You are on page 1of 5

CARACTERISTICAS QUMICAS E FSICAS DO SOLO SUBMETIDO A DIFERENTES USOS: ESTUDO DE CASO A PARTIR DE UM ESTABELECIMENTO AGRCOLA FAMILIAR

Luis Moreira de Araujo Junior1; Karolinny Carneiro Guerra 2 Kleverson Cicero Aires Guar2
1

Bolsista PIBEX-PROEX, discente de Agronomia da UFPA- Campus de Marab. *Autor para correspondncia: luisjrmoreira@hotmail.com. 2 Graduandos do curso de Agronomia pela Universidade Federal do Par. karolinnycg.guerra@gmail.com; 3 Professora Adjunta II da Faculdade de Cincias Agrrias da UFPA Campus Universitrio de Marab. andreahentz@ufpa.br.

RESUMO O uso adequado da terra o primeiro passo em direo preservao do solo e agricultura correta e sustentvel. O objetivo deste trabalho foi avaliar comparativamente, a qualidade fsica e qumica de um solo Podzlico Amarelo, submetido a diferentes usos em um estabelecimento do Projeto de Assentamento 26 de Maro, Marab, PA. Com isto foram estudadas as parcelas de cultivo, pastagem e capoeira desse estabelecimento. O estudo foi realizado em julho de 2009 e foram avaliados os seguintes atributos de qualidade do solo: granulometria, potencial hidrogeninico (pH) e taxa de infiltrao de gua. As taxas de infiltrao de gua no solo foram realizadas com o mtodo do cilindro nico. A textura mais arenosa foi do solo da rea de cultivo com 546 g/kg de areia total comparativamente a rea de pastagem (224 g/kg) e a capoeira (470 g/kg). Em relao ao pH o maior valor foi para a rea de cultivo (5,9), porm a maior taxa de infiltrao foi para o solo da pastagem (219,25 mm/h). Com isto nas condies em que foi desenvolvido o trabalho, os atributos qumicos e fsicos do solo foram afetados em funo dos tipos de uso das reas.

PALAVRAS-CHAVE: Manejo, qualidade do solo, sistemas de produo.

ABSTRACT The appropriate use of land is the first step toward the soil conservation and to the sustainable and correct agriculture. The objective of this work was to evaluate comparatively the physical and chemical quality of a Yellow Podzolic soil, subjected to different uses in a farm from the Settlement Project 26 de Maro, Marab, PA. With this were examined the plots of crops, pasture and secondary forest of this establishment. The study was conducted in July 2009 and were evaluated the following attributes of soil quality: texture, hydrogen potential (pH) and infiltration rate of water. The rates of water infiltration in soil were performed with the method of the single cylinder. The lower clay was the soil of the cultivated area with 546 g / kg of total sand comparatively to pasture area (224 g/kg) and the secondary forest (470 g/kg). Regarding the pH, the higher value was for the cultivated area (5.9), but the infiltration rate was greater for pasture soil (219.25 mm/h). With that in the conditions in which was developed this work, the chemical and physical properties of soil were affected in functions of the types of use of the areas. KEY-WORDS: Management, production systems, soil quality.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO Segundo Freitas et al. (2004), cada parcela de terra deve ser utilizada de acordo com sua aptido, de tal forma que esse recurso natural esteja disposio do homem para seu melhor uso e benefcio, ao mesmo tempo em que so preservadas para geraes futuras. No estudo da qualidade do solo (QS), o pH (potencial hidrogeninico) apresenta-se como um fator importante, por ser um indicador das condies de fertilidade, porm o mesmo s apresenta algum valor prtico quando se conhece a textura e estrutura do solo (PRIMAVESI, 2002). A textura do solo a distribuio quantitativa das classes de tamanho de partculas que o compe. As prticas de cultivo devem estar associadas a essa caracterstica fsica (BERTONI; LOMBARDI NETO, 1999). De acordo com estes autores, em regies midas, os solos de textura mais fina, em geral tm produes maiores que os arenosos, devido diferena de fertilidade, porm em regies sub-midas, os solos com menos argila tm maiores produes quando comparados com aqueles de textura mais pesada, o que pode ser explicado pela maior capacidade de infiltrao de gua. A infiltrao da gua no solo um processo dinmico de penetrao vertical da gua atravs da sua superfcie. O conhecimento da taxa de infiltrao de fundamental importncia para a adoo das tcnicas de conservao do solo. O objetivo desse trabalho foi avaliar, comparativamente, a qualidade do solo, utilizando-se atributos de natureza fsica e qumica em parcelas sob diferentes usos.

