paredes celulares. A deficincia de boro surge em solos sujeitos a intensa lixiviao e nos solos calcrios. A toxicidade de boro est associada a solos de origem marinha, a gua de rega rica no elemento, ou aplicao ao solo de resduos slidos urbanos. 4

O molibdnio faz parte de enzimas associadas ao metabolismo do azoto e fixao do azoto atmosfrico pelo rizbio e microrganismos afins. A deficincia do micronutriente pode surgir em solos cidos. O cloro absorvido na forma de io cloreto e est presente na estrutura duma fitohormona. O cloro participa na fotossntese, na osmorregulao, e no mecanismo de abertura e fecho dos estomas. A toxicidade do cloro vulgar em solos salinos.

Elementos Benficos

O sdio essencial para algumas plantas com mecanismo de fotossntese em C 4. As plantas cultivadas so divididas em natroflicas e natrofbicas, conforme so ou no beneficiadas pela presena do elemento. Nas plantas natroflicas o sdio substitui parcialmente o potssio, resultando em maior resistncia secura, crescimento mais rpido quando a planta jovem e maior acumulao de glcidos de reserva. O silcio aumenta a rigidez do caule, tornando os cereais mais resistentes acama. A cutcula fica mais impermevel, favorecendo a conservao da gua e aumentando a resistncia a parasitas e doenas. As plantas so ainda mais tolerantes a nveis elevados de alumnio e mangansio quando dispem de silcio. O cobalto necessrio para os microrganismos procariticos capazes de fixar o azoto atmosfrico, beneficiando o crescimento e a produo das leguminosas.

Nutrientes e Produo

O crescimento das plantas depende de factores genticos e ambientais, que incluem os factores climticos, edficos e biticos. O crescimento das plantas pode ser simulado construindo sistemas dinmicos que consideram a influncia dos principais factores climticos os modelos de crescimento. O modelo CERES-Maize simula o desenvolvimento do milho e a acumulao de biomassa nos diferentes rgos vegetativos e reprodutores. Os modelos mais simples no descrevem adequadamente o crescimento quando a gua ou os nutrientes so limitantes. As plantas respondem ao fornecimento de nutrientes segundo curvas de resposta caractersticas, que podem ser expressas por equaes lineares, quadrticas ou exponenciais. Embora as curvas de resposta sejam usadas para obter recomendaes de fertilizao, so obtidas a posteriori, e s so vlidas para condies semelhantes s do ensaio que lhes deu origem. Os modelos de crescimento podem ser expandidos para incorporarem equaes que relacionem o crescimento com o fornecimento de nutrientes, embora a capacidade de previso destes modelos no seja to elevada como quando simulado o crescimento em condies nutricionais no limitantes. Os modelos de crescimento podem ser usados como Sistemas de Apoio Tomada de Decises.

Recomendaes de Fertilizao

As recomendaes de fertilizao so desenvolvidas com base nos conhecimentos sobre a cultura, seu potencial produtivo e suas exigncias nutricionais, com os objectivos de alcanar o maior retorno econmico possvel. As recomendaes podem ser baseadas numa taxa fixa, ou em anlises de terras ou de plantas. A recomendao a taxa fixa no tem em considerao o nutriente existente no solo e indica quantidades de nutrientes mais elevadas do que as recomendaes baseadas em anlises de terra. As recomendaes de fertilizao baseadas em anlises de terras exigem a colheita de amostras de terra, que tm de ser representativas da parcela em estudo, e a sua anlise no laboratrio. Os resultados das anlises so calibrados atravs de ensaios de resposta da cultura. A calibrao pode ser feita com base no princpio da suficincia que tem como finalidade fornecer apenas a quantidade de nutriente necessria para obter o mximo retorno econmico para essa cultura ou com base no princpio do enriquecimento e manuteno do solo, com a nfase posta no aumento da fertilidade do solo. Neste ltimo caso, determinado um limiar crtico ou os solos so classificados em classes ou ndices de fertilidade, que indicam uma probabilidade de resposta aplicao de fertilizantes. As recomendaes de fertilizao baseadas em anlises de plantas exigem a colheita e anlise de plantas ou partes de plantas (folhas, pecolos, flores, etc.). Tm igualmente de ser calibradas atravs de ensaios realizados no campo. As recomendaes podem ter por base limiares crticos de deficincia e toxicidade, ou gamas de concentraes adequadas. O Sistema Integrado de Diagnstico e Recomendao permite avaliar o estado nutricional das plantas e ordenar os nutrientes de acordo com o seu grau de limitao, pondo em evidncia a importncia do equilbrio entre nutrientes.

Fertilizantes e Correctivos
5

Os fertilizantes so as substncias orgnicas ou inorgnicas, de origem natural ou sinttica, que so aplicadas ao solo ou planta com a finalidade de fornecer um ou mais nutrientes. Os adubos so fertilizantes comerciais, cuja composio regulada por legislao apropriada. Os fertilizantes orgnicos mais importantes so os estrumes e os chorumes, os biosslidos e os compostos. Os estrumes e os chorumes correspondem aos dejectos dos animais, com materiais usados nas camas no primeiro caso, ou com a gua de lavagem, no segundo. O azoto e o fsforo esto presentes sobretudo em formas orgnicas, embora grande parte do azoto presente na urina, nas formas de ureia e cido rico, se transforme rapidamente em amonaco/io amnio. A aplicao de estrumes e chorumes deve ser feita de modo a evitar a volatilizao do amonaco, a desnitrificao, ou o enriquecimento exagerado dos solos com fsforo. Os biosslidos incluem as lamas de tratamento de esgotos, as lamas celulsicas resultantes do fabrico do papel e resduos orgnicos de agro-indstrias. A sua composio e natureza so muito variveis. S devero ser aplicados os biosslidos que no representem um risco elevado de contaminao do solo com elementos vestigiais. Os compostos ou compostados correspondem a resduos orgnicos sujeitos a uma digesto aerbia destinada a estabiliz-los, prevenir odores desagradveis e destruir microrganismos patognicos. A fraco orgnica dos resduos slidos urbanos e as lamas de tratamento de esgotos so frequentemente compostadas. Os adubos minerais so divididos em elementares (azotados, fosfatados ou potssicos), compostos (binrios ou ternrios) e especiais. Os adubos podem ser slidos ou lquidos. As unidades fertilizantes (NPK) indicam a percentagem de azoto, de fsforo expresso em P 2O5, e de potssio expresso em K2O, presentes num adubo. A reaco fisiolgica dos adubos traduz a alterao na reaco do solo em resultado da sua aplicao e quantificada pelos equivalentes de acidez e basicidade. Os correctivos so as substncias que so adicionadas ao solo com a finalidade de modificar ou melhorar algumas das suas caractersticas ou propriedades, como a reaco, a estrutura, ou a capacidade de reteno de gua. Os principais correctivos alcalinizantes so os calcrios, destinados a elevar o pH dos solos cidos. Os sulfatos de ferro ou de alumnio e o enxofre elementar podem ser usados para baixar o pH dos solos alcalinos. A aplicao de fertilizantes e correctivos exige tomadas de deciso em relao quantidade e tipo de produto a utilizar, e quando e como se deve realizar a sua aplicao. Os fertilizantes podem ser aplicados em fundo, quando distribudos antes ou com a sementeira ou plantao, ou em cobertura. Podem ser aplicados a lano ou localizadamente em faixas, com a semente, junto s rvores, etc. Os nutrientes podem ainda ser fornecidos por aplicao foliar ou por cobertura da semente.

