You are on page 1of 8

1 UnB - Universidade de Braslia FE Faculdade de Educao Disciplina: Currculo concepes e fundamentos Professora: Dra.

a. Lvia Lemos CIBERCURRCULO DIFERENTES CAMINHOS PARA TRILHAR O MEIO TECNOLGICO* * Romes Heriberto Pires de Arajo1 Resumo
As tecnologias comunicativas serviram aos interesses capitalistas, durante a construo de uma hegemonia e de um consenso, sob a perspectiva de no haver interesses antagnicos entre as classes sociais. A escola, por sua vez, seguiu o mesmo ritmo e se ausentou dessa discusso simplesmente ignorando as questes sociais em seu currculo. Alm disso, ela incorporou os elementos da organizao industrial em sua prtica e limitou o acesso ao conhecimento numa ntida influncia da diviso social do trabalho. Por sua vez, recentemente, as novssimas tecnologias, representadas principalmente pelo computador e pela Internet sofrem processo parecido e influenciam a informtica educativa a seguir os mesmos caminhos. O presente trabalho busca, atravs de uma reflexo filosfica e de uma reviso bibliogrfica, visualizar uma contrapartida a essa situao, que a elaborao de um cibercurrculo, na tentativa de emancipar os sujeitos e garantir o pleno domnio das tecnologias para a plena comunicao multimiditica por meio de diferentes canais, numa tentativa de compreenderem a realidade e no serem tomados por ideologias. Palavras-chave: Cibercurrculo, currculo, novssimas tecnologias da Informao e comunicao.

1. Introduo inegvel a mudana que a sociedade contempornea vivencia sob os auspcios das novas tecnologias comunicativas. Desde o advento do rdio e da TV, o mundo vivenciou a possibilidade de exercer a comunicao em nveis exponenciais. No entanto, o que se evidenciou com esses recursos foi a unilateralidade comunicativa a presena de prticas de homogeneizao cultural, calcadas na lgica mercadolgica e nos intentos industriais da sociedade capitalista. Como ressalta Costa (1995, p. 179), esse fenmeno de comunicao massiva foi contemplado por pesquisas no mbito da psicologia comportamental com forte influncia da lgica mecanicista-cartesiana, perene nos espaos tecnicistas industriais. Diante desse cenrio, a educao passou pela mesma via e sua concepo de currculo, pois, ficou classificada como teoria tradicional (SILVA, 2007, p. 21). Destaca-se a mecanicidade desse modelo, o que torna o processo educativo uniformizado, assim como os meios comunicativos. H uma nica verdade proferida pelo Host2 e reproduzida pelo professor. Essa verdade unssona e inabalvel defende os
1 2

Romes Mestrando em Educao e Comunicao pela Universidade de Braslia Host a denominao para os apresentadores de programas televisivos ou, at mesmo, ao radialista.

2 ideais do consumo e o cultivo de racionalidades tcnicas limitadas, fato que se liga intimamente ao que os tericos da Escola de Frankfurt denominaram Indstria Cultural (COSTA, 1995, p. 181). O primeiro grande trabalho sobre o assunto foi desenvolvido, como aponta Silva (2007, p. 11) na forma de objeto especfico de estudo acadmico , pelo estudioso em administrao educacional John Franklin Bobbitt, nos Estados Unidos da Amrica na dcada de vinte do sculo passado. Esses traos pedaggicos evidenciados pela necessidade de se obter um homem adequado lgica fabril e ao frenesi do tempo cronolgico fizeram dos meios comunicativos e, consequentemente, da escola meros joguetes de um conhecimento racionalizado imperiosidade de se obter otimizao da produo. Nas palavras de Bobbit, facilmente perceptvel isto:
Este texto O que as escolas ensinam e o que devem ensinar uma das 25 sees do relatrio de Pesquisa Educacional de Cleveland [...] . Alm disso, h um maior volume que traz uma lista de intentos e recomendaes relacionados ao trabalho nas escolas pblicas e um segundo volume parecido relacionado educao industrial. (BOBBITT, 1915, p. 5, traduo nossa, grifo nosso)

