You are on page 1of 71

Braslia 2011

2011 Tribunal Superior Eleitoral Assessoria de Imprensa e Comunicao Social Praa dos Tribunais Superiores Bloco C, Edifcio Sede, 1 Andar, Sala 126 70096-900 Braslia/DF Telefone: (61) 3316-3351 Fac-smile: (61) 3316-3353 Elaborao Ana Cristina Coelho Abrantes Ferreira Organizao Assessoria de Imprensa e Comunicao Social Editorao Coordenadoria de Editorao e Publicaes/SGI Capa Ricardo Matsumoto Projeto grfico e diagramao Sebastiana Barto Reviso de textos Seo de Preparao e Reviso de Originais (Seprev/Cedip/SGI) Impresso, acabamento e distribuio Seo de Impresso e Distribuio (Seidi/Cedip/SGI) Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Brasil. Tribunal Superior Eleitoral. Perguntas e respostas : guia do eleitor / Tribunal Superior Eleitoral. Braslia : Secretaria de Gesto da Informao, Coordenadoria de Editorao e Publicaes, 2011. 69 p. ; 22 cm Elaborao: Ana Cristina Coelho Abrantes Ferreira; organizao: Assessoria de Imprensa e Comunicao Social. 1. Eleio Brasil. 2. Direito eleitoral Brasil. 3. Sistema eleitoral Brasil. I. Ferreira, Ana Cristina Coelho Abrantes. II. Ttulo. CDDir 341.280981 CDU 342.8(81)

Tribunal Superior Eleitoral Presidente Ministro Ricardo Lewandowski Vice-Presidente Ministra Crmen Lcia Ministros Ministro Marco Aurlio Ministra Nancy Andrighi Ministro Gilson Dipp Ministro Marcelo Ribeiro Ministro Arnaldo Versiani Procurador-Geral Eleitoral Roberto Monteiro Gurgel Santos

SUMRIO
ELEITOR .................................................................................5 ALISTAMENTO ELEITORAL E TTULO DE ELEITOR .................9 PARTIDO POLTICO .............................................................15 CONVENO PARTIDRIA ..................................................20 COLIGAO PARTIDRIA ...................................................21 CANDIDATOS ......................................................................23 PROPAGANDA ELEITORAL E PROPAGANDA PARTIDRIA ..25 CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PBLICOS...............32 DOAO E PRESTAO DE CONTAS .................................35 MESRIO ..............................................................................40 URNA ELETRNICA .............................................................45 VOTAO ............................................................................49 PLEBISCITO E REFERENDO ..................................................56 DIA DA ELEIO .................................................................58 JUSTIFICATIVA ......................................................................62 CRIME ELEITORAL ................................................................66

ELEITOR

1) Quem obrigado a votar?


Os maiores de 18 anos. O voto facultativo para os maiores de 16 e menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos (art. 14, 1, da CF/1988).

2) Quem faz 16 anos no dia ou na vspera da eleio pode votar?


Sim. facultado o alistamento, no ano em que se realizarem eleies, do menor que completar 16 anos at a data do pleito, inclusive. Esse alistamento poder ser solicitado at o encerramento do prazo fixado para requerimento de inscrio eleitoral ou transferncia (150 dias anteriores data das eleies). O ttulo emitido nessas condies surtir efeito somente com o implemento da idade de 16 anos (art. 14, 1 e 2, da Resoluo-TSE n 21.538/2003).

3) Como saber se o eleitor est com a situao regular ou irregular perante a Justia Eleitoral?
Por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) www.tse.jus.br, Servio ao Eleitor, Situao Eleitoral. A consulta pode ser feita pelo
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 5

nome do eleitor ou pelo nmero do ttulo. O eleitor tambm pode procurar diretamente o cartrio da zona eleitoral em que inscrito.

4) Deixei de votar em trs eleies consecutivas. Como regularizar a minha situao?


Dirija-se ao seu cartrio eleitoral e solicite a regularizao. Ser cobrada uma multa, arbitrada pelo juiz eleitoral, referente a cada turno de eleio em que voc deixou de votar e, aps a apresentao do comprovante do pagamento, voc receber a Certido de Quitao Eleitoral (art. 82 da Resoluo-TSE n 21.538).

5) Qual o valor da multa por no comparecer eleio?


Ela pode variar entre 3% e 10% do valor de 33,02 Ufirs, ou seja, de R$1,06 a R$3,51. O juiz eleitoral, no entanto, poder aumentar at dez vezes o valor, quando considerado ineficaz, em virtude da situao econmica do infrator (arts. 80, 4, e 85 da Resoluo-TSE n 21.538/2003).

6) Como fao para pagar a multa por no ter votado?


Voc deve comparecer a qualquer cartrio eleitoral, onde ser gerada a Guia de Recolhimento da Unio (GRU), com a discriminao do valor da multa (arts. 80 e 85 da Resoluo-TSE n 21.538/2003).

7) Quais os documentos que devo apresentar para regularizar minha situao eleitoral?
Voc dever procurar o cartrio eleitoral munido de um documento oficial de identificao com foto, ttulo eleitoral, comprovante(s) de votao e/ou justificativa eleitoral que possuir.
6 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

8) Como proceder se no possuo comprovante de votao nem justificativa eleitoral?


Comparea ao seu cartrio eleitoral. L ser feita uma pesquisa no cadastro eleitoral para verificar sua atual situao. Se voc estiver em dbito com a Justia Eleitoral, ou seja, no votou e no justificou, ser cobrada uma multa, imposta pelo juiz eleitoral.

9) Perdi meus comprovantes. Como comprovar que votei?


Solicite a qualquer cartrio eleitoral uma Certido de Quitao Eleitoral, que ser emitida na hora, por meio do acesso direto ao cadastro eleitoral. A certido de quitao eleitoral tambm pode ser impressa por meio da pgina do TSE na Internet www.tse.jus.br, Eleitor, Certides, Quitao Eleitoral.

10) Cidados naturalizados brasileiros que ainda no tm ttulo so obrigados a votar?


O brasileiro naturalizado que no se alistar at um ano depois de adquirida a nacionalidade brasileira incorrer em multa imposta pelo juiz eleitoral e cobrada no ato da inscrio (art. 8 do Cdigo Eleitoral).

11) Fiz 70 anos e no sou mais obrigado a votar. Preciso retirar algum documento que comprove que estou isento dessa obrigao para que possa receber minha aposentadoria ou penso?
No. De acordo com a Constituio da Repblica, o eleitor, ao completar 70 anos de idade, no mais obrigado a votar e, por isso,
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 7

no necessita de nenhum comprovante de iseno em relao ao voto (art. 14, 1, alnea b, inciso II, da Constituio Federal).

12) As mulheres podem se candidatar a cargos pblicos?


Sim. As mulheres podem se candidatar a qualquer cargo pblico, observadas as regras gerais para o registro de candidatura. Alm disso, a Lei Eleitoral prev que cada partido poltico ou coligao partidria preencher o mnimo de 30% e o mximo de 70% para candidaturas de cada sexo (art. 10, 3, da Lei n 9.5041997). A Lei dos Partidos Polticos prev que os partidos polticos assegurem que pelo menos 5% do montante que recebem do Fundo Especial de Assistncia Financeira aos Partidos Polticos o chamado Fundo Partidrio seja utilizado na criao e manuteno de programas de promoo e difuso da participao poltica feminina (art. 44, inciso V, da Lei n 9.096/1995).

13) Algum pode obrigar o eleitor a contar em quem votou?


No, o voto secreto, ningum obrigado a revel-lo. Se algum quiser for-lo a isso ou disser que tem meios de saber em quem voc votou, denuncie-o Justia Eleitoral.

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

ALISTAMENTO ELEITORAL E TTULO DE ELEITOR

14) O que alistamento eleitoral?


o procedimento por intermdio do qual o cidado inscrito no cadastro eleitoral, garantindo a expedio do ttulo de eleitor, aps comprovao dos requisitos exigidos em lei, a partir do que adquire a capacidade eleitoral ativa (direito de votar).

15) Quais os documentos necessrios para tirar o ttulo (alistar-se)?


Para alistamento, voc dever apresentar prova de identidade e do cumprimento das obrigaes relativas ao servio militar obrigatrio, mediante a apresentao dos seguintes documentos: carteira de identidade ou carteira profissional, emitida pelos rgos criados por lei federal, Certido de Nascimento ou de Casamento. Obs.: No so aceitos a Carteira Nacional de Habilitao (CNH) e o passaporte (novo modelo comum) por no conterem, respectivamente, nacionalidade/ naturalidade e filiao;
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 9

certificado de quitao do servio militar (para os homens com idade entre 18 e 45 anos); comprovante de endereo atual e recente (exemplos: conta de luz, conta de gua, conta de telefone etc.), datado de at trs meses anteriores, em seu prprio nome, no nome de um dos pais ou do cnjuge (art. 44 do Cdigo Eleitoral).

