You are on page 1of 14

Guia Prtico da Educao Fsica (Edio de 1912) Por Georges Hbert

Traduo e adaptao: Eduardo Rocha (duddu)

Notas da traduo
Vivemos em um mundo onde o acesso informao, por vezes, esbarra nos obstculos da pluralizao de idiomas. O registro histrico de algumas atividades, da educao fsica ou no, encontra-se encarcerado na lngua em que foi escrito; fato este que dificulta a propagao de seu conhecimento. O Mtodo Natural codificado e estruturado pelo francs Georges Hbert, em 1912, um bom exemplo. Apesar da escassez de informao, as idias propagadas por ele so hoje uma rica herana histrica e de valores ao que se refere s variadas artes do movimento. Esse projeto , por enquanto, apenas uma traduo parcial, suscetvel a falhas e incompleta do livro francs Pratique d'ducation Physique (segunda edio, 1912). A tentativa de tornar esse material disponvel em portugus est sendo realizada sob o consentimento e orientao de Pilou Bazin e Gregg: americanos responsveis pela pesquisa da obra de Hbert, maioria das notas adicionais neste livro, interpretao dos escritos originais e traduo do francs para o ingls. O livro, em sua forma original, contm cerca de 500 pginas com inmeros exerccios para evoluo muscular, fotos exemplificativas e grande quantidade de teoria e informaes para uso prtico. Contudo, h momentos em que o texto original apresenta-se de forma ambgua e repetitiva. Na tentativa de torn-lo menos denso, a soluo encontrada pelos tradutores foi de omitir alguns trechos e simplificar o vocabulrio com o mximo de cuidado e respeito s idias como descritas no original. Com relao s gravuras, grande parte foi restaurada e mantida de acordo com a necessidade do contexto. Aviso que o legado de Georges Hbert muito mais rico, amplo e completo do que o descrito neste livro. E, obviamente, assim tambm o seu Mtodo Natural. Seguidores do hebertismo encontram-se ainda ativos por toda a Frana e Blgica e certamente detm informaes mais precisas. O livro apenas joga uma centelha de luz na escurido e no certifica nenhuma pessoa como autoridade no assunto. Espero que, com a concluso do projeto, todos possam complementar seus treinamentos e sintam-se inspirados a continuar buscando novas informaes. Eduardo Rocha, maro de 2010.

Prefcio

A inteno por trs deste Guia Prtico da Educao Fsica compor um mtodo. Um sistema prtico capaz de providenciar de forma efetiva, rpida e simples, o pleno desenvolvimento fsico. Esse mtodo no um artigo de ordem terica, e sim o resultado de mais de cinco anos de utilizao, ensino dirio e treinamento constante de milhares de pessoas de todas as idades, capacitaes e classes; de crianas em perodo escolar a oficiais da marinha francesa. importante compreender que os exerccios de nosso mtodo no so novos: em qualquer cultura onde a destreza fsica incentivada, tais exerccios so utilizados. O progresso na educao fsica no surge da inveno de novos exerccios, mas quando bem compreendemos os efeitos causados pelos j existentes e os combinamos entre si para atingir mais eficientemente os objetivos almejados. Essa a melhor forma de se trabalhar. Nossa abordagem inclui: - uma parte essencial composta por oito exerccios prticos: caminhar, correr, saltar, nadar, escalar, carregar, arremessar e defender; - uma parte preparatria composta por exerccios bsicos que atingem diferentes partes do corpo: movimentos de pernas, braos e tronco, sozinhos ou combinados, seguidos pelo aprendizado de como utilizar as articulaes, suspenses, pranchas, equilbrios, pequenos saltos e exerccios respiratrios; - uma parte completa composta por jogos, esportes de todos os tipos, e atividades comuns ao trabalho manual. As oito categorias no possuem a mesma importncia. bvio que os exerccios que desenvolvem o vigor fsico e diretamente ampliam o potencial do corao e do pulmo so os mais teis e prticos. Conclumos ento que a corrida o exerccio primrio em nosso sistema. Os exerccios bsicos educam e desenvolvem o corpo, mas no devem ter o seu valor superestimado. Eles produzem muitos dos efeitos necessrios para os exerccios prticos, mas, isoladamente, no so suficientes para alcanar o pleno desenvolvimento fsico. Voc no adquire a coordenao necessria em situaes reais atravs de somente o estudo superficial de rgos e msculos. Jogos, esportes e um manual do trabalho completam o mtodo e providenciam os meios de se aprender todas as ramificaes da atividade fsica. Nosso sistema de trabalho bem simples e prtico. apropriado a qualquer um. aplicvel em qualquer lugar: no requer instalaes especiais. Ele depende da maneira como se treina, da sagacidade ao utilizar os recursos, locaes e terrenos disponveis. Nosso mtodo de educao fsica inclui treinamento contra os efeitos do frio e do mau tempo. Isso se estabelece de forma natural ao se realizar o mximo de treinos possvel com o peito desnudo e atravs do banho de ar em todas as estaes. O banho de ar um poderoso mtodo de fortalecimento corporal e aquisio de boa sade. Aps nos cercarmos de excelentes resultados, no h como descrever inteiramente sua importncia.