Nesse mesmo livro, possvel notar os traos da administrao cientfica das fbricas no trato com o espao, com o tempo e com os contedos. O autor divide sua obra em disciplinas e faz um recorte da apreciao didtica das escolas, inclusive, reservando tempo, em minutos, para leituras previamente definidas para todas as realidades escolares. A partir disso, o que se observa a tentativa de uniformizar a sociedade para atender a interesses ocultos por meio de um enevoamento da realidade por ideologias, numa tentativa de gerar uma conscincia coletiva hegemnica (APPLE, 2006, p. 177). Esse fluxo se inicia nos meios comunicativos unidirecionais e finda na escola. Diante dessas experincias do passado, fundamental que se atente para as novssimas tecnologias da informao e comunicao3, que emergem da mesma forma que as antigas, a TV e o Rdio. A comunicao, nessa nova estrutura, no pode se tornar joguete do mercado e se perder dentro de uma lgica alienante e ideolgica com interesses esprios de apropriao de riquezas. atravs dessas tecnologias
3

As novssimas tecnologias da informao e comunicao tambm se utilizam da comunicao por ondas de rdio, como o caso da TV e do Rdio. No entanto, elas tm um trao diferenciado das outras, j que permitem a comunicao multidirecional e, at mesmo, simultnea. So exemplos, os aparelhos celulares, o computador e a Internet.

3 comunicativas renovadas que se poder garantir a diversidade de discursos e culturas, evitando a hegemonia escamoteadora da realidade. Esses recursos comunicativos ltimos tm modificado a prpria sociedade, que assume outra dinmica:
As novas [leia-se novssimas] tecnologias de comunicao e informao tm transformado vrios segmentos da sociedade contempornea fazendo com que diversos analistas tenham sugerido classificar a poca como sociedade ps-industrial, sociedade ps-moderna, sociedade da informao ou informacional, cibercultura, sociedade em rede etc. Embora a compreenso da condio contempornea no seja unnime, podemos dizer com alguma coerncia que o que est em jogo so modificaes espao-temporais profundas que alteram, remodelam e inova a dinmica social. Trata-se do surgimento [...] da modernidade lquida. (LEMOS, 2005 p. 11)

Independente do epteto que a essa sociedade seja atribudo, o espao escolar no pode se eximir dessa mudana. Logo, o currculo escolar tambm deve prever esse novo espao, o ciberespao. Por essa razo, acalenta-se o mote cibercurrculo, que se evidenciar como um novo aporte sobre o ensino multimiditico. Esse artigo pretende, portanto, trazer uma contribuio para o ensino tecnolgico, de modo que se estruture conscientemente um cibercurrculo, ou seja, um currculo voltado para a tica do ciberespao e de suas influncias sobre os educandos. No entanto, no se busca trazer, atravs de uma reflexo filosfica a partir de uma reviso bibliogrfica, um nico caminho ou uma receita de como faz-lo, pelo contrrio, apenas apontar a sua relevncia e estimular a criao de mltiplas opes que contemplem as diversidades e, principalmente, visem emancipao4 do ser humano. 2. Desenvolvimento A sociedade contempornea vive o que Lemos (2005) assinala como a influncia real do espao virtual. Todos se fazem sentir as influncias de um mundo que no apresenta existncia fsica, seno no resultante do processo de comunicao e transferncias de informaes. A esse territrio atribuiu-se o epteto Cibercidade (LEMOS, 2005, p. 6). O termo decorre da fuso do j conhecido tema, que a cidade, o espao das nossas relaes sociais e o mundo ciberntico, que vem do grego kybernetik5, que significa a arte de governar. Atualmente, sua semntica se relaciona ao
4

Entende-se por emancipao a capacidade do indivduo de se inserir em sua realidade social e deter o pleno conhecimento de sua posio, de sua histria, da cultura de sua etnia ou grupo social e ter a conscincia de seu papel na perpetuao ou na mudana da realidade. 5 Definio extrada de <http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx> acessado em 28/05/08

