You are on page 1of 29

SRI SHIVA LING PURANA

O Sri Shiva Linga Purana nos faz perceber como o Ocidente perdeu a prpria tradio e afastou o homem da natureza e do divino. Aqui nos revelado a como descobrir que os ritos e as crenas do mu ocidental so muito prximos do Shivaismo e facilmente explicveis c ajuda dos textos e dos ritos preservados na ndia. Foram as religies relativamente recentes do mundo ariano e semticojudasmo,cristianismo,islamismo e comunismo- que afastaram o hom resto da criao e da experincia religiosa e mstica milenar, cuja tra se preserva na ndia ate os nossos dias e que o Ocidente devera encon se pretende sobreviver. Textos utilizados para o estudo deste comentrio. Skanda Purana Shiva Purana Atharva veda samhita Sri Linga Purana Rigveda samhita Bhagavata Purana Gopathabramana Agni Purana Shwetashvatara upanishad Taittitriya upanishad

Mundaka upanishad Shiva samhita Gherenda samhita Shiva Swarodaya Kularnava tantra Mahanirvana tantra Tantra raja Manu smriti Hatta yoga pradipika Ashvalayana grihyasutra Rudrasukta Shiva pradosha strotam

Prefaci o
Este tratado filosfico no um ensaio da historia das religies, o reflexo de uma experincia pessoal e da descoberta aps muitos anos de estudo e tambm minha experincia atravs de vrios contatos pessoais com variados aspectos da cultura hindu. O tema tratado aqui Anterior ao hinduismo Vdico,a religio grega , ao zoroastrismo etc, esse culto surge primeiro como resultado dos esforos do homem, desde suas origens mais distantes, para compreender a natureza da criao, sua beleza, sua crueldade, seu equilbrio e a maneira como pode se integrar na obra do Criador, cooperar com ele. Aos poucos percebemos que tudo o que me parecia valido nas religies ulteriores so apenas remanescentes parciais,deformados e

s vezes desnaturados ou habilmente dissimulados , desta antiqssima sabedoria resumida nos cultos a Shiva. As concepes que o Shivaismo nos fornece sobre a natureza do mundo material e sutil, assim como seus mtodos ,a yoga, o sankhya(cosmologia) e o tantrismo,representam um conhecimento da natureza e do cosmo jamais igualados. As forcas obscuras que parecem reger o mundo moderno do mostras de muita habilidade para afastar, deformar e anular todos os impulsos do homem em direo as realidades fundamentais, ordem divina do mundo.Assim que um bosquejo em direo luz se faz sentir e imediatamente controlado por aqueles que devem desnatur-los, explor-lo e transformar o benfico em malfico. difcil para o homem alcanar o verdadeiro saber e a sabedoria. Os homens, dizem os Upanishads, fazem parte do rebanho dos deuses, e no agrada aos deuses perder cabeas do rebanho. por isso que os deuses pem obstculos nos caminhos do conhecimento, o qual poderia permitir ao homem libertar-se , escapar da escravido , da armadilha( pasha) do mundo natural. Os yogues , durante sua preparao, adquirem poderes msticos cada vez mais extraordinrios. Se se deixam levar para essas tentaes , iriam se desviar do seu objetivo. Por outro lado, quando a humanidade, em seu conjunto, torna se um perigo para as outras espcies, para o equilbrio da natureza, os deuses inspiram os homens a loucura que os conduz sua destruio. No entanto, um caminho permanece sempre aberto para a volta do homem a seu verdadeiro papel, cooperao na obra divina.

Esse caminho ensinado pelo Shivaismo, no tem nada a ver com as falsas virtudes, os problemas morais ou sociais artificiais em que se comprazem as religies e as sociedades modernas, cujo objetivo precisamente enganar os espritos, afastar os homens dos valores reais e, portanto conduzir a humanidade ao suicdio. O caminho do Shivaismo seria um dos poucos que poderia permitir humanidade a se salvar. O principio do Shivaismo o de que nada existe no universo que no faca parte do corpo divino, que no passa de um caminho para alcanar o Divino,todos os objetos , todos os aspectos do homem todos os fenmenos naturais, as plantas, os animais, todos podem ser pontos de partida para nos aproximarmos do divino. No existe nem alto nem baixo, funes inferiores ou superiores, profano ou sagrado, se reconhecemos a ordem divina em todas as coisas, todas as nossas funes psquicas, todas as nossas aes ou potencialidades,seremos mos companheiros ( kaula) do deus. Ou participantes ( bhaktas) ,se pelo contrario ignorarmos ou nos recusarmos a ver a ordem universal em tudo o que constitui nosso ser fsico ou mental e os laos nos unem , em todos os nveis, ao mundo natural e csmico, atramos sobre nos a loucura destruidora, que a manifestao da clera dos deuses. O universo uma obra maravilhosa de harmonia, beleza e equilbrio.Outros universos so possveis, baseados em outras formulas, aquele que o homem se encontra o resultado de uma forma de pensamento dessa principio imenso, incognoscvel, indefinvel, de onde surgiram os deuses, a matria e a vida.