Em resumo, nosso mtodo essencialmente prtico e tende a formar seres capazes de executar todo tipo de exerccio fsico, propiciando o mnimo de desenvoltura compatvel com sua idade e constituio. Para esse ltimo fim, criamos um modelo de anlise a ser seguido. Uma das partes mais importante e original de nosso sistema est em determinar a aptido fsica e tomar registro dos resultados. indispensvel saber a qualquer momento o histrico de exerccios da pessoa e ter uma clara idia do seu potencial fsico e vigor. Criamos uma forma de registrar os resultados de doze testes clssicos, listados de acordo com o nvel determinado de aptido. Os doze testes so combinados e ento, juntos, determinam um adequado parmetro de avaliao, e transcrevem numericamente, se houve melhora ou declnio de habilidade numa potncia fsica em particular. Se considerarmos que os elementos essenciais do poder fsico ou do vigor absoluto so: resistncia, fora muscular, habilidade e coordenao, e o controle e a energia moral, evidente que a determinao e avaliao dessas caractersticas, em forma numrica, constituem um problema de difcil resoluo. No afirmamos que temos uma soluo e nem definimos uma frmula para se avaliar a potncia da mquina humana. Porm, esse molde nos concede um resultado confivel e preciso da quantidade de aptido fsica que o praticante possui. Somente experimentos de longa durao permitem a modificao, complementam ou modificam os coeficientes de cada teste. Ao examinarmos os critrios de anlise vemos que: 1. A fora de resistncia avaliada por cinco testes: 100 m de corrida (velocidade), 500 m de corrida (velocidade e resistncia), 1500 m de corrida (resistncia); 100 m de nado (velocidade e resistncia); nado submerso (potncia respiratria). A fora de resistncia tambm ampliada ao se executar todos os exerccios no mesmo dia. 2. A fora muscular representada pelo carregamento de peso com as duas mos, arremessamento e escalada em cordas. 3. Habilidade, agilidade, flexibilidade e coordenao dos movimentos so representadas por quarto tipos de saltos: maior altura saindo do repouso, maior altura com auxlio de corrida, maior distncia saindo do repouso, maior distncia com auxlio de corrida. E tambm atravs de corridas e nados. 4 O vigor energtico contabilizado atravs da execuo das sries, sem falhas, e da observao do esforo empregado para realizar cada uma delas. A escolha dos testes feita de modo a priorizar o trabalho de agilidade e resistncia ao invs do de fora muscular. Em outras palavras, para igual fora muscular, o teste que apresenta mais resistncia e agilidade obtm um nmero superior de pontos. Essa medida lgica e corresponde a nossa definio de um homem completo e forte: a fora de um homem encontra-se mais no seu corao e pulmo do que nos msculos.

