You are on page 1of 11

Tema: Crack, droga cinco vezes mais potente que a cocana: o vilo que assola a juventude brasileira.

Cliente: governo federal Pblico-Alvo: jovens brasileiros. Objetivo: diagnstico da situao sobre o consumo do crack e suas conseqncias. Anlise Crtica do site: http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack O site htt:/www.Brasil.gov.Br/enfrenandoocrack possui dados sobre a insero do crack no Brasil, nele consta-se que a droga chega ao Brasil em 1990. Na pgina virtual, consta tambm uma pesquisa realizada pela UFRGS sobre os danos psicolgicas provocados pelo crack: Sintomas do Transtorno de Deficit de Ateno/Hiperatividade (TDAH) so frequentes em usurios de substncias psicoativas, como o crack, assim como problemas de autonomia e habilidade para estabelecer relaes interpessoais. Alem disso, o uso dele abaixa a capacidade de aprendizagem do seu usuarios ranformando-se em um grande problema para os estudantes. Constata-se tambm que os usurios tem o habito de utilizar cachimbos improvisados para fazer o uso da droga. possvel observar que o tema do site est claramente mencionado logo no canto superior esquerdo, lugar onde se inicia a leitura. Os tpicos abaixo do tema tambm esto claros e enfatizados. Dessa maneira, logo que o leitor entra no site identifica o assunto e os desdobramentos a respeito dele. Como trata-se de um site informativo as cores esto bem postas pois o laranja do fundo do ttulo CRACK chama uma maior ateno j que uma cor de causa efusividade e ateno, favorecendo a leitura imediata do que sobrepe a cor e abaixo, onde o leitor encontra maiores informaes secundrias o fundo branco ajuda na visualizao clara e limpa. Informaes tambm devem vim com fontes fceis, sem rebuscamento, o que tambm est bem apresentvel. O tema abordado um problema social que atinge pblicos de classes menos e mais favorecidas e de vrias idades, assim o site deve trabalhar com uma escrita simples para entendimento e compreenso de qualquer um que o estiver lendo.

O site explica sobre a dependncia, as maneiras de combate, o ciclo da droga e at abre espao para maiores perguntas e curiosidades, com assuntos superficiais e tambm mais aprofundadas, podendo se valer de fonte de pesquisa tanto para trabalhos didticos como para alertar prprios dependentes com solues e dicas essenciais.

possvel observar tambm que est presente no canto esquerdo superior a palavra Brasil com o fundo das cores principais da bandeira do nosso pas, indicando ser um site que usa a padronizao do layout e da logo se preocupando em passar seriedade aos leitores como em outros sites governamentais. Pesquisa: A pesquisa exposta pelo site: http://www.sobriedade.org.br/restrita/estatistica.php? codniv=1 amostra foi predominantemente jovem (idade mdia de 23,6 anos), do sexo masculino (88,5%), cor branca (75%), solteira (67%), com baixo grau de escolaridade e desempregada (69%). Todos os indivduos preencheram critrio para diagnstico de dependncia de cocana segundo o DSM-IV. Sessenta por cento da amostra era de usurios de crack h mais de um ano e 28,7% (n = 35) j havia feito uso injetvel de alguma outra substncia ilcita. Apenas dois pacientes relataram uso de herona. Pouco menos de 50% dos pacientes tinham tratamento prvio Nessa pesquisa Percebe-se que alem dos prprio danos fsicos causados para o crack, reas onde fazem-se grande uso da droga ou a venda da mesma possuem alta criminalidade, ou seja,a marginalidade est intrnseca na droga e no apenas o seu uso, essa idia pode servir posteriormente para criar analogias com a substancia e outros tipos de crime como o assasinato.Outro ponto relevante que a maioria dos usurios de crack morrem com 27 anos, comprovando a predominncia da droga sobre jovens que so pblico-alvo da campanha. Segundo http://oficina.cienciaviva.pt/~pw020/g/crack.htm, o crack uma mistura de O crack uma mistura de cloridrato de cocana (cocana em p), bicarbonato de sdio ou amnia e gua destilada, que resulta em pequeninos gros, fumados em cachimbos ( improvisados ou no). O preo do crack facilita o acesso a droga. Na pesquisa tambm constata-se que o maior nmero de usuarios da substancia possuem entre 15 e 25 enfatizando o que j foi ditto na pesquisa anterior a respeito do public alvo.

