You are on page 1of 6

INFLAMAO DO UMBIGO EM BEZERRA MESTIA NO MUNICPIO DE IMPERATRIZ - MA: RELATO DE CASO

Diana Arajo Lima; Jairley Alves Belm; Izaac Pereira Ramos; Raquel Monteiro; Suyane Ferreira de Souza.
1 Acadmicos(as) de Medicina Veterinria CESI / UEMA - suyane.ferreira@hotmail.com

RESUMO As patologias umbilicais constituem um grupo de doenas infecciosas, quase sempre agudas, dos recm-nascidos, que tm como porta de entrada o umbigo e so denominadas onfalites. A onfalite caracterizada pela inflamao da poro externa do umbigo, e podem ser agudas, flegminosas, subagudas ou crnicas encapsuladas ou apostematosas e muito comum a ocorrncia de fistula e exsudao de pus. O patgeno mais comum das onfalites o C. pyogenes, mas, tambm so encontrados Streptococcus, Staphylococcus, Pastereulla dentre outros. Objetivou-se atravs desse estudo, relatar um caso de onfalite em uma bezerra recmnascida, no municpio de Imperatriz-MA. O caso foi identificado em Maro de 2010. Aps anlise clnica observou-se a rigidez do umbigo e da regio traco-abdominal e secreo purulenta. Procedeu-se a explorao cirrgica para avaliar uma possvel extenso interna da infeco e manteve-se um canal para drenagem temporria. No ps-operatrio o animal foi tratado com medicao sistmica base de Amoxilina e Gentamicina. Apesar de o procedimento cirrgico ter sido bem sucedido, ocorrendo uma boa drenagem da secreo purulenta e normalizao da consistncia da musculatura umbilical, o animal veio a bito provavelmente devido a uma infeco secundria. PALAVRAS-CHAVE: Bovino, Infeco, Umbigo ABSTRACT The umbilical diseases are a group of infectious, often acute, newborn, which have the entrance door to the navel and are called omphalitis. In the case of omphalitis is characterized by inflammation of the outer portion of the umbilicus, and can be acute, flegminosas, subacute or chronic encapsulated or apostematosas is very common and the occurrence of fistula and oozing pus. The most common pathogen of omphalitis and C. pyogenes, but are also found Streptococcus, Staphylococcus, Pastereulla among others. The objective through this study, reporting a case of omphalitis in a newborn calf in the city of Imperatriz-MA. The case was identified in March 2010. After clinical examination we observed the rigidity of the navel and the thoracic-abdominal and secretion purulent. Proceeded to surgical exploration to evaluate a possible internal extension of the infection and remained a channel for temporary drainage. Post-operatively the animal was treated with systemic medication based on Amoxicillin and Gentamicin. Although the surgical procedure had been successful, occurring good drainage secretion purulent and standardization and consistency of muscle umbilical, the animal died probably due to a secondary infection. KEY-WORDS: Bovine, Infection, Umbilical

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO

O cordo umbilical constitudo pela membrana amnitica, veias e artrias umbilicais, alm de raco. A membrana amnitica do cordo umbilical enrola-se durante o nascimento, e gradualmente a veia umbilical e o raco fecham-se, mas permanecem temporariamente ao lado externo do umbigo. As artrias umbilicais retraem-se at a regio superior da bexiga. Normalmente o cordo umbilical fica seco dentro de uma semana aps o nascimento (RADOSTITS, 2002). As infeces do umbigo e das suas estruturas associadas ocorrem comumente em animais pecurios recm-nascidos e parece ser particularmente comum em bezerros. No perodo de gestao, o feto cresce dentro do tero, envolto pela placenta. O sangue da vaca entra em contato com o feto por meio da placenta. Os vasos sanguneos da placenta se juntam formando duas artrias que penetram no umbigo do feto, para aliment-lo e supri-lo de oxignio. Duas veias devolvem o sangue do feto para a vaca, contendo agora gs carbnico e toxinas geradas pelo bezerro. Tambm sai do feto o raco, um tipo de vaso, que elimina a sua urina. Esses vasos e a saculao que as envolve formam o cordo umbilical. Quando o bezerro nasce o cordo umbilical se rompe um pouco abaixo do umbigo. Aps o nascimento, Inicia-se assim a respirao autnoma, devido falta das trocas gasosas placentrias e ao aumento da tenso de gs carbnico (ORTOLANI, 2010). Podem-se classificar as patologias umbilicais em no infecciosas e infecciosas e estas em extra e intra-abdominal. A extra-abdominal recebe o nome de onfalite e as intraabdominais, de acordo com o segmento afetado. A onfalite a inflamao das partes externas do umbigo e ocorre mais comumente em bezerros com dois a cinco dias de idade, geralmente persistindo por vrias semanas. O umbigo aumenta de volume, torna-se doloroso palpao, pode estar obstrudo ou drenar material purulento atravs de pequenas fstulas. O umbigo acometido pode se tornar edemaciado e causar toxemia subaguda. O bezerro apresenta-se moderadamente deprimido, no mama normalmente e mostra-se febril. O tratamento consiste em explorao e exciso cirrgicas. Pode ser necessrio manter um canal para drenagem temporria. (RADOSTITS, 2002) O presente relato descreve o caso de onfalite em uma bezerra mestia, com um ms de idade, que ocorreu no municpio de Imperatriz MA. Aps anlise detectou-se, endurecimento do umbigo e da regio traco-abdominal e secreo purulenta.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

