You are on page 1of 5

CARACTERIZAO DE EMPREENDIMENTOS DE PISCICULTURA NO MUNICPIO DE ALTAMIRA PA

Maria Aparecida Silva de Lima; 2Cleidiene Batista dos Santos; 3Fernanda Poan Vasconcelos da Silva; 3 Rogrio Brito de Lima

Tcnica em Aquicultura pelo Instituto Federal Cincia e Tecnologia do Par e Graduanda do curso de Pedagogia, Campus Universitrio de Altamira UFPA, bolsista- PIBIC; 2Tnica em Aquicultura pelo Instituto Federal Cincia e Tecnologia do Par, 3 Discentes do curso de Engenharia Agronmica, Campus de AltamiraUFPA; 4 MSc. em Cincias Marinhas Tropicais.

RESUMO A piscicultura uma atividade de grande destaque no Estado do Par. O presente trabalho faz uma discusso a cerca da criao de peixes no municpio de Altamira, sudoeste do Par. Foram visitadas sete propriedades, sendo algumas situadas na rea urbana da cidade. Esta pesquisa teve carter de observao atravs da coletas de dados, com objetivo de uma aproximao e compreenso dessa realidade vivenciada pelos piscicultores. Durante as visitas foi possvel identificar e compreender como ocorre o processo de criao das diversas espcies cultivadas e conhecer a importncia desta atividade para os criadores de peixes da regio, seja para consumo ou comercializao. As espcies mais cultivadas foram a tilpia e o tambaqui. Dentre as principais dificuldades citadas pelos produtores destacaram-se a carncia de mo-de-obra especializada e a falta de incentivos governamentais. PALAVRAS CHAVE: Aqicultura; Piscicultores; Espcies, Peixes. ABSTRACT Fish farming is an activity of great prominence in the State of Par. This paper is a discussion about fish farming in the southwestern municipality of Altamira Para. Were visited seven properties located in some area of the town. This research had observation character through data collection, aimed at a rapprochement and understand this reality experienced by farmers. During the visits were able to identify and understand how occurs the process of creating a variety of species grown and know the importance of this activity for fish farmers in the region, whether for consumption or trade. The most cultivated species were tilapia and tambaqui.
Among the main difficulties mentioned by the producers highlighted the shortage of skilled labor and lack of government incentives.

KEY WORDS: Aquaculture; Fish farmers; Species, Fish.

INTRODUO A aquicultura tem crescido mais do que qualquer outro setor de produo animal, com uma mdia anual de 8,8% ao ano desde a dcada de 1970, enquanto que o crescimento da pesca e da pecuria foi de apenas 1,2 e 2,8% para o mesmo perodo, respectivamente. (FAO, 2007). A piscicultura vem sendo apontada por especialistas como uma atividade promissora
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

no mundo e principalmente no Brasil, em decorrncia das condies hidrogrficas e climticas favorveis (CONEDE, 2009). Estudos demonstram que a aquicultura brasileira apresenta seis setores principais, definidos pelos grupos de organismos cultivados: peixes de gua doce, camares marinhos, mexilhes, ostras, camares de gua doce e rs. O setor de peixes de gua doce o nico presente em todos os Estados do pas, contribuindo com cerca de 80% de toda a produo gerada pela aquicultura (VALENTI, 2000). A piscicultura a atividade aqucola mais importante do Estado do Par. Distribuda em praticamente todos os municpios, essa atividade exibe uma diversidade de produtores desde o cultivo estritamente de subsistncia ao grande produtor voltado para a exportao (LEE & SARPEDONTI, 2008). Esta atividade pode ser uma alavanca para o desenvolvimento social e econmico, possibilitando o aproveitamento efetivo dos recursos naturais locais, gerao de renda e criao de postos de trabalhos (VALENTI, 2000). Dessa forma, este trabalho teve como objetivo caracterizar a prtica da piscicultura nos principais empreendimentos aqucolas do Municpio de Altamira PA, abordando as espcies utilizadas na piscicultura local, a fonte de aquisio dos alevinos, o tipo de alimentao fornecida, as formas de escoamento da produo, entre outros.

MATERIAL E MTODOS

Inicialmente, foi realizado um levantamento, atravs de consulta rgos pblicos, quanto localizao dos principais empreendimentos de piscicultura do Municpio de Altamira e regio. Foram realizadas visitas peridicas a estabelecimentos de piscicultura localizados no Municpio de Altamira-PA, visando a obteno de informaes de cada produtor e caracterizao da atividade no referido municpio, totalizando sete visitas. Para a coleta de informaes foram aplicados questionrios aos proprietrios e, quando possvel, realizado o registro fotogrfico dos empreendimentos e das condies de cultivo.

