You are on page 1of 16

Utilizao do mtodo FMEA para avaliao do risco ambiental

Tatiane Fernandes Zambrano Manoel Fernando Martins

Resumo
Este artigo objetiva apresentar a utilizao do mtodo FMEA para avaliao do risco ambiental durante o processo produtivo de empresas de pequeno porte. Para tanto, foi necessrio o levantamento das entradas e sadas de cada etapa do processo produtivo. As sadas que apresentaram risco ambiental foram analisadas atravs do mtodo FMEA. Os estudos de caso foram realizados em seis empresas de pequeno porte da cidade de So Carlos - SP. As empresas pesquisadas pertencem aos setores: metal mecnico, alimentcio, txtil, de plsticos, uma empresa de kits para diagnstico em laboratrios de anlises clnicas e uma marmoraria.
Palavras-chave: Gesto ambiental. FMEA. Pequenas empresas.

1 Introduo
Geralmente, as empresas multinacionais instaladas nos pases subdesenvolvidos j tiveram que se adaptar legislao ambiental em seus pases de origem. Desta forma, as polticas ambientais adotadas pelas matrizes so passadas s filiais para evitar danos imagem mundial da organizao, bem como, para prevenir futuros contratempos nos pases em que esto instaladas as suas filiais. A maioria das pequenas e mdias empresas (PMEs) vende seus produtos para as grandes empresas. Atualmente, parte significativa das grandes empresas j possui a certificao NBR ISO 14001, e comearam a exigila de seus fornecedores. Desta forma, para as PMEs, a certificao ambiental significa o fortalecimento de sua imagem e a garantia de sua permanncia na cadeia de suprimentos. Outro fator relevante para as pequenas empresas se adequarem ambientalmente o fortalecimento da legislao ambiental brasileira. As empresas que estiverem constantemente avaliando os seus processos em relao aos riscos ambientais, certamente estaro evitando problemas com os rgos fiscalizadores. O Quadro 1 descreve alguns fatores motivadores para as PMEs adotarem a NBR ISO 14001. Atualmente, as empresas de pequeno porte brasileiras representam 99% das empresas formais na indstria, comrcio e servios (SEBRAE, 2006). Desta forma, como a maioria das empresas brasileiras de pequeno porte, o impacto ambiental gerado por estas empresas coletivamente significativo. Por outro lado, Miles et al. (1999) citam algumas dificuldades para a implementao da NBR ISO 14001 nas empresas de pequeno porte, tais como: o alto custo das auditorias de certificao (estima-se que 25% dos custos para a implementao do sistema sejam atribudos auditoria de certificao), o custo da contratao de consultores, as pequenas empresas tm menor acesso tecnologia que as grandes empresas, a cultura empresarial, entre outras. Desta forma, considerando que o impacto ambiental gerado coletivamente pelas empresas de pequeno porte significativo, e que estas empresas possuem dificuldades para obterem a certificao NBR ISO 14001, este artigo objetiva apresentar a utilizao do mtodo FMEA para avaliao do risco ambiental durante o processo produtivo de empresas de pequeno porte. Este mtodo pode ser utilizado como uma referncia para os pequenos empreGest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

296

Zambrano e Martins

Quadro 1. Fatores motivadores para as PMEs adotarem a NBR ISO 14001. Fator motivador Descrio Melhoria da imagem e da Este fator facilita a entrada da reputao da empresa organizao em novos mercados, o ganho de concesses, etc. Exigncias dos clientes A adoo da NBR ISO 14001 pelas PMEs pode acarretar parcerias de longo prazo com as grandes empresas. Exigncias das partes A certificao pode melhorar a imainteressadas gem da organizao com os consumidores, com os rgos de controle ambiental, com os seus empregados, com as ONGs, etc. Processo de inovao A implementao de programas de preveno poluio pode auxiliar a organizao a diminuir seus custos devido ao aumento de eficincia. Fonte: adaptado Miles et al. (1999).

srios comearem a diagnosticar o risco ambiental de seus processos produtivos. Para atingir o objetivo proposto, este artigo se inicia com a descrio do mtodo de pesquisa. Em seguida, apresenta-se o FMEA para levantamento do risco ambiental. Posteriormente, so apresentados os estudos de caso realizados nas empresas dos setores de plsticos, metal mecnico, alimentcio, txtil, kits para diagnstico e na marmoraria. Finalmente, tm-se as concluses deste estudo e as referncias bibliogrficas.

2 Mtodo de pesquisa
O mtodo de pesquisa adotado foi o estudo de caso. Este mtodo pode ser escolhido quando se deseja saber como e por que um fenmeno ocorre. De acordo com Yin (2001), a definio de estudo de caso :
uma investigao emprica que investiga um fenmeno contemporneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenmeno e o contexto no esto claramente definidos (YIN, 2001, p. 32).

deve ter entre 20 a 99 funcionrios e um faturamento bruto anual de R$ 244.000,00 a R$ 1.200.000,00 (SEBRAE, 2006). Esta pesquisa considerou apenas o fator de classificao, nmero de empregados, devido dificuldade de acesso ao faturamento das empresas estudadas. De acordo com um levantamento realizado por Toledo (2001), as pequenas e mdias empresas da cidade de So Carlos esto distribudas entre os seguintes setores: metal mecnico (55,3%); txtil (12,8%); alimentcio (8,5%); plstico e borracha (8,5%); e outras atividades (14,9%). A Figura 1 ilustra a diviso por setores das pequenas e mdias empresas de So Carlos. Desta forma, a pesquisa foi realizada em uma empresa de cada um dos principais setores de empresas de So Carlos. A empresa de kits para diagnstico em laboratrio de anlises clnicas e a marmoraria foram escolhidas aleatoriamente. As empresas tambm foram classificadas em relao aos impactos ambientais. Esta classificao foi realizada de acordo com as seguintes fontes de pesquisa: FIESP/ CIESP (2001) e Andrade et al. (2002). De acordo com a FIESP/CIESP (2001), as atividades potencialmente poluidoras e que utilizam os recursos ambientais, podem ser classificadas em: alto, mdio ou pequeno. A classificao das pequenas e mdias empresas industriais de So Carlos est descrita no Quadro 2. Os impactos ambientais das empresas de kits para diagnstico e da marmoraria no foram classificados pela FIESP/CIESP (2001). J Andrade et al. (2002) consideram que as empresas metal mecnica, txtil, alimentcia e de plstico e borracha pertencem ao setor econmico semiconcentrado, ou seja, so empresas que produzem bens de consumo no durveis. Este autor considera que os impactos ambientais, dos diversos setores econmicos, podem ser classificados como de extrema intensidade, elevado, moderado ou baixo. O setor econmico semiconcentrado foi classificado de elevado impacto ambiental. Por outro lado, a empresa de kits para diagnstico pertence ao setor econmico diferenciado. Este setor classificado de moderado impacto ambiental. Porm, os impactos ambientais causados pela marmoraria no foram classificados.

