You are on page 1of 5

FABRICAO DE SACOLAS DE CURAU: EXTRAO VEGETAL ARTESANATO ARARA, MUNICPIO DE ALTAMIRA, PAR

Joice Ferreira dos S. Ubaldo1; Alessandro Ubaldo Pereira2.


1

Graduanda de Pedagogia da UFPA Campus de Altamira, joice_etnias@hotmail.com; 2Graduando de Letras da UFPA Campus de Altamira, alessandro_ubaldo@hotmail.com.

RESUMO Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o etnoconhecimento Arara da aldeia Laranjal na produo vegetal de artesanatos, especificamente sobre o processo de fabricao da sacola de curau (Ananas erectifolius L.B. Smith), a fim de contribuir e divulgar para a sociedade como um modelo ecolgico de sustentabilidade na Amaznia. O resumo encontrase articulado ao estudo desenvolvido sobre Etnoconhecimento e Sustentabilidade da Agricultura Arara, Altamira-PA, Brasil, apresentado na 9 SICA no ano de 2009. Houve grande interesse por parte do meio acadmico em conhecer mais sobre o etnoconhecimento Arara, principalmente em relao s sacolas feitas de fibras vegetais, que poderiam ser utilizadas no lugar de sacolas plsticas, diminuindo assim, a poluio do meio ambiente. Os objetivos deste trabalho so de apresentar: a genes mitolgica da sacola; a descrio de seu processo de fabricao; discutir alguns pontos sobre suas implicaes na cultura do povo Arara; abordar contribuies da atividade artesanal da sacola para o etnodesenvolvimento. Alm da complexidade dos significados culturais, o artesanato Arara tambm traz sua colaborao na busca de alternativas ecolgicas de produo vegetal. PALAVRAS-CHAVE: Cultura; Meio ambiente; Mulheres; Sacola. ABSTRACT This paper aims to present mainly the traditional knowledge of the Arara people from the Laranjal village in terms of production of artifacts of vegetal fiber, specifically the production of traditional bags made out of a plant called curau (Ananas erectifolius L.B.Smith), in order to share this knowledge with the academic, agricultural, and business communities as an ecological and sustainable model in the Amazon region. This effort is linked to previous studies developed about the Traditional Knowledge and Sustainability on the Arara Agriculture, Altamira-PA, Brazil, presented at the 9th. SICA, 2009. There was a great interest of the academic community in knowing more about the Arara traditional knowledge, mainly about the bags made out of vegetal fibers that could replace plastic bags, decreasing the pollution the mankind has caused in the natural environment. This paper aims to present the mythological source of the traditional bag; the description of its handmaking process; it also aims to mention some topics about its impacts over the Araras culture; finally, it approaches the contribution of handmaking activities in terms of sustainable economy. Besides all the complex troubles of the cultural meanings, the Araras handcraft also contributes in the search of new ecological alternatives of vegetable production. KEY-WORDS: Culture; Natural environment; Women; Bag.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO Os Arara, que se autodenomina Ugorogmo (Ns todos), um povo indgena que foi contatado pela Fundao Nacional do ndio (FUNAI) em trs etapas nos anos de: 1981, 1983 e 1987. Os segmentos contatados em 1981/1983 residem atualmente em uma mesma aldeia chamada Laranjal, prximo desembocadura do Rio Iriri. A populao da aldeia Laranjal na poca do contato era de 70 pessoas; hoje somam mais de 250 indivduos1. O presente trabalho descreve uma parte da atividade agrcola e artesanal do grupo Arara situado na referida aldeia. A respeito de sua agricultura pode-se caracteriz-la como incipiente, devido sua tradio ser mais a caa e coleta. Alm do cultivo de alimentos para sua subsistncia, os Arara tambm cultiva e extrai da floresta produtos a fim de comercializar como o urucum (Bixa orelana) (produto agrcola) e a castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) (produto de extrao), mas a comercializao acontece principalmente com seus artesanatos. Isso aconteceu em decorrncia do processo de contato com o no-indgena2. Tratando-se especificamente do objeto de estudo desta pesquisa que so as sacolas de curau (Ananas erectifolius L.B.Smith) (denominada pelos Arara de mye), pode-se dizer que sempre foram utilizadas como ferramenta nos trabalhos de coleta nas roas ou fora delas. Durante o contato com o no-indgena, eles perceberam que seus artesanatos poderiam ser vendidos. Foi no PVI (Posto de Vigilncia Indgena), localizado no Km 120 prximo a Medicilndia, na dcada de 1980, que os Arara deu incio venda das sacolas. Segundo P. Arara, eles vendiam, mas no sabiam o que era dinheiro e alguns rasgavam. Um indgena da etnia Wai-wai e um funcionrio da FUNAI disseram para eles no rasgarem o dinheiro, pelo contrrio os incentivaram a fazerem mais sacolas e as comercializarem. Em decorrncia deste contato, ocorreu uma significativa mudana no comportamento dos Arara em relao ao uso das sacolas, estas deixaram de ter somente a finalidade para o servio cotidiano, e passaram tambm a serem comercializadas. A economia Arara que era a base de troca utilizando produtos, agora tem tambm como base a comercializao. Em relao a esta transformao social, Laraia (1986), descreve sobre esta caracterstica que a cultura possui de ser dinmica e no esttica, ou seja, ela sofre processos de mudanas internos e externos. As mudanas internas so fruto da dinmica que acontece
1

