You are on page 1of 9

Papel do Vereador

* Atribuies * Como Funciona a Cmara Municipal

Priscila Lapa Valrio Leite

Este caderno uma publicao da Unio dos Vereadores de Pernambuco, entidade representativa de Cmaras e Vereadores de PE
Autorizada sua reproduo, desde que citada a fonte.

APRESENTAO

Presidente da UVP: Joo Batista Rodrigues Textos: Priscila Lapa e Valrio Leite Projeto Grfico: Fernando Azevedo Ilustraes: Ral Reviso: Luciene Morais

A Unio dos Vereadores de Pernambuco, comprometida com o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, e visando contribuir para o bom funcionamento das Cmaras, publica esta cartilha elaborada por Priscila Lapa e Valrio Leite, assesores desta entidade, que de forma concisa e linguagem acessvel, enfoca o trabalho do Vereador na sociedade. A maior participao dos cidados na administrao pblica passa, necessariamente, por um maior conhecimento sobre o funcionamento dos rgos e o papel de cada agente poltico. Como entidade representativa do Legislativo Municipal, a UVP d a sua contribuio nesse processo, auxiliando os Vereadores no exerccio do seu mandato e colaborando para difundir a importncia desses representantes do povo na construo da cidadania.
Joo Batista Rodrigues
Presidente - UVP

Cartilha Papel do Vereador: Atribuies; Como funciona a Cmara Municipal / Priscila Maria Lapa; Valrio tico - 1 ed. - Recife: Unio dos Vereadores de Pernambuco (UVP), 2005.

ISBN 85-98427-02-0 Administrao Pblica - Legislao. I. tico Leite, Valrio. II. Maria Lapa, Priscila.

1- O VEREADOR:

A CONSTITUIO FEDERAL: Todo pas tem uma Constituio, que o conjunto de leis que estabelecem os direitos e os deveres dos cidados. A atual Constituio brasileira est em vigor desde 1988. A Constituio tambm garante a independncia do Poder Legislativo Municipal. Isso significa que nenhuma autoridade, de qualquer rgo ou Poder, pode interferir nos trabalhos da Cmara Municipal.

O Vereador o poltico que acompanha o dia-a-dia das comunidades e, por isso, conhece de perto suas necessidades. Os Vereadores existem para representar os cidados dos seus municpios. Cada Vereador representante de uma parcela da populao. Eles tm o poder de fazer as leis que atendam aos interesses da comunidade. 2- A CMARA MUNICIPAL:

3- FUNES DA CMARA: A Cmara dos Vereadores exerce importantes funes para a sociedade. So elas: FUNO LEGISLATIVA: A Cmara, no exerccio de sua funo legislativa, participa da elaborao de leis de interesse do municpio. A funo legislativa a que mais se destaca entre as funes da Cmara.Por meio das leis, os cidados tm seus direitos assegurados. Alm disso, as leis tambm so importantes para a harmonia entre os Poderes, orientam a vida das pessoas e dirigem a administrao pblica. Sabemos, por exemplo, que um Prefeito s pode fazer o que estiver permitido pelas leis, ou seja, ele no pode fazer nada que a lei no autorize. Por isso as normas municipais so to importantes para o funcionamento da cidade. Cabe tambm aos Vereadores dar posse ao Prefeito e ao Vice-Prefeito.

Tambm chamada de Cmara de Vereadores, a Cmara Municipal a sede do Poder Legislativo. A diviso de Poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio) feita pela Constituio Federal. Alm do Poder Legislativo, tambm existe no municpio o Poder Executivo, que exercido pelo Prefeito e pelos Secretrios.

FUNO FISCALIZADORA:

PRESTAO DE CONTAS: Anualmente, o Prefeito deve remeter as contas do municpio para os Vereadores apreciarem e aps o parecer do Tribunal de Contas, voltam para a Cmara para serem votadas. Essa prestao de contas deve conter todos os gastos realizados (pagamento de servidores, compra de materiais e equipamentos, manuteno de escolas e hospitais, obras realizadas, etc) e tambm todo o dinheiro arrecadado durante o ano. Os Vereadores devem observar atentamente como esto sendo aplicados os recursos pblicos.

