You are on page 1of 18

TCC modular Tema: Mtodos de Jesus Orientadora: Mnica Apostila de Evangelismo

FATEP DE Dezembro 2011

Alexandre Gouva e Silva

O MTODO DE JESUS A PEDAGOGIA BBLICA POR PARBOLAS: TRATA-SE DAS FORMAS QUE JESUS CRISTO MINISTRAVA COM SUA VIDA, FALA E AES.

SO VICENTE 2011

Alexandre Gouva e Silva

O MTODO DE JESUS A PEDAGOGIA BBLICA POR PARBOLAS: TRATA-SE DAS FORMAS QUE JESUS CRISTO MINISTRAVA COM SUA VIDA, FALA E AES.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito final no mdulo de evangelismo do curso de Teologia da Faculdade Teolgica Peniel (FATEP)

Orientadora: Prof. Mnica

SO VICENTE 2011

Alexandre Gouva e Silva

O MTODO DE JESUS A PEDAGOGIA BBLICA POR PARBOLAS: TRATA-SE DAS FORMAS QUE JESUS CRISTO MINISTRAVA COM SUA VIDA, FALA E AES

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________________________ Prof. Mnica: Orientador

___________________________________________________________________ Prof. Jeov Gere: Mestre

___________________________________________________________________ Prof. Jesus Cristo de Nazar: Mestre

___________________________________________________________________ Prof. Esprito Santo: Mestre

SO VICENTE

2011

DEDICATRIA

Ao meu Deus, que tem me motivado a cada dia a buc-lo em estudos e por mais que a cada dia eu falhe com Ele, Ele continua a cada dia torcendo pela minha vitria, que Nele mais do que certa. Pela sua infinita misericrdia pela minha vida e de minha famlia, que sem isso seria impossvel realizar qualquer obra. Obrigado Senhor, pois sem ti nada disso seria possvel.

A minha amada esposa Flvia que tem tido muito pacincia para comigo nos meus isolamentos. E nas minhas dificuldades, obrigado pela tua compreenso mesmo dentro dos seus limites, tem sempre estando ao meu lado, te amo Flavinha!

A minha amada Igreja Batista de Areia Branca na qual fao parte desde o dia que decidi por Cristo e pelo zelo do meu pastor Ilso Caetano Ferreira que tem me dado o incentivo e a oportunidade de poder estar aprendendo e vivendo a cada dia os testemunhos e casos de uma longa e vitoriosa vida crist por ele ministrados.

AGRADESIMENTOS

Ao meu Deus, Pai amoroso que sempre tm me sustentado. No tenho palavras para agradecer Tua bondade (...). Tudo o que tenho, tudo o que sou, o que vier a ser, vm de ti Senhor.

Aos meus colegas Wagner,Wellington,Fernando, ao Ricardo e Rose,Marquinho, Diana e Wilsinho valeu!!! Fabi, que de uma maneira ou de outra me fizeram entender a verdadeira beleza de servir ao Deus vivo e aprender a cada di que uma vida crist se forma em UMA VIDA CRIST autntica e verdadeira dia aps dia. Obrigado!

A rede de informaes mundiais (internet) pelas suas valiosas informaes e cursos On line que possibilitaram meu aprendizado

... Pessoas comuns que se dispe a ensinar e aprender com palavras abenoadas mudando suas prprias vidas, e vidas no ide de Cristo, pois esse o mtodo de Jesus: Amor, dedicao e compromisso por meio de parbolas e ensinamentos profticos Alexandre Gouva

Pregadores corajosos so a necessidade urgente nos plpitos do mundoatual. Pregadores semelhantes aos apstolos da igreja primitiva, queeram cheios do Esprito Santo e anunciavam corajosamente a Palavra deDeus. Os que procuram agradar aos homens (...) jamais sero bonspregadores. Somos chamados tarefa sagrada da exposio bblica ecomissionados para proclamar o que Deus disse, no o que os sereshumanos querem escutar. John Stott

Que a mensagem que voc prega seja bblica, para que possua uno,alimente e transforme vidas. Que teu sermo seja bem estruturado, para facilitar o entendimento. Que a tua pregao seja eficaz, trabalho de um bom despenseiro dos mistrios de Deus. Ricardo Arakaki