Impactos Ambientais e Remediao do Solo

Diz-se que um local est contaminado quando a concentrao de alguma substncia (o contaminante) superior ao que seria de esperar, sem que no entanto esta cause necessariamente danos. Se tiver consequncias negativas para algum organismo a substncia designada por poluente. A contaminao (ou poluio) pode ter origem pontual ou tpica quando pode ser identificada de um modo preciso ou difusa. necessrio desenvolver processos que conduzam a um uso mais eficiente do azoto e fsforo na explorao agrcola, tanto ao nvel dos animais como do sistema solo planta. O azoto, o fsforo e os sedimentos provenientes da eroso dos solos contaminam os meios aquticos e do origem ao fenmeno de eutrofizao. A contaminao das guas potveis com nitratos, agroqumicos e organismos patognicos est associada a impactos negativos na sade humana. O uso de vrios elementos vestigiais causou a sua disperso no ambiente desde o incio da civilizao. Os elementos vestigiais mais frequentemente associados a intoxicaes no Homem so o chumbo, o cdmio, o mercrio e o arsnio. Os solos so contaminados com estes elementos em resultado da extraco e uso de minrios e combustveis fsseis, da utilizao de veculos automveis, do uso de tintas com chumbo, e da aplicao de fertilizantes e agroqumicos. A produo de compostos orgnicos sintticos aumentou enormemente no sculo passado, sendo usados diariamente mais de 70000 compostos diferentes. O uso destes compostos est associado a efeitos adversos nas plantas, organismos do solo e aquticos, animais e Homem. A composio da atmosfera tem vindo a ser modificada em consequncia das actividades industriais e intensificao da produo agrcola. A atmosfera est a ser enriquecida em dixido de carbono, metano, xidos de azoto e enxofre, e alguns compostos orgnicos. Vrios destes gases absorvem a radiao emitida pela terra, sendo designados por gases de estufa. As chuvas cidas (ou deposio acdica) correspondem deposio de partculas slidas ou precipitao (chuva, neve, granizo, etc.), de natureza acdica. As causas primrias das chuvas cidas so as emisses de xidos de azoto e enxofre provenientes sobretudo dos combustveis fsseis. As 6

chuvas cidas afectam a sade animal e humana, corroem edifcios, danificam a vegetao, e acidificam os solos e os sistemas aquticos. A remediao do solo envolve todos os mtodos e processos destinados a tratar os contaminantes presentes no solo de modo a cont-los, remov-los, degrad-los, ou torn-los menos prejudiciais. Engloba os tratamentos in situ (no prprio local) e ex situ. Os mtodos de remediao ex situ incluem a remoo e substituio do solo, a solidificao, a vitrificao, a lixiviao, a separao de partculas de acordo com a sua granulometria, a incinerao, o arejamento e a biorremediao. Os mtodos de remediao in situ incluem a solidificao, a vitrificao, a capsulagem, a atenuao, a volatilizao, a remoo electrocintica, a compostagem, o arejamento, a fitorremediao e a biorremediao.

ELEMENTOS MINERAIS BENFICOS E TXICOS

Os elementos minerais que estimulam o crescimento mas no so essenciais, ou que so essenciais somente para algumas espcies de plantas, sob condies especiais so definidas como elementos benficos. Este o caso do Na e do Si. Os elementos txicos so aqueles, essenciais ou no, prejudiciais a planta. A toxicidade depende muito da concentrao do elemento no meio. Assim, um elemento essencial em alta concentrao, pode ser considerado txico s plantas. Elementos benficos Sdio Para a funo do Na na nutrio mineral de plantas, trs aspectos devem ser considerados; sua essencialidade para certas espcies de plantas; a extenso pela qual ele pode substituir a funo do K e, seu efeito no aumento adicional no crescimento da planta. - Essencialidade sdio como nutriente mineral O Na um elemento mineral essencial para a halfita Atriplex vesicaria. Esta halfita sob deficincia de Na (abaixo de 0,1M de Na), torna-se clortica e necrtica paralisando o crescimento, mesmo na presena de K. O Na parece ser importante para algumas espcies de plantas que possuem metabolismo C4e MAC (Metabolismo cido das Crassulceas). Estas plantas sob deficincia, apresentam-se clorticas e necrticas, no formando flores, em alguns casos. De acordo com as ltimas pesquisas, o Na pode ser considerado como nutriente mineral para no mnimo algumas plantas C4 da famlia Amaranthaceae, Chenopodiaceae e Cyperaceae. - Funes nas plantas C4 O Na est envolvido na transferncia de metablitos entre os cloroplastos das clulas do mesofilo e as clulas da bainha do feixe vascular. Entretanto, os resultados para as plantas C4 como o milho e o sorgo so ainda questionveis. - Substituio do potssio por sdio Em alguns casos, o Na, pode substituir parcialmente o K, principalmente em reaces enzimticas, onde no haja exigncia absoluta de K, e nos seus efeitos puramente osmticos. Segundo as respostas ao Na, as plantas podem ser classificadas em quatro grupos distintos: Grupo A o Na substitui grande parte da funes do K, e um crescimento adicional ocorre, o qual no seria possvel pelo aumento do contedo de K; Grupo B o efeito do Na em substituir o K menor do que o grupo A; Grupo C apenas uma pequena proporo de K pode ser substitudo pelo Na, sem alterar a produo; Grupo D nenhuma substituio pode ser feita sem afectar a produo. - Estmulo do crescimento pelo sdio Em adio a substituio do K, o estmulo ao crescimento pelo Na de grande interesse cientfico e prtico. A possibilidade de se aplicar menos de K na adubao em proporo ao Na um estmulo para seleccionar e melhorar espcies de plantas adaptadas a solos salinos. Silcio O Si o segundo elemento mais abundante na litosfera, e absorvido pela planta na forma de cido monossilcio no dissociado, provavelmente activamente, ou seja, com gasto directo de energia. As diferentes espcies de plantas tm diferentes capacidades de acumular Si nos tecidos, podendo ser acumuladoras, como as gramneas, mais particularmente o arroz que possui de 10 a 15 % de Si02 na matria seca e no-acumuladoras, estando nesta classe as dicotiledneas (menos de 0,5% de Si02 da matria seca). O Si tem efeito protector contra patognicos e da perda excessiva de gua pela transpirao, em algumas espcies, como por exemplo o arroz. Nesta cultura o Si encontra-se nas clulas epidrmicas formando uma camada de slica amorfa. O Si parece aumentar a tolerncia das plantas a toxicidade de Mn, por contribuir na uniformizao da distribuio do Mn nas plantas, impedindo a formao de pontuaes castanhas, tpico da deficincia de Mn. Ainda, este elemento atenua a toxicidade do Fe e 7

