You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERALDA PARABA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUO SEGURANA INDUSTRIAL

ESQUEMA PREVENCIONISTA BRASILEIRO

Joo Pessoa 2009

UNIVERSIDADE FEDERALDA PARABA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUO SEGURANA INDUSTRIAL

ESQUEMA PREVENCIONISTA BRASILEIRO

Este artigo tem por finalidade esclarecer pontos fundamentais da atuao dos profissionais em Segurana do Trabalho.

Alunos: Andeni Barros da Silva Edberto Farias de Novaes Wolgrand Pinto Lordo

Joo Pessoa 2009

Esquema Prevencionista Brasileiro

Andeni Barros, Edberto Farias, Wolgrand Neto

Abstract - Security of the Work is a subject that is being to each


argued day more in the whole world for its great influence in the performance of the companies and the life of the citizen in general. The basic objective involves the prevention of risks and accidents in the activities of work aiming at to the defense of the integrity of the person human being. It has some time, the government if it showed pledged in finding solutions for the serious problem of the industrial accident. Seminaries, table-round and projects had been elaborated. However, the subject, one hour for another one, left scene.
Hot Key: Security of the work, industrial accident, prevention.

INTRODUO
De acordo com uma lei de 1991, acidente de trabalho ocorre no exerccio da atividade a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional, de carter temporrio ou permanente. Pode causar desde um simples afastamento, a perda ou a reduo da capacidade para o trabalho ou morte. A Segurana do Trabalho um tema que est sendo a cada dia mais discutido em todo o mundo por sua grande influncia no desempenho das empresas e na vida do cidado em geral. O objetivo bsico envolve a preveno de riscos e de acidentes nas atividades de trabalho visando defesa da integridade da pessoa humana. H algum tempo, o governo se mostrou empenhado em encontrar solues para o grave problema dos acidentes do trabalho. Seminrios, mesas-redondas e projetos foram elaborados. No entanto, o assunto, de uma hora para outra, saiu de cena. Vrios rgos tanto eles privados ou pblicos, participam do esquema prevencionista brasileiro, esses rgos so divididos em: Normativos, Fiscalizador, Mediador, Assistencial e Educativo. Eles so subdivididos em: Normativos: Congresso Nacional, Previdncia Social, Ministrio do Trabalho e Emprego; Fiscalizador: SRTE Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego; Mediador: Justia do Trabalho; Assistncial: INSS;

Educativo: FUNDACENTRO, Escolas Tcnicas, Universidades.

Apesar dessa grande massa de rgos envolvidos, notvel um aumento gradativo de acidentes de trabalho relatados a cada ano que se passa, e a preocupao no s esta, estima-se que o nmero real de AT seja o dobro ou o triplo do que se tem notcia, j que a maioria das empresas no relatam tais acidentes ao rgos competentes, ficando apenas relatados os casos em que se necessitou o afastamento do trabalhador. Outro ponto preocupante, a atual situao econmica brasileira, que vive um bom momento, com pespectiva de crescer muito mais nos prximos anos. Tal crescimento se da ao maior nmero de empregos e obras de infraestrutura em geral, tudo isso envolve um nmero cada vez maior de trabalhadores sujeitos a acidentes, e at que se tome uma iniciativa mais abrangente no que se diz respeito a preveno de acidentes, teremos nmeros de guerra associados a morte dos trabalhadores.
_____________________________________________________________________________ Andeni Barros, pesquisador do CESIC/PB, aluno do curso de Engenharia de Produo da Universidade Federal da Paraba, Campus I, Joo Pessoa, Paraiba. andeni15@hotmail.com Edberto Farias, pesquisador do CESIC/PB, aluno do curso de Engenharia de Produo da Universidade Federal da Paraba, Campus I, Joo Pessoa, Paraiba. edbertonovaes@yahoo.com.br Wolgrand Neto, aluno do curso de Engenharia de Produo da Universidade Federal da Paraba, Campus I, Joo Pessoa, Paraiba. wolgrandneto@hotmail.com

ESQUEMA BRASILEIRO NA REA DE SEGURANA NO TRABALHO

AVALIAO DAS ATRIBUIES DOS COMPONENTES

1. APOIO NORMATIVO

Congresso Nacional Na poltica de Segurana no Trabalho o Congresso tem o papel de elaborar e aprovar as leis que regem as diretrizes e normas. Previdncia Social Cabe a este rgo receber as notificaes e garantir aos trabalhadores a manuteno dos benefcios no caso da ocorrncia de acidentes no trabalho, alm de ser a fonte oficial de dados estatsticos desta area. Ministrio do Trabalho Setor do governo competente para elaborar e revisar as Normas Regulamentadoras, como tambm coordenar, controlar e supervisionar as atividades na rea de Segurana e Sade no trabalho.

