You are on page 1of 6

Aprendizagem nas organizaes e organizaes de aprendizagem.

RESUMO

Este trabalho prope-se a apresentar o tema Organizaes de aprendizagem e aprendizagem nas organizaes, apresentando sua importncia dentro do ambiente organizacional e para o colaborador desta organizao, mostrando os nveis de aprendizagem e sua importncia para o desempenho, tanto do indivduo, quanto da empresa.

INTRODUO O aprendizado sempre exerceu papel fundamental para a humanidade, tanto no que diz respeito a aquisio de capital intelectual, quanto de habilidades para exercer sua funo dentro da sociedade, comunidade, ou organizaes. O desenvolvimento social, intelectual, profissional e tantas outras reas da dinmica humana dependem de sua capacidade de aprendizado. O mundo atual exige cada vez mais que as pessoas saibam lidar com as rpidas mudanas que acontecem a sua volta. O desenvolvimento da tecnologia, na comunicao, informtica e outras reas tem imposto um ritmo acelerado na vida das pessoas. Nas organizaes no diferente. As distncias encurtaram, a velocidade com que as decises so tomadas tem que ser cada vez mais rpidas, e se lida com um infinito de informaes, sobre mercado, publico consumidor, ambiente em que a organizao se insere, dentre tantos outros, e a velocidade com que so absorvidas tais informaes pode definir quem se sobressai nesse ambiente altamente competitivo. Guns (1998, p. 7), destaca que Muito tem sido escrito a respeito do impacto da era da informao sobre as organizaes. Executivos, gerentes e trabalhadores de linha de frente enfrentam, igualmente, quantidades gigantescas de informaes. E dentro do proposto ser abordados os nveis desse aprendizado, o que esse aprendizado, tipos de aprendizagem, e tambm o desempenho em relao aprendizagem.

O QUE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL? O funcionrio ganha cada vez mais importncia no cenrio empresarial. De simples executor passou tambm a opinar, dar ideias, ajudando tambm na inovao e sobrevivncia da organizao. Surgem novos estudos para a necessidade de se implementar um ambiente de aprendizado dentro da empresa, fato esse que era bem pouco explorado at pouco tempo atrs, e que outros autores, como Taylor, davam pouca, ou nenhuma nfase. Mas agora surge uma nova realidade. Os empregados passaram a ser denominados Colaboradores, e agora, o que era descartvel, como suas idias e capacidade de planejamento, passaram a ser fator fundamental para a sobrevivncia da organizao. Descobriu-se que o colaborador pode pensar, gerar conhecimento, sendo muitas vezes esse conhecimento mais valioso que seu trabalho que sempre fora mecnico, automatizado, altamente especializado e livre de trabalho intelectual. Descobriu-se que esse colaborador pode interagir com outras reas que no a sua, colaborando para o desenvolvimento e a inovao. Nesse contexto, surgem alguns autores com o que proposto como Aprendizagem na organizao, apresentado como o grande salto para as organizaes do futuro, como Kiernan (1998), que apresenta como a religio da organizao do futuro . Aprendizagem organizacional pode ser definida como a aquisio de conhecimentos, habilidades, valores, convices e atitudes que acentuem a manuteno, o crescimento e o desenvolvimento da organizao (GUNS, 1998, p. 33). Uma organizao que aprende uma organizao habilitada na criao, na aquisio e na transferncia de conhecimento e em modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e percepes (KIERNAN, 1998, p. 198). O processo de aprendizagem em uma organizao no s envolve a elaborao de novos mapas cognitivos, que possibilitem compreender melhor o que est ocorrendo em seu ambiente externo e interno, como tambm a definio de novos comportamentos, que comprovam a efetividade do aprendizado (FLEURY E FLEURY, 1997, p. 20). Para esse novo processo, to valoroso para o futuro das empresas, necessrio que existam condies propcias para o seu surgimento. Segundo Senge apud Fleury e Fleury (1997), so necessrias as seguintes disciplinas para o processo de inovao e aprendizagem organizacional: Domnio pessoal: Por meio do autoconhecimento o indivduo tem condio de aprofundar seus objetivos, concentrando esforos e passando consequentemente a ver a realidade de forma objetiva.

