You are on page 1of 12

61 Cadernos de Letras da UFF n 32 - Letras & Infovias

ESCRITAS CONTEMPORNEAS: LITERATURA, INTERNET E A INVENO DE SI


Ana Cludia Viegas RESUMO Considerando o uso da internet pelos escritores deste novssimo sculo como uma importante estratgia de insero no circuito artstico-literrio, discutiremos o redimensionamento das fronteiras entre o confessional, o biogrfico e a fico na escrita de blogs e em romances contemporneos narrados em primeira pessoa. Palavras-chave: blogs; autofico; subjetividades contemporneas.

A atual articulao dos circuitos de produo, transmisso e recepo da literatura com outras esferas da mdia e a apropriao de recursos expressivos destas pelos textos literrios lanam novos desafios para essa prtica tradicionalmente fundamentada na cultura do livro, mas hoje hibridizada com gneros no-literrios e meios de comunicao audiovisuais. Afinal, a difuso desses meios, sobretudo a televiso a partir dos anos 1950, e, j no final da dcada de 1970, os computadores, marcaria um novo limite nas transformaes das representaes e dos saberes. Para autores como Pierre Lvy, viveramos um destes raros momentos em que, a partir de uma nova configurao tcnica, um novo estilo de humanidade inventado1. Os textos literrios brasileiros produzidos nos anos 90 do sculo XIX e nas primeiras dcadas do sculo XX j foram estudados a partir de sua interao com as invenes modernas: o bonde eltrico, o aeroplano, o auto-

LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. p. 17.

62 Escritas contemporneas: literatura, internet e a inveno de si

mvel, a fotografia, o telefone, o fongrafo, o gramofone, o cinema e, em especial, a mquina de escrever. Escapando das frgeis e oscilantes classificaes em pr, ps ou neo alguma coisa, Flora Sssekind aborda, na fico brasileira desse perodo, um trao que lhe ser bastante caracterstico: o dilogo entre forma literria e imagens tcnicas, registros sonoros, movimentos mecnicos, novos processos de impresso2. Partindo da representao desses artefatos industriais na literatura da poca, a autora analisa como o contato com essas inovaes deixa de ser apenas objeto de descrio ou discusso, para enformar a tcnica de certos autores. Interessa-nos agora pensar como essa interao literatura-tecnologia vem se dando nas ltimas dcadas, na passagem do sculo XX para o XXI. Se a mquina de escrever foi a imagem privilegiada pela autora de Cinematgrafo de Letras para pensar esse dilogo nas dcadas que antecederam a Semana de Arte Moderna, quais as marcas deixadas pelo computador na escrita das ltimas geraes? As chamadas novas tecnologias, digitais e virtuais, compem o cenrio contemporneo, participando tanto do cotidiano quanto do imaginrio atual. Se esses novos meios caracterizam novos modos de pensar, sentir e perceber, como sua presena se faria notar nos textos contemporneos? A gerao de escritores que comea a publicar na dcada de 1990 caracteriza-se por escrever longe da mquina de escrever, mas colada no computador, na popularizao do personal computer, da Internet e do email; e ainda por ter tido a infncia bombardeada pelo veculo de comunicao mais agressivo do planeta: a televiso3. Podemos perceber que trocar a mquina de escrever pelo computador no significa apenas render-se ltima novidade do mercado ou buscar uma maior comodidade. Assim como a imprensa criou formas de saber, a informtica tem criado maneiras de ler, escrever, relacionar-se, viver, enfim. Os problemas e transformaes suscitados pelas novas tecnologias reeditam outros momentos de crise, mudanas, tambm vividos de forma incerta e com expectativa. Sendo assim, sem considerar fatos inditos, mas reconfiguraes, importa para ns, estudiosos de literatura, pensar, nessa nova humanidade que se inventa,

SSSEKIND, Flora. Cinematgrafo de letras: literatura, tcnica e modernizao no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 18. OLIVEIRA, Nelson de (Org.). Gerao 90: manuscritos de computador. So Paulo: Boitempo, 2001. p. 89.