De acordo com a reportagem datada de 13/12/2008 publicada no jornal Atarde online explicita o criscimento do uso de crack na capital Baiana em 140%, mesmo nao se tratando de algo mais ligado ao estado de Gois, a reportagem serve de exemplo do crecimento da droga em grandes centros urbanos. A reportagem contempla o depoimento de Vanessa Souza Santos, 20 anos onde ela conta sobre a morte de sues pais pelo uso da droga: "Nasci e fui criada aqui. Meus pais so da Cidade Nova (bairro de baixa renda da capital baiana), mas morreram por causa do crack" e do uso da prostituio como meio de obter dinheiro para patrocinar o vicio pela droga, onde ela diz: Cobro quinze reais pelo programa, mas elas chegam a fazer at por dois reais. No se valorizam (...) S ruim por causa dos oprimidores (sic), que espancam a gente e tomam nosso dinheiro. O que sobra gasto com comida, refrigerante e o fumo, que tambm sou filha de Deus", o fumo referido na entrevista o crack e maconha. Peas:

Etapa do trabalho: 1)

Indisposio, depresso, tempo e priso. Manter a pessoa frentica e desatenta. Mostra que a droga oferece o que a pessoa busca, disposio por exemplo. Pessoa, idade da pedra, degradado, regredir, viciado. Pblico alvo: Juventude Brasileira, unissex, todas as classes, pessoas comuns em Pedra: Runa, passado, caverna. No depende de classe e nem status.

geral.

Um jovem adolescente, transfigurado para a idade das pedra, levando a uma

regresso devido ao uso do Crack, mas tambm com elementos da atualidade. .

Indisposio: -Cansao, pouca resistncia.

- Olheira: Olhar baixo, tristeza, depreciador, insnia.

Solido: Sem cor, retroativo, priso.

- Alucingeno: Viso embaada, presso cardaca e arterial aceleradas. - Penumbra: transtorno, desesperana, luta, caverna.

Destruio de neurnios: Pessoa leiga, homem da caverna, pouca habilidade

com quaisquer atividades.

Tempo: - Dinheiro, compra, realizao, viagem.

- Disponibilidade: prioridade, momentnea.

Liberdade: Voar, pra-quedas, pssaro, viajar.

- Expresso: ator, opinar, personalidade. - Jovem: atitude, festa, libertinagem. - Frentico: rpido, intenso.

Indisposio:

Cansao Deitar Solido

Pouca resistncia Velhice gravidade

Olheira Insnia Depreciador

Alucingeno

Presso cardaca e arterial acelerada Corrida Pupila dilatada luzes coloridas

Viagem

Penumbra

Dois mundos sorrisos crianas

Caverna Escurido Desesperana

Tempo:

Dinheiro: Compra Realizao Viagem

Idade Antiga: sabedoria Retrospeco Homem da Caverna Expresso: ator opinar personalidade

Disponibilidade: prioridade

Liberdade:

