You are on page 1of 5

Princpios bsicos do raciocnio geolgico CATASTROFISMO (sc.

XVI) Cuvier

Catstrofes Naturais

Processos rpidos e violentos

Extino em massa (Dinossurios, por exemplo) Presena de fsseis em zonas que no correspondiam aos seus habitats Grandes mamferos conservados nos gelos

Processos calmos e estveis formados por uma interveno sobrenatural

UNIFORMITARISMO (sc.XVIII) Hutton Formao de eventos geolgicos do passado devido a processos fsicos e qumicos semelhantes aos actuais

As leis naturais so constantes no tempo e no espao

O presente a chave do passado Princpio do actualismo

As causas dos fenmenos geolgicos actuais so as mesmas que as que se produziram no passado. GRADUALISMO (sc.XIX) Lyell A maior parte das mudanas so LENTAS e GRADUAIS Ex: Evoluo das espcies e eroso de uma montanha

NEOCATASTROFISMO (sc.XVI) Uniformitarismo Catastrofismo

Na verdade, na histria da Terra so claros os episdios de grande violncia, mas esses episdios distribuem-se ao longo dos tempos e relacionam-se com o modo como o planeta evoluiu. a presena desta continuidade que nos permite localizar os momentos de descontinuidade. Ex: Vulces, Sismos, Aparecimento dos seres vivos, Formao dos oceanos e separao dos continentes O mobilismo geolgico. As placas tectnicas e os seus movimentos Charles Darwin Teoria da Seleco Natural: Existncia de afinidades entre fsseis de animais e plantas A ligao entre os continentes ajuda a explicar a evoluo das diversas formas de vida nos diferentes continentes Interaco entre a BIOLOGIA e a GEOLOGIA Pontes Continentais Os actuais continentes estariam unidos entre si por extensos corredores terrestres as pontes intercontinentais que desapareceram por imerso, atravs dos quais ocorria a migrao de diversos seres vivos. Os continentes e os oceanos tinham a mesma composio qumica.

Novos dados - ISOSTASIA Os continentes, massas leves de silcio e alumnio (silicas), flutuam sobre uma camada mais densa, de natureza simtica (slica e magnsio), semelhana de um equilbrio hidrosttico. A imerso das pontes continentais ocorre por aco de uma sobrecarga.

Translaes Continentais Os continentes so massas silicas, leves, que se deslocam horizontalmente na crosta ocenica, mais densa e de natureza simtica, a qual, ao longo dos tempos geolgicos, se comporta como um fluido viscoso. Assim, material menos denso (continentes) nunca afunda em material mais denso (oceanos). Deriva dos Continentes de Wegener

Argumentos MORFOLGICOS Semelhana entre as linhas de costa de frica e as linhas de costa da Amrica do Sul. Argumentos GEOLGICOS ou LITOLGICOS Existncia de continuidade geolgica ao nvel: -das cadeias montanhosas; -da composio litolgica; -das estruturas de deformao (dobramentos)

Argumentos PALEONTOLGICOS Existncia de semelhanas estratigrficas e paleontolgicas identificadas em diferentes continentes estavam restritas s pocas geolgicas em que os mesmos estiveram unidos. Estes dados comprovam a impossibilidade da existncia de fsseis de espcies terrestres ou de gua doce em continentes actualmente separados.

Argumentos PALEOCLIMTICOS

Existncia de indicadores climticos: -tilitos, sulcos e estrias zonas glaciares -Depsitos de carvo, evaporitos e recifes de coral zonas tropicais ou desrticas A formao de diferentes materiais geolgicos dependente da zona climtica. Assim, no passado o clima era muito diferente do actual.

Os sedimentos apresentam maior e menor espessura, respectivamente, ao nvel das zonas de fossa ocenica e ao nvel das dorsais ocenicas. A espessura dos sedimentos tanto maior quanto mais antiga for a regio ocenica, a qual aumenta medida que nos afastamos da dorsal ocenica.

A teoria da Expanso dos Fundos Ocenicos A ascenso de magma no interior da Terra ao longo do vale do rifte forma crosta ocenica, a qual se expande a partir da dorsal mdio-ocenica em direco s fossas ocenicas, onde destruda. Quanto mais afastadas da zona do rifte, mais antigas so as rochas do fundo ocenico. TEORIA da TECTNICA de PLACAS A litosfera estaria fracturada em placas rgidas Placas litosfricas que se moviam sobre uma camada de menor rigidez, em consequncia da expanso dos fundos ocenicos. Assim, os continentes so parte integrante da litosfera, a qual deriva sobre a astenosfera.

CORRENTES de CONVECO de HOLMES Cada clula de conveco constituda por: Ramo ASCENDENTE, onde ocorre libertao de calor por subida de material de origem profunda a elevadas temperaturas (fluxo geotrmico elevado e vulcanismo activo zona de rifte). Ramo HORIZONTAL, o local onde o material flui, acabando por arrefecer, aumentando de densidade. Tem direco rfte_ fossa ocenica. Ramo DESCENDENTE, onde ocorre destruio do material litosfrico, o qual se tornou cada vez mais frio e denso, acabando por afundar (fluxo geotrmico reduzido _ zonas de subduco).

H 3 tipos de bordos nas placas litosfricas: Construtivos: dorsais ocenicas (riftd) onde se gera nova crosta ocenica a partir do material do manto. Destrutivos: fossas ocenicas profundas onde a litosfera mergulha no seio do manto, e que esto geralmente associadas a cinturas orognicas recentes, onde ocorre destruio da crosta ocenica. Conservativos: falhas transformantes onde a litosfera no gerada nem destruda.

LIMITES DIVERGENTES - Bordos construtivos onde as placas se movem uma para cada lado devido ascenso de material do manto com formao de nova crosta ocenica. - Actividade vulcnica do tipo efusiva dada a fluidez das lavas baslticas (os materiais so provenientes do manto e da litosfera ocenica de natureza basltica). - O metamorfismo de alta temperatura e de baixa presso devido a uma subida acentuada do gradiente geotrmico motivado pela ascenso de material superaquecido do manto. - Tem dois tipos de placas envolvidas: ocenica-ocenica e continental-continental.

LIMITES CONVERGENTES - Bordos destrutivos onde as placas se movem uma em direco outra, e chocam ou uma mergulham sob a outra, sendo reabsorvida pelo manto. - Actividade vulcnica do tipo explosivo (magmas andesticos ou riolticos), durante o fenmeno de subduco a placa litosfrica ocenica e os sedimentos acumulados, fundem, originando um magma mais cido que o proveniente directamente do manto o qual, as ascender, poder ainda englobar materiais de natureza continental.

LIMITES TRANSFORMANTES -Bordos conservativos onde as placas deslizam uma ao longo da outra sem que haja destruio ou formao de litosfera. - No existe actividade vulcnica. - Sismicidade superficial e intensa. - Presena de dinametamorfismo, metamorfismo que envolve zonas de fractura, associado a baixas temperaturas e baixas presses. Como exemplo cita-se a Falha de Santo Andr (Califrnia) - a parte NE da placa Pacfica desloca-se para NW e roa na placa Americana.

You might also like