4 estudo dos mecanismos de comunicao e de controle em maquinrios e nos seres vivos. No toa que ela, ultimamente, tem sua semntica ligada comunicao e ao controle, j que comunicar-se de maneira dolosa ou ingnua e, at mesmo, ideolgica pode se enquadrar como uma condio de governana, ou seja, de poder(APPLE, 2006, p. 103): em sentido Hegeliano (WOLFF, 1984), uma alta probabilidade de ter seus desejos obedecidos por outrem. Como j fora mencionado, as novssimas tecnologias apresentam um diferencial: a multiplicidade de fontes emissoras de informaes. Alm disso, no h a canalizao da informao, que se caracteriza pela passagem de dados exclusivamente por uma nica via. Esse fato permite com que no haja um aliciamento da realidade por parte de quem detm o controle dessa via, fato que repetidamente ocorreu com o Rdio e a TV. A exemplo disso, destaca-se o youtube6, onde se cria uma rede de comunicao que dispersa a informao por milhares de microvias. Logo, a realidade se torna mais notvel e menos passvel a ideologias que eventualmente tentem modific-la. No entanto, no adianta dotar desse mecanismo comunicativo provido de recursos tais que se possa promover o bem estar comum e o progresso da humanidade, caso os usurios ainda estejam presos na razo antiquada decorrente da sociedade dita moderna. preciso, primordialmente, emancipar os indivduos, para que possam se esvair do mundo do consumo, da manipulao, do escopo da mais-valia (WOLFF, 1984) e da reproduo. Posteriormente, deve-se traz-los para o mundo da reflexo, da crtica, da cooperao e da produo. Como nos ensinam os tericos crticos:
As relaes do homem com o mundo social esto necessariamente mediadas pelas categorias de racionalidade que foram forjadas no desenvolvimento histrico. Conhecimento e interesse so inseparveis e o processo de autoreflexo se impe para articular o conhecimento com a crtica social e compreender a necessidade de mudanas na sociedade vigente. (PRESTES, 1995, p. 85)

Portanto, no se entra numa realidade sem modific-la. E desconhecer esse fato alterar realidade de maneira oculta e ingnua. Assim, atrofia-se a dualidade conhecimento e interesse, dando nfase apenas primeira e, consequentemente, inibindo a auto-reflexo, que fundamental para o ser emancipado.

O portal da Internet You Tube um veculo de divulgao de vdeos, onde qualquer pessoa pode publicar seus prprios materiais. Alm disso, trata-se de um portal de visualizao on Demand, que se caracteriza pelo fato do indivduo escolher o que e quando quer assistir.

5 A prova concreta desse fenmeno a informtica educativa brasileira. No h a concepo clara de um currculo. Isso, at certo ponto, poderia ser entendido como algo positivo, j que, no se espera, com esse escrito, criar um, mas apenas trazer elementos para que se criem diversos, atendendo s realidades especficas de cada ciberespao. Contudo, no essa a razo da ausncia de um currculo visvel, evidenciada pelos modelos de educao tecnolgica brasileiros. O que se observa a completa confuso do currculo com a didtica. Ambos acabam se resumindo ao uso de um sistema operacional qualquer pronto e imutvel. A exemplo disso, a informtica passa a ser o meio pedaggico (currculo) pelo qual se aplica uma intencionalidade contida no prprio sistema informtico (didtica) e que culmina com a apropriao de um conhecimento tcnico restrito (aprendizagem). A conseqncia emergente nesse caso a formao de usurios das tecnologias desprovidos da auto-reflexo, que so incapazes de analisar criticamente sua realidade social e impotentes quanto mudana de quadros desfavorveis. Portanto, o que se observa um currculo oculto (APPLE, p. 127), uma vez que, mesmo no havendo uma descrio formal dele, o currculo existe. Na realidade, o currculo antecede prpria existncia de teorias de currculo (SILVA, p.12). Diante da ausncia de um currculo claro nos projetos educacionais tecnolgicos que se diferencie da didtica, muitos fatores, como o caso dos desdobramentos sociais, ficam deriva no processo de insero no ciberespao. Em conseqncia desse fato, o fenmeno que as tecnologias recentes enfrentam similar ao do sistema tradicional. Ento, do ponto de vista educacional-tecnolgico, a sociedade tecnolgica ainda vive o mundo tradicional: o conhecimento quantificado pelo nmero de sistemas operacionais ou de softwares que o indivduo opera; o planejamento didtico tem como base a eficincia da reproduo das tcnicas operacionais; e a organizao do conhecimento fragmentada de maneira tal que no se conhece nada alm de seus mbitos curriculares, ou seja, no h dilogos. Contraditoriamente, o que se observa um desenvolvimento tecnolgico intenso, capaz de prover a interao mltipla e emancipada, que no utilizado criticamente e com vistas mudana social pelo simples fato de seus usurios ainda estarem tomados pela gide do mundo tradicional fabril. preciso que a informtica educativa reveja seu papel e atualize os sujeitos educacionais para seu interesse maior. Mas qual o interesse mximo dos usurios das novssimas tecnologias? A resposta deve ser o norte da elaborao do cibercurrculo.