Mn, pela melhor estruturao do aernquima em plantas de arroz irrigado. Isto se deve pela melhor oxidao do Fe e Mn no sistema radicular, diminuindo a disponibilidade de absoro dos mesmos. Elementos txicos Entre os elementos txicos pode-se citar o alumnio (embora em baixas concentrao pode ser benfico), cdmio, chumbo, bromo, iodo, flor, selnio e cromo. Por motivos de prioridade e de importncia para a disciplina de fisiologia vegetal ser estudado apenas o efeito txico do Al. Alumnio O Al um elemento abundante representando em torno de 8 % da crosta terrestre. A concentrao de Al na soluo mineral do solo normalmente menor do que 1 mg L-1 (aproximadamente 37M) em valores de pH acima de 5,5, entretanto, aumenta muito quando o pH diminui desde valor. O principal interesse no Al deve-se a habilidade de algumas espcies de plantas (acumuladoras) tolerar alta concentrao de Al nos tecidos, e o efeito txico no crescimento da planta pela alta concentrao de Al no solo ou em soluo nutritiva. Com a reduo do pH do solo ou da soluo nutritiva, h um incremento na concentrao de H+ no meio, e a absoro de caties inibida por duas razes; (1) reduo na extruso de H+ pela ATPase ligada a membrana plasmtica e (2) o decrscimo no carregamento de caties polivalentes (Mg2+, Ca2+, Zn2+ e Mn2+) para o apoplasto das clulas corticais. O carregamento do apoplasto de caties polivalentes aumenta a taxa de absoro de caties para dentro do simplasto. Assim, a uma dada concentrao externa destes caties, a reduo do pH, por exemplo de 6 para 3, decresce, sua absoro, e a adio de Al acarreta competio pelos stios de ligao no apoplasto, acentuando este decrscimo. O Al pode tambm diminuir a absoro de Ca pelo bloqueio do canal de Ca na membrana plasmtica. A toxicidade desse elemento particularmente severa em solos com pH abaixo de 5,0, mas pode ocorrer em valores de pH de at aproximadamente 5,5. As formas do Al consideradas como responsveis pela toxicidade deste elemento para as plantas so os monmeros Al3+ e Al (0H)2+ presentes na faixa de pH de 4,0 a 5,0. Quando presentes em quantidades elevadas no solo, o Al trocvel, que passa soluo, actua essencialmente sobre o sistema radicular das plantas, modificando sua anatomia e interferindo na absoro e no transporte de gua e nutrientes, na deposio de polissacardeos nas paredes celulares e na actividade de algumas enzimas. As clulas das razes de plantas stressadas por Al podem sofrer alteraes citolgicas, ocasionando paralisao no seu crescimento. O Al interfere no processo de diviso celular, principalmente na replicao do DNA, durante a interfase. Em geral, o Al reduz os teores e interfere na absoro, no transporte e uso de vrios nutrientes. Ainda no so muito claras as modificaes bioqumicas e fisiolgicas, associadas ao mecanismo de tolerncia das plantas ao Al, que se relacionam com o comportamento diferencial entre cultivares. Muitos mecanismos fisiolgicos permanecem desconhecidos, provavelmente em razo dos efeitos variados do Al nas plantas Algumas evidncias confirmam que a tolerncia de certas plantas ao Al est relacionada com a capacidade de absoro e metabolizao do P. Na presena de Al, o P parcialmente absorvido/precipitado na forma de fosfato de Al, no espao livre aparente (ELA). A absoro do P , pois, reduzida observando-se sintomas de sua deficincia nas plantas. Nas clulas, o Al passa a interferir com o metabolismo de acares fosforilados, nucleotdeos e cidos nuclicos, inclusive DNA. O Al forma complexo com ATP e inibe as ATPases e outras fosfatases da membrana plasmtica, dificultando ou impedindo a utilizao da energia contida nas ligaes do ATP pelas clulas. Segundo esta hiptese, as plantas tolerantes ao Al so aquelas capazes de absorver mais o P ou utiliz-lo mais eficientemente. Alguns cultivares de trigo, cevada, arroz, ervilha e milho tolerantes ao Al promovem aumento do pH da soluo nutritiva ou da rizosfera, diminuindo, assim, a solubilidade e a toxicidade desse elemento. Este fato poderia ser atribudo maior absoro do nitrato, em detrimento do amnio. Estudos de cintica de absoro do nitrato mostram que o Al reduz drasticamente o Vmax e aumenta o Km do transportador. Cultivares tolerantes parecem apresentar a enzima redutase do nitrato menos sensvel ao Al, podendo manter, consequentemente, maior assimilao de N. A tolerncia ao Al por parte de alguns cultivares de trigo, cevada, soja e feijo est associada capacidade de a planta resistir deficincia de Ca, induzida pelo Al. Absoro de quantidades reduzidas de Ca , em geral, observada em plantas injuriadas pelo Al, podendo ser restaurada pelo aumento na concentrao desta. O Al reduz tanto a quantidade de Ca associada com o espao livre aparente quanto sua taxa de absoro pela plasmalema. Sugere-se que o Al neutraliza as cargas negativas dos poros do ELA, reduzindo sua capacidade de ligar Ca. A partir disso, foi postulado que Al deveria aumentar a capacidade do ELA de ligar anies e a absoro total de anies pelas plantas. Recentemente, foi sugerido um efeito do Al sobre a protena chamada calmodulina (CaM). A afinidade desta protena pelo Al cerca de 10 vezes maior do que pelo Ca, e a ligao do Al 8

molcula da CaM provoca mudanas conformacionais, resultando em perda total de sua capacidade reguladora. Considerando a importncia da CaM para vrios processos regulados pelo Ca, admite-se como certa a participao deste sistema no mecanismo de tolerncia ao Al. A formao de complexos solveis de cidos orgnicos com Al pode eliminar sua toxicidade em plantas. Estes cidos produzidos pelas plantas funcionam como quelantes do Al, formando um sistema de desintoxicao ou proteco. Alguns autores admitem que o malato possa funcionar como quelante do Al no pice radicular, evitando a toxicidade deste elemento por excluso. Os cidos orgnicos, principalmente o ctrico, so capazes de diminuir ou at eliminar totalmente os efeitos do Al sobre a fluidez da membrana e sobre a actividade da Mg++- ATPase de fraces isoladas de membrana plasmtica. A membrana plasmtica , provavelmente, um dos mais importantes locais de ligao e injria pelo Al. O Ca, essencial para a integridade estrutural e a permeabilidade das membranas biolgicas, apresenta-se, usualmente, ligado s cargas negativas dos fosfolipdios, conferindo s membranas a correcta fluidez, necessria ao desempenho de sua funo. O Al, em funo de sua maior carga elctrica, capaz de deslocar o Ca ou qualquer outro catio bivalente destes stios negativos. A membrana na presena de Al apresenta menor fluidez e maior permeabilidade, facilitando a perda de metablitos essenciais para o meio exterior. Alm disso, o Al, provavelmente por modificar a interaco lipdio e protena, causa inibio de vrias enzimas localizadas nas membranas, como H+, K+, Mg++-ATPase e Ca++-ATPase, aumentando, consequentemente, o potencial elctrico atravs da membrana.

