You are on page 1of 4

PLANODECARREIRA

Senotem,vocvaiempacar,vaiserumcoadjuvante,vaifazerpartedoprojetodealgum. Qualquerprofissionalqueestejaentrandonomercadodetrabalhoouquejfaapartedoseleto grupodepessoasqueestoempregadastemquetersempreumprojetodecarreira.Quemno temprojeto,quemachaqueascoisasacontecem equenofimdocerto,emgeralummero coadjuvantenoprojetodeoutrapessoaquemaisinteligentementeelaborouemantmatualizado seuprojetodecarreira.Pareceradical,masno.Naverdade,vital,imprescindvelcomooar queserespiraquecadaprofissionaltenhaporescritooseuPROJETODECARREIRAeo mantenhaperiodicamenteatualizado. Euconcordoqueessa histriadecarreiracomoumpatrimniopessoalrelativamente nova tem15anos,talvez20.Masnasentrevistasqueconduzodiariamentenarduatarefadeprocurar talentosparameusclientestenhoencontradoprofissionaisdealtssimonvelqueempacaramna carreira por falta de um projeto. Os jovens, apesar de toda sua energia e pluralidade, ainda esperam encontrar algum nas organizaes que elabore seu projeto. Algum a quem eles possamdizer: Eismeaqui,Senhor,fazeidemimumvicepresidente... Adurarealidadedestemundotocompetitivoqueningumemempresanenhumaestalpara cuidardesuacarreira.Oqueasorganizaesmodernaseboasfazemdarcondiesparaque seuprojetoserealize.Seficaresperandocairdocu,schuva,meucaro,eeventualmenteum beloraionasuacabea.EacomosefazessetalPROJETO?

PRIMEIROPASSO Oprojetodecarreiracomeacomoseusonhopessoal! No pare de ler, no vou falar de poesia nem de autoajuda barata, mas sem sonho no tem projeto. Sonhar umproblema hoje em dia. Assim como umproblema aprender apensar a longo prazo. Normal. Foram tantos anos de inflao, tantos anos de cuidar do diaadia, de pensar em sobrevivncia e no em existncia, que voc anestesiou a parte do crebro que formulaossonhos,queidealizaofuturo,queimaginasonhandooquegostariadeestarfazendo daqui a dez anos...Mesmoos jovensque no viveram as taxas de inflao gigantescas foram impregnadosdessaparaniapelospais,pelosirmos,pelosamigos.Planejar?Como?Nemseio quevaiaconteceramanh,quantomaisdaquiacincoanos!!Insistoqueosonhoaessnciado projeto.Sevocachadifcil,faaoexerccioabaixocomum(a)amigo(a). SEGUNDOPASSO Imaginequevocsseencontraramemumaeroportoexatamentenodia5demarode2008.Na hora do encontro, vocs, apressados, que no se viam desde a virada do sculo, no tiveram tempodecontartudooqueaconteceuemsuasvidasepropuserammandarumaooutroumfax contandooquehaviaocorridodesdeoltimoencontro,emagostode1999.Aoescrever esse faxcomdatade5demarode2005,vocestarpondonopapelumpoucodeseussonhose estardandoincioelaboraodeseuprojetodecarreira.Porfavor,escrevaofax.Oprojeto novaifuncionarsevocnopusersuasidiasnopapel.
1

