You are on page 1of 6

FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA

ALBERTO SOUZA CERQUEIRA

RESENHA CRTICA O MODELO ESTRUTURAL DE GERNCIA PBLICA

SALVADOR-BA JUNHO/2011

ALBERTO SOUZA CERQUEIRA

RESENHA CRTICA O MODELO ESTRUTURAL DE GERNCIA PBLICA

Curso: Contabilidade Pblica - 04.2011 Professor: Alexandre Fernandes Soares

SALVADOR-BA JUNHO/ 2011

O MODELO ESTRUTURAL DE GERNCIA PBLICA

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O modelo estrutural de gerncia pblica. Revista de Administrao Pblica. Rio de Janeiro, 2008, p. 391.

A presente obra busca mostrar a necessidade de se adotar um novo modelo de gesto para o Estado, que passe por alteraes estruturais at a forma de gerenciar os atos e a aplicao do dinheiro pblico nas aes e programas do governo com eficcia e eficincia. E para isso, o autor enfatiza que com uma estrutura particular de diviso do trabalho dentro da organizao do Estado, o tornaria mais capaz e eficiente na busca dos objetivos coletivos. O autor dividiu seu trabalho em quatro captulos em um corpo que contm a introduo, desenvolvimento e por fim a concluso, o que totalizaram 20 laudas. Na introduo, procurou apresentar o tema e mostrar, tambm, o que pretendia com o seu trabalho. O desenvolvimento foi dividido em trs captulos por tratar de assuntos diferentes, porm correlatos e em sintonia com o objetivo do artigo. E ao final a sua concluso, faz um apanhado de suas ideias desenvolvidas e aplica do juzo de valor. Quanto ao foco narrativo, em alguns momentos, foi apresentado em primeira pessoa, pois o autor tentava expor as suas pretenses no artigo e as idias. Logo na introduo, o autor afirma que o desenvolvimento econmico do Estado-Nao s possvel com um Estado-nao eficaz. Que Estado a instituio central das sociedades modernas, e atravs dele que surgem outras instituies normativas formais e com poder de estado, por exemplo, as leis. E que, tambm sua organizao dever ser eficaz e eficiente no fornecimento dos servios exigidos pelos eleitores. Nesta obra o autor questiona que tipo de organizao ou administrao pblica contribui para um Estado capaz. E tambm, se seria necessria a reforma gerencial ou da gesto pblica para que o estado se torne forte e eficinte.

O autor apresenta um modelo estrutural de gerncia pblica, que busca grandes mudanas no processo de gesto de pessoal, da adoo de uma administrao por objetivos, e tambm, a reforma estrutural da organizao do estado. Esse modelo apresenta um aspecto organizacional ou estrutural e um aspecto gerencial ou de responsabilizao. Em que o primeiro mostra o problema de como estruturar os servios do Estado, enquanto ao gerencial, trata-se da questo de como administrar todo o sistema. Na parte do desenvolvimento do artigo, o autor expe que o Estado, nas democracias contemporneas, o principal instrumento de ao coletiva da sociedade, uma ferramenta bsica que as sociedades nacionais utilizam para alcanar seus objetivos polticos. Os polticos e os eleitores que decidem se o estado deve garantir os direitos sociais em termos de educao, assistncia sade, cultura e previdncia social. Porem, eles no participam diretamente sobre como deveria ser organizado. Para o modelo apresentado, pretende ser neutro em termos ideolgicos que servir para um Estado socialdemocrata e tambm para um estado neoliberal. Porm seu carter estrutural exige um horizonte mais amplo abrangento as diferentes atividades que so desempenhadas pelo Estado e por outros fatores sociais, e os tipos bsicos de propriedade e organizaes correspondentes. O modelo sugere que as atividades exclusivas do Estado, que se utiliza do poder e formulao de polticas, devero ser realizadas pelas secretarias ou departamentos em um ncleo estratgico do governo. Por outro lado os servios sociais e cientficos sero prestados por organizaes pblicas no- estatais. Questiona-se por que terceirizar servios sociais e cientficos para organizaes sem fins lucrativos. A resposta dada pelo autor que so atividades no exclusivas do Estado, ou seja, os outros trs setores podem executar, e que alm disso, sero desempenhadas de maneira mais efeiciente por organizaes sociais autnomas mediante contrato e responsabilizada perante a sociedade e o governo. Frisa o autor que, o Estado tem um papel to estratgico na sociedade que ele deve conservar para s unicamente aquelas atividades que envolvem o poder do Estado, como a forumulao de polticas, a definio das principais instutuies que organizam toda a sociedade e a garantia de segurana a seus membros.