Embora essa no seja uma frmula perfeita de avaliao para o potencial fsico, o modelo em si, em todos os casos, se apresenta como uma maneira muito prtica de se controlar e observar os resultados. Ele permite acompanhar o progresso, direcionar o trabalho para o objetivo almejado e destacar os possveis pontos fracos na educao fsica do praticante. Nenhuma habilidade pode ser desenvolvida sem periodicamente se submeter aos doze testes que medem o valor de seu atual estado e progresso j efetivado. O modelo de avaliao ao mesmo tempo um instrumento para acompanhar o trabalho realizado e um modo se registrar os resultados obtidos. Ele serve para direcionar tanto o instrutor quanto o estudante. Em poucas palavras, ele apresenta as seguintes vantagens: 1. Registra as aptides fsicas. Isso surte efeito imediato, pois torna o progresso tangvel: uma ferramenta essencial para que se possa manter o curso das instrues. 2. Destaca as qualidades que compe um ser humano forte e completo, e nos d uma exata idia do que podemos fazer para construirmos esse quadro. A habilidade que obtm sucesso na srie dos doze testes prova, ao mesmo tempo, sua aptido em conjunto com os mais importantes exerccios naturais: Aquele que passa em determinada prova tambm capaz de correr (e andar), saltar, nadar, escalar, erguer e arremessar. 3. Fornece nveis de aptido a cada teste que servem para orientar estudantes e instrutores. O resultado de seu desempenho estabelecido com as mdias das habilidades mais fracas. 4. Mostra, por idade, o mnimo de aptido necessria para que o praticante no seja considerado com um condicionamento fsico falho. 5. Evidencia que nenhum aspecto pode ser negligenciado na busca pelo desenvolvimento fsico e previne que as pessoas se tornem apenas especialistas em uma nica habilidade. Com isso proposto, no surpresa de se observar que, ao se submeter aos doze testes, uma pessoa que se destaca em alguma caracterstica em particular, demonstre um potencial fsico menor do que outra que mediana em todas as habilidades. Do que adianta ser um excelente saltador ou membro de elite de uma equipe esportiva, se voc no capaz de nadar ou subir um muro? Ns distinguimos as pessoas dando a elas uma idia do seu valor, e no por critrios que determinam sentimentalismo, como feito em quase todas as competies de ginstica. necessria a execuo de sries que produzam resultados. Quando duas ou mais pessoas recebem a mesma pontuao, em exerccios fsicos quaisquer, ento nos utilizamos dos critrios de defesa, como o boxe e a luta livre, para diferenci-los. Em poucas palavras, para iguais capacidades fsicas, o mais forte aquele com melhores atributos de defesa. Isso automaticamente gera concorrncia, pois deixa de forma bastante explcita os objetivos a se perseguir. Concede a cada um a dimenso de seu valor e evidencia sua fraqueza e inutilidade, que devem servir como propulsor para sua auto-estima. Nosso mtodo desenvolvido de tal maneira que com os conceitos presentes no livro, e sem possuir extrema habilidade fsica ou conhecimento acadmico avanado, perfeitamente possvel ensinar ou conduzir os exerccios de maneira bastante racional. O papel do educador certamente mais complicado: ele somente pode ser preenchido por pessoas com um profundo conhecimento de anatomia, fisiologia, higiene, e da cincia do mecanismo dos movimentos.

Alm disso, os educadores devem ser pessoas habilidosas e praticantes j com experincia. Essa categoria de especializao ainda extremamente rara. Eles so, evidentemente, necessrios para guiar a educao ao seu brilhantismo, auxiliar no progresso e na formao de professores e instrutores. Tendo em vista que esse o tipo de educador que precisamos, no concordamos que a educao fsica apresenta dificuldades insuperveis e nem que ela permanea no exclusivo domnio dos especialistas. Discordamos, ao contrrio, ao dizer que aqueles que j educaram anteriormente: pais, professores, oficiais, diretores de empresas e assim por diante, podem muito bem, com o nosso livro, conduzir exerccios fsicos. Empenhar-se em compreender profundamente o esprito do mtodo e submeter-se aos exerccios propostos o suficiente. Prontamente eles compreendero que no h necessidade de ser um exmio corredor, saltador ou nadador, etc. e executar perfeitamente todos os exerccios. Eles precisam estar cientes de que atravs do empenho, trabalho e obedincia as instrues, possvel atingir excelentes resultados. No temos registro de pessoas que, aps se dedicarem e perseverarem pelo tempo necessrio, no se tornaram pessoas melhores, se no de forma completa, no mnimo o suficiente. A educao fsica inicia na juventude e continua na fase adulta. Quando a perfeio atingida no se deve descansar, mas treinar para se manter a sade e a forma atravs da higiene e da dose adequada de exerccios. interessante comear o mtodo de educao fsica o mais cedo possvel, pois crianas que crescem cercadas de exerccios fsicos sempre se tornam homens robustos. Mesmo as pessoas com idade avanada, podem ser reeducadas fisicamente com sucesso, desde que precaues mdicas sejam tomadas. O resultado obviamente ser pior, mas no menos significante. Todos os gneros indispensveis de exerccios utilitrios podem ser praticados por crianas, desde que a dose de trabalho seja inteligentemente regulada e seu progresso observado durante a execuo do mtodo e especialmente durante o aprendizado. Um exerccio, qualquer que seja, no pode ser considerado violento apenas porque assim o desejamos. No devemos ter receios em ensinar exerccios prticos para crianas. Na verdade, uma criana tem que aprender a lidar com todas as situaes que sua vida futuramente trar. Ela pode precisar escapar do perigo, buscar auxilio para um parceiro, defender-se de um agressor da mesma idade, etc. A criana, normalmente, j busca exerccios que so considerados violentos. Embora o Guia Prtico da Educao Fsica tenha sido, especialmente, escrito para o sexo masculino, muitos dos exerccios neste livro, particularmente os de educao bsica, podem ser praticados por meninas e mulheres. Compreenda que o treinamento seguindo os princpios expostos aqui no se aplica a pessoas com enfermidades srias e defeitos hereditrios (hrnias, problemas cardacos, etc.). Em ltimo caso, mdicos deveriam ser consultados antes de se decidir o que fazer.