16) E se eu no tiver comprovante de residncia em meu nome? Se a casa estiver em nome do cnjuge, for alugada ou eu morar com outras pessoas que no sejam meus pais, como fao?
No caso do endereo estar em nome do cnjuge, deve-se anexar ao comprovante a certido de casamento. Se for alugada, deve-se levar o contrato de locao. Se for em nome de um terceiro, deve-se anexar ao comprovante uma declarao da pessoa (com firma reconhecida e acompanhada da cpia da carteira de identidade), afirmando que o requerente reside no seu endereo.

17) possvel tirar o ttulo por procurao? Posso tirar meu ttulo por meio dos Correios ou da Internet?
No possvel tirar o ttulo por procurao nem pelos Correios. O alistamento eleitoral ato personalssimo, exigindo, portanto, a presena do eleitor, uma vez que necessria a assinatura ou aposio digital do polegar do alistando no Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e no ttulo eleitoral na presena do servidor da Justia Eleitoral. Por meio da Internet, pelo sistema Ttulo NET www.tse.jus.br, Eleitor, Ttulo NET , possvel fazer pr-atendimento de pessoas interessadas em requerer alistamento, transferncia e reviso. Depois s levar o protocolo emitido e os documentos obrigatrios ao cartrio eleitoral, em at cinco dias corridos, e assinar
10 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

o Requerimento de Alistamento Eleitoral. Com o Sistema ELO, o eleitor j sai com o ttulo na hora.

18) Como solicitar a segunda via do ttulo de eleitor?


At dez dias antes das eleies, o eleitor poder requerer a segunda via do ttulo. O pedido de segunda via ser apresentado pelo eleitor, pessoalmente, ao juiz do seu domiclio eleitoral. O eleitor dever levar a carteira de identidade ou outro documento de identificao e preencher o requerimento solicitando a segunda via do ttulo eleitoral (art. 52 do Cdigo Eleitoral). Se o eleitor estiver fora do seu domiclio eleitoral, poder requerer a segunda via ao juiz da zona em que se encontrar, esclarecendo que vai receb-la na sua zona ou naquela em que requereu (art. 53 do Cdigo Eleitoral).

19) Como transferir meu ttulo eleitoral?


Antes do perodo de suspenso do alistamento previsto em lei (os 150 dias que precedem as eleies), sua solicitao poder ser iniciada por meio da Internet www.tse.jus.br, Eleitor, Ttulo NET. O protocolo gerado dever ser levado ao cartrio eleitoral correspondente rua de sua residncia em at cinco dias corridos, assim como os comprovantes de votao das eleies anteriores, a carteira de identidade ou outro documento de identificao e um comprovante de endereo recente. A transferncia tambm pode ser feita diretamente no cartrio eleitoral. Alm da documentao, o eleitor dever atender s seguintes exigncias: transcurso de, pelo menos, um ano da inscrio ou da sua ltima transferncia;
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 11

estar quite com a Justia Eleitoral; residncia mnima de trs meses no novo domiclio (art. 55, 1, do Cdigo Eleitoral). As exigncias acima citadas no se aplicam s transferncias eleitorais de servidores pblicos civis, militares, autrquicos, ou de membros de suas famlias, por motivo de remoo ou transferncia.

20) Em ano de eleio, eu posso solicitar o meu ttulo de eleitor ou fazer a transferncia do mesmo?
O eleitor pode solicitar o ttulo ou pedir sua transferncia at o prazo mximo de 150 dias anteriores data da eleio. Aps esse prazo, nenhum requerimento de inscrio eleitoral ou de transferncia ser recebido. E a reabertura do cadastro de eleitores inicia-se aps as eleies, no ms de novembro (art. 91 da Lei n 9.504/1997).

21) Posso faltar ao trabalho para regularizar minha situao eleitoral?


O empregado, mediante comunicao com 48 horas de antecedncia, poder deixar de comparecer ao servio, sem prejuzo do salrio e por tempo no excedente a dois dias, a fim de se alistar ou requerer transferncia (art. 48 do Cdigo Eleitoral).

22) cobrado algum pagamento para tirar o ttulo de eleitor?


gratuita a emisso do ttulo de eleitor, em razo de alistamento, segunda via, transferncia ou reviso, desde que o eleitor esteja em dia com suas obrigaes eleitorais.

12

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

23) possvel localizar algum pelo ttulo eleitoral?


No. Em respeito privacidade do cidado, no so fornecidas informaes constantes dos cadastros eleitorais de carter personalizado (dados pessoais).

24) H pessoas impedidas de se alistarem?


No podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e os conscritos (aqueles que esto prestando o servio militar obrigatrio), bem como as pessoas que sofrerem perda ou suspenso dos direitos polticos (arts.14, 2, e 15 da Constituio Federal).

25) Resido no exterior e meu ttulo est cancelado. Como devo proceder para regularizar minha situao?
A zona eleitoral do exterior, sediada em Braslia, possui competncia para a regularizao da situao eleitoral de brasileiros que residem no exterior. Os procedimentos para a regularizao esto contidos no site do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal www.tre-df.gov.br, Eleitor, Informao ao Eleitor no Exterior.

26) Por quais motivos um ttulo eleitoral pode ser cancelado?


Um ttulo de eleitor pode ser cancelado por: falecimento do eleitor; pluralidade de inscrio; suspenso ou perda dos direitos polticos; deixar de votar e de justificar a ausncia em trs eleies consecutivas;
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 13

reviso do eleitorado; sentena de autoridade judiciria competente (art. 71 do Cdigo Eleitoral).

14

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

PARTIDO POLTICO

27) O que um partido poltico?


Partido poltico pode ser definido como uma entidade formada pela livre associao de pessoas, com uma ideologia em comum, cujas finalidades so assegurar, no interesse do regime democrtico, a autenticidade do sistema representativo e defender os direitos humanos fundamentais. Cada filiado encontra-se ligado a outro por princpios filosficos, sociais e doutrinrios, os quais promete respeitar, constituindo esses pressupostos a lealdade partidria. A definio dada pela Lei dos Partidos Polticos a seguinte: Partido poltico, pessoa jurdica de direito privado, destina-se a assegurar, no interesse do regime democrtico, a autenticidade do sistema representativo e a defender os direitos fundamentais definidos na Constituio Federal (art. 1 da Lei n 9.096/1995).

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

15

28) Como formado um partido poltico?


O requerimento de registro de partido poltico deve ter a assinatura de, no mnimo, 101 fundadores com domiclio eleitoral em, no mnimo, um tero dos estados. Com toda a documentao, o requerimento encaminhado ao cartrio de registro das pessoas jurdicas em Braslia. Assim, o partido poltico adquire personalidade jurdica. Com a certido de inteiro teor do cartrio de registro, o partido deve providenciar: a comprovao do apoiamento mnimo; a constituio definitiva de seus rgos regionais e municipais em, pelo menos, nove estados; a designao dos seus dirigentes. O prximo passo a direo nacional do partido entrar com o pedido de registro do estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, com toda a documentao necessria: exemplar autenticado do programa e do estatuto partidrios, inscritos no registro civil; certido do registro civil da pessoa jurdica; certides dos cartrios eleitorais que comprovem o apoio mnimo de eleitores dado ao partido. Se tudo estiver correto, o TSE registrar o estatuto do partido, concluindo o processo de criao do partido poltico (arts. 8 e 9 da Lei n 9.096/1995). Somente o partido que tenha registrado seu estatuto no TSE pode participar do processo eleitoral, receber recursos do fundo partidrio e ter acesso gratuito ao rdio e televiso (art. 7, 2, da Lei n 9.096/1995).
16 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

29) Como fao para me filiar a um partido poltico?


Somente poder filiar-se a partido poltico o eleitor que estiver em pleno gozo de seus direitos polticos (art. 16 da Lei n 9.096/1995). necessrio que o eleitor se dirija sede do partido ao qual pretenda se filiar com seu ttulo de eleitor e preencha a ficha de filiao, em modelo prprio do partido. A filiao deve ser deferida em mbito partidrio, observadas as regras estatutrias do partido, com posterior comunicao Justia Eleitoral. A filiao partidria constitui matria interna dos partidos polticos, a cujos rgos de direo, em seus estatutos, incumbem a fixao de regras para o deferimento da filiao. Para concorrer a qualquer cargo eletivo, o eleitor dever estar filiado a um partido poltico h, pelo menos, um ano da eleio (art. 18 da Lei n 9.096/1995).