Enomevenhacomessadenotertempo,pois,afinal,estamostratandosimplesmentedoseu maiorpatrimnio,queasuacarreira. TERCEIROPASSO Agora voc j tem um sonho no papel. Eu sei que tem mais cara de plano doque de sonho. Afinal, voc perdeu um pouco a capacidadede sonhar a longo prazo.E, tambm, cinco anos passamtodepressa...Pelomenostemosoqueperseguir.Quantomaisdefinidoosonho,maior sua energia pessoal para passar por fases complicadas (inevitveis), por crises e por dificuldades.Quemtemumsonhoclaroencaraavidacommaisserenidade.Ecadasacrifcioe cadavitriasocomoumpassonadireodaconsecuodosonho. Vamosterceiraparte:AAUTOANLISE.Euseiquetambmnofcilachouqueiaser mole?Pensaquefazerumprojetodecarreiraqueumverdadeiroprojetodevidaumacoisa simples,bsica???? VamosusarparaissoomodernoconceitodeCOMPETNCIA.SabeoqueCOMPETNCIA? aquilo no que voc reconhecidamente bom. Simples como tudo o que importante Competnciaexistequandoreconhecidanogrupoaoqualvocpertence.Sefornotrabalho, ela tem que ser percebida e reconhecida pelos seus pares, subordinados e superiores. Competncianoaquiloemquevocachaquebom,oqueosmembrosdoseugrupode referncia reconhecem como sendo uma competncia sua. Vamos usar trs grupos bsicos de competncia parafacilitarsuaautoanlise. Competnciaemlidar compessoas. Competnciaemlidar cominfor maes. Competnciaemlidar comtecnologia. Explicando:competnciaemlidarcompessoaspodeserreconhecidapelasuafacilidadedese colocar no lugar dos outros e procurar entendlos (vulgarmente chamada de empatia). Pode tambm ser reconhecida pela sua capacidade de fazer as pessoas confiarem em voc. Pode tambm ser expressa pela sua facilidade em administrar conflitos ou, ainda, em conduzir negociaes do tipo ganhaganha. Sua facilidade de integrarse em grupos diferentes culturalmenteousocialmentetambmumaformadecompetnciaparalidarcompessoas. Competnciaemlidarcominfor maesacompetnciadeouvirereproduzir,leresintetizar. Ouvir, escrever e depois apresentar a um determinado pblico. Ouvir e separar o que importantedoqueurgenteedoquelixo.Colocarumaidianopapelounatelaumaforma decompetnciaemlidarcomasinformaes.Comoficafcildeperceber,umacompetncia essencialhojeemdiaemqualquercarreira.Qualsuaautoanlisedessacompetncia?Noque vocjbomenoqueprecisamelhorar?Oquevocvaifazerouestfazendoparamelhorar? Competncia em lidar com tecnologia: essa a competncia que voc tem para lidar com hardwareesoftwarevariados.Elamedesuarapidezdeintegraocomnovastecnologiastanto degestocomodeprocessamentodeinformao,comoaindadefabricaodeprodutos.Asua competnciaemlidarcomtecnologiavaimedirsuacapacidadedeserecontinuarsendoatuale moderno.