OS FERTILIZANTES

Definies Estado Fsico e Propriedades Qumicas Classificao 1. Adubos Minerais com Elementos Principais (Slidos) 1.1. Adubos Simples 1.1.1. Adubos Azotados 1.1.2. Adubos Fosfatados 1.1.3. Adubos Potssicos 1.2. Adubos Compostos 1.2.1. Adubos NPK 1.2.2. Adubo NP 1.2.3. Adubos NK 1.2.4. Adubos PK 2. Adubos Minerais com Elementos Principais (lquidos) 2.1. Adubos Simples 2.2. Adubos Compostos 3. Adubos Minerais com Elementos Secundrios (adubos contendo clcio, magnsio e enxofre como elemento fundamental) 4. Adubos Minerais com Microelementos 4.1. Adubos que s contem um Microelemento 4.2. Misturas slidas ou lquidas, de Microelementos 4.3. Adubos que contem elementos Principais e / ou elementos secundrios para aplicao radicular 4.4. Adubos que contem elementos Principais e / ou elementos secundrios para pulverizao foliar 5. Correces Minerais 6 Adubos Orgnicos, Organo- Minerais e Correces orgnicas 6.1. Adubos Orgnicos 6.2. Adubos Organo-Minerais 6.3. Correces Orgnicas 7. Outros Adubos e Afins 7.1. Adubos Especiais 7.2. Corretores de Carncia 7.3. Adubos, Emendas e Correctores com elementos secundrios e / ou oligoelementos 1. Macroelementos: Este grupo inclui os macronutrientes primrios (azoto fsforo e potssio) e secundrio (clcio, magnsio e enxofre). 2. Microelementos: cada um dos elementos qumicos seguintes: boro, cloro, cobalto, cobre, ferro, mangans, molibdnio e zinco. 3.Fertilizante ou adubo: qualquer substncia, orgnica inorgnica, natural ou sinttica que fornea um ou mais dos nutrientes essenciais para o crescimento vegetativo normal. 4.Fertilizante ou adubo mineral: um produto desprovido de matria orgnica que contm, uma forma til para as plantas, um ou mais nutrientes do que aqueles reconhecidos como essenciais para o crescimento das plantas e desenvolvimento. 9

5.Fertilizante mineral simples: produto com um relativo teor em um dos macronutrientes: fsforo, azoto e potssio. 6.Fertilizante mineral complexo ou composto orgnico: um produto que contenha mais de um dos macronutrientes: fsforo, azoto e potssio. 7.Fertilizante ou adubo orgnico: que vem de resduos animais ou vegetais, contendo o percentual mnimo de matria orgnica e nutrientes. 8.Fertilizante ou adubo organo-mineral: producto obtido de uma mistura ou mistura de adubos minerais e orgnicos. 9.Fertilizante ou adubo mineral especial: que possui as caractersticas de alta solubilidade, e concentrao de elevado teor de aminocidos. 10.Corrector de carncia microelementos: que contm um ou mais microelementos e aplicado ao solo ou via foliar para prevenir ou corrigir deficincias das plantas. 11.Emenda mineral: qualquer substncia ou produto mineral, natural ou sinttico, capaz de modificar e melhorar as propriedades e caractersticas fsicas, qumicas, biolgicas ou mecanismos do solo. 12.Emenda orgnica: qualquer substncia ou produto orgnico, capaz de modificar e melhorar as propriedades e caractersticas fsicas, qumicas, biolgicas ou mecanismos do solo. 13.Riqueza e concentrao de um adubo: designao do contedo de nutrientes assimilveis pelas plantas. Para cada elemento expressa a percentagem das unidades de fertilizantes. Tabela 1. - Factor de converso entre cada item e dirigido. Fsforo QO xP
25

= 2,29

OK Potssio x K Clcio

= 1,205

CaO = 1,4 x Ca

MgO = 1,66 x Magnsi Mg o 14.14.Concentrao de um adubo composto ou contedo til de um adubo: a soma da riqueza dos elementos que o compem. Em adubos simples equivalem riqueza. De acordo com este conceito de fertilizantes so classificados como de baixa concentrao (concentrao <35%) e fertilizantes de alta concentrao ( 35% de concentrao). 15.Equilbrio de um adubo composto: relao entre os elementos que o compem. Para o seu clculo normalmente tomada como referncia a riqueza de azoto, dividindo cada riqueza por a correspondente ao azoto. PROPRIEDADES FSICAS E QUMICAS O estado fsico em que se apresenta um adubo, pode ser slido, lquido ou gasoso. So relevantes as condies de uso na eficcia dos fertilizantes, a homogeneidade, a distribuio e a integrao no solo depender da sua forma de apresentao. Os fertilizantes slidos so geralmente apresentados da seguinte forma: a) Fertilizantes em p, com grau finura varivel segundo o tipo de fertilizante. Geralmente no so aconselhveis, uma vez que de difcil manuseamento, perturba o funcionamento das mquinas e sofre a perdas no manuseio. No entanto, pode ser apropriado quando a solubilidade em gua baixa ou ausente, e apropriado nos casos em que o adubo misturado intimamente com o solo. b) Fertilizantes granulados, aqueles em que pelo menos 90% das partculas tm um tamanho de 14 mm. Esta apresentao proporciona um manuseamento mais fcil, melhor desempenho do distribuidor de adubo, dosagem mais precisa e uma distribuio mais uniforme no solo. c) Fertilizantes de cristalizados, que facilitam o manuseio e a distribuio. d) Fertilizantes cristalinos (Prill). Sistema de pulverizao de uma torre em altura para solidificar as gotas durante a queda, obtm-se esferas de tamanho muito uniforme. e) Fertilizantes macrogranulados, composto de grnulos grandes, 1-3 cm de dimetro, com liberao gradual de nutrientes. Fertilizantes lquidos, os tipos mais caractersticos so: a) Suspenses Atravs do uso de argila dispersa em gua pode permanecer solues supersaturadas de qualquer sal (normalmente cloreto de potssio) para atingir alta concentrao total na forma lquida. Para manter as suspenses eram obrigados a agitao peridica. b) As solues de presso: as solues aquosas de nitrognio em participar como componente da concentrao de amnia anidra sobre a qual est em equilbrio com a presso atmosfrica. Para 10

sua aplicao requer equipamento especial que suportam a presso adequada. c) ou limpar solues normal, sem presso, solues aquosas contendo um ou mais nutrientes dissolvidos na gua. Os Voc adubos fluidos oferecem as seguintes vantagens sobre os slidos:

Seu funcionamento totalmente Alcana alto rendimento na tem uma grande uniformidade no domnio

mecanizada. aplicao. da distribuio.