2. APOIO FISCALIZADOR Superitendncia Regional do Trabalho e Emprego conferida SRTE planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas com a inspeo do trabalho, incluindo aes de mediao e arbitragem.

3. APOIO MEDIADOR Justia do Trabalho Fazer aplicar as leis elaboradas pelo Congresso Nacional, a fim de que seja garantida a segurana no trabalho, e caso contrrio, que os responsveis por qualquer tipo de acidente sejam devidamente julgados e responsabilizados.

5. APOIO EDUCATIVO Fundacentro Desenvolve pesquisas relacionadas com a promoo das melhorias das condies de trabalho, a partir da difuso de conhecimentos tcnicos cientficos e do desenvolvimento de atividades de educao e treinamento, avaliando tambm as atividades de modo a dimensionar o impacto das aes desenvolvidas, permitindo sua re-orientao. Escolas Tcnicas e Universidades Produzir e difundir uma mentalidade prevencionista nos alunos, sendo possvel para eles identificar, analisar e propor sugestes para situaes de risco.

6. UNIDADES PRODUTIVAS Empresrios, Trabalhadores reunidos em CIPAS e SESMET Tm obrigao de exercer o papel de controle social, participando de todas as etapas e espaos consultivos e deliberativos relativos implementao de polticas de Segurana no Trabalho. Sindicatos Patronais e Trabalhistas Aos sindicatos cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes relacionadas com a Segurana no Trabalho, sendo prerrogativa destes representar, perante as autoridades administrativas e judicirias, os interesses gerais da respectiva categoria ou profisso liberal, bem como os interesses individuais dos associados, relativos atividade ou profisso exercida.

POSSVEIS FATORES QUE JUSTIFICAM O GRANDE NMERO DE ACIDENTES


NORMAS Legislao arcaica, cujas leis no conseguiram acompanhar o desenvolvimento da indstria no Brasil. Muita demora na elaborao de novas leis, mostrando descaso com esta temtica. Falta de apoio s empresas de pequeno porte, que em sua grande maioria no tm estrutura para atender a todos os requisitos que garantam a segurana de seus empregados. Ausncia de uma poltica nacional de segurana e sade no trabalho que defina de forma clara pelo menos os objetivos, as diretrizes gerais, as atribuies e as competncias dos diversos setores sociais e institucionais envolvidos no problema. Burocracia muito grande, no que diz respeito, por exemplo, a Previdncia Social na concesso dos benefcios.

FISCALIZAO

A falta de controle sobre os empregos informais, que dificultam o registro dos acidentes de trabalho e, conseqentemente, qualquer ao a favor do trabalhador. Dificuldade de chegar a reas mais afastadas, como algumas reas rurais, que muitas vezes no so assistidas. A fiscalizao estatal limitada, falta mo de obra. So muitas as dificuldades relacionadas inspeo e ao controle dos ambientes de trabalho. Falta de equipamentos de trabalho, como veculos.

MEDIAO Demora no julgamento dos processos. Falta de apoio jurdico.

EDUCATIVO O tema no recebe a devida importncia. Um treinamento adequado pode ter um custo elevado. Falta de investimento.

UNIDADES PRODUTIVAS (SINDICATOS) Falta de discernimento dos empresrios, que deveriam treinar melhor seus empregados. Pouco interesse dos sindicatos com a questo de treinamento. Nvel de conscincia e organizao, pequenos da prpria classe trabalhadora. Novamente a falta de apoio s pequenas empresas, com a disponibilizao de treinamentos, cursos, etc. Preocupao, principalmente de parte dos empresrios, apenas com o cumprimento da lei.

Qual a razo de existir um esquema de preveno atuante e ainda estarmos com elevadssimos ndices de AT e crescentes?

As medidas destinadas a evitar acidentes dependem de fatores distintos: da tecnologia e tcnicas utilizadas, do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e, at mesmo, do grau de informaes que so passadas aos trabalhadores. Para que possam atingir o seu objetivo, devem ser adequadas, eficazes e efetivamente aplicadas. Pode-se inferir que a preveno dos acidentes de trabalho constitui, por assim dizer, uma relao bilateral, ou seja, uma atitude mtua, tanto de empregado quanto de empregador.