RESUMO

No se trata simplesmente das tcnicas de ensino inovadoras praticadas por Jesus e de seu valor didtico, mas sim sobre a forma como Jesus age em relao aos mandamentos estabelecidos. O mtodo mais utilizado por Jesus e mais comentado a parbola. Uma parbola um mtodo pelo qual uma verdade espiritual ilustrada na forma de histria. E tambm trata-se de um bom relacionamento espiritual e social mesmo que por mas que desagradasse a minoria que procurava-o para o condenar, alm de um bom poltico era tambm solidrio e prestativo sempre pronto a ser beno na vida daqueles que o encontran. Sempre disposto a se misturar com o povo Jesus buscou estar perto daqueles que de verdade necessitavam de socorro,com mtodos surpreendentes e por meio da imaginao chegava-lhes at a alma afim de os tocar e despertar o desejo divino em seus coraes. Entre as necessidades humanas que temos, Jesus foi o quem suportou-as com total xito e sem pecado viveu e cumpriu o propsito de Deus Pai. Provando centenas de vezes que o mtodo mas eficaz se no o melhor so parbolas com um toque de pedagogia que o dom de ensinar e o amor que o motivo pelo qual Deus resolveu nos libertar do julgo de Satans na Cruz do Calvrio.

Palavra-chave: parbolas, mtodo, ensino, amor, relacionamento, pregao, misso, Pedagogia, sinteticamente, imagem, doutrina, educao.

Parbola: Pedagogia de Jesus


Por: ALEXANDRE GOUVA SUMRIO: 1. Introduo. 2. Conceito. 3. Parbola Evanglica: 3.1. A Misso de Jesus; 3.2. Momento da Pregao de Jesus; 3.3. Imagem e Doutrina. 4. Porque Jesus Falava por Parbolas: 4.1. O Texto Evanglico; 4.2. Conhecimento Implcito das Parbolas; 4.3. O Ensino por meio de Parbolas. 5. Alcance Pedaggico das Parbolas: 5.1. Pedagogia e Parbola; 5.2. A Boa Nova e a Educao. 6. Parbola na Atualidade. 7. Concluses. 8. Apndice: Outras Figuras de Linguagem. 9. Bibliografia Consultada. Complementos: perguntas e respostas pg. 15 e 16.

1. INTRODUO
O objetivo deste estudo verificar o alcance doutrinal das parbolas de Jesus, entendidas como um mtodo de transmitir os seus ensinos. Analisaremos o seu conceito, a insero no Evangelho, a pedagogia do Mestre e o alcance que se pode obter nos dias que correm. 2. CONCEITO Parbola - do gr. parabole significa narrativa curta, no raro identificada com o aplogo e a fbula, em razo da moral, explcita ou implcita, que encerra e da sua estrutura diamtrica. Distingue-se das outras duas formas literrias pelo fato de ser protagonizada por seres humanos. Vizinha da alegoria, a parbola comunica uma lio tica por vias indiretas ou simblicas: numa prosa altamente metafrica e hermtica, veicula um saber apenas acessvel aos iniciados. (Moiss, 1979) Sinteticamente: narrao alegrica na qual o conjunto dos elementos evoca, por comparao, outras realidades de ordem superior. Pedagogia Esta palavra relativamente recente e s apareceu de forma corrente, na segunda metade do sc. XIX, pelo menos nas lnguas romanas. Etimologicamente, significa ao sobre as crianas. Define-se como cincia e arte da educao. 3. PARBOLA EVANGLICA 3.1. A MISSO DE JESUS Moiss trouxe a 1. revelao; Jesus a segunda. A primeira revelao d relevncia ao olho por olho e dente por dente; a segunda fala do amor incondicional, estendendo-o at ao amor ao inimigo. "Jesus no veio destruir a lei, quer dizer, a lei de Deus; ele veio cumpri-la, quer dizer, desenvolv-la, dar-lhe seu verdadeiro sentido, e apropri-la ao grau de adiantamento dos homens; por isso, se encontra nessa lei o princpio dos deveres para com Deus e para com o prximo, que constituem a base de sua doutrina. Quanto s leis de Moiss propriamente ditas, ao contrrio, ele as modificou profundamente, seja no fundo, seja na forma; combateu constantemente o abuso das prticas exteriores e as falsas interpretaes, e no poderia faz-