30) Sou filiado a um partido poltico. Como fao para me desfiliar?


Para desligar-se de um partido, o filiado deve fazer uma comunicao escrita ao mesmo, enviando cpia ao juiz eleitoral da zona em que for escrito, para que seja excludo da ltima relao de filiados arquivada em cartrio (art. 21 da Lei n 9.096/1995). Se o eleitor quiser se filiar a outro partido, dever desligar-se fazendo comunicao escrita ao partido e ao juiz eleitoral. Se assim no proceder at o dia imediato ao da nova filiao, ficar configurada dupla filiao, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos (art. 22, pargrafo nico, da Lei n 9.096/1995).

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

17

31) Alm da contribuio dada pelos filiados, os partidos polticos recebem mais algum recurso?
Alm do Fundo Partidrio, os partidos podem receber doaes de pessoas fsicas e jurdicas para a constituio de seus fundos. Essas doaes so, obrigatoriamente, efetuadas por cheque cruzado em nome do partido poltico ou por depsito bancrio diretamente na conta do mesmo (art. 39 da Lei n 9.096/1995). Mas proibido ao partido receber, direta ou indiretamente, sob qualquer forma ou pretexto, contribuio ou auxlio pecunirio ou estimvel em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espcie, procedente de: entidade ou governo estrangeiro; autoridade ou rgos pblicos; autarquias, empresas pblicas ou concessionrias de servios pblicos, sociedades de economia mista e fundaes institudas em virtude de lei e para cujos recursos concorram rgos ou entidades governamentais; entidade de classe ou sindical (art. 31 da Lei n 9.096/1995).

32) O que Fundo Partidrio?


O Fundo Partidrio ou Fundo Especial de Assistncia Financeira aos Partidos Polticos constitudo por: multas e penalidades pecunirias aplicadas nos termos do Cdigo Eleitoral e das leis conexas; recursos financeiros que lhe forem destinados por lei, em carter permanente ou eventual;
18 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

doaes de pessoa fsica ou jurdica, efetuadas por intermdio de depsitos bancrios diretamente na conta do Fundo Partidrio; dotaes oramentrias da Unio (art. 38 da Lei n 9.096/1995).

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

19

CONVENO PARTIDRIA

33) O que so convenes partidrias?


As convenes partidrias so reunies feitas pelos partidos polticos, para discutir ou decidir sobre assuntos tais como: a escolha de candidatos a cargos eletivos, a formao de coligaes e a preparao de campanhas eleitorais. Os partidos polticos podem realizar, antes das convenes, as chamadas prvias eleitorais, com o objetivo de conhecer a opinio dos filiados sobre a escolha de candidatos, fazendo um tipo de seleo prvia, que deve ser confirmada pela conveno.

34) Quando sero realizadas as convenes?


As convenes partidrias para a escolha dos candidatos e deliberao sobre coligaes devem ocorrer entre 10 e 30 de junho do ano em que se realizam as eleies (art. 8 da Lei n 9.504/1997).

20

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

COLIGAO PARTIDRIA

35) O que coligao partidria?


Coligao partidria a reunio de dois ou mais partidos polticos, por perodo determinado, para disputar, em conjunto, eleies majoritrias, proporcionais ou ambas. A coligao participa do processo eleitoral como se fosse um nico partido poltico, inclusive em direitos e obrigaes. Atua desde as convenes at a realizao das eleies (art. 6 da Lei n 9.504/1997 e art. 17, 1, da Constituio Federal).

36) Quem decide sobre a coligao e a escolha dos candidatos?


A deciso sobre a coligao e a escolha de candidatos para as eleies cabe s convenes partidrias. No se admite candidatura independente ou avulsa. Somente podem concorrer s eleies os candidatos vinculados a partido poltico (art. 87 do Cdigo Eleitoral e art. 6 da Lei n 9.504/1997).

37) Como identificar uma coligao partidria?


A coligao ter denominao prpria, que poder ser formada pela unio de todas as siglas dos partidos que a integram. A coligao
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 21

no poder incluir ou fazer referncia a nome ou nmero de candidato nem pedir voto para determinado partido. Na propaganda para eleio majoritria, a coligao usar, obrigatoriamente, sob sua denominao, as legendas de todos os partidos que a integram. Na propaganda para eleio proporcional, cada partido usar apenas sua legenda sob o nome da coligao (art. 6, 1, 1-A e 2, da Lei n 9.504/1997).

22

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

CANDIDATOS

38) Quem pode ser candidato? E quais os requisitos a serem preenchidos?


Qualquer pessoa que tenha capacidade eleitoral ativa (apta a votar) e capacidade eleitoral passiva (apta a ser votada) poder concorrer a algum cargo eletivo nas eleies, desde que preenchidos os demais requisitos legais. Podem concorrer s eleies os cidados brasileiros, desde que preencham os seguintes requisitos: que estejam em pleno gozo dos seus direitos polticos; que tenham ttulo de eleitor, h mais de um ano das eleies, no municpio onde pretendam se candidatar (domiclio eleitoral); que estejam filiados a um partido poltico (filiao partidria) h mais de um ano das eleies ou no perodo que o partido indicar; que estejam em dia com suas obrigaes eleitorais. Os candidatos a tais cargos devem possuir idade mnima, conforme o cargo pleiteado:
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 23

35 anos para presidente da Repblica, vice-presidente e senador; 30 anos para governador de estado e vice; 21 anos para prefeito, deputado estadual, federal ou distrital; 18 anos para vereador (art. 14 da Constituio Federal).

24

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

PROPAGANDA ELEITORAL E PROPAGANDA PARTIDRIA

39) O que propaganda partidria?


Propaganda partidria aquela que tem por objetivo a divulgao da plataforma poltica, doutrinria e ideolgica do partido. a divulgao, sem nus, mediante transmisso por rdio e televiso, de temas ligados exclusivamente aos interesses dos partidos polticos, preponderando a mensagem partidria com a finalidade de angariar simpatizantes ou difundir as realizaes do quadro (art. 45 da Lei n 9.096/1995).

40) O que propaganda intrapartidria?


a propaganda que o postulante candidatura a cargo eletivo realiza na quinzena anterior conveno para a escolha dos candidatos que disputaro os cargos na eleio. A propaganda tem como objetivo a divulgao de ideias para captar os votos dos colegas para a indicao de seu nome. proibido o uso de rdio, televiso e outdoor (art. 36, 1, da Lei n 9.504/1997).

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

25

41) O que propaganda institucional?


Este tipo de propaganda se presta a divulgar de forma transparente, verdadeira e objetiva as aes e os feitos realizados ou patrocinados pela administrao, com finalidade informativa. Deve ser autorizada pelo agente pblico, bem assim custeada pelo poder pblico. Nos trs meses anteriores s eleies, aos agentes pblicos fica proibida a autorizao da publicidade institucional de atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos federais, estaduais ou municipais, e das entidades da administrao indireta, com exceo da propaganda de produtos e servios que tenham concorrncia no mercado e de casos de grave e urgente necessidade pblica reconhecidos pela Justia Eleitoral (art. 73, inciso VI, alnea b, da Lei n 9.504/1997).

42) O que propaganda eleitoral?


Propaganda eleitoral toda mensagem apresentada pelos candidatos e partidos polticos, expondo as metas e os planos de trabalho na tentativa de obter a simpatia e o voto dos eleitores. Essa propaganda s permitida aps o dia 5 de julho em ano da eleio (art. 36 da Lei n 9.504/1997).

43) O que propaganda eleitoral antecipada ou extempornea?


Propaganda eleitoral antecipada, tambm denominada propaganda fora de poca ou extempornea, aquela realizada antes do dia 6 de julho do ano eleitoral. Essa propaganda leva ao conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada (disfarada), a candidatura, a ao poltica ou as razes que contribuam para inferir que o beneficirio o mais apto para a funo pblica, ou seja, preciso que, antes
26 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

do perodo eleitoral, se inicie o trabalho de captao dos votos dos eleitores (arts. 36 e 36-A da Lei n 9.504/1997).

44) Qual o perodo de veiculao do horrio eleitoral gratuito? Como a diviso do tempo entre os candidatos? Qual o custo desse perodo?
A propaganda eleitoral gratuita s permitida aps o dia 5 de julho em ano da eleio e ser veiculada por 45 dias at a antevspera das eleies (arts. 36 e 47, caput, da Lei n 9.504/1997). Os horrios reservados propaganda eleitoral sero distribudos entre todos os partidos e as coligaes que tenham candidato e representao na Cmara dos Deputados, observados os seguintes critrios: um tero igualitariamente; dois teros proporcionalmente ao nmero de representantes na Cmara dos Deputados (art. 47, 2, da Lei n 9.504/1997). A veiculao gratuita para a Justia Eleitoral. As emissoras de rdio e televiso tero direito compensao fiscal pela cesso do horrio eleitoral gratuito (art. 99 da Lei n 9.504/1997).