MATERIAL E MTODOS

O estudo foi realizado em julho de 2009 em um solo Podzlico Amarelo textura mdia submetido a diferentes usos de um estabelecimento agrcola do Projeto de Assentamento 26 de Maro, localizado a 25 km de Marab e pontuado geograficamente pelas coordenadas 53329 S e 49619 W. De acordo com a classificao de Koeppen, (1948), o clima se encontra na faixa de transio de Aw para Am. A temperatura mdia anual de 26,6C, com mxima em torno de 31,0C, e mnima 22,0C. Foram avaliadas trs formas de uso do solo representadas pelas parcelas de cultivo, pastagem em pousio e capoeira. A vegetao anterior a parcela de cultivo era basicamente juquira. Entretanto, a rea desta parcela utilizada h dois anos para o plantio de culturas anuais: feijo caupi (Vigna unguiculata), arroz (Oryza sativa), milho (Zea mays) e mandioca (Maninhot esculenta). A tcnica de limpeza da rea de cultivo, nestes dois anos, sempre foi realizada com o uso do fogo, sem nenhum mtodo
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

convencional de reposio de nutrientes. A pastagem constituda pela forrageira capim braquiaro (Brachiaria brizantha cv. Marandu) e nunca foi utilizada pela famlia para a criao de animais, estando em pousio, h pelo menos trs anos, perodo em que famlia reside no estabelecimento. Quanto capoeira, a sua idade desconhecida, contudo, estima-se que seja mais de 10 anos. O seu uso pela famlia consiste apenas em eventuais atividades extrativistas. Em cada parcela foi delimitada uma rea de 100 m2. Na coleta do solo foi utilizada a metodologia descrita por Lemos e Santos (2002). A rea delimitada foi percorrida em ziguezague, retirando-se com um enxadeco amostras de 10 pontos com 15 cm de profundidade e colocadas juntas, em uma bacia limpa, para se obter uma alquota de aproximadamente 200 g. Posteriormente as amostras foram enviadas ao laboratrio de Anlise Agronmica e Ambiental FULLIN, onde foram feitas as anlises qumica de pH em H 2O e granulomtrica do solo de acordo com a metodologia proposta pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria - EMBRAPA (1997). A taxa de infiltrao vertical foi determinada utilizando-se o mtodo do cilindro nico (ROOSE et al., 1993) sem repeties. A escolha por esse mtodo foi em razo de sua sensibilidade condio natural do solo (rugosidade, atividade biolgica, cobertura vegetal, umidade, fissurao, porosidade e agregao), alm de exigir pouco material, pouca gua e pouco tempo de observao. O cilindro de 10 cm de dimetro foi cravado no solo a 3 cm de profundidade, perturbando o mnimo possvel a superfcie do solo. A altura da lmina de gua foi demarcada em 5 cm de altura. O tempo de passagem do nvel da gua foi anotado a cada 0,5 cm. Aps cinco repeties de preenchimento do cilindro, o mesmo foi retirado. Constatando-se a existncia de movimentao lateral da gua, indicada pela forma da frente de molhamento, a velocidade de infiltrao final foi dividida por um coeficiente de correo. Esta correo necessria porque teoricamente, deveria ter uma frente de molhamento com o mesmo dimetro do cilindro, portanto deve-se desconsiderar a movimentao lateral, por permitir que o raio mdio da frente de molhamento (R) exceda o raio do cilindro (r). A correo foi feita em funo do quociente entre o volume da frente de molhamento e o do cilindro, onde H representa a profundidade da frente de molhamento, da seguinte forma: Vol. Frente Molhamento/ Vol. Cilindro = .H.R2 / .H.r2 = R2/ r2. A frente de molhamento foi examinada atravs da abertura de uma trincheira a partir da posio do cilindro, cavada com um enxadeco e finalizado com um faco at que toda a mancha estivesse aparente.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