Atravs da funo fiscalizadora, possvel ter um controle de como o Prefeito e os Secretrios esto administrando o municpio, utilizando os recursos pblicos. A Cmara cumpre esta importante funo com o auxlio do Tribunal de Contas. Cabe aos Vereadores acompanhar todas as aes do Executivo: realizao de obras, compra de material e de equipamentos, contratao de funcionrios, prestao de servios, fornecimento da merenda escolar, etc. Os Vereadores podem solicitar que o Prefeito ou qualquer Secretrio municipal comparea Cmara para dar explicaes sobre os seus atos. Caso queira apurar alguma irregularidade, a Cmara pode formar uma Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI). FUNO JUDICIRIA: A Cmara exerce uma funo judiciria, porque cabe a ela processar e julgar o Prefeito quando ele cometer alguma irregularidade. E julga os prprios Vereadores que tambm cometam irregularidades. Todos os anos, os Vereadores julgam as contas da Prefeitura, decidindo se o Prefeito teve uma atuao REGULAR ou IRREGULAR na aplicao dos recursos pblicos.

FUNO ADMINISTRATIVA: A Cmara tambm exerce uma funo administrativa, organizando seus servios, como a composio da Mesa Diretora, a organizao e o funcionamento das Comisses.

FUNO DE ASSESSORAMENTO: Os Vereadores tambm podem auxiliar o Poder Executivo a administrar o municpio, fazendo indicaes de aes a serem tomadas em favor da populao. Atravs de indicaes, os Vereadores podem sugerir a construo de escolas, a abertura de estradas, limpeza pblica, assistncia sade, entre outros.

4- FUNCIONAMENTO DA CMARA: SEDE:

REGIMENTO INTERNO: O regimento interno disciplina todas as atividades da Cmara. um documento muito importante para o seu funcionamento, porque define as articulaes dos rgos da Cmara, a tramitao dos projetos de lei e todas as questes administrativas. Ele elaborado pelo conjunto dos Vereadores e, para ter validade, precisa ser aprovado pelo Plenrio. O regimento interno da Cmara deve estar de acordo com a Lei Orgnica do Municpio.

LEI ORGNICA DO MUNICPIO: Toda Cmara Municipal tem que ter uma sede. nela onde se renem os Vereadores para a discusso e votao dos projetos. COMPOSIO: O nmero de Vereadores que compem a Cmara Municipal varia de acordo com o tamanho da populao do municpio. Esse critrio chamado de PROPORCIONALIDADE. LEGISLATURA: Legislatura todo o perodo do mandato, que dura 4 anos. Inicia-se no dia 1 de janeiro do ano seguinte ao da eleio municipal. SESSO LEGISLATIVA: Sesso Legislativa o perodo de um ano. A Lei Orgnica do Municpio o conjunto de normas que regem o municpio. Na Lei Orgnica esto definidas as atribuies dos Poderes e dos rgos, bem como os deveres e os direitos dos cidados. A Lei Orgnica funciona como a Constituio do municpio.

5- RGOS: A Cmara Municipal funciona com os seguintes rgos: Mesa: Dirige a Casa Plenrio: Rene todos os Vereadores para votar as leis e tomar as decises importantes Bancadas:Renem os membros dos diversos partidos Lderes: So os representantes das bancadas H ainda a Secretaria da Cmara, que cuida da parte administrativa e das finanas.

MESA DIRETORA: A Mesa Diretora, eleita pelos Vereadores, tem a responsabilidade de conduzir os trabalhos legislativos e administrar a Cmara. composta geralmente pelo Presidente, Vice-Presidente, 1 e 2 Secretrios. O Regimento Interno da Cmara que define a forma como os membros so eleitos (se a votao aberta ou secreta), a durao do mandato e a possibilidade de reeleio. PLENRIO: O Plenrio composto por todos os Vereadores. no plenrio que os Vereadores debatem as matrias e os projetos de lei que tramitam na Cmara. Tambm no plenrio que os Vereadores autorizam os emprstimos, convnios e julgam as contas do Prefeito.Por isso, pode-se dizer que o Plenrio o rgo decisrio da Cmara. BANCADAS: Os Vereadores organizam-se em bancadas, que renem os partidos com representao na Cmara. Os partidos formam bancadas para articular aes e votar conjuntamente matrias de seu interesse. Assim, em todas as Cmaras existem a bancada do governo e a bancada da oposio. LDERES: Cada bancada tem um lder que a representa. O lder, escolhido entre os partidos que compem a bancada, fala em nome de todos os que representa.