O mundo mineral, o mundo vegetal, o mundo animal e humano e o mundo sutil dos espritos e dos deuses existem um pelo outro, um para o outro. No poderia haver uma verdadeira aproximao do divino, uma bisca do divino, uma cincia , uma religio, uma mstica que no levasse em conta essa unidade fundamental da criao. para os buscadores sinceros e de boa vontade , perdidos num mundo de falsos valores, traumas e vcios que preparamos esse pequeno comentrio do Linga Purana, talvez muito insuficiente, mas que pode lembrar a alguns que existiu, que ainda existe, um caminho para a sabedoria, que a busca da compreenso da natureza do mundo e da cooperao na obra divina.

Om Swa

As duas fontes de religio.


O fenmeno religioso, desde o nascimento das civilizaes urbanas, manifestou se e concretizou se, entre os povos sedentrios, sob dias formas opostas e contraditrias. Uma ligada ao mundo da natureza, e a outra organizao da vida coletiva da cidade. O corpo o instrumento de todas as realizaes humanas e deve ser tratado como tal, assim ensina a yoga, a criao em sua totalidade, beleza, florescncia, crueldade, harmonia a expresso do pensamento divino, por assim dizer a materializao, o corpo de Deus. Somente aqueles qie compreendem o mundo natural, que se identificam com ele, que ocupam um lugar entre as arvores, as flores, os animais,podem realmente aproximar se do mundo dos espritos e dos deuses.

Conformar se com o que , dharma ( swalakshanadharanad dharmah) a palavra dharma significa lei natural, conforma se a ela a nica virtude. No h melhor caminho que no seja a realizao daquilo que somos pelo nosso nascimento, nossa natureza e nossas aptides. Cada qual deve representar o melhor possvel o papel que lhe cabe no grande teatro da criao, se o homem tentar atribuir a si mesmo um papel que no o seu na sociedade, torna se um inimigo da humanidade, se ele um predador, um inimigo de outras espcies, torna se o inimigo dos deuses, o inimigo da criao. Outra forma de religio a da cidade, ou da sociedade dos homens,ela pretende impor sanes divinas a convenes sociais,erige leis humanas em atos sagrados, , serve de desculpa s ambies dos homens, que pretendem dominar o mundo natural, fazer uso dele, atribuir-se uma posio nica em detrimento das outras espcies, vegetais, animais ate supranaturais. Foi sob influencia das concepes religiosas dos conquistadores nmades, que as religies da cidade adquiriram um carter antropocentrista, que no era aparente na origem. Foi sob influencias das concepes religiosas rudimentares dos conquistadores nmades ,que as religies da cidade adquiriram um carter antropocentrista, que no era aparente na origem. Os povos nmades no tem verdadeiro contato com o mundo da natureza. No vivem em comunidade com lugares, arvores, animais, a no ser com aqueles que eles dominaram ou domesticaram. Caminha com seus deuses e lendas, e que so mais predispostos que os outros simplificao monotesta.

O culto a Shiva essencialmente uma religio da natureza. Shiva representa aenas um aspecto da hierarquia divina, aquele que concerne ao conjunto da vida terrestre. O shivaismo , ao estabelecer uma coordenao realista entre os seres sutis e os seres vivos, sempre se ops ao antropocentrismo das sociedades urbanas. O Shivaismo ensina aos homens a no dar importncia as leis humanas para reencontrar as leis divinas, seu culto ,que desencadeia as potencias da alma e do corpo, encontrou uma viva resistncia por parte das religies urbanas que o consideravam anti- social. Shiva representado por elas como o protetor daqueles que se mantm afastados da sociedade convencional. O perigo do monotesmo que ele resulta numa reduo do divino a imagem do homem, uma apropriao de Deus a servio de uma raa eleita. o oposto da verdadeira religio. Pois serve de escusa sujeio da obra divina s ambies do homem. Qualquer religio que considera seus fieis como eleitos que pretendem ter recebido de um deus o direito e o dever de propagar suas crenas, seus costumes e destruir ou sujeitar os incrdulos, no passa de um impostura. As cruzadas, as misses, as guerras santas so as mascaras da homogenia e do colonialismo. No Rig veda (II-21-5) o livro sagrado dos invasores arianos, pedia ao deus Indra que no permitisse que os adeptos do culto de Shiva, que eles chamam de Shishna-devas, adoradores do Linga, pudessem aproximar se de seus sacrifcios e rituais.Todavia o poder da magia misteriosa de Shiva nunca pode ser ignorada impunemente e teve de ser reservado um lugar para o culto de Shiva , apesar da hostilidade que sempre lhe demonstram os senhores da cidade.