QUARTOPASSO Euseiquefazeraautoanlisenofcil.Tendemosasermuitomaisexigentesconoscodoque comosoutros,masmuitoimportantequevoc,aoterminaraautoanlise,mostreaaum(a) colega de trabalho para testar sua sensibilidade. Mostrea tambm a uma pessoa do seu relacionamento pessoal, fora do ambiente de trabalho. Voc poder ter surpresas do tipo ser reconhecidamente competente nas relaes com pessoas no ambiente social e no ser assim reconhecido no ambiente de trabalho. Pode ser que atitudes e comportamentos que voc est tendonoambientedetrabalhonoestejamsendopercebidosdaformacomovocgostaria. Essequartopassomuitolegalporquecolocavocfrenteafrentecomasdecisesdo"ONDE". Issomesmo.Ondevocvaiinvestirsuascompetncias??? Lembrese: temos um sonho a cumprir. Muito bem. Agora vamos escolher do macro para o micro. Primeiro o setor da economia: primrio, secundrio, tercirio. No, eu no quero complicar, mas essa a linguagem que se usa para comear a definir os setores econmicos. Ento,vamosl. Onde voc acredita que seu conjunto de competncias poder ser aplicado de forma a poder levloconsecuodeseusonho.Umaobservaoimportanteparaquemjestempregado. Nessahoradaelaboraodeseuprojeto,vocvaifazerumacuidadosaavaliaodeseutrabalho atual. Pode serque voc esteja na empresa certa,mas na rea errada,ou como chefe errado! Esse" onde" queestamosavaliandopodeseremsuaprpriaempresa,pormemoutradiviso ousetor.Oimportanterecolhertodasasinformaessobreasempresas,suascaractersticas, suaculturaorganizacional,seunegcio,seusdirigentes,seusacionistas.Procureosanuriosdo tipoMelhoreseMaiores(darevistaExame)eoGuiaExame AsMelhoresEmpresasparaVoc Trabalhar.Etambmnotciasdejornaiserevistasdenegcios,entrevistasdedirigentes,visite ossitesnaInternet.Recolhatodasasinformaeseuseoseunetwork.Garimpe.Pesquise.a suacarreira,oseusonho,asuavida. QUINTOPASSO Depoisquevocdefiniuo" ONDE" ,vamospartirparao" COMO" . Queestratgiavocvaiadotarparamudardereadentrodesuaempresaoumudardeempresa sevocchegouconclusodequeaatualnovai levloaatingirseusonhoouaentrarna empresadesejadaparaaquelesquebatalhamoprimeiroempregoPP,isto,psprojeto!!! O" como" umesforodeestratgiaedemarketingpessoal.Comotudoemmarketingpessoal, o" como" feitopormeiodepessoas.Temosplenaconscinciadenossascompetnciasatuais (porque, lembrese, voc pode adquirir outras que ainda no tem). Sabemos onde aplicar as competnciaseagoraqueremosquetudoissosematerialize. Aprimeiraprovidnciainformarosoutros(osamigos,osconhecidos,osagentesdemercado, enfim,todooseunetwork)sobreosonho,ascompetnciasinstaladaseo" onde" . O primeiro veculo para isso seu currculo. A existem vrios formatos, no importa, o que importaqueocurrculotenhasuacara,quequalquerpessoaqueoleiapercebacomclareza seusobjetivos,suascompetnciaseoquevocquerfazercomelas.Acreditoemcurrculosque expressem o projeto do profissional. Feito o currculo, que tanto pode ter uma como mais pginas,essedocumentoprecisachegarsmos dasorganizaesquevocprselecionouna fase" Onde" .
3

Sevocconseguiuumaentrevistapormeiodeconhecidos,leveocurrculopessoalmente.Sefor precisomandloantecipadamenteouentregloaumportador,escrevaumacartaquesirvade capaedeintroduo. Uma cartacurtadizendoporqueseinteressoupelaorganizao,qualsuacompetnciamais significativa para aquela empresa, e mencione sua disponibilidade (horrio e datas) para uma entrevista.Faaumacartaparacadaempresa.Nomandeaqueletipodecartaquepareceuma circularoutemcarademaladireta. Voctemlidonasrevistasvriasformasdefazeressaabordagemdo" como" escolhaaque mais se parea com voc. Preparese sempre bem para a entrevista. Faa sua lio de casa mesmoquejestejaempregadoequesestejatentandomudardereaoudediviso.Informe se antes de ir conversar com as pessoas que podero ajudlo. Procure saber quem seu interlocutor,oquesepassa nareadele,oqueseesperacomomaiorcontribuio,nov na raa, no brinque de "deixa comigo", nunca se apresente amadoristicamente. A competncia, assim como a sutileza e o amor, est sempre nos detalhes. Cuide de seu projeto. Refaao anualmente. No espere uma crise, uma demisso, um susto maior para fazer o projeto pela primeiravez.Sejaprofissionalsempre,eparaissotenhaumprojetodecarreira.Nosecontente emsercoadjuvante.Sejavocoastroprincipal.

Por LuizCarlosCabrer a,HeadhunterdaPMC AmropInter nationaleprofessor convidadodaFGVSP AdaptadodaRevistaVOCS.A.25/09/1999

You might also like