Entre os fertilizantes utilizados apenas amnia anidra gasoso, um gs a temperatura e presso normais. Para passar ao estado lquido e facilitar o armazenamento e transporte, compactado e transformado em gs quando injetados no cho. As propriedades qumicas de fertilizantes determinar o seu comportamento no solo e manuseio e armazenamento. Incluem: solubilidade). A solubilidade em gua ou em determinados reagentes crucial para o contedo ou a riqueza de cada nutriente em um adubo especial. b) Reao de fertilizantes no pH do solo. determinada pelo ndice de acidez ou alcalinidade do adubo, que corresponde quantidade de calcrio que necessrio para equilibrar o aumento da acidez do solo (adubao reao cida) ou de produzir um aumento no pH equivalente (bsico fertilizantes reao .) c) Higroscopicidade: capacidade de absorver gua da atmosfera a partir de um certo grau de umidade com ele. Essa absoro pode causar uma parcela das partculas se dissolvem, o que desfaz a estrutura fsica do adubo. Geralmente, quanto maior o adubo solvel em gua, maior ser a sua higroscopicidade. Essa absoro pode causar uma parcela das partculas se dissolvem, o que desfaz a estrutura fsica do adubo. C. CLASSIFICAO (05 de fevereiro de 1988 Decreto Real de fertilizantes e afins). 1. PRINCIPAIS adubo mineral ELEMENT (slido) 1.1. adubos simples 1.1.1. Os fertilizantes nitrogenados a) nitrato de clcio. quimicamente obtidos produtos contendo nitrato de clcio e nitrato de amnio e, ocasionalmente. Sua frmula qumica : 5 [Ca (NO3) 2.2H2O] NH4NO3 (peso molecular de 1080,5).. Portanto, esse adubo oferece uma poro de nitrognio como amnia, que pode ser negligenciado culturas em solo ou cascalho, onde ele pode ser considerado como Ca (NO3) 2, mas que devem ser considerados no cultivo sem solo. Utilizado principalmente como fonte de clcio, mas tambm fornece nitrognio. b) O nitrato de magnsio. obtidas produto qumico, que consiste essencialmente de nitrato de magnsio hexa-hidratado. Sua frmula qumica : Mg (NO3) 2.6H2O (peso molecular 256,3). O magnsio usado para entregar quando se est a limitar o fornecimento de nitrognio. c) nitrato de amnio quimicamente obtidos produto. amnio com nitrato. Sua frmula qumica: (peso molecular 80) NH4NO3. Fornece nitrognio ambos e nitrato de amnio. frequentemente utilizado na fertirrigao de culturas no solo, embora em cultivo sem solo tambm usado nas fases de crescimento rpido para evitar aumentos excessivos do pH da soluo drenada. d) o sulfato de amnio obtido quimicamente produto. contendo sulfato de amnio. Sua frmula qumica (NH4) 2SO4 (peso molecular 132). um fundo de fertilizante tpico assinante que usado para prevenir a lixiviao de nitrognio. No entanto, devido sua alta solubilidade em gua, tambm usado como fonte de enxofre na fertirrigao de culturas de solo ou areia. e) nitrato do Chile. Produto preparado a partir de caliche, contendo nitrato de sdio. g) Ureia quimicamente obtidos produto. contendo como componente carbnico diamide essenciais (de carbamida). h) Outros: nitrato de clcio e magnsio, nitrato de sdio, cianamida clcica com nitratos, sulfonitrato de amnio ou amnio nitrosulfato nitrosulfato sulfonitrato de magnsio ou magnsio, fertilizantes nitrogenados, magnsio, diurea isobutylidene crotonylidene, formaldedo, uria fertilizante contendo nitrognio crotonoilidendiurea, estrume diurea isobutylidene contendo nitrognio, o nitrognio de fertilizantes contendo uria formaldedo, sulfato de amnio com inibidor de nitrificao (dicianodiamida), nitrosulfato de amnio com inibidor de nitrificao (dicianodiamida) e sulfato de amnio, uria.

OS ADUBOS
11

A.

Definies Fsicas e Qumicas C. Classificao 1. Da adubao mineral com Chave Elementos (Solid) 1.1. fertilizantes simples 1.1.1. Os fertilizantes nitrogenados 1.1.2. Fertilizantes Fosfato 1.1.3. A adubao potssica 1.2. Os adubos compostos 1.2.1. adubos NPK 1.2.2. adubo NP 1.2.3. adubos NK 1.2.4. PK 2. Da adubao mineral com Chave Elementos (lquidos) 2.1. fertilizantes simples 2.2. Os adubos compostos 3. Elementos com Secundrio de adubos minerais (adubos contendo clcio, magnsio e enxofre como Basic Element) 4. Os fertilizantes minerais com microelementos 4.1. ADUBO QUE APENAS um elemento trao 4.2. Slidos ou lquidos, misturas de rastreamento 4.3. Principais elementos adubos e / ou elementos secundrios de rastreamento para o solo 4.4. Principais elementos adubos e / ou secundria oligoelementos para pulverizao foliar 5. Minerais alteraes 6. Os adubos orgnicos, as alteraes orgnicas e organo6.1. Fertilizantes Orgnicos 6.2. fertilizantes organo-mineral 6.3. alteraes orgnicas 7. Fertilizantes e outros relacionados 7.1. Fertilizantes Especiais 7.2. Corretor de Deficincia 7.3. Fertilizantes, alteraes e corretiva elementos secundrios e / ou oligoelementos 1.1.2. Os fertilizantes fosfatados superfosfato normal) ou superfosfato simples. Produto obtido por reaco do fosfato mineral modo com cido sulfrico e contendo como componentes essenciais do fosfato monoclcico e de sulfato de clcio. b) Superfosfato concentrado. Produto obtido por reaco do fosfato mineral modo com cido sulfrico e cido fosfrico, contendo como componentes essenciais do fosfato monoclcico e de sulfato de clcio. c) o superfosfato triplo. Produto obtido por reaco do fosfato mineral modo e cido fosfrico como um componente essencial contendo fosfato monoclcico. d) Outros: Bsico de escria (Thomas fosfato, escrias Thomas), fosfato de rocha parcialmente solubilizado, di-fosfato biclcico precipitado, fosfato desagregado, fosfato de alumnio, fosfato natural macio. B. Estado Propriedades 1.1.3. fertilizantes potssicos um sulfato de potssio) do produto. obtido por via qumica a partir de sais de potssio, contendo sulfato de potssio como. Sua frmula qumica : K2SO4 (peso molecular 174,3). Normalmente usado como uma fonte de potssio, quando no pode oferecer como nitrato de potssio, a fim de no exceder os nveis estabelecidos de nitrognio. b) O cloreto de potssio. O produto obtido a partir dos sais brutos de potssio que contm cloreto de potssio como um componente essencial. c) Outros: sais brutos de potssio, sal de potssio enriquecido cloreto de potssio, em bruto, sal de magnsio, sulfato de sal de potssio de magnsio, sulfato de potssio kieserite. 1.2. os adubos compostos 1.2.1. adubos NPK um fertilizante NPK). Produto obtido por via qumica ou por mistura, sem adio de adubo orgnico, origem animal ou vegetal. b) adubo NPK contendo diurea isobutylidene crotonylidene ou ureia-formaldedo, conforme o caso. 12