S com o desenvolvimento do novo bramanismo que os ritos ao linga no arianos foram incorporados as crenas arianas, formando um elemento essencial do Shivaismo histrico.Os maiores santurios tiveram que lhe reservar um grande espao, sem duvida a contragosto. Um deva da juventude, dos humildes e da ecologia, protetor dos animais e das arvores, Shiva e acusado de ensinar os segredos do saber aos sudras, aos humildes, de estar cercado de bandos de jovens delinqentes que zombam das instituies da sociedade e dos governos de velhos. No Shivaismo, a transcendncia em relao s normas da vida ordinria traduzida no plano popular pelo fato de Shiva, entre todas as coisas, representado como o deus patrono daqueles que no levam uma vida normal e at mesmo fora da lei. ( yoga trantrika-pg 432) O contato co as forcas que animam o infra- humano e o suprahumano, que os fieis de Shiva buscam, levao-os a uma recusa do poltico, das ambies e dos limites da vida socializada, no se trata de um reconhecimento da harmonia do mundo, mas de uma participao ativa numa experincia que ultrapassa e perturba a ordenao da vida material. Ao longo da historia , as sociedades urbanas e industriais, exploradoras e destruidoras do mundo natural, opuseram-se a qualquer aproximao ecolgica ou mstica, a libertao do homem, sua felicidade. As guerras, os genocdios, as destruies de civilizaes inteiras sempre tiveram por base as religies da cidade. Todas as vezes que o culto a Shiva reapareceu ele foi banido da cidade que s admite os cultos que do importncia desmedida ao homem, que permite e

escusam suas depredaes e condenam as formas de xtase que possibilitam um contato direto com o mundo mistrios dos espritos. Durante toda a historia da ndia, encontramos diatribes contra as diversas seitas shivaistas, suas praticas, seus sacrifcios sangrentos, seus ritos. Quer se trate do bramanismo ou do vedismo, sempre encontramos a mesma oposio aos remanescentes da antiga religio fundada no amor natureza, na busca exttica, as mesmas perseguies aos shivaismo ou as outras seitas msticas. Umas das armas das religies urbanas a tirania moral, baseada em dogmas que lhes permitem disciplinar o homem, opor-se sua realizao.O puritanismo totalmente desconhecido no mundo natural, na religio natural apresentada pelo Linga Purana. A religio em sua forma atual que preciso distinguir dos ensinamentos originais, representa um desvio caracterstico do conceito religioso que j no considera o conjunto de obras do Criador, mas apenas a doutrinao do homem com objetivos de poder.A expanso colonial do mundo cristo um exemplo evidente disso. A religio crista impe , especialmente s coisas da carne, um cdigo moral de extremo rigor. Condena o amor em si, o orgulho da vida. Vai portanto de encontro aos instintos mais poderosos do animal humano. Essa religio , ao introduzir para as faltas morais a noo teolgica de pecado, isto , de ofensa direta a Deus, faz pesar sobre a existncia a carga insuportvel de uma culpabilidade , a espera de um julgamento e de um castigo eternos, que correm o risco de entravar toda ao e extinguir toda alegria. No h nada semelhante no culto antigo do Shivaismo. A perseguio a sexualidade, elemento essencial da felicidade , uma tcnica caracterstica de todas as tiranias patriarcal, poltica ou

