You are on page 1of 5

RELAO EMPRESA-COMUNIDADE NA AMAZNIA: RECOMENDAES PARA ACORDOS LEGAIS E JUSTOS PARA O MANEJO FLORESTAL.

Ana Luiza Violato Espada1; Serginande Reis2; Joo Lima3; Marco Lentini4.
1

Instituto Floresta Tropical (IFT) Rua dos Mundurucus, Jurunas, n 1613. CEP 66025-660, Belm-PA, anaviolato@ift.og.br; 2 IFT, serginando@ift.og.br; 3IFT, joao@ift.org.br; 4IFT, lentini@ift.og.br.

RESUMO Diante de dificuldades na implementao do Manejo Florestal Comunitrio e Familiar (MFCF) na Amaznia, associaes e cooperativas comunitrias tm firmado acordos com empresas madeireiras na busca de complementao de sua renda familiar. O presente trabalho apresenta lies aprendidas que devem ser levadas em conta por associaes comunitrias interessadas em estabelecer acordos legais com empresas para a explorao de seus recursos florestais. Diferentes casos de MFCF em estgios de maturao distintos foram observados para a construo deste trabalho. Se bem amparado, essas relaes podem representar uma importante fonte de matria prima legal para a indstria, alm de integrar o componente florestal a outros sistemas tradicionais de produo, conservando os recursos florestais e fortalecendo a organizao social local. PALAVRAS-CHAVE: Acordos Empresa-Comunidade, MFCF, Explorao madeireira, Amaznia. ABSTRACT Considering the barriers for implementing Community and Family-Based Forest Management (CFFM) in the Brazilian Amazon, community-based associations and cooperatives have established agreements with timber companies in order to increase the income of rural families. This work presents lessons learned which should be taken into account by community associations interested in establishing legal agreements with companies to harvest their forest resources. Different cases of CFFM in distinct maturation stages were analyzed for this work. If well assisted, these relationships can represent an important source of legal raw material for the industry, integrating the forest component to other traditional family-based production system, conserving forest resources and strengthening the social organization at the local level. KEY-WORDS: Community-company agreements, CFFM, Timber logging, Brazilian Amazon. INTRODUO O Manejo Florestal Comunitrio e Familiar (MFCF) uma ferramenta promissora para a conservao de florestas pertencentes a diferentes grupos sociais (i.e. quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, roceiros, colonos e assentados), alm de uma alternativa para gerar renda adicional para as famlias (ESPADA et al., 2009; LIMA et al., 2003). No entanto, h entraves sua implementao, destacando a falta de assistncia e extenso florestal, as dificuldades de acesso ao crdito, regulamentaes inconsistentes com a escala de produo, a escassez de alternativas para o escoamento da produo, o apoio insuficiente de rgos governamentais, alm das deficincias educacionais das populaes rurais.

Por outro lado, as florestas comunitrias constituem uma alternativa para suprir a indstria com madeira de origem legal, principalmente considerando que o sistema de concesses florestais tem enfrentado, em seus primeiros anos, um ritmo de implementao relativamente lento (< 400 mil hectares concedidos at maio de 2011). As florestas comunitrias poderiam rapidamente cumprir este papel, constituindo tambm uma alternativa de suprimento auxiliar no longo prazo. Algumas empresas j esto cientes deste fato, enxergando nas reas comunitrias regularizadas fontes de recurso florestal. Tem sido comum a prtica de estas empresas pressionarem as comunidades para estabelecer contratos formais e mesmo informais para a explorao de madeira, comumente sem adotar as prticas de bom manejo florestal, de forma a empobrecer estas florestas (HOLMES et al., 2006) tanto para a produo futura de madeira como de outros produtos. O presente trabalho apresenta lies aprendidas que devem ser levadas em conta quando associaes comunitrias decidem criar acordos, atravs de contratos legais, com empresas para a explorao de suas florestas.