45) Quais as regras para a realizao de propaganda eleitoral?


As regras bsicas so: nos bens cujo uso dependa de cesso ou permisso do poder pblico, ou que a ele pertenam, e nos de uso comum (cinemas, clubes, lojas, centro comerciais, templos, ginsios, estdios, ainda que de propriedade privada), inclusive postes de iluminao pblica e sinalizao de
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 27

trfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de nibus e outros equipamentos urbanos, proibida a veiculao de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichao, inscrio a tinta, fixao de placas, estandartes, faixas e assemelhados; em bens particulares, permitida a veiculao de propaganda eleitoral por meio de fixao de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscries, desde que no excedam 4m, independentemente de licena municipal ou autorizao da Justia Eleitoral. A propaganda deve ser espontnea e gratuita, sendo proibido qualquer tipo de pagamento em troca de espao para essa finalidade; nas rvores e nos jardins localizados em reas pblicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisrios, no permitida a colocao de propaganda eleitoral de qualquer natureza; permitida a colocao de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuio de material de campanha e bandeiras ao longo das vias pblicas, desde que mveis e que no dificultem o bom andamento do trnsito de pessoas e veculos; proibida, durante a campanha eleitoral, a confeco, utilizao e distribuio por comit ou candidato ou por terceiros com a autorizao destes de camisetas, chaveiros, bons, canetas, brindes, cestas bsicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor (arts. 37 e 39 da Lei n 9.504/1997).

28

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

46) Quais as regras para propaganda eleitoral por meio da Internet?


permitida a propaganda eleitoral por meio da Internet aps o dia 5 de julho do ano de eleio. A propaganda eleitoral por meio da Internet poder ser realizada das seguintes formas: em stio do candidato, com endereo eletrnico comunicado Justia Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de servio de Internet estabelecido no pas; em stio do partido poltico ou da coligao, com endereo eletrnico comunicado Justia Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de servio de Internet estabelecido no pas; por meio de mensagem eletrnica para endereos cadastrados gratuitamente por candidatos, partidos ou coligaes; por meio de blogs, redes sociais, stios de mensagens instantneas e assemelhados, cujo contedo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligaes, ou de iniciativa de qualquer pessoa natural (arts. 57-A e 57-B da Lei n 9.504/1997). Na internet proibida a veiculao de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga (art. 57-C da Lei n 9.504/1997). proibida, ainda que gratuitamente, a veiculao de propaganda eleitoral por meio da Internet, em stios: de pessoas jurdicas, com ou sem fins lucrativos;

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

29

oficiais ou hospedados por rgos ou entidades da administrao pblica direta ou indireta da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios (art. 57-C, 1, da Lei n 9.504/1997). livre a manifestao do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral, por meio da Internet, assegurado o direito de resposta. As mensagens eletrnicas enviadas por candidato, partido poltico ou coligao, por qualquer meio, devero dispor de mecanismo que permita ao destinatrio cancelar o cadastro, obrigado o remetente a providenci-lo no prazo de 48 horas (arts. 57-D e 57-G da Lei n 9.504/1997).

47) Posso fazer propaganda do meu candidato no muro de casa ou no meu carro?
Sim. permitida a propaganda eleitoral em bens particulares por meio de fixao de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscries, desde que no excedam 4m. possvel a colocao de adesivos nos vidros dos carros, sendo proibida a propaganda em carros oficiais. Vale lembrar que a veiculao de propaganda eleitoral em bens particulares deve ser espontnea e gratuita, portanto proibido qualquer tipo de pagamento em troca do espao para essa finalidade (art. 37, 2 e 8, da Lei n 9.504/1997).

48) A partir de que data e at que horas pode ser usado carro de som?
No dia 6 de julho tem incio a propaganda eleitoral, sendo que o funcionamento de alto-falantes ou amplificadores de som somente permitido entre as 8 horas e as 22 horas. J a realizao de comcios
30 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

e a utilizao de aparelhagem de som fixa so permitidas no horrio compreendido entre as 8 horas e as 24 horas. No entanto, proibida a instalao de alto-falantes ou amplificadores de som em distncia inferior a 200 metros: das sedes dos poderes Executivo e Legislativo da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, das sedes dos rgos judiciais, dos quartis e de outros estabelecimentos militares; dos hospitais e das casas de sade; das escolas, bibliotecas pblicas, igrejas e dos teatros, quando em funcionamento (art. 39, 3 e 4, da Lei n 9.504/1997).

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

31

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PBLICOS

49) Quais so as principais proibies aos agentes pblicos durante a campanha eleitoral?
As principais condutas proibidas aos agentes pblicos, servidores ou no, previstas em lei so: ceder ou usar, em benefcio de candidato, partido poltico ou coligao, bens mveis ou imveis pertencentes administrao direta ou indireta da Unio, dos estados, do Distrito Federal, dos territrios e dos municpios, ressalvada a realizao de conveno partidria; usar materiais ou servios custeados pelos governos ou pelas casas legislativas que excedam as prerrogativas consignadas nos regimentos e nas normas dos rgos que integram; ceder servidor pblico ou empregado da administrao direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus servios para comits de campanha eleitoral de candidato, partido poltico,
32 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

coligao, durante o horrio de expediente normal, salvo se o servidor estiver licenciado; fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido poltico ou coligao, de distribuio gratuita de bens e servios de carter social custeados ou subvencionados pelo poder pblico; nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens, ou por outros meios dificultar ou impedir o exerccio funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor pblico, na circunscrio do pleito, nos trs meses que o antecedem e at a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito (art. 73 e incisos da Lei n 9.504/1997). Nos trs meses que antecedem as eleies: realizar transferncia voluntria de recursos da Unio aos estados e municpios, e dos estados aos municpios, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigao formal preexistente para a execuo de obra ou servio em andamento e com cronograma prefixado, bem como os recursos destinados a atender situaes de emergncia e de calamidade pblica; autorizar publicidade institucional de atos, programas, obras, servios e campanha dos rgos pblicos ou das respectivas entidades da administrao indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pblica, assim reconhecida pela Justia Eleitoral, e de propaganda de produtos e servios que tenham concorrncia no mercado;

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

33

fazer pronunciamento em cadeia de rdio e televiso fora do horrio eleitoral gratuito, salvo quando, a critrio da Justia Eleitoral, tratar-se de matria urgente, relevante e caracterstica das funes de governo (art. 73, inciso VI, da Lei n 9.504/1997). proibido, tambm, a qualquer candidato comparecer, nos trs meses que precedem as eleies, a inauguraes de obras pblicas. Ao descumprir a proibio, ficar sujeito o infrator cassao do registro ou do diploma (art. 77 da Lei n 9.504/1997).

34

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

DOAO E PRESTAO DE CONTAS

50) A partir de quando e como poderei fazer uma doao pessoal para um candidato?
O candidato, a coligao e o partido poltico s podero arrecadar recursos aps solicitao do registro do candidato ou comit financeiro, inscrio no CNPJ, abertura de conta bancria especfica para a movimentao financeira de campanha e emisso de recibos eleitorais. Somente aps o cumprimento dessas exigncias o candidato poder receber quantias doadas por cidados (arts. 22, 22-A e 23 da Lei n 9.504/1997).

51) Eu fao a doao para o partido ou para o candidato? Devo exigir algum tipo de recibo?
Pessoa fsica e pessoa jurdica podem fazer doao, para candidato, partido poltico e comit financeiro, mediante depsitos em espcie, devidamente identificados; cheques cruzados e nominais; transferncias bancrias; ou, ainda, bens e servios estimveis em dinheiro. As doaes feitas por pessoa fsica ficam limitadas a 10% dos rendimentos brutos auferidos no ano anterior eleio, excetuando-se as doaes estimveis em dinheiro relativas utilizao de bens mveis
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 35

ou imveis de propriedade do doador, desde que o valor da doao no ultrapasse R$50 mil (art. 23 da Lei n 9.504/1997). As doaes feitas por pessoa jurdica ficam limitadas a 2% do faturamento bruto do ano anterior eleio, declarado Receita Federal do Brasil (art. 81, 1, da Lei n 9.504/1997). Toda doao a candidato, comit financeiro ou partido poltico, inclusive recursos prprios alocados na campanha, dever ser feita mediante recibo eleitoral (art. 23, 2, da Lei n 9.504/1997).