RESULTADOS E DISCUSSO

Na tabela 1 so apresentadas a granulometria e o pH dos solos de cada parcela. Todos os solos apresentaram textura franco, embora a rea de cultivo tendendo mais para o arenoso com 54,6% de areia e a parcela de pastagem para o siltoso com 53,6% de silte. O solo que apresentou a maior proporo de argila foi o da pastagem com 24%. Segundo Bertoni e Lombardi Neto (1999), os solos com maiores propores de areia so menos frteis, se comparados aos mais argilosos. Contudo a rea de cultivo, foi a que apresentou melhor estado de fertilidade, com pH 5,9, mesmo com textura mais arenosa, se comparada com os solos das demais parcelas. Isto pode ser explicado por Primavesi (2002) pelo uso do fogo nesta parcela que tem sido utilizado h dois anos como tcnica de limpeza, pois as cinzas promovem uma fertilidade maior durante os dois primeiros anos de uso.

Tabela 1 - Anlise granulomtrica e pH em H2O na profundidade estudada (z) para as trs parcelas.
Z M 0,15 0,15 0,15 Parcela Argila Granulometria Areia Fina Areia Areia Grossa Total -------------------------------g/kg-----------------------------100 354 316 230 546 240 536 152 72 224 200 330 300 170 470 Silte pH Classificao Textural Franco Arenoso Franco Siltoso Franco 5,9 5,6 5,2

Cultivo Pastagem Capoeira

Os valores da taxa de infiltrao das trs parcelas esto contidos na tabela 2. Foi verificado que a rea de cultivo apresentou a menor taxa de infiltrao de gua com 17,00 mm/h se comparadas com a rea de capoeira (106,20 mm/h) e de pastagem (219,25 mm/h), mesmo com caracterstica de textura do solo mais favorvel a sua permeabilidade, por ser franco arenoso. De acordo com Primavesi (2002) este fato pode estar relacionado com a queima praticada na limpeza da parcela de cultivo, pois este mtodo deixa o solo exposto s chuvas tropicais, alm de ocasionar a perda de sua estrutura grumosa e por torn-lo adensado.

Tabela 2 - Capacidade de infiltrao (mdia e corrigida), coeficientes de correo e raio mdio das frentes de molhamento.
Parcelas Tempo total de infiltrao (min) 105,28 6,88 15,96 Infiltrao Mdia (mm/h) 128,60 1962,20 829,00 Infiltrao final (mm/h) 96 877 514 Raio mdio da frente de molhamento (cm) 12 10 11 Coeficiente de correo 5,76 4,00 4,84 Infiltrao final corrigida (mm/h) 17,00 219,25 106,20

Cultivo Pastagem Capoeira

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

CONCLUSES

Nas condies em que foi desenvolvido o trabalho, os atributos qumicos e fsicos do solo foram afetados em funo dos tipos de uso das reas. A parcela de cultivo apresentou o pH mais elevado, em relao s demais, porm, foi a rea que teve a menor taxa de infiltrao de gua no solo.

LITERATURA CITADA BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservao do solo. 4 edio. Editora cone, So Paulo. 355p. 1999. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA EMBRAPA. Manual de mtodos de anlise de solo. 2. ed. EMBRAPA, Rio de Janeiro, 1997. 212p. FREITAS, P. L.; BERNARDI, A. C. C.; MANZATTO, C. V.; RAMOS, D. P.; DOWICH, I.; LANDERS, J. N. Comportamento Fsico-Qumico dos solos de textura arenosa e mdia do Oeste Baiano. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004, 7p. (Comunicado Tcnico, 27). KOEPPEN, W. Climatologia Tradicional. Traduzido para o Espanhol por Pedro Henchienhs Prez, 1948. LEMOS, R. C.; SANTOS, R. D. Manual de descrio e coleta de solo no campo. 4. ed. Viosa: Sociedade Brasileira de Cincia do Solo; Centro Nacional de Pesquisa de Solos, 2002. p. 80. PRIMAVESI, A. Manejo ecolgico do solo: A agricultura em regies tropicais. Editora Nobel, So Paulo. 549p. 2002. ROOSE, E.; Blancaneaux, Ph.; Freitas, P.L.de. Un simple test de terrain pour valuer la capacit d'infiltration et le comportement hydrodynamique des horizons pdologiques superficiels: mthode et exemples. Cahiers Orstom, Srie Pdologie (Spcial rosion: rhabilitation des sols), Paris, vol. XXVIII, n. 2, p 413-419, 1993.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like