MATERIAL E MTODOS Desde 1996, o Instituto Floresta Tropical (IFT) atua em diferentes regies da Amaznia desenvolvendo aes de capacitao, treinamento, assistncia tcnica, sensibilizao e extenso em manejo florestal e explorao de impacto reduzido (MF-EIR). Na sua atuao, o IFT tem participado de discusses, oficinas, palestras, intercmbios e encontros, alm de conduzir cursos que abordam temas de MFCF. Este estudo foi inspirado na experincia do IFT junto a diferentes comunidades florestais localizadas nas reas de influncia da BR-230 (Transamaznica), BR-163 (CuiabSantarm), BR-319 (Porto Velho-Manaus) e em alguns municpios da regio da Calha Norte do Rio Amazonas (ver Figura 1). Nestas regies foram coletadas informaes sobre as experincias de relaes e contratos formais e informais entre Empresa e Comunidade para a explorao madeireira. As experincias visitadas contemplaram diferentes grupos sociais (i.e. remanescentes de quilombo, extrativistas, ribeirinhos, roceiros, colonos e assentados) com diferentes formas de uso da terra (i.e. assentamentos com lotes individuais de 100 ha, assentamentos e territrios tradicionais de uso coletivo), e organizadas de diferentes formas para gesto do uso da terra e dos recursos naturais (i.e. associaes comunitrias, cooperativas, gesto familiar).

Figura 1. Mapa da Amaznia brasileira destacando as regies onde esto inseridas comunidades florestais mapeados pelo IFT e que serviram de exemplos para as lies aprendidas sobre Acordos E/C.

RESULTADOS E DISCUSSO Nos casos analisados pelo IFT, foi observado que comum a prtica de acordos entre comunidades com empresas para a explorao de recursos florestais, notadamente madeira. Alguns casos observados mostram que os acordos E/C podem resultar em relaes justas e favorveis s comunidades sob um conjunto particular de condies. Elencamos, desta forma, 10 lies para acordos legais e justos na explorao florestal. 1. Potencial florestal e objeto do contrato. Para negociar com a empresa, a comunidade precisa estar informada sobre o potencial florestal de sua rea. Com isso, o objeto do contrato deve ser claro (madeira ou outros produtos). Produtos importantes para a comunidade, como produtos florestais no madeireiros (PFNM), devem ser exigidos para a conservao. 2. Documentao legal. A associao deve possuir todas as licenas ambientais cabveis a atividade, destacando um Plano de Manejo Florestal Sustentvel (PMFS) licenciado, tendo a associao como detentor. No contrato, a associao deve exigir uma clusula de coresponsabilidade da empresa na execuo da explorao. 3. Relao com a comunidade. A empresa deve assinalar um profissional que seja responsvel pelas relaes com a comunidade, de fcil acesso mesma. Alm disso, o contrato tem de estabelecer uma comarca conveniente comunidade no caso de disputas judiciais.