las sofrer uma reforma mais radical do que as reduzindo a estas palavras: "Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao prximo como a si mesmo". E dizendo: est a toda a lei e os profetas. ( Matheus 24 ) 3.2. MOMENTO DA PREGAO DE JESUS Contava Jesus trinta anos quando comeou a pregar a "Boa Nova". Compreende a sua vida pblica um pouco mais de trs anos (27 a 30 da era crist). Utilizou-se, na sua pregao, o apelo combinado razo e ao sentimento, por meio de parbolas ilustrativas das verdades morais. As duas regies de sua pregao: 1) Galilia (Nazar) - as cercanias do lago de Genesar e as cidades por ele banhadas, e principalmente Cafarnaum, centro a atividade messinica de Jesus; 2) Jerusalm - que visitou durante quatro vezes durante o seu apostolado e sempre por ocasio da Pscoa. Na Galilia, percorrendo os campos, as aldeias e as cidades, Jesus anunciava s turbas que o seguem o Reino de Deus; a, tambm, que recruta os seus doze apstolos e os prepara para serem as suas testemunhas. Ao mesmo tempo, vai realizando milagres. Em Jerusalm, continuamente perseguido pela hostilidade dos fariseus (seita muito considerada e muito influente, que constitua a casta douta e ortodoxa do judasmo), ataca a hipocrisia deles e esquiva-se s suas ciladas. Como prova de sua misso divina, apresentalhes a cura de um cego de nascena e a ressurreio de Lzaro. (Lucas 11 ) 3.3. IMAGEM E DOUTRINA A imagem e a doutrina so dois elementos materiais da parbola a que o termo de comparao d a forma especfica. A imagem inspira-se nas tarefas cotidianas, nas ocupaes mais humilde que valoriza, e nos costumes dos homens, que aponta como exemplos bons ou maus. Por vezes paradoxal como no caso dos operrios da vinha, iguais no prmio e desiguais no trabalho. Mas sempre dinmica: a semente nasce, a rede lana-se ao mar, o rico banqueteia-se, a dracma procura-se, o inimigo vinga-se, as crianas brincam, os imprudentes dormem etc. A par deste quadro to animado, a pgina doutrinal, cujo tema quase sempre o reino de Deus, em que enfatiza as contrariedades, o progresso, as atividades do rei, os direitos e deveres dos sditos em retalhos de poesia e doutrina, ligados entre si pela ponte que o termo de comparao umas vezes rico de pormenores, como na Parbola do Semeador e do Trigo e do Joio, outras reduzidas a uma sentena ou rubrica a jeito de introduo ou de clusula. (Enciclopdia luso Brasileira de Cultura) 4. PORQUE JESUS FALAVA POR PARBOLAS 4.1. O TEXTO EVANGLICO Seus discpulos, se aproximando, disseram-lhe: por que lhes falais por parbolas? E, lhes respondendo, disse: porque, para vs outros, vos foi dado conhecer os mistrios do reino dos cus; mas, para eles, no foi dado. Eu lhes falo por parbolas, porque vendo no vem, e escutando no ouvem nem compreendem. E a profecia de Isaas se cumprir neles quando disse: vs escutareis com vossos ouvidos e no ouvireis; olhareis com vossos olhos e no vereis. Porque o corao deste povo est entorpecido e seus ouvidos tornaram-se surdos, e eles fecharam seus olhos de medo que seus olhos no vejam, que seus ouvidos no ouam,