A pesquisa de campo se iniciou com a escolha das empresas que seriam pesquisadas. Para cada empresa, foi realizado um levantamento das entradas e das sadas das etapas do processo de produo. As sadas que apresentaram risco ambiental foram analisadas atravs do mtodo FMEA. 2.1 Escolha dos estudos de caso Os critrios para classificao das empresas so: o nmero de empregados e o faturamento bruto anual. Para uma indstria ser classificada como de pequeno porte, ela
Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

3 Utilizao do mtodo FMEA para


avaliao do risco ambiental
A discusso sobre a avaliao dos riscos ambientais se inicia com a definio de aspecto, impacto e risco ambiental. Posteriormente, descreve-se o mtodo FMEA tradicional. Em seguida, tm-se as modificaes realizadas neste mtodo para a sua utilizao com nfase ambiental. A ABNT (2004) define aspecto ambiental como o [...] elemento de atividades, produtos ou servios de uma orga-

Utilizao do mtodo FMEA para avaliao do risco ambiental

297

Quadro 2. Classificao dos setores produtivos. Setores Metal mecnico Txtil Plsticos e borrachas Alimentcio Fonte: FIESP/CIESP (2001). Classificao Mdio Mdio Pequeno Mdio

Diviso por setores (%) 14,9 8,5 8,5 55,3

12,8 Metal- Mecnico Txtil Plsticos Alimentcio Outras

Convm lembrar que biota o conjunto de seres vivos que habitam um determinado ambiente ecolgico (CETESB, 2007). J, o risco ambiental pode ser definido como a probabilidade do impacto ambiental ocorrer. A Anlise de Risco tem por finalidade diagnosticar, avaliar e gerenciar o risco imposto ao meio ambiente e ao homem, visando a preveno da ocorrncia de grandes acidentes (CETESB, 2007). Por outro lado, o mtodo FMEA utilizado para analisar a ocorrncia de falhas. De acordo com a definio de Helman e Andery (1995), FMEA Failure Mode and Effect Analysis - Anlise dos Modos e Efeitos das Falhas um mtodo de anlise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocnio basicamente dedutivo. O Instituto da Qualidade Automotiva (2000) prope a seguinte definio para FMEA:
uma tcnica sistematizada a qual identifica e classifica os modos potenciais de falha de um projeto ou processo de manufatura para priorizar aes de melhoria (IQA, 2000, p. 98).

Figura 1. Diviso por setores das pequenas e mdias empresas de So Carlos.

nizao que pode interagir com o meio ambiente [...], sendo que [...] um aspecto ambiental significativo aquele que tem ou pode ter um impacto ambiental significativo [...]. Enquanto que impacto ambiental [...] qualquer modificao do meio ambiente, adversa ou benfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organizao [...] (ABNT, 2004). De acordo com Reis (2002), a definio de aspecto ambiental est ligada causa do problema ou da melhoria ambiental, enquanto que a definio de impacto se relaciona com o efeito do problema ou da melhoria ambiental. Outra definio para impacto ambiental est descrita na Resoluo de 23 de Janeiro de 1986 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), pode ser considerado como impacto ambiental:
qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a) a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) as atividades sociais e econmicas; c) a biota; d) as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; e d) a qualidade dos recursos ambientais (CONAMA, 1986).

Assim, conclui-se que o FMEA consiste em identificar as falhas provveis em projetos ou processo, estabelecer as prioridades para o tratamento das falhas e implementar as aes recomendadas. Posteriormente, deve-se analisar se as aes recomendadas diminuram a probabilidade de ocorrncia da falha. Desta forma, a constante aplicao do FMEA resultar na melhoria contnua da organizao. Porm, este artigo utilizou o mtodo FMEA para avaliao do risco de ocorrncia de um impacto ambiental. Para tanto, foi realizado um levantamento das entradas e das sadas de cada operao do processo. As sadas que apresentaram risco ambiental foram analisadas. A Figura 2 ilustra a identificao das entradas e sadas das etapas do processo. Em seguida, algumas adaptaes no mtodo FMEA foram realizadas para a avaliao do risco ambiental. O Quadro 3 ilustra o formulrio utilizado para a aplicao do FMEA. As colunas deste formulrio foram preenchidas da seguinte forma: a) descrio das sadas funo: foram descritas as sadas e a sua funo durante o processo produtivo; b) tipo de impacto ambiental: os impactos ambientais que ocorrem cotidianamente na empresa estudada foram classificados como real, por outro lado, os impactos que possam vir a ocorrer foram classificados como potencial;
Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

298

Zambrano e Martins

Quadro 3. Formulrio do FMEA. Descrio das Tipo de impacto Efeito do impacto Causa do impacto sadas - funo ambiental ambiental ambiental Fonte: adaptado de Helman e Andery (1995). Controles atuais S O D A R Controles ambientais - aes recomendadas

Entradas Matrias-primas ou produto em processo, ferramentas, leos lubrificantes, gua, energia

Quadro 4. Classificaes de severidade.


Etapas do processo

Sadas Produto em processo; produto no-conforme, ferramentas desgastadas; efluentes; rejeitos.