Finalmente, gostaramos de adicionar que a completa educao fsica no limitada apenas ao ensino e a prtica dos exerccios descritos neste livro. Ela tambm inclui: regras de higienizao e manuteno da boa sade; e ensinamentos de deveres fsicos, que por sua vez, constituem o que poderamos chamar de moralidade natural. Todas essas partes da educao, por sua importncia em nossa constituio, deveriam ser o alvo de ensino dos mdicos. A completa educao fsica inclui o desenvolvimento de qualidades morais e essenciais a um verdadeiro homem. Quanto a esta ltima, sugerimos a obteno de tais qualidades, porm no examinamos detalhadamente a melhor maneira de se adquiri-las. Contudo, gostaramos de deixar bastante claro: a educao moral e bsica inseparvel da educao fsica. A escola dos exerccios fsicos deveria ser ao mesmo tempo a escola da firmeza, comprometimento, coragem, serenidade e audcia. O professor deve ser um exemplo dessas qualidades; deve lutar contra a preguia, o enfraquecimento, a inrcia e incentivar a todos o amor ao trabalho e a competitividade sadia. Buscar ser forte no somente no fsico, mas moralmente. O grande dever do homem com si mesmo, sua famlia, sua terra e com a humanidade. Somente o forte consegue ser til em circunstncias adversas da vida como perigos, males de variadas formas, guerras, etc. Quando voc se encontra em normal condicionamento fsico, no h razo ou desculpa para ser um fraco, uma vez que atravs do seu trabalho e empenho voc pode ser um forte. Existe, como puderam perceber acima, um dever individual e social a ser preenchido. Ficaremos muito felizes se conseguirmos despertar esses princpios em nossos leitores.

Teoria da Prtica da Educao Fsica

[Notas de traduo: desse ponto at comear as descries dos exerccios, o texto original muito repetitivo, pois Georges Hbert enfatiza demasiadamente o seu ponto de vista; optamos ento por editar e encurtar as idias e passagens redundantes].
Atividade uma lei da natureza. Todo ser vivo, obedecendo necessidade natural de se manter ativo, atinge o seu completo desenvolvimento simplesmente atravs do uso de seus meios de locomoo, habilidades de produzir trabalho e defesa. O homem em seu estado natural, obrigado a usar seus meios para sobreviver, realiza um perfeito desenvolvimento fsico com apenas os exerccios necessrios a sua natureza e os mais comuns trabalhos manuais. O desenvolvimento normalmente adaptado s condies e necessidades do meio em que o indivduo se encontra. O valor desse desenvolvimento varia de acordo com as suas habilidades originais, sua temperatura, constituio fsica, clima do local em que vive e os desafios que so encontrados para providenciar meios de sobrevivncia ou garantir sua segurana. Em pases civilizados, as obrigaes sociais, convenes e preconceitos desviam o homem de seu curso natural e muitas vezes o impede de se desenvolver. Sua evoluo fsica desacelerada e aprisionada a essas obrigaes e convenes. Aqueles que conseguem folga para se exercitar, suficientemente e com regularidade, podem alcanar, sem mtodo algum, o seu completo desenvolvimento, bastando para isso, a prtica de exerccios que desenvolvam suas habilidades naturais e o aprendizado de tarefas comuns ao trabalho manual. Dessa forma, eles imitam a vivncia natural do ser humano, com a diferena de que o fazem por prazer enquanto outros o fazem por necessidade. Essas pessoas so, obviamente, uma exceo. No geral, o preconceito e os hbitos da vida moderna desencorajam o desenvolvimento fsico desde a infncia. A vida fcil e o excesso de conforto encorajam a preguia. H casos de pessoas que atingiram praticamente o pleno desenvolvimento fsico sem se submeter a um mtodo. Para tanto, geralmente, essas pessoas possuem uma excelente pr-disposio natural e atingiram tais resultados atravs de jogos e esportes que envolvem exerccios naturais e suas derivaes. Para um habitante comum de um pas civilizado atingir o completo desenvolvimento fsico e ao mesmo tempo manter suas convenes e obrigaes, ele deve se submeter a dois requerimentos bsicos: devotar uma quantidade de tempo diria para sua evoluo corporal e fazer uso eficiente de seu tempo evitando atividades inteis. O ideal produzir, dentro do tempo disponvel e sem sobrecarregar o organismo, uma vivncia de atividades que seja igual carga fsica que ele teria se vivesse em estado natural.

