You are on page 1of 7

A EUROPA NA CRISE DAS CULTURAS Pronunciada pelo Cardeal Ratzinger no Mosteiro de Subaco em 01 de abril de 2005.

Vivemos em um momento de grandes perigos e de grandes oportunidades para o homem e para o mundo; um momento que tambm de grande responsabilidade para todos ns. Du rante o sculo passado as possibilidades do homem e seu domnio sobre a matria aument aram de forma verdadeiramente impensvel. No entanto, seu poder de dispor do mundo permitiu que sua capacidade de destruio alcanasse dimenses que, s vezes, nos horrori zam. Por isso, espontneo pensar na ameaa do terrorismo, esta nova guerra sem confi ns e sem fronteiras. O temor de que o Terror possa se apoderar de armas nucleare s ou biolgicas no infundado e permitiu que, dentro dos Estados de direito, se acud isse a sistemas de segurana semelhantes aos que antes existiam somente nas ditadu ras; mas, de todo modo, permanece a sensao de que todas estas precaues podem ser ins uficientes, pois no possvel e nem desejvel um controle global. Menos visveis, mas ne m por isso menos inquietantes, so as possibilidades que o homem adquiriu de manip ular a si prprio. Ele (o Homem) mediu as profundidades do ser, decifrou os compon entes do ser humano e, agora, capaz, por assim dizer, de construir por si mesmo o homem, que j no vem ao mundo como dom do Criador, mas como um produto de nosso a tuar, produto que, portanto, pode inclusive ser selecionado segundo as exigncias por ns mesmos definidas. Assim, j no brilha sobre o homem o esplendor de ser imagem de Deus , que o que confere sua dignidade e inviolabilidade, mas somente o poder d as capacidades humanas. No mais do que a imagem do homem , mas, de que homem? A isso tudo se acrescenta os grandes problemas planetrios: a desigualdade na repa rtio dos bens da terra; a pobreza crescente; o esgotamento da Terra e de seus recu rsos; a fome; as enfermidades que ameaam o mundo todo e o choque de culturas. Tud o isso nos mostra que o aumento de nossas possibilidades no teve como correspondnc ia um desenvolvimento equivalente de nossa energia moral. A fora moral no cresceu na mesma medida que o desenvolvimento da cincia, mas antes, diminuiu, porque a me ntalidade tcnica encerra a moral no mbito subjetivo e, pelo contrrio, necessitamos de uma moral pblica, uma moral que saiba responder s ameaas que esto sobre a existnci a de todos ns. O verdadeiro e maior perigo deste momento est justamente neste desequilbrio entre as possibilidades tcnicas e a energia moral. A segurana que precisamos como pressu posto de nossa liberdade e dignidade no pode vir de sistemas tcnicos de controle, mas que somente pode surgir da fora moral do homem: aonde esta fora faltar ou no fo r suficiente o poder que o homem tem se transformar cada vez mais em poder de des truio.

certo que existe hoje um novo moralismo cujas palavras chaves so justia, paz, conse rvao da criao , palavras que reclamam valores essenciais e necessrios para ns. No ent o, tal moralismo resulta vago e cai, assim, quase que inevitavelmente, na esfera poltico-partidrio. sobretudo uma pretenso dirigida aos demais e no um dever de noss a vida cotidiana. De fato, o que significa justia? Quem a define? O que pode prod uzir a paz? Vimos nas ltimas dcadas em nossas ruas e em nossas praas como um pacifi smo pode se desviar em direo a um anarquismo destrutivo e ao terrorismo. O moralis mo poltico dos anos 70, cujas razes certamente no esto mortas, foi um moralismo com uma direo errada, pois estava privado de racionalidade serena e, em ltima instncia, colocava a utopia poltica acima da dignidade do indivduo, mostrando que podia cheg ar a desprezar o homem em nome de grandes objetivos. O moralismo poltico, tal como o vivemos e ainda hoje estamos vivendo, no s no abre c aminho a uma regenerao, mas que a bloqueia. E o mesmo se pode dizer de um cristian ismo e de uma teologia que reduzem o cerne da mensagem de Jesus o Reino de Deus ao s valores do Reino , identificando esses valores com as grandes palavras-chave do m oralismo poltico, e proclamando-as, ao mesmo tempo, como sntese das religies. Logo, esquece-se, assim, de Deus, apesar de ser Ele o sujeito e a causa do Reino de D eus. Em seu lugar ficam grandes palavras (e valores) que se prestam a qualquer t

