You are on page 1of 6

DIAGNSTICO DA QUALIDADE BIOLGICA DE SOLOS DAS REAS IMPACTADAS PELA EXTRAO DE ARGILA

Liliam Carvalho de Oliveira1; Eliade Rocha dos Santos2; Regiane da Silva Miranda2; Priscila Batista Miranda2; Andra Hentz de Mello3.
Discente do Curso de Agronomia da Faculdade de Cincias Agrrias da Universidade Federal do Par ; 2 Discentes do curso de Agronomia da Faculdade de Cincias Agrrias da Universidade Federal do Par, bolsistas SINDSERV, PIBIC E PIBEX - UFPA. eliade_rs@hotmail.com; 3 Professora Adjunta II da Faculdade de Cincias Agrrias da Universidade Federal do Par. Coordenadora do Convnio SINDSERV. andreahentz@ufpa.com.
1

RESUMO O municpio de Marab-PA caracterizado por atividades extrativistas mineiras. Tais atividades causam srios danos ao meio fsico, atravs da remoo dos horizontes superficiais do solo que afeta a estrutura e a atividade biolgica do mesmo. As populaes da fauna edfica manifestam, atravs das caractersticas das suas comunidades, as condies do ambiente, podendo, servir como indicadores de qualidade do solo. A recuperao ambiental se d atravs de um plano que considera os aspectos ambientais, estticos e sociais, de acordo com destinao que se pretende dar a rea, permitindo um novo equilbrio ecolgico. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar o grau de descaracterizao da paisagem; a qualidade biolgica dos solos e sugerir aes e medidas mitigadoras de recuperao destas reas. Houve compilao bibliogrfica de textos pertinentes ao assunto, observao em campo e foi realizada a coleta de amostras de solo para anlise biolgica do solo. A presena de organismos vivos nas amostras de solo revelou que esta rea no est totalmente degradada, mas que tem chances de voltar ao seu estado natural anterior, em funo de sua resilincia. PALAVRAS-CHAVE: degradao ambiental, fauna edfica, recuperao ambiental. ABSTRACT The municipal district of Marab-PA is a city characterized by extractive mining. Such activities cause serious damages to the physical middle, through the removal of the superficial horizons of the soil that affects the structure and the biological activity of the same. The populations of the edafic fauna manifest, through their communities' characteristics, the conditions of the atmosphere, being able to, to serve as indicators of quality of the soil the environmental recovery feels through a plan that considers the aspects environmental, aesthetic and social, in agreement with destination that she intend to give the area, allowing a new ecological balance. The objective of this work consisted of evaluating the degree of mischaracterization of the landscape; the biological quality of the soils and to suggest actions and reliever measures of recovery of these areas. There was bibliographical compilation of pertinent texts to the subject, observation in field and the collection of soil samples was accomplished for biological analysis of the soil the presence of alive organisms in the soil samples revealed that this area is not totally degraded, but that has chances of returning to his/her previous natural state, in function of his/her resilience. KEY-WORDS: environmental degradation, fauna edfica, environmental recovery.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO

A explorao de argila na cidade de Marab tem causado uma srie de impactos negativos ao meio fsico. A descaracterizao da paisagem que se d com a abertura da frente de lavra configura impacto de monta, quase sempre o primeiro a ser notado nos empreendimentos de extrao de argila. No se trata apenas de um impacto visual, mas tambm de alterao de ordem geomorfolgica e topogrficas locais, o que pode resultar em uma srie de outras alteraes indiretas, ocasionando modificaes nos processos morfolgicos vigentes, como mudanas de direes de fluxos das guas de escoamento superficial, determinando que reas sob o domnio dos efeitos erosivos se convertam em ambientes de deposio e vice-versa (HENTZ, 2009). A maioria das reas em que so realizadas atividades de extrao de argila em Marab-PA encontram-se degradadas, apresentando um solo erodido, com considervel quantidade de rejeito, prejudicando tambm a microbiota do solo que tem papel fundamental na ciclagem de nutrientes, e mananciais de gua, como as margens do rio Itacainas. A qualidade do solo, segundo Doran e Parkin (1994), dever levar em considerao indicadores fsicos; qumicos e biolgicos. A populao de organismos do solo est na dependncia direta dos fatores ambientais (SILVEIRA-NETO et al, 1976). Dentre os organismos do solo indicadores de qualidade, esto os liquens, as formigas, os cupins, besouros, minhocas, collmbolos, fungos, caros e nematides. Os liquens, segundo Machado (2004), so os primeiros seres vivos presentes no processo de degradao e intemperizao das rochas para a formao do solo, enquanto que as formigas tm papel importante na construo de galerias, propiciando e facilitando a penetrao de razes, infiltrao de gua e circulao de ar. Os cupins fazem o ambiente inicial, cujo resultado final poder ser o incremento de matria orgnica humidificada e, portanto a fertilidade do solo (MACHADO, 2004). Os besouros colepteros desempenham uma importante funo melhoradora da estrutura do solo, alm de participar do controle de diversas moscas, enquanto que as minhocas, segundo Machado (2004) revela um estdio superior da biocenose. Os collmbolos manifestam rapidamente s conseqncias as variaes ambientais em suas populaes, os caros alimentam-se de restos vegetais, fungos e bactrias, exercendo um importante papel no equilbrio biolgico do solo. Os nematides ajudam na incorporao de

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

restos vegetais no solo, aumentando a disponibilidade de matria orgnica no sistema (MACHADO, 2004). Os fungos, mas especificamente o s fungos micorrzicos arbusculares (FMAs) exercem papel importante nos solos degradados, pois atravs de sua associao mutualista com as razes das plantas, liberam gua e fsforo que no esto disponveis na soluo do solo, aumentando a sobrevivncia das plantas em reas degradadas. (MOREIRA; SIQUEIRA, 2002). Portanto, a fauna do solo deve ser considerada quando se pretende avaliar a qualidade dos solos buscando a sua recuperao. A recuperao no deve somente empenhar-se em estabelecer o habitat faunstico, mas atrair a fauna para os locais recuperados, com propsito de incrementar a diversidade de espcies locais.

MATERIAL E MTODOS

Este trabalho foi realizado nas reas de extrao de argila, s margens do Rio Itacaunas Rodovia Transamaznica, na cidade de Marab PA. A atividade de investigao foi desenvolvida de acordo com as seguintes etapas: a primeira foi constituda em compilao bibliogrfica de textos pertinentes ao assunto em estudo. A segunda etapa foi observada no campo, em fase inicial objetivando a visita em carter de reconhecimento preliminar para a averiguao sobre as condies bsicas da rea de operao. Na fase seguinte foi realizada a coleta de amostras de solo para anlise biolgica do solo. A coleta de amostra foi efetuada no campo tanto nas cavas recolhendo argilas, quanto nas pilhas de estril. Em cada ponto amostrado foram feitas duas coletas compondo duas repeties e depois ao fim das coletas, foi vedado cada recipiente contendo as amostras para melhor acondicionamento e conservao das mesmas. Para avaliao biolgica das amostras de solo, estas foram encaminhas para o Laboratrio de Microbiologia do Solo da Faculdade de Cincias Agrrias da Universidade Federal do Par (UFPA), onde foram processadas as extraes de organismos do solo pelo mtodo de extrao por peneiramento mido de Gerdemann e Nicolson (1963) e centrifugao em sacarose a 40% de Jenkins (1964). Para anlise dos aspectos ambientais, um estudo detalhado foi realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais integrantes de um convnio da UFPA com o Sindicato das Cermicas Vermelhas de Marab e Regio (SINDCERV), que esto trabalhando em um projeto de reabilitao destas reas impactadas por extrao de argila atravs do uso de plantas
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

inoculadas com fungos micorrzicos, que tem por objetivos reabilitar estas reas com espcies vegetais nativas. Os dados foram processados, analisados e compilados em tabelas para posterior discusso.

RESULTADOS E DISCUSSO

A tabela 1, mostra o detalhamento dos organismos encontrados por amostra de solo analisada.

