You are on page 1of 6

MANEJO FLORESTAL COMUNITRIO E FAMILIAR: PERCEPES DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS NA BR-163 E BR-230, PAR1

Ana Luiza Violato Espada1; Driss Ezzine de Blas2; Moiss Mouro Jr.3 Plinio Sist4.
1

IFT. R. dos Mundurucus, Jurunas, n 1613. CEP 66025-660, Belm-PA, anaviolato@ift.org.br; 2CIRAD, ezzine@cirad.fr; 3Embrapa Amaznia Oriental, mmourao@cpatu.embrapa.br; 4CIRAD, sist@cirad.fr.

RESUMO O Manejo Florestal Comunitrio e Familiar (MFCF) tornou-se promissora alternativa de renda para povos tradicionais e comunidades rurais. Dentre os beneficirios das polticas do MFCF (i.e. Decreto n 6.874/09) esto colonos de assentamentos rurais. Estes, embora motivados pelo dinheiro e pela melhoria das infraestruturas locais, no recebem assistncia tcnica e outros tipos de apoio institucionais necessrios que conduzem ao sucesso da atividade. Nesse contexto, este trabalho analisou as caractersticas de alguns contratos formais celebrados entre assentados e o setor madeireiro na BR-163 e BR-230, estado do Par, dando enfoque nas percepes dos produtores rurais quanto s relaes entre atores locais e regionais que atuam nos assentamentos e que esto envolvidos de alguma forma no manejo florestal madeireiro na regio do estudo. Observou-se que as melhores relaes so aquelas em que os atores mantm presena fsica nos assentamentos e que, rgos importantes, como o SFB, no tm visibilidade de suas aes nessas localidades, mostrando gargalos na implementao de programas governamentais de apoio ao MFCF. Observou-se tambm que as lideranas possuem uma percepo mais complexa das relaes entre os atores. Para melhorias, sugere-se maior abertura no dilogo entre governo e produtores rurais e apoio tcnico atravs de assistncia tcnica e extenso florestal. PALAVRAS-CHAVE: Redes sociais, Assentamentos Rurais, Reserva Legal, Manejo Florestal. ABSTRACT Family and Community Forest Management (MFCF) has become a promising alternative source of income for traditional people and rural communities. Settlers beneficiates wit h policies of MFCF (Program Federal Decree No. 6.874/2009) are motivated by incomes and improving local infrastructure to do forest management, but to do this, they don`t receive technical assistance and other types of institutional support necessary to lead to the success of the activity. This work study the characteristics of some formal contracts concluded between
1

Este estudo resultado de uma pesquisa realizada no mbito dos projetos Floresta e Agricultura na Amaznia - FLOAGRI (www.floagri.org.br) e Floresta em P - FEP (www.funtecg.org.br), que compartilham objetivos e desafios em comum. O principal deles o de propor sistemas de gesto sustentvel dos recursos naturais s populaes rurais da Amaznia. Na poca do desenvolvimento do estudo, a autora estava realizando seu estgio de concluso de curso de engenharia florestal pela ESALQ-USP e, atualmente, est vinculada ao IFT como engenheira de projetos.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

settlers and timber sector in the BR-163 and BR-230, state of Par, focusing on the perceptions of rural settlers in relations between the local and regional actors who work in settlements and are involved somehow in forest management in the region of study. It was observed that the best relationships are those in which actors maintain a physical presence in the settlements and that important organs such as the SFB does not have visibility of their actions in those locations, showing bottleneck in the implementation of federal and state programs to support MFCF. This work suggested more openness in the dialogue between government and small farmers and technical support through technical extension forestry. KEY-WORDS: Social Network, Settlements, Legal Reserve, Forest Management.

INTRODUO A gesto sustentvel dos recursos florestais uma ferramenta chave para a conservao das florestas amaznicas no mbito das pequenas propriedades rurais, ao mesmo tempo em que pode ser uma fonte de renda adicional para investir em itinerrios agropecurios sustentveis (ESPADA et al., 2009). A discusso sobre a participao das comunidades no manejo florestal sustentvel vem crescendo devido a dependncia que essas populaes tm das florestas para sua sobrevivncia, surgindo assim, uma nova forma de manejo: o Manejo Florestal Comunitrio e Familiar - MFCF, o qual tem se concretizado como alternativa para as populaes rurais da Amaznia para valorizar economicamente a floresta, para conservar os recursos naturais e para fortalecer a organizao social de maneira a otimizar o potencial florestal onde as comunidades se encontram. Aproximadamente 60% das florestas pblicas brasileiras so florestas comunitrias, sendo que mais de 2 milhes de pessoas dependem desse meio para sua subsistncia (BRASIL, 2009). E, nas ltimas duas dcadas, o manejo florestal vem se tornando uma promissora alternativa de renda para as comunidades rurais, ao mesmo tempo em que alia o uso eficiente e racional das florestas ao desenvolvimento sustentvel local, regional e nacional. Embora motivados pela legalizao da explorao madeireira (i.e. IN INCRA n 61/2010), os assentados que enxergam na floresta uma forma legal de diversificar a renda familiar (ESPADA et al. 2009) ainda no recebem o apoio institucional necessrio para iniciar e consolidar projetos de manejo florestal. Nesse contexto, o estudo analisa as percepes de assentados rurais quanto s relaes entre os atores locais e regionais que atuam nos assentamentos e que esto envolvidos de alguma forma no manejo florestal madeireiro na regio da BR-163 e da BR-230, estado do Par. O estudo objetivou identificar, segundo viso dos entrevistados, os tipos de relaes
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

