You are on page 1of 6

LEVANTAMENTO QUALI-QUANTITATIVO DO FICUS NA ARBORIZAO URBANA DO BAIRRO CENTRO, ALTAMIRA PA

ngela Eugenio de Moraes; Edna Santos de Souza; Andria de Menezes Portugal; Thiago da Silva Oliveira; Francisco Plcido Magalhes Oliveira
1-Discente do curso de Engenharia Agronmica pela Universidade Federal do Par. TV. Pedro Gomes 644, Apto 104. Centro, Altamira PA. angelusatmm@hotmail.com. 2-Discentes do curso de Engenharia Agronmica pela Universidade Federal do Par. 3- Professor Doutor da Faculdade de Cincias Biolgicas da Universidade Federal do Par, Campus de Altamira.

RESUMO A arborizao urbana assunto de grande relevncia, merecendo estar inserida nos planejamentos estticos dos espaos pblicos e nos programas de educao ambiental das cidades. A escolha inadequada da espcie pode ocasionar problemas graves na estrutura da cidade e ter como conseqncia custos crescentes de manuteno. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento quali-quantitativo da espcie Ficus benjamina (L.) na arborizao do bairro centro de Altamira, Par. Foi realizado o levantamento dessa espcie com base no estudo realizado no inventrio da arborizao urbana de Altamira, PA realizado pela Secretria de Meio Ambiente e Turismo SEMAT, em parceira com a Universidade Federal do Par UFPA, Universidade Estadual do Par UEPA e Instituto Federal do Par IFPA, com a finalidade de diagnosticar a localizao das espcies, identificao, registro dimenses, entorno e interferncia, biologia e aes. Os principais problemas verificados no uso do Ficus foram os aspectos fitossanitrios comprometidos, podas emergenciais mal executadas, inexistncia de rea livre, sistema radicular superficial causando danos a caladas e edificaes e conflitos com fiaes secundrias. PALAVRAS-CHAVE: Ficus benjamina (L.), Inventrio, rvores urbanas, Amaznia. ABSTRACT Urban afforestation is an extremely relevant issue which should be inserted into aesthetic planning of public areas and into environmental education programs of cities and towns. The inadequate choice of certain species may bring severe problems in the structures of cities and towns, having as consequence growing maintenance costs. The aim of this paper was to carry out a qualitative, quantitative survey of the species Ficus benjamina (L.) in the area of downtown Altamira, Par. The survey was carried out taking into account the inventory of urban trees in Altamira, PA made by The Department of Environment and Tourism SEMAT, in association with The Federal University of Par UFPA and The Federal Institute of Par IFPA, in order to localize and identify species, record their dimensions, and diagnose the interference of trees, their biology and actions. The main problems of growing Ficus identified in this study were damaged phytosanitary aspects , bad emergency prunings, no free areas, shallow root systems damaging sidewalks and buildings, and conflicts with secondary electrical wiring. KEY-WORDS: Ficus benjamina (L.), Inventory, urbane trees, Amazon.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO

A harmonia entre o espao urbano e as rvores tem sido um fator de grande importncia em projetos paisagsticos, as rvores so um fator de qualidade, pois atuam na qualidade do ar, da gua, dos solos, da fauna e do clima como elemento de equilbrio, evitam o reflexo do calor provocado pelo aquecimento do asfalto e elevam a umidade do ar devido transpirao ao meio ambiente (PAIVA E GONALVES, 2002 apud MOURA & SANTOS, 2009). A arborizao urbana assunto de grande relevncia, merecendo estar inserida nos planejamentos estticos dos espaos pblicos e nos programas de educao ambiental das cidades. De acordo com Brando (1992) apud Araujo et al. (2009), a implantao, a distribuio e o manejo das rvores devem ser compatveis e devem estar integrados aos demais elementos de uma cidade. Segundo Souza & Dantas, 2004, a escolha inadequada de espcies pode em muitas situaes cometer erros irreparveis, em geral, agravados pela desconsiderao das necessidades e exigncias elementares da vegetao, como os relacionados ao solo, gua, luz que o local impe ao crescimento das rvores. A escolha inadequada das espcies utilizada na arborizao de logradouros pblicos tem trazido como conseqncia custos crescentes na manuteno e reparos da rede area de fios e cabos, (LIMA, 1995, apud SOUZA & DANTAS, 2004). Segundo Santamour Junior, (1990), apud Faria et al. (2007), a maior diversidade de espcies de rvores na paisagem urbana se faz necessria para garantir o mximo de proteo contra pragas e doenas; segundo o autor no recomendado exceder mais que 10% da mesma espcie, 20% de algum gnero e 30% de uma famlia botnica. As caractersticas climticas e pedolgicas so especficas para cada regio, assim, importar solues de outras regies pode no representar a realidade local, contribuindo com a perda da biodiversidade e provocando modificaes nas caractersticas naturais dos ecossistemas atingidos. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento quali-quantitativo da espcie Ficus benjamina (L.) na arborizao do bairro Centro de Altamira, Par.