A educao fsica assegura o desenvolvimento corporal de maneira compassada, contnua e progressiva. Sem uma ordem ou um mtodo, o desenvolvimento fsico adquirido ao acaso e seu valor final incerto. Uma educao metdica e racional precisa, evita incertezas, rejeita tudo que for desnecessrio e monitora os resultados. Permite a voc trilhar com segurana o caminho que leva at o desenvolvimento fsico, especialmente quando seu tempo para a prtica limitado. Esse mtodo de educao , sobretudo, composto da escolha de exerccios de acordo com os efeitos que causa no corpo e da correta classificao e regulamentao de suas doses de treinamento. O sujeito em seu ambiente natural treina a si mesmo, primeiramente por imitao, e ento usando sua prpria experincia, instintivamente. O mtodo, ao contrrio, ajuda desde o princpio mostrando ao praticante os melhores caminhos a se seguir. Evita uma srie de erros e/ou experincias que exponham perigos. Permite economizar tempo. A inteno produzir uma mquina humana em seu mximo potencial ou, de maneira mais simplificada, criar seres humanos fortes, com excelente sade, disposio energtica, grande resistncia fadiga e habilidades teis a qualquer tipo de exerccio natural ou prtico. Outros tipos de exerccios como esgrima, cavalgada, remo (etc.) so de utilidade secundria ou com uso limitado a certas categorias de pessoas; jogos, esportes e acrobacias tambm no so necessrios a todos os indivduos, sem restrio de classe ou profisso. Existe, portanto, um mtodo racional comum ou sistema de desenvolvimento humano, baseado no trabalho progressivo e na consistncia de exerccios naturais e prticos. Ns o chamados de mtodo natural.

Elementos Constituintes do Mtodo

Qualquer educao fsica deveria incluir duas componentes: uma parte de aprendizado voltada para a educao do corpo, o aumento de resistncia, fora e flexibilidade atravs do ensinamento de tcnicas bsicas e exerccios prticos como andar, correr, saltar, suspender, escalar, arremessar, nadar e defender; e outra focada na aplicao e desenvolvimento dessas habilidades, as colocando em uso e providenciando meios para serem utilizadas em situaes da vida real.

Mtodo de Trabalho

A combinao de diferentes exerccios compe o mtodo de educao, sua classificao, sua ordem de execuo, o tempo que devotado a eles e a quantidade de trabalho requerido, enfim, compe o mtodo de trabalho. Na educao fsica, assim como em outras atividades, o resultado depende no somente da quantidade de empenho, mas em boa parte, do seu mtodo de trabalho. impossvel definir absolutamente, e de forma clara e precisa o que deveria ser um mtodo de trabalho; mas podemos estabelecer diretrizes e princpios norteadores. Muitos elementos devem ser levados em considerao para comp-lo: idade, sade, atividade que executa ou a que almeja executar, circunstncias de tempo e espao... Tudo isso requer mudana no processo de trabalho. Alguns desses detalhes devem ficar a cargo do educador e do seu aluno. Ensinar uma arte e absolutamente nada pode substituir o valor e a experincia de um mestre ou o entusiasmo e dedicao de um aluno. O trabalho fsico normalmente fixado em encontros com periodicidade definida onde ser realizada certa quantidade de exerccios. Esse encontro recebe o nome de lio quando o trabalho agendado e liderado por um professor ou instrutor. Realizar e conduzir um treino ou ensinar uma lio no algo que acontece por justaposio: um amontoado de exerccios que so executados de forma randmica sem ordem ou mtodo algum. Trata-se de um dispositivo lgico de exerccios variados e gradativos que atingem as variadas partes do corpo de acordo com sua importncia fisiolgica e utilidade prtica. A ordem relativa de importncia fisiolgica das diferentes partes do corpo : 1 - Pulmes e corao; 2 - Msculos que compem os ombros, que sustentam as costelas e corrigem a curvatura da espinha (trapzio, rombide e costas); 3 - Msculos abdominais; 4 - Msculos dos membros superiores e inferiores. Os exerccios que possuem uso prtico so: andar, correr, saltar, nadar, escalar, erguer, arremessar e defender. Destes o mais importante correr; tanto por seu uso prtico (desenvolvimento da habilidade de se deslocar rapidamente ou por longo perodo) quanto pelo fisiolgico (desenvolvimento intensivo dos pulmes e corao proporcionando a ativao completa do sistema muscular). Trata-se do exerccio bsico e fundamental da educao fsica pelo mtodo natural.