COMISSES:

As Comisses tm como objetivo discutir e elaborar pareceres sobre os projetos em tramitao. Elas podem ser permanentes ou temporrias. As Comisses Permanentes fazem parte da prpria estrutura da Cmara. So elas: Comisso de Constituio e Justia, Comisso de Finanas, Comisso de Sade, Comisso de Educao, Comisso de Desenvolvimento Econmico, etc. As Comisses Temporrias so criadas com a finalidade de tratar de um assunto especfico, com prazo para terminar. Elas podem ser de dois tipos: Comisses Especiais: so formadas para analisar um determinado assunto, que pela sua importncia e urgncia precisa ser tratado separadamente. Elas tambm tm um prazo para concluir seus trabalhos. Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI): criada com o objetivo de apurar um determinado fato, ou seja, cumpre uma funo investigativa. Assim, como as Comisses Especiais, as CPIs tm um prazo certo para concluso do seu trabalho.

6- SESSES: A Cmara realiza periodicamente reunies para a votao das matrias. Essas reunies so chamadas de sesses plenrias. Elas podem ser: - Ordinrias: realizadas nos dias e horas marcadas pelo Regimento Interno - Extraordinrias: realizadas fora do horrio marcado para as sesses ordinrias. - Especiais: realizadas para homenagens e comemoraes. - Audincias Pblicas: realizadas com a participao direta da populao. 7- QURUM: Qurum o nmero de Vereadores necessrio para que uma sesso e uma votao aconteam. Esse nmero varia de acordo com o tipo da sesso e a matria que vai ser votada. 8- PROPOSIES QUE OS VEREADORES PODEM APRESENTAR NA CMARA: a) Proposta de Emenda Lei Orgnica do Municpio: O Vereador pode criar uma proposta para alterar a Lei Orgnica do Municpio, mas essa proposta tem uma tramitao diferenciada na Cmara: votada em dois turnos e aprovada por 2/3 dos Vereadores da Casa.

b) Projetos de lei: Projeto de lei a proposio que tem por finalidade regular as matrias no municpio e que precisa ser sancionada pelo Prefeito. Os Vereadores podem apresentar projetos de Leis Complementares, projetos de Leis Ordinrias e projetos de Leis Delegadas. Vale ressaltar que quem apresenta um projeto de lei dono da iniciativa, porm, quando a lei aprovada, passa a ser uma lei da Cmara. c) Projetos de resoluo: As resolues so atos que tm efeito apenas no interior da Cmara e no necessitam da sano do Prefeito para sua promulgao. Os Projetos de Resoluo tratam de temas como a criao de Comisses Especiais, elaborao do Regimento Interno, destituio da Mesa ou de qualquer de seus membros, concesso de licena a Vereadores, etc. d) Projetos de decreto legislativo: So normas que s podem ser definidas pela Cmara de Vereadores e provocam efeitos externos. Para entrar em vigor no tem que passar pela sano do Prefeito. Exemplos desse tipo de matria so a concesso de ttulos honorficos e a aprovao ou rejeio das contas do Municpio. e) Emendas a projetos de lei, de resoluo ou de decreto legislativo: Emendas so proposies apresentadas pelo Vereador, quando ele deseja alterar a forma ou contedo da proposio principal: projetos de lei, de resoluo ou de decreto legislativo.

10

f) Indicao ao Executivo ou aos Vereadores: Indicao uma espcie de sugesto por escrito apresentada pelo Vereador. Atravs da indicao, o Vereador pode sugerir medidas de interesse pblico aos Poderes competentes ou tambm para sugerir a manifestao de uma ou mais comisses sobre determinado assunto, visando elaborao de projeto sobre matria de iniciativa da Cmara. g) Moes: Moo a proposio em que sugerida a manifestao, apelo, congratulao ou protesto da Cmara sobre determinado assunto. h) Requerimentos: O requerimento um instrumento muito comum nos trabalhos legislativos. Atravs dele, o Vereador pode solicitar providncias administrativas e relativas ao Regimento Interno, bem como obter informaes da Mesa Diretora da Cmara, do Prefeito ou de qualquer outra autoridade do Executivo Municipal. i) Parecer: O parecer o pronunciamento da Comisso ou da Assessoria Tcnico-Legislativa sobre matria sujeita ao seu estudo. Normalmente, oferecido por escrito pelo Relator da matria. j) Recurso: Recurso a proposio destinada a alterar decises tomadas por rgos da Casa - Presidncia da Cmara, Presidncias das Comisses, Mesa Diretora e Comisses.

11

Rua Altinho,19 - Madalena - Recife / PE - Brasil CEP: 50.610-140 Fone: 3228.6465 e-mail: uvp@uvp.com.br - www.uvp.com.br

You might also like