Informaes pessoais cedidas atravs de entrevista por Isaac Costa de Souza, Linguista e Pesquisador entre o povo Arara desde 1982.
2

Para melhor conhecer a agricultura Arara ver Etnoconhecimento e Sustentabilidade da Agricultura Arara, Altamira-PA, Brasil - apresentado na 9 SICA, 2009

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

dentro do prprio sistema scio-cultural e as transformaes externas so resultados do processo de dinmica que ocorre no contato com outras sociedades. A partir desta contextualizao este trabalho foi desenvolvido buscando atingir os seguintes objetivos: apresentar a genes mitolgica da sacola; a descrio de seu processo de fabricao; discutir alguns pontos sobre suas implicaes na cultura do povo Arara; abordar contribuies da atividade artesanal da sacola para o etnodesenvolvimento.

MATERIAL E MTODOS

Para a realizao desta pesquisa foram utilizados mtodos com caractersticas etnogrficas, atravs de descries sobre o processo de confeco da sacola desde a extrao das folhas na floresta e nas roas at a tecelagem da sacola propriamente dita. Foi necessria a observao participante, como o acompanhamento nas caminhadas na mata juntamente com o povo e entrevistas informais3. As entrevistas para obter informaes histricas foram realizadas com o pesquisador e linguista Isaac Costa de Souza que trabalha com o povo Arara desde 1982, que discorreu a respeito da cultura, histria e lngua da referida etnia.

RESULTADOS E DISCUSSO Segundo a mitologia Arara Pamdagmo, o heri mtico, quem contou sobre a sacola mye. Especificamente a irm de Pamdagmo que ensinou as mulheres a fazerem este artesanato, e a partir da o aprendizado foi passando de gerao a gerao. A primeira vez que os Arara viu a sacola ela estava pronta e amarrada em um pau. O heri mtico disse para eles no tirarem mais embira para fazer os cestos para carregarem as caas, mas era para confeccionarem as sacolas de curau e da folha do tucum (Artrocaryum chambira Burret) e colocar dentro delas todo tipo de caa e tubrculo. Analisando este contexto histrico, mitolgico e social sobre o surgimento da sacola, podemos observar a diviso de gnero em relao ao trabalho artesanal. Esta atividade comeou e at hoje executada preferencialmente pelas mulheres, porm h um homem idoso (T. Arara) que esporadicamente faz o artesanato.