Uma sesso de treinamento, ou lio, considerada completa quando a execuo dos exerccios propostos produz o seguinte efeito: higinico, esttico e utilitrio. O efeito higinico produzido especialmente pelos exerccios que ativam a respirao e a circulao, e, de forma geral, com a movimentao durante a sesso de treinamento ou lio. O efeito esttico produzido atravs da execuo dos exerccios que desenvolvem o sistema muscular e tambm por aqueles que previnem a m postura, engrandecem o trax e corrigem a curvatura anormal da coluna. Finalmente, o efeito utilitrio atingido atravs da prtica de exerccios utilitrios. Como regra geral, uma seo completa de treinamento, ou lio, uma espcie de resumo: ele deve representar todos os elementos que contribuem para o desenvolvimento fsico. Praticamente, o treino ideal e completo consiste de todas as possibilidades de tipos de exerccios educacionais e prticos. Se no for possvel, faa o mnimo como se segue: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Alongamento dos membros e tronco; Desenvolvimento do sistema muscular, especialmente o abdmen e os msculos intercostais; Suspenses e pranchas; Corridas; Saltos; Exerccios respiratrios.

Mesmo nas situaes mais desfavorveis: falta de tempo, lugar, material, etc., uma sesso nunca deve se constituir de exerccios que foquem somente uma determinada parte do corpo. Por exemplo, um treino somente para exerccios de suspenso que iriam auxiliar somente o desenvolvimento da parte superior. Apenas a natao, por integrar todos os efeitos de uma sesso completa, uma exceo regra. Longas caminhadas e corridas de longo alcance, em alguns casos, tambm podem constituir um treino completo. A ordem que ser utilizada para realizar os exerccios no pode ser aleatria. Deve-se observar o gasto de energia provocado por eles e a violncia que pode ser causada ao corpo pela sucesso dos mesmos. O treino sempre deve comear com um exerccio moderado, que sirva de aquecimento para o corpo, e ento continuar com exerccios que proporcionem um aumento gradativo de esforo para finalmente ser concludo com exerccios que restaurem a calma corporal. A fadiga que se apresenta no ps-treino deve ser resultado do uso do corpo de uma forma geral, e no de somente uma nica rea. No h uma ordem absoluta; tudo depende da importncia que decidimos dar a cada tipo de exerccio, mesmo aqueles que so mais violentos. Alguns exerccios, como as movimentaes bsicas de perna, braos e tronco, produzem pouco rendimento embora alguma energia seja utilizada no procedimento. O lugar desses exerccios no incio do treino, ou entre o treino de exerccios mais complexos a fim de providenciar um descanso durante exerccios mais pesados. Outros, como saltitar, correr e saltar coloca de uma vez em ao vrias partes do corpo. Obviamente o melhor momento para se execut-los aps exerccios mais brandos, uma vez que estes j deixaram o corpo previamente aquecido. A regra geral que devemos seguir : gradualmente aumentar o esforo do treino e no o interromper abruptamente.

A durao total de um treino ou lio varia dependendo das circunstncias. A princpio, treinar diariamente por uma hora o suficiente para a educao do corpo, desde que o tempo seja utilizado com sabedoria. A durao de diferentes exerccios relativa e varivel. Ela depende de circunstncias como: a durao total da lio; a violncia dos exerccios e/ou a fadiga causada aos alunos; a importncia de foco em algum exerccio especfico para produzir um efeito determinado. Um treino ou lio, completa ou no, deve se manter fiel e representar um trabalho contnuo e substancial. A parte do descanso em um treino deve ser a mnima possvel. Em um treino perfeitamente programado, a seqncia dos exerccios configurada de forma que o perodo de descanso reduzido h poucos segundos. Na maioria das vezes, no h necessidade de repouso. Apenas a mudana de um exerccio para outro deve providenciar ao corpo o relaxamento essencial para continuar a trabalhar.