63 Cadernos de Letras da UFF n 32 - Letras & Infovias

qual o lugar e o valor da literatura. Ou melhor, qual a literatura que se reinventa? Se, na virada do sculo XIX para o XX, o jornal era reconhecido como o caminho mais curto para se chegar ao editor, atualmente, a internet tem sido usada como uma espcie de vitrine do texto para o pblico em geral e/ ou os editores. Estes, quando desejam apostar em novos autores ou organizar antologias que buscam mapear um perfil da fico contempornea, tm essa ferramenta como fonte. o caso de Paulo Roberto Pires, diretor da Editora Planeta, e de antologias de contos como Paralelos: 17 contos da nova Literatura Brasileira4, Prosas cariocas: uma nova cartografia do Rio de Janeiro5, 25 mulheres que esto fazendo a nova Literatura Brasileira6 e Mais 30 mulheres que esto fazendo a nova Literatura Brasileira7. Tm-se publicado, tambm, coletneas de textos de diferentes blogs, como Wunderblogs.com8, uma reunio dos melhores posts dos blogueiros desse portal, e Blog de papel9, antologia de contos produzidos em blogs literrios. Na apresentao de Ivan Lessa ao livro Wunderblogs.com, este definido como uma contradio: tanto computador quanto livro deram uma bela congelada (...) e agora a est para a apreciao daqueles que ainda no se atrevem, ou no sabem como coitados! singrar as singulares guas agitadas da Net. Encontramos, assim, registrada em papel, uma seleo do turbilho de textos que inundam a rede, tomada aqui como amostragem dessa escrita on-line. O livro composto de onze blogs, identificados pelo pseudnimo, nome e endereo, cujos posts tm ttulo e indicao de dia e hora. Nessas anotaes fragmentadas, misturam-se impresses de leitura, piadas, opinies sobre fatos cotidianos particulares ou acontecimentos noticiados pela mdia. H tambm referncias de um blogueiro a outro,

Paralelos: 17 contos da nova Literatura Brasileira. Apresentao Augusto Sales. Rio de Janeiro: Agir, 2004. IZHAKI, Flvio; MOUTINHO, Marcelo (Org.). Prosas cariocas: uma nova cartografia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2004. RUFFATO, Luiz (Org.). 25 mulheres que esto fazendo a nova Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Record, 2004. ______ (Org.). Mais 30 mulheres que esto fazendo a nova Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Record, 2005. WUNDERBLOGS.com. So Paulo: Barracuda, 2004. Blog de papel [organizao Al Flix, Nelson Natalino]. So Paulo: Gnese, 2005.

8 9

64 Escritas contemporneas: literatura, internet e a inveno de si

mostrando que eles se lem e comentam entre si. Na orelha, a editora Isabella Marcatti afirma que, embora eles no tivessem compartilhado o mesmo espao fsico antes da reunio editorial, se tratam com intimidade e cultivam piadas cifradas. Entre os assuntos tratados, chamam a ateno as vrias referncias literatura, ao cinema, crtica de arte e prpria escrita dos blogs, talvez motivadas pelo objetivo da seleo ser a publicao de um livro. E o que pensam esses blogueiros sobre literatura? Os comentrios tm sempre um carter espontneo, de opinio e gosto pessoal, de anotao ligeira, que pode ser alterada ou apagada a qualquer momento.
Vou lhe dizer o que eu espero de uma crtica: a reao de uma pessoa inteligente a uma obra de arte. exatamente isso que eu quero, como leitor: as impresses de um homem inteligente. No grficos; no teorias cientficas ou polticas; s quero que diga como se sentiu; que associaes fez; onde estava quando viu tal filme, leu tal livro; na companhia de quem (Alexandre Soares Silva, p. 11). O que que sobra de um romance, cinco minutos depois de terminado? No so palavras so imagens, sons, emoes, talvez at sensaes tteis. Mas no palavras. (...) Como, ento, possvel que no haja nada fora do texto? Um romance uma estrutura no-verbal no ar antes de ser palavras, e depois de ser palavras. (idem, p. 17).