entre os atores envolvidos no manejo florestal de forma que possam ser discutidas na implementao de polticas pblicas, notadamente o fortalecendo do Programa Federal de Manejo Florestal Comunitrio e Familiar criado pelo Decreto 6.874/2009.

MATERIAL E MTODOS Foram visitados quatro assentamentos rurais nas regies de influncia da BR-163 e BR-230, estado do Par, de diferentes tipologias PA, PDS, PIC2 e que apresentam experincias distintas de manejo florestal (ESPADA et al., 2009). Primeiramente, realizou-se anlise das caractersticas organizativas das relaes comunitrias e do setor florestal com o objetivo de entender os arranjos comerciais. E com o intuito de visualizar graficamente as percepes dos assentados quanto s relaes entre os atores locais e regionais que atuam nos assentamentos e que esto envolvidos no manejo florestal madeireiro, recorreu-se aos conceitos e mtodos do Social Network Analysis (Wasserman; Faust, 1994) com o apoio do software UCINET version 6 Social Network Analysis Software. Atravs de entrevistas semiestruturadas foram estabelecidas interaes entre os pares de atores considerados no estudo (rgos governamentais, instituies de pesquisa e apoio, empresas madeireiras de atuao legal e ilegal) de forma que pudessem ser transformadas em variveis ordinais para elaborao de uma matriz de dados quantitativos. No total, foram considerados trs tipos de interaes que transmitissem o grau de envolvimento entre os atores nos processos para realizao do manejo florestal madeireiro nos assentamentos: a) relaes de no-cooperao ou de ausncia de atuao nos assentamentos; b) relaes dbeis, caracterizadas pela cooperao fraca entre os atores ou ento a no interao entre eles, c) relaes fortes entre os atores, os quais se cooperam mutuamente para o sucesso da atividade de manejo florestal nos assentamentos.

RESULTADOS E DISCUSSO

Os valores das relaes obtidos com as transformaes dos dados foram submetidos anlise estatstica de redes sociais no programa UCINET version 6 Social Network Analysis Software, o qual fez uma ordenao dos atores por meio do mtodo Non-metric Multidimensional Scaling (NMDS) resultando em um mapa de rede social onde as pequenas
2

Os assentamentos rurais da Reforma Agrria promovida pelo Governo Federal configuram-se de diferentes tipologias, sendo estudados nesse trabalho apenas os tipos: PA Projeto de Assentamento; PIC Projeto de Integrao de Colonizao e PDS Projeto de Desenvolvimento Sustentvel.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

distncias entre os atores demonstram maior similaridade entre eles, locando-os mais prximos uns dos outros e distantes daqueles atores que apresentam maior dissimilaridade (KNOKE; YANG, 2007). Como resultado, aplicou-se a anlise de rede social pelo mtodo NMDS por similaridade em funo da fora de ligao entre os pares de atores para a amostra total e grupos da amostragem com o objetivo de verificar as diferenas das percepes dos entrevistados explorando as diferenas entre lideranas comunitrias versus no lideranas. Na Figura 1A, para as no lideranas, o INCRA e a SEMA aparecem em ligaes dbeis com os demais atores, sugerindo a pouca interao desses dois rgos com o grupo ou ento a no atuao nos assentamentos para viabilizar o manejo florestal nos mesmos. Alm disso, os assentados no enxergam qualquer ligao entre SEMA e INCRA. Ou seja, eles consideram que esses dois rgos no interagem entre eles para que a atividade se desenvolva. O SFB no tem visibilidade de suas aes nos assentamentos e as madeireiras ilegais so vistas no crculo de no-confiana, nesse aspecto, considera-se que os assentados tm informaes e preocupao das aes dessas madeireiras, que alm de no pagarem a madeira de forma justa, causam impactos negativos de suas aes nas florestas e assentamentos.