Modelo de uma sesso de treino

Para bem educar o corpo, os exerccios devem ser incorporados dentro de sesses de treinamento planejadas de forma lgica e gradual, e que combine os diferentes tipos de exerccios. Um treino perfeito deve incluir os seguintes exerccios, nos grupos que se seguem: Grupo 1: 1. Caminhadas em suas variadas formas. 2. Exerccios para correo de postura. 3. Exerccios para o aumento da flexibilidade nas pernas, braos e tronco. Grupo 2: 1. Exerccios bsicos de perna e brao, simples ou combinados, com mos livres ou com equipamento. 2. Exerccios de suspenso. 3. Exerccios de arremesso. 4. Exerccios de defesa: boxe e luta - livre. Grupo 3: 1. Suspenses. 2. Flexes. 3. Escaladas de todos os tipos. 4. Exerccios de equilbrio.

Grupo 4: 1. Exerccios de saltitos. 2. Corridas de velocidade. 3. Corridas de resistncia em curtas distncias. Grupo 5: Exerccios para o tronco. Grupo 6: 1. Saltos e ultrapassagens. 2. Corridas (como no grupo 4). 3. Nado. 4. Jogos. Grupo 7: 1. Exerccios respiratrios. 2. Caminhadas. Nas prximas pginas apresentaremos mltiplas variaes bsicas e prticas para todos os tipos de exerccios. Os exerccios so rigorosamente ordenados em termos de aumentar a complexidade e a dificuldade dentro de cada grupo.

Medio dos Resultados

A observao peridica dos resultados essencial para termos uma indicao precisa dos valores do trabalho efetuado e a eficincia do mtodo utilizado. Essa observao auxilia muito em casos de comparao. A diferena do valor de desempenho anotada em dois momentos diferentes nos fornece o valor do resultado adquirido. A aptido fsica geral pode ser medida por um nmero de testes graduados em uma escala que envolve, junto ou separadamente, fora muscular, habilidade e fora de resistncia. Os testes necessrios para determinar a quantidade de aptido fsica deveriam, no mnimo, abranger os seguintes exerccios: 1 2 3 4 5 6 Saltos (para medir a agilidade, flexibilidade e o potencial dos membros inferiores); Corridas de resistncia e de velocidade (resistncia orgnica); Escaladas numa corda lisa (fora muscular da parte superior do tronco, braos e abdmen); Arremesso de peso (destreza, coordenao de movimentos); Suspenso de peso com as duas mos (fora muscular em geral); Natao (fora muscular, fora de resistncia, destreza e flexibilidade).

Quanto maior o nmero de testes, melhor a medio de resultados. Para registrar esses dados, so atribudos pontos para o desempenho em cada teste. Zero indica o mnimo que um adulto, com ao menos 18 anos de idade e sade normal, deve alcanar para ser considerado. essencial que a prtica dos exerccios habilite a pessoa a alcanar o nvel mnimo recomendado no menor tempo possvel. Um desenvolvimento correspondente a 3 pontos caracteriza que o praticante est treinado e com uma condio fsica superior a maioria. A nota 5 caracteriza uma pessoa com aptides excepcionais ou especialistas que j praticam exerccios fsicos h bastante tempo. E finalmente, continuando a escala, um desempenho de 12 a 15 pontos corresponde aos registros estabelecidos por atletas de elite, aproximando-se dos limites do potencial humano. Para manter o registro das aptides de uma pessoa e acompanhar seu progresso necessrio fazer um formulrio individual com os testes e notas. A notao ideal composta por 12 testes (embora j possamos ter uma indicao precisa das aptides de uma pessoa com um nmero inferior a esse). A tabela seguinte mostra os 12 testes e o nmero de pontos que so atribudos a cada nvel de execuo (esse sistema de medio e o formulrio que estabelecemos e colocamos em prtica na Escola de Fuzileiros Navais foi oficialmente aprovado e tornou-se regular na Marinha Francesa). A aptido determinada pelo total de pontos obtidos em cada teste e comparados numa escala de um total de 100. Podem ser atribudos pontos negativos para desempenhos menor que 0; ou pontos maiores que 5 atravs da superao da tabela de pontuao de cada teste. A aptido fsica considerada: nula ou insuficiente, quando o resultado de pontos menor que 0; inferior, quando no mnimo igual a 0; avanada, quando atinge no mnimo 18; excepcional, quando atinge mais que 60 pontos. Por definio, um atleta perfeito e completo se excede em todos os exerccios; ele deve possuir habilidades excepcionais em cada um dos testes realizados. Por esse motivo, o total de 60 pontos no pode ser atingido por conta de um resultado extraordinrio em uma nica habilidade e que compensa sua inferioridade em outras. Deve-se obter o mnimo de 5 pontos em cada uma das habilidades do teste.

[nota de traduo: Em um livro escrito posteriormente por Georges Hbert, h uma tabela mais detalhada e que vai de -5 at +15].