Tabela 1- Nmero de indivduos de cada organismos da fauna edfica encontrados por amostra analisada.
AMOSTRAS 1 2 3 4 5 6 total *FMAS 6 ausentes 4 1 ausentes 7 18 NEMATIDES 2 ausentes 2 ausentes ausentes ausentes 4 CAROS ausentes ausentes ausentes 1 ausentes ausentes 1

*Fungos Micorrzicos Arbusculares.

Em um total de 6 amostras de solo analisado, foi verificada a presena de organismos do solo, como fungos micorrzicos arbusculares (18), os nematides (4) e caros (1), comprovando assim, a diversidade de organismos indicadores da qualidade do solo. A maioria dos organismos do solo no resiste a altas temperaturas e a grande perodo de estiagem, bem como solos extremamente cidos, podendo assim explicar a ausncia de collmbolos nas amostras de solo e a baixa densidade de caros (1), uma vez que estes organismos so essencialmente dependentes de umidade para se desenvolverem e reproduzirem. Embora estes organismos sejam indicadores da qualidade biolgica dos solos, SilveiraNeto et al, (1976) relatam que a intensificao das atividades agrcolas ou extrativistas so determinantes para a expresso dos processos de degradao que afetam diretamente os organismos do solo. Isto porque, estes dependem diretamente dos fatores ambientais que regulam suas populaes.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Sendo assim, a presena dos Fungos Micorrzicos Arbusculares determinante em relao aos outros organismos. Estes dados corroboram com estudos de Moreira e Siqueira (2000) que revelam a grande importncia dos FMAs na recuperao de reas degradadas, pois a associao mutualista dos fungos com as razes das plantas contribuem para o desenvolvimento do sistema e sua recuperao. Um fato relevante foi a presena de nematides que so predadores de collmbolos e caros, podendo representar a um desequilbrio no sistema e um indcio de solos degradados, porm facilmente recuperveis, atravs de mudas inoculadas com fungos micorrzicos, que promovero a volta do sistema s condies biolgicas anteriores, ideais para a reabilitao das reas impactadas. Aps avaliao biolgica destas reas, recomenda-se a recuperao das mesmas atravs da adoo de reabilitao de Sanchez (2003). CONCLUSO

A presena de organismos vivos nas amostras de solo revelou que esta rea no est totalmente degradada, mas que tem chances de voltar ao seu estado natural anterior, em funo de sua resilincia.

LITERATURA CITADA DORAN, J.W. & PARKIN, T.B. Defining and assessing soil quality. In: DIAS, L.E.; MELLO, J.W.V.; (Ed). Recuperao de reas Degradadas. Viosa: UFV, 1994, p. 2-7. GERDEMANN, J.W.; NICOLSON, T.H. Spores of micorhizal endogone species extracted from soil by wet sieving and decanting. Trans. Br. Mycol.Soc, v.46. p 235-244, 1963. HENTZ, A.M. Reabilitao de reas impactadas por extrao de argila atravs do uso de plantas aarbreas inoculadas com fungos micorrzicos. Relatrio Tcnico apresentado ao Sindicato das Cermicas Vermelhas de Marab e Regio, Sindcerv 2009. 14p. JENKINS, W.R. A rapid centrifulgal-ftolation technque for separating nematodes fromsoil. Pl. Dis. Rep. v. 48, p 692, 1964. MACHADO, L.C.P. Pastoreio Racional Voisin: Tecnologia agroecolgica para o terceiro milnio. Porto Alegre. Cinco Continentes, 2004.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

MOREIRA, F.M.S.; SIQUEIRA, J.O. Biologia e Bioqumica do Solo. Lavras. UFLA/FAEPE, 2002.291p. SANCHEZ, L. E. Desengenharia, o Passivo Ambiental Empreendimentos Industriais. So Paulo: Edusp, 2003. p 45-63. na Desativao de

SILVEIRA NETO, S.; NAKANO, O.; BARBIN, D.; VILA NOVA, N.A. Manual de Ecologia dos Insetos. Piracicaba. Ceres, 1976. 419 p.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like