You are on page 1of 4

Ew

Ew Gebeuyin: A primeira a surgir no mundo. Faz os banhos de ervas darem positivamente e traz a abundncia de alimentos. Veste vermelho maravilha e amarelo claro. Como com Omolu, Oy e Oxum. nas tempestades ela pode se transformar numa serpente azulada. Ew Gyran: a deusa dos raios do sol. Controla os raios solares para que eles no destruam a terra. a formao do arco-ris duplo que aparece em torno do sol. Metade Ew e a outra Bessem. Seu ot esverdeado. Platina, rubi, ouro e bronze vo em seu assentamento. Come com Omolu, Oxum e Oxossi.

YEW uma Santa guerreira e dona da viso. um rs um pouco raro no Brasil. Ela gosta que suas filhas sejam novas e virgens. Quando suas filhas casam ou perdem a virgindade, elas passam a ser ADSU de SUN. Mais tarde, se elas se abstiberem de sexo ou ficarem vivas, YEW passa a rege-las, inclusive, a possuir suas cabeas. Ela, como NN, no gostam de escolher homens para seus eleitos, podendo os mesmos serem seus OGN ( ALABES, ASOGUNS e outras funes que no seja incorporar a Deusa ) . muito amiga dos pssaros, sendo os mesmos um de seus grandes fundamentos, porque ela me dos pssaros. Todas as partes brancas lhe pertence, o branco do arco-iris, os raios brancos do sol, a neve e o leite das folhas. Tambm um rs das florestas e comanda os astros como o sol, a lua e as estrelas. YEW quer dizer: - A serpente azul ou a senhora da viso Usa o vermelho cristal e o amarelo gema, trs contas vermelhas e duas amarelo gema. QUALIDADES -GEBEUYIN - A primeira a surgir no mundo. Faz os banhos de ervas darem positivamente e traz abundncia nos alimentos. Veste vermelho maravilha e o amarelo claro. Come com OMOL, OYA e SUN. Nas tempestades essa YEW tem o poder de transformar-se numa serpente azulada. Isto porque ao ser enganado por YEW, sbre onde encontrava-se RNML, IK ( a morte ) encantou uma serpente, para que quando ela visse RNML, emitisse um som que onde estivesse IK ouviria e comeria RNML. YEW sabedora do que IK havia feito, matou a cobra e comeu, passando , assim, a emitir o mesmo som. Procurando mais uma vez enganar IK, pois se RNML estava presente, YEW corria para putro lado e emitia o som da serpente, chamando IK para outra parte. - GYRAN - Ela a deusa dos raios do sol. Controla os raios solares para que les no destruam a terra. Ela a formao de um arco-iris duplo que aparece em torno do sol. ela quem ordena ao sol que ilumine a lua. Metade deste rs YEW e a outra BESSEN. Possui fundamento com a pedra ametista. Seu OT esverdeado. A platina, o rubi, o ouro e o bronze vo em seu assentamento. Come com OMOL, SUN e SS. - OMAJ - a senhora do lagarto, comanda as mudanas de cores do lagarto. Caminha com SUN KAR e uma qualidade de SL, que tambm dono do lagarto. Sua pedra a gua marinha. Em seu assentamento leva rubi, ouro e opala. Vive na terra, pois perdeu o poder se subir ao ORUN ( CU ) ao tentar picar OSLFN. Ela encontra-se no arco-iris que se forma nas pedras molhadas das cachoeiras. Come com SUN e OMOL INTOTO.