MATERIAL E METDOS

O trabalho foi realizado na propriedade So Francisco, localizada na zona rural do municpio de Imperatriz no dia 4 de maro de 2010. Uma bezerra recm-nascida, sem raa definida, que apresentava aumento do volume umbilical, dor palpao, febre e apatia, foi submetida anlise clnica pelo Mdico Veterinrio. Aps o diagnstico positivo para onfalite, procedeu-se a explorao cirrgica para avaliar uma possvel extenso interna da infeco. Por ser um animal pequeno e debilitado e que no apresentava nenhuma resistncia foi possvel posicionar o animal em decbito lateral e fazer somente anestesia local do umbigo e proximidades utilizado-se 20mL de lidocana, sendo realizado tricotomia com somente aparo de pelos e convencional antissepsia. Aps inciso do umbigo para verificao de infeco, e com o intuito de fazer uma possvel drenagem e analisar melhor algumas estruturas presentes, fez-se ento uma inciso transversa lateral ao umbigo na regio abdominal divulsionando entre a pele e o msculo com inciso minimamente aberta, para explorao cuidadosa, objetivando a identificao da existncia de outras estruturas alteradas ou infeccionadas. Foi realizada a retirada de pouco material supurado. Posteriormente realizou-se sutura do corte transversal, com fio de algodo nmero zero, pela tcnica de ponto simples separado. No umbigo foi transfixado um dreno improvisado feito de seringa de 10 mL para eliminao de secreo purulenta que se encontrava endurecida. Para antibioticoterapia foi estabelecido o uso de 2mL de amoxicilina, associada gentamicina na dosagem de 2mL e 2mL de penicilina. Os trs medicamentos eram aplicados diariamente nas doses descritas por um perodo de trs dias. No tratamento tpico foi instituda a utilizao de um larvicida a base de clorfenvinfs, cipermetrina e sulfadiazina de prata, todos os dias para evitar a presena e proliferao de miase.

RESULTADOS E DISCUSSO

Embora a diarria seja indicada como a principal enfermidade do bezerro de corte (at 30 dias de vida), em muitas situaes as infeces do umbigo e suas complicaes tornam-se mais prejudiciais. Levantamentos nacionais verificaram que pelo menos 10% dos animais jovens de corte apresentam infeco no umbigo (onfalite), e pode atingir at 30% deles (ORTOLONI, 2010).