Alguns fatores relevantes ao ainda elevado ndice de AT: * Falta de apoio s empresas de pequeno porte, que em sua grande maioria no tm estrutura para atender a todos os requisitos que garantam a segurana de seus empregados; * A falta de controle sobre os empregos informais, que dificultam o registro dos acidentes de trabalho e, conseqentemente, qualquer ao a favor do trabalhador; * Dificuldade de chegar a reas mais afastadas, como algumas reas rurais, que muitas vezes no so assistidas; * Muitos trabalhadores no do importncia ao tema; * Empresrios no aceitam bem a idia de ter mais um gasto para previnir seus empregados; * Rejeio do trabalhador aos equipamentos de proteo individual; * Falta de uma campanha apelativa para a importncia da preveno; * Penalidades mais rigorosas para os que desrespeitarem as normas;

* Os trabalhadores desconhecem seus direitos; * Falta de treinamento dos trabalhadores; * Desrespeito s condies salubres de trabalho; * Presso por resultados imposta pelos patres, sem respeitar as limitaes de cada empregado;

* Uso de drogas, como o lcool, Fumo e Cafena: Cafena em excesso pode provocar indigesto, nervosismo e insnia. Fumo reduo da capacidade aerbica e consequentemente a capacidade fsica, tem efeito depressivo. lcool a concentrao acima de 0,1% no sangue provoca depresso e mudanas de humor, como gargalhadas ou cheiro compulsivo. Aos 0,2% h perda de controle emocional e o estado de coma advem aos 0,4%. H uma reduo na percepo, capacidade de tomar decises corretas, memria, fala, aumento do tempo de reao e degradao do controle motor, tambm reduz a capacidade de autocrtica.

* Crescimento da demandas de servio; * Sofisticao de equipamentos; * Aperfeioamento das instalaes. * Pouco interesse dos sindicatos com a questo de treinamento; * Falta de um maior investimento estatal; * Apoio da sociedade para a capampanha de preveno.

CONCLUSO
A questo no se esgota na preveno. O trabalhador deve conhecer bem as leis, para fazer valer os seus direitos. E, quanto aos acidentes de trabalho, a legislao brasileira tem uma configurao bastante protetiva. Ao trabalhador incumbe tambm,

uma anlise da empresa para a qual presta servios, no sentido de verificar se a mesma cumpre as leis e mantm equipamentos que visam proteo coletiva de seus empregados. certo que essa fiscalizao de competncia, definida em lei, dos rgos do Ministrio do Trabalho mas, a lei no veda essa verificao em carter preventivo aos trabalhadores. Uma empresa que no cumpre as normas de segurana e medicina do trabalho, pode ser fechada se se recusar a tomar providncias para corrigir e afastar qualquer falha existente. As normas existem para serem aplicadas e cumpridas. Mas, paralelamente a essa proteo legal que envolve as relaes de trabalho, deve existir uma maior conscientizao tanto por parte dos empregados quanto dos empregadores, no sentido de se evitar acidentes de trabalho. Porque esperar que uma sano seja aplicada para que um erro seja sanado? Em qualquer relao trabalhista deve prevalecer o respeito, a informao e a integral adeso das partes envolvidas aos preceitos legais, para que melhores condies de trabalho possam ser alcanadas e para que a sade e a vida, bens indisponveis, sejam sempre preservados. Maior produtividade, mais segurana e tranqilidade so os resultados positivos de uma ao preventiva.

REFERNCIAS

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Portaria 3.214/78. Normas Regulamentadoras (NR-7, NR-9, NR18 e NR-15, anexos 12 e 13) Iida, Itiro. Ergonomia Projeto e Produo. So Paulo: Edgard Blcher Ltda., 1993. 465p Armando Augusto Martins Campos CIPA Uma nova abordagem: So Paulo:: SENAC:, 2002 - Quinta Edio Fontoura, Ivens Ergonomia: Apoio para a Engenharia de Segurana, Medicina e Enfermagem do Trabalho. Curitiba: UFPR/Dep. Transporte, 1993. 36p. Apostila.

FUNDACENTRO. Programa de Proteo Respiratria: recomendaes, seleo e uso de respiradores. Coordenao de Maurcio Torloni, So Paulo, 1985;

You might also like