Escritores so, acima de qualquer outra coisa, mentirosos profissionais. (...) A sinceridade pode ficar para panfletos ou, caso o sujeito tenha a inclinao, para o confessionrio (...). J a espontaneidade no consigo imaginar para qu serviria, seja na literatura ou fora dela. (Daniel Pellizzari, p. 116-7) Com a ascenso abrutalhada e fascinante da narrativa audiovisual no ltimo sculo, a literatura perdeu evidncia e saiu do posto privilegiado em que sempre estivera, de forma narrativa primria. O que para muitos escritores pode parecer terrvel, tenebroso como de fato o , mas no completamente a mim parece um convite maior liberdade, ao completo abandono imaginao. (...) No creio que precisamos de mais denncia social estril, mas sim da transcendncia que denuncia a mediocridade. A melhor maneira de faz-lo, a meu ver, integrando todos os elementos possveis em uma nova literatura de imaginao, da mesma forma que as to desprezadas

65 Cadernos de Letras da UFF n 32 - Letras & Infovias

histrias em quadrinhos. Ningum est olhando, ningum se importa, podemos fazer isso sem grande alarde at ser tarde demais para que os acadmicos esperneiem (idem, p. 118-9). Em alguns, h uma verve mais cnica, cutucando os cnones:
Mudei radicalmente minha opinio sobre os poetas concretos. Agora, tambm quero ser um deles: deve ser uma delcia fazer auto-elogios sem nenhum escrpulo de conscincia, ser de vanguarda por cinqenta anos e viver cercado por gostosssimas estudantes de semitica. (Ruy Goiaba, p. 213)

Mister Simpatia anda horrorizado. O maligno tigre de pelcia que curte um vestido cor-de-rosa me acusa de fazer parte de uma conspirao contra a literatura brasileira. O mister acabou de ler Grande Serto, do Rosa. (...) O maior livro da literatura brasileira uma paixo reprimida e transexual e ningum toca nesse assunto!!(Dante Gabriel R., p. 271-2). Diversos jovens autores utilizam ainda os blogs como oficina criativa para seus primeiros romances. Podemos citar, a ttulo de exemplo, os livros de Clarah Averbuck, Mquina de pinball10, Das coisas esquecidas atrs da estante11 e Vida de gato12; e Corpo presente, de Joo Paulo Cuenca13. Se os livros de Averbuck so montados a partir de fragmentos selecionados em seu site (<www.brazileirapreta.blogspot.com>), Cuenca, no entanto, resolveu manter on line (<www.carmencarmen.blogger.com.br>) uma espcie de making of de seu livro, depois de receber a proposta da editora Planeta para public-lo, afirmando em seu blog que seu livro no um exemplo de blog que vira livro, mas exatamente o inverso: seu blog que sobre o livro e seus processos. Em Das coisas esquecidas atrs da estante, Clarah Averbuck discute o papel e o valor da literatura hoje e sua relao com os blogs. A autora, entretanto, discorda da idia de que os blogs constituam um gnero especfico:

10 11 12 13

AVERBUCK, Clarah. Mquina de pinball. So Paulo: Conrad, 2002. ______. Das coisas esquecidas atrs da estante. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003. ______. Vida de gato. Rio de Janeiro: Planeta, 2004. CUENCA, Joo Paulo. Corpo presente. So Paulo: Planeta do Brasil, 2003.

66 Escritas contemporneas: literatura, internet e a inveno de si

10/9/2003 Coletnea de um bloooog? Sim, amiguinhos, coletnea de um blog. Existem livros de contos. De poesia. De crnicas. Por que no uma coletnea de textos publicados em um blog? Afinal, como eu estou cansada de dizer mas continuo repetindo porque nunca param de perguntar, blog apenas um meio de publicao para o que quer que o autor, dono e soberano do blog, queira escrever.14 O uso desse novo meio, no entanto, deixa marcas no texto: Vocs notaram que eu desencanei completamente de usar pargrafos neste post? Parei. Parei de usar pargrafos na minha cabea tambm. Notaram tambm que estou perdendo meu sotaque e falando coisas completamente paulistas como desencanar? Tambm tenho falado me amarro e demor, por causa dos cariocash. Eu sou a primeira pessoa que pega sotaque pelo ICQ.15

A interao com o pblico leitor e a influncia deste sobre o texto escrito, caractersticas dos blogs, so tensionadas pela autora, que afirma, em alguns momentos, sua voz como nica e a posio do leitor como a de quem, ao escolher ler aquele texto, deve aceitar o pacto que lhe proposto.
2/9/2003 A internet no como uma televiso aberta, onde voc zapeia e passa por canais indesejados e v coisas que no queria. Para entrar aqui, no meu blog, preciso digitar o endereo no browser, ou entrar em algum link, ou seguir seu prprio bookmark. Ou seja, tem que querer entrar aqui. uma escolha. E por isso que eu no entendo esses leitores Mark Chapman que vm aqui s pra torrar minha pequena e delicada pacincia e encher minha caixa postal com suas opinies no solicitadas.16