Figura 2. Entradas e sadas do processo industrial.

c) efeito do impacto ambiental: descrevem-se os meios envolvidos com o impacto ambiental, estes podem ser: a gua, o solo e o ar; d) causa do impacto ambiental: na maioria das vezes, a causa do impacto ambiental o descarte incorreto dos resduos e efluentes industriais; e) controles atuais: so as atitudes que a empresa pesquisada adota para impedir que ocorra o impacto ambiental. Quando a empresa no adota nenhuma atitude para mitigar o impacto, esta coluna estar em branco; e f) as colunas S, O, D, A e R representam a severidade, a ocorrncia, a deteco, a abrangncia do impacto e o risco ambiental; e g) controles ambientais - aes recomendadas: nesta coluna esto descritas as aes que as organizaes deveriam adotar para mitigar os impactos ambientais. Quando os controles atuais da organizao forem julgados como eficazes para mitigar os impactos ambientais, no ser recomendada nenhuma ao. Para realizar uma anlise dos riscos ambientais, utilizando o FMEA, foi necessrio adaptar os ndices de severidade, ocorrncia e deteco do impacto ambiental, alm disso, foi acrescentado o ndice de abrangncia do impacto. Nos Quadros 4, 5, 6 e 7 esto descritos os ndices adotados. Adotou-se o ndice de ocorrncia igual a 1 para os impactos ambientais potenciais.

Severidade do impacto ambiental Classificao Produtos muito danosos ao meio 3 ambiente, que apresentam as caractersticas: corrosividade, reatividade, explosividade, toxicidade, inflamabilidade e patogenicidade Moderada Produtos danosos ao meio ambiente, 2 que possuem longo tempo de decomposio, por exemplo: metais, vidros e plsticos. Tambm considerada a utilizao de recursos naturais Baixa Produtos pouco danosos ao meio 1 ambiente, que possuem curto tempo de decomposio, como papelo e tecidos Alta

Quadro 5. Classificaes de ocorrncia de impactos ambientais reais. Ocorrncia do impacto ambiental O impacto ambiental ocorre diariamente Moderada O impacto ambiental ocorre mensalmente Baixa O impacto ambiental ocorre semestralmente ou anualmente Alta Classificao 3 2 1

Quadro 6. Classificaes de deteco. Deteco do impacto ambiental Classificao Para detectar o impacto ambien3 tal necessria a utilizao de tecnologias sofisticadas Mdia O impacto ambiental percebido 2 com a utilizao de medidores simples. Exemplos: hidrmetro e medidor de energia eltrica Alta O impacto ambiental pode ser per1 cebido visualmente Baixa

Quadro 7. Classificaes de abrangncia de impactos ambientais. Abrangncia do impacto ambiental O impacto ambiental ocorre fora dos limites da organizao O impacto ambiental ocorre dentro dos limites da organizao O impacto ambiental ocorre no local onde est sendo realizada a operao Classificao 3 2 1

4 Estudo de caso
Para melhor ilustrar a aplicao do mtodo FMEA em uma empresa de pequeno porte, ser detalhado o estudo
Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

Utilizao do mtodo FMEA para avaliao do risco ambiental

299

realizado na indstria de plsticos e borrachas, incluindo o levantamento das entradas e sadas do processo produtivo e a utilizao do mtodo FMEA. J para as outras empresas, apenas ser descrito o mtodo FMEA para as sadas de maior risco ambiental. 4.1 Empresa de plsticos A empresa do setor de plsticos e borrachas iniciou sua produo na cidade de So Carlos em 1994. Desde ento, esta empresa vem produzindo tubos e mangueiras de Policloreto de Vinila (PVC), totalizando duzentos itens diferentes. A diferena entre os itens produzidos ocorre em termos dimensionais e de aplicao. Atualmente, esta empresa possui trinta e seis funcionrios e fabrica 200 t/ms de tubos e mangueiras de PVC. A aplicao do FMEA depende do levantamento das entradas e das sadas de cada etapa do processo produtivo. Os rejeitos que apresentarem risco ambiental so analisados na matriz do FMEA. As etapas de produo dos tubos e mangueiras so: pesagem e mistura dos insumos e extruso e acabamento das extremidades do tubo. Na Figura 3 apresentado o levantamento das entradas e das sadas da etapa de extruso dos tubos e mangueiras. Aps a realizao do levantamento das entradas e das sadas de cada etapa do processo, as sadas que puderem causar riscos ambientais so analisadas na matriz do FMEA. O Quadro 8 ilustra este mtodo. 4.1.1 Consideraes relacionadas com a empresa de plsticos As atividades da empresa do setor de plsticos estudada no acarretam riscos ambientais significativos. A gua utilizada durante o processo de fabricao de tubos e mangueiras tratada e reutilizada. O proprietrio desta empresa comentou que sem o tratamento e a

reutilizao da gua, esta atividade seria invivel economicamente. Entre as organizaes estudadas, que utilizam leo lubrificante ou refrigerante, esta empresa a nica que retorna ao fornecedor o leo lubrificante j utilizado. A nica recomendao a ser feita a determinao de locais especficos para a realizao da coleta seletiva, a fim de que todos os rejeitos sejam encaminhados para a reciclagem. 4.2 Empresa metal mecnica A empresa do setor metal mecnico estudada iniciou sua produo em So Carlos no final da dcada de 70. Desde esta poca vem produzindo pinos para pisto como seu produto principal. Atualmente, esta empresa produz 22 tipos diferentes de pinos para pisto e conta com 50 colaboradores. Esta empresa caracterizada pela usinagem de ao para a fabricao de pinos para pistes. As etapas de produo deste produto so: torneamento, centrfuga, tamboreador, furao, retfica, aplicao de leo protetivo e classificao. A aplicao do mtodo FMEA na empresa do setor metal mecnico est descrita no Quadro 9. 4.2.1 Consideraes relacionadas com a empresa metal mecnica Analisando o FMEA, recomenda-se que esta organizao trabalhe no sentido de reduzir o consumo de energia eltrica e gua, e minimize os refugos. Tambm aconselhvel, que esta organizao implemente a coleta seletiva das embalagens de matrias-primas, dos componentes desgastados das mquinas e dos resduos em geral. Esta empresa contrata o servio de caamba para a remoo dos resduos industriais. necessrio, que a empresa contratante verifique se a empresa contratada possui cadastro na prefeitura para a realizao do servio de remoo de resduos atravs do uso de caambas. Este cadastro tambm indica se a empresa de servio de caamba paga uma taxa mensal para o depsito de resduos no aterro municipal de classe II. A empresa contratada para a remoo dos resduos possui este cadastro na prefeitura. 4.3 Empresa do setor alimentcio A empresa estudada se caracteriza pela fabricao de suco de laranja e leos essenciais. Esta empresa est localizada na cidade de So Carlos e possui vinte e seis funcionrios. Basicamente, esta empresa possui cinco tipos de produtos. So eles: a) suco de laranja integral: constitudo somente pelo suco da fruta;
Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

Entradas Insumos para serem extrudados Rosca (ao) Bucha do cilindro (ao) leo lubrificante gua Energia eltrica Extruso

Entradas Material extrudado - j na forma de tubo ou mangueira Refugos so triturados e retornam ao processo Roscas so recuperadas e reutilizadas Buchas encaminhadas para a reciclagem leo lubrificante Retorna ao fornecedor gua encaminhada para a estao de tratamento de efluentes e retorna ao processo

Figura 3. Entradas e sadas da operao de extruso.