MATERIAL E MTODOS

A rea de estudo fica localizada no Municpio de Altamira, Par, situada na margem esquerda do rio Xingu na regio central do Estado do Par ficando a uma Latitude 0312'12"
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Sul e a uma Longitude 5212'23" Oeste. Com uma populao de 98.750 habitantes (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, 2008). Este trabalho faz parte do projeto: Caracterizao da Arborizao Urbana da Cidade de Altamira, PA. Realizada pela Secretria Municipal da Gesto do Meio Ambiente e Turismo SEMAT, em parceria com Universidade Federal do Par UFPA, Universidade Estadual do Par UEPA e Instituto Federal do Par IFPA, com a finalidade de realizar o levantamento da arborizao urbana da cidade de Altamira alm de diagnosticar as deficincias de localizao e de fitossanidade da atual arborizao, para que possam ser providenciadas as medidas necessrias de correo. Para identificao das espcies foram utilizados alguns procedimentos bsicos: identificao direta por meio de catlogo de espcies mais comuns. Coleta de material frtil das espcies no identificadas para ser enviada ao herbrio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria - EMBRAPA Amaznia Oriental em Belm (SEMAT, 2009). As caractersticas analisadas de cada rvore foram: a) localizao, identificao e registro (espcie, logradouro, largura da rua, calada e/ou canteiro central); b) dimenses da rvore (altura total, altura da primeira ramificao, dimetro mdio da projeo da copa e circunferncia a altura do peito - CAP); biologia (injrias, fitossanidade pela anlise visual, sistema radicular, inclinao do fuste e copa); entorno e interferncias (distncia do eixo da rvore at o meio fio, distncia do eixo da rvore at as edificaes, distncia da rvore at a rvore mais prxima, interferncia da copa, tipo de pavimento, trfego de pessoas, interferncia na fiao acima da rvore e em placas de sinalizao); e c) aes (ao executada, como podas, por exemplo), conforme procedimento adotado pelo projeto (SEMAT, 2009). Para a realizao deste trabalho foram identificadas e avaliadas as rvores de 21 ruas e uma Avenida no Bairro Centro nos meses de outubro a dezembro de 2009. O mtodo de inventrio utilizado no levantamento foi de carter quali-quantitativo, averiguando desta forma a situao atual da arborizao urbana.