10

que seu corao no compreenda, e que, estando convertidos, eu no os curasse. (Mateus, cap. XIII, v. de 10 a 15) 4.2. CONHECIMENTO IMPLCITO DAS PARBOLAS As parbolas revestem-se de conhecimento exotrico e de conhecimento esotrico. O conhecimento exotrico refere-se exposio que Jesus fazia publicamente, enquanto o conhecimento esotrico, ou seja, Espiritual, refere-se s explicaes que Jesus dava aos apstolos, em particular. Observe que, mesmo entre esses, no disse tudo. 4.3. O ENSINO POR MEIO DE PARBOLAS Foi para evitar as ciladas dos adversrios e prevenir as interpretaes errneas do auditrio que Jesus recorreu ao ensino por meio da Parbola, que se destinava a despertar a curiosidade dos ouvintes e o desejo de ulterior explicao que os discpulos e os bem intencionados pediam. 5. O ALCANCE PEDAGGICO DAS PARBOLAS 5.1. A PEDAGOGIA DA PARBOLA A pedagogia, como vimos, est ligada educao. Jesus foi um educador por excelncia que soube se valer dos mtodos de ensino utilizados em sua poca, ou seja, das parbolas. A parbola, na realidade, uma histria contada por Jesus para ilustrar o seu ensinamento. No fundo da palavra grega parabole h a idia de comparao, enigma, curiosidade. Mas no est nisso o essencial para explicar o gnero parablico: preciso entender a parbola como sendo a apresentao de smbolos, isto , imagens tomadas das realidades terrestres para ser sinal das realidades reveladas espiritualmente por Deus. Elas precisam de uma explicao mais profunda, a uma conexo constante com o Senhor para que se tornem exemplos dirios de situaes cotidianas de nossas vidas. Foi essa explicao inicial que Jesus comeou e deixou para os seus seguidores darem continuidade mais tarde. 5.1. A BOA NOVA E A EDUCAO Comparemos, para efeito de explicitao do alcance pedaggico das parbolas de Jesus, o processo de educao existente antes e depois da vinda de Jesus. a) Antes da vinda de Jesus O cativeiro consagrado por lei era o flagelo comum; A mulher, aviltada em quase todas as regies, recebia tratamento inferior ao que se dispensava aos cavalos; Os pais podiam vender os filhos; Os vencidos eram cegados e aproveitados em servios domsticos; As crianas fracas eram punidas com morte; Os enfermos eram sentenciados ao abandono. b) depois da vinda de Jesus Condenado ao suplcio da cruz, sem reclamar, e rogando perdo celeste para aqueles que o vergastavam e feriam, instila no nimo dos seguidores novas disposies espirituais; Dandonos o livre acesso ao Pai celeste nos tornando coerdeiros de Cristo atravs da dispersao da Graa de Deus. Pouco a pouco, altera-se a paisagem social, no curso dos sculos. 6. PARBOLA NA ATUALIDADE Parbola assemelha-se a uma noz que se deve quebrar o casco para ver o que tem dentro. Isto quer dizer que h sempre uma nova abordagem a cada vez que olhamos a mesma parbola. Seria ampliar o conhecimento, ver com outros olhos a mesma realidade.

11

A Parbola dos Talentos (Mateus, cap. 25, vv. 14 a 30) retrata a situao de um homem que, ao ausentar-se para longe, chamou seus servos, e entregou-lhes os seus bens. Ao primeiro deu cinco talentos, ao segundo, dois e ao terceiro, um. Os dois primeiros negociaram os talentos recebidos e devolveram, respectivamente, dez e quatro talentos. O terceiro devolveu apenas o que havia recebido. Os que multiplicaram seus talentos ganharam novas intendncias. Mas o que o guardou, at este o amo lhe tirou, dizendo: "Porque a todo o que j tem, dar-se-lhe-, e ter em abundncia; e ao que no tem, tirar-se-lhe- at o que parece que tem". Metaforicamente considerada, essa parbola refere-se responsabilidade na multiplicao dos bens recebidos. Se o Senhor houve por bem nos da sabedoria para administrar tudo o que nos dado, no podemos ocult-lo com receio de represlias e dissabores ou fracassos pois a Palavra diz: quem tem falta de sabedoria,que pea a Deus que lhes da de graa e no vos joga em rosto. Com isso, seremos prudentes como as 10 virgens e estaremos prontos quando o Noivo chegar. 7. CONCLUSES Pelo exposto, devemos estar constantemente estudando e aprendendo. Alm disso, no podemos guardar somente para ns; precisamos pass-lo aos outros. E assim cumpriremos o IDE que o Senhor nos deixou bem claro e seremos bem aventurados por que pelo amor e de graa nos foi dado e por amor e de graa devemos pregar o evangelho de Deus, para que o nome do Senhor Jesus seja exaltado por toda eternidade Amm. 8. APNDICE: OUTRAS FIGURAS DE LINGUAGEM Alegoria (do gr. allegorie, outro discurso) consiste num discurso que faz entender outro, numa linguagem que oculta outra. Pode-se considerar alegoria toda concretizao por meio de imagens, figuras e pessoas, de idias, qualidades ou entidades abstratas. Ex. Divina Comdia, o Mito da Caverna. Fbula uma narrativa curta no raro identificada com o aplogo e a parbola. Protagonizada por animais irracionais, cujo comportamento, preservando as caractersticas prprias, deixa transparecer uma aluso, via de regra satrica ou pedaggica, aos seres humanos. Aplogo uma narrativa curta no rara identificada com a fbula e a parbola. Contudo, h quem as distinga pelas personagens: o aplogo seria protagonizado por objetos inanimados (plantas, pedras, rios, relgios etc.), ao passo que a fbula conteria de preferncia animais irracionais, e a parbola, seres humanos. Metfora a mudana do sentido comum de uma palavra por um outro sentido possvel que, a partir de uma comparao subentendida, tal palavra possa sugerir. Exemplo: qualificar de dilvio a eloqncia de um orador. 9. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Enciclopdia Luso-Brasileira de Cultura. Lisboa, Verbo, s. d. p. Grande Enciclopdia Portuguesa e Brasileira. Lisboa/Rio de Janeiro, Editorial Enciclopdia, s.d. Fonte: Present Truth in a Secular World. J. Paulien, p. 127.)

