You are on page 1of 4

A INTEGRIDADE DE UM LDER - LIDERANA DE NEEMIAS

05:09 ROBSON SANTOS NO COMMENTS

Se ministrio, seja em ministrar...; o que preside, com cuidado... (Rm 12.7.8) Introduo
Qual a diferena entre uma sociedade com lder eficaz e sem lder? A influncia dos lideres tem inspirado em que as pessoas na atualidade? Interessante pensar no papel da liderana e como deve ser o exerccio dela na sua integridade principalmente no quesito cristo. "Para ser um lder, voc tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ningum quer seguir algum que no sabe onde est indo." (Joe Namath) Neemias sabia o queria e onde queria chegar. Em meio a tantas pessoas em Israel Neemias sendo um copeiro escolhido para tal liderana.

I Tpico Definies de liderana e o seu chamado Como Nasce um Lder?

O Lder Nato: Existem pessoas que j nasceram praticamente lideres e foram desenvolvidos, com vocao nata precisando apenas de alguns ajustes. O Lder Acadmico: Algumas pessoas no tendo esta aptido inerente vo aos bancos acadmicos buscando desenvolver esta capacidade de liderar, de estar frente. O Lder por Acidente: H aqueles que no enxergam o prprio potencial ou habilidade, mas as pessoas olhando nele o reconhecem como lder e o elegem sobre elas, quando no circunstancia obrigando o surgimento de um lder, ento algum escolhido. "No existiro lderes, se no existirem seguidores." (Malcolm Stevenson Forbes)

Circunstncias de chamado

Neemias era copeiro do rei Artaxerxes na prsia, foi chamado por Deus para liderar o seu povo num momento de profunda crise moral, espiritual e econmica. Davi foi chamado estando pastoreando ovelhas de seu pai.

Moiss foi chamado estando pastoreando os rebanhos do seu sogro no deserto. O rei Josias, chamado com oito anos.

II Tpico As caractersticas e vida devocional de um lder

Integridade espiritual. No est apenas preocupado com o externo, mas com externo e interno, necessrio um viver integro e santo. Integridade moral. Alguns com o poder se corrompem ou aquilo que possa lhes favorecer, importante correo e cuidado no viver (Ne 5.912).

H um ditado popular que diz: Quer saber quem realmente uma pessoa? D-lhe poder. H certos homens e mulheres que, ao assumirem um cargo de liderana, mudam completamente. (Ponto II, sub-ponto 2). Quer saber mais ainda quem realmente uma pessoa? Tire o poder que lhe foi dado.

Um testemunho irrepreensvel. O verdadeiro lder aquele que reconhecido pelo povo como integro, pratica o que fala e realmente capaz de liderar pela firmeza e sabedoria em quaisquer circunstncias.

Orao. pela comunho atravs da orao que o lder vitorioso em todas as suas aes e decises, pois recebe a orientao divina.

A orao fortalece a alma e as mos do homem de Deus. Citao do Pr. Elinaldo Renovato.

Conhecimento da Palavra. A liderana crist realizada embasada nas Escrituras Sagradas, sem ela a liderana meramente humana. Adorao. O lder precisa reconhecer que sua capacidade e direo vm de Deus, por isso esta sempre a glorificar a Deus, pois sabe que toda honra e glria para Deus.

III Tpico Lies e exemplos de liderana


DAVI: Um Lder Motivador: 1 Sm. 22.1,2 Liderou um grupo que tinha motivos suficientes para a derrota. JOSU: Um Lder Estrategista Js. 6.10 Liderou o povo na estratgia de Deus. NEEMIAS: Um Lder Determinado Ne. 2.1-5 Teve firmeza, garra e esprito de luta frente ao grande desafio. MOISS: Um Lder de Viso Proftica x.3 Guiou o povo em direo s promessas de Deus. JOS: Um Lder Fiel e de Carter Gn. 39.7-10 Sua fidelidade para com Deus revelou seu carter. ESTER: Uma Lder de Serenidade - Livro de Ester. Teve autocontrole diante dos problemas e transmitiu segurana ao povo. PAULO: Um Lder de Autenticidade O lder coerente com o que ensina e prega. Tudo que ele pregava, ele praticava. Isso trouxe confiana aos crentes. ALEXANDRE - O GRANDE Com 1,50m e 20 anos de idade, tornou-se conhecido pela simpatia, carisma e coragem. Era caridoso e conciliador com os derrotados. Se destacou como lder porque era um dos poucos que se colocava na frente da tropa e enfrentava juntamente com os soldados os inimigos. Seu maior defeito era o de ser muito agressivo e egomanaco. CZAR Foi o imperador que proporcionou a nao paz e prosperidade por 2 sculos. Era um excelente administrador, capaz e benevolente. Muito inteligente, tinha firmeza de carter e era bom comandante, porm pssimo soldado. No partia para a luta, alm de no ter carisma como o av Jlio Cezar. RAINHA ELIZABETH I No teve tempo para casamento e filhos. Dedicou-se ao governo por toda sua vida. Destacou-se por peitar o Vaticano e a Igreja, em um perodo onde a igreja era dotada de muito poder. Conquistou assim, a confiana de muitos. Governou por 45 anos e no seu governo o pas prosperou muito economicamente, culturalmente (Shakespeare). Elizabeth ansiava por

descobrir coisas novas, tinha viso de futuro e sonhava com uma Inglaterra diferente. HENRY FORD Gerou crescimento e muitos empregos. Foi o responsvel pela evoluo dos veculos de transporte. Seu grande problema: no administrava crises e odiava os sindicatos. Carregava o conceito: Eu pago, portanto as pessoas tm que fazer. Quando comprava no admitia ser contestado, queria fazer tudo a seu modo e no sabia dialogar e ouvir. MAHATMA GANDHI Foi um lder social. Formado em direito liderava atravs da no violncia. Era extremamente simples, seus nicos bens foram: 1 caneta, 1 relgio e uma cabra de onde tirava o leite para se alimentar. Atravs do jejum alcanou muitos objetivos, um dos maiores deles foi libertar a ndia da dependncia pela Inglaterra. JESUS CRISTO: O Lder dos lderes O maior lder da histria da Humanidade formou 12 homens que incendiaram o mundo com o evangelho. Liderava atravs de palavras e exemplos. Era to inteligente que construa frases metafricas que tinham vrios sentidos e faziam as pessoas pensarem a respeito de seus comportamentos. Recebia a todos: crianas, pobres, ricos, samaritanos e quem viessem. Foi to marcante que existem duas datas anuais para lembrarmos-nos de sua existncia.

Concluso
Diante da realidade de nossa nao, igrejas e necessidades afins, oramos a Deus para que sejam levantados lideres ntegros comprometidos Palavra, sinceros, humildes, dedicados obra de Deus e que amem o povo acima dos seus prprios interesses. Um lder de verdade estar sempre buscando o melhor para todos se preparando e levando o povo para mais perto de Deus.

You might also like