1.2.2. adubo NP a) Passa NP produto. obtido por via qumica ou por mistura, sem adio de adubo orgnico, origem animal ou vegetal. Nos estgios iniciais de crescimento da cultura o fosfato monoamnico muito comum, cuja frmula qumica : (massa molecular 115) NH4H2PO4. b) contm adubo NP crotonylidene ou ureia-formaldedo, conforme o caso. 1.2.3. adubos NK um adubo NK). Produto obtido por via qumica ou por mistura, sem adio de adubo orgnico, origem animal ou vegetal. muito utilizado nitrato de potssio KNO3 frmula qumica (peso molecular 101,1). Este adubo a principal fonte de potssio e fertirrigao tambm fornece nitrognio, sendo especialmente importante em gua de baixa qualidade agrcola. b) adubos NK que contenham diurea isobutylidene crotonylidene ou ureia-formaldedo, conforme o caso. 1.2.4. PK um fertilizante PK). Produto obtido por via qumica ou por mistura, sem adio de adubo orgnico, origem animal ou vegetal. muito usado em fosfato de fertirrigao monopotssico, KH2PO4 frmula qumica (peso molecular 136,1). Este composto utilizado principalmente como fonte de fsforo, mas tambm fornece bicarbonato de potssio nas guas onde poucos no se pode aplicar todo o fsforo e cido fosfrico. 2. PRINCIPAIS adubo mineral ELEMENT (LQUIDOS) 2.1. adubos simples a) quimicamente derivados fertilizantes e soluo aquosa: soluo de fertilizante de nitrognio, soluo de nitrato de amnio, uria, soluo de nitrato de magnsio. b) Os produtos obtidos pela dissoluo em gua: soluo de nitrato de clcio. c) Os produtos obtidos quimicamente ou por diluio com gua, soluo de fertilizante de nitrognio contendo ureia-formaldedo. d) Os produtos obtidos qumica ou por suspenso na gua: a suspenso da adubao nitrogenada com ureia-formaldedo. e) Os produtos obtidos por qumica: soluo de amnia, amnia anidra, soluo de nitrato de amnio e amonaco, com ou sem uria, cido ntrico, soluo de cido com adubao nitrogenada de enxofre. A frmula qumica do cido ntrico HNO3 (peso molecular 63) e um cido forte, cuja principal funo, alm de fornecer nitrognio para a cultura, a acidificar a gua de irrigao para atingir um p H timo de 5,5 -6. Para este fim, os sistemas de fertirrigao mais sofisticados, muitas vezes eles injetam um tanque separado do resto do fertilizante, controlando a injeo atravs de leituras de um medidor de pH at o valor desejado. A reduo do p H da gua ocorre atravs da destruio de bicarbonatos a seguinte reaco: HCO3-H + + -> H2O + CO2 Quando a gua de irrigao so aproximadamente 0,5 mmol.L-1 de bicarbonato, o p H em torno de 5,5-5,8, portanto, quando os clculos do assinante, permite a quantidade sem compensao, porque a partir daquele ponto, h uma queda sbita de p H com adio de pequenas quantidades de cido. Na presena de carbonato (CO32-), necessrio adicionar 2 moles de cido por mol de carbonato. A acidificao da gua de irrigao no deve apenas promover a assimilao dos diferentes nutrientes, mas tambm para prevenir a formao de precipitados em determinados p H elevado (ferro foafatos ou carbonato de clcio, etc), que pode causar chuvas nas instalaes irrigao. O cido ntrico tambm usado em tratamentos para a limpeza dos sistemas de irrigao por gotejamento, que so realizados em alguns cultivos, no final da safra, a fim de eliminar os microrganismos, precipitados slidos e sedimentos tem sido capaz de atravessar a filtrod de instalao. Para esse fim, deixou cheios de canos de gua e irrigao, uma vez alcanada a presso de trabalho mantido o sistema com gua at p H 2 por uma hora. Depois, pendure a presso tanto quanto possvel, abrir o tubo primrio termina at que a gua sai limpa, esto fechadas e a mesma operao com outros tubos e portagoteros ramos. Nos casos onde no possvel controlar o p H da gua, geralmente injectar um montante de cerca de 4 litros por 1000 m2 de cido ntrico e interrompe o abastecimento quando ele comea a deixar a soluo para os emissores, mantendo assim instalao de 15 minutos, trancurridos que feito por lavagem com gua apenas para remover todas as incluses. Tabela 2 .- Caractersticas das preparaes comerciais de cido ntrico Riqueza Densida (WT% de HNO 3) 13

-3)

(G.cm 33 48 54 65

1,20 1,30 1,33 1,40

f) O produto obtido por ataque cido de fosfato, cido fosfrico. Sua frmula qumica: (peso molecular 98) H3PO4. Como o cido ntrico envolvido na destruio dos bicarbonatos. Tambm usado como fonte de fsforo em ambas as culturas no solo ou areia como cultivo sem solo. Tabela 3 .- Caractersticas das preparaes comerciais de cido fosfrico Densida Riqueza de (WT% (G.cm HNO 3)
-3)

1,20 1,30 1,40 1,60

34 46 56 75 Solubilidade (gl 20 C)
-1

Tabela 4 .- Caractersticas dos fertilizantes utilizados comumente Fertilizantes 75% de fosfrico O cido 54% cido ntrico Riqueza P O Reao a

5-52,0%

Muito Muito solvel cido Muito Muito solvel cido


5-12%

N%-12.6 PO 61,0% N
de

O fosfato monoamnio

2 para

cido Basic cido Basic Neutra cido cido cido

380 230 1970 1260 320 740 360 120 20

fosfato P O 2 53,0% Monopotassium 34,0% O nitrato amnio Nitrato de clcio O nitrato potssio O sulfato amnio O sulfato magnsio de de de de N%, 33,5

5,

N CaO 15,5%, 27,0% K 2 O N-46,0% 13,0% 21,0% N-SO 60,0%


3 para

SO 3 - 32,5%, 16,0% MgO K 2 O-SO 47,5% PO


2 5 para 3

Sulfato de potssio O superfosfato simples 14

50,0%

para

19,0%

Superfosfato triplo Ureia

PO

2 5 para

45,5%

40 1060

N%, 45,0

fertilizantes Os fertilizantes A. B. Estado

(3 Propriedades

parte)