RESULTADOS E DISCUSSO

As rvores amostradas no Inventrio da Arborizao Urbana realizada no bairro Centro totalizam 551 em 21 ruas e uma avenida, e destas verificou-se que a espcie de maior ocorrncia o fcus com 41,38% representantes.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Do total dessa espcie 97,37% esto localizados nas caladas que em sua maioria (58%) tem acima de trs metros de largura, tamanho ideal que permitem as rvores se desenvolver sem danificar a estrutura dos muros e residncias alm de no comprometerem a acessibilidade. No entanto o fcus tem raizes adventcias e superficiais com crescimento agressivo podendo prejudicar muros e construes e destruir tubulaes de gua e esgosto, pois podem ir muito longe em busca de gua e nutrientes, sendo aconselhavel desta forma, sua no utilizao em projetos de arborizao urbana. Quanto aos aspectos fsicos e sanitrios 19,74% dos exemplares foram considerados bons, 57,46% regulares e 22,37% pssimos, sendo o ataque de trips (Rhedodendron spp.) o principal problema encontrado em 97,37% dos indivduos amostrados. O sistema radicular foi considerado 83,77% como superficial, ou seja, raiz parcialmente exposta causando danos significativos, conseqncia do pequeno espao disponvel para o crescimento das razes, onde 41,7% das rvores ento com o colo pavimentado, diferente do que Santos e Teixeira (2001), recomendam que a rea livre no seja inferior a 1m. Com relao ao posicionamento das rvores nas caladas, pode-se observar que 90,8% das plantas esto a uma distancia mdia de 1,25 m do meio fio. Atendendo ao recomendado que uma distncia de 0,5 metros para rvores plantadas junto ao meio fio, para que no haja interferncia das razes e copas nas ruas, afim de no comprometer a passagem de veculos. Apesar de o fcus ser uma espcie de grande porte, no levantamento foi observado que 87,7% das rvores tm altura entre trs a seis metros e que 66,2% tem copa entre trs e seis metros, isso ocorre porque o fcus uma espcie ornamental e tem sua copa controlada por poda. Segundo Silva (2002), o dimetro de copa pode ser o tamanho da espcie acrescida de um metro, ou quando se deseja uma sombra contnua, o indicado que seja igual a do dimetro da rvore no seu mximo desenvolvimento. Em relao ao contato das rvores com a rede eltrica 37% indivduos apresentam problemas relacionados com a fiao primria, secundria e telefnica, sendo que a fiao secundria foi a mais atingida. As podas em geral 56,58% so pesadas e mal conduzidas comprometendo a arquitetura da planta. CONCLUSO O Ficus benjamina (L.) foi a espcie com maior freqncia na arborizao urbana do bairro Centro, essa predominncia deve-se ao fato de que o ficus uma arvore altamente ornamental.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Os principais problemas verificados esto relacionam aos aspectos fitossanitrios comprometidos, sendo o trips a praga mais comum. As podas emergenciais so executadas de forma inadequada comprometendo a arquitetura da copa, causando um aspecto visual negativo, em contra partida a ausncia da mesma interferem nas fiaes secundrias. O sistema radicular superficial a principal causa de danos a caladas e edificaes, a inexistncia de rea livre implica na absoro de gua e logo na fitossanidade da planta. Sugere-se que sejam ampliadas as reas livres e a sejam feitas substituies graduais do fcus por espcies mais adequadas a passeios pblicos. A comunidade e os rgos responsveis pela conduo e manuteno das espcies em campo devem ser capacitados e orientados, a partir de programas de Educao Ambiental, quanto necessidade de adoo dos procedimentos corretos no que se refere ao plantio e manejo da arborizao.

LITERATURA CITADA ALMEIDA, D. N. Anlise da arborizao urbana de cinco cidades da Regio Norte do Estado de Mato Grosso - 2009. Disponvel em: <http://www.ufmt.br/posfloresta/Dissertacoes/Dissertacao_Danielucia>. Acesso em. 23 mai. 2010. ARAJO A. C. de, RIBEIRO I. A. M., MORAIS M. S., ARAJO J. L. O. Anlise qualiquantitativa da arborizao no bairro Presidente Mdici, Campina Grande-PB. Revsbau, Piracicaba SP, v.4, n.1, p.133-144, 2009. IBGE. Estimativa das populaes dos municpios 2008. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/precidencia/noticias/noticia_impressao.php?id_noticia=1215> . Acesso em: 09 jul. 2010. FARIA, J.L. G.; MONTEIRO, E. A.; FISCH .S. T. V. ARBORIZAO DE VIAS PBLICAS DO MUNICPIO DE JACARE SP. Revsbau, Piracicaba, v.2, n.4, dez. 2007, p. 20-33. MOURA, T. A.; SANTOS, V. L. L. V. Levantamento quali-quantitativo de espcies arbreas e arbustivas na arborizao viria urbana dos bairros Centro e Centro Norte, Vrzea Grande, Mato Grosso, Brasil. Revsbau, v. 1, n. 1, p. 97-117. Piracicaba, 2009. SANTOS, N. R. Z.; TEIXEIRA, I. F. Arborizao de Vias Pblicas: Ambiente x Vegetao. Santa Cruz: Pallotti, 2001.
SECRETRIA MUNICIPAL DA GESTO DO MEIO AMBIENTE E TURISMO - SEMAT. Caracterizao da arborizao urbana da cidade de Altamira, PA. Altamira, 2009.

SILVA, E. M. Estudo da arborizao urbana do bairro Mansour, na cidade de Uberlndia/MG. Caminhos de Geografia Revista on line, Fevereiro 2002. Disponvel em:
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

<www.ig.ufu.br/revista/volume05/artigo06_vol05.pdf>. Acesso em: 01 out. 2009.


SOUZA, C. M. C.; DANTAS, I. C. Arborizao urbana na cidade de Campina Grande - PB: Inventrio e suas espcies. REVISTA DE BIOLOGIA E CINCIAS DA TERRA. Volume 4 Nmero 2 - 2 Semestre 2004

TAKAHASHI, L. Y. Arborizao urbana: inventrio. in: Congresso Brasileiro de Arborizao Urbana, 2., 1994, So Lus. Anais. So Lus: Sociedade Brasileira de Arborizao Urbana, 1994. p. 193-200.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like