ipo de abuso. Este breve olhar sobre a situao do mundo nos leva a refletir sobre a realidade atu al do cristianismo e, portanto, sobre as bases da Europa; essa Europa que antes, poderamos dizer, foi um continente cristo, mas que foi, tambm, o ponto de partida dessa nova racionalidade cientfica que nos possibilitou grandes possibilidades e, ao mesmo tempo, grandes ameaas. Certamente o cristianismo no surgiu na Europa e, portanto, no pode ser classificado como religio europia ou a religio do mbito cultura l europeu. Mas, historicamente foi na Europa que recebeu sua marca cultural e inte lectual mais eficaz e, por isso, fica unido de maneira especial Europa. Por outr o lado, igualmente certo que foi na Europa, desde os tempos do Renascimento e de maneira mais plena desde os tempos da ilustrao (1), que se desenvolveu essa raciona lidade cientfica que no somente levou a uma unidade geogrfica do mundo na poca dos d escobrimentos (ao encontro dos continentes e das culturas), mas que, agora, muit o mais profundamente, graas cultura tcnica possibilitada pela cincia, imprime seu s elo a todo o mundo, ou ainda, em certo sentido o uniformiza. (1) Considera-se nessa traduo os termos Ilustrao/Ilustrada e Iluminismo/Iluminista c omo conceitos equivalentes (Nota do Tradutor)

E atrs dessas pegadas desta forma de racionalidade, a Europa desenvolveu uma cult ura que, de uma maneira desconhecida antes pela humanidade, exclui Deus da consc incia pblica, seja negando-O totalmente, seja julgando que Sua existncia no demonstr el ( incerta) e, portanto, pertencente ao mbito das decises subjetivas, algo, no mni mo, irrelevante para a vida pblica. Esta racionalidade puramente funcional, por a ssim dizer, resultou numa desordem da conscincia moral tambm nova para as culturas que at ento existiram, pois considera que racional s aquilo que se pode provar com experimentos. Dado que a moral pertence a uma esfera totalmente diferente desap arece como categoria e tem que ser identificada de outro modo, pois h que se admi tir que a moral necessria. Em um mundo baseado no clculo, o clculo das conseqncias e determina o que se deve considerar como moral ou no moral. E assim a categoria de bem, como foi exposta claramente por Kant, desaparece. Nada em si bom ou mal, tudo depende das conseqncias que uma ao permite prever.

Se o cristianismo, por um lado, encontrou sua forma mais eficaz na Europa, neces srio, por outro lado, dizer que tambm na Europa se desenvolveu uma cultura que con stitui a contradio absoluta mais radical no s do cristianismo, mas, tambm, das tradi religiosas e morais da humanidade. Por isso, compreende-se que a Europa est exper imentando uma autntica prova de tenso ; por isso se entende tambm a radicalidade das t enses que nosso continente deve enfrentar. Mas, daqui emerge ainda, e sobretudo, a responsabilidade que ns, os europeus, devemos assumir neste momento histrico: no debate sobre a definio da Europa, sobre sua forma poltica, no se est apenas em jogo uma batalha nostlgica de retaguarda da histria, mas, antes, uma grande responsabilid ade para a humanidade atual.

Olhemos com mais preciso esta contraposio entre duas culturas que marcaram a Europa . No debate sobre o prembulo da Constituio Europia tal contraposio se mostrou em dois pontos controversos: a questo da referncia a Deus na Constituio e a meno das razes c ts da Europa. Dado que no artigo 52 das Constituio se garantiu os direitos instituc ionais das Igrejas, podemos, diz-se, estar tranqilos. Mas, isto significa que as igrejas, na vida da Europa, encontram lugar no mbito do compromisso poltico, enqua nto que, nos fundamentos da Europa no h espao para as pegadas de seu contedo.