Definies Fsicas e Qumicas C. Classificao 1. Da adubao mineral com Chave Elementos (Solid) 1.1. fertilizantes simples 1.1.1. Os fertilizantes nitrogenados 1.1.2. Fertilizantes Fosfato 1.1.3. A adubao potssica 1.2. Os adubos compostos 1.2.1. adubos NPK 1.2.2. adubo NP 1.2.3. adubos NK 1.2.4. PK 2. Da adubao mineral com Chave Elementos (lquidos) 2.1. fertilizantes simples 2.2. Os adubos compostos 3. Elementos com Secundrio de adubos minerais (adubos contendo clcio, magnsio e enxofre como Basic Element) 4. Os fertilizantes minerais com microelementos 4.1. ADUBO QUE APENAS um elemento trao 4.2. Slidos ou lquidos, misturas de rastreamento 4.3. Principais elementos adubos e / ou elementos-trao secundrio para o solo 4.4. Principais elementos adubos e / ou secundria oligoelementos para pulverizao foliar 5. Minerais alteraes 6. Os adubos orgnicos, biolgicos e alteraes organo 6.1. Fertilizantes Orgnicos 6.2. Organo-minerais fertilizantes 6.3. alteraes orgnicas 7. Fertilizantes e outros relacionados 7.1. Fertilizantes Especiais 7.2. Corretor de Deficincia 7.3. Fertilizantes, alteraes e corretiva elementos secundrios e / ou oligoelementos

2.2. os adubos compostos a) soluo de fertilizante NPK. Produto obtido por via qumica e por dissoluo em gua, estvel presso atmosfrica, sem adio de adubo orgnico, origem animal ou vegetal. b) suspenso de adubo NPK de produto. lquido em que os nutrientes so derivados de substncias em suspenso e dissolvido em gua, sem adio de adubo orgnico, origem animal ou vegetal. c) NP soluo de fertilizante do produto. obtido por via qumica e por dissoluo em gua, estvel presso atmosfrica, sem adio de adubo orgnico, origem animal ou vegetal. d) Suspenso de adubo NP produto. lquido em que os nutrientes so derivados de substncias em suspenso e dissolvido em gua, sem adio de adubo orgnico, origem animal ou vegetal. e) Soluo de adubos NK. Produto obtido por via qumica e por dissoluo em gua, estvel presso atmosfrica, sem adio de adubo orgnico, origem animal ou vegetal. f) Suspenso de adubos NK produto. lquido em que os nutrientes so derivados de substncias em suspenso e dissolvido em gua, sem adio de adubo orgnico, origem animal ou vegetal. g) Soluo de adubo PK. Produto obtido por via qumica e dissolvido em gua, sem adio de adubo 15

orgnico, origem animal ou vegetal. h) A suspenso adubo PK. Produto em nutrientes lquidos que so derivados de substncias em suspenso e dissolvido em gua, sem adio de fertilizante orgnico, animal ou vegetal 3. ELEMENTOS adubao mineral com SECUNDRIA (adubos contendo clcio, magnsio ou enxofre como um direito fundamental) a) O sulfato de magnsio do produto. contendo sulfato de magnsio como com sete molculas de gua (MgSO4.7H2O, peso molecular 246,3). a fonte mais utilizada de magnsio. b) soluo de cloreto de magnsio do produto. obtida pela dissoluo em gua de sulfato de magnsio a partir de fontes industriais. c) o sulfato de clcio. Como resultado de origem natural ou industrial contendo sulfato de clcio com diferentes graus de hidratao. d) soluo de cloreto de clcio. soluo de cloreto de clcio de origem industrial. e) enxofre elementar. Como resultado de origem natural ou industrial mais ou menos refinado. f) Outros: kieserite, hidrxido de magnsio, suspenso de hidrxido de magnsio, soluo de cloreto de magnsio. 4. 4. ADUBO com minerais do trao Eles so chamados de micronutrientes ou de nutrientes essenciais para aqueles que, sendo essenciais, so utilizados pelas plantas em quantidades relativamente pequenas. A natureza do metal (Fe, Mn, Cu e Zn) esto presentes em solos e substratos principalmente como xidos ou hidrxidos e outros sais insolveis suficiente pH bsico ou alcalino. Boro (B) e molibdnio (Mo) so necessrios em quantidades ainda menores, so mais solveis e sua presena depende do teor em gua de irrigao ou outros materiais fornecidos (por exemplo, matria orgnica). O intervalo normal muito estreito, ento voc deve controlar a sua entrada, ambos com padro e em excesso. O cloro necessrio em baixas concentraes por plantas, embora geralmente encontradas em mais do que suficiente de gua na irrigao e fertilizantes mais usados. No gotejamento aplicao de irrigao por gotejamento micronutrientes essenciais, porque as razes das plantas explorar um volume de solo limitada pelo bulbo do conta-gotas, que contm oligoelementos podem ser insuficientes. Tradicionalmente utilizado no final de riscos especficos durante perodos de alta demanda, mas agora a conhecer a sua importncia, tendem a contribuir mais como um fertilizante e at mesmo procurando o equilbrio nutricional de uma forma semelhante como feito em hidroponia. No entanto, independentemente da sua forma de aplicao, deve ser para produzi-los em pequenas doses e frequncia. Por outro lado, freqentemente ocorrem interaes entre os micronutrientes, por isso aconselhvel fertirrigar-los todos de uma s vez, para evitar desequilbrios. Voc pode preparar a soluo estoque de elementos trao em separado para o resto de adubo ou fertilizantes que incorporam misturadas com nitratos, desde que sejam adicionados antes destes, mas com cido ntrico devido ao seu baixo pH pode causar destruio. No caso da gua com pH elevado, deve acidificar. A incorporao de fertilizantes de micronutrientes deve no s ser solveis, como no caso dos macronutrientes, mas deve ser estvel em valores de pH do meio de cultura. Assim, em solos de carter bsico de rastreamento de metal precipitado insolvel para formar rapidamente assimilado pela planta, se voc levar em forma de minerais, por isso teria de recorrer ao uso de quelatos. Um quelato um composto qumico constitudo por uma molcula de natureza orgnica, que envolve e est ligado a vrios pontos de um on de metal, protegendo-o de qualquer aco externa, de modo que impede a hidrlise e precipitao. H muitos tipos diferentes de quelatos autorizado: -EDTA: -DTPA: -HEDTA ou EDDHA: cido -EDDHMA: Etileno -EDDCHA: Etileno cido etil-Diamino-tetraacetic. pentaacetic diethylenetriamine-cido. HEEDTA: etilenodiamina hidroxi-cido-triacetic. cido etilenodiamina Di-orto-hidroxi-fenil-actico. diamino-cido Di-orto-hidroxi-para-metil-fenil-actico. diamino-cido Di-orto-hidroxi-de-carboxi-fenil-actico.