No livro Das coisas esquecidas atrs da estante, a primeira orientao ao leitor a epgrafe de Charles Bukowski, uma das referncias constantes da escritora. se voc for tentar, v at o / fim. / seno, nem comece. Aceite o pacto, leitor. As citaes (Paulo Leminski, Lou Reed, Vicente Celestino, Tangos & Tragdias etc.) compem a rede hipertextual, afirmando, tambm

14 15 16

AVERBUCK, Clarah. www.brazileirapreta.blogspot.com. 12/09/2006. ______. op. cit. 2003, p. 46. ______. www.brazileirapreta.blogspot.com. 12/09/2006.

67 Cadernos de Letras da UFF n 32 - Letras & Infovias

no texto impresso, a multiplicidade do sujeito que escreve: Eu estou de frias. Agora s vou falar pelas palavras dos outros at recuperar as minhas prprias, que aspirei nariz adentro em uma nota de um dlar. Vou me internar dentro de mim mesma at saber quem quem. Esse negcio de ser duas ainda vai me matar..17 Se considerarmos, de acordo com McLuhan, que o meio a mensagem, podemos afirmar que esse novo modo de circulao do literrio faz surgir um novo tipo de escrita? A constituio do termo blog j traz em si idias contraditrias: web (pgina na internet) + log (dirio de bordo) = dirio ntimo na internet. Como um dirio ntimo pode ser exposto na rede para quem quiser acessar e, alm de ler, comentar, rasurar, participando do processo de criao? Se os dirios sempre trouxeram em si um interlocutor, j que toda escrita se dirige a algum, agora esse outro, ainda que virtual e desconhecido, se explicita e atualiza o processo ativo de toda leitura. Os papis do autor e do leitor so, assim, compartilhados, fragmentando a figura do sujeito que se escreve. O pacto autobiogrfico realizado entre quem escreve e quem l escritas ntimas se fundamenta, segundo o clssico estudo de Philippe Lejeune18, num contrato de identidade selado pelo nome prprio, que resume a existncia do autor, pois aquele seria a nica marca no texto de um fora-do-texto, remetendo a uma pessoa real que assume a responsabilidade da enunciao do texto escrito. No caso dos blogs, essa identidade se fraciona tanto pela parceria com os leitores como pela pluralidade de nomes assumidos pelo blogueiro. Embora fale de seu cotidiano, suas opinies, no h no texto, necessariamente, essa marca que remete pessoa real, podendo, inclusive, uma mesma pessoa ter vrios blogs, identificados por diferentes apelidos. Desde que a autobiografia subentende a idia de um autor nico, a diviso tradicional entre o eu e o outro e a concepo de que um indivduo pode ter conhecimento autntico sobre seu eu (e, por conseqncia, que meu prprio eu o nico ser que eu posso conhecer verdadeiramente), essa indeterminao da autoria faz com que as definies clssicas do gnero autobiogrfico no sejam mais pertinentes.
17 18

______. op. cit. 2003, p. 108. LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiographique. Paris: Seuil, 1975.

68 Escritas contemporneas: literatura, internet e a inveno de si

Ao caracterizar o narrador ps-moderno, em contraponto aos narradores tradicional e moderno, tal como definidos por Walter Benjamin, Silviano Santiago questiona: S autntico o que eu narro a partir do que experimento, ou pode ser autntico o que eu narro e conheo por ter observado?19. Mais adiante, conclui: O narrador ps-moderno sabe que o real e o autntico so construes de linguagem.20. Nesse contexto, a noo de um segredo pessoal a ser revelado no papel ou nas telas se relativiza: a intimidade era teatro, como disse a poeta dos anos 70, Ana Cristina Cesar21. O segredo uma das questes fundamentais para os dirios ntimos, redimensionada quando esses dirios se voltam para o pblico numa pgina da web. Ainda que expostos na internet, os blogs no excluem o segredo. H diversos nveis de segredos: aqueles que se contam aos amigos mais prximos, famlia, apenas a algum muito ntimo ou que no se revelam a ningum, nem a si mesmo. Essas diferenas se mantm nos dirios virtuais. Ao contrrio do que se pensa, a exposio na internet no anula a possibilidade de se criar um segredo, mas estabelece novas formas de compartilh-lo. (...) O diarista virtual determina quem pode se aproximar de seus segredos mais ntimos e quem no deve suspeitar deles atravs de senhas, do texto cifrado e do acesso restrito ao blog. ele que estabelece o quanto o leitor comum deve saber de sua vida particular e o que deve ser mantido em sigilo.22 O contrato de cumplicidade com o leitor se modifica, podendo a confiana ser reforada pela distncia e o desconhecimento quanto aos leitores ou ser questionada, j que essa mesma distncia facilita o uso de mscaras, fantasias, mentiras. Formam-se redes de segredos: pequenos grupos que dividem segredos entre si, com alguns ns em comum. A sinceridade da enunciao torna-se um falso problema, como j anunciara Barthes em relao ao autor de papel: a sua vida j no a