MTODOS DE ENSINO DE JESUS

12

No se trata simplesmente das tcnicas de ensino inovadoras praticadas por Jesus e de seu valor didtico, mas sim sobre a forma como Jesus age em relao aos mandamentos estabelecidos, de modo a dar vida a esses ensinamentos e a fazer deles instrumentos de vida. O Mestre vai alm da mera letra e pe em exerccio o esprito da lei. O mtodo mais utilizado por Jesus e mais comentado a parbola. Uma parbola um mtodo pelo qual uma verdade espiritual ilustrada na forma de histria. Jesus a utilizava visando alcanar aqueles que ignoravam as verdades espirituais e, no aos discpulos porque a estes era dado conhecer os mistrios do reino dos cus(Mt 13.11). No captulo 13 encontramos sete parbolas contadas por Jesus. quatro foram dirigidas multido, na praia: a do semeador, a do trigo e do joio, a do gro de mostarda e a do fermento, e tres foram apresentadas aos discpulos, em casa: a do tesouro escondido, a da prola, a da rede, estas de carter mais ntimo. As sete apresentam aspectos do reino dos cus, sendo que as duas primeiras foram explicadas por Jesus, o que no deixa dvida de sua interpretao. As parbolas so construes de Jesus, em sua sabedoria divinal e amor sem igual, com o fim de levar as boas novas a todos os homens, de todas as classes e condies. Por isso, Jesus utilizou elementos da experincia de vida de seus ouvintes, de modo que as verdades espirituais pudessem ser mais facilmente compreendidas.

VEJA: Um renomado cirurgio, chamado Lewis Evans, viajou a Coria para visitar um colega que estava trabalhando como missionrio ali. Dr. Evans acompanhou seu amigo a uma vila distante onde uma mulher doente requeria uma cirurgia de emergncia. Ele assistia ao mdico, enquanto este calma e firmemente realizava a operao que durou sete horas em um sufocante calor e sob primitivas condies. Depois, enquanto conversavam, o Dr. Evans brincou: Ei Doutor, quanto voc ganhou por uma operao como esta de hoje? Nos Estados Unidos ganharia no mnimo $ 15.000. O outro homem pegou uma moeda de cobre furada de sua gaveta e explicou que aquilo era tudo o que o paciente tinha dado. Ento, disse: Primeiro, eu ganhei esta moeda furada, e depois, tenho a profunda convico de que Cristo esteve trabalhando por sete horas atravs destes dedos para tocar e curar um de seus filhos. Isto cristianismo! nosso privilgio tocar outras pessoas do mesmo modo que Cristo fez. De fato, este o nosso modelo de evangelismo. O livro de Joo deixa-nos alguns exemplos de como Jesus Se prope a mudar as pessoas, com seus mtodos de evangelizao. UM BOM RELACIONAMENTO: A histria comea no primeiro captulo de S. Joo, versos 37 e 38. Aqui, ns vemos dois discpulos de Joo Batista que ouviram Jesus falar e, imediatamente, se afastaram da multido para segui-lO. Jesus Se volta para eles e pergunta: Que buscais? O Mestre no iniciou a partir de sua agenda, mas da deles. Ele no Se aproximou deles com um programa pr-arranjado. Ele comeou onde eles estavam e, gradualmente, os conduziu a Si mesmo: Rabi, onde moras? Respondeu-lhes: Vinde e vede. Em S. Joo 2 est registrada a visita de Cristo festa de casamento em Can. Durante a celebrao, acabou o vinho. Isto significava um desastre social. Era humilhante aos convidados ficarem sem ser servidos. A me de Jesus percebeu a ansiedade dos anfitries e a comunicou ao Filho. Ele ordenou que se enchessem as 6 talhas de pedra e os transformou em vinho, o melhor da festa. Problema resolvido. O milagre mostra a disposio de Cristo em atender s necessidades das pessoas, mesmo daquelas que no parecem espirituais. Ele atendia s necessidades do momento.