300

Zambrano e Martins

Quadro 8. FMEA da empresa de plsticos. Descrio das sadas - funo Consumo de energia eltrica Tipo Efeito do impacto Causa do impacto ambiental ambiental R Utilizao de A energia eltrica recursos naturais utilizada na operao dos equipamentos Controles atuais S 2 O D A R 3 2 Controles ambientais - aes recomendadas 3 36 Na compra de novos equipamentos, preferir os que consomem menos energia eltrica. Melhoria contnua dos processos para minimizar o consumo de energia eltrica 2 24 Melhoria contnua dos processos para minimizar o consumo de gua

Consumo de gua

Utilizao de recursos naturais

A gua utilizada para resfriar os tubos extrudados

Lodo da estao de tratamento de efluentes

Contaminao do solo

No h utilizao para este material

Luvas e avental de plstico utilizados na pesagem Embalagem do estabilizante de sais de chumbo leo lubrificante utilizado na extrusora Rosca e bucha da extrusora peas de ao Refugo da extrusora Embalagens de matrias-primas

Contaminao do solo

Encaminhamento para empresa de coleta de lixo -

A gua encaminhada para uma estao de tratamento de efluentes e retorna ao processo. Somente o excedente retorna rede pblica O lodo secado e peneirado. O material peneirado retorna ao processo. O material retido na peneira encaminhado para empresa de coleta de lixo -

3 18 A empresa estudada deve se certificar que este resduo foi destinado a um aterro sanitrio

3 12 As luvas e os aventais devem ser encaminhados para a reciclagem 3 9 -

Contaminao do solo ou da gua Contaminao do solo ou da gua

Estas embalagens 3 so devolvidas para o fornecedor O leo lubrificante 3 utilizado devolvido para o fornecedor Estas peas so 2 encaminhadas para a reciclagem Este material 2 triturado e retorna ao processo Estas embalagens 1 so encaminhadas para a reciclagem

Contaminao do solo Contaminao do solo Contaminao do solo

*R Real; e P Potencial.

b) suco de laranja concentrado: neste produto 80% da gua do suco integral evaporada, tendo validade de 24 meses quando mantido congelado temperatura de 18 C; c) suco reconstitudo: constitudo de suco concentrado, gua e acar lquido. Muitas vezes, o suco concentrado no foi fabricado pela empresa estudada, estes concentrados podem ser de goiaba, abacaxi, uva e laranja;
Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

d) repositores energticos: estes produtos so compostos por sucos e aditivos - como vitamina C, cido ctrico, tartrico, corantes e bases aromticas; e e) leo ctrico ou leos essenciais: estes produtos podem ser extrados do bagao da laranja ou do limo. Podem ser utilizados pelas empresas de mveis, alimentos e cosmticos. O estudo de levantamento de risco ambiental foi realizado para o suco de laranja integral. As etapas de

Utilizao do mtodo FMEA para avaliao do risco ambiental

301

Quadro 9. FMEA da empresa metal mecnica. Descrio das sadas - funo Consumo de energia eltrica Tipo R Efeito do impacto Causa do impacto ambiental ambiental Utilizao de recur- A energia eltrica sos naturais utilizada na operao dos equipamentos Controles atuais S 2 O 3 D 2 A 3 R Controles ambientais - aes recomendadas

36 Na compra de novos equipamentos, preferir os que consomem menos energia eltrica. Melhoria contnua dos processos para minimizar o consumo de energia eltrica 36 Fixao de proteo nas mquinas para que as gotas expelidas retornem ao processo. Melhoria contnua dos processos para minimizar o consumo de gua 27 Fixao de proteo nas mquinas para que as gotas de leo expelidas retornem ao processo / Instalao de uma estao de tratamento de efluentes 27 A empresa estudada deve se certificar que este resduo foi destinado a um aterro sanitrio de classe I 27 A empresa estudada deve se certificar que este resduo foi destinado a um aterro sanitrio de classe I 18 De acordo com a legislao, todo leo j utilizado deve ser destinado ao re-refino em empresa cadastrada na Agncia Nacional de Petrleo

gua - misturada com os leos

Utilizao de recur- No h proteo sos naturais nas mquinas para evitar o desperdcio

leo de corte desperdiado

Contaminao do solo e da gua

Quando a fbrica lavada, o leo do cho arrastado para o esgoto

Estopa (tecido) + leo de corte

Contaminao do solo

A estopa encaminhada para empresa de coleta de lixo

Protetor auditivo (plstico)

Contaminao do solo

O protetor auditivo O protetor audi- 3 no reciclvel tivo encaminhado para empresa de coleta de lixo O leo no encaminhado para empresa cadastrada na Agncia Nacional de Petrleo Encaminhado 3 para outra empresa. A empresa pesquisada no tem conhecimento do destino final do leo 2

leos de corte que j no podem ser reaproveitados

Contaminao da gua ou do solo

Embalagens de matrias-primas, insumos, embalagens de papelo e plstico Bits, Blank, Perfil, Broca do torno peas de ao

Contaminao do solo

Uso de embalagens no retornveis Estas embalagens so encaminhadas para empresa de coleta de lixo Estas peas so encaminhadas para empresa de coleta de lixo

18 As embalagens devem ser encaminhadas para reciclagem

Contaminao do solo

Reciclagem 2 dos produtos no-conformes produzidos com os componentes inadequados

12 Implementao de afiaes preventivas, para evitar que componentes sem corte produzam produtos no- conformes. Reciclar 100% dos componentes descartados

Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

302

Zambrano e Martins

Quadro 9. Continuao... Descrio das sadas - funo Garra e pina do torno peas de ao Tipo R Efeito do impacto Causa do impacto ambiental ambiental Contaminao do Estas peas so solo encaminhadas para empresa de coleta de lixo Controles S atuais Reciclagem 2 dos produtos no-conformes produzidos com os componentes inadequados Esta pea recuperada pelo fornecedor. Aps a vida til, acredita-se que o fornecedor encaminhe esta pea para a empresa de coleta de lixo 2 O 2 D 1 A 3 Controles ambientais - aes recomendadas 12 Implementar limpezas peridicas destes componentes do torno, para evitar a produo de produtos no-conformes. Reciclar 100% dos componentes descartados 12 Os dressadores no so reciclveis R

Dressador da retfica pea de diamante

Contaminao do solo

Vazamento de leo da embalagem Rebolo da retfica pea de material misto

Contaminao do solo ou da gua Contaminao do solo

Embalagem danificada O rebolo no reciclvel

O rebolo encaminhado para empresa de coleta de lixo -

Correia da retfica pea de borracha Refugo/cavaco

Contaminao do solo

Contaminao do solo

A correia encaminhada para empresa de coleta de lixo -

Instalao de uma barreira de conteno na rea de estocagem. A empresa estudada deve se certificar que este resduo foi destinado a um aterro sanitrio de classe II A correia deve ser encaminhada para reciclagem Implementao de programas para diminuir a quantidade de refugo

Os refugos so reutilizados externamente e os cavacos so encaminhados para reciclagem

produo deste suco so: lavagem das laranjas in natura, extrao, turbo filtragem, pasteurizao e envase. Aps a pasteurizao, os sucos concentrados ainda passaro pelas etapas de blender e evaporao da gua e, finalmente, sero envasados. A aplicao do mtodo FMEA na empresa do setor alimentcio est descrita no Quadro 10. 4.3.1 Consideraes relacionadas com a empresa alimentcia O risco ambiental significativo o descarte do leo no solo. Estes leos devem ser encaminhados para o rerefino em uma empresa cadastrada na Agncia Nacional de Petrleo. Convm ressaltar que aps a extrao do suco da laranja, o bagao encaminhado para a produo de pectina ctrica. J o lodo da estao de tratamento de
Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

efluentes utilizado como adubo ou esterco nas fazendas de laranja do proprietrio da empresa. Este lodo no contm metais pesados. Desta forma, a destinao do bagao das laranjas e do lodo no implica em riscos ambientais significativos. 4.4 Empresa do setor txtil A empresa do setor txtil iniciou sua produo em So Carlos no final da dcada de 50. Desde esta poca, a empresa vem atuando no segmento de tinturaria, fornecendo o servio de tingimento de tecidos de algodo e polister para vrias confeces. Atualmente, esta empresa processa cerca de 100 t de tecido por ms e conta com trinta e dois colaboradores. Basicamente, as etapas do processo de tingimento so: costura dos lotes de produo, limpeza e purga, tingimento, endireitamento do tecido na mquina

Utilizao do mtodo FMEA para avaliao do risco ambiental

303

Quadro 10. FMEA da empresa alimentcia. Descrio das sadas - funo Consumo de energia eltrica Tipo Efeito do Causa do impacto impacto ambiental ambiental Utilizao de recur- A energia eltrica sos naturais utilizada na operao dos equipamentos Controles atuais S O D A R Controles ambientais - aes recomendadas

Consumo de gua

Utilizao de recur- A gua utilizada sos naturais no processo

Lenha utilizada na caldeira

Utilizao dos recursos naturais

Embalagens de matrias-primas, insumos, embalagens de papelo ou plsticos leo mineral utilizado como lubrificante

Contaminao do solo

A gua encaminhada para a estao de tratamento de efluentes e retorna ao processo. Somente o excedente retorna rede pblica A lenha utilizada A empresa estudada para alimentar a compra lenha de emcaldeira presas cadastradas no IBAMA, e tambm possui cadastro no IBAMA para utilizar a mesma. Uso de embalagens no retornveis. As embalagens so encaminhadas para empresa de coleta de lixo O leo descartado do solo da organizao -

36 Na compra de novos equipamentos, preferir os que consomem menos energia eltrica. Melhoria contnua dos processos para minimizar o consumo de energia eltrica. 24 Melhoria contnua dos processos para minimizar o consumo de gua.

18 Investimento em pesquisa para substituir a lenha por outra fonte de energia ecologicamente correta.

18 As embalagens devem ser encaminhadas para reciclagem.

Contaminao do solo

Cortadores das extratoras - peas de ao inox Sujeira do cho da fbrica (folhas, laranjas, etc.) Fumaa das caldeiras

Contaminao do solo

Estas peas so encaminhadas para empresa de coleta de lixo

Contaminao do solo

Durante a limpeza 2 diria, os cortadores so verificados. Geralmente, a freqncia de troca mensal. A sujeira da fbrica 1 encaminhada para empresa de coleta de lixo Eliminador de fuligem - evita que as partes slidas sejam descartadas para o ar. Posteriormente, estas so utilizadas como adubo 2

12 De acordo com a legislao, todo leo j utilizado deve ser destinado ao re-refino em empresa cadastrada na Agncia Nacional de Petrleo. 12 Os cortadores devem ser encaminhados para reciclagem.

Contaminao do ar

Implementao de coleta seletiva de lixo e reaproveitamento do lixo orgnico para adubo. -

Vazamento de leo lubrificante da embalagem

Contaminao do solo ou da gua

Embalagem danificada

Instalao de uma barreira de conteno na rea.

Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

304

Zambrano e Martins

Quadro 10. Continuao... Descrio das sadas - funo Tubos coadores das extratoras peas de ao inoxidvel Restritores das extratoras - peas de ao inoxidvel Tipo Efeito do Causa do impacto impacto ambiental ambiental Contaminao do solo Controles atuais S O D A R Controles ambientais - aes recomendadas -

Contaminao do solo

Retfica dos tubos 2 para reutiliz-los. Aps a vida til, estas peas so encaminhadas para reciclagem Retfica dos restrito2 res para reutiliz-los. Aps a vida til, estas peas so encaminhadas para reciclagem

hidroextratora, e finalmente, as etapas de secagem e compactao do tecido. A aplicao do mtodo FMEA na empresa do setor txtil est descrita no Quadro 11. 4.4.1 Consideraes relacionadas com a empresa txtil Um dos riscos ambientais desta empresa o descarte, em lixo comum, das embalagens de matrias-primas e dos insumos, da correia do motor da bomba da mquina de tingimento, dos feltros e da esteira da mquina de secagem e compactao. Porm, durante a visita foi verificado que esta empresa tinha implementado a coleta seletiva h poucos dias. Desta forma, acredita-se que estes produtos comecem a ser reciclados. Outro risco ambiental relevante o descarte do lodo da estao de tratamento de efluentes no solo. Embora este material no contenha metais pesados, recomenda-se que este seja descartado em aterro sanitrio. Convm lembrar que os tecidos rejeitados durante o processo, bem como os restos de tecidos resultantes da operao de corte, so doados para instituies de caridade. 4.5 Empresa de kits para diagnstico Esta empresa fabrica kits para diagnstico em exames laboratoriais de determinados tipos de doenas. Esta empresa foi fundada na cidade de So Carlos em 1991, e conta com vinte e dois funcionrios atualmente. O kit diagnstico escolhido para aplicao do mtodo FMEA foi o kit ltex de fator reumatide (utilizado para diagnosticar doena reumatide). Este kit possui os seguintes componentes: um frasco de soro positivo (soro contaminado com a doena reumatide, que apenas servir de padro durante a execuo do exame diagnstico); um frasco de soro negativo (soro que no est contaminado com a doena reumatide, e tambm apenas servir de padro durante a execuo do exame diagnstico);
Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

um frasco de antgeno (este ser adicionado ao soro do paciente para a realizao do exame diagnstico); e varetas, placas e bula. A aplicao do mtodo FMEA na empresa de kits para diagnstico est descrita no Quadro 12. 4.5.1 Consideraes relacionadas com a empresa de kits para diagnstico Para esta empresa, recomenda-se que as embalagens dos insumos sejam encaminhadas para a reciclagem, exceto as garrafas plsticas que contm os antgenos patognicos. Todos os materiais que possam conter algum foco de contaminao sociedade passam pelo processo de autoclavao para descontaminao e, posteriormente, so descartados como resduos de sade. A coleta dos resduos de sade realizada por uma empresa cadastrada na prefeitura para evitar que os resduos no tenham uma destinao incorreta. Esta empresa estudada salientou que realiza o processo de autoclavao dos materiais antes de descart-los como uma medida preventiva. Esta organizao possui um contrato com a empresa de coleta de resduos de sade e realiza auditorias nesta empresa regularmente. 4.6 Empresa marmoraria A marmoraria iniciou suas atividades na cidade de So Carlos no ano de 1973 e possui vinte e cinco funcionrios. Atualmente, esta marmoraria utiliza pedras de mrmore e granito na produo de pias, lavatrios, soleiras, escadas, mesas, jazigos, pisos e revestimentos em geral. As etapas de produo desta empresa so: polimento da chapa de mrmore ou granito (quando esta no adquirida polida), corte da chapa e acabamento final. A aplicao do mtodo FMEA na marmoraria est descrita no Quadro 13.

Utilizao do mtodo FMEA para avaliao do risco ambiental

305

Quadro 11. FMEA da empresa txtil. Descrio das sadas - funo Consumo de energia eltrica Tipo R Efeito do impacto ambiental Utilizao de recursos naturais Causa do impacto ambiental A energia eltrica utilizada na operao dos equipamentos Controles atuais S O D A 2 3 2 R Controles ambientais - aes recomendadas

3 36 Na compra de novos equipamentos, preferir os que consomem menos energia eltrica. Melhoria contnua dos processos para minimizar o consumo de energia eltrica 3 36 Melhoria contnua dos processos para minimizar o consumo de gua

Consumo de gua

Utilizao de recursos naturais

A gua utilizada no processo

A gua encami2 nhada para a estao de tratamento de efluentes e no retorna ao processo 2

Embalagens de matrias-primas, insumos, embalagens de papelo ou plstico Resduo da queima de leo da caldeira

Contaminao do solo

Uso de embalagens no retornveis. As embalagens so encaminhadas para empresa de coleta de lixo -

3 18 As embalagens devem ser encaminhadas para reciclagem

Contaminao do ar

Misturado com gua e encaminhado para a estao de tratamento de efluentes -

2 12

Lodo da estao de tratamento de efluentes

Contaminao do solo

O lodo descartado no solo. O lodo no contm metais pesados Embalagem danificada

2 12 O lodo deve ser destinado a um aterro apropriado que impea a contaminao dos lenis freticos 2 6 Instalao de uma barreira de conteno na rea A correia deve ser encaminhada para reciclagem

Vazamento da embalagem do leo utilizado na caldeira Correia do motor da bomba da mquina de tingimento pea de material polimrico Trocadores de calor da mquina de tingimento - peas de ao Feltros da R mquina de secagem e compactao - peas de material polimrico Esteira da R mquina de secagem e compactao - peas de material polimrico

Contaminao do solo ou da gua

Contaminao do solo

A correia encaminhada para empresa de coleta de lixo

Contaminao do solo

Soldagem dos furos ou encaminhamento para reciclagem -

Contaminao do solo

Os feltros so encaminhados para empresa de coleta de lixo

Os feltros devem ser encaminhados para reciclagem

Contaminao do solo

A esteira encaminhada para empresa de coleta de lixo

A esteira deve ser encaminhada para reciclagem

Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

306

Zambrano e Martins

Quadro 12. FMEA da empresa de kits para diagnstico. Descrio das sadas Tipo Efeito do impacto funo ambiental Consumo de energia R Utilizao de eltrica recursos naturais (equipamentos: autoclave, centrfuga, peagmetro e pipeta automtica) Causa do impacto Controles atuais S O D A R Controles ambientais ambiental - aes recomendadas A energia eltrica 2 3 2 3 36 Na compra de novos utilizada na equipamentos, preferir operao dos equios que consomem pamentos menos energia eltrica. Melhoria contnua dos processos para minimizar o consumo de energia eltrica. A gua utilizada 2 3 2 3 36 Melhoria contnua dos na preparao das processos para minimisolues zar o consumo de gua. Estas embalagens 2 3 1 3 18 Encaminhar todas as so encaminhadas embalagens para recipara reciclagem ou clagem para empresa de coleta de lixo Estes equipa3 1 1 3 9 mentos so descartados como resduos de sade Estas garrafas 3 1 1 3 9 passam pelo processo de autoclave e so descartadas como resduos de sade Acidente durante o Descontaminao 3 1 1 3 9 processo de fabri- do local com cao dos kits hipoclorito e descarte destas embalagens como resduos de sade Estes rejeitos so 3 1 1 3 9 descontaminados com hipoclorito e descartados no esgoto Kits que foram Os kits so 3 1 1 3 9 fabricados, porm inseridos em uma no foram venautoclave para didos descontaminao, posteriormente so descartados como resduos de sade Os jalecos so la- 3 1 1 1 3 vados na prpria produo