Circulo de confiana
Circulo de confiana

Sem relao ou confiana

Circulo de pouca confiana

Circulo de pouca confiana

Sem relao ou confiana

A)

B)

Legenda: MAD-ILE: madeireira ilegal; MAD-LEG: madeireira legal; SFB: Servio Florestal Brasileiro; ASS/COOP: Associao/Cooperativa; PROJ: instituies de pesquisa e apoio que atuam nos assentamentos. Figura 1: A) Anlise de rede social por similaridade em funo da fora de ligao para o grupo de entrevistados que ocupam a posio de no liderana nos assentamentos (n=25) com 12 interaes para reduo das dimenses resultando em mapa de rede social de 2 dimenses. B) Anlise de rede social por similaridade em funo da fora de ligao para o grupo de entrevistados que ocupam a posio de lideranas nos assentamentos (n=5) com 12 interaes para reduo das dimenses resultando em mapa de rede social de 2 dimenses.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Para as lideranas, a complexidade da rede maior se comparada com a rede das no lideranas (Figura 1B). Na viso das lideranas, todos os atores cooperam com o manejo florestal nos assentamentos, exceto o SFB, j que as lideranas tambm desconhecem esse rgo. A madeireira ilegal entra nas relaes com os demais atores atravs de ligao de nocooperao com as madeireiras legais. As lideranas tambm enxergam uma ligao entre madeireira ilegal e os projetos, uma vez que estes atores coincidem nas mesmas reas de trabalho, mas no se cooperam. Em suma, as lideranas tm uma percepo positiva da atuao do IBAMA, SEMA, INCRA com as associaes/cooperativas, madeireiras legais e projetos mesmo sabendo que nem sempre essa viso coerente com a realidade, mostrando a sua melhor integrao nos processos de discusso com os atores do setor florestal. Como observado, as vises entre os assentados que no ocupam posio de lideranas nas organizaes sociais dos assentamentos so menos complexas daqueles que ocupam posies de lideranas. Presume-se que os assentados tm conhecimento local dos acontecimentos que envolvem o manejo florestal citando, nesse caso, aqueles atores que esto localmente atuando junto a eles, enquanto para as lideranas, que representam os moradores locais, o contato com os demais atores, principalmente, rgos licenciadores, se faz por necessidade para que o projeto de manejo florestal esteja dentro da legislao florestal vigente.

CONCLUSES

A anlise de redes sociais permitiu visualizar o modelo cognitivo das vises dos assentados quanto s relaes de confiana entre os atores do setor florestal. Duas concluses significativas emergem desta anlise. A primeira que os assentados percebem relaes de confiana com os atores que tm presena fsica no assentamento ou comunidade. Pode-se interpretar que a confiana - ou capital social - construda compartilhando a experincia dos assentados com os atores externos atravs de interaes fsicas e co-construo de aes conjuntas. A segunda, que as lideranas percebem uma maior densidade de ligaes de confiana. O que quer dizer que a sua posio social os obriga a negociar com todos os atores e instituies do setor florestal, outorgando a eles uma viso mais complexa das interaes entre atores, permitindo compreender diferentes situaes e fazer conexo entre a realidade do assentamento e a realidade do escritrio da instituio. Outra interpretao pode ser devido a sua posio social e com isso no quiseram dar a sua verdadeira opinio na entrevista. Finalmente, so sugeridas algumas aes estratgicas, que implementadas com outras,
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

convergem para o sucesso do MFCF e maior independncia dos pequenos produtores nas suas decises de uso da terra: fomentar o uso mltiplo da floresta diversificando suas fontes de renda atravs de linhas de financiamentos voltados para a atividade agroflorestal, assistncia tcnica agrcola e florestal eficientes; maior eficincia administrativa e operacional dos rgos governamentais (i.e. INCRA e SEMA); maior abertura no dilogo entre rgos governamentais e pequenos produtores (facilidades de acesso aos rgos pelos assentados) por meio da presena fsica dos rgos nos assentamentos, seja atravs de escritrios regionais, seja com visitas peridicas. Essas aes complementadas a outras j existentes podem culminar no apoio efetivo para que as populaes possam dar um destino econmico para a floresta e ao mesmo tempo, conserv-la em p.

LITERATURA CITADA ESPADA, A. L. V.; EZINNE de BLAS. D., SIST, P., MAZZEI, L., MELO, M. Tipologias de manejo florestal comunitrio e familiar e utilizao da renda florestal em assentamentos rurais na BR-163 e BR-230, estado do Par. In: Semana de Integrao de Cincias Agrrias, Altamira, 2009. Anais. Altamira, PA, p. 195-202, 2009. BRASIL. MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE/Servio Florestal Brasileiro - SFB. Plano Anual Florestal de Manejo Comunitrio e Familiar. Brasil, 2009. KNOKE D.; Yang S. Social Network Analisys. Quantitative Applications in the Social Sciences. 2 Edio. SAGE Publications. Los Angeles. 144p. 2008. WASSERMAN S.; FAUST K. Social network analysis: methods and applications. 1 Edio. Editora Cambridge, Cambridge University. London. 825p. 1994.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like