You are on page 1of 12

UNASP SP PRINCE2

Professor: Wanderley Cremonese Alex Lima Ferreira Gisele de Pdua

INTRODUO
A metodologia Prince foi estabelecida no ano de 1989 pela Central Computer Telecomunications Agency (CCTA), que mais tarde foi nomeado como Office of Government Commerce (OGC) e que substituiu a metodologia PROMPT.

O PRINCE2
O PRINCE2, ou Project In a Controlled Environment, um mtodo no proprietrio para gerenciamento de projetos. adaptvel a qualquer tipo ou tamanho de projeto e cobre seu gerenciamento, controle e organizao.

PROCESSOS
0 Starting up a Project - O objetivo desse processo

responder pergunta: Existe um projeto vivel e que traga valor?. 0 Directing a project - Constitui um grupo com responsabilidade de dar direcionamento ao projeto 0 Initiating a project Tem como propsito elaborar os planos que formaro a baseline do projeto 0 Managing Stage Boundaries - Este processo executado ao trmino de cada estgio

PROCESSOS
0 Controlling a Stage - Este processo descreve as

atividades de controle e monitoramento dos estgios do projeto. 0 Managing Product Delivery - Processo em que garantido que os produtos planejados sero criados e entregues. 0 Planning - Auxiliar no desenvolvimento dos planos necessrios para o projeto. 0 Closing a Project - Realizar o fechamento controlado do projeto.

COMPONENTES
0 Business Case - Justifica a existncia do projeto.

0 Organisation - Prov uma estrutura para o projeto

com a definio de papis e responsabilidades. 0 Plans - Disponibiliza um conjunto de planos que podem ser adaptados s caractersticas do projeto. 0 Controls - Controles que ajudam na previso e nas decises para a resoluo de problemas.

COMPONENTES
0 Management of Risk - Define os momentos-chave onde os

riscos devem ser avaliados e revisados. 0 Quality in a Project Environment - Apresenta uma abordagem para o controle de qualidade dos aspectos tcnicos e de gerenciamento do projeto. 0 Configuration Management - Define as funes essenciais e informaes necessrias para a gerncia de configurao do projeto. 0 Change Control - Tcnica em que o objetivo controlar as mudanas do projeto, verificando e validando seus impactos.

TCNICAS
0 Product-based Planning - Tem foco de planejamento

nos produtos que o projeto dever desenvolver e no nas atividades desempenhadas na sua produo. 0 Change Control Technique - Define os passos para o efetivo tratamento das mudanas solicitadas ao longo do projeto. 0 Quality Review Technique - Constitui um processo estruturado para a reviso de qualidade, que visa garantir que cada produto entregue atinja o seu propsito conforme a sua especificao de qualidade.

O PRINCE2 E O PMBOK
0 PMBOK - De acordo com a descrio do PMI, o

PMBOK um GUIA contendo as boas prticas reconhecidas de profissionais de Gerenciamento de Projeto. Indica o que fazer. 0 PRINCE2 - De acordo com a descrio da OGC, o Prince2 se posiciona como mtodo. Se considerarmos a palavra mtodo endereando metodologia, o Prince2 iria alm do PMBOK, pois Indicaria o como fazer.

O PRINCE2 E O PMBOK
Existe um alto nvel de compatibilidade entre o PRINCE2 e o PMBOK. O segundo constitui uma ampla base de conhecimentos em gerenciamento de projetos, e fato que toda empresa, desejando gerenciar seus projetos de forma a aumentar suas chances de sucesso, dever lev-lo em considerao. O PRINCE2 totalmente aderente s boas prticas contidas no PMBOK, sendo em alguns aspectos a sua materializao.

O PRINCE2 HOJE.
Considerado o mtodo de gerenciamento de projetos mais utilizado no mundo, conta com mais de 250 mil profissionais certificados, sendo ainda que cerca de 1500 pessoas prestam, mensalmente, os exames de certificao Foudation e Practitioner. Existem mais de 120 centros de treinamento credenciados PRINCE2 pelo mundo, os quais provem treinamento, em 17 idiomas, de 59 ferramentas de gerenciamento de projetos desenvolvidas com base no Mtodo. No Brasil, a metodologia PRINCE2 j vem sendo utilizada em algumas organizaes, e crescente a procura por informaes a respeito do assunto.

OBRIGADO..

You might also like