A eficcia dos quelatos baseada em sua capacidade de manter o on em soluo, disponvel para 16

a planta. A sua estabilidade no meio depende das concentraes de clcio e CO2 na mesma, e do seu pH. Este papel justificada pelo concorrente que se exercitaram em relao ao on on clcio quelatado, que pode se mover, disse quelato. No entanto, o CO2 dissolve-se, resultando na formao de on bicarbonato, o qual pode precipitar clcio como carbonato de clcio, diminuindo a concorrncia do ltimo, e ao pH. Esta reduo de pH aumenta a estabilidade dos quelatos, enquanto altos valores provocar a sua decomposio e, assim, reduzir sua eficcia. Sob condies de pH normalmente aplicada de ferro quelado com EDDHA, devido sua maior estabilidade a essas condies. No entanto, vrios ismeros posicionais, para para, para-ou orto orto-orto, sendo este ltimo o nico reconhecido pelo direito comunitrio e espanhol. Outro aspecto a considerar para o uso de quelatos sua capacidade de resposta aos substratos. A reatividade dos quelatos com grupos fenlicos, como orto Fe-EDDHA, no motivado tanto pela concorrncia de ons, mas pela possibilidade de serem retidos no solo por xidos amorfos e matria orgnica, o que faz o transporte de ferro superfcie radicular, reduzindo a sua eficcia. Esta deduo depende do pH, sendo maior em valores de pH baixos, por isso recomendado para substratos em pH acima de 6 ou 6.5. No caso de substratos mistos, como a "lixa" quelato interage com todos os materiais com os quais entra em contato, deve ter em conta as reaes de cada um deles. No entanto, so a camada orgnica e de argila do solo que influenciam a reatividade do substrato. Quando a camada orgnica neutralizada, a Fe-EDDHA quelatos ou similares so aqueles que podem fornecer mais de ferro para as plantas, mas se o pH cido ser mais Fe-DTPA ou Fe-EDTA, embora possam precipitar linha gotejamento ou entrar em contato com um solo calcrio da camada inferior. No entanto, enquanto a camada superior da areia calcria, muitas vezes, no muito reativo, por isso sua influncia ser limitada. Com relao quelatos de boro e molibdnio no esto disponveis porque a sua estrutura qumica impede sua formao, por isso, se ele no est presente em quantidade suficiente na gua de irrigao aplicado na forma de compostos inorgnicos (cido cido brico e brax, para molibdatos de boro e de amnio e de sdio, por Mo) ou ligado a molculas orgnicas etanolamina ou trietanolamina. 4.1. Fertilizantes s declarar um elemento trao 4.1.1. Boro, cido brico, borato de sdio, borato de clcio, borato de etanolamina, boratado soluo fertilizante, adubo aboratado suspenso. 4.1.2. cobalto de cobalto cobalto, o sal de cobalto base, quelato de fertilizantes soluo. 4.1.3. Cobre: sal de cobre, xido de cobre, hidrxido de cobre, quelato de cobre, de fertilizantes, cobre, soluo de fertilizante base de cobre, oxicloreto de cobre, oxicloreto de cobre suspenso. 4.1.4. FERRO: sal de ferro, ferro de soluo base de ferro quelatado fertilizantes. 4.1.5. MANGANS: sal de mangans, mangans quelatados, xido de mangans, mangans fertilizante base, a soluo de fertilizante base de mangans. 4.1.6. Molibdnio: molibdato de sdio, molibdato de amnio molibdato de fertilizante base, a soluo de fertilizante base de molibdnio. 4.1.7. Zinco: O zinco sal, quelato de zinco, xido de zinco, de fertilizantes, zinco, soluo de fertilizante base de zinco. 4.2. Misturas slidas ou lquidas de oligoelementos 4.3. Fertilizantes que contenham elementos maiores e / ou secundrios para o solo oligoelementos 4.4. Fertilizantes que contenham elementos maiores e / ou foliar secundria oligoelementos para 5. ALTERAES MINERAL Ground carbonato de clcio, magnsio, carbonato de clcio, cal viva, cal apagada espuma acar calcrio, argila e produtos semelhantes, anidrita, carbonato de magnsio, xido de magnsio (MgO), ACEL. 6. Fertilizantes Orgnicos, organominerais e as alteraes orgnicas 6.1. Os fertilizantes orgnicos a) fertilizante orgnico slido. O produto slido obtido a partir de resduos de origem animal e / ou legumes. b) Aminocidos:. Produto em soluo aquosa obtida por qualquer dos seguintes processos de hidrlise de protenas, fermentao ou sntese. Sua aplicao oferece vrias vantagens: eles fornecem o nitrognio diretamente utilizvel pelas plantas, poupando o gasto energtico envolvido na assimilao de nitrato e levar ao aumento da resistncia ao estresse hdrico, salinidade, geadas, etc Eles tambm podem incorporar triptofano em sua composio, como um precursor do cido indolactico, fortalece o sistema radicular. 17

6.2. Organo-minerais fertilizantes a) fertilizante organo-mineral slido. O produto slido obtido pela mistura ou combinao de fertilizantes orgnicos e minerais. b)-organo mineral fertilizante lquido. Produto em soluo ou suspenso de uma mistura ou combinao de fertilizantes minerais, com matria orgnica de origem animal ou vegetal. 6.3. alteraes orgnicas a) Alterao hmicas slido. O produto slido que permite aplicar ao hmus do solo, melhorando suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas. b) alterao slidos no hmicas. Produto mgoa que gera preferncia aplicado ao hmus do solo, melhorando suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas. c) Os lquidos cidos hmicos. Produto em soluo aquosa obtida pelo tratamento ou processamento de turfa, linhita ou Leonardita. d) da matria orgnica do lquido. Produto em soluo ou em suspenso ou trataiento obtidos pela transformao de um material de origem animal ou vegetal. e) O composto. Produto obtido por fermentao aerbia de resduos orgnicos. f) turfa cida. resduos de plantas cultivadas plantas e decomposto em um ambiente saturado com gua e podem conter uma certa quantidade de material originalmente terra. no), cido g de turfa. resduos de plantas cultivadas plantas e decomposto em um ambiente saturado com gua e podem conter uma certa quantidade de material originalmente terra. 7. ADUBAO E OUTROS 7.1. Fertilizantes Especiais a) Proviso de alta solubilidade. adubo ou fertilizante slido e um resduo insolvel em gua a 15 C, inferior a 0,5%, a dose mxima recomendada para uso. b) As mercadorias que contenham aminocidos:. Produtos que incorpora cidos aminados obtida por qualquer dos seguintes processos protena hidr4lisis fermentao ou sntese. 7.2. Corrigindo deficincias a) Cobre: acetato de cobre. b) Ferro: o ferro, sulfato de amnio, citrato de ferro. c) Clcio: O clcio quelatado ou complexado, cloreto de clcio. d) Magnsio: magnsio quelatos ou de complexos. 7.3. Fertilizantes, alteraes e correo com elementos filho e / ou oligoelementos Fertilizantes em resposta a um tipo definido nos nmeros anteriores contm uma ou mais secundrias e / ou oligoelementos.

18

You might also like