Consumo de gua

Utilizao de recursos naturais Contaminao do solo

Embalagens dos insumos que no possuem resduos patognicos

Equipamentos de proteo individual: luvas, culos, toucas e mscaras Embalagens do insumo: Antgeno garrafas plsticas ou de vidro

Contaminao do solo

Contaminao do solo

Queda e rompimento da garrafa plstica que contm o antgeno

Contaminao do solo ou da gua

Rejeitos dos testes de controle de qualidade dos kits

Contaminao da gua

Kits com prazo de validade vencido

Contaminao do solo e da gua

Equipamentos de proteo individual: jalecos de manga longa

Contaminao do solo e da gua

4.6.1 Consideraes relacionadas com a marmoraria Analisando o FMEA, recomenda-se que esta organizao trabalhe no sentido de reduzir o consumo de energia eltrica e gua.
Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

Esta empresa no tem conhecimento do destino das peas trocadas durante a manuteno externa. Desta forma, recomenda-se que a empresa estudada exija do fornecedor a devoluo das peas trocadas, ou exija algum tipo de garantia de que estas peas sero encaminhadas

Utilizao do mtodo FMEA para avaliao do risco ambiental

307

Quadro 13. FMEA da marmoraria. Descrio das Tipo Efeito do impacto Causa do impacto sadas - funo ambiental ambiental Consumo de R Utilizao de recur- A energia eltrica energia eltrica sos naturais utilizada na operao dos equipamentos Controles atuais S O D A 2 3 2 Controles ambientais - aes recomendadas 3 36 Na compra de novos equipamentos, preferir os que consomem menos energia eltrica. Melhoria contnua dos processos para minimizar o consumo de energia eltrica 2 24 Melhoria contnua dos processos para minimizar o consumo de gua R

Consumo de gua

Utilizao de recur- A gua utilizada sos naturais no polimento e corte das chapas

Embalagens de insumos embalagens de papelo ou plstico

Contaminao do solo

Lodo da estao de tratamento de efluentes Lixa utilizada no acabamento final Rebolo da mquina de polimento pea de material misto Rolamento da mquina de corte pea de ao Correia da mquina de corte pea de borracha Disco da mquina de corte pea de ao

Contaminao do solo

Uso de embalagens no retornveis. As embalagens so encaminhadas para empresa de coleta de lixo No h utilizao O lodo encamipara este material nhado para empresa de coleta de lixo A lixa no reciclvel O rebolo no reciclvel

A gua encami2 nhada para uma estao de tratamento de efluentes e retorna ao processo 2

3 18 As embalagens devem ser encaminhadas para reciclagem

Contaminao do solo Contaminao do solo

A lixa encaminha- 2 da para empresa de coleta de lixo O rebolo encami- 2 nhado para empresa de coleta de lixo

3 18 A empresa estudada deve se certificar que este resduo foi destinado a um aterro sanitrio 3 12 -

Contaminao do solo

A manuteno desta mquina externa e a empresa estudada no tem conhecimento do destino final desta pea -

Contaminao do solo

Encaminhamento desta pea para reciclagem

A empresa estudada deve se certificar que este resduo foi destinado a um aterro sanitrio de classe II A empresa estudada deve solicitar empresa prestadora do servio de manuteno, a devoluo dos rolamentos inadequados para uso e encaminh-los para reciclagem -

reciclagem. Tambm extremamente importante que esta empresa implemente a coleta seletiva para evitar que materiais que possam ser reciclados sejam encaminhados aos aterros sanitrios. A marmoraria contrata o servio de caamba para a remoo dos seus resduos. Porm, esta empresa tem conhecimento da necessidade do cadastro na prefeitura da empresa que realizar o servio da mesma.

5 Concluso
O mtodo FMEA, utilizado para a avaliao do risco ambiental, pode ser considerado como uma referncia

para os proprietrios de empresas de pequeno porte para comearem a diagnosticar os riscos ambientais de seus processos produtivos. Geralmente, estes empresrios no tm condies financeiras para se adequarem aos padres da NBR ISO 14001. Uma das vantagens deste mtodo a fcil utilizao, dispensando a presena de um consultor. Outra vantagem que a constante avaliao do risco ambiental e a adoo de aes para mitig-lo conduziro a organizao na melhoria contnua de seus processos. A importncia deste mtodo o foco nos proprietrios de empresas de pequeno porte, tentando sensibilizlos quanto questo ambiental. Convm lembrar, que
Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

308

Zambrano e Martins

a maioria das empresas brasileiras de pequeno porte, assim, o impacto ambiental gerado por estas empresas coletivamente significativo. Em relao aos estudos de caso, foi possvel concluir que os proprietrios das empresas pesquisadas ainda no possuem uma forte preocupao com a adequao ambiental de seus processos. Nenhuma das empresas estudadas possua programas que objetivavam minimizar o consumo de energia eltrica. Durante a seleo de processos ou compra de equipamentos, o consumo de energia eltrica no foi considerado um item importante pelos proprietrios destas empresas. J em relao gua, a maioria das empresas estudadas possui estao de tratamento de efluentes e reutiliza a gua. Esta ao extremamente importante para evitar impactos ambientais, uma vez que a gua doce no pode ser considerada como um recurso abundante.
Somente 3% da gua do planeta disponvel como gua doce. Destes 3%, cerca de 75% esto congelados nas calotas polares e cerca de 10% esto reservados nos aqferos. Portanto, somente 15 dos 3% de gua doce do planeta esto disponveis (TUNDISI, 2003, p. xviixviii).