4. Transparncia e direitos costumrios. Deve ser assegurado comunidade o direito de acompanhar a explorao e monitor-la, assim como o respeito a seus costumes em relao coleta de produtos na floresta. 5. Monitoramento. O contrato deve incluir a contratao de um auditor florestal independente para avaliar a explorao feita pela empresa a cada safra. Os custos da auditoria podem ser inclusos no contrato como de responsabilidade da empresa. 6. Benefcios econmicos. Deve estar bem claro no contrato se a comunidade tem ou no o interesse em processar madeira. Alm disso, deve ser estabelecido um preo mnimo por classe de espcies, a ser corrigido anualmente de acordo com algum ndice de inflao (como o INPC1 e Imazon2). O contrato tambm pode prever taxas para o caso da empresa no explorar a madeira naquele ano e multas para cada metro cbico de madeira desperdiado ou esquecido na floresta. 7. Reduo de impacto. Na elaborao e execuo do PMFS, preciso acompanhar a explorao florestal para evitar, ao mximo, danos floresta. Nesse sentido, a associao pode contratar um tcnico florestal capacitado em MF-EIR para acompanhar todas as etapas de campo. Deve tambm ser previsto em contrato que a empresa recupere as reas degradadas pela atividade. A associao tem que ter o direito de rescindir o contrato caso verifique que a explorao est causando danos ambientais ou sociais. 8. Prazo do acordo e empoderamento gradual da comunidade. O contrato tem de ter um prazo mximo. A associao pode prever a contratao pela empresa de mo de obra local, criando um programa de capacitao tcnica que ir beneficiar famlias e a associao como um todo, que poder assumir a operao quando estiver preparada. De fato, recomendamos que a comunidade discuta a possibilidade de estabelecer um contrato com uma estratgia de sada gradual da empresa de sua rea de manejo. 9. Avaliar a possibilidade de edital. Ao decidir por manejar as florestas comunitrias, a associao comunitria pode abrir um edital ou fazer carta convite para as empresas de explorao florestal, dando preferncia por empresas que j tenham um bom histrico de cumprimento de salvaguardas socioambientais, como empresas certificadas. 10. Partio dos benefcios. recomendvel que a associao discuta qual ser a forma de partio de benefcios. A forma de partio individual (por famlia), embora justa, pode dificultar investimentos futuros no prprio fortalecimento coletivo e na atividade florestal. CONCLUSES Os exemplos de MFCF bem sucedidos possuem como componente fundamental o controle da atividade pela associao comunitria. No entanto, preciso que os moradores locais estejam informados e sejam preparados tecnicamente. Nesta perspectiva, ferramentas como a capacitao em

1 2

ndice Nacional de Preos ao Consumidor, um dos ndices de inflao mais utilizados no Brasil. Maiores detalhes em www.imazon.org.br.

MF-EIR, a gesto de empreendimentos, noes de contabilidade, entre outras, devem ser oferecidas aos pequenos produtores. Sugere-se aos tomadores de deciso que priorizem aes que convirjam para o sucesso do MFCF e para a maior independncia dos pequenos produtores em suas decises de uso da terra, destacando: (i) fomentar o uso mltiplo da floresta, diversificando as fontes de renda atravs de linhas de financiamento voltadas para a atividade agroflorestal; (ii) priorizar a assistncia tcnica agrcola e florestal eficientes, o que inclui a capacitao dos extensionistas oficiais em manejo florestal; (iii) priorizar o ordenamento territorial das florestas comunitrias, seja dentro ou fora de reas pblicas; (iv) prover maior eficincia administrativa e operacional aos rgos governamentais (i.e. INCRA e SEMA) em relao aos PMFS em pequena escala, o que inclui a construo de regulamentaes, planos e cmaras tcnicas especficas referentes a este tema; (v) priorizar mecanismos que visem uma maior abertura no dilogo entre rgos governamentais e pequenos produtores por meio da presena fsica dos rgos nas comunidades; e (vi) incentivar e apoiar a gesto institucional e financeira das associaes e cooperativas de pequenos produtores florestais.

LITERATURA CITADA ESPADA, A. L. V.; EZINNE DE BLAS. D., SIST, P., MAZZEI, L., MELO, M. Tipologias de manejo florestal comunitrio e familiar e utilizao da renda florestal em assentamentos rurais na BR-163 e BR-230, estado do Par. In: Semana de Integrao de Cincias Agrrias, Altamira, 2009. Anais. Altamira, PA, p. 195-202, 2009. HOLMES, T. P.; BLATE, G. M.; ZWEEDE, J. C., PEREIRA, R., BARRETO, P., BOLTZ, F.; BAUCH, R. Custos e Benefcios Financeiros da Explorao Florestal de Impacto Reduzido em Comparao Explorao Florestal Convencional na Amaznia Oriental. Instituto Floresta Tropical, Belm, PA. 500p. 2006. LIMA, E.; LEITE, A.; NEPSTAD, D.; KALIF, K.; AZEVEDO-RAMOS, C.; PEREIRA, C.; ALENCAR, A.; LOPES, U. E MERRY, F. Florestas Familiares: Um pacto socioambiental entre a indstria madeireira e a populao rural carente da Amaznia. Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia, Belm, PA. 7

You might also like