You are on page 1of 5

MANEJO DE ORDENHA PRATICADO POR AGRICULTORES FAMILIARES DO ASSENTAMENTO 21 DE ABRIL

Dayanne Lustosa Moror1*; Lus Moreira de Arajo Jnior1; Fabrcio Marinho Lisba1; Alzira Gabriela da Silva2; Clarissa Mendes Knoechelmann3.
1

Discentes da Faculdade de Cincias Agrrias de Marab, bolsistas PROEX - UFPA - Campus de Marab: Folha 17, Quadra 04, Lote Especial, Nova Marab, CEP 68505080, Marab/PA. *E-mail para correspondncia: dayanne_mba@hotmail.com;2Zootecnista, D.Sc., Docente da Faculdade de Cincias Agrrias de Marab UFPA. E-mail: alziragabi@ufpa.br.3Biloga, M.Sc., Docente da Faculdade de Cincias Agrrias de Marab UFPA. E-mail: clarissa@ufpa.br

RESUMO Nas regies Sul e Sudeste do Par, h uma grande concentrao de estabelecimentos agrcolas familiares alocados, principalmente, em Projetos de Assentamento. Nessas propriedades so comuns a criao de bovinos leiteiros, que contribuem para a sustentabilidade das famlias e para suas condies socioeconmicas, exigindo uma maior qualificao do produto, o que no pode ser distinguido de boas prticas de manejo durante a ordenha das vacas. Diante disso, objetivou-se caracterizar o nvel de percepo sobre o manejo da ordenha sanitria por agricultores familiares no Projeto de Assentamento 21 de Abril, So Joo do Araguaia, Par. O levantamento de informaes foi realizado durante o ms de maro de 2010, com entrevistas a 21 famlias sobre percepo do manejo de ordenha. A escolha dos estabelecimentos a serem estudados foi baseada na disponibilidade das famlias em colaborar com o estudo. Dos entrevistados, mais da metade dos agricultores (63,8%) tem conhecimento da importncia de uma ordenha sanitria e realizam algum tipo de procedimento bsico de limpeza. Aps a ordenha, 85,71% dos agricultores afirmaram que realizam a prtica de coao, as instalaes zootcnicas existentes apresentaram-se de baixa qualidade e 71,42% dos entrevistados realizam a limpeza peridica desses locais. PALAVRAS-CHAVE: Higiene, Pecuria leiteira, Projeto de assentamento, Sudeste Paraense. ABSTRACT In south and southeast from Par state, there is a large concentration of family farms allocated, mainly, in settlement projects. In these properties is common to dairy cattle, which contributes to the sustainability of their family and socioeconomic conditions, requiring a higher qualification of the product, which can not be distinguished from good management practices during milking of cows. Thus, this study aimed to characterize the level of perception about the management of sanitary milking farmers in Settlement Project April 21, So Joo do Araguaia, Par. The data collection was conducted during the month of March 2010 with interviews of 21 establishments about the perception of the management of milking. The choice of establishments to be studied was based on the availability of families to cooperate with the study. Of those interviewed, more than half of farmers (63.8%) is aware of the importance of a milking animal and perform some kind of basic cleaning procedure. After milking, 85.71% of farmers said that realize the straining of the milk, the existing zootecnic installations shown to be of low quality and 71.42% of the interviewed carry out the periodic cleaning of these places. KEY-WORDS: Dairy farming, Hygiene, Par states Southeast, settlement project.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO

A agricultura familiar pode ser conceituada como um modelo de organizao da produo agropecuria onde predominam a interao entre a gesto do processo produtivo, pelos proprietrios e o trabalho familiar, complementado pelo trabalho assalariado (NEVES, 2007). Nas regies Sul e Sudeste do Estado do Par h grande concentrao de propriedades agrcolas familiares, alocadas principalmente nos diversos Projetos de Assentamentos (P.A.), que de acordo com o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (2009) totalizam 482 P.A. com aproximadamente 67.013 famlias. Nesses estabelecimentos a produo leiteira contribui para a sustentabilidade das famlias e desempenha um importante papel na alimentao e na melhoria das condies socioeconmicas, o que possibilita a gerao de renda de forma contnua ao longo do ano, uma vez que a atividade pecuria desenvolvida com dupla finalidade, ou seja, produo de leite e venda de bezerros (TOURRAND et al., 1998). Diante disto, aos produtores exigido maior qualificao de seus produtos, j que atuam como principal renda da maioria das famlias desta regio. A baixa qualidade do produto pode ser atribuda a deficincias no manejo e higiene de ordenha, manuteno e desinfeco inadequada dos equipamentos, refrigerao ineficiente ou inexistente e mo de obra desqualificada (NELSON, 1992). Sendo assim a pratica em cuidados higinicos para evitar a contaminao do leite devem ser tomadas desde a ordenha at o produto final. Em reflexo da importncia da realizao de um manejo adequado, e objetivou-se conduzir estudo para caracterizar o nvel de percepo sobre o manejo de ordenha sanitria de agricultores familiares que trabalham com pecuria leiteira no Projeto de Assentamento 21 de Abril, So Joo do Araguaia, Par.

MATERIAL E MTODOS

O estudo foi conduzido no Projeto de Assentamento 21 de Abril, localizado na Rodovia BR 230 (Transamaznica), municpio de So Joo do Araguaia, a 55 km do municpio de Marab, na regio Sudeste do Par. De acordo com a classificao de KOPPEN (1948) o clima regional do tipo Aw, pois se apresenta como tropical chuvoso, com variao entre duas estaes bem definidas, uma seca que ocorre nos meses de maio a novembro, e outra chuvosa, compreendida no perodo de dezembro a abril.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

O P.A. 21 de Abril foi criado oficialmente no dia 9 de novembro de 2000. O mesmo possui 45 estabelecimentos, sendo que destes, 36 tm como principal atividade a produo leiteira. (COOPERATIVA DE PRESTAO DE SERVIOS, 2002). Essa pesquisa foi conduzida na esfera do Projeto de Extenso "Introduo de bancos forrageiros de alta qualidade e da prtica de confeco de silagem com gramneas e leguminosas no Assentamento Belo Horizonte, So Domingos do Araguaia PA, que iniciou em Janeiro de 2009. Com o propsito de difundir as tcnicas produtivas que foram propostas no P.A. Belo Horizonte, algumas atividades deste Projeto de Extenso foram efetivadas no P.A. 21 de Abril. O levantamento de informaes foi realizado durante o ms de maro de 2010, em que 21 estabelecimentos foram entrevistados com o auxlio de um questionrio estruturado com perguntas abertas e fechadas sobre a percepo do manejo de ordenha. A escolha dos estabelecimentos a serem estudados foi baseada na disponibilidade das famlias em colaborar com a avaliao. Os dados coletados foram analisados com auxilio de planilha do Microsoft Office Excel.

RESULTADOS E DISCUSSO

O manejo sanitrio para o gado leiteiro deve ser eficiente a fim de evitar que os animais contraiam doenas que possam prejudicar a sua produo leiteira e, dessa forma, causar prejuzos ao produtor. A caracterizao da higienizao da ordenha realizada pelos produtores de leite entrevistados no municpio de So Joo do Araguaia evidencia que alguns produtores (63,8%), realizam alguns dos procedimentos bsicos como a lavagem das mos e utenslios de armazenamento do leite, para a obteno do leite de qualidade, o que reflete no conhecimento da importncia da ordenha sanitria. Enquanto que 36,19% no tm a percepo de que uma ordenha higinica fundamental para o sucesso do produto lcteo. Segundo Oliveira e Brandespim, (2008), o manejo de ordenha uma das estratgias mais importantes para a garantia de sucesso. Entretanto na ordenha o momento em que ocorre a maior parte das contaminaes, seja por impurezas do estbulo, do bere dos animais, dos lates como pelas mos do ordenhador. A lavagem do bere e das tetas realizada por 47,61% dos produtores, entretanto 14,28% no efetuam essa prtica de assepsia com frequncia e os demais (38,09%) no executam nenhum hbito de limpeza dos beres das vacas em lactao. A prtica de assepsia muito importante, pois no transcorrer da ordenha as tetas podem entrar em contato com
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