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

As onfalopatias infecciosas dos bezerros so todos os processos infecciosos da regio umbilical, podem comprometer um ou vrios vasos ou segmentos umbilicais da regio extra ou intra-abdominal. Os processos inflamatrios do cordo umbilical, com ou sem herniao, so comuns em bezerros. Acredita-se que o C. pyogenes seja o principal agente da onfalite, mas tambm so encontrados Streptococcus, Staphylococcus, Pasteurela e outros agentes (PRATES, 2008). No caso descrito, o animal encontrava-se com uma forma severa de onfalite, com secreo purulenta, enrijecimento da musculatura umbilical, febre e apatia e sem a presena de herniao. Ambiente contaminado, tratamentos com solues contaminadas, formao anatmica anmala, condies do parto, tamanho do cordo umbilical exposto, bezerros prematuros, retardo da limpeza lingual por parte da me, manuseio do umbigo por pessoas leigas, puxadas ou lambidas bruscas, traumas em quinas ou cantos dos bezerreiros. So fatores predisponentes dos processos infecciosos umbilicais (PRATES, 2008). Fatores como ambiente contaminado, manuseio do umbigo por pessoas leigas, um possvel trauma que pode ter sido causado pelas instalaes mal projetadas para bezerros, pode ter sido um dos agravantes para o quadro de onfalite desse animal. O ato cirrgico muitas vezes complementa o diagnstico, pois permite a visualizao e correo de alteraes que no foram diagnosticados clinicamente. A ultra-sonografia um meio de diagnstico eficiente na deteco das patologias do umbigo, especialmente na identificao das leses do raco, que a estrutura umbilical mais comumente afetada. O exame ultra-sonogrfico, a cirurgia e o exame post-mortem constituem excelentes opes para a identificao de anormalidades das estruturas umbilicais. (PRATES, 2008). O animal foi submetido a uma inciso do umbigo para verificao de infeco e explorao cuidadosa, objetivando a identificao da existncia de outras estruturas alteradas ou infeccionadas. No umbigo foi transfixado um dreno improvisado feito de seringa de 10 mL para eliminao da secreo purulenta. Aps a eliminao do exsudato ouve a regresso do abscesso possibilitando um melhor processo de cicatrizao. Segundo Marques (2006) o tratamento com quimioterpicos e/ou antibiticos pouco resulta em cura completa. Nos casos de onfalite, a extirpao completa, com correo cirrgica da pele (extra-abdominal) recomendada. Se o quadro for onfalite da pele (extraabdominal) recomendado. Onfalite apostematosa/supurativa, o tratamento pode ter bom resultado com a evacuao do contedo, lavagem com antissptico e aplicao de dreno com repetio medicamentosa local, diria, at o fechamento da ferida. A resoluo dever ser de
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

dentro para fora. Nesses casos no se recomenda antibioticoterapia sistmica de o tratamento deve ser apenas local. A administrao de 2mL de amoxicilina, associada gentamicina na dosagem de 2mL e 2mL de penicilina em dias alternados por um perodo de trs dias, foi realizada no intuito de eliminar os agentes bacterianos presentes no processo inflamatrio. A utilizao de cicatrizantes e larvicidas a base de clorfenvinfs, cipermetrina e sulfadiazina de prata uma vez por dia, auxiliou no processo de cicatrizao e evitou a proliferao de miase. Apesar do procedimento cirrgico ter sido bem sucedido, aps quinze dias do incio ao tratamento o animal apresentou casos de infeco sistmica, vindo a bito no vigsimo dia aps o incio do tratamento. Acredita-se que os fatores que podem ter levado o animal a bito esto ligados uma infeco secundria causada por uma m conduta ps operatria (antibioticoterapia e aplicao de larvicidas), por parte do tratador ou pela baixa imunidade apresentada pelo animal desde seu nascimento em funo do quadro de brucelose diagnosticado em sua me.

CONCLUSO

O resultado do tratamento no foi satisfatrio, j que a mesma no respondeu ao ps operatrio por questes imunolgicas ou por uma m conduta por parte do tratador. Sugere-se que o ps operatrio de bezerros jovens seja higienicamente adequado.

LITERATURA CITADA DUTRA, I. Infeco umbilical em bezerros de corte. Biotec, So Paulo: Disponvel em: <http://marcosveterinario.blogspot.com/2009/05/infeccao-umbilical-em-bezerros-decorte.html> Acesso em: 15 de jun. de 2010. MARQUES, D. da C. Criao de bovinos. 7 edio. Editora FAEF, Belo Horizonte: CVP, p. 411p, 2006. ORTOLONI, E. Revista DBO, So Paulo: O bezerro e o seu umbigo. AGROSILO Nutrio Animal. Disponvel em: < http://www.agrosilo.com.br/ver.php?id=97> Acesso em: 15 de jun. 2010. PRATES, N. C. P. O umbigo e a sade do bezerro. REHAGRO - Recursos Humanos e Agronegcio. Disponvel em: <http://www.rehagro.com.br/siterehagro/publicacao.do?cdnoticia=1780>. Acesso em: 15 de jun. 2010.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

RADOSTITS, O.M.; BLOOD, D.C.; GAY, C.C.; XINCHCLIFF, K.W. Clnica Veterinria. 9edio. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, p. 135-136, 2002.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like