You are on page 1of 5

Matria para o Teste

1.2 Propriedades fsicas e qumicas dos materiais (pg. 132-140)


Uma das tarefas dos qumicos identificar as substncias atravs das propriedades. Fsicas Pode ser medida ou observada sem que a constituio do material seja afetada. cor cheiro estado fsico brilho Organolticas (so detetadas atravs dos sentidos)

Propriedades especficas

ponto de fuso ponto de ebulio densidade ou massa volmica Qumicas S pode transformaes. do hidrognio; da gua; do dixido de carbono; do oxignio. ser observada quando o material sofre

Testes de identificao:

As mudanas de estado tm determinadas designaes: Sublimao Fuso Slido Solidificao Vaporizao Lquido Gasoso Condensao

Sublimao inversa

1. Propriedades fsicas que caracterizam as substncias (pg. 133-137)


A. Ponto de fuso e ebulio (pg.135) Consultar ficha informativa

O ponto de fuso - a temperatura a que o material passa do estado slido ao estado lquido.

O ponto de ebulio - a temperatura a que o material passa do estado lquido ao estado gasoso. O ponto de fuso e o ponto de ebulio so propriedades caractersticas de substncias puras. Constituem uma indicao da pureza das substncias permitindo a sua identificao. Anlise de grficos

Durante a fuso e a ebulio a temperatura mantm-se constante.

Durante a fuso e a ebulio das solues aquosas, a temperatura varia.

Numa substncia, a temperatura no se altera durante a mudana de estado. Numa mistura, a temperatura varia durante a mudana de estado. A existncia de impurezas pode fazer: - Baixar o ponto de fuso de uma substncia; - Aumentar o ponto de ebulio de uma substncia.

B. Massa volmica ou densidade (pg. 135)

Consultar ficha informativa

massa volmica = massa da substncia volume da substncia

g cm3

=m

g m xV

V cm3 m=xV V=m

No Sistema Internacional (SI) usa-se o kg/m3. Outras unidades em que se exprime a massa volmica, que no pertencem ao S.I: - o g/cm3; - o g/dm3.

A massa volmica de uma substncia ou densidade de uma substncia, permite identificar uma substncia. A massa volmica no um critrio de pureza, ou seja, no permite distinguir uma mistura de uma substncia pura. Significado de alumnio= 2,7 g cm3 Uma amostra de alumnio puro com 1 cm3 de volume tem a massa de 2,7 g.

Por que motivo h corpos que flutuam na gua e outros no? Corpo que flutua corpo inferior gua Madeira Alumnio Corpo que afunda corpo superior gua

2. Propriedades qumicas (pg. 138-140)

O oxignio comburente. Aviva um pavio em brasa. O dixido de carbono turva a gua de cal. O hidrognio arde na presena da chama e ouve-se um estalido caracterstico combustvel. O sulfato de cobre (II) anidro, que de cor branca, torna-se azul em contacto com a gua.

Consultar ficha Ensaios Qumicos

1.5 Separao das substncias de uma mistura (pg. 172-184)


Consultar fichas Informativas

Processos fsicos

Propriedades de aplicao do processo

Peneirao Separao magntica Sublimao Extrao por solvente M i s t u r a s H e t e r o g

s o l / s o l

Diferenciao do tamanho dos gros Propriedades magnticas Capacidade de sublimar Diferente solubilidade dos componentes num dado solvente

Decantao Filtrao

Centrifugao

s o l / l i q

Substncias com diferentes densidades (slido depositado no fundo de um recipiente que contm um lquido) Reteno de partculas slidas num filtro adequado (partculas slidas suspensas no lquido) Diferentes comportamentos de substncias com diferentes densidades quando lhes aplicada uma rotao (partculas slidas suspensas no lquido).

Extrao lquido-lquido ou Decantao em funil

l l

Lquidos no miscveis com diferentes densidades

Evaporao ou Cristalizao

M H o m o g n e a

Diferenciao de pontos de ebulio (obter um slido que estava dissolvido num lquido sendo maior a volatilidade do lquido relativamente a do slido) Diferenciao de pontos de ebulio (separar um slido dissolvido num lquido ou separar dois lquidos com pontos de ebulio bastante diferentes) (separar de dois lquidos com pontos de ebulio muito prximos e diferentes) Diferente poder de adsoro de certas substncias (separar substncias aromticas e corantes)

Destilao simples e

fracionada

Cromatografia

You might also like