52) Poderei fazer doao por meio de carto de crdito? A doao por esse meio poder ser feita tanto no dbito automtico quanto no crdito?
Sim. Candidatos, partidos polticos e comits financeiros, em ano eleitoral, podero arrecadar recursos de pessoa fsica por meio de carto de crdito ou dbito. proibida a utilizao de cartes corporativos e empresariais, bem como so proibidas as operaes com carto de crdito no exterior. Os recursos financeiros arrecadados por meio de carto de crdito ou dbito devero ser creditados na conta bancria exclusiva para movimentao financeira da campanha eleitoral. Dever ser emitido recibo eleitoral para cada doao, eletronicamente pelo stio do candidato, do comit financeiro ou do partido poltico, ou pelo Sistema de Prestao de Contas Eleitorais (SPCE) ou preenchido manualmente em formulrio impresso. As doaes feitas por meio de cartes de crdito somente podero ser realizadas at a data das eleies, inclusive na hiptese de segundo turno (art. 23, 4, inciso III, da Lei n 9.504/1997 e arts. 3, 8 e 10 da Resoluo-TSE n 23.216).

36

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

53) Como os candidatos arrecadam recursos para a campanha eleitoral? Quais so esses recursos?
Os recursos que os candidatos arrecadam para as campanhas eleitorais so os seguintes: recursos prprios; doaes de pessoas fsicas; doaes de pessoas jurdicas; doaes de outros candidatos, comits financeiros ou partidos polticos; repasse de recursos provenientes do Fundo Partidrio; receita decorrente de comercializao de bens ou da realizao de eventos. Os candidatos, partidos polticos e comits financeiros so obrigados a abrir conta bancria especfica para registrar todo o movimento financeiro da campanha (art. 22 da Lei n 9.504/1997 e art. 14 da Resoluo-TSE n 23.217).

54) O candidato pode receber recursos de qualquer entidade, inclusive de rgos do governo?
No. proibido a partido poltico, comit financeiro e candidato receber, direta ou indiretamente, doao em dinheiro ou estimvel em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espcie procedente de: entidade ou governo estrangeiros; rgo da administrao pblica direta e indireta ou fundao mantida com recursos provenientes do poder pblico;
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 37

concessionrio ou permissionrio de servio pblico; entidade de direito privado que receba, na condio de beneficiria, contribuio compulsria em virtude de disposio legal; instituio de utilidade pblica; entidade de classe ou sindical; pessoa jurdica sem fins lucrativos que receba recursos do exterior; entidades esportivas; entidades beneficentes e religiosas; organizaes no governamentais que recebam recursos pblicos; organizaes da sociedade civil de interesse pblico; sociedades cooperativas de qualquer grau ou natureza, cujos cooperados sejam concessionrios ou permissionrios de servios pblicos, que estejam sendo beneficiadas com recursos pblicos; cartrios de servios notariais e de registro (art. 24, pargrafo nico, da Lei n 9.504/1997).

55) possvel o eleitor saber quanto seu candidato est arrecadando e gastando na campanha eleitoral?
Sim. Os partidos polticos, as coligaes e os candidatos so obrigados, durante a campanha eleitoral, a divulgar, por meio da rede nacional de computadores (Internet), nos dias 6 de agosto e
38 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

6 de setembro, relatrio discriminando os recursos em dinheiro ou estimveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral, e os gastos que realizaram, em stio criado pela Justia Eleitoral para esse fim, exigindo-se a indicao dos nomes dos doadores e os respectivos valores doados somente na prestao de contas final (art. 28, 4, da Lei n 9.504/1997).

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

39

MESRIO

56) Fui convocado para ser mesrio. E agora?


Na sua convocao, constam o dia e o horrio em que voc dever se apresentar ao cartrio eleitoral. Quando se apresentar, voc assinar a nomeao e receber todas as informaes necessrias, bem como ser notificado do treinamento para os trabalhos da mesa receptora de votos (art. 120, 2 e 3, do Cdigo Eleitoral).

57) A nomeao para mesrio para um ou dois turnos?


Todo eleitor convocado para trabalhar junto s sees eleitorais dever comparecer no primeiro turno e, se houver, no segundo turno tambm.

58) O eleitor pode se oferecer para ser mesrio?


O programa Mesrio Voluntrio uma iniciativa de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para ser um mesrio voluntrio, entre em contato com o TRE de seu estado para saber se o programa foi implementado. Mesmo que o TRE de seu estado no tenha esse programa, voc pode entrar em contato com o cartrio eleitoral no qual est inscrito e colocar-se disposio para trabalhar como mesrio.
40 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

59) O eleitor remunerado pelo trabalho como mesrio?


No. O servio prestado no remunerado. O mesrio receber um auxlio-alimentao e ter direito a dois dias de folga em seu trabalho (pblico ou privado) para cada dia trabalhado nas eleies (art. 98 da Lei n 9.504/1997).

60) Todo eleitor pode ser mesrio?


No. S os maiores de 18 anos em situao regular perante a Justia Eleitoral. Os mesrios so nomeados, de preferncia, entre os eleitores da prpria seo eleitoral e, dentre estes, os diplomados em escola superior, os professores e os serventurios da Justia (art. 120, 2, do Cdigo Eleitoral e art. 63, 2, da Lei n 9.504/1997).

61) Quem no pode ser mesrio?


os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, at o segundo grau, inclusive, e tambm o cnjuge; os membros de diretrios de partidos polticos caso exeram funo executiva; as autoridades e os agentes policiais, bem como os funcionrios no desempenho de cargos de confiana do Executivo; os que pertencerem ao servio eleitoral; eleitores menores de 18 anos (art. 120, 1, do Cdigo Eleitoral e art. 63, 2, da Lei n 9.504/1997).

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

41

62) Quando ocorrem as nomeaes dos mesrios?


A mesa receptora constituda por um presidente, um primeiro e um segundo mesrio, dois secretrios e um suplente, nomeados pelo juiz eleitoral 60 dias antes da eleio, em audincia pblica, anunciada pelo menos com cinco dias de antecedncia (art.120 do Cdigo Eleitoral).

63) possvel pedir dispensa do trabalho de mesrio?


O mesrio convocado para trabalhar na eleio e que quiser recusar a nomeao dever apresentar os motivos em at cinco dias a contar da nomeao, salvo se os motivos ocorrerem depois desse prazo. As alegaes sero apreciadas pelo juiz eleitoral (art. 120, 4, do Cdigo Eleitoral).

64) O que acontece se eu no atender convocao para ser mesrio?


O membro da mesa receptora que no comparecer ao local, em dia e hora determinados para a realizao das eleies, sem justa causa que seja apresentada ao juiz eleitoral at 30 dias depois, incorrer em pagamento de multa. Se o faltoso for servidor pblico ou autrquico, a pena ser de suspenso de at 15 dias (art. 124, caput, e 2, do Cdigo Eleitoral).

65) Como mesrio, posso fazer propaganda do meu candidato em camiseta ou qualquer outro meio?
No. Os integrantes da mesa receptora de votos no podero fazer qualquer tipo de propaganda durante a votao (art. 39-A, 2, da Lei n 9.504/1997).
42 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

66) Por quantas eleies trabalharei como mesrio?


No h nenhuma regra estabelecida. A nomeao por eleio; tudo depender do juiz eleitoral.

67) Quais so os meus deveres e direitos como mesrio?


Deveres: o trabalho no remunerado e, no caso de falta no justificada, voc poder pagar multa (art. 124 do Cdigo Eleitoral). Direitos: voc ser dispensado do servio e ter direito a concesso de folga, mediante declarao expedida pelo juiz eleitoral ou pelo Tribunal Regional Eleitoral, sem prejuzo do salrio, do vencimento ou de qualquer outra vantagem, pelo dobro de dias de convocao. A expresso dias de convocao abrange quaisquer eventos que a Justia Eleitoral repute necessrios realizao do pleito, inclusive as hipteses de treinamentos e de preparao ou de montagem de locais de votao (art. 98 da Lei n 9.504/1997).

68) O que nomeao ad hoc?


Trata-se de termo jurdico em latim que significa a nomeao de algum para que este possa realizar determinado ato. No dia da eleio, se o presidente ou o membro da mesa que assumir a presidncia verificar que a mesma no est completa, ir nomear, entre os eleitores presentes, quantos forem necessrios para complet-la (art. 123, 3, do Cdigo Eleitoral).

69) Qualquer eleitor presente pode ser nomeado ad hoc para compor a mesa receptora?
No. Esto excludos dessa nomeao, os seguintes eleitores:
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 43

a) os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, at o segundo grau, inclusive, e tambm o cnjuge; b) os membros de diretrios de partidos polticos, desde que exeram funo executiva; c) as autoridades e os agentes policiais, bem como os funcionrios no desempenho de cargos de confiana do Executivo; d) os que pertencerem ao servio eleitoral; e) os eleitores menores de 18 anos (arts. 120, 1, e 123, 3, do Cdigo Eleitoral e art. 63, 2, da Lei n 9.504/1997).