19

SANTIAGO, Silviano. O narrador ps-moderno. In: ______. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. p. 44. Idem, p. 46-7. CESAR, Ana Cristina. A teus ps. 4. ed. So Paulo: Brasiliense, 1987, p. 50. SCHITTINE, Denise. Blog: comunicao e escrita ntima na internet. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. p. 19-21.

20 21 22

69 Cadernos de Letras da UFF n 32 - Letras & Infovias

origem das suas fbulas, mas uma fbula concorrente com a sua obra23. Ou, como diz em sua autobiografia: Este livro no um livro de confisses; no porque ele seja insincero, mas porque temos hoje um saber diferente do de ontem, esse saber pode ser assim resumido: o que escrevo de mim nunca a ltima palavra: quanto mais sou sincero, mais sou interpretvel, sob o olhar de instncias diferentes das dos antigos autores, que acreditavam dever submeter-se a uma nica lei: a autenticidade.24 Se o que escrevo sobre mim pode mudar de um dia para o outro, os blogs podem registrar essas mudanas a qualquer momento, sendo o intervalo de tempo da escrita menor que um dia. Os dirios nas telas permitem que, a cada releitura, o texto seja alterado ou as falhas da memria preenchidas, sem deixar marcas dessas rasuras. Ao contrrio dos dirios de papel, que guardam a caligrafia individual e diferentes materialidades da memria ptalas, papis de bombom, recortes etc. , a tipografia dos computadores uniformiza. Esses fatores, somados possibilidade de falha dos dispositivos de memria das novas tecnologias, levam a um registro imperfeito da memria pessoal, apesar da sua imensa capacidade de armazenamento de uma memria artificial.25 A passagem dos dirios escritos para os virtuais coloca mais uma vez em questo diversos traos vinculados construo do sujeito moderno: a identidade individual, a importncia da experincia pessoal e da sinceridade. Nos blogs, o comentrio da experincia cotidiana do tempo presente e a crnica de si aparecem mesclados ficcionalidade26. A criao de personagens escamoteia a revelao da intimidade, num exerccio de autoficcionalizao. Ao mesmo tempo em que a no revelao da identidade do autor pode deixar o leitor em dvida quanto veracidade do que narrado, o anonimato tambm pode favorecer a sinceridade. Muitos desses escritos ntimos virtuais ficam a meio caminho entre a realidade e a fico, o jornalismo e o romance: por um lado, a influncia do romance na paixo
23 24 25 26

BARTHES, Roland. O rumor da lngua. So Paulo/Campinas: Brasiliense/Ed. da Unicamp, 1988. p. 76. BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. So Paulo: Estao Liberdade, 2003. p. 137. SCHITTINE, Denise. op. cit.., p. 117-8. AZEVEDO, Luciene. Blogs: a escrita de si na rede dos textos. In: Encontro Regional da ABRALIC, 10, 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrnicos.... Rio de Janeiro: UERJ, 2005.

