You are on page 1of 2

[228]

PROTOCOLOS DAS uNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO 24 hORAS

b. cOndUTA

Abrir vias areas. Garantir ventilao adequada com oxignio suplementar sob mscara. Estabelecer acesso venoso. Transporte rpido para o hospital. Monitorizao cardaca. Tratar arritmias instveis segundo o protocolo do servio.

105. TRAX InSTVEL


a. cOnSIdERAES ESPEcIAIS dE AVALIAO

Ocorre quando trs costelas adjacentes esto fraturadas no mnimo em dois pontos. O resultado a perda da continuidade da parede torcica com a separao de um segmento. Geralmente ocorre na parede anterior ou lateral do trax, sendo rara na posterior pois a musculatura estabiliza o segmento. Complicaes: hipoxemia causada contuso pulmonar. O paciente tambm tem risco levado de desenvolver pneumotrax ou hemotrax.
b. QUAdRO cLnIcO

O paciente apresenta dispnia e dor torcica, associada a crepitao da parede torcica. Em alguns casos pode ser observada a respirao paradoxal, isto o segmento instvel se move na direo contrria a parede torcica, acompanhando as variaes da presso intratorcica. Este sinal pode no ser observado no ambiente pr-hospitalar pois a dor e o espasmo muscular, limitam a expansibilidade da parede torcica. Pacientes psicticos podem estar totalmente orientados. A radiografia de trax mostra as fraturas de arcos costais.
c. cOndUTA

Executar a avaliao rpida do traumatizado. Abrir vias areas com manobra manual. Assistir ventilao caso necessrio com bolsa e mscara. Administrar oxignio 10 a 15 litros por minuto.

Parte IV P R O T O C O L O S

D E

T R A u M A

[229]

Proceder a intubao orotraqueal e iniciar ventilao sob presso positiva caso estas medidas no sejam suficientes para manter a oxigenao da vtima (saturao > 90% ou presena de choque). Reavaliar o paciente aps este procedimento pois o trax instvel se associa com frequncia ao pneumotrax e ao hemotrax. Radiografar o trax no leito. Tratar o estado de choque. Iniciar a reposio com 20 ml/kg de Ringer Lactato IV em bolus, repetindo se necessrio. Manter a presso arterial sistlica em torno de 90 mmHg. Administrar analgsico opiceo por via IV caso indicado. Manter o ritmo cardaco, oximetria e PNI continuamente monitorizados. Remover o paciente para unidade de terapia intensiva.

106. TAMPOnAMEnTO cARdAcO


a. cOnSIdERAES ESPEcIAIS dE AVALIAO

Geralmente ocorre aps trauma penetrante de trax, mas pode ocorrer no trauma fechado. Devido ao pericrdio ser uma estrutura no elstica, a hemorragia intrapericrdica restringe o enchimento diastlico de ambos os ventrculos.
b. QUAdRO cLnIcO

O diagnstico deve ser suspeitado em vtimas de trauma penetrante com turgncia jugular, abafamento de bulhas (sinal de difcil avaliao no pr-hospitalar), hipotenso arterial e pulso paradoxal. O desaparecimento do pulso radial durante a inspirao sugere a presena do pulso paradoxal.
c. cOndUTA

Abrir as vias areas. Garantir ventilao adequada com oxignio suplementar sob mscara. Caso estas medidas no sejam suficientes proceder a intubao orotraqueal e iniciar ventilao sob presso positiva. Obter acesso venoso perifrico com cateter curto e calibroso.

You might also like