As razes que se oferecem no debate pblico para esta concluso NO so superficiais e ev dente que mais que esclarecer as verdadeiras motivaes, as escondem. A afirmao de que a meno das razes crists da Europa fere os sentimentos de muitos no cristos que vivem nela pouco convincente, j que se trata, alm de tudo, de um fato histrico que ningum pode seriamente negar. Naturalmente esta meno histrica contm uma referncia ao presente, pois, ao mencionar a

s razes, indicam-se as fontes originais de orientao moral, isto , um fator de identi dade da Europa. A quem, ento, se ofenderia? A identidade de quem ficaria ameaada? Os muulmanos, a quem freqentemente se alude nessa questo, no se sentem ameaados por n ossos fundamentos morais cristos, mas, sim, pelo cinismo de uma cultura seculariz ada que nega seus prprios fundamentos. E tampouco se ofendem nossos concidados jud eus pela referncia s razes crists da Europa j que essas razes remontam ao monte Sinai levam a marca da voz que se fez ouvir sobre o monte de Deus e nos unem nas gran des orientaes fundamentais que o Declogo legou humanidade. O mesmo se pode dizer da referncia a Deus: a meno a Deus no ofende os pertencentes a outras religies. O que l hes ofende , antes, a tentativa de construir a comunidade humana sem Deus.

As motivaes dessa negativa referncia a Deus e s razes crists NO so mais profundas permitem intuir os argumentos que nos oferecem. Pressupem a idia de que SOMENTE A CULTURA ILUSTRADA RADICAL, que alcanou seu pleno desenvolvimento em nosso tempo, poderia constituir a identidade europia. Junto a ela podem, portanto, coexistir diferentes culturas religiosas com seus respectivos direitos, DESDE QUE E NA MED IDA EM QUE RESPEITEM OS CRITRIOS DA CULTURA ILUSTRADA E A ELA SE SUBORDINEM.

Esta cultura ilustrada fica substancialmente definida pelos direitos de liberdade . Baseia-se na liberdade como um valor fundamental que tudo mede: a liberdade de escolha religiosa, que inclui a neutralidade religiosa do Estado; a liberdade pa ra expressar a prpria opinio, com a condio de que no se coloque em dvida este cnone; ordenamento democrtico do Estado, isto , o controle parlamentar sobre os organismo s estatais; a formao livre de partidos; a independncia da Justia; e, finalmente, a t utela dos direitos do homem e a proibio de discriminaes. Neste caso, o cnone est aind em formao, j que tambm h direitos humanos que so contrastantes, como, por exemplo, n caso do conflito entre o desejo de liberdade da mulher e o direito de viver do que est para nascer. O conceito de discriminao se amplia cada vez mais e, assim, a proibio da discriminao ode se transformar progressivamente em uma limitao da liberdade de opinio e da libe rdade religiosa. Logo no se poder afirmar que a HOMOSSEXUALIDADE, como ensina a Ig reja Catlica, constitui uma desordem objetiva na estruturao da existncia humana. E o fato de que a Igreja est convencida de que no tem o direito de conferir a ORDENAO S ACERDOTAL S MULHERES considerado, por alguns, como algo inconcilivel com o esprito da Constituio europia.