70 Escritas contemporneas: literatura, internet e a inveno de si

pela inveno narrativa, e, por outro, a do jornalismo, no interesse pela difuso dos fatos e pelo olhar crtico pessoal sobre eles27. Na escrita de si via internet, o trnsito entre documento e fico, vida real e virtual, constri uma intimidade meio encenada, meio realista. Parece-nos que, nessa vertente atual da literatura, vida e obra tornam-se difceis de distinguir. A figura do autor aparece dentro do texto ficcional, mas de maneira mentirosa, num confessional fingido. Tanto nos blogs como nos livros, podemos constatar uma tendncia para o uso da primeira pessoa em textos que no so autobiogrficos, mas que apresentam pistas da identidade autoral. No ltimo romance de Marcelo Mirisola, Joana a contragosto, o personagem-narrador, um escritor, conta seus encontros e desencontros com Joana, uma leitora com quem mantm inicialmente contato via internet at se conhecerem pessoalmente num hotel e manterem um breve relacionamento amoroso-sexual. Vrios traos biogrficos de Mirisola presentes na narrativa as iniciais M. M., a publicao de crnicas via internet, os livros Azul do filho morto e Heri devolvido, a transformao de escritores seus amigos em personagens e at o nmero da conta no Ita tornam indecidveis as fronteiras entre autor e narrador, vida e fico. Ao mesmo tempo em que o texto sugere uma autoexposio, deixa o leitor sempre desconfiado se os fatos narrados tm uma referncia real ou so completamente ficcionais: No se tratava apenas de fico, Fui eu quem a inventei, Ningum vai saber que voc, Natrcia28. A auto-exposio do eu que se conta atravs do relato de experincias cotidianas, banais e da exposio pblica da intimidade no trao exclusivo das narrativas escritas, mas sim um fenmeno observvel em vrios aspectos da cultura contempornea: o sensacionalismo em torno das celebridades, o crescente uso das webcams, os diferentes tipos de reality shows na televiso e no sistema pay-per-view via internet, o sucesso das (auto)biografias, os programas de depoimentos e entrevistas na tev. Considerando que as diferentes formas de escrita de si memrias, dirios, autobiografias, correspondncias no so apenas registros do eu, mas modos de constituio do sujeito, e que o aparecimento do gnero autobiogrfico correlato da individualidade moderna, seriam esses relatos miditicos em primeira pessoa constitutivos de uma nova noo de sujeito?
27 28

SCHITTINE, Denise. op. cit., p. 62. MIRISOLA, Marcelo. Joana a contragosto. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 10; 14; 48.

71 Cadernos de Letras da UFF n 32 - Letras & Infovias

A criao de diferentes identidades, caracterstica das pginas virtuais, extrapola seu suporte tcnico, apontando um trao da subjetividade contempornea: plural, ambgua, ficcionalizada. Mais do que uma inteno deliberada de mentir, tais textos se situam entre o desejo de falar de si e o reconhecimento da impossibilidade de exprimir uma verdade na escrita, problematizando a idia de uma referencialidade externa ao texto. Este no pode espelhar a realidade ou dizer a verdade, porque realidade e verdade tambm so construes consensuais, cuja validade tem-se tornado cada vez mais suspeita no mundo atual. Na cultura contempornea, a realidade no pode ser entendida como dados objetivos por trs das imagens miditicas, mas como o resultado do cruzamento das mltiplas interpretaes e verses distribudas por essas imagens. Como a fronteira rigorosa entre fatos e fices tenderia a se tornar irrelevante ou a desaparecer nos sistemas culturais miditicos, a dicotomia tradicional que contrape fatos e fices precisa ser substituda por uma relao dinmica entre as duas categorias: fatos geram fices e fices geram fatos, ou seja, o que consideramos fato gera o que consideramos fico e vice-versa.29 A incorporao de elementos referenciais nas narrativas ficcionais contemporneas participa dessa dinmica que substitui as noes de verdade e fico como plos opostos e excludentes por um permanente deslocamento, atravs do qual essas categorias se hibridizam de tal forma que no nos cabe mais tentar distingui-las completamente. Sabemos que em qualquer relato autobiogrfico o compromisso com a verdade sempre relativizado pelas falhas da memria e a contaminao desta pela imaginao. Parecenos, no entanto, que, num tempo em que a realidade se define como um cruzamento de imagens e no como dados objetivos representados por elas, esses textos contemporneos investem na inveno biogrfica, formulando autofices.

29

OLINTO, Heidrun Krieger. Literatura / cultura / fices reais. In: ______ ; SCHOLLHAMMER, Karl Erik (Org.). Literatura e cultura. Rio de Janeiro: PUC-Rio; So Paulo: Loyola, 2003. p. 84.

72 Escritas contemporneas: literatura, internet e a inveno de si

ABSTRACT Taking into consideration that writers of this century have been using the Internet as an important strategy of insertion into the artistic and literary world, it will be discussed the boundaries among what it is confessional, fictional or biographic in texts on blogs and in contemporary fiction books. Key-words: blogs; autofiction; contemporary subjectivities.

You might also like