Por outro lado, a reutilizao da gua tambm traz benefcios financeiros organizao. A empresa do setor de plsticos salientou que sem o tratamento e a reutilizao da gua, o processo industrial se tornaria invivel economicamente. Uma das fontes de contaminao dos solos o lodo da estao de tratamento de efluentes. Nas empresas estudadas, o lodo no continha metais pesados. A empresa alimentcia o utilizava como hmus nas suas fazendas de plantao de laranja, enquanto que as empresas de plsticos e a marmoraria o encaminhava para os aterros sanitrios.

Na maioria das empresas estudadas, no havia uma rea especfica para a coleta de resduos slidos reciclveis. Conseqentemente, vrios resduos que poderiam estar sendo encaminhados para a reciclagem eram descartados em lixo comum, evidenciando a falta de conscientizao dos empresrios em relao aos riscos ambientais. De acordo com a Portaria n 125, de 30 de Julho de 1999 da Agncia Nacional de Petrleo, os leos lubrificantes utilizados devem ser encaminhados para o re-refino em uma empresa cadastrada na prpria agncia. A maioria das empresas estudadas no apresentou esta preocupao. A empresa alimentcia descarta os leos lubrificantes j utilizados no solo, ocasionando a poluio dos solos. Por outro lado, com relao poluio do ar, somente as empresas dos setores alimentcio e txtil possuam fontes de risco ambiental. Porm, estes riscos foram adequadamente controlados. Nos estudos de casos realizados, as aes destas empresas para minimizar os riscos ambientais de seus processos tiveram como fatores motivadores: a preocupao em atender as exigncias do rgo fiscalizador e o retorno financeiro. Esta concluso se deve ao fato de que as empresas pesquisadas citaram, vrias vezes, que tratavam a gua ou encaminhavam seus resduos para a reciclagem porque o rgo fiscalizador exigia ou porque tal ao gerava um retorno financeiro satisfatrio. Alm das questes econmicas e legais, vital para o bem-estar da populao e para a preservao da flora e da fauna que as empresas adotem aes para mitigar os seus riscos ambientais. O cenrio atual de constante degradao ambiental necessita ser revertido. Os efeitos mais comuns da degradao do meio ambiente so: o aumento das doenas provocadas pela exposio do homem a substncias poluentes, a extino de vrias espcies de animais e vegetais, o buraco na camada de oznio, entre outras.

Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

Utilizao do mtodo FMEA para avaliao do risco ambiental

309

A method to analyze the environmental impacts of small companies


Abstract
The objective of this article is to present a method to evaluate environmental impacts during the productive process of small companies. A survey was conducted concerning the inputs and outputs of each stage of the productive process. The outputs which showed environmental impacts were analyzed using the FMEA method. Case studies were done in six small companies in So Carlos- SP. The companies, where the research was done, belong to the following sectors: mechanical-metal, food, textile, plastics, a company of diagnosis kits for clinical analyses laboratories and a company which sells marble.
Keywords: Environmental management. FMEA. Small companies.

Referncias bibliogrficas
ANDRADE, R. O. B.; TACHIZAWA, T.; CARVALHO, A. B. Gesto ambiental: enfoque estratgico aplicado ao desenvolvimento sustentvel. 2. ed. So Paulo: Makron Books, 2002. 232 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR ISO 14001: Sistemas de gesto ambiental: requisitos com orientaes para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2004, 27 p. BRASIL. Lei Federal n. 9.841, de 05 de Outubro de 1999. Estatuto da microempresa e da empresa de pequeno porte. Dirio Oficial da Unio, 6 out. 1999. BRASIL. Agncia Nacional de Petrleo (ANP). Estabelece a regulamentao para a atividade de recolhimento, coleta e destinao final do leo lubrificante usado ou contaminado. Portaria n. 125, de 30 de Julho de 1999. Dirio Oficial da Unio, 2 ago. 1999. COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL (CETESB). Gerenciamento de riscos. Disponvel em: <http://www.cetesb.sp.gov.br>. Acesso em: 16 mar. 2007. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Dispe sobre critrios bsicos e diretrizes gerais para o Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA). Resoluo n. 001, de 23 de janeiro de 1986. Dirio Oficial da Unio de 17 de Fevereiro de 1986. FEDERAO E CENTRO DAS INDSTRIAS DO ESTADO DE SO PAULO. Micro e pequenas empresas no estado de So Paulo e a gesto ambiental. So Paulo: FIESP/CIESP, 2001. HELMAN, H.; ANDERY, P. R. P. Anlise de falhas (aplicao dos mtodos de FMEA e FTA). Belo Horizonte: Fundao Christiano Ottoni, 1995. 174 p. INSTITUTO DA QUALIDADE AUTOMOTIVA (IQA). Processo de Aprovao de Pea de Produo (PPAP). 3. ed. Brasil, 2000. 103 p. MILES M. P.; MUNILLA L. S.; McCLURG, T. The impact of ISO 14000 environmental management standards on small and medium sized enterprises. Journal of Quality Management, Elsevier Science Inc., v. 4, n. 1, p. 111-122, 1999. REIS, L. F. S. D.; QUEIROZ, S. M. P. Gesto ambiental em pequenas e mdias empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. 123 p. SERVIO BRASILEIRO DE APOIO S MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Conhecendo a MPE. Disponvel em: <http://www.sebraesp.com.br>. Acesso em: 22 fev. 2006. TOLEDO, J. C. Desenvolvimento, padronizao e difuso de metodologias e aes integradas para capacitao de micros, pequenas e mdias empresas industriais em gesto da qualidade e do meio ambiente do municpio de So Carlos. Departamento de Engenharia de Produo, Universidade Federal de So Carlos. Relatrio de Pesquisa (FAPESP), So Carlos, 2001. TUNDISI, J. G. gua no sculo XXI: enfrentando a escassez. So Carlos: RiMa, 2003. 251 p. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e mtodos. Traduo: Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Brookman, 2001. 212 p.

Sobre os autores
Tatiane Fernandes Zambrano Manoel Fernando Martins
Universidade Federal de So Carlos UFSCar, Rodovia Washington Lus (SP-310), Km 235, CEP 13565-905, So Carlos, SP, Brasil, e-mails: tatiane@dep.ufscar.br; manoel@power.ufscar.br Recebido em 26/6/2006 Aceito em 30/5/2007

Gest. Prod., So Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio-ago. 2007

You might also like