You are on page 1of 5

Embora isso seja loucura, h, contudo mtodo nela.

Shakespeare Que isto de mtodo, sendo, como , uma coisa indispensvel, todavia melhor t-lo sem gravata nem suspensrios, mas um pouco a fresca e a solta, como quem no se lhe d da vizinha fronteira, nem do inspetor de quarteiro Machado de Assis 8.1 Mtodo Nas duas citaes feitas acima, estamos diante de pontos centrais do nosso tema de metodologia tudo se beneficia de haver um metodo, mas se deve ter cautela para no abusar disso. Methodos vem de meta e hodos, atravs ou ao longo do caminho... Metodologia seria o estudo do caminho ou a cincia do caminho. Se pretender que seja um caminho racional para facilitar o conhecimento, ele deve servir para ser usado repetidamente por outros. O mtodo cientifico esta definido em: estrutura da parte do processo de conhecimento em que so elaboradas e testadas hipteses que dizem respeito cincia. Generalizando o mtodo cientifico acaba sendo a descrio e busca dos caminhos para solucionar problemas que at no senso comum acabam tendo uma Metodologia. Quadro O Mtodo Emiliano Diz-nos que h a possibilidade de assumir que resultados intudos esto corretos sem que tenhamos entendido, esse mtodo acaba sendo usado na cincia e nas tecnologias. No livro A mente nova do Rei, escrito por Penrose, nos escreve no incio do livro que h partes matemticas que os leitores devem pular fazendo de conta que elas no existem, ou seja, devem aplicar o mtodo Emiliano para que no confundam durante a leitura. Os praticantes de cincia refinam o mtodo, exemplificando de forma to simplificada, podendo conforme o caso se servir de diversos apoios como instrumentos e bibliografias. A diferena fundamental do senso comum para o uso da cincia, que a mesma deve ser divulgada, e apresentar uma critica do processo... Quadro

8.2 Estudo da metodologia cientfica. Para que serve estudar a metodologia cientfica? //para boa parte dos cientistas para nada, pois eles se dedicam a fazer a cincia e no a sua metodologia. Para se fazer uma pesquisa, no basta apenas utilizar um nico mtodo, mas na verdade, deve-se discutir os mtodos e verificar os caminhos e resultados. Tanto que no podemos considerar apenas um mtodo nico e infalvel, o que acontece muito no censo comum. Inclusive o monge Ramon Llul imaginou um mtodo nico e universal chamado de carta magna. Conjunto de postulados que poderiam resolver todos os problemas. No podemos nos prender a uma nica metodologia, por que h uma evoluo, e ela mesma precisa ser modificada ao longo do tempo assim como o conhecimento. A metodologia parte do conhecimento, a metodologia faz parte da epistmologia pois permite analisar criticamente os processos do conhecimento. Devemos adotar o principio da incerteza para a metodologia assim como era adotado para a teoria. No existe um mtodo que se possa dizer que no ter erro ou que possa dar outras alternativas para no fracassar. nica afirmao que podemos fazer que possui mtodos mais adequados que outros. Os mtodos so os caminhos para se chegar a um destino, mas no podemos automatizar o procedimento, pois assim no estaramos indo em busca do conhecimento, e no criaremos outros mtodos. Qualquer mtodo por melhor que seja, no pode ser usado a cega, pois mesmo para o melhor pesquisador, poder trazer a resultados sofrveis e ele no estar exercendo criatividade. Houve propostas de alguns filsofos como Bacon, que propuseram implantar o empirismo nas escolas como prottipo de mtodo cientifico, porem apenas uma aplicao particular e as vezes insuficiente do mesmo. Epistemologia- s.f. Estudo das cincias, no que cada uma, e o seu conjunto, tem por objeto apreciar seu valor para o esprito humano; teoria do conhecimento.