44

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

URNA ELETRNICA

70) Como a urna eletrnica?


A urna eletrnica um microcomputador de uso especfico nas eleies, com as seguintes caractersticas: resistente, de pequenas dimenses, leve, com autonomia de energia e com recursos de segurana. Dois terminais compem a urna eletrnica: o terminal do mesrio, em que o eleitor identificado e autorizado a votar; e o terminal do eleitor, onde registrado numericamente o voto. Ela tem um teclado numrico, onde registrado o voto, com mais trs teclas coloridas: BRANCO (cor branca): para votar em branco; CORRIGE (cor laranja): para corrigir e recomear em caso de erro; CONFIRMA (cor verde): para confirmar o voto.

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

45

71) Algum tem como saber em qual candidato eu votei?


No, apenas se voc contar. A urna eletrnica um meio seguro de votao. Ela totalmente sigilosa e no deixa nenhum rastro que possa ligar o voto ao eleitor. Nem mesmo os juzes ou tcnicos da Justia Eleitoral tm como saber em quem os eleitores votaram. A urna eletrnica somente grava a indicao de que o eleitor j votou; no h nenhuma possibilidade de se verificar em quais candidatos um eleitor votou. No acredite se algum candidato ou cabo eleitoral lhe disser que tem como saber em quem voc votou. Isso apenas uma forma de intimidao. O direito ao sigilo do voto uma importante conquista garantida at pela Constituio e permite que voc exera sua cidadania votando, exclusivamente, com base na sua conscincia.

72) A votao por meio das urnas eletrnicas segura?


Sim. Todas as informaes carregadas na urna so identificadas pelas respectivas assinaturas digitais, garantindo a integridade e a inviolabilidade. O conjunto formado por todas as informaes geradas pelas urnas recebe tambm uma assinatura digital para assegurar a integridade desse conjunto. H o registro de todas as ocorrncias na urna (fsico e lgico). Aps o encerramento da carga, a urna recebe o lacre fsico como medida protetora contra violao. A urna assim preparada s realiza todas as operaes no dia e na hora predeterminados. Caso seja ligada antes do dia da eleio, apresentada uma tela, em que solicitado que se aguarde o dia e a hora do incio da eleio.

46

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

73) possvel que hackers mudem o resultado das eleies?


As urnas eletrnicas esto absolutamente seguras contra hackers, uma vez que no so conectadas em linha telefnica nem em rede de computadores. Durante a transmisso dos boletins de urna, os microcomputadores de transmisso so de propriedade exclusiva da Justia Eleitoral, e somente o juiz tem a senha de acesso. Acessos externos rede da Justia Eleitoral so barrados por meio de firewall. Todas as informaes contidas na urna e utilizadas nas eleies esto assinadas para garantir a integridade e a inviolabilidade. Outra garantia de que os resultados no podem ser alterados a contagem dos votos feita pelos prprios partidos a partir da soma dos boletins emitidos por cada urna eletrnica.

74) O que identificao biomtrica?


A biometria uma tecnologia que permite identificar uma pessoa por suas caractersticas biolgicas nicas, ou seja, por elementos corporais que tenham diferenas particulares, como a ris, a retina, a impresso digital, a voz, o formato do rosto e o formato das mos. A Justia Eleitoral passou a utilizar essa tecnologia para identificar os eleitores por meio da impresso digital na hora da votao. A urna eletrnica com leitor biomtrico garante ainda mais segurana no dia da eleio. O objetivo excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra. O processo de identificao deve reconhecer as impresses digitais e confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido com todo o banco de dados disponvel. Nas eleies gerais de 2010, 1.136.140 eleitores cadastrados puderam votar em urnas eletrnicas com leitor de identificao
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 47

biomtrica. Para as eleies de 2012, o TSE pretende recadastrar 10 milhes de eleitores para votar utilizando essa nova tecnologia. Com o sistema, o Brasil poder criar o maior banco de dados de imagens de impresso digital existente no mundo. Alm do evidente benefcio de ordem eleitoral, a identificao biomtrica dos eleitores brasileiros tambm servir para outros fins. O Tribunal Superior Eleitoral firmou acordo com o Ministrio da Justia para colaborar com o fornecimento do Cadastro da Justia Eleitoral, que atualmente compreende quase 136 milhes de eleitores. O sistema vai auxiliar na implantao do Registro de Identificao Civil (RIC), o nmero nico que identificar cada brasileiro para identidade, carteira de motorista, passaporte e outros documentos.

48

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

VOTAO

75) Quais documentos devo levar quando for votar?


No momento da votao, o eleitor dever apresentar documento de identificao com foto e o ttulo de eleitor. Entretanto, a ausncia do ttulo no o impedir de votar. So documentos oficiais para comprovao da identidade do eleitor: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais); certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitao com foto. No sero admitidas as certides de nascimento e de casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votao (art. 91-A da Lei n 9.504/1997 e ADIn n 4.467-STF).

76) Quem tem preferncia para votar no dia da eleio?


Tero preferncia para votar os candidatos, os juzes eleitorais, seus auxiliares de servio e servidores da Justia Eleitoral, os eleitores maiores
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 49

de 60 anos, os enfermos, os eleitores com necessidades especiais, as mulheres grvidas e lactantes (art. 143, 2, do Cdigo Eleitoral).

77) O voto obrigatrio nos dois turnos? Se eu no votar no primeiro turno, poderei votar no segundo turno?
Sim, o voto obrigatrio nos dois turnos. Porm, o eleitor que no votou no primeiro turno deve justificar a ausncia e votar normalmente no segundo turno.

78) O que o voto em trnsito?


O voto em trnsito foi criado pela Lei n 12.034/2009. O eleitor que estiver fora da sua cidade no dia da eleio poder votar, no primeiro e/ou no segundo turno, somente para presidente e vice-presidente da Repblica, e apenas nas capitais dos estados em urnas especialmente instaladas para esse fim (art. 233-A do Cdigo Eleitoral).

79) O que posso levar comigo na hora de votar?


O eleitor poder levar uma cola contendo o nome e o nmero de seus candidatos escolhidos, para facilitar na hora do voto. Entretanto proibido ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, mquinas fotogrficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicao ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto (art. 91-A, pargrafo nico, da Lei n 9.504/1997).

80) Posso votar em candidatos de partidos ou coligaes diferentes?


Sim. No h vinculao entre os votos das eleies majoritrias e proporcionais.
50 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

81) Quem pode permanecer no recinto da seo eleitoral?


os membros da mesa receptora de votos; os candidatos; um fiscal de cada partido ou coligao; um delegado de cada partido ou coligao; o eleitor durante o tempo necessrio votao (art. 140, caput, do Cdigo Eleitoral).

82) E se o eleitor s se lembrar do nome e no do nmero do candidato? Como vou saber os nmeros dos meus candidatos na hora de votar?
Na seo eleitoral estar afixada a lista completa com os nomes e nmeros dos candidatos. s consult-la. Mas, se quiser, pode levar um papel (cola) com os nmeros dos seus candidatos para votar.

83) E se o eleitor digitar errado o nmero do seu candidato na hora de votar?


s corrigir a operao usando a tecla laranja, e comear o processo novamente.

84) Estou com o brao quebrado e engessado, impedido de assinar. Como fao para votar?
O eleitor dever ser orientado a assinar e votar utilizando o brao sadio. Caso no consiga assinar, dever ser colhida a impresso digital de seu polegar direito na folha de votao.

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

51

85) Os enfermos esto obrigados a votar no dia das eleies?


A Constituio da Repblica atribui carter facultativo ao voto apenas aos maiores de 16 e menores de 18, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. Assim, aquele que estiver doente no dia da votao e no puder comparecer seo eleitoral, dever justificar sua ausncia ao juiz eleitoral de sua zona de inscrio at 60 dias aps a realizao da eleio (art. 7 do Cdigo Eleitoral).

86) Como um eleitor cego pode votar?


Para votar, sero assegurados ao eleitor com deficincia visual: a utilizao de alfabeto comum ou do sistema braile para assinar o caderno de votao ou assinalar as cdulas, se for o caso; o uso de qualquer instrumento mecnico que portar ou lhe for fornecido pela mesa receptora de votos; o uso do sistema de udio, quando disponvel na urna, sem prejuzo ao sigilo do voto; o uso da marca de identificao da tecla nmero 5 da urna (art. 52 da Resoluo-TSE n 23.218 e art. 150 do Cdigo Eleitoral).

