You are on page 1of 5

DIAGNSTICO DENDROLGICO DE UMA REA DE FLORESTA SECUNDRIA NO MUNICPIO DE ALTAMIRA PA

Onassis de Pablo S. de Souza;Andria de F. Soares; Eliane N. Braz; Sarah Rosane M. Carvalho ; Alisson Rodrigo S. Reis.
Discentes do Curso de Engenharia Florestal da UFPA/ Campus Universitrio de Altamira, Av. Senador Jos Porfrio, 2515, So Sebastio, CEP: 68.372 040, Altamira, PA, e-mail: onassis.pablo@hotmail.com, andreia.f.soares@hotmail.com, eliane.braz@altamira.ufpa.br, sarah.rosane@hotmail.com, Mestre, Docente da Universidade Federal do Par UFPA/ALTAMIRA, Orientador, e-mail: alissonreis@ufpa.br

RESUMO O diagnstico dendrolgico foi executado na rea de campo experimental do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par (IFPA) a 2 km do municpio de Altamira-PA, com o objetivo de descrever as caractersticas dendrolgicas e a flora arbrea do local a fim de cooperar para identificao de grupos vegetais. Foram selecionadas rvores com CAP 25 cm a qual foram marcadas com pincel permanente e seus dados dendrolgicos anotados em uma planilha na rea de 1.211 m. Dos 58 indivduos amostrados 62% apresentaram ritidoma do tipo estriado em anis com fibras rgidas e quebradias e em relao aos exsudatos 26% foram apurados seiva incolor. A interao de caractersticas dendrolgicas pode ser utilizada com xito na identificao de grupos vegetais. PALAVRAS CHAVES: dendrologia, identificao, caracterizao. ABSTRACT Diagnosis Dendrological was executed in the area of experimental field of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Par (IFPA) to 2 km from the town of Altamira-PA, in order to describe the characteristics and dendrological tree flora of the site to cooperate to identify groups of plants. We selected trees with CBH 25 cm which were marked with permanent and brush your data Dendrological recorded on a worksheet in the area of 1211 m. Of the 58 individuals sampled 62% had rhytidome type striated fibers in rings with rigid and brittle, determining characteristics for species identification of trees. KEY-WORDS: dendrology, identification, characterization.

INTRODUO

O Brasil possui uma composio florstica diversificada e ainda pouco estudada, principalmente no que diz respeito floresta Amaznica. O desordenado crescimento do desmatamento tem causado a perdas de muitas espcies, da a importncia de serem realizados estudos dendrolgicos dessa diversidade da flora arbrea. A floresta secundria o incio do processo de regenerao de uma vegetao que foi afetada pelo desmatamento (NEIMAN, 1989). Tambm conhecida como capoeira, nela pode
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

ser encontrada uma grande diversidade de produtos de importncia econmica, medicinal e alimentcia, alm de contribuir para a recuperao de vegetaes que foram afetadas pelo desmatamento, entretanto, essa diversidade ainda pouca analisada do ponto de vista dendrolgico com enfoque na identificao cientfica correta dessas espcies. Os trabalhos publicados sobre esse tipo de floresta em grande parte tratam de estudos de regenerao natural, como o de Rayol e Alvino (2007) que analisaram Dinmicas da regenerao natural de florestas secundrias no municpio de Capito Poo, PA e Alves e Metzger (2004) que estudaram a Regenerao florestal em reas de floresta secundria na Reserva Florestal do Moro Grande, Cotia, SP. Para a identificao de uma espcie vegetal, diversos caminhos podem ser adotados, entre eles as caractersticas morfolgicas, a anatomia da madeira e a dendrologia (RODERJAN, 1983). Os diagnsticos dendrolgicos tm a funo bsica de suprir a carncia de informaes por meio da reunio e catalogao de dados diversos relacionados s espcies arbreas, inclusive usos potenciais. Assim sendo, a dendrologia desempenha papel importante auxiliando os trabalhos silviculturais ou outro que envolva interesse cientfico por rvores (SANTOS; MARANGON; RAMALHO, 1998). O presente trabalho tem por objetivo descrever as caractersticas dendrolgicas da floresta secundria, contribuindo para um conhecimento sobre a flora arbrea desse tipo de floresta, aliado com a identificao das espcies presentes na rea experimental do IFPA.

MATERIAL E MTODOS

A rea estudada pertence ao Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par (IFPA), localizado a 2 km do municpio de Altamira nas coordenadas geogrficas 031120 latitude S e 521048 longitude W com 1.211 m (Figura 1). O local apresenta uma parcela antropizada com pasto de 375 m e outra de 836 m de cobertura vegetal secundria apresentando um desnvel total de 12,81 metros, se estendendo at a margem de um lago.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Figura 1 Localizao geogrfica da rea do IFPA em Altamira-PA. Fonte: Google Earth.

O diagnstico dendrolgico ocorreu no perodo de maro a junho de 2010 em uma parcela de 20mx65m, totalizando 1300m de toda a rea de floresta secundria. As Caractersticas dendrolgicas macroscpicas foram realizadas de acordo com Ribeiro et al (1999), sendo descrito o tipo de ramificao, a forma e base do tronco, o tipo de ritidoma, a estrutura da casca viva, a colorao do alburno e os exsudatos, essas caractersticas foram avaliadas em indivduos com Circunferncia Altura do Peito (CAP) > 25 cm. A rea representativa do relevo, solo e vegetao da regio com influncia antrpica devido ao histrico de criao de gado e parte de pasto existente.