- EREW - Ela vista no arco-iris que se forma em volta da lua. Foi ela quem encarou GN e entrou em luta corporal. GN ao derruba-la ao cho, o capacete caiu-lhe da cabea e ela apavorada correu para escapar, pois le havia visto o que ela jamais havia mostrado a ningum, o seu rosto de cobra. Correndo de GN que queria sua cabea como premio, encontrou-se com BESSEM, que a levou para o interior do YIL YIBO YILU, a mata da morte, fugindo assim de GN. Usa o bronze, o onix e a esmeralda. Em seu assentamento so colocados quatro cristais. Come com OMOL INTOTO e BESSEN. SUAS FOLHAS - Todas as de OSMR e OBALWIY, cana do brejo, ojuoro e a principal que a da melancia. LENDA - YEW estava a banhar-se e a lavar roupas no rio quando RNML apareceu fugindo de IK ( amorte ) , relatando o que estava acontecendo e a pedir que o escondesse , pois estava muito novo para morrer. Ela atendeu escondendo-o sob um monte de roupas que estavem em baixo de sua saia. IK surgiu e perguntou-lhe : Mulher, viste algum passar por aqui ? - YEW perguntou-lhe : Por que mulher ? - IK respondeu-lhe : Sabes quem sou eu ? - YEW ecrando a morte sem teme-la disse : Sei, s IK a morte. E tu, sabes quem eu sou ? - Sim, respondeu IK, s YEW a mulher de OBALWIY e estimo-lhe meus respeitos. Com ar soberano ela disse-lhe : Vi sim, algum passou correndo para aquele lado, indicando a IK o caminho errado, salvando assim a vida daqule jovem . RNML agradecido deu a YEW o dom da vidncia. Neste exato momento YEW teve um pensamento e RNML falou-lhe : YEW tu sers me. Era justamente o que ela estava pensando. Este era o melhor presente dado a esta grande guerreira. Dia da semana: Sbado
Cores: Vermelho Vivo, Coral e Rosa Smbolos: Ej (cobra) e Espada, Of (lana ou arpo) Elementos: Florestas, Cu Rosado, Astros e Estrelas, gua de Rios e Lagoas Domnios: Beleza, Vidncia (sensibilidade, sexto sentido), Criatividade Saudao: Ri Ro Ew! O Orix Ew uma bela virgem que entregou o seu corpo jovem a Xang, marido de Oya, despertando a ira da rainha dos raios. Ew refugiou-se nas matas inalcanveis, sob a proteco de Oxssi, e tornou-se uma guerreira valente e caadora habilidosa.

As virgens contam com a proteco de Ew e, alis, tudo que inexplorado conta com a sua proteco: a mata virgem, as moas virgens, rios e lagos onde no se pode nadar ou navegar. A prpria Ew, acreditam alguns, s rodaria na cabea de mulheres virgens (o que no se pode comprovar), pois ela mesma seria uma virgem, a virgem da mata virgem dos lbios de mel. Ew domina a vidncia, atributo que o deus de todos os orculos, Orunmil lhe concedeu. Em frica, o rio Yew a morada desta deusa, mas a sua origem gera polmica. H quem diga que, tal como Oxumar, Nan, Omul e Iroko, Ew era cultuada inicialmente entre os Mahi, foi assimilada pelos Iorubas e inserida no seu panteo. Havia um Orix feminino oriundo das correntes do Daom chamado Dan. A fora desse Orix estava

concentrada numa cobra que engolia a prpria cauda, o que denota um sentido de perptua continuidade da vida, pois o crculo nunca termina. Ew teria o mesmo significado de Dan ou uma das suas metades - A outra seria Oxumar. Existem no entanto, os que defendem que Ew j pertencia mitologia Nag, sendo originria na cidde de Abeokut. Estes, certamente, por desconhecer o panteo Jeje - No qual o Vodun Eowa, seria o correspondente da Ew dos Nag -Confundem Ew com uma qualidade de Iemanj. Erram porque Ew um Orix independente, mas a sua origem no se esclarece sequer entre os Jeje, pois em respeitados templos de Voduns se afirma que Eowa Nag. Eow foi uma cobra muito m e por isso foi mandada embora. Acabou por encontrar abrigo entre os Iorubas, que a transformaram numa cobra boa e bela, - A metade feminina de Oxumar. Por esse motivo, Oxumar e Ew, em qualquer ocasio, danam juntos.
Caractersticas dos filhos de Ew