Eis um sumrio do que Jesus fez nos seis primeiros captulos de S. Joo:
13

Mtodo De Jesus: Descobrir uma necessidade e atend-la

Texto Evento
Joo 1 Joo 2 Joo 3 Joo 4 Joo 5 Joo 6 Batismo no rio Jordo Festa de casamento Nicodemos Mulher Samaritana Paraltico Multido faminta

Necessidade Sentida Curiosidade Embarao social Espiritualidade genuna Apoio emocional Cura fsica

Alimento fsico

O mtodo de evangelismo de Jesus simples: alcanar as pessoas onde elas esto, toclas no ponto de suas necessidades e dar-lhes um lampejo do Seu magnfico amor. Unicamente os mtodos de Cristo traro verdadeiro xito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoas que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes s necessidades e granjeava-lhes a confiana. Ordenava, ento: Segue-Me. O mtodo de Cristo no evangelismo vai alm de discursos memorizados e apresentaes enlatadas; Ele rico e dinmico. A Expresso corporal de Cristo: 1. Olhos Amor expresso nos olhos e na voz atraam (Ev,124). 2. Palavras No fora o esprito suave, cheio de simpatia, refletindo-se em cada olhar e palavra, e Ele no teria atrado as grandes multides que atraiu. (Idem). Aqueles que estudarem os mtodos de ensino de Cristo, e se educarem em Lhe seguir o trilho, ho de atrair grande nmero de pessoas, mantendo sua ateno, como Cristo fazia outrora. (Idem) B Alguns de Seus mtodos: 1. Ilustraes: Surpreendia com ilustraes que prendiam a ateno. Ilustraes tiradas das coisas da vida diria. 2. Instruo: Por meio da imaginao, chegava-lhes alma. 3. Misturava-se:
O Salvador misturava-se com a) Como algum que lhes desejava o bem b) Manifestava simpatia c) Ministrava-lhes s necessidades d) Ganhava sua confiana e) Ordenava ento: Segue-Me Contato Contnua preocupao

Compaixo Comprometimento

Confiana Converso

Princpio do Relacionamento Pessoal 14

Evangelismo fundamentado em relacionamentos pessoais. Ao desenvolvermos amizade genuna com indivduos, cria-se laos de confiana. Ex.: John Wesley pregava a auditrios de 20.000. Interesse era despertado em grandes reunies pblicas. Mas, os homens experimentavam crescimento na graa em grupos. Evangelismo era mais do que descarregar um caminho de doutrinas. Ele entendeu que difcil ganhar pessoas que voc no conhece. Necessidades Sentidas e Necessidades ltimas Necessidade sentida a rea da vida onde um indivduo sente que necessita de ajuda. a necessidade percebida. Muitos empresrios ansiosos, por exemplo, tm necessidade de aliviar o stress. O fumante inveterado tem a necessidade de abandonar o vcio. Uma necessidade ltima, no entanto, a que os seres humanos mais necessitam cada pessoa no planeta precisa de Deus em sua vida. Reconciliao com Deus a ltima e principal necessidade. A revista Psychology Today, na edio de setembro de 1987, trouxe um artigo mostrando quais as maiores preocupaes dos americanos, conforme uma pesquisa. Elas so:
NECESSIDADES Paz mental Coeso familiar e satisfao Bem-estar fsico

PREOCUPAES
Alvio do senso de culpa e propsito na vida. Como preservar a famlia, educar os filhos.

Reduzir o risco de cncer, envelhecimento saudvel, stress. Reduzir dbitos, administrao do oramento familiar. Crimes nas ruas, estabilidade do mundo, etc.