RESULTADOS E DISCUSSO

Os 58 indivduos amostrados apresentaram mdia do CAP de 41,10 cm, no entanto grande parte apresentou valor inferior a este possuindo uma circunferncia de mdio porte. 71 % das rvores foram classificadas, quanto ramificao, em simpodial que possui importncia no processo de distribuio de gua no local das rvores, devido s diversas ramificaes no tronco, alm de orientar a direo de queda do indivduo no processo de explorao florestal (JNIOR, 2003). Na identificao das formas de tronco a forma circular foi predominante, presente em 62 % dos indivduos, minimizando o erro no clculo da volumetria nesses vegetais (NETTO, 2004). A base do tronco apresentou caractersticas que ajudam no reconhecimento de espcies ou at mesmo famlias, na amostragem realizada 27% foram definidas em acanalada que possu depresses longitudinais e forma canais
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

acompanhando o dimetro do tronco, sem expandir-se. Esse tipo de base do tronco um microhabitat para diversos organismos, definindo seus padres de distribuio e de abundncia. (FAVARO; ANJOS, 2005). O ritidoma estriado foi predominante em 62 % dos indivduos, caracterstica que comprova a existncia de rvores no local de estudo pertencentes s famlias Anacardiaceae, Annonaceae, Bignoniaceae, Lecythidaceae, Meliaceae, Melastomataceae e Lauraceae. uma caracterstica determinante na identificao de espcies arbreas (RIBEIRO et al. 1999). A estrutura da casca viva com maior freqncia verificada foi em anis em que a casva viva identificada por camadas longitudinais sobrepostas e que no corte radial apresentam colorao distinta, atravs dela pode ser confirmado a presena das famlias Bombacaceae, Boraginaceae, Combretaceae, Lauraceae, Lecythidaceae, Leguminosae e Sapotaceae na rea. Esses anis confirmam um crescimento dessas espcies em dimetro, apesar de serem caractersticas pouco utilizadas no reconhecimento de espcies arbreas so relevantes para Ribeiro et al.(1999). O alburno mais encontrado aps a oxidao foi o amarelado, que esteve presente em 62 % dos indivduos, porm tem pouca utilidade em identificao. Em relao aos exsudatos em 26% foi observada seiva incolor indicando a provvel presena das famlias Humiriaceae, Linaceae, Meliaceae e Myristicaceae. (RIBEIRO et al., 1999). 5% dos indivduos apresentaram ltex branco indicando a existncia de Hevea brasiliensis Muell. Arg. (Seringueira) e outros 5% tiveram seiva vermelha revelando a presena de Symphonia globulfera L.f (Anan).

CONCLUSES

As caractersticas mais importantes para a identificao das espcies da rea so o tipo de ritidoma e a colorao dos exsudatos. A colorao das caractersticas dendrolgicas, exceto do exsudato, no deve ser utilizada como parmetro de distino, uma vez que essas caractersticas dependem do observador, prope-se utilizar ferramentas mais eficazes, como carta de Munsell (LEMOS e SANTOS, 2002), para a realizao dessa avaliao. Na rea de estudos duas espcies podem ser facilmente identificadas pela colorao e consistncia do exsudatos: a Hevea brasiliensis Muell. Arg. e a Symphonia globulifera L. F. com ltex branco leitoso e seiva vermelha, respectivamente. A associao de caractersticas dendrolgicas pode ser utilizada com xito na identificao de grupos vegetais.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

LITERATURA CITADA ALVES, Luciana Ferreira; METZGER, Jean Paul. A regenerao florestal em reas de floresta secundria na Reserva Florestal do Morro Grande, Cotia, SP. Biota Neotropica, v6 (n2), (2004). FAVARO, Fernando de Lima; ANJOS, Luiz dos; Microhabitat de Habia rubica (Vieillot) e Trichothraupis melanops (Vieillot) (Aves, Emberizidae, Thraupinae), em uma floresta atlntica do sul do Brasil. Rev. Bras. Zool. vol.22 no.1 Curitiba Mar. 2005. JNIOR, Benigno Bairral. Projeto: Levantamento da Flora do Domnio das Ilhas Fluviais do Mdio Inferior Rio Paraba do Sul, 2003. LEMOS, R.C & SANTOS, R.D. Manual de descrio e coleta de solo no campo. 4 ed. Viosa: SBCS. 83p, 2002. NEIMAN, Zysman. Era Verde? Ecossistemas Brasileiros Ameaados. So Paulo: Atual, 1989 NETTO, Sylvio Pllico. Equivalncia Volumtrica: Uma nova metodologia para estimativa do volume das rvores. Revista Acadmica: cincias agrrias e ambientais, Curitiba, v.2, n.1, p. 17-30, jan./mar. 2004. RAYOL, Breno Pinto; SILVA, Manoela Ferreira Fernandes da; ALVINO Rayol, Fabrzia de Oliveira. Dinmica da Regenerao natural de florestas secundrias no municpio de Capito Poo, Par, Brasil. Amaznia, v.2, p. 93-110, 2007. RODERJAN, C.V. Morfologia do Estdio Juvenil de 24 Espcies Arbreas de uma Floresta com Araucria. Universidade Federal do Paran Curitiba, 1983. RIBEIRO, Jos Eduardo L. da S. ..[et al]. Flora da Reserva Ducke: Guia de identificao das plantas vasculares de uma floresta de terra-firme na Amaznia Central. Manaus: INPA, 1999. SANTOS, Edmilson dos; MARANGON, Luz Carlos; RAMALHO, Roberto da Silva. Levantamento dendrolgico da Bacia do Rio So Bartolomeu, Viosa MG. Revista CERES, 1998.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like