8.2 Em torno do metodo: deduo e induo in.du.o sf (lat inductione) 1 Ato ou efeito de induzir. 2 Raciocnio em que de fatos particulares se tira uma concluso genrica. de.du.o sf (lat deductione) 1 Ao de deduzir. 2 Conseqncia tirada de um princpio. 3 Filos Modo ou processo de raciocinar, partindo da causa para os efeitos, do princpio para as conseqncias, do geral para o particular. Antn (acepo 3): induo; Descartes comea seu tratado, discurso do metodo, dizendo que o bom senso parece ser o bem melhor distribuido na terra: todos acham que tem o suficiente, ninguem reclama que deseja mais bom senso do que ja tem. No entanto existe algo chamado duvida, como temos certeza que um conhecimento verdadeiro? A duvida permite nossa tomada de consciencia ea critica do conehcimento. Desse modo Descartes mostra os principios que devem ser utilizados na resoluco de problemas, e que deveriam ser utilizados em qualquer busca de conhecimento: Usar apenas o que se considera evidentemente verdadeiro (no apenas o provavel) Dividir um problema em partes ( o que podemos chamar de analise do problema) Comear a resoluo do problema pela parte mais simples e ir aos poucos aos assuntos mais complexos.(o que se pode assimilar a sintese) Rever tudo para ter certeza que no esqueceu nada.

Ja a induo refere-se ao metodo que, a partir de dados particulares, permite inferir uma generalizao para o conhecimento que inclua a maior parte daqueles dados de partida, sendo necessario obtermos, antes, uma relao entre os fatos particulares. A justificativa para a induao ser possivel, a crena que de que h fenomenos que exibem alguma caracteristica de analogia, ou seja, acredita-se que provavel uma repetio de caracteristicas. O problema que , h sempre o risco de que os dados no serem suficientes para uma generalizao, o que pode levar a falsas generalizaes. Devemos acrescentar ao que ja foi dito acerca de Popper que ele no acredita no valor da induo para o progresso da ciencia. O que chamado de problema de Hume , que a necessidade de testar infinitamente todas as situaes de uma lei ou teoria para justificar a induo.

H muitas dificuldades em admitir que o indutivismo suficiente como metodologia cientifica. Algumas dessas decorrem de que dificilmente conhecemos a totalidade das causas de um fenomeno. Alem disso, de um dado conjunto de fatos se podem extrair inumeras teorias. Pode-se observer, ainda, que historicamente o metodo indutivo no se mostra capaz de dar os necessaries saltos epistemolgicos. Exemplo , povos antigos usavam astronomia de posiao, na qual observavam eventos no cu para criar tabuas de efemrides, que permitiam indutivamente calcular e prever eclipses e outros eventos. Ja os gregos, procuravam saber as causas e fizeram hipoteses sobre o diametro e as distancias da terra ao sol e lua, bem como sobre os diametros relativos destes e assim puderam explicar os movimentos dos corpos celestes que observavam, ou seja, criaram uma teoria. A deduao, em um movimento contrario ao da induao, chega de forma logica a resultados que ainda no tinham sido explicitados, a partir de argumentos verificados como corretos e gerais. Assim, por exemplo, deduzir que a soma dos angulos internos de um triangulo de 180 graus nada mais do que reveler uma propriedade derivada do postulado sobre a existencia de retas paralelas que estava oculta. 8.5 Aplicaes metodolgicas. O autor, aps expor a importncia de um mtodo, mostra em que contexto este mtodo deve ser inserido, sendo que no se segue uma regra ou mesmo uma definio certa de qual mtodo deve ser utilizado em cada aplicao, bem como as etapas do mtodo podem no ser seguidas conforme especificadas, mostrando que o mtodo no uma receita de bolo que deve ser seguida a risca sem interferncia do individuo, pois achar um mtodo pode exigir inventar uma teoria. Um ponto de grande relevncia a afirmao de que com todas as metodologias pode acontecer de uma pesquisa bem arquitetada no chegar aos resultados propostos ou se revelar invivel, o que pode acontecer no inicio ou no final do trabalho., e ele ainda complementa afirmando que o erro est ligado formao e reviso de hipteses , portanto o erro se torna um ponto crucial para a construo do conhecimento. Dicionrio Mtodo: 1 Conjunto dos meios dispostos convenientemente para alcanar um fim e especialmente para chegar a um conhecimento cientfico ou comunic-lo aos outros. 2 Ordem ou sistema que se segue no estudo ou no ensino de qualquer disciplina. 3 Maneira sistemtica de dispor as matrias de um

livro. 4 Maneira de fazer as coisas; modo de proceder. 5 Circunspeco, prudncia. 6 Mat Conjunto de regras para resolver problemas anlogos. Erro: 1 Ato de errar. 2 Equvoco, engano. 3 Inexatido. 4 Uso imprprio ou indevido. 5Apartamento da honestidade ou da justia. 6 Desregramento, mau comportamento. 7 Conceito equvoco ou juzo falso. 8Doutrina falsa. 9 Culpa, falta.

You might also like