87) Como o eleitor com deficincia fsica vota? Ele pode levar algum cabine para ajud-lo?
O eleitor com necessidades especiais, para votar, poder ser auxiliado por pessoa de sua confiana, ainda que no o tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral (art. 51 da Resoluo-TSE n 23.218).
52 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

O presidente da mesa receptora de votos, verificando ser imprescindvel que o eleitor com necessidades especiais seja auxiliado por pessoa de sua confiana para votar, autorizar o ingresso dessa segunda pessoa, com o eleitor, na cabina, podendo ela, inclusive, digitar os nmeros na urna. Porm, essa segunda pessoa no poder estar a servio da Justia Eleitoral, de partido poltico ou de coligao (art. 51, 1 e 2, da Resoluo-TSE n 23.218).

88) Como o eleitor analfabeto vota?


O voto do analfabeto facultativo. Porm, caso queira votar e no saiba assinar, ser colhida a impresso digital do seu polegar direito na folha de votao. O eleitor deve utilizar a cola para facilitar na hora da votao. Assim, basta pressionar o nmero dos candidatos da sua preferncia e, em seguida, a tecla verde [CONFIRMA]. Alm disso, ser permitido o uso de instrumentos que auxiliem o eleitor analfabeto a votar, no sendo a Justia Eleitoral obrigada a fornec-los (art. 50 da Resoluo-TSE n 23.218).

89) O que voto em legenda?


O voto em legenda destinado ao partido da preferncia do eleitor e no a um candidato especfico. Ocorre quando o eleitor assinala o nmero do partido no momento de votar em determinado cargo, e somente para este ser computado. O voto em legenda s tem validade nas eleies proporcionais, em que so eleitos deputados federais, estaduais e vereadores. Para votar na legenda, basta digitar na urna eletrnica os dois primeiros nmeros do candidato. Dessa forma, o voto ser vlido e isso ajudar a calcular o quociente eleitoral e o quociente partidrio. Os dois quocientes definem quais partidos e coligaes
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 53

tero direito de ocupar vagas no Parlamento e tambm o nmero de cadeiras destinado a cada sigla (art. 60 da Lei n 9.504/1997).

90) Qual a diferena entre votar nulo e votar em branco?


O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opo da tecla especfica de cor branca [BRANCO] e confirma na urna eletrnica. J o voto nulo acontece quando o eleitor digita um nmero que no corresponde a nenhum candidato ou partido poltico oficialmente inscrito. Tanto o voto nulo como o em branco no so considerados na soma dos votos vlidos.

91) Como fazer para votar em branco?


Basta pressionar a tecla de cor branca [BRANCO] e, em seguida, a tecla verde [CONFIRMA].

92) Em quais casos o voto nulo?


O voto ser nulo se o eleitor digitar um nmero que no corresponde a nenhum candidato ou partido poltico oficialmente inscrito e apertar a tecla verde [CONFIRMA]. Para evitar esse problema, leve anotados os nmeros dos seus candidatos.

93) Qual a consequncia se eu votar nulo?


O voto nulo, como o voto em branco, no considerado para a soma dos votos vlidos. Votar nulo representar a vitria do candidato que obtiver mais votos vlidos. Assim, voc poder favorecer um candidato no desejado por voc pelo abandono de sua oportunidade de escolher conscientemente o seu representante. A no participao no processo eleitoral poder acarretar uma realidade poltica prejudicial a todos.
54 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

94) O que acontece com o eleitor que votar ou tentar votar por outro eleitor?
Responder por crime eleitoral, cuja pena, neste caso, de at trs anos de recluso (art. 309 do Cdigo Eleitoral).

95) O que acontece com o eleitor que violar ou tentar violar o sigilo do voto?
Responder por crime eleitoral, cuja pena de at dois anos de deteno (art. 312 do Cdigo Eleitoral).

96) Quais as hipteses de anulao de votos?


So susceptveis de anulao os votos obtidos por candidato que vier a ser condenado por compra de voto, por abuso do poder econmico ou por interferncia do poder poltico ou de autoridade. Tambm anulvel a votao quando houver fraude ou coao (arts. 222 e 224 do Cdigo Eleitoral).

97) O que acontece se a maioria dos votos for nula? Na ocorrncia de irregularidades, quando ser marcada nova eleio?
Quando a nulidade atingir mais da metade dos votos do pas nas eleies presidenciais, do estado nas eleies federais e estaduais ou do municpio nas eleies municipais, a votao ser julgada prejudicada e o tribunal competente marcar a data para a nova eleio dentro do prazo de 20 a 40 dias. Para essa finalidade, no se somam aos votos anulados em decorrncia de captao ilcita de sufrgio (compra de votos) os decorrentes de manifestao apoltica do eleitor (votos nulos) (art. 224 do Cdigo Eleitoral).

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

55

PLEBISCITO E REFERENDO

98) Qual a diferena entre plebiscito e referendo?


Tanto plebiscito como referendo so formas de exerccio direto da soberania popular previstas na Constituio Federal. So consultas populares que cabem privativamente ao Congresso Nacional autorizar (arts. 14 e 49, inciso XV, da Constituio Federal). A diferena principal entre os dois institutos que o plebiscito uma consulta prvia feita populao sobre a possibilidade de se adotar uma lei ou um ato administrativo, de modo que os cidados possam aprovar ou rejeitar as opes que lhe so propostas. O referendo uma consulta feita sociedade aps aprovao de uma lei ou um ato administrativo, cabendo populao aceitar ou no a medida. H trs hipteses para a realizao de um plebiscito: nas questes de relevncia nacional, de competncia dos poderes Executivo e Legislativo. A consulta aos cidados deve ser convocada mediante decreto legislativo aprovado por um tero dos membros da Cmara ou do Senado; incorporao, subdiviso ou desmembramento de estados.
56 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

A convocao feita mediante decreto legislativo aprovado por um tero dos membros da Cmara ou do Senado. A populao diretamente interessada deve ser consultada na mesma data e no mesmo horrio em cada um dos estados; criao, incorporao, fuso e desmembramento de municpios. A consulta populao diretamente interessada feita por convocao da assembleia legislativa. J o referendo s possvel nas questes de relevncia nacional, aps convocao mediante decreto legislativo aprovado por um tero dos membros da Cmara ou do Senado.

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

57

DIA DA ELEIO

99) O que proibido fazer no dia da eleio?


proibida, no dia das eleies, at o trmino do horrio da votao, a aglomerao de pessoas portando vesturio padronizado, com uso de bandeiras, broches, dsticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestao coletiva, com ou sem utilizao de veculos (art. 39-A, 1, da Lei n 9.504/1997).

100) Em que horrio vai vigorar a Lei Seca?


A Lei Seca uma questo de segurana pblica e, por isso, no disciplinada pela Justia Eleitoral, e sim pelas secretarias de Segurana Pblica do municpio ou do estado, por meio de portarias ou resolues editadas por secretrios de segurana pblica ou delegados de polcia.

101) Posso votar de bermuda, usar bton ou camiseta do meu candidato?


permitida, no dia das eleies, a manifestao individual e silenciosa da preferncia do eleitor por partido poltico, coligao ou
58 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dsticos e adesivos (art. 39-A da Lei n 9.504/1997).

102) Posso distribuir santinhos na hora de votar?


No. S pode haver distribuio de material de campanha eleitoral at as 22 horas do dia que antecede a eleio. A realizao de boca de urna proibida por lei e consiste na distribuio de material de propaganda poltica ou a prtica de aliciamento, coao ou manifestao tendente a influir na vontade do eleitor. O ato crime punvel com deteno, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestao de servios comunidade pelo mesmo perodo, e multa (art. 39, 5, incisos II e III, e 9, da Lei n 9.504/1997).

103) Posso distribuir propaganda no dia da eleio?


No. A propaganda de boca de urna e a arregimentao de eleitor no dia da eleio constituem crime eleitoral, punveis com deteno de seis meses a um ano, com alternativa de prestao de servios comunidade pelo mesmo perodo e multa no valor de R$5.320,50 a R$15.961,50 (art. 39, 5, incisos II e III, e 9, da Lei n 9.504/1997).

104) A boca de urna um crime que pode ocorrer somente no horrio de votao?
O crime em questo somente ocorre se praticado no dia da eleio, que no se limita ao horrio de votao, mas ao dia inteiro, uma vez que a lei visa proteger a tranquilidade e a ordem pblica eleitoral no dia do pleito (art. 39, 5, incisos II e III, e 9, da Lei n 9.504/1997).
Perguntas e Respostas Guia do Eleitor 59

105) E quanto ao lugar, o crime de boca de urna somente pode ocorrer se praticado em local que tenha seo eleitoral?
Tal crime pode ser praticado em qualquer lugar, inclusive em rea rural, e no apenas nas proximidades das sees eleitorais (art. 39, 5, incisos II e III, e 9, da Lei n 9.504/1997).