religiosa. A ndia onde o Shivaismo permaneceu como um componente essencial da vida religiosa, foi parcialmente preservada do fetichismo moral que prevaleceu no Ocidente. No atribui nenhum valor absoluto, nenhum carter categrico a normas de comportamento.na pratica atual do shivaismo indiano , encontramos um numero muito grande de elementos que permaneceram idnticos queles que os textos mais antigos mencionam. O Shivaismo e seus mtodos de yoga e o trantrismo constituem uma aproximao do mundo natural e sobrenatural profundamente realista que tende, de maneira peridica a restabelecer sua influencia quando os homens comeam a compreender que foram desviados do respeito s leis naturais elas religies urbanas e buscam retornar as praticas e ritos mais conformes razo de ser da criao. A profunda influencia do Shivaismo sobre o conjunto do pensamento indiano, na atitude dos hindus em relao aos animais, aos homens e aos deuses , salvaguardou em grande parte, na ndia , o respeito pela obra do Criador e um esprito de tolerncia fundamental que s muito raramente subsistiu em outros lugares. Aps os ataques que lhes foram dirigidos pelo vedismo e pelo budismo, e depois pelo puritanismo islmico e cristo, o shivaismo tende a encerrar-se num certo esoterismo, e assim no fcil abordlo. As classes modernizadas da ndia fingem ignor-lo, mas isso no afeta a sua vitalidade profunda. O Shivaismo continua sendo essencialmente a religio do povo, mas tambm a dos maiores graus da iniciao no mundo Hindu. No h de fato outra verdadeira iniciao seno a shivaista, todos os cultos de mistrios so de carter shivaista.

A herana do Shivaismo a base da experincia dos hindus, se bem que com freqncia sob uma forma desnaturada e tornada inspida pelo puritanismo e avareza sexual, que so enfermidades endmicas do bramanismo vdico, assim como de todas as religies que se tornaram religies de estado. O poder temporal , a riqueza, a hierarquia autoritria das instituies religiosas so incompatveis com a liberdade necessaria a toda pesquisa que se trate da experincia mstica ou descoberta cientifica. A igreja tentou e ainda tenta eliminar tanto os msticos quanto os cientistas, seus sacramentos so apenas ritos sociais, e no mais a transmisso de poderes sagrados.Sua moral reduz a uma perseguio do sexual que faz daqueles que suportam sua tirania seres frustrados, agressivos e perigosos.

Elementos de historia.
A ndia graa a seu sistema social, permitiu s diversas raas humanas coexistirem e subsistirem em seu territrio, sem se destrurem ou se misturarem, mantendo, em larga escala , suas instituies e suas culturas. por essa razo que encontramos na ndia grupos humanos, sociedades , religies atualmente minoritrios, que em outros lugares foram destrudos ou assimilados por grupos mais poderosos. Encontramos na ndia sob forma viva , os ritos, os smbolos , as crenas de religies , cuja existncia em outros lugares s conhecemos atravs de vestgios arqueolgicos e aluses literrias. Na ndia podemos reviver e compreender as vezes de maneira quase integral os ritos e as crenas que pertenceram ao mundo mediteraneo e ao Oriente Mdio na antiguidade.

Alem das caractersticas fsicas possvel reconhecer os grupos tnicos da ndia tambm por sua famlia lingstica, sendo que os principais correspondem aproximadamente a trs grandes pocas do desenvolvimento das civilizaes paleoltica, neoltica e moderna. Essas famlias linguisticas esto representadas na ndia pelas lnguas munda, dravidicas e arianas. Esses grupos humanos e os elementos tnicos, lingsticos, religiosos, sociais que lhes so caractersticos representam , de fato etapas de uma evoluo particular da espcie humana, as quais no so necessariamente sinnimo de progresso. Encontramos traos deles por toda parte, as vezes apenas no que chamamos de vestgios pr- histricos, as grandes famlias raciais e lingsticas da ndia podem, portanto ser uma chave para a compreenso das culturas desaparecidas em outros lugares. O sistema to depreciado das castas( varnashrama) permitiu a sobrevivncia dos povos mais diversos, dos menos agressivos, dos menos dotados para a civilizao industrial. Nas sociedades ditas democrticas , os mais fracos so infalivelmente despojados , destrudos, culturalmente aniquilados . Presenciamos no passar dos templos o genocdio dos pigmeis e aborigenes da Austrlia, assim como nos dias modernos da invaso do Tibet pela China. Em alguns sculos muitos povos da Amrica perderam sua cultura, sua religio,muitas vezes sua prpria lngua e at a lembrana de sua historia.As tragdias da historia so as invases devastadoras , as revolues culturais, apoiando -se sempre em novoa cultos. O comunismo , nesse sentido um culto, assim como no cristianismo ou o islamismo. Os grupos humanos mais brbaros e menos evoludos massacram, em nome de ideologias freqentemente rudimentares,os