evidente que este cnone da cultura ilustrada, que longe est de ser algo definitivo , contm valores importantes dos quais, precisamente como cristos, no queremos e nem podemos renunciar; no entanto, evidente tambm que a concepo mal definida (ou no def inida) de liberdade, que est na base dessa cultura, inevitavelmente implica em co ntradies; e evidente que precisamente por causa de seu uso (um uso que parece radi cal) implica em limitaes da liberdade que h apenas uma gerao eram inimaginveis. Uma c nfusa ideologia da liberdade conduz a um dogmatismo que se est revelando cada vez mais hostil para a liberdade. Sem dvida, devemos voltar a falar do problema das contradies internas da forma atua l da cultura ilustrada. Mas, antes, temos de terminar de descrev-la. Pertence sua natureza, enquanto cultura de uma razo que tem finalmente conscincia completa de si mesma, o fato de assomar-se de uma ambio universal e conceber-se como completa em si mesma, sem necessidade de ser complementada por outros fatores culturais. Vem-se claramente ambas caractersticas quando se prope o tema de quem pode chegar a ser membro da Comunidade europia e, sobretudo, no debate sobre o ingresso da Tur quia nela. Trata-se de um Estado, ou talvez melhor, de um mbito cultural, que no t em razes crists, mas que recebeu a influncia da cultura islmica. Atartuk pretendeu t ransformar a Turquia em um Estado laicista, tentando implantar o laicismo amadur ecido no mundo cristo da Europa em um terreno muulmano. Podemos nos perguntar se isso possvel: segundo a tese da cultura ilustrada e laic

ista da Europa, somente as normas e contedos da cultura ilustrada podem determina r a identidade da Europa e, conseqentemente, todo Estado que faz seus esses critri os pode pertencer Europa. No importa, ao final, a trama de razes no qual se implan ta esta cultura da liberdade e da democracia. E precisamente por isso se afirma que as razes no podem entrar na definio dos fundamentos da Europa, tratando-se de raz es mortas que no formam parte da identidade atual. Como conseqncia, esta nova ident idade, determinada exclusivamente pela cultura ilustrada, comporta tambm que Deus no tem nada a ver com a vida pblica e com os fundamentos do Estado. Deste modo, em certo sentido, tudo se torna lgico e plausvel. De fato, poderamos de sejar algo melhor que o respeito democracia aos direitos humanos? Mas, de qualqu er maneira, inevitvel a pergunta se esta cultura ilustrada laicista realmente a c ultura, descoberta finalmente como universal, capaz de dar uma razo comum a todos os homens; uma cultura qual se deveria ter qualquer um e em qualquer lugar aces so, ainda que sobre um hmus histrica e culturalmente diferenciado. E nos perguntam os, por fim, se verdadeiramente completa em si mesma, de modo que no tem necessid ade alguma de razes fora de si. SIGNIFICADO E LIMITES DA CULTURAL RACIONALISTA ATUAL Encaremos, agora, estas duas ltimas perguntas. primeira, isto , pergunta de se se alcanou a filosofia universalmente vlida e totalmente cientfica na qual se expressa ria a razo comum de todos os homens, necessrio responder que, indubitavelmente, al canou-se conquistas importantes que podem pretender ter uma validade geral: a con quista de que a religio no pode ser imposta pelo Estado, mas que somente pode ser acolhida na liberdade; o respeito dos direitos fundamentais do homem e iguais pa ra todos; a separao dos poderes e o controle do poder. De todo modo, no se pode pensar que estes valores fundamentais, reconhecidos por ns como geralmente vlidos, possam se realizar do mesmo modo em qualquer contexto h istrico. No se do em todas as sociedades os mesmos pressupostos sociolgicos para uma democracia baseada em partidos como acontece no Ocidente; de modo que a total n eutralidade religiosa do Estado, na maior parte dos contextos histricos, pode se considerar como uma mera iluso.

E assim chegamos aos problemas mencionados na segunda pergunta. Mas esclareamos a ntes a questo se as filosofias modernas ilustradas, consideradas em seu conjunto, podem ser consideradas como a ltima palavra da razo comum de todos os homens. Est as filosofias se caracterizam pelo fato de serem positivistas e, portanto, antimetafsicas, de maneira que, ao final, Deus no pode ter nelas nenhum lugar. Esto bas eadas em uma auto-limitao da razo positiva que adequada no mbito tcnico, mas que qua do se generaliza provoca uma mutilao do homem. Como conseqncia, o homem deixa de adm itir toda instncia moral fora de seus clculos e como j vimos o conceito de liberdad e, que num primeiro olhar poderia parecer estender-se de forma ilimitada, acaba levando auto-destruio da liberdade.