impurezas, tais como fezes, lama e areia. Caso estas impurezas fiquem aderidas s tetas e ao bere e no forem removidos antes da ordenha, pode ocorrer a contaminao do leite. As instalaes zootcnicas existentes apresentam-se de baixa qualidade e mal planejadas o que resulta na acumulao de lama e fezes nos locais onde ocorrem as ordenhas. A limpeza peridica dessas instalaes realizada em 71,42% dos estabelecimentos, atravs da remoo dos resduos de fezes. A linha de ordenha seguida por 80,95% dos agricultores organizada da seguinte maneira: vacas sadias, recm-paridas e em tratamento. Durante a ordenha 100% dos agricultores tm a prtica de deixar os bezerros amarrados ao p da vaca; 14,28% dos agricultores no amarram a cauda da vaca, enquanto que 85,71% realizam esta prtica a qual importante para o conforto do ordenhador durante os trabalhos e para a reduo da contaminao do leite via a movimentao da cauda do animal. Quando questionados se o leite era coado aps o trmino da ordenha, 85,71% dos agricultores afirmaram que sim, e 14,28% no realizam este procedimento. Dentre todas as doenas que acometem o rebanho leiteiro e comprometem a qualidade do leite, a mastite ocupa lugar de destaque, por possuir importncia econmica para a sade pblica (PYORALA, 2002). Isso torna um fato agravante, pois 71,42% dos agricultores afirmaram que no realizam o teste de mastite, e apenas 28,57% o fazem, fato este que preocupa a qualidade do leite e a sanidade de todo o rebanho. Como medidas higinico-sanitrias, no devem ser esquecidas as vacinaes necessrias para o rebanho leiteiro, com isso observou-se que as nicas vacinas aplicadas nos rebanhos dos estabelecimentos estudados so de Brucelose e Febre Aftosa, as quais so fornecidas duas vezes ao ano por 90,47% dos agricultores e uma vez ao ano por apenas 9,52% dos agricultores.

CONCLUSES

O nvel de conhecimento sobre o manejo de ordenha sanitria mdio, uma vez que a maioria dos agricultores realiza frequentemente alguns procedimentos bsicos de limpeza das instalaes e dos animais. Contudo a utilizao do teste de mastite no praticada por tais agricultores o que compromete a qualidade do leite e a sanidade do rebanho em questo.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

LITERATURA CITADA COOPERATIVA DE PRESTAO DE SERVIOS. Diagnstico e Plano de Desenvolvimento Sustentvel do Projeto de Assentamento 21 de Abril. Marab, PA: Copservios. Jun. 2002. 139p. INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAO E REFORMA AGRRIA INCRA. Superintendncia Regional do Sul do Par SR (27). Ordem de Servio/SR-(27)G/N 01-11, de 02 de janeiro de 2009. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 20 de outubro de 2006; 264 . KOPPEN, W. - Climatologia Tradicional. Traduzido para o Espanhol por Pedro Henchiehs Prez, 1948. NELSON, J. H. An overview of good manufacturing pratice-1. Bulletin of the International Dairy Federation, Brussels, v.276, p.10-11, 1992. NEVES, D. P. Agricultura Familiar: quantos ancoradouros! In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (org.) Geografia Agrria: teoria e poder. 1 ed. So Paulo: Expresso Popular, 2007. OLIVEIRA, J. T. C.; BRANDESPIM, D. F. Caracterizao da higienizao da ordenha de vacas leiteiras, utilizada pelos produtores no municpio das Correntes-PE. Pernambuco: 2008. PYORALA, S. New strategies to prevent mastitis. Reproduction in Domestic Animals, Belfast, v.37, n.4, p.211-216, 2002. TOURRAND, J. F. et al. Produo leiteira em rea de fronteira agrcola da Amaznia: o caso do municpio de Uruar, PA na Transamaznica. In: HOMMA, A. K. O. (Ed.) Amaznia: meio ambiente e desenvolvimento agrcola. Braslia: Embrapa SPI; Belm: Embrapa CPATU, 1998. p. 345 -386.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like