Segurana econmica

Futuro seguro

Hierarquia das Necessidades Abrao identificou a hierarquia das necessidades, conforme se v: 1 NECESSIDADES FSICAS fome e sede sono sade exerccio sexo 15

2 SEGURANA Proteo Conforto e paz Nenhuma ameaa ou perigo 3 AMAR Aceitao Sentimento de pertencer a algum Participao em grupo 4 AUTO-ESTIMA Reconhecimento e prestgio Competncia e sucesso Fora e inteligncia 5 ATUALIZAO Auto realizao do potencial Fazer coisas pelo desafio de realizao Curiosidade intelectual Criatividade Hierarquia das Necessidades Abrao identificou a hierarquia das necessidades, conforme se v: 1 NECESSIDADES FSICAS fome e sede sono sade exerccio sexo 2 SEGURANA Proteo Conforto e paz Nenhuma ameaa ou perigo 3 AMAR Aceitao Sentimento de pertencer a algum Participao em grupo 4 AUTO-ESTIMA Reconhecimento e prestgio Competncia e sucesso Fora e inteligncia 5 ATUALIZAO Auto realizao do potencial Fazer coisas pelo desafio de realizao Curiosidade intelectual Criatividade Ellen White confirma Muitos no tm f em Deus e perderam a confiana no homem. Mas apreciam ver atos de simpatia e prestatividade. Ao verem algum sem qualquer incentivo de louvor terrestre ou compensao, aproximar-se de seus lares, ajudando os enfermos, alimentando os famintos, vestindo os nus, confortando os tristes e ternamente chamando 16

a ateno para Aquele de cujo amor e piedade o obreiro humanos apenas mensageiro ao verem isto, seu corao tocado. Brota a gratido, e f inspirada. Vem que Deus cuida deles, e ao ser Sal Palavra aberta, esto preparados para ouvi-la. (Medicina e Salvao, p. 247). Cristo estava no apenas interessado em transformar gua em vinho, mas em revelar o vinho do Evangelho aos Seus contemporneos. No apenas em multiplicar os pes, mas em mostrar ao povo o Po da Vida. Tudo que fazemos deve ter um propsito ltimo: Conduzir almas ao Senhor Jesus.

COMPLEMENTO: PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) O que uma parbola? Narrao alegrica na qual o conjunto dos elementos evoca, por comparao, outras realidades de ordem superior. A alegoria, por sua vez, um discurso que faz entender outro. Os tpicos relacionados so: fbula, aplogo e metfora. 2) Como distinguir o corpo da alma da parbola? Chama-se corpo da parbola a narrativa expressa, e alma a lio moral que a narrativa sugere ou o sentido mstico que ela comporta. 3) Que tipo de conhecimento as parbolas revelam? As parbolas revestem-se de conhecimento exotrico e de conhecimento esotrico. O conhecimento exotrico refere-se exposio que Jesus fazia publicamente, enquanto o conhecimento esotrico, refere-se s explicaes que Jesus dava aos apstolos, em particular. Observe que, mesmo entre esses, no disse tudo. 4) Parbola e parbola evanglica so a mesma coisa? Parbola uma forma de transmisso de conhecimento, muito utilizada na antiguidade. Baseava-se em histrias, cujo contedo revelava um ensinamento moral e tico. As parbolas evanglicas, por sua vez, dizem respeito s histrias contadas por Jesus e que esto inseridas no Novo Testamento. Exemplo: Parbola dos Talentos,Parbola do Joio e do Trigo, Parbola do Bom Samaritano etc. 5) O que so parbolas evanglicas? As parbolas evanglicas podem ser definidas como cenas tiradas da vida ordinria destinadas a fazer compreender e fixar as verdades da vida espiritual. So histrias contadas por Jesus para ilustrar o seu ensinamento. Elas precisam de uma explicao mais profunda. Foi essa explicao inicial que Jesus comeou e deixou para os seus seguidores darem continuidade mais tarde. 6) Como podem ser classificadas as parbolas do Evangelho? Parbolas que se referem ao reino dos cus. (Semeador, Joio e o Trigo, Gro de Mostarda etc.) Parbolas que enunciam as condies exigidas para entrar no reino dos cus. (Bom Samaritano prtica da caridade; Servo Impiedoso perdo das Injrias etc.)

17

Parbolas contadas nos ltimos dias da vida de Cristo. (Minas bom uso das graas divinas; Dois Filhos enviados vinha obedincia etc.)

7) Por que Jesus falava por parbolas? Era a forma pedaggica, usada na poca, para apresentao de um ensinamento. Foi para evitar as ciladas dos adversrios e prevenir as interpretaes errneas do auditrio que Jesus recorreu ao ensino por meio de parbolas, que se destinavam a despertar a curiosidade dos ouvintes e o desejo de ulterior explicao, que os discpulos e os bem intencionados pediam. Dezembro/2011

18

You might also like