You are on page 1of 5

ANLISE DE COR E TEXTURA EM TOPOSSEQUNCIA NA REA DO IFPA (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR) NO MUNICPIO DE ALTAMIRA, PAR

Elen de Matos Maia; Amanda dos Santos Alves1; Hugo Dias de Lucena2; Diego Dias de Lucena2; Victor Cabreira Lima3.
Discente do curso de Engenharia Florestal 2009 - UFPA/ALTAMIRA; Bolsista IPAM; e-mail: elendematos@hotmail.com 2 Discente do Curso de Engenharia Florestal 2009 - UFPA/ALTAMIRA. 3 Discente do curso de Engenharia Florestal 2009 - UFPA/ALTAMIRA; Bolsista CNPQ.
1

RESUMO O solo um corpo natural, que representado pela parte superficial intemperizada da crosta terrestre, no consolidada, que contm matria orgnica, inorgnica e seres vivos. Geralmente o solo se modifica conforme o relevo. O objetivo desse trabalho foi estudar as caractersticas morfolgicas de textura e cor do solo em uma topossequncia relacionando com a declividade do terreno. A pesquisa foi realizada no perodo de maro a junho de 2010, em uma rea localizada no Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par (IFPA), com uma rea total de 1.211 m, situado no municpio de Altamira-PA. O solo apresentou 5 cores diferentes, sendo a cor 10YR 6/4, e a textura Franco Argilo-Siltosa so as predominantes na rea. A textura e a cor do solo, no so influenciadas pelo declive na referida rea, pois no apresentaram mudanas significativas entre os pontos. PALAVRAS-CHAVE: Carta de Munsell, Fluxogram e Declive. ABSTRACT Soil is a natural body, which is represented by the superficial part of the terrestrial crust, no unconsolidated, which contains organic matter, inorganic and living beings. Usually the ground is changing as relief. The aim of this work was to study the morphological characteristics of texture and color of soil in a toposequence related to the steepness of the terrain. The survey was conducted during March-June 2010, in an area located at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Par (IFPA), with a total area of 1,211 square meters, located in the municipality of Altamira, Par. The soil showed five different colors and color 10YR 6 / 4, and texture-silty- clay loam are predominant in the area. The texture and color of the soil are not influenced by the slope in that area, because no there were major changes between points. KEY-WORDS: Munsell color chart, Flowchart e Slop.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO

O solo um corpo natural, que representado pela parte superficial intemperizada da crosta terrestre, no consolidada, que contm matria orgnica, inorgnica e seres vivos. No solo se desenvolvem vegetais que atravs das razes obtm a gua e os nutrientes que necessitam (BARROS, 2007). O solo varia conforme o relevo se modifica. Assim, por exemplo, nas pores mais altas e planas da paisagem, comum encontrar LATOSSOLOS. Descendo um pouco mais na encosta, pode-se encontrar ARGISSOLOS e, por fim, nas partes baixas, pode-se encontrar GLEISSOLOS. Essa sequncia de solos que ocorre principalmente devido variao topogrfica recebe o nome de topossequncia (SALEMI, 2009). A argila representa a maior parte do solo, constituindo uma ampla variedade de minerais, sendo esta a que possui a maior superfcie especifica. sentida atravs de seu aspecto pegajoso. O silte geralmente no possui teor elevado em solos brasileiros, sendo detectado pela sua aparncia de sedosidade. A areia, frao do solo que apresentam partculas de menores dimetros, reconhecida principalmente devida sua feio asperoza e sensao de atrito. (PRADO, 1995). A cor uma das mais importantes caractersticas do solo, sendo utilizada para identificar e descrever os solos no campo, alm de ser um atributo diferencial para muitas classes de solos nos sistemas de classificao e, ela determinada pela comparao visual utilizando a carta de Munsell, determinando-se o matiz (comprimento de onda da luz), valor (brilho ou tonalidade) e croma (intensidade ou pureza da cor em relao ao cinza) (DALMOLIN, 2004). Os solos podem apresentar cores variadas, tais como preto, vermelho, amarelo, acinzentado, etc. Essa variao ir depender do material de origem como tambm de sua posio na paisagem, contedo de matria orgnica, e mineralogia, dentre outros fatores. (LIMA, 2005). Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo estudar as caractersticas morfolgicas textura e cor do solo em uma topossequncia relacionando com a declividade do terreno.

MATERIAL E MTODOS

A Pesquisa foi realizada no perodo de maro a junho de 2010, em uma rea localizada no Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par (IFPA), com uma rea total de 1.211 m, situado no municpio de Altamira-PA.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

A rea estudada possui 375 m de pastagem e 836 m coberta por vegetao secundria. O terreno possui uma parte mais plana, e outra com um declive acentuado que se estende at a beira de um lago. O comprimento total da rea da topossequncia 62 metros, esse total foi dividido em 5 pontos para coletas de solo, cada ponto 12,4 m distante um do outro (Figura 1). O solo foi coletado atravs do trado holands de 10 cm em oito profundidades: 0-10 cm 10-20 cm, 20-30 cm, 30-40 cm, 40-50 cm, 50-60 cm, 60-70 cm e 70-80 cm.

Figura 1: Localizao da rea de estudo no IFPA.