Agradecemos a T. e as mulheres Arara sem os quais este trabalho no seria possvel, pois foram eles os responsveis pelos dados cedidos e coletados para esta pesquisa.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Atravs da convivncia com os Arara e ao observar as atividades femininas, foi possvel descobrir a origem do material utilizado para confeco da sacola. Ela feita da folha de curau (karana)
4

e da folha do tucum (ponat). Segundo as mulheres, a sacola

produzida com a folha de curau, mais resistente e de colorao mais clara do que a fabricada pela folha do tucum. Os Arara colhem da roa ou retiram da floresta as folhas, trazem para casa os maos das mesmas e os desfiam puxando folha por folha, a partir da formam-se as fibras. Depois de desfiadas estas so lavadas, passam-lhes a colher para tirarem o verde das fibras e colocam para secar. Aps secarem, repartem-nas desfiando de novo para comearem o processo de ajuntamento das mesmas emendando uma nas outras. As mulheres vo enrolando as fibras mais finas (tapomentebara) usando uma das pernas como apoio, emendam com os outros fios e a partir da comea a produo das linhas. Depois dos fios transformados em linhas (tapomen) inicia-se a confeco da sacola propriamente dita. No momento da fabricao tecem as linhas fazendo a sacola sem o auxlio de agulha. Todo este processo de fabricao tem sua complexidade e depende das habilidades das mulheres para executarem tal tarefa. O tempo de preparo de uma sacola relativo, pois estas tm outras tarefas para exercerem. Um dia s para repartir os fios e outro para fazer a sacola. Parte da educao tradicional da cultura Arara inclui o processo de ensino da fabricao artesanal deste produto. As meninas comeam a fazer cedo as sacolas, pois desde pequenas j observam as mes e irms fazerem. Antes da primeira menstruao (toiman) algumas j so iniciadas neste processo. T. Arara conta que antigamente a mulher enxerida (togoitedem) no sentava para fazer a sacola, no parava quieta, ficava procurando os homens com o intuito de namorar em vez de sentar para fazer o artesanato. Esta uma maneira no s de passar um conhecimento milenar de como fazer um artesanato, mas por trs desta atividade est implcita (na fala de T. Arara) uma maneira de educar as meninas para serem boas donas de casa e saberem viver bem em sua sociedade. Isto se confirma na fala de algumas mulheres quando fazem o seguinte comentrio com um tom de reprovao: aquela menina daquele tamanho ainda no sabe fazer sacola! A partir desta descrio, pode-se perceber que a produo do objeto cultural est intimamente ligada s relaes sociais, segundo Geertz (1989) isto acontece devido teia de significados, ou seja, ao estudar parcialmente uma cultura, deve-se estar atento para as redes que envolvem e ligam tal aspecto cultural.

Os nomes em itlico e entre parentes so as terminologias utilizadas pelos Arara em sua lngua Karib.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Analisando os aspectos ambientais, pode-se observar que as sacolas so de origem vegetal e extrada com manejo adequado da prpria comunidade indgena sem que haja prejuzo para o meio ambiente. Outro ponto relevante a possibilidade de substituio do referido produto pelas sacolas plsticas comumente usadas nas empresas, pois todas as vezes que um consumidor for fazer sua compra nos comrcios, podero levar suas sacolas vegetais sem precisar usar as industriais. Esta atitude diminuiria a proliferao destes materiais poluidores da natureza. Alm de ecologicamente correta, a venda da sacola vegetal seria uma fonte de renda para o povo Arara, com vistas ao possvel desenvolvimento sustentvel para esta comunidade indgena.

CONCLUSES

As sacolas Arara tm sua importncia no s no seu contexto cultural, mas tambm vista como uma alternativa vivel para colaborar com a sociedade no-indgena na reduo dos agentes de poluio. A divulgao do processo de elaborao das sacolas Arara denota uma significativa demonstrao da riqueza cultural deste povo. relevante para o conhecimento de outras sociedades, principalmente para a sociedade agrcola e empresarial, com o intuito de chamar a ateno para uma possvel comercializao das sacolas em Altamira, contribuindo para a melhoria do meio ambiente.

LITERATURA CITADA GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986. PEREIRA, A. U.; MORAES, A. C. C.; UBALDO, J. F. S.; SARAIVA R. N. Etnoconhecimento e sustentabilidade da agricultura Arara, Altamira-PA, Brasil. In: Explorao dos recursos naturais e sustentabilidade do homem na Amaznia: ameaas e oportunidades, Altamira, 2009. Anais. Altamira, PA, p. 280-286, 2009.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like