You are on page 1of 16

O tomo de Hidrognio

Prof. Marcos Malta Departamento de Fsico-Qumica

O tomo de H constitui um dos poucos sistemas qumicos que possui uma soluo exata da equao de Schroedinger. Para todos os outros tomos, temos solues aproximadas, que muitas vezes se apoiam no conhecimento da soluo para o H.

A coordenadas polares esfricas so as coordenadas naturais para tratar do tomo de H

Um modelo para o tomo de H consiste de um ncleo, de massa M e carga Ze, e um eltron com massa me e carga e, separados por uma distncia r.
Equao de Schredinger para tomo de H

Os operadores de energia cintica para o ncleo e para o eltron so

A energia potencial eletrosttica entre o ncleo e o eltron :

A do tomo de H pode ser apresentada como produto de uma N do movimento translacional com uma eletrnica do movimento do eltron em torno do ncleo

A parte que mais interessa aos qumicos a funo de onda eletrnica. A razo que os eltrons so os maiores responsveis pela natureza e o tipo das ligaes qumicas. Portanto, a parte eletrnica da equao de Schroedinger fica:

Reescrevendo essa equao substituindo o Laplaciano por coordenadas polares esfricas

A equao correspondente a funo ()


Resultado obtido para uma partcula girando em duas dimenses (em um anel)

Para obter a funo () deve-se resolver a equao

Finalmente, a ltima equao a ser resolvida a de R(r)

Nesta equao se impe a condio de contorno para R(r) (de que deve tender a zero a grandes distncias do ncleo). Aparece ento, um terceiro nmero quntico, n, que surge da restrio do nmero quntico l no poder ter valores maiores que entre 0 e n-1, pois para valores maiores no existem solues que satisfaam as condies de contorno impostas.

Estrutura dos tomos hidrogenides (Atkins)

Ep coulombica eltron-ncleo

Termo que depende do momento angular (na F.C. chamado de efeito centrfugo)

Existem dois efeitos competitivos quando l=0 e l0: Para l0 prximo do ncleo (r0) o termo repulsivo domina a componente coulombica atrativa. Longe do ncleo as duas energia potenciais efetivas so semelhantes

1. Proximo do ncleo a funo de onda radial proporcional a rl 2.Todas as funes de onda tendem exponencialmente a zero a grandes distncias do ncleo.
Portanto, quando l0 (e rl=0 quando r=0) a densidade de probabilidade de encontrar de encontrar o eltron no ncleo nula, e que, quanto maior o momento angular de orbital, menor a probabilidade de encontrar o eltron no ncleo. Por outro lado, quando l=0, (e rl=1 mesmo quando r=0), a densidade de probabilidade de encontrar o eltrons no ncleo diferente de zero.

Justificativa... (no caderno)

You might also like