Testes e Pontuao
Salto em altura (sem corrida)1 0.80 m 0 ponto 0.90 m 1 ponto 1.00 m 2 pontos 1.05 m 3 pontos 1.10 m 4 pontos 1.15 m 5 pontos Corrida de 100 m 16.0 seg 0 ponto 15.0 seg 1 ponto 14.5 seg 2 pontos 14.0 seg 3 pontos 13.5 seg 4 pontos 13.0 seg 5 pontos Arremesso de peso4 (7,25 kg) 5.0 m 0 ponto 6.0 m 1 ponto 7.0 m 2 pontos 8.0 m 3 pontos 8.5 m 4 pontos 9.0 m 5 pontos Salto em altura (com corrida)1 1.00 m 0 ponto 1.10 m 1 ponto 1.20 m 2 pontos 1.30 m 3 pontos 1.35 m 4 pontos 1.40 m 5 pontos Corrida de 500 m 1 min e 40 seg 0 ponto 1 min e 36 seg 1 ponto 1 min e 32 seg 2 pontos 1 min e 28 seg 3 pontos 1 min e 26 seg 4 pontos 1 min e 24 seg 5 pontos Levantamento de peso5 (40kg) 1 vez 0 ponto 2 vezes 1 ponto 4 vezes 2 pontos 6 vezes 3 pontos 8 vezes 4 pontos 10 vezes 5 pontos Salto em distncia (sem corrida)2 2.00 m 0 ponto 2.10 m 1 ponto 2.20 m 2 pontos 2.30 m 3 pontos 2.40 m 4 pontos 2.50 m 5 pontos Corrida de 1500 m 6 min e 00 seg 0 ponto 5 min e 40 seg 1 ponto 5 min e 30 seg 2 pontos 5 min e 20 seg 3 pontos 5 min e 10 seg 4 pontos 5 min e 05 seg 5 pontos Nado6 (100 m) 3 min e 00 seg 0 ponto 2 min e 48 seg 1 ponto 2 min e 36 seg 2 pontos 2 min e 24 seg 3 pontos 2 min e 12 seg 4 pontos 2 min e 00 seg 5 pontos Salto em distncia (com corrida)2 3.00 m 0 ponto 3.50 m 1 ponto 4.00 m 2 pontos 4.50 m 3 pontos 4.75 m 4 pontos 3.00 m 5 pontos Subida em corda3 5 m 0 ponto 6 m 1 ponto 7 m 2 pontos 8 m 3 pontos 9 m 4 pontos 10 m 5 pontos Nado7 (subaqutico) 10 seg 0 ponto 20 seg 1 ponto 30 seg 2 pontos 40 seg 3 pontos 50 seg 4 pontos 60 seg 5 pontos

1. Qualquer altura considerada desde que nenhuma parte do corpo toque a corda ou barra utilizada como medida. Antes de se realizar o salto proibido mover os ps. 2. Distncias so medidas da linha de onde partiu o salto at o ponto onde o calcanhar toca o solo, sendo que o saltador no pode ter cado para trs na aterrissagem. 3. Como posio inicial, o praticante deve estar sentado e a escalada feita sem o auxlio das pernas. 4. Toda preparao feita dentro de uma rea de 2 metros quadrados; proibido sair do quadrado. A distncia do arremesso medida da linha que demarca o quadrado at o centro do impacto causado pela queda do peso. Contabiliza-se uma mdia entre o arremesso com a mo esquerda e o arremesso com a direita. 5. O teste contabiliza sucessivos levantamentos executados de forma limpa e vigorosa, com as pernas firmadas. Em cada um, deve-se manter o tempo de 1 segundo em suspenso, os braos verticalmente esticados e com o tronco levemente para frente. A escala negativa corresponde a deduo de 1 ponto a cada 5 kg que for inferior a 40 kg. 6. O teste de nado deve ser executado sem a presena de correnteza. 7. O corpo deve estar inteiramente imerso. A escala negativa estabelecida em um ponto a menos para cada dois segundos que for inferior a 10 segundos.

[notas da traduo: para aqueles que no esto familiarizados com sistemas mtricos, segue abaixo converses aproximadas: 1 m = 3.3 ft, 2 m = 6.5 ft, 3 m = 10 ft, 4 m = 13 ft, 5 m = 16.5 ft, 100 m = 109 yd, 500 m = 545 yd = 1/3 mi, 1500 m = 9/10 mi, 5 kg = 11 lbs, 7.25 kg = 16 lbs, 40 kg = 88 lbs.]

You might also like