106) crime transportar eleitores em dia de eleio?


Sim, proibido em dia de eleio o transporte gratuito de eleitores para os locais de votao, bem como o fornecimento gratuito de alimento, sob pena de recluso de quatro a seis anos e pagamento de multa (art. 302 do Cdigo Eleitoral e Resoluo-TSE n 9.641/1974).

107) Como proibido o transporte gratuito de eleitor por partidos e candidatos, existe algum rgo que possa transportar gratuitamente o eleitor?
Sim, a Justia Eleitoral pode transportar gratuitamente os eleitores no dia da eleio, mas o transporte restrito aos moradores de zona rural das localidades em que o juiz eleitoral o tenha solicitado (Resoluo-TSE n 9.641/1974).

108) Qual transporte eu posso pegar no dia da eleio sem cometer crime eleitoral?
No ocorre crime quando: o transporte estiver a servio da Justia Eleitoral; se tratar de transporte coletivo de linha regular e no fretado;
60 Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

se tratar de transporte de uso individual do proprietrio, para o exerccio do prprio voto e dos membros de sua famlia; se tratar de servio normal, sem finalidade eleitoral, de veculos de aluguel no atingidos pela requisio (ResoluoTSE n 9.641/1974).

109) O eleitor poder ser preso na vspera das eleies por ter praticado algum crime ou alguma contraveno?
Nenhuma autoridade poder, desde cinco dias antes e at 48 horas depois do encerramento da eleio, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito (de crime afianvel ou inafianvel) ou em virtude de sentena criminal condenatria por crime inafianvel, ou por desrespeito a salvo-conduto. Destaque-se que, nesse perodo, o eleitor no pode ser preso por crime cuja situao de flagrante j se encerrou; por condenao a crime afianvel; ou por priso preventiva ou provisria decretada (art. 236 do Cdigo Eleitoral).

110) O que salvo-conduto?


Salvo-conduto uma garantia concedida ao eleitor pela Justia Eleitoral para que ele possa exercer o seu direito de votar. O salvo-conduto concedido nos casos em que o eleitor sofre violncia moral ou fsica em sua liberdade de votar, ou pelo fato de haver votado (art. 235 do Cdigo Eleitoral).

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

61

JUSTIFICATIVA

111) O que eu fao se no puder comparecer votao?


Se voc estiver fora de seu domiclio eleitoral no dia da eleio, ter de justificar sua ausncia comparecendo aos locais destinados ao recebimento das justificativas, entre as 8 horas e as 17 horas, com o formulrio Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido, ttulo de eleitor ou documento de identificao com foto. O formulrio de Requerimento Justificativa Eleitoral ser fornecido gratuitamente aos eleitores nos seguintes locais: cartrios eleitorais; postos de atendimento ao eleitor; pginas da Internet do TSE e dos tribunais regionais eleitorais de cada estado; locais de votao ou de justificativa, no dia das eleies; outros locais, desde que haja prvia autorizao do juiz eleitoral.

62

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

112) O que fao se no puder comparecer votao nem justificar a falta no dia da eleio?
O eleitor que deixar de votar por estar ausente no seu domiclio eleitoral e no justificar a falta no dia da eleio poder faz-lo at 60 dias depois, por meio de requerimento dirigido ao juiz da zona eleitoral onde inscrito. O endereo dos cartrios eleitorais poder ser obtido nas pginas dos tribunais regionais eleitorais por meio da Internet. O pedido de justificativa tambm poder ser formulado na zona eleitoral que se encontrar o eleitor, a qual providenciar sua remessa ao juzo competente. Lembre-se de que o primeiro e o segundo turnos so eleies independentes e que, portanto, necessria uma justificativa para cada votao (art. 80, caput, e 2, da Resoluo-TSE n 21.538/2003). No caso do eleitor inscrito no Brasil que estiver no exterior no dia da eleio, o prazo para se justificar de 30 dias contados de seu retorno ao pas (art. 7 do Cdigo Eleitoral com alterao do art. 80, 1, da Resoluo-TSE n 21.538/2003)

113) O que acontece se eu no votar e no justificar a minha ausncia?


O eleitor que no votar nem justificar sua ausncia nos prazos determinados pela Justia Eleitoral ficar sujeito ao pagamento de multa (art. 80, caput, e 4, da Resoluo-TSE n 21.538/2003). Sem a prova de que votou, de que pagou multa ou de que se justificou devidamente, o eleitor no poder: inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou funo pblica, investir-se ou empossar-se neles;

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

63

receber vencimentos, remunerao, salrio ou proventos de funo ou emprego pblico, autrquico ou paraestatal, bem como de fundaes governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exeram servio pblico delegado, correspondentes ao segundo ms subsequente ao da eleio; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrcula em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; obter emprstimos em estabelecimentos de crdito mantidos pelo governo, em autarquias, sociedade de economia mista, caixas econmicas federais ou estaduais, nos institutos e nas caixas de previdncia social; participar de concorrncia pblica ou administrativa da Unio, dos estados, dos territrios, do Distrito Federal ou dos municpios, ou das respectivas autarquias; praticar qualquer ato para o qual se exija quitao do servio militar ou do imposto de renda. obter certido de quitao eleitoral; obter qualquer documento perante reparties diplomticas a que estiver subordinado (art. 7, 1, do Cdigo Eleitoral). Se o eleitor deixar de votar e de justificar a ausncia em trs eleies consecutivas, seu ttulo ser cancelado (art. 80, 6, da Resoluo-TSE n 21.538/2003).

64

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

114) Se eu sou eleitor de uma cidade onde h segundo turno, mas vou viajar para uma cidade onde no h segundo turno, como eu justifico minha ausncia?
Mesmo onde no h eleio, sero instaladas mesas receptoras de justificativa eleitoral. O eleitor dever comparecer aos locais destinados ao recebimento das justificativas, entre as 8 horas e as 17 horas, com o formulrio Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido, com seu ttulo de eleitor ou qualquer documento de identificao com foto.

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

65

CRIME ELEITORAL

115) O que captao ilegal de sufrgio (compra de votos)? Isso crime?


Constitui captao ilegal de sufrgio a doao, o oferecimento, a promessa ou a entrega, pelo candidato, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou funo pblica, desde o registro da candidatura at o dia da eleio. Isso crime, apenado com multa de mil a 50 mil Ufirs, e cassao do registro ou do diploma (art. 41-A da Lei n 9.504/1997).

116) Qual a diferena entre boca de urna e captao de sufrgio?


A boca de urna caracterizada pela coao, que inibe a livre escolha do eleitor, no dia da eleio, enquanto a captao de sufrgio constitui oferecimento ou promessa de vantagem ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto (art. 39, 5, inciso II, e art. 41-A, da Lei n 9.504/1997).

66

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

117) Comprar ou vender voto tambm crime?


Sim, de corrupo ativa ou passiva eleitoral. A compra ou a venda de voto, seja com dinheiro, presentes ou qualquer favorecimento, crime que pode ser punido com at quatro anos de priso e pagamento de multa. E o candidato, alm da multa, pode ter o registro ou diploma cassado. crime dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outra pessoa, dinheiro, presente, ou qualquer outra vantagem, econmica ou no (por exemplo, dispensa de obrigao convencionada, remdios, cesta bsica, bolsa de estudo), para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer absteno, ainda que a oferta no seja aceita. Esse crime, na forma prometer, configura-se apenas se a conduta for individualizada, ou seja, dirigida a pessoas ou a pessoas determinadas. Assim, no configura o crime promessas genricas de campanha. Ademais, a compra de votos por pr-candidato caracteriza o crime de corrupo ativa eleitoral (art. 41-A da Lei n 9.504/1997).

118) crime votar ou tentar votar mais de uma vez, ou em lugar de outra pessoa?
Sim, crime punvel com recluso de at trs anos (art. 309 do Cdigo Eleitoral).

119) crime violar ou tentar violar o sigilo do voto?


Sim, crime punvel com deteno de at dois anos (art. 312 do Cdigo Eleitoral).

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

67

120) Sou servidor pblico. crime meu chefe me dizer em quem eu devo votar?
Sim, valer-se o servidor pblico de sua autoridade para coagir algum a votar ou no votar em determinado candidato ou partido crime punvel com deteno de at seis meses e pagamento de multa (art. 300 do Cdigo Eleitoral).

68

Perguntas e Respostas Guia do Eleitor

Esta obra foi composta na fonte ZapfHumnst BT, corpo 11, entrelinhas de 17 pontos, em papel AP 75 g/m (miolo) e papel Couch 150 g/m (capa).

You might also like