You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE PEDAGGIA

PPP DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL ANTONIO PAES DE BARROS


Alunas: Barbianny Irene Cavalcante Shanderly Arajo

MACEI 2011

INTRODUO

Neste trabalho, abordaremos a anlise do projeto poltico pedaggico da Escola Estadual Coronel Antonio Paes de Barros. Vendo onde se verifica, e se est presente, dentro desse projeto poltico pedaggico a autonomia da unidade escolar, a participao dos membros da unidade escolar juntamente com a metodologia utilizada pelo grupo coordenador, a avaliao e os instrumentos previstos na elaborao e implementao da mesma, to como a concepo de educao e escola. E por fim ver se h ligao entre o marco referencial (marco operativo, marco situacional e o marco filosfico).

UM POUCO DA HISTRIA DA ESCOLA


O coronel foi um grande vulto na Histria Poltica de Mato Grosso, sendo eleito Presidente da Provncia no dia 19 de fevereiro de 1903, cujo primeiro VicePresidente foi o Coronel Pedro Leite Osrio tendo sido empossado em 15 de agosto de 1903, sendo o quarto Presidente da Provncia. O Coronel Antonio Paes de Barros fez histria ao doar o terreno, onde est assentado a cidade de Baro de Melgao para a Santa Padroeira Nossa Senhora das Dores (FERREIRA E SILVA, 1994, P. 82). A denominao da Escola Coronel Antonio Paes de Barros, foi em homenagem ao fundador da cidade.

AUTONOMIA NA UNIDADE ESCOLAR


-

AUTONOMIA PEDAGGICA:
clara, contudo vemos como ela no especifica, principalmente quando notamos na pgina 21 e 22, quando se fala sobre a formao continuada dos professores. A situao muda, quando falamos sobre os contedos que os professores iro abordar em suas aulas. Que o que nos vemos durante as pginas 58 at 81. AUTONOMIA ADMINISTRATIVA:

o -

H vestgios dessa autonomia, nas pginas 33-34:


Uma estrutura administrativa da escola, adequada realizao de objetivos educacionais, de acordo com os interesses da populao, deve prever mecanismos que estimulem a participao de todos no processo de deciso. (PPP Escola Estadual Coronel Antonio Paes de Barros, p.22).

As pessoas que tem uma viso distanciada da escola no consegue enxergar qual a realidade vivida por ela, em termos de organizao.

AUTONOMIA FINANCEIRA: A dimenso financeira da autonomia vincula-se existncia de ajuste de recursos financeiros para que a escola possa efetivar seus planos e projetos, podendo ser total ou parcial. Entretanto no nosso PPP analisado no existe nem vestgios de uma autonomia financeira presente na escola;

o
-

AUTONOMIA JURDICA: A autonomia jurdica diz respeito a escola elaborar suas prprias normas e orientaes, como por exemplo, matriculas e transferncias de alunos, admisso de professores, concesso de graus, etc Para no dizer que no existe, o que mais se aproximou, podendo chamar de tentativa foi este pargrafo:
Dispe de trs turnos do dia, matutino, vespertino e noturno, para atender o alunado, a partir da 3 fase do 2 ciclo at o 3 ano do Ensino Mdio, perfazendo um total de 468 alunos em que 280 so do Ensino Fundamental e 200 esto matriculados no Ensino Mdio. (p.22)

AVALIAO

utilizada como meio de definir a aprendizagem do aluno em que deve haver interao com os professores e a escola de forma continua.Observando atravs de trabalhos orais ou escritos o desenvolvimento com a utilizao de jornais,revistas,canes, cordel e historinhas infantis para melhor assimilao dos contedos na realidade social e escolar. assim a Escola Estadual Coronel Paes de Barros tornando-os cidados crticos dos reais problemas dentro da escola como sua estrutura fsica,a qualificao dos professores,o currculo , o poder de deciso decidido coletivamente,as relaes de trabalho levantada atravs do Projeto Poltico Pedaggico a mudana de transformar essa instituio. O Projeto Poltico Pedaggico acontece dessa maneira avaliar as dificuldades dos alunos na apresentao de trabalho orais ou escritos em que os professores nas salas de aula envolve a realidade do municpio e o mundo para ocorrer uma maior interao dos contedos, a aprendizagem a prioridade da Escola Estadual Coronel Antnio Paes de Barros.

CONCEPO DE EDUCAO

ter uma sociedade inclusiva sem formas de descriminao, o respeito ao outro a cada cultura presente do local .Atravs da educao que a mediadora dos conflitos existentes do meio escolar e social por isso tem o grmio estudantil, associaes de pais e mestres como forma de propor solues de mudanas.Assim tornando-os cidados conscientes de seus atos dentro da sociedade.

CONCEPO DE ESCOLA

o lugar em que so discutidos a realidade geral ( os alunos, os funcionrios, a comunidade e escola) com a interao dos professores sendo meros instrumentos de conhecimentos proporcionados aos alunos.O dialogo dos problemas de forma democrtica com a participao de todos nas solues de melhora. a sua funo formar cidados adquiridos de conhecimentos crticos que tentem mudar a sociedade.Com a aprendizagem continua do saber.

MARCOS REFERENCIAIS

Marco operativo: Nossa Escola tem por misso assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanncia dos alunos na Escola, formando cidados crticos e conscientes preparados para o exerccio da vida profissional e para os desafios do mundo tecnolgico. (PPP Escola Estadual Coronel Antonio Paes de Barros, p.07).

Marcos filosfico e situacional: Observando e analisando nossas concepes, vamos encontrar inseridos os valores que precisamos e gostaramos de trabalhar, tais como: solidariedade, fraternidade, justia, igualdade, liberdade, mediao, respeito, diversidade e aceitao. (PPP Escola Estadual Coronel Antonio Paes de Barros, p.50).

A escola um texto escrito por varias mos. Metodologia: terica O objetivo de construir o PPP com base um instrumento terico-metodologico que vise o enfrentamento dos desafios cotidianos da escola de uma forma sistematizada, consciente, cientifica e participativa. o caminho mai adequado para reinventar suas finalidade e objetivos. Pag. 48

CONCLUSO

Ao analisarmos o PPP, desta instituio notamos que se inicia com um embasamento terico extremamente excelente, pois nele se encontra todos os devidos eixos norteadores para a elaborao de um PPP. Porm ao compararmos com a realidade vivida pela escola, vimos que h muito o que se modificar neste projeto, pois ele traz a iluso da escola perfeita, no retratando a realidade e as dificuldades vividas pela distinta instituio.

REFERNCIAS

VASCONCELOS, Celso dos Santos, planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto poltico pedaggico. So Paulo, Libertad, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro, Perspectivas para reflexo em torno do projeto polticopedagogico. So Paulo, Papirus, 1998.

You might also like