Voar: pra-quedas Pssaro

Jovem: Atitude Festa Libertinagem, frentico, rpido, intenso

1) Valores centrais: Crack, uma droga cinco vezes mais potente que a cocana: o vilo que assola a juventude brasileira. 2) Desafios, mudanas e expectativas pretendem-se enfrentar: Uma conscientizao dos males causados ao uso do Crack. 3) Quais as medidas estratgicas para atingir os objetivos desejados: Atravs da abordagem emocional. 4) Que recursos so necessrios?Que produtos ou servios so requeridos para tal fim? Uma figura de um rapaz atual com caractersticas de um primata. Usaremos cores de tom frio. b) Construo de um personagem: Sexo: Homem Idade: 18 anos Renda: Proveniente dos pais Nvel Cultural: Cursando a faculdade. Padro Econmico: Alto. Vida Afetiva e Familiar: No muito boa. Uma rapaz fechado. Modo de Vestir: Moderno, roupas de marca. Valores Morais: Ausncia da moralidade na inteno de causar espanto. Hbitos: De acordo com a pesquisa, so pessoas desligadas de relaes familiares e que devido ao uso da droga se isola da realidade dos outros, tornando-se em um ser egoista. Metas: Se formar e dar orgulho aos pais. 5) Prazeres Psicolgicos: Satisfao de necessidades emocionais e/ou afetivas. Utilizao da droga como vlvula de escape do mundo em que vivemos, uma busca por prazeres efmeros, sem se alisar a conseqncia posteriores. Por isso a figrua do encavernamento platnico devido a utilizao da droga. 6) Encontrando uma voz visual: Signos utilizados: indiciais, icnicos, smbolos. Quais sero transpostos atravs de imagens, e quais os que convm serem transpostos verbalmente? Usaremos o ndice por identificao. Ser necessrio o uso do mesmo para indicar que esse rapaz, apesar de estar nos tempos atuais, ao usar a droga estar se degradando e voltando ao passado em todos os sentidos, tanto psicolgico, quanto fsico. Ele est voltando a morar em lugares escuros (cavernas) e se tornou um primata sem raciocnios lgicos. Caractersticas das cores: Cores frias. Tipos de texturas: Com relevos Afinidades entre os signos escolhidos: O rapaz, a caverna e o cachimbo. Um liga ao outro para podermos indicar sem usar a linguagem verbal, o uso da droga com a ligao de estar se degradando.

Aspectos temporais e espaciais: Usaremos uma imagem atemporal, que ser de algo atual indicando algo antigo. Relao do produto e pblico alvo: Chamar a ateno e conscientizar. As motivaes e as expectativas do pblico-alvo em relao ao produto: Motivando-os a no experimentar nunca a droga, porque o vcio e certo e pessoa regredir. O pblico alvo espera algo comum, como: pessoas de rua usando a droga por ser barata. Mas o que a maioria pensa, a droga vem sendo usadas por todos que cometeram o erro de experimentar, samos do padro colocando na imagem um rapaz rico, da alta sociedade, com cultura, usando a droga. O papel do produto enquanto veculo de comunicao: Sair do padro dos anncios de Crack atuais, e mostrar realmente a realidade, nua e crua.

7) Um jovem adolescente, transfigurado para a idade das pedras, levando a uma regresso devido ao uso do Crack, mas tambm com elementos da atualidade. Esboo para construo da pea: Homem da pedra o objeto principal. Sinsigno: degradado, sujo, sem vestimenta. Qualisigno: magro, muito cabelo. Legisigno: primata Signo objeto: ndice de indicao. Signo interpretante: relao com que o crack regrida a pessoa, levando a ela a condio de primata. Pea:

Objetos: O rapaz, o cachimbo, as rochas. Signo em si Rapaz Quali-signo Branco, mdio porte. Sin-Signo Roupas masculinas, barba Leg-Signo Primata. Signo objeto cone como imagem ndice de identificao Smbolo Homem das Cavernas Signo interpretante Rema: Usurio de drogas. Dicente: Um primata que est regredindo ao usar a droga Argumento: Cachimbo Quali-signo Liso, pequeno, cinza com marrom. Sin-Signo Aparncia de um cigarro. Leg-Signo Uma droga

Signo- Objeto: cone como imagem ndice de indentificao Smbolo: Um cachimbo. Signo Interpretante: Rema: Algo de se fumar Dicente: Uma droga que faz a pessoa regredir. Argumento: Algo que faz mal para sade As rochas Signo em si Quali-signo Escuras, com bastantes relevos. Sin-Signo Pedras, marrom. Leg-Signo So feitas de pedras. Signo- Objeto cone como imagem ndice de identificao Smbolo: Algo antigo Signo- interpretante: Rema: Somente pedras Dicente; Remete a algo antigo. Argumento: Que demoram anos para se constiturem: so antigas.

You might also like