Modelos mentais: So idias e imagens que contribuem para influenciar o indivduo quanto ao seu modo de ver o mundo e seus atos. Vises partilhadas: D-se a partir da percepo de um objetivo como concreto e real. Neste ponto o indivduo passa a querer aprender por iniciativa prpria e no mais por obrigao. Aprendizagem em grupo: Nesse ponto a aprendizagem d-se pelo dilogo. A apresentao de idias, por parte dos membros integrantes, fundamental para um raciocnio comum. Pensamento sistmico: Esta disciplina contribui para que se faa uma anlise do todo e no das partes individualmente. Garvin apud Fleury e Fleury (1997), prope os seguintes caminhos atravs dos quais a aprendizagem organizacional ocorre: Resoluo sistemtica de problemas: apoiada na soluo de problemas, esta atividade engloba tcnicas como diagnstico feito com mtodos cientficos, uso de dados para a tomada de decises e uso de ferramental estatstico para organizar as informaes e proceder a interferncias. Experimentao:envolve a procura sistemtica e o teste de novos conhecimentos, atravs do mtodo cientfico. movida por oportunidades de expandir horizontes, no por dificuldades correntes. Experincias passadas: reviso de sucessos e fracassos, avaliando sistematicamente e gravando lies de forma acessvel a todos os membros. Circulao de conhecimento: o conhecimento precisa circular rpida e eficientemente por toda a organizao, proporcionando condies para que novas idias tenham um impacto maior quando forem compartilhadas coletivamente ao invs de serem dirigidas a uns poucos. Experincias realizadas por outros:observar e analisar experincias vividas por outras organizaes pode constituir um importante meio de aprendizado, como a utilizao do benchmarking, por exemplo. O aprendizado prprio do ser humano. uma caracterstica predominante j no momento do nascimento e que o acompanha por toda sua existncia. Ao penetrar no ambiente de trabalho, essa caracterstica no desaparece.

As organizaes, para se denominarem organizaes de aprendizado ou de aprendizagem, precisam antes de tudo se ater para esse fato.

TIPOS DE APRENDIZAGEM

De acordo com Guns (1998), existem os seguintes tipos de aprendizagem organizacional: Aprendizagem de tarefas: Orienta para o desempenho e a valorizao de tarefas especficas. Aprendizagem sistmica: Diz respeito aos processos da organizao e o seu desenvolvimento e melhorias. Aprendizagem cultural: Trata dos fundamentos de uma organizao, seus valores, convices e atos. Aprendizagem de liderana: Est voltado para a gesto e liderana de pessoas, grupos e unidades de empresas de maior porte. Aprendizagem de equipe: Orienta para a eficincia na prtica da funo, mostrando tambm como se faz para promover o aprendizado e o crescimento da equipe. Aprendizagem estratgica: Este tipo de aprendizagem est focada nas estratgias da organizao, como se d o seu desenvolvimento, sua implementao e provveis melhorias. Aprendizagem empreendedora: Trata do empreendedorismo e a gesto de equipes, como se estas fossem microempresas. Aprendizagem reflexiva: Enfatiza o questionamento dos modelos vigentes na organizao. Aprendizagem transformacional: Orienta para as formas de se realizar mudanas dentro da organizao que surtam efeitos significativos.

APRENDIZAGEM INDIVIDUAL

Aprendizagem um processo de mudana, resultante de prtica ou experincia anterior, que pode vir, ou no, a manifestar-se em uma mudana perceptvel de comportamento (FLEURY E FLEURY, 1997, p. 19). Uma experincia anterior que um indivduo tenha tido, pode contribuir para que o mesmo manifeste uma mudana em seu comportamento. A aprendizagem raramente fcil. Para muitos uma experincia profundamente dolorosa, associado a provaes anteriores na escola. Entretanto, estamos deslocando-nos claramente para um mundo de trabalho em que a aprendizagem contnua constitui a norma (GUNS, 1998, p. 44). A aprendizagem, seja ela em nvel organizacional ou individual, sugere uma freqncia em sua busca, uma vez que a informao no se esgota.

REFERNCIAS FLEURY, Afonso e FLEURY, Maria T. L. APRENDIZAGEM E INOVAO ORGANIZACIONAL: As experincias de Japo, Coria e Brasil. 2. ed., So Paulo: Atlas, 1997. GUNS, Bob. A ORGANIZAO QUE APRENDE RPIDO: Seja competitivo utilizando o aprendizado organizacional. So Paulo: Futura, 1998. KIERNAN, Matthew J. OS 11 MANDAMENTOS DA ADMINISTRAO DO SCULO XXI. So Paulo: Makron Books, 1998. SILVA, Reinaldo O. da. TEORIAS DA ADMINISTRAO. So Paulo:Pioneira, 2001. WARDMAN, Kellie T. CRIANDO ORGANIZAES QUE APRENDEM. So Paulo: Futura, 1996. http://www.scielo.br/pdf/raeel/v3n1/v3n1a08.pdf
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/aprendizagem-organizacional-aorganizacao-que-aprende/12461/

You might also like