O objetivo do modelo tornar a administrao mais flexvel, e os administratores mais motivados, diz o autor. E que a maior parte das ideias teve origem nas prticas gerenciais desenvolvidas pelas organizaes privadas no sculo XX. Para essa reforma na gesto pblica, a descentralizao obtida pela transferncia da prestao de servios para agncias e organizaes sociais. Mas a formulao de polticas continuar centralizada, podendo a autoridade delegar poderes. Na concluso, faz um apanhado do que foi exposto anteriormente quanto a adoo de estruturas particulares de diviso do trabalho dentro da organizao do Estado, da adoo de estratgia que torna os servidores pblicos de alto escalo mais autnomos e mais responsveis para serem mais eficientes, que o Estado instrumento-chave de ao coletiva, da rejeio da tese seqencial. E por fim criticou as importaes de instituies por pases em desenvolvimento que no fosse observado os interesses nacionais. E quanto aos pases pobres os problemas seriam de maior amplitude, visto que, primeiramente eles teriam que construir um Estado forte, pois este razoavelmente estruturado e relativamente livre de corrupo mais fcil tirar proveito da ajuda que recebem de pases ricos. Trata-se de um texto que aborda um novo paradigma para a gesto da administrao, em que so apresentados questionamentos acompanhados das respectivas respostas que corroboram com o novo modelo de gesto proposto pelo autor. O autor buscou durante sua obra dialogar com o leitor e ao mesmo tempo mostrar que as suas respostas no so verdades absolutas, e sim hipteses que podero ser testadas. Constata-se que a populao brasileira cresceu consideravelmente nas ltimas dcadas, e que em virtude disso as demandas sociais aumentaram acompanhadas de cobranas por parte populao conhecedora dos seus direitos, porm a Administrao Pblica no tem acompanhado esse crescimento, fazendo assim, necessrio repensar em um novo modelo de gesto que supra as novas demandas.

Recomenda-se esta obra para estudantes de ensino mdio e superior, ps graduandos, pesquisadores e todos aqueles cidados que se interessem na rea pblica. Tambm recomendado para os gestores pblicos que desejam adotar prticas inovadoras durante os seus mandados. Luiz Carlos Bresser-Pereira nasceu em 1934 em So Paulo. bacharel em Direito pela Universidade de So Paulo, mestre em administrao de empresas pela Michigan State University, doutor e docente de economia na Universidade de So Paulo. Escreve coluna quinzenal da Folha de S. Paulo. presidente do Centro de Economia Poltica e editor da Revista de Economia Poltica desde 1981. Em 2010 recebeu o ttulo de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires. Foi Ministro da Fazenda, da Administrao Federal e Reforma do Estado, e da Cincia e Tecnologia. Possui vrios livros publicados, dentre eles: Desenvolvimento e Crise no Brasil (1968/2003), A Sociedade Estatal e a Tecnoburocracia (1980), Inflao e Recesso, com Yoshiaki Nakano (1984), Lucro, Acumulao e Crise (1986), A Crise do Estado (1992), Reforma do Estado para a Cidadania (1998).

ALBERTO SOUZA CERQUEIRA, acadmico do curso de especializao em Contabilidade Pblica da Faculdade Integrada Grande Fortaleza (FGV).

You might also like