Indubitavelmente as filosofias positivistas contm elementos importantes de verdad e. Porm, esses se baseiam em uma auto-limitao da razo, tpica de uma situao cultural o Ocidente moderno e, por isso, no podem ser a ltima palavra da razo. Ainda que par eam totalmente racionais, no so a voz da razo mesma, pois tambm esto vinculadas cultu almente, ou seja, esto vinculadas situao do Ocidente atual. Por este motivo no so, absolutamente, as filosofias que, em algum momento, sero vlid as em todo o mundo. Mas, sobretudo, deve-se dizer que esta filosofia ilustrada e sua respectiva cultura so incompletas. Corta conscientemente suas prprias razes hi stricas privando-se, assim, das foras regeneradoras das quais ela prpria surgiu ess a memria fundamental da humanidade sem a qual a razo perde sua orientao. De fato, considera-se agora vlido o princpio segundo o qual a capacidade do homem consiste em sua capacidade de ao. AQUILO QUE SE SABE FAZER, PODE-SE FAZER. J no exis

te um saber fazer separado do poder fazer , porque atentaria contra a liberdade, que o valor supremo. Mas, o homem sabe fazer muitas coisas e sabe fazer cada vez mai s coisas; e se este saber fazer no encontra sua medida em uma norma moral, converte -se, como j podemos observar, em poder de destruio.

O homem sabe clonar homens e, por isso, o faz. O homem sabe usar homens como arma zm de rgos para outros homens e, por isso, o faz. E o faz porque parece ser exigncia de sua liberdade. O homem sabe construir bombas atmicas e, por isso, as faz, esta ndo pela mesma linha de princpios, tambm disposto a us-las. No final, at o terrorism o se baseia nessa modalidade de auto-autorizao do homem e no nos ensinamentos do Coro A radical separao da filosofia ilustrada de suas razes acaba desprezando o prprio ho mem. O homem, no fundo, no tem nenhuma liberdade dizem-nos os porta-vozes das cinc ias naturais em total contradio com o ponto de partida de toda essa questo. No se de ve acreditar que (o homem) algo diferente de todos os demais seres vivente e, po rtanto, tambm deveria ser tratado como eles dizem-nos os porta-vozes mais avanados de uma filosofia definitivamente separada das razes da memria histrica da humanida de. Havamos proposto duas perguntas: se a filosofia racionalista (positivista) estrit amente racional e, por conseguinte, universalmente vlida, e se completa. auto-suf iciente? Pode ou inclusive deve relegar suas razes histricas no mbito do passado e, portanto, no mbito do que s pode ser vlido subjetivamente? Devemos responde a amba s perguntas com um claro NO. Esta filosofia no expressa a razo completa do homem, m as, somente uma parte dela e, por causa desta mutilao da razo, no pode ser considera da racional. Logo, tambm incompleta e somente pode se curar se restabelecer de novo o contato com suas razes. Uma rvore sem razes simplesmente seca

Ao se afirmar isto no se nega tudo que h de positivo e importante nesta filosofia, mas que se afirma, sim, a sua necessidade de ser completada e sua profunda defi cincia. E, deste, modo, voltamos a falar dos dois pontos controvertidos do prembul o da Constituio europia. O confinamento das razes crists no se revela como a express e uma tolerncia superior que respeita por igual todas as culturas ao no privilegiar nenhuma, mas, antes, como a absolutizao de um pensamento e de um estilo de vida qu e se contrape radicalmente s demais culturas histricas da humanidade. A AUTNTICA CONTRAPOSIO QUE CARACTERIZA O MUNDO DE HOJE NO A QUE SE PRODUZ ENTRE AS D IFERENTES CULTURAS RELIGIOSAS, MAS ENTRE A RADICAL EMANCIPAO DO HOMEM DE DEUS, DAS RAZES DA VIDA, DE UM LADO; E, DE OUTRO LADO, AS GRANDES CULTURAS RELIGIOSAS. SE CHEGARMOS A UM CHOQUE DE CULTURAS, NO SER PELO CHOQUE ENTRE AS GRANDES RELIGIES que sempre lutaram uma contra a outra, mas que tambm sempre souberam conviver juntas MAS, SIM, POR CAUSA DO CHOQUE ENTRE ESTA RADICAL EMANCIPAO DO HOMEM E AS GRANDES CULTURAS HISTRICAS.