detentores do saber, queimam as bibliotecas, e destroem os monumentos. Nada mais resta da prodigiosa cidade do Mxico que os primeiros conquistadores espanhis descreveram como a mais bela do mundo. Quer se trate de invasores externos ou de revolues internas, os resultados so os mesmos, muitas vezes so necessrios sculos para que sejam recuperados alguns restos da herana perdida. Os adivasis( ou primeiros ocupantes) falam lnguas munda, formam um dos grandes grupos raciais e lingsticos ao lado dos dravidianos, e dos arianos, segundo fontes histricas a raa mais arcaica que tenha sobrevivido, um povo novo de pele morena e cabelos lisos, que fala uma lngua aglutinante, aparece na ndia, entre os povos munda durante o neoltico. Esse povo e sua religio o Shivaismo iriam representar um papel fundamental na historia da humanidade. A origem deste povo que denominamos dravidianos obscura. Segundo a tradio teria vindo de um continente , tragado pelo mar, situado a sudoeste da ndia. Esse mito faz pensar no mito de Atlntida. No possvel que outras ramificaes do mesmo povo tenham chegado frica e aos Mediterrneo, da a dificuldade em atribuir com certeza um lugar de origem revelao do Shivaismo. A lngua e a cultura dravidianas que ainda hoje so as das populaes do sul da ndia , parecem ter estendido sua influencia da ndia ao Mediteraneo, antes das invases arianas. Em vrios paises do oriente mdio e mesmo na Europa encontramos a influencia do perodo dravidiniano na cultura e religies locais. No continente indiano os centros de cultura dravidianas pr- arianas que deixaram vestgios arqueolgicos importantes encontram-se principalmente no vale do Indo, atual paquisto, em particular em Mohenjo- daro e Harappa.

A imigrao dos povos nmades arianos- erroneamente chamados indo- europeus- que deixaram as regies que atualmente compem a unio sovitica , por razoes provavelmente climticas e inavadiram em levas sucessivas a ndia, o oriente mdio e a Europa, iria representar um papel consideravel na historia da humanidade.

As religies promordiais
Na ndia quatro religies principais correspondem s diversas abordagens do problema do sobrenatural que se encontram e se opuseram no curso de uma longa historia,elas representam as aquisies do pensamento religioso da humanidade desde sua mais remota pr- historia. Todas as religies ulteriores so apenas adaptacoes de elementos provenientes dessa prodigiosa herana. Por mais que se diga ao contrario jamais se encontram elementos realmente novos.as quatro religies da ndia antiga correspondem a quatro concepes distintas do mundo e dos deuses, cuja disseminao que em muito ultrapassou as fronteiras da ndia, parece ter tido um carter universal. A primeira dessas concepes a que podemos denominar animista.

O Senhor da Yoga
Os mtodos de yoga provem do Shivaismo pr-histrico, Shiva o senhor da yoga,os metodos de yoga implicam um conhecimento ate hoje no- igualados das estruturas do ser humano, dos laos que

unem o fsico e a mente dos poderes latentes do homem e das tcnicas que permitem desenvolve- los e utiliza- los para fins de conhecimento, que vo do mundo fsico ao mundo supranatural. Foi atraves dos mtodos de yoga que os sbios da ndia antiga aprenderam a ultrapassar os limites dos sentidos, a sair das dimenses do espao e a perceber as estruturas do infinitamente pequeno( paramatma), como tambm do infinitamente grande ( brahman), a descrever objetos e continentes longnquos , a estabelecer contato co os mundos invisveis ( sidhas) , e desenvolver as aptides do homem, a controlar seus mecanismos vitais, e a utilizar suas energias vitais para obter realizacoes tanto materiais como espirituais e as superaes das barreiras da vida para chegar finalmente identificao com o divino. A yoga tem como fundamento as correspondncias analgicomsticas entre o macrocosmo e microcosmo. No corpo estam presentes e agem todos os poderes que se manifestam e operam no mundo, - Mais longe que o mais longnquo, ele esta bem mais perto no corpo, para os seres iluminados ele esta na caviade do corao. ( mundaka upanishad-III-i-7). Pela instrospeccao o yogue descobre em seu prprio corpo a existencia de certos centros ligados as faculdades sutis.Esses centros so chamados de engrenagens ou cackras ou ltus padma. Desses centros partem aterias sutis nadis, que os ligam aos centros de percepo do pensamento e da cosnciencia, que se encontram eventualmente no crebro.

O conjunto de nadis parte de um centro, o Muladhara- raiz, que corresponde ao aspecto material da criao, ao principio terra- privitti ta, bn hm m ngfn

Brahmacarya -Errante na Imensido.