RESULTADOS E DISCUSSO

Observou-se a predominncia de pequenos empreendimentos aqucolas (menores que 3ha) realizados em sistemas extensivos e semi-intensivos de cultivo em tanques escavados. Apenas dois piscicultores trabalhavam formas de tanques diferentes sendo que um utiliza uma piscina que estava desativada e outro cria os peixes em gaiolas fixas (FIGURA 1).
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Figura 1. Barragem utilizada para piscicultura em gaiolas fixas na localidade de Alagado, Altamira PA.

As principais espcies cultivadas foram, Piaractus sp. (Pirapitinga), Myleus sp. (Pacu) Cichla sp. (Tucunar), espcie hibrida Tambaqui x Pirapitinga (Tambatinga), espcie hibrida Tambaqui x pacu (Tambacu), Arapaima gigas (Pirarucu). Os peixes cultivados com maior freqncia nos empreendimentos visitados foram Oreochromis sp. (Tilpia) e Colossoma macropomum (Tambaqui), sendo identificado

tambm a criao de algumas espcies com menor valor comercial tais como Prochilodus sp. (Curimat), Phractocephalus hemioliopterus (Pirara), Pseudoplatystoma sp. (Surubim), Hoplias sp. (Trara) e alguns lambaris que so geralmente usados em sistema de policultivo com
as espcies alvos, presentes nos empreendimentos visitados (GRFICO 1). Ressalta-se que a

tilpia possui grande potencial para aquicultura, possuindo caractersticas tais como elevada resistncia, facilidade no manejo e alta capacidade reprodutiva, entretanto, por se tratar de uma espcie extica, necessita de cuidados em seu cultivo na regio amaznica, principalmente no que diz respeito fugas do ambiente de cultivo para reservatrios naturais.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Grfico 1. Abundncia relativa das espcies mais cultivadas nos empreendimentos de piscicultura em Altamira-PA.

A aquisio de alevinos na maioria dos casos realizada principalmente atravs da EMATER e Piscicultura Nova Vida. Os preos de compra variaram de R$100,00 (cem reais) a R$150,00 (cento e cinqenta reais). Apenas um dos empreendimentos visitados realiza a reproduo e comercializao dos alevinos. A maioria dos empreendimentos no possui a renovao de gua nos padres tcnicos visto que, na maioria dos casos, a gua passa de um tanque para outro, favorecendo o acmulo de resduos e compostos txicos e comprometendo a qualidade da gua de cultivo. A comercializao do pescado realizada em apenas em uma propriedade visitada, que tambm distribui alevinos para alguns criadores, que ainda encontra-se em faze inicial de cultivo criando apenas para consumo, uma vez que muitos ainda reclamam das pssimas condies das estradas e ausncia de um transporte adequado torna-se invivel a possibilidade de sada da produo at o comrcio de Altamira.

CONCLUSES

A pesquisa possibilitou

identificar

algumas

dificuldades enfrentadas pelos

piscicultores como, por exemplo, carncia de assistncia tcnica especializada no municpio, falta de incentivo pelos rgos competentes, dificuldade na divulgao do produto, estradas

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

de difcil acesso dificultando o escoamento da produo e custo da rao muito elevado ocasionando a oferta de alimentos alternativos para os peixes como frutas e verduras. Incentivos governamentais e uma melhoria na assistncia tcnica especializada aos produtores faz-se necessria para promover a ascenso da aquicultura na regio e para que esse crescimento ocorra de forma ordenada e sustentvel ambiental, social, cultural economicamente. e

LITERATURA CITADA FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS FAO. The State of World Fisheries and Aquaculture 2006. Rome, 2007. FUNDACENTRO. de julho de 2010. LEE, J.; SARPEDONTI, V. Diagnstico, tendncia, potencial e poltica pblica para o desenvolvimento da aqicultura. Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, Belm-PA, Vol.6, 2008. LORENZINI, L. M., CALEGARI, O., ECHHARDT, G. LIMA, M. S. Piscicultura: importncia socioeconmica no espao agrrio de Assis Chateubriand - PR. 2005. CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL DE ALAGOAS CONED. Piscicultura. Disponvel em: http://www.investimentosalagoas.al.gov.br/files/pdfs/op/ag_01.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2010. Consumo de peixe aumenta com parcerias. Disponvel em:

http://www.fundacentro.sc.gov.br/acquaforum/principal/ver_noticias.php?not=1322 acesso em: 15

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like