Deste modo, o rechao referncia a Deus no expresso de uma tolerncia que quer proteg as religies que no so testas e a dignidade dos ateus e agnsticos, mas, antes, a expre sso de uma conscincia que quer ver Deus definitivamente cancelado da vida pblica da humanidade, encerrado no mbito subjetivo de culturas residuais do passado. O REL ATIVISMO, que constitui o ponto de partida de tudo isto, converte-se em um dogma tismo que se cr na posse do conhecimento definitivo da razo e com o direito a cons iderar todo o resto unicamente como uma etapa da humanidade, no fundo j superada, e que pode ser relativizada adequadamente. Na realidade, tudo isso significa qu e necessitamos razes para sobreviver e que no devemos perder a Deus de vista se qu eremos que a dignidade humana no desaparea. O SIGNIFICADO PERMANENTE DA F CRIST Estou propondo um rechao do Iluminismo e da Modernidade? Absolutamente no. O crist ianismo, desde o princpio, compreendeu a si prprio como a religio do logos , como a re ligio segundo a razo. No encontrou seus percussores entre as outras religies, mas ne

ssa ilustrao filosfica que limpou o caminho das tradies para sair em busca da verdad do bem, do nico Deus que est alm de todos os deuses. Enquanto religio dos perseguidos, enquanto religio universal, alm dos diversos Esta dos e povos, negou ao Estado o direito de considerar a religio como parte do orde namento estatal, postulando, assim, a liberdade da f. Sempre definiu os homens to dos os homens sem distino como criaturas de Deus e imagem de Deus, proclamando com o princpio, ainda que nos limites imprescindveis dos ordenamentos sociais, a mesma dignidade a todos.

Neste sentido a Ilustrao de origem crist e no por acaso que tenha nascido nica e e usivamente no mbito da f crist, ali onde o cristianismo por desgraa converteu-se tr dio e religio do Estado. Ainda que a filosofia, enquanto busca de racionalidade tam bm de nossa f tenha sido sempre uma prerrogativa do cristianismo, havia-se domesti cado em demasia a voz da razo.

Foi e mrito da Ilustrao haver recolocado em questo estes valores originais do cristi anismo e o haver devolvido razo sua prpria voz. O Conclio Vaticano II, na constituio sobre a Igreja no mundo contemporneo, sublinhou novamente esta profunda correspon dncia entre cristianismo e Ilustrao, buscando chegar a uma verdadeira conciliao entre a Igreja e a modernidade, que o grande patrimnio que ambas as partes devem tutel ar.