6 Consegue-se visualizar apenas uma dupla de opes de resposta: atender a lgica do novo mercado especulativo mundial, baseado no conhecimento adquirido (o capital informacional) ou garantir a formao do sujeito histrico crtico e modificador consciente de sua realidade, seja local ou global. preciso salientar que no se trata de uma diviso dicotmica das duas vertentes. Isso porque impossvel formar um sujeito crtico sem que esteja inserido em seu contexto econmico. No se trata, portanto, de um excluindo o outro, mas apenas que se trace um objetivo principal capaz de atender aos interesses do sistema econmico, da classe dominante; ou dos indivduos, numa busca de uma harmonia coletiva e do progresso humano. Diante do atual cenrio econmico, o que se observa uma relao de poder ligada ao conhecimento das tecnologias. Por essa razo, criado um controle do acesso ao conhecimento ciberntico. possvel distinguir dois grupos bsicos, que podem ser analogamente associados as duas classes principais da sociedade capitalista: o primeiro, a figura do burgus, detm o conhecimento sobre a operao dos sistemas operacionais e dos softwares, bem como capaz de alterar a sintaxe da linguagem lgica de programao desses sistemas, em outras palavras, detentor do sistema e capaz de modific-lo de acordo com suas necessidades e interesses; o segundo, por sua vez, como a figura do trabalhador, capaz, em muitos casos nem sequer disso, de apenas executar os comandos prescritos na linguagem lgica dos softwares. A conseqncia desse fenmeno a apropriao de mais-valia da mesma maneira do sistema produtivo tradicional, com o diferencial que o material em questo o conhecimento, as informaes. A escola deve tomar partido. impossvel se manter alheio a esse conflito de interesses. De um lado h aqueles que defendem a manuteno dessa realidade e de outro, a transformao. Assim, cabe escola tomar uma posio de modificao ou manuteno, porque ignorar significa escolher um lado de maneira oculta ou ingnua e, normalmente, acaba tomando a posio hegemnica no contexto de dominao.

3. Concluso A escola vive um papel contraditrio na sociedade, porque :

[...] um estgio preparatrio para a maturidade e para o sculo. E, contraditoriamente, tambm esta mesma instituio um obstculo ou, pelo menos, um fator retardador da experincia da maturidade e de uma imerso adequada na contemporaneidade. (OLIVEIRA, 1995, p. 123)

