You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAO ALANE MIRANDA DE OLIVEIRA DAYSE PATRICIA DOS SANTOS ARRUDA IRENE MYRELLE

CAVALCANTE TORRES ISRAEL DE FRANA TENRIO MARTHA VANESSA LIMA DO NASCIMENTO SHANDERLY SILVA DE ARAJO

PLANEJAMENTO DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Macei 2011

Planejamento de ensino bimestral

Ano: 2011

Turma: 6 ano

Disciplina: Histria

Tema: Descobrimento do Brasil.

Justificativa: O tema foi escolhido em conjunto com os professores, com o objetivo de induzir o aluno a formar uma viso crtica a respeito do descobrimento e que estes a partir do que foi apresentado desenvolvam um carter de justia sobre os reais acontecimentos.

Objetivo geral: Proporcionar aos alunos o entendimento acerca do perodo da colonizao, investigando os relatos histrico-culturais, a fim de direcion-los ao rompimento de mitos pela sociedade.

Objetivos especficos: Descrever a cultura dos habitantes nativos antes do descobrimento do Brasil; Descrever os reais objetivos que motivaram as expedies; Descrever o que foi encontrado pelos portugueses em questes de cultura e riquezas naturais; Comparar o comportamento dos portugueses e dos ndios em relao ao primeiro contato na chegada ao territrio; Comparar as diversas obras sobre o descobrimento do Brasil em relao aos acontecimentos.

Contedos: Chegada dos portugueses ao Brasil; Relao com os ndios; Explicao dos recursos naturais; A importncia da chegada dos Jesutas; Catequizao dos ndios; Colonizao brasileira; Na atualidade como se encontra a cultura indgena.

Metodologia: Pesquisas na internet e na biblioteca sobre o tema para compreender a relao inicial e o contato entre os ndios; Explorar as denominaes que o territrio descoberto recebeu,

proporcionando um estudo acerca do que foi encontrado pelos portugueses em termos de cultura, riquezas naturais. Elaborar um debate com os alunos para que possam desenvolver um carter de justia sobre o descobrimento do Brasil e os diversos acontecimentos mencionados; Produo coletiva de textos sobre os contedos; Produo individual de textos sobre o tema abordado, para a finalizao bimestral; Exposio dos trabalhos realizados pelos grupos.

Avaliao: Dar-se- a partir de uma prova presencial aberta, resoluo de exerccios, elaborao de trabalhos em grupo e uma produo de um texto individual que ser usado para somar nota com a avaliao da prova presencial aberta. O trabalho de pesquisa individual e em grupos contar com o acompanhamento dos professores e ao final sero entregues aos prprios educadores, posteriormente as entregas, a avaliao ser finalizada com um debate em sala.

You might also like