Pessoas de beleza extica, diferenciam-se das demais justamente por isso. Possuem tendncia a duplicidade: Em algumas ocasies podem ser bastante simpticas, em outras so extremamente arrogantes; s vezes aparentam ser bem mais velhas ou parecem meninas, ingnuas e puras. Apegadas riqueza, gostam de ostentar, de roupas bonitas e vistosas, e acompanham sempre a moda, adoram elogios e galanteios. So pessoas altamente influenciveis, que agem conforme o ambiente e as pessoas que as cercam, assim, podem ser contidas damas da alta sociedade quando o ambiente requisitar ou mulheres populares, falantes e alegres em lugares menos sofisticados. So vivas e atentas, mas sua ateno est canalizada para determinadas pessoas ou ocasies, o que as leva a desligar-se do resto das coisas. Isso aponta uma certa distraco e dificuldades de concentrao, especialmente em actividades escolares.

frica
Yewa, Orix do rio Yewa que fica na antiga tribo Egbado (atual cidade de Yewa) no estado de Ogun na Nigria. Verger conta que na Nigria, Abimbola publicou um itan If (histria de Ifa), falando "que de certa feita estando Yewa beira do rio, com um igba (gamela) cheio de roupa para lavar, avistou de longe um homem que vinha correndo em sua direo. Era If que vinha esbaforido fugindo de Iku (a morte). Pedindo seu auxlio, Yewa despejou toda roupa no cho, que se encontrava no igba, emborcou-o em cima de Ifa e sentou-se. Da a pouco chega a morte perguntando se no viu passar por ali um homem e dava a descrio. Yewa respondeu que viu, mas que ele havia descido rio abaixo e a morte seguiu no seu encalo. Ao desaparecer, Ifa saiu debaixo do igba e levou Yew para casa, a fim de torn-la sua mulher."

Brasil

Ew - escultura de Caryb em madeira, em exposio no Museu Afro-Brasileiro, Salvador, Bahia, Brasil

Ew, Eu, Yewa, Orix feminino, a divindade do rio e da lagoa Yew na Nigria. Uma das iabs, considerada ora irm de Ians, ora esposa de Oxumar. Seu nome significa beleza e graa. Verger em suas pesquisas diz: "Na Bahia cultuada somente em trs casas antigas, devido complexidade de seu ritual. As geraes mais novas no captaram conhecimentos necessrios para a realizao do seu ritual, da se ver, constantemente, algum dizer que fez uma obrigao para Yewa , quando na realidade o que foi feito o que se faz normalmente para Oxum ou Oy." As cores de seus colares (fio-de-contas) so o vermelho e o amarelo. Usa como insgnias a ncora e a espada, of que utiliza na guerra ou na caa, brajs de bzios, roupa enfeitada com iko (palha da costa) tingida. Gosta de pato, tambm de pombos, odeia galinhas. H um vodun daomeano com o mesmo nome, cultuado em So Lus do Maranho. Saudao "Rir!". Lendas: O seu grande ew (coisa proibida) a galinha. Corre a lenda entre as casas antigas da Bahia que cultuam Yewa, que certa vez indo para o rio lavar roupa, ao acabar, estendeu-a para secar. Nesse espao veio a galinha e ciscou, com os ps, toda sujeira que se encontrava no local, para cima da roupa lavada, tendo Yewa que tornar a lavar tudo de novo. Enraivecida, amaldioou a galinha, dizendo que daquele dia em diante haveria de ficar com os ps espalmados e que nem ela nem seus filhos haveriam de com-la, da, durante os rituais de Yewa, galinha no passar nem pela porta. Verger encontrou esse ew na frica e uma lenda idntica. Conta-se que Ew era uma linda virgem que se entregou a Xang, despertando o cime e a ira de Ians. Para fugir da senhora dos ventos e tempestades, se escondeu nas florestas com Oxssi, tornando-se uma guerreira e caadora. Rege as neblinas e nevoeiros na natureza. Ew no Xamb

You might also like