O currculo das escolas tem esquecido a sua primordial funo e, consequentemente, tem abandonado temas de profunda relevncia para os indivduos. A informtica educativa tem se cristalizado ao ponto de seguir na mesma toada. Os contedos ensinados nos cursos de formao tecnolgica, principalmente nos estratos mais desfavorecidos da sociedade, tem sido obsoletos e no tm validade na realidade dinmica do mundo contemporneo. Apenas para exemplificar, o Governo Federal brasileiro criou o maior centro de recondicionamento de microcomputadores da Amrica Latina na cidade do Gama, periferia de Braslia. Os jovens so ensinados a recondicionar mquinas velhas doadas ao programa e reinseri-las ao uso nas escolas pblicas. Espera-se, com isso, capacitar os jovens ao mercado de trabalho e doar computadores para as escolas. Aparentemente, uma idia brilhante, mas no fosse a ausncia de um cibercurrculo explcito. Os jovens saem para o mercado e no tm condies de lidar com os modelos atuais de computadores, j que esto familiarizados com mquinas obsoletas e em desuso pelo mercado. No fosse esse o nico problema, os alunos das escolas pblicas que recebem esses computadores sofrem em aprender a utilizar sistemas ultrapassados e que no tm funcionalidade na atualidade. Em suma, no se sabe qual a validade dessa poltica pblica, a quem ela atende. preciso que a informtica educativa procure desenvolver um currculo com ideais claros e definidos que pautem sua didtica e visem ao aprendizado de determinadas habilidades. No h currculo que se ausente das questes de classe, dos iderios polticos, das ideologias e da historicidade dos sujeitos que a compem. O currculo um caminho, portanto preciso definir at onde ele segue e por onde quer passar. Destacase a necessidade imperiosa de se repensar o currculo das tecnologias educacionais sob a tica de um cibercurrculo um caminho virtual, dentre inmeros, que se delimita em funo dos interesses que se almeja com a prtica educativa e em virtude do recorte social que se defende com a ao pedaggica, numa tentativa de emancipar os sujeitos nos quais se declina dentro de uma construo histrico-social, que visa transformao

8 das condies de dominao atravs da criao efetiva de microvias mltiplas de comunicao, transferncia de informaes e organizao/articulao entre os pares. Um estudo posterior que se mostrou ao longo desse texto pode ser desenvolvido atravs de uma pesquisa comparativa entre programas de informtica educativa desenvolvidos por companhias multinacionais do setor privado e os desenvolvidos pelo Estado, atravs de polticas pblicas. Essa anlise pode dar nfase no estudo dos currculos, numa tentativa de descobrir as intencionalidades que se mostram a partir do trabalho de dois setores teoricamente antagnicos o da propriedade privada e o defensor do interesse coletivo. Essas contradies apenas evidenciam a gravidade do fenmeno observado e o quo importante ele se mostra no conflito social de classes. 4. Referncias Bibliogrficas APPLE, M. Ideologia e Currculo. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 288 p. BOBBITT, J. F. What the Schools Teach and Might Teach. 1 ed. Cleveland: Project Gutemberg, 1915. 130 COSTA, B. C. G. Indstria Cultural: Anlise crtica e suas possibilidades de revelar ou ocultar a realidade. In: PUCCI, Bruno. Teoria critica e educao: A questo da formao cultural na escola de Frankfurt. 2. ed. Petrpolis: Editora Vozes Ltda, 1995. p. 177-197 GIMENO SACRISTN, J. O Currculo: uma reflexo sobre a prtica. Traduo Hernani F. da F. Rosa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. LEMOS, Andr (org) Cibercidade II: Ciberurbe. A cidade na sociedade da Informao. Rio de Janeiro: e-papers, 2005. OLIVEIRA, N. R. A Escola, esse mundo estranho. In: PUCCI, Bruno. Teoria critica e educao: A questo da formao cultural na escola de Frankfurt. 2. ed. Petrpolis: Editora Vozes Ltda, 1995. p. 121-138 PRESTES, N. H. A Razo, a Teoria Crtica e a Educao. In: __________. Teoria critica e educao: A questo da formao cultural na escola de Frankfurt. 2. ed. Petrpolis: Editora Vozes Ltda, 1995. p. 84-101 SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: Uma introduo s teorias do currculo. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2007. 154 p. WOLFF, Robert Paul. Understanding marx: A reconstruction and critique of capital. Princeton: Princeton University Press, 1984. 235 p.

You might also like