Ora bem, faz-se necessrio que ambas partes reflitam sobre si mesmas e estejam dis postas a se corrigirem. O cristianismo deve se lembrar sempre de a religio do logo s . f no Creatur Spiritus , no Esprito criador, do Qual procede tudo o que existe. Est deveria ser precisamente hoje sua fora filosfica, pois o problema se funda SE O M UNDO VEM DO IRRACIONAL e sua razo no seno um subproduto, talvez at prejudicial, de eu desenvolvimento OU SE O MUNDO PROVEM DA RAZO e , conseqentemente, seu critrio e ua meta. A f crist se inclina por essa segunda tese, tendo, assim, desde o ponto de vista p uramente filosfico, realmente boas cartas para jogar , apesar de que muitos hoje con sideram somente a primeira tese como moderna e racional por antonomsia. No entant o, uma razo surgida do irracional e que , em ltima instncia, ela prpria irracional constitui uma soluo para nossos problemas. Somente a razo criadora, e que se manife stou no Deus crucificado como Amor, pode verdadeiramente nos mostrar o caminho. No dilogo to necessrio entre laicistas e catlicos, os cristos devem estar muito atent os para se manterem fiis a esta linha de fundo: viver uma f que provem do logos , da razo criadora, e que, portanto, est tambm aberta a tudo o que verdadeiramente racio nal. Ao chegar a esse momento queria, em minha qualidade de crente, fazer uma propost a aos laicistas. Na poca da Ilustrao se tentou entender e definir as normas morais essenciais dizendo-se que seriam vlidas etsi Deus non daretur , mesmo no caso de De us no existir. Na contraposio das confisses religiosas e na crise da imagem de Deus, tentaram-se manter os valores essenciais da moral por cima das contradies e busca r uma evidncia que os fizessem independentes das mltiplas divises e incertezas das diferentes filosofias e confisses. Deste modo, quiseram assegurar os fundamentos da convivncia e, em geral, os fundamentos da humanidade. Naquele momento da histri a, pareceu que era possvel, pois as grandes convices de fundo surgidas no cristiani smo em grande parte resistiam e pareciam inegveis. Mas agora j no assim. A busca de uma certeza tranqilizadora, que ningum pudesse contestar independenteme nte de todas as diferenas, falhou. Nem sequer o esforo, realmente grandioso, de Ka nt foi capaz de criar a necessria certeza compartilhada por todos. Kant negou que se pudesse conhecer a Deus no mbito da razo pura, mas, ao mesmo tempo, colocou De us, a liberdade e a imortalidade como postulados da razo prtica, sem a qual, coere ntemente, no era possvel, para ele, a ao moral.

A situao atual do mundo no nos leva a pensar que talvez tivessem razo de novo? Digoo com outras palavras: a tentativa, levada ao extremo, de considerar as coisas h umanas menosprezando completamente Deus nos leva cada vez mais ao abismo, ao enc erramento total do homem. Deveramos, ento, voltar ao axioma dos Ilustrados e dizer : mesmo quem no consiga encontrar o caminho da aceitao de Deus deveria buscar viver e dirigir sua vida veluti si Deus daretur , como se Deus existisse. Este o conselh o que dava Pascal a seus amigos no crentes; o conselho que queramos tambm dar a nos sos amigos que no crem. Deste modo, ningum fica limitado em sua liberdade e nossa v ida encontra um novo sustentculo e um critrio cuja necessidade urgente. O que mais necessitamos nesse momento da histria so homens que, atravs de uma f ilum inada e vivida, faam que Deus seja crvel nesse mundo. O testemunho negativo de cri stos que falavam de Deus e viviam de costas a Ele, obscureceu a imagem de Deus e abriu a porta incredulidade. Necessitamos de homens que tenham o olhar fixo em D eus, aprendendo n Ele a verdadeira humanidade. Necessitamos de homens cujo intelecto seja iluminado pela luz de Deus e a quem D eus abra o corao, de maneira que seu intelecto possa falar ao intelecto dos demais e seu corao possa abrir o corao dos demais. Somente atravs de homens que tenham sido tocados por Deus que Deus voltar entre os homens. Necessitamos de homens como Bento de Nursia, que em um tempo de dissipao e decadncia, penetrou na solido mais profunda conseguindo, depois de todas as puri ficaes que sofreu, levantar-se at a Luz, regressar e fundar Montecasino, a cidade s obre o monte que, com tantas runas, reuniu as foras das quais se formou um mundo n ovo. Deste modo, Bento, como Abrao, chegou a ser pai de muitos povos. As recomendaes a s eus monges apresentadas no final de sua Regra so indicaes que nos mostram o caminho q ue conduz para o alto, a sair da crise e dos escombros. Assim como h um mau zelo d e amargura que separa de Deus e leva ao inferno, h, tambm, um zelo bom que separa dos vcios e conduz a Deus e vida eterna. Pratiquem, pois, os monges este zelo com a mais ardente caridade, isto , adiantando-se para honrar uns aos outros ; tolerem com suma pacincia suas debilidades, tanto corporais como morais [...] pratiquem a caridade fraterna castamente; temam a Deus com amor; [...] e absolutamente nada anteponham a Cristo, que nos leve a todos vida eterna (captulo 72).

You might also like