Do solo coletado foram feitas as anlises morfolgicas de cor e da classe textural. Para a identificao da cor o solo foi colocado em caixas de papel carto para secagem, depois de seco e triturado. Foi realizada a leitura atravs da Carta de Munsell por comparao visual. A classificao textural seguiu a metodologia proposta por Nortcliff citado por Rowell (1994), na qual consiste no umidecimento de uma pequena poro de terra, e a utilizao do tato, segundo o fluxograma, chegando classe textural. O desnvel do terreno foi calculado atravs da mangueira de nvel, a qual possua 15 metros de comprimento. Foi marcado um ponto inicial para ser usado como referncia e a partir deste calculado o desnvel.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Os dados encontrados na classificao textural e na cor do solo foram relacionados com o desnvel do terreno.

RESULTADOS E DISCUSSO

O desnvel total da rea analisada de 15,43 m, sendo o Ponto 1 o desnvel possui 0,93 m, no Ponto 2 de 2,1 m, esses dois pontos so encontrados na rea de menor declive onde h presena de pastagem. No Ponto 3 o desnvel j estava em 5 m, no Ponto 4 em 11,97 m e no Ponto 5 a margem do lago, o desnvel estava em 15,43 m, pois este o ultimo ponto da rea de estudo. A textura do Ponto1 e 2 Franco Argilo Siltosa em todas as profundidades. No Ponto 3 a maioria foi Franco Argilo Siltosa, com exceo das profundidades de 10-20 e 20-30 cm as quais foram Franco Argiloso. No Ponto 4 todos foram Franco Argilo Siltosa e no Ponto 5 com exceo da primeira profundidade que vai de 0-10 Franco Argilo Siltosa todas as outras so Argilo Siltoso. No Ponto 1 as cores visualizadas 2,5Y 6/4, 7,5YR 6/3 e 10YR 6/4. No Ponto 2 7,5YR 6/3 e 10YR 6/4. No Ponto 3 10YR 5/3, 7,5YR 6/3, 10YR 6/4 e 7,5YR 6/4. No Ponto 4 7,5 YR e 10YR 6/4. E no Ponto 5 7,5 YR 6/3. O solo apresentou 5 cores diferentes, sendo que 47,5% foram da cor 10YR 6/4, 30 % 7,5YR 6/3, 15 % 7,5YR 6/4, 5 % 10YR 5/3 e 2,5 % 2,5Y 6/4. A cor 10YR 6/4 a predominante. 97,5 % das cores apresentadas foram Vermelha-Amarela. A cor vermelha pode indicar condies de boa drenagem e aerao do solo e os solos amarelos so mais midos que os avermelhados mesmo em topossequncia e, por isso, as plantas sentem menos estresse hdrico no perodo da seca. Das texturas encontradas 77,5% foi Franco Argilo-Siltosa, 17,5% Argilo-Siltosa e 5% Franco-Argilosa. Pode-se perceber que todas as classificaes texturais encontradas na rea h a presena de argila. Segundo Chagas (1996) as argilas so as essncias da terra. Elas possuem alta Capacidade de Troca Catinica (CTC) e de contrao e expanso, e formam agregados com outras partculas. Na profundidade de 0-10 cm em todos os pontos a textura do solo Franco ArgiloSiltosa, o qual moderadamente sedoso e escorregadio ao tato, adere ao polegar e ao indicador e, moderadamente modelvel. Isso pode ter ocorrido devido o declive ser acentuado, sendo assim suas bases constituintes lixiviadas para as partes mais baixas tendo um acmulo do mesmo nas camadas superficiais do solo em todos os pontos.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

O ponto 5 por estar a margem do lago apresentou mais diferenas entre os demais. A textura foi mais argilosa e visualmente a cor era mais acinzentada que pode indicar condies de saturao do solo com gua (reduo do ferro). Isso pode ocorrer devido a argila representar maior parte do solo e, constituda de uma extensa variedade de minerais. A textura e a cor do solo no apresentaram grandes diferenas nos pontos de coleta com exceo do ponto 5, isso pode indicar que essas caractersticas no so influenciadas pelo declive na referida rea. Essas caractersticas podem ser influenciadas pelo seu material de origem como tambm pela sua paisagem.

CONCLUSO

A textura e a cor do solo, no so influenciadas pelo declive na referida rea, pois no apresentaram mudanas significativas entre os pontos.

LITERATURA CITADA BARROS, D. Valiao da ecotoxicidade de solos contaminados por hidrocarbonetos. Universidade Federal dp Rio de Janeiro. Disponvel em:
http://www.anp.gov.br/CapitalHumano/Arquivos/PRH13/DeboradeBarros_PRH13_UFRJ-EQ_G.pdf

Acesso em 09 de junho de 2010. CHAGAS, A.P. Argilas: as essncias da terra. So Paulo Moderna, 1996. DALMOLIN R. S. D, Medida Da Cor Do Solo Sob Diferentes Metodologias: Carta De Munsell E Colorimetria. Universidade Federal de Santa Maria. Disponvel em: http://w3.ufsm.br/ppgcs/congressos/CBCS_RECIFE/G%CANESE,%20MORFOL.%20E%20 CLASSIFICA%C7%C3O%20DE%20SOLOS/pdf/Ricardo%20Simao%20Diniz%20Dalmolin .pdf. Acesso em 06 de Junho de 2010. PRADO, H. A Pedologia Simplificada. Arquivo do agrnomo N 1, 2 ed. Piracicaba-SP: Potafos, 1995. SALEMI, L. F. Topossequncia ou catena? WEBARTIGOS. Disponvel em:

http://www.webartigos.com/articles/25165/1/Topossequencia-ou-catena/pagina1.html. Acesso em 05

de junho de 2010.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like