A viagem sempre um smbolo da experincia iniciatria,denomina-se brahmacari um aprendiz ou um monge errante que busca adquirir o saber e o conhecimento e que para isso deve renunciar por um certo tempo a todas as preocupaes materiais e mendigar seu alimento. Na primeira parte da vida todo homem deve consagrar -se essencialmente ao estudo,depois disso deve praticar a vagueao e passar pelas provas de iniciao. S em seguida poder participar da vida social e se desejar casar-se. Para ser liberado , deve-se satisfazer os sbios pelo estudo, em seguida aos deuses pelos sacrifcios e no final os ancestrais engendrando filhos ( Shiva Purana-II_12-32). No momento de renunciar ao mundo o candidato a vagueacao deve convidar dois sacerdotes , lavar-lhes os ps, oferecer lhes comida, dar-lhes roupas e dinheiro. Levando apenas uma tanga um cordo sagrado e um basto, assim como os assessrios dos rituais de oferenda , deve se retirar se para o beira do mar, para uma montanha p para perto de um rio onde se efetuara os rituais.( Shiva Purana-85-90) O homem que procura alcanar o conhecimento deve de preferencia viver na floresta( vanaprastha) livre de qualquer preocupao material. Deve buscar para si um mestre qualificado e fazer tudo para agrada-lo e servi-l0, este estando

satisfeito com o devoto lhe ministrar os ensinamentos ( Shiva Purana-32-33) Os monges tambm so chamados de sannyasis, ( aquele que dedica todo seu ser a busca do Divino) e se no for errante pode retirar se para a floresta. Graas a yoga , ele aprende a linguagem dos animais, e estes vem a ele sem medo, obedecem-lhe e seguem seus ensinamentos. As vezes encontra se esses ascetas nus nas florestas da ndia central, outros as vezes se retiram para os pores ou celas nas montanhas. Jamais vem algum, alimentam se de frutas e razes, em alguns casos fieis levam-lhes comida, deixando a certa distancia. Hoje em dia emprega se com freqncia a palavra brahmacari com o significado de casto, ou celibe, mas a castidade uma noo ambgua, nenhum homem casto, j que de uma maneira ou outra emite perioticamente seu semen, nem que seja dormindo. O que proibido aos sannyasis e brahmacaris no so as praticas sexuais, mas sim os vnculos e particularmente os atos reprodutores que , por suas conseguencias o ligam a sociedade, privando-os assim de sua liberdade (Shiva pradoska strotam) Os brahmacaris e os sannyasis no devem ter ligao que implique nos risco de concepo, mas devem ser economicos em seu smen, consagrando-o aos estudos e dedicao ao divino. Por outro lado em certos rituais um brahmacari ou

um sannyasi que devem unir -se ritualmente a uma padmini ou devadasi. A palavra brahmacari corresponde mais ou mesnos s bacharel, a idia de castidade no esta necessariamente implicada. Shiva com freqncia representado sob a forma de um brahmacari, de um jovem asceta errante, cuja aparncia perturba todos os seres e inspira-lhes desejo.

Descrio da Era de Kali-yuga segundo o Linga Purana.


A evoluo do mundo submetida a ciclos.Em varias ocasies a humanidade e o conjunto das espcies vegetais e animais conheceram sua infncia, sua idade urea,seu declnio e sua destruio.Cada um desses ciclos dividido em quatro perodos denominados yugas. O primeiro perodo a idade do Ouro ou idade da Verdade ou Satya-yuga, durante a qual o homem sbio, busca a auto realizao , esta em harmonia com a natureza e o cosmo, busca pelo Divino. O segundo perodo a Idade da Prata, o treta yuga, idade dos trs fogos ou dos ritos, O terceiro o do Bronze, ou Dwaparayuga, ou idade da indeciso, e o ultimo perodo e a Era de ferro ou Kali-yuga, ou idade dos conflitos. Neste ultimo perodo, no qual nos encontramos a humanidade trabalha para sua prpria destruio. A palavra kali significa conflito , querela, e no tem nada a ver com a deusa Kali ou a potencia do tempo , da morte.

Durante a Kali yuga , a desordem no equilbrio natural , na sociedade e seus valores fundamentais vai aumentando num ritmo cada vez mais acelerado,que anuncia o fim do ciclo e a destruio quase que total da humanidade (pralaya) ,fim que no estaria muito longe. A supremacia do homem sobre o mundo terrestre e a destruio gradual por ele das outras espcies vivas provocam a vingana ou castigo de Shiva, manifestada pela loucura que inspira queles que se opem a ordem natural da vida, loucura evidente no comportamento da humanidade moderna, formada por massas inconscientes conduzidas por dirigentes irresponsaveis e malficos. Mergulhados nos recnditos da ignorncia e pensando- Somos pessoas sabias e instrudas, esses loucos, expostos a mil males erram em aventuras como cegos conduzindo por um cego-( Mundaka Upanishad-I cap2.8). Nesta Era de Kali, os homens da raa de ferro , no cessaro nem durante o dia de sofrer as fadigas e miserias, nem durante a noite de serem consumidos pelas duras angustias que lhes enviaro os deuses. O pai ento no parecera com o filho, nem o filho com o pai, o hospede j no ser querido por seu anfitrio, o amigo pelo amigo, o irmo pelo irmo,como era antes.Assim que ficarem velhos os pais recebero s desprezo dos filhos, esses se expressaro com palavras rudes a seus pais,os filhos sequer experimentaro o temor dos cus, aos velhos que o alimentaro recusaro alimentos. Nenhum valor ter a promessa, o justo, o bem, ser ao arteso de crimes, ao homem todo desmedido que dedicaram seus respeitos,, o nico direito ser a forca, j no haver conscincia. O covarde atacara o bravo com palavras tortuosas, que apoiara com um falsa

promessa. Aos passos de todos os miserveis humanos estaro ligadas a inveja, a linguagem amarga, a face rancorosa, que se comprazem com o mal. No Linga Purana descreve os homens de Kali yuga como atormentados pela inveja, irritveis, sectrios, indiferentes s conseguencias de seus atos. So ameaados pela doena, pela fome, pelo medo e terrveis calamidades naturais. Seus desejos so mal orientados, seu saber utilizados para fins malficos, so desonestos, muitos perecero. A casta dos nobres e dos agricultores declinam, a classe operaria durante a era de Kali pretende governar e dividir com os letrados o saber, as refericoes, as cadeiras e as camas. Os chefes de estado so em sua maioria de origem inferior, so ditadores e tiranos. Matam os fetos e os heris, os trabalhadores querem assumir papeis intelectuais, os intelectuais o papel dos trabalhadores,, os ladres tornam se reis e os reis ladroes, as mulheres virtuosa so raras, a promiscuidade propaga se , a estabilidade e o equilbrio das castas e das idades desaparecem, a terra no produz quase nada em certos lugares e muito em outros, os poderosos se apropriam- se dos bens pblicos e deixam de proteger o povo,, cientistas de origem inferior sero honrados como brmanes( sbios ) e entregam a pessoas que no so dignas os segredos perigosos das cincias, os mestres avilvam se vendendo o saber, muitos refugiam se numa vida errante, por volta do fim da kali yuga o numero de mulheres aumenta e dos homens diminui. Na Kali yuga os animais se tornam violentos, o numero de vacas diminui muito, os homens de bem retiram- se da vida publica, haver

comida j cozida sendo vendida em praa publica, os sacramentos e a religio tambm estar a venda . A chuva errtica, os comerciantes desonestos, as pessoas que mendigam ou procuram por empregos so cada vez mais numerosos, no haver aquele que no empregue uma linguagem grosseira, que mantenha sua palavra, que no seja invejoso e fofoqueiro, pessoas sem moralidade iram pregar virtudes a outras, a censura reinara, associaes criminosas forma-se nas cidades e nos paises, faltara gua assim como furtas e vegetais. Os homens perdero os sentidos de valores, sofrero de dores, usaram cabelos revoltos, no decorrer de Kali yuga as pessoas nascero mas tero esperanas de vida que s ser de dezesseis anos, as pessoas tero invejas das roupas dos outros, os ladres roubaro os ladres, muitos se tornaro letrgicos e inativos, as doenas contagiosas, os ratos e as serpentes atormentaro os homens, homens sofrendo de fome e medo encontrar se ao nas cercanias e portes de varias cidades. Ningum vivera mais a durao normal da vida, que de oitenta anos, os ritos perecero nas mos de homens sem virtudes, pessoas praticando rituais transviados espalhar se ao por toda a parte, pessoas no- qualificadas estudaro os textos sagrados e torna se ao supostos peritos, os homens matar se ao uns aos outros e mataro tambm as crianas, as mulheres e as vacas, os sbios sero condenados morte. Entretanto alguns podero alcanar a perfeio em muito pouco tempo, excelentes devotos, com sinceridade continuaro a praticar a f e os caminhos da devoo,( Linga purana-II-cap-39-42-49).

A Kali yuga num certo sentido um perodo previlegiado, os primeiros homens ( satya yuga) ainda prximos do divino eram sbios, mas os ltimos homens os de Kali yuga, ao se aproximarem da morte, aproximam-se tambem do principio em que tudo volta ao seu fim. No meio das decadncia moral, das injustias, das guerras, dos conflitos sociais que caracterizam a era de Kali, o contato com o divino pela via descendente cada vez mais fcil. Os mritos adquiridos em um ano de Treta yuga podem ser obtidos em um ms de Dwapara yuga, e em um dia na Kali yuga ( Rudra samhita). No final de Kali yuga o justiceiro nascera na dinastia da Lua, seu nome ser Pramiti, ele comecara sua campanha com trinta e tres anos, e continuara por durante quarenta anos, massacrara milhes de homens, os homens matar se ao entre si e a anarquia ser completa, o medo reinara por toda a parte, todos desconfiarao de todos os homens iro se alimentar de vinho, carnes, razes e frutas, os raros sobreviventes no final de Kali yuga estaro em um estado deploravel, e em seu desespero comearo a refletir , Ser ento que repentinamente aparecera a nova idade de ouro. O sobreviventes das quatro castas sero a semente de uma humanidade nova. ( Linga Purana II-cap-39-46-55). H outras descries no Rudra Samhita que diz- O fim do mundo atual ser provocado por um fogo submarino ( kalagni), surgido de uma exploso semelhante a de um vulco denominado Vadara mukha, que consumira a gua que os rio trouxeram para o oceano. A gua transbordara do oceano e inundara toda a terra,o mundo inteiro ficara submerso.

Segundo alguns especialistas em energia atmica, uma exploso nuclear a uma certa profundidade no oceano poderia provocar uma reao em cadeia que decomporia a gua do mar, trata se entretanto do fim do ciclo atual da vida terrestre. A destruicao no ser total. Aps esse dilvio uma nova Era do Ouro ou Satya yuga renascera, o fim do universo ainda no esta perto, ainda sete vezes a humanidade devera nascer e morrer, no final dos tempos, a matria ira se reabsorver pelo processo inverso daquele pelo qual surgiu, em seguida exploso primordial. Nada nem matria, nem deuses, nem almas restaro neste plano mortal. O Rudra Samhita acrescenta- quando o universo chega ao fim, tudo o que existe mvel ou imvel dissolve-se, tudo mergulha na escurido, j no h sol, nem estreles, nem planetas, j no h lua, nada separa o dia da noite, j no h fogo, nem vento, nem gua, nem terra. J no h principio manifesto, o espao apresenta se vazio de todo o elemento energtico, j no existe bem, nem mal, nem som, nem tato, nem odores, nem cores, nem gosto. As direes do espao j no so marcadas, a escurido to densa que no pode ser furada por uma agulha. No capitulo seis do Rudra Samhita termina... ...neste estado incompreensvel para o esprito que no pode ser expresso por palavras, no pode ter nem nome nem cor, no sutil nem denso, nem grande nem pequeno, nem leve, nem pesado, j no existe nem crescimento , nem declnio, nem comeo nem fim.....

Durante a Era de Kali, o grande Shiva, o pacificador, azul- escuro, revelar se a sob uma forma dissimulada para restabelecer a justia, e aqueles que forem a seu encontro receberam a graa divina.

temas Os Dravidianos Os Arianos Os Puranas O sacrifcio de Daksa Nomes e aspectos de Shiva Pashupati Senhor dos animais O gnio da floresta, os deus lbrico e nu O linga ,o principio da vida O deus dos humildes

O curandeiro O deus da morte As cinzas e roupas aafroadas A deusa A dama das montanhas Sati- fidelidade O casamento de Shiva com Parvati Ganesha o senhor dos obstculos O deus dos exercitos O casamento de ganesha Guha ,o misterioso O menino deus Os bhaktas O incndio de Tripura Raksasas , demnios e fantasmas Os cinco aspectos de Shiva O senhor da yoga Os chakras Tantrismo ou Orgiasmo O erotismo e a sagrao dos atos sexuais O sacrifcio Agni , o deus do fogo O sacrifcio divino O vegetarianismo O ritos Adorao a Shiva A iniciao Ritos de iniciao A aplicao das cinzas Nyasa- o rito do toque Pancha tattwa, o ritual secreto dos cinco elementos

Os ritos mgicos de Aghora O Brahmacarya Ritos fnebres O deus da dana O kirtana Kalilasa, a montanha sagrada Agamas e Tantras O Teatro, quinto Veda A Prostituio sagrada Deveres para com os hospedes Raa , casta